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    Artigo interessante sobre a Toyota

    Para quem souber inglês aconselho este artigo

    Struggling giants: Toyota slips up | The Economist

    Não sabia desta situação, especialmente o recall de tantos carros.

    #2
    Pois.
    Certos pré conceitos mostram-se dia a dia errados.

    A Toyota não avariar é um deles.
    Avariam como os outros.

    Comentário


      #3
      Não me gabo, nunca me gabei de nada, nem gosto de me gabar. No entanto, há uns tempos, quando vieram notícias a público de que a Toyota queria ultrapassar a GM, eu comentei essa notícia no "shoutbox" do Autohoje, de que a loucura para ser o primeiro paga-se caro. Referi o exemplo da GM, que esta era, na altura, a maior marca de carros, porque estava ser fortemente subsidiada (não apenas pelo Estado Público, mas também pelo Estado Privado dos EUA), pois estava à beira da falência, sem dar qualquer lucro há mais de uma década.

      O que está a acontecer na Toyota não me surpreende.

      Sempre gostei de carros europeus, os quais considero os melhores do Mundo. É por essa razão que reconheço que posso não estar a ser imparcial, quando digo que o Grupo VAG deve ser olhado como um exemplo. Com o tempo, passo a passo, devagarinho, sem abandonar as suas raízes, o Grupo VAG conseguiu o primeiro lugar, sem se dar a loucuras. É muito fácil chegar a número 1. O problema é manter-se lá. A GM e a Toyota são os maus exemplos, o Grupo VAG mostrou a todos como se faz.

      Se os produtos forem bons, se a estratégia tiver cabeça, tronco e membros, o lugar do pódio chegará... É preciso é ter paciência.

      Comentário


        #4
        Não é fácil manter-se no primeiro lugar, mas este presidente novo parece ter bem a noção disso, referem a leitura de Jim Collins, e sabe os passos errados que outras empresas na situação da Toyota deram anteriormente.

        Comentário


          #5
          Todos, mas mesmo todos os carros têm, aqui ou ali, alguma coisa que vai avariar mais tarde ou mais cedo, independentemente do preço que custam ou do segmento que ocupam. A diferença estará mais na sorte, ou na falta dela...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
            Não me gabo, nunca me gabei de nada, nem gosto de me gabar. No entanto, há uns tempos, quando vieram notícias a público de que a Toyota queria ultrapassar a GM, eu comentei essa notícia no "shoutbox" do Autohoje, de que a loucura para ser o primeiro paga-se caro. Referi o exemplo da GM, que esta era, na altura, a maior marca de carros, porque estava ser fortemente subsidiada (não apenas pelo Estado Público, mas também pelo Estado Privado dos EUA), pois estava à beira da falência, sem dar qualquer lucro há mais de uma década.

            O que está a acontecer na Toyota não me surpreende.
            Com o tempo, passo a passo, devagarinho, sem abandonar as suas raízes, o Grupo VAG conseguiu o primeiro lugar, sem se dar a loucuras. É muito fácil chegar a número 1. O problema é manter-se lá. A GM e a Toyota são os maus exemplos, o Grupo VAG mostrou a todos como se faz.

            Se os produtos forem bons, se a estratégia tiver cabeça, tronco e membros, o lugar do pódio chegará... É preciso é ter paciência.
            (1) Explica-me o que é o Estado Privado?

            (2) Concordo contigo. A VAG de facto cada vez me convence mais, ainda para mais agora com o triunfo do Polo no seu segmento. Qualquer dia os carros alemães e italianos vão dominar o mundo!

            Comentário


              #7
              O artigo está muito bem escrito, claro e conciso.

              Concordo com a parte mais subjectiva que tem a ver com o facto de (quanto a mim) a Toyota não produzir carros minimamente interessantes, do ponto de vista estético e dinâmico, e já há bastantes anos.

              Simplesmente não despertam paixão, são carros de velho, e quanto a mim, o novo Avensis ainda conseguiu piorar.

