Peugeot 307 1.4 HDi Opinião precisa-se... - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 56 de 56

Título: Peugeot 307 1.4 HDi Opinião precisa-se...

Piloto de Rallye Scientist's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    Em equipa que ganha, n se mexe... o grupo PSA sempre teve boa fama nos motores diesel que desenvolveu até hoje, já desde os velhinhos 1.8d montados nos 205, etc... passando pelo 1.9d que até a Toyota os utilizou uns tempos no Corolla, os pequenos 1.5d poupadissimos e bastante fiaveis, acabando por aparecer com os HDi, que vieram para ficar, e ainda bem... só penso que poderiam ter aplicado um IC nestes 1.4HDi e colocado uns 80cv, n seria nd demais, face á concorrência. Penso que o motor tem capacidade para suportar mais 10cv sem qq problema...
    Muitas vezes me chateiam p/fazer uma repro soft no meu Fiesta, mas eu sou sinceramente contra isso, acho mesmo q ñ há necessidade!

A coligação PSA/Ford tentou (como já foi aqui dito) melhorar esse motor e tb ñ deu grandes resultados...
    Portanto, podes rever-te nas tuas próprias palavras: "Em equipa q ganha ñ se mexe!"

Ficas c/1 carro honesto, bem equipado e poupado, julgo eu q é melhor em tudo, em relação ao teu Ibiza! Só perdes mesmo nas performances...

@Drifter, de facto o comportamento em curva da carrinha ñ era referencial, mas a nossa tb nunca era levada ao limite nem perto disso...
    Por outro lado, acho q a base estrutural era bastante boa!
    O maior problema, como todos sabemos e reconhecemos, era mesmo a submotorização, mas lá está, cá p/casa chegava bem!
    Quanto aos falados problemas electrónicos, tb já relatei complicações c/o motor de arranque, mas ñ conheço + nenhum caso semelhante.
    Última edição por Scientist : 24-12-09 às 17:20:19

djm
    djm está offline
    Piloto de Troféu djm's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

tenho um igual vai fazer 5 anos, nunca me deu nenhum problema.
    muito confortável, espaçoso, já fui para o sudoeste carregadíssimo com malas e gente e nunca comprometeu.

volta e meia precisa de um bocado de óleo, mas são atestos mínimos que nem me foram sequer cobrados pela peugeot.

em termos de motor, a falta de força em termos de subidas é notória, mas se souberes conduzir 'a poupar' vais ficar bastante agradado com os consumos. já consegui fazer ~1000 kms com um depósito.

Piloto de Kart peterjonas's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

11 mil eur é 1 bom preço.

o meu de 2002 foi vendido por 9.500 eur e n tinha ac automático, nem gps.

Piloto de Provas de Perícia UnDeRScOr3's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
    Muitas vezes me chateiam p/fazer uma repro soft no meu Fiesta, mas eu sou sinceramente contra isso, acho mesmo q ñ há necessidade!

A coligação PSA/Ford tentou (como já foi aqui dito) melhorar esse motor e tb ñ deu grandes resultados...
    Portanto, podes rever-te nas tuas próprias palavras: "Em equipa q ganha ñ se mexe!"

Ficas c/1 carro honesto, bem equipado e poupado, julgo eu q é melhor em tudo, em relação ao teu Ibiza! Só perdes mesmo nas performances...

@Drifter, de facto o comportamento em curva da carrinha ñ era referencial, mas a nossa tb nunca era levada ao limite nem perto disso...
    Por outro lado, acho q a base estrutural era bastante boa!
    O maior problema, como todos sabemos e reconhecemos, era mesmo a submotorização, mas lá está, cá p/casa chegava bem!
    Quanto aos falados problemas electrónicos, tb já relatei complicações c/o motor de arranque, mas ñ conheço + nenhum caso semelhante.
    Sim, em equipa que ganha n se mexe, e sinceramente n sou mto apologista de repros mas, vamos ver... se achar que é realmente fraquinho, tento colocar mais uns 15cv e mais uns 40nm, que fará realmente diferença. Não quero nenhum foguete, mas gosto de um carro minimamente disponivel quando necessário. Não vale a pena dizerem... ahh e tal, se querias mais cavalos, compravas o 1.6HDi, tem a sua quota de lógica, mas... decidi aproveitar este tendo em conta várias mais-valias que este negócio teve/tem para mim. Já o experimentei, mas há mto que não conduzo um pequeno TD, e é nestes carros com poucos cavalos e turbinados, que se exige um maior conhecimento dos melhores regimes para conseguir tirar partido do motor e tornar a condução mais agradavel, reduzindo também consumos...
    Quanto ao chassi, parece-me que existe ali um bom compromisso entre dinamica e conforto. Não sei se o eixo traseiro é composto por barra de torção, penso que sim, estando então explicada a tendência da traseira saltitante e quiça um pouco falsa, n sei...
    Quanto ao óleo, já ouvi falar num consumo de oleo deste motor, que óleo devo colocar? Qual a norma exigida para este motor?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Boas!!