              Dos ultimos lançamentos, o Land Cruiser, aparentemente é um restyling do anterior, pode ter melhorado muito, mas a estética pouco evoluiu, o Land Cruiser V8, então, na próxima geração deve ser necessário carta de pesados.

              Meu belo HDJ80!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                (1) Explica-me o que é o Estado Privado?
                É o Estado que não é eleito, mas que também tem motivações políticas. É composto por interesses corporativos privados, que trabalham para uma certa ideologia.
                Só por ser "privado", não quer dizer que sejam alheios à política e às ideologias. A GM foi uma das marcas muito beneficiadas pelo Estado Privado dos EUA (e não só). Enquanto puderam (antes da Grande Depressão de 2008), fizeram de tudo para que a marca fosse a nº1, injectando grandes quantidades de subsídios e comprando frotas de carros GM. Aquilo que interessava, era que a GM estivesse no lugar do pódio, mesmo que há 14 anos não desse lucro. O problema foi que a crise chegou, e a "máquina" teve de ser desligada. A partir daí, já sabemos a história. O fim da GM foi rápido e curto.


                (2) Concordo contigo. A VAG de facto cada vez me convence mais, ainda para mais agora com o triunfo do Polo no seu segmento. Qualquer dia os carros alemães e italianos vão dominar o mundo!
                O nº1 não é eterno. A VAG pode aguentar-se lá por algum tempo, mas o futuro o dirá, até porque o tipo de gestão que se estabeleceu nos anos 90 (corte de custos radicais, à maneira americana) está a morrer. Cada vez mais marcas estão a voltar às origens, como a FIAT e a Renault. Mais e melhores carros de mais marcas irão aparecer. O muito apetecido lugar do pódio será cada vez mais difícil de atingir. A VAG está apenas a viver o momento. Fez o trabalho de casa, não foi por loucuras (pelo menos não assim tanto, embora o Golf V tenha sido a prova de que a VAG também tentou entrar na moda...), e de todas as marcas, foi a melhor que conseguiu resistir à Grande Depressão.
                E depois será o nº1 a coisa mais importante para uma marca? Será que o mais importante não será fabricar bons carros? Se o nº1 vier, ainda bem, mas acho que isso não deve ser a prioridade. A prioridade são bons carros para as pessoas. O nº1 deve vir como consequência positiva, não por ser o objectivo principal da estratégia de uma marca automóvel.

                Comentário


                  #9
                  Já tive um escort mk1, um clio, um polo, um corolla, um civic, outro civic, um crx.

                  A minha experiência diz me que os japoneses que tive são de longe, mas muito mesmo, o mais fiáveis.

                  Até pode ser uma peça de 5 euros ou 50, mas os não japoneses que tive, volta e meia obrigavam-me a ir ao manel gêtê! E podia ser barato e podia ser algo pouco importante, mas era sempre tempo perdido e aboreccimento.

                  Os japoneses, tirando as revisões nunca lá iam.

                  No entanto, com o passar dos modelos, fui achando que os japoneses estavam cada vez menos "japoneses". Eu tou a falar do que tive.

                  O meu japonês actual, já não é assim tão japonês. Já tive de mudar o motor do fecho central da porta de trás. É coisa pouca, rápida e barata. Mas eu estava habituado a não por os pés no mecanico fora do previsto.

                  O último grande japonês que tive foi um viciv de 96. Foi até aos 240 mil. Nunca avariou excepto o isqueiro que pifou aos 160.
                  De resto mudou os cardan aos 200 +/-, mal crónico dos honda e mais nada.

                  Eu nem sei q qts kms mudava as velas ou filtros. às vezes ficava mais de um ano ( fazia 30 mil/ano ) sem ir ao mecânico, com excepção do óleo. Acho que mudava filtros e velas a cada 2 anos. Nem sei.