TEmos uma carrinha 1.4 hdi cá em casa de 03, está com 100 mil kms e até agora só deu problema no motor de arranque, que deixou entrar água e berrou.lol
    De resto tirando uns pormenores com um encostro de cabeceira que partiu a mola, tem sido impecável, meter gasoleo e andar.
    Se queres algo confortável e com bons consumos está é uma excelente opção, se queres algo mais despachado então este modelo n é uma boa opção, de resto, está td dito pelos users nos posts anteriores.

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Sim, em equipa que ganha n se mexe, e sinceramente n sou mto apologista de repros mas, vamos ver... se achar que é realmente fraquinho, tento colocar mais uns 15cv e mais uns 40nm, que fará realmente diferença. Não quero nenhum foguete, mas gosto de um carro minimamente disponivel quando necessário. Não vale a pena dizerem... ahh e tal, se querias mais cavalos, compravas o 1.6HDi, tem a sua quota de lógica, mas... decidi aproveitar este tendo em conta várias mais-valias que este negócio teve/tem para mim. Já o experimentei, mas há mto que não conduzo um pequeno TD, e é nestes carros com poucos cavalos e turbinados, que se exige um maior conhecimento dos melhores regimes para conseguir tirar partido do motor e tornar a condução mais agradavel, reduzindo também consumos...
    Quanto ao chassi, parece-me que existe ali um bom compromisso entre dinamica e conforto. Não sei se o eixo traseiro é composto por barra de torção, penso que sim, estando então explicada a tendência da traseira saltitante e quiça um pouco falsa, n sei...
    Quanto ao óleo, já ouvi falar num consumo de oleo deste motor, que óleo devo colocar? Qual a norma exigida para este motor?

Reprogramares o carro é possivel.

Quando tive a minha fui a turbotec e eles podiam meter ate 100cv (era mais 95cv) so com reprogramaçao, agora um motor daqueles reprogramado... nao dura 50.000km sem dar problemas.

O problema destes motores HDI, sao motores muito poupados e confortaveis de conduzir nao ha duvida disso, agora quando chega a parte dos esticoes, e velocidades mais elevadas eles sao frageis, ate mesmo pelo proprio barulho do motor nota-se que nao sao motores para andar sempre nem no limite nem perto dele... para isso os TDI sao para mim os melhores(tive um ibiza de 99 reprogramado, com turbo novo, escape directo com 110cv de origem, estava com perto de 180cv e nunca deu problemas nenhuns) agora 1.6 HDI que ja vi com 150cv e ate mais,de x em x de tempos la tinha uma coisinha, ou turbos, ou aqueciam que nem uns malucos, ou entravam em safe-mode so por acelerar um bocadinho a mais.

Para mim os HDI sao como vem de fabrica(HDI, como outro qualquer) nao é necessario ter mais nada nos carros, so por diversao ou mesmo maluqueira(como eu com o Ibiza, foi o meu primeiro carro )

Nao te aconselho nada em mexeres nesse motor, mas tu é que depois sabes o que queres, e se decidires mexer, informa-te muito bem mesmo. Aconselho-te para fazeres isso ou a TurboTec, ou a Almeida&Lamas ou mesmo a PKE, sao as melhores para isso.

Ah uma coisa que a minha carrinha tinha que me irritava, era em transito, muito tempo em para-arranca, ou muito tempo no relanti ela aquecia mesmo ate desparar a ventoinha, nao sei se era da minha mas acontecia-me isso, tinha que tar as vezes a dar umas gazadas levezinhas para a temperatura baixar, nunca percebi aquilo, e na PUG disseram-me que era mesmo assim... mas para mim nao era.
    Última edição por Drifter : 25-12-09 às 21:42:19

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por djm Ver Post
    muito confortável, espaçoso, já fui para o sudoeste carregadíssimo com malas e gente e nunca comprometeu.

volta e meia precisa de um bocado de óleo, mas são atestos mínimos que nem me foram sequer cobrados pela peugeot.

em termos de motor, a falta de força em termos de subidas é notória, mas se souberes conduzir 'a poupar' vais ficar bastante agradado com os consumos. já consegui fazer ~1000 kms com um depósito.