                  O que tenho agora, um de 2002, ja vai com 180. Tb é fiável, tirando o fecho central, nada avariou. Mas sente-se que a coisa é diferente. O material dá-se de outra maneira. Não sei explicar bem.

                  O Corolla que tive era de 85,mas comprei o em 2000 e tinha mais de 200 mil. Só tinha de ver a água do radiador qd fazia mais kms, por exemplo qd ia a Espanha. De resto andava sempre.

                  Os outros.....nenhum fez mais de 100 mil kms comigo e derem mais chatice. Nada grave, mas pequenas mazelas que incomodam. Uma coisa hoje, outra amanha....

                  Qt ao assunto do tópico: acho que a toyota desviou o olhar do objectivo deles. Fazer os carros mais fiáveis. E resolveu ser "grande" e brincar às casinhas.
                  Ora, como os carros japoneses nunca foram mto bonitos, nem nunca tiveram ( com excepcao dos mais desportivos ) uma boa sensação de condução, só lhes resta a fiabilidade. Se perdem isso e continuam a fazer carros tipicamente com look japonês, começam a perder.

                  Os euroepus fazem carros mais bonitos, mais agradãveis de conduzir e estão cada vez mais fiáveis.
                  Aprova é que cada vez mais o seuropeus intrometem-se nos estudos de fiabiidade que se vão fazendo.

                  E depois há os coreanos, que estão a usar a velha fórmula japonesa de fiabilidade, com carros acessíveis e com um desgin.....digamos que mais ó menos!


                  Edit: se forem como eu não leem isto. É mto grande!!
                  Editado pela última vez por Zix; 22 December 2009, 13:58.

                  Comentário


                    #10
                    Pois o recall dos Toyota ja vai nos 7 milhoes e nos stands nao estao a vender nada porque as pecas de substituicao vao primeiro para os carros ja em rodagem

                    Comentário


                      #11
                      É como tudo, se daqui a uns anos a Vag cair também vão dizer que quis subir até chegar ao primeiro sem bases.

                      Só quando existem coisas menos boas é que se questionam certas situações, a Toyota teve quebra de vendas porque era o que vendia substancialmente mais e as suas maiores vendas eram nos mercados que mais quebras tiveram. A Vag não depende tanto desses mercados pelo contrario depende de mercados que não tiveram quebras seja o Brasil, seja a própria Alemanha.

                      O estar em primeiro significa ter muitas marcas num grupo e venderem relativamente bem, no grupo Vag com a quantidade de marcas o que vende não é nada de outro mundo porque apenas a VW vende muito globalmente com os seus melhores mercados a serem o Alemão que é o maior por larga escala na Europa e o brasileiro.

                      A Toyota como marca deve ser a que vende mais globalmente porque basicamente é só ela que faz as vendas do grupo Toyota.

                      De facto não existem muitos construtores a reunir condições para ir a primeiro, o óbvio é a Vag e a Toyota a Vag por ter muitas marcas e vender nos principais mercados em dimensão e a Toyota por vender em todo o lado e vender bem, existem países na asia que parece que só existe Toyota! Neste momento com as americanas a fechar marcas e em baixo as que se posicionavam a seguir ocuparam os seus lugares.

                      Na europa só a Fiat-Chrysler reúne condições pela quantidade de marcas e de zonas onde vende para chegar ao 1º mas para isso precisava que marcas como a Lancia e a Alfa vendessem mais quantidade por ano.

                      PSA, Renault, BMW, Daimler não têm maneira de lá chegar porque não reúnem as condições necessárias, só a Renault-Nissan têm mais hipóteses e para isso a Renault teria que vender mais no Brasil e teria que ir vender também para os US. A PSA tem 2 marcas que vendem bem e são muito próximas em quantidade de vendas, é o 2º grupo que vende mais na Europa e com apenas 2 marcas, em termos de quantidade de marcas e numero de vendas na Europa e mesmo no Mundo não deve haver quem tenha melhor relação.