Nisso o raio da carrinha é poupadissima, quando tive um Cordoba com um 1.6 a gasolina no CB os consumos instantanios era terriveis, sempre para cima de 10L.

Na 307 era abaixo dos 7.

Agora oleo, pronto eram atestos minimos a minha tambem era assim, mas para um carro a diesel nao devia de gastar assim oleo. Ainda mais um bloco tao pequeno.

Eu tenho 1 2.0 diesel que nao gasta mesmo nadinha de oleo.

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

É normal um motor a diesel turbinado gastar algum óleo, principalmente se já tiver uns kms, ou passa algum pelos segmentos, ou mesmo pelo turbo aquando da sua lubrificação. Tive um clio dCi, e entre mudas(10 000km) levava uns 200ml de óleo pelo meio, parece-me normal.
    Quanto ás repros, é óbvio que n pretendo colocar 30cv num motor tão pequeno, isso é inconsciência... por um lado, n pretendo um carro super rápido, por outro, não tenho vida nem dinheiro para andar a investir em turbos, e por ai fora... O que pretendo, caso venha a fazer, é uma repro fraquinha, para uns 85cv e 190nm de binário, será mais que suficiente e n irei estragar nd a curto/médio-prazo, e em principio será na PKE, é aqui perto e pelo que tenho lido, fazem um bom trabalho.
    O 307 não será carro para fazer kms a fundo, o máximo que costumo andar, é 140/150km/h, com a repro apenas pretendo uma maior agradibilidade na condução, uma melhoria na resposta em baixas, nd mais. Acho que n irei estragar nd com mais 15cv, e 40/50nm, o turbo, pouca mais pressão irá fazer, talvez 0.1/0.2 a mais, e um pequeno aumento do débito para acompanhar a pressão. O turbo é um KP35 que equipa por exemplo os dCi de 80cv, portanto, colocá-lo a fazer pressão para chegar aos 85cv n irá danificá-lo. Depois terei os normais cuidados, condução comedida a frio, deixar arrefecer um pouco se andar a velocidades elevadas, um bom óleo, e as revisões atempadas. Mas a ver vamos, é como digo, á muito que n conduzia um pequeno motor diesel turbinado, e quando comprei o clio dCi tive que me habituar ao motor e lá o fui conhecendo, ficando a saber quais os regimes em que conseguia tirar mais partido do 1.5dCi, e conseguia aproveitá-lo bem, ultrapassagens rápidas, arrancava bem c ele... embora reconheça que ao inicio era um desastre, e queixava-me que o carro n andava nd... mentira, eu é que n o sabia conduzir... só isso. Com o 1.4HDi será o mesmo...

Falas que no 307 era abaixo dos 7L?? Como assim? Só fazias cidade com o 1.4HDi? É que esses consumos parecem-me mesmo assim algo elevados, para esse motor. O meu terá que andar pelos 5/6L no máximo, senão dou-lhe uns biqueiros... com o dCi que tive, fazia entre os 4 e 5L... pesava 1000 e pouco kgs, o 307 n sei quanto pesa, mas deve andar pelos 1200 e qq coisa...
    Bem, nunca mais chega o dia de ter o carrito... lá para dia 15 de Janeiro...

Boas Festas

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Bem... a entrega do 307 está agendada para dia 15 de Janeiro, e a pedido meu, vem ja com a IPO feita.
    Em relação ao navteq, n percebo nada daquilo... alguém me pode dar umas luzes, para me ir ambientando ao sistema... é um RT3.

Abraços

Piloto de Rallye andred's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Bem... a entrega do 307 está agendada para dia 15 de Janeiro, e a pedido meu, vem ja com a IPO feita.
    Em relação ao navteq, n percebo nada daquilo... alguém me pode dar umas luzes, para me ir ambientando ao sistema... é um RT3.

Abraços
    Parabéns pela escolha/compra. Penso que vais gostar do carro.

Quanto aoRT3 não é muito complicado trabalhar com ele. Eu tive 1 807 com ele e aprende-se rapidamente.

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Dos que experimentei, o sistema de navegação da peugeot foi o melhor até hoje.

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

A sério?

A quem já perguntei, n dizem que seja mau o GPS, mas tb n fazem muito alarido... eu ja tinha GPS, mas é um Garmin i2 mono-cromático, até hoje tem servido muito bem... já corri grande parte de espanha com ele, espero que o navteq seja superior, vou ver se depois arranjo maneira de o actualizar e sacar os mapas mais recentes...