                      Com a China a coisa pode mudar de figura ou caso haja junção de 2 grupos franceses e alemães ou então com algum japonês.
                      Editado pela última vez por Cagi; 30 January 2010, 05:33.

                      Comentário


                        #12
                        Mas o que se passou de concreto?

                        Automóvel

                        Presidente da Toyota pede desculpa por recolha de milhões de veículos com defeito

                        por Agência Lusa, Publicado em 30 de Janeiro de 2010 | Actualizado há 9 minutos






                        Toyota Camry D.R.




                        O presidente da Toyota, Akio Toyoda, apresentou hoje um pedido de desculpa por recolher vários milhões de modelos após um problema com o pedal do acelerador, numa entrevista à cadeia de televisão pública japonesa NHK.
                        "Estamos extremamente incomodados por ter causado problemas aos clientes", declarou o presidente do grupo japonês, questionado à margem do Fórum de Davos na Suíça.
                        A Toyota está a tentar encontrar explicações para o problema e fornecerá explicações aos seus clientes para apaziguar os seus receios, acrescentou.

                        Toyota: falha no sistema de aceleração pode ter causado a morte a 19 pessoas




                        O Congresso norte-americano anunciou que está a investigar os aceleradores dos automóveis Toyota, por suspeitar que uma falha no sistema de travagem pode estar na origem da morte de 19 condutores nos últimos dez anos. Em análise vão estar cerca de oito milhões de veículos.
                        Daqui a um mês a japonesa Toyota vai enfrentar um exame milimétrico que vai testar a possibilidade de os pedais de aceleração ficaram frequentemente presos. A empresa já foi contactada no sentido de enviar toda a documentação relativa à produção de automóveis.
                        Editado pela última vez por Iuri; 30 January 2010, 09:44.

                        Comentário


                          #13
                          Pelo menos são transparentes.

                          Está tudo no site da Toyota. Nada a esconder! É de louvar!

                          Toyota Vehicles : Toyota Recall January 2010: Voluntary Safety Gas Pedal Recall / Toyota

                          Fiquei desiludido pois tinha a Toyota em boa conta. Só prova que os carros de hoje são todos a mesma porcaria....bah

                          Comentário


                            #14
                            Quando morrem pessoas a transparência nunca é totalmente espontânea... e neste caso é o Congresso Americano a pressionar.
                            Editado pela última vez por Iuri; 30 January 2010, 10:02.

                            Comentário


                              #15
                              Os recalls são por norma publicados (na Toyota), a nível mundial (bem como outras informações úteis):

                              Toyota Service Information

                              Quando se provocam acidentes e principalmente quando morrem pessoas os problemas atingem sem dúvida outro nível. Não é propriamente uma situação comum mas tem os seus episódios. Os que me recordo de repente é este e o da Ford a uns anos com os pneus Firestone (salvo erro).

                              Tanto a nossa comunicação social como a Salvador Caetano são um espectáculo. Até em Espanha já ontem sabiam que modelos iam ser recolhidos:

                              http://es.autoblog.com/2010/01/29/to...los-acelerado/

                              A confirmar-se isto, o meu carro será recolhido (fabricado a Setembro de 2008, vendido em Novembro do mesmo ano).
                              Editado pela última vez por nogueiraribeiro; 30 January 2010, 10:42. Razão: Update

                              Comentário


                                #16
                                Acho que não é só a Toyota...

                                BBC News - Honda recalls cars in fire danger


                                Isto está mesmo bonzinho...

                                Comentário


                                  #17
                                  E a PSA vai atrás...

                                  BBC News - Peugeot follows Toyota in car recall

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto agora a comunicação social "esgravata" até ao último pinte*** que encontrar de história de qualquer marca (seja ela qual for!)

                                    Comentário


                                      #19
                                      A PSA acaba por ser afectada pelos seus Aygos

                                      Mas quantos problemas crónicos não existem por ai e as marcas deixam andar!
                                      A Vag fez alguma vez algum recall sobre as cabeças do 2.0 TDi? e não era um problema até demasiado frequente? e a Renault com lubrificação defeituosa nos turbos do 1.9 120cv ou a Bmw na mesma altura nos 2.0 150cv...

                                      Quantas mas quantas não precisavam de recall e acabam por deixar morrer automóveis com defeitos notórios nas mãos dos clientes.

                                      Um turbo ou um problema de motor pode meter o seu utilizador em maus lençóis basta que o sistema entre em safe mode a meio de uma investida a um cruzamento ou numa ultrapassagem, alias já me aconteceu com um A3 a meio de uma ultrapassagem entrar em safe mode.

                                      Estou a falar de situações antes da durabilidade normal de certos componentes (antes dos 100/150mil) e não em automóveis com milhares de quilómetros (para cima de 200mil) onde os turbos já deram o que tinha a dar e outros tantos componentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A notícia teve eco há pouco na SIC. Ao que parece, os representantes da Toyota, da Honda e do grupo PSA estão mudos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                          A notícia teve eco há pouco na SIC. Ao que parece, os representantes da Toyota, da Honda e do grupo PSA estão mudos.
                                          São capazes de estar... a SIC tentou-os contactar ao Domingo (e diga-se de passagem que a notícia vem tarde, já se sabe isto a uns dias)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Revi a notícia e de facto é hilariante, o pormenor de terem contactado os representantes num domingo. O problema é que passa a notícia que as marcas fogem dos jornalistas... lamentável.

                                            Quanto ao resto, estive a ler mais alguns dados na imprensa estrangeira, e, apesar de serem anomalias graves, não me parece que coloquem em causa a eventual fiabilidade destas marcas. O que demonstra é uma catastrófica mas pontual incompetência técnica, sendo verdade o que se diz dos aceleradores e dos vidros eléctricos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O carrito da minha namorada ( Auris) tb é afectado...lá se vai a ideia de Toyota não avaria :P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ja vi mais do que uma vez na CNN estas noticias.

                                                Um artigo

                                                Sony, JAL y ahora Toyota ¿Cae la imagen de calidad japonesa? - Yahoo! México Noticias

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                                  Não me gabo, nunca me gabei de nada, nem gosto de me gabar. No entanto, há uns tempos, quando vieram notícias a público de que a Toyota queria ultrapassar a GM, eu comentei essa notícia no "shoutbox" do Autohoje, de que a loucura para ser o primeiro paga-se caro. Referi o exemplo da GM, que esta era, na altura, a maior marca de carros, porque estava ser fortemente subsidiada (não apenas pelo Estado Público, mas também pelo Estado Privado dos EUA), pois estava à beira da falência, sem dar qualquer lucro há mais de uma década.

                                                  O que está a acontecer na Toyota não me surpreende.

                                                  Sempre gostei de carros europeus, os quais considero os melhores do Mundo. É por essa razão que reconheço que posso não estar a ser imparcial, quando digo que o Grupo VAG deve ser olhado como um exemplo. Com o tempo, passo a passo, devagarinho, sem abandonar as suas raízes, o Grupo VAG conseguiu o primeiro lugar, sem se dar a loucuras. É muito fácil chegar a número 1. O problema é manter-se lá. A GM e a Toyota são os maus exemplos, o Grupo VAG mostrou a todos como se faz.

                                                  Se os produtos forem bons, se a estratégia tiver cabeça, tronco e membros, o lugar do pódio chegará... É preciso é ter paciência.
                                                  O grupo VAG é exemplo em não perder a subjetividade, tão importante no mundo automovel, e além disso, fazer carros consensuais.

                                                  A partir de ai, não sei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                    O carrito da minha namorada ( Auris) tb é afectado...lá se vai a ideia de Toyota não avaria :P
                                                    Hoje em dia é tudo a mesma coisa, serem bons ou maus é uma questão de sorte e bom uso

                                                    Comentário

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