Cumprimentos

Piloto de Rallye andred's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Thumbs up

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Dos que experimentei, o sistema de navegação da peugeot foi o melhor até hoje.
    Por acaso foi o único que usei até ao momento, pelo teu comentário tive sorte de ter tido 1 e logo ter sido a 1ª experiência com ele.

A sério?

A quem já perguntei, n dizem que seja mau o GPS, mas tb n fazem muito alarido... eu ja tinha GPS, mas é um Garmin i2 mono-cromático, até hoje tem servido muito bem... já corri grande parte de espanha com ele, espero que o navteq seja superior, vou ver se depois arranjo maneira de o actualizar e sacar os mapas mais recentes...

Cumprimentos
    Eu viajei 1x com ele por Espanha, pela 1ª vez que fiz esta viagem e correu as mil maravilhas. Recomendado.

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Bem, já estou em falta para convosco... infelizmente ainda n consegui tirar umas fotos á máquina, tem sido só passear e fotos... nada.
    Só vos posso dizer... estou fascinado... :D :D
    No sábado lá fui como combinado ás 16h ter ao Stand, o vendedor inda se atrasou um bocado... mas lá chegou, papelada assinada e tal... e lá fomos para o carrito, adoro o posto de condução, os bancos tem um apoio razoavel, sendo bastante confortaveis, sente-se que a espuma é mole, mas capaz de suportar bem o corpo nas curvas... roda-se a chave, e vrrrummm... lá começa a trabalhar o pequeno HDi, tem um matraquear agradavel... regulados os espelhos, e fazendo uma rápida familiarização com os diversos comandos do carro... lá seguimos viagem, eu e a Maria, claro... só tinha 26km de autonomia, pelo que a primeira paragem foi logo na bomba mais próxima... já vi que é preciso chave para abrir o depósito, ainda tentei rodar aquilo algumas vezes... mas rapido vi que só com a chave, n estava habituado a este pormenor... meti apenas 15€. Colocado o contador do quadrante a zeros(no CB de bordo ainda n sabia fazer reset, agora já sei... ehehe), lá seguimos viagem, estrada a fora, a Maria ia mexendo pelos comandos do RT3, para aprendermos a trabalhar com aquilo... já vamos percebendo algumas coisinhas...
    O posto de condução é muito bom, facilmente se encontra um posto correcto com as várias regulações do banco e volante... gosto dos comandos, está tudo á mão... a leitura é bastante simples. A construção pode n ser tão boa como a de um VW, mas pelo que vi até agora, n desilude, o ambiente a bordo é bastante sereno... e confesso que chegou quase a vir-me uma lágrima ao canto do olho, porque me emocionei de certa forma a conduzi-lo... :D
    Quanto ao motor... já sei que não é nenhum foguete, mas já me vou habituando de certa forma ao mesmo... e já vou conseguindo tirar partido dele, n estou desiludido com os seus 70cv, pelo contrário, estou surpreendido, pensei que fosse mais molengão... já andei por duas vezes com 5 adultos no carro, e algumas pessoas até ficaram espantadas com o andamento do 307... é sentir o turbo puxar, assim que deixa de se sentir o puxão... trocar, e lá vai ele a puxar outra vez, e assim sucessivamente... n se sente muito o peso dos ocupantes, posso dizer que sentia muito mais quando levava 4 pessoas no meu ex-ibiza 1.6.
    Em relação a consumos, com uma condução despreocupada, e num ritmo digamos normal... tendo feito hoje, cerca de 100km com 5 adultos... tenho 230km com os 15€, de acordo com o ponteiro ainda tenho metade do que coloquei... a média está nos 4,6L, e o CB dá-me autonomia para 460km :shock:

Resumindo, estou mais que satisfeito... super economico, muito confortavel, muito equipamento... já me ia esquecendo... a função dos comandos por voz é mesmo engraçada... depois há ainda o GPS que ainda n utilizei, e o telefone pelo RT3 que é muito porreiro, a leitura das SMS embora com um sotaque meio estranho, é uma funcionalidade fantástica...

Recomendo... se alguém precisa de um carro espaçoso, confortavel, bem equipado, com uma construção razoavel, com um motor honesto e económico... é uma excelente escolha.

Dou desde já os meus parabéns a todos os possuidores de 307's, só tenho pena de não ter comprado um mais cedo.

O meu grande obrigado a todos vós pelas opiniões e ajuda na decisão.

P.S. - Não quero de forma nenhuma ser tendencioso, nem pôr o 307 num pedestal, mas estou mesmo muito satisfeito.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por djm Ver Post

1000km nao e pouco visto ter 1 depósito de 60l?

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

boas pessoal,alguem me sabe dizer qual a diferença do modelo normal para o xs premium?creio ser o full extras.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por koberamone Ver Post
    boas pessoal,alguem me sabe dizer qual a diferença do modelo normal para o xs premium?creio ser o full extras.
    Por acaso tenho aqui uma revista da altura ao lado, em termos de preço a diferença de tabela em novo eram 1100 euros, e o XS Premium tinha a mais o AC e Jantes em liga leve

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Isso de full extra e coisa que nao existe

Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    Por acaso tenho aqui uma revista da altura ao lado, em termos de preço a diferença de tabela em novo eram 1100 euros, e o XS Premium tinha a mais o AC e Jantes em liga leve
    Ficariam a faltar coisas como estofos em pele e tecto de abrir, assim das mais evidentes.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
    Isso de full extra e coisa que nao existe

Ficariam a faltar coisas como estofos em pele e tecto de abrir, assim das mais evidentes.
    Vi na automotor, lá diz que não tinha pele de serie nem tecto de abrir.

https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#53fdba35f8

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

mas a versao xs premium tem mais extras que os outros modelos certo? tipo o xs ou xr

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    Vi na automotor, lá diz que não tinha pele de serie nem tecto de abrir.

https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#53fdba35f8
    Era isso que queria dizer, para ser "full extras" teria que levar com estofos em pele, tecto de abrir e outras coisas mais.

mas a versao xs premium tem mais extras que os outros modelos certo? tipo o xs ou xr
    Como foi dito anteriormente, a diferenca estava no AC (auto) e nas JLL.

Tenho ideia que a nossa 307 Break de 2003 era a XT Premium (XS e XT so diferiam nos acabamentos, metalizados ou "amadeirados", respectivamente, porque de resto eram iguais).

Os 307 vinham relativamente bem equipados de origem, mas no mercado portugues serao quase todos pelo menos XS/XT e muitos serao Premium.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

A maioria seriam as versões Premium por causa de trazerem de série AC, Jantes Especiais e mais umas coisitas.
    Salvo erro os primeiros Premium tinham AC manual (tipo em 2001 e 2002) depois passaram a ter AC Auto.
    Os topos de gama (e mesmo assim ainda tinham opcionais) eram os XSI (mais tarde Sport) e os Cuir (mais tarde Griffe).

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    A maioria seriam as versões Premium por causa de trazerem de série AC, Jantes Especiais e mais umas coisitas.
    Salvo erro os primeiros Premium tinham AC manual (tipo em 2001 e 2002) depois passaram a ter AC Auto.
    Os topos de gama (e mesmo assim ainda tinham opcionais) eram os XSI (mais tarde Sport) e os Cuir (mais tarde Griffe).
    Eu acho que a nossa 307, de 02/2003, ainda tinha AC manual.
    É isso que me está a deixar na dúvida se seria XT ou XT Premium, mas tenho ideia que era mesmo Premium e que basicamente era o "único" nível de equipamento que saia, sobrando apenas a dúvida entre XS ou XT.
    Aliás, além dos detalhes de madeira/alumínio, tenho ideia que o XT trazia apoios de braço que o XS não tinha, e já não me recordo de que forma o XS "compensava" (visto que era equivalentes no preço e posicionamento).
    Aqui há uns dias andou um 307 1.6 110cv Sport num destes tópicos de ajuda na compra e é um carro que ainda hoje acho muito engraçado, especialmente em cores como azul forte ou laranja escuro.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

o meu tem ac automatico,vidros eletricos a frente e tras,creio ter apio de braços,e retrovisores eletricos se bem que ainda nao explorei ou descobri isso,jantes de liga leve,creio ter tambem botoes no voltante relativamente ao radio,e o porta luvas e refrigerado,sera xs premium?os acabamentos interiores sao normais em plastico preto,creio que os outros referidos nao sao o meu estilo

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Os XT tinham estofos em veludo e plásticos a imitar madeira.
    Os XS tinham estofos em tecido (não veludo) e plásticos a imitar alumínio.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

ja descobri o meu modelo,é o XR...
    agora 1 pergunta como se acede ao computador de bordo?ao menu de opçoes mesmo? é necessario ter o radio original? e os farois de nevoeiro tao rodo aquilo mas nao fica,e pa recolher os espelhos? agradeço desde ja a ajuda

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12