Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E46 VS Megane II

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E46 VS Megane II

    Como alguns (poucos) devem saber, há tempos atrás andava à procura de emprego, e com isso a necessidade de um 3º carro em casa passou a ser imperativa.

    No primeiro lugar da lista aparecia o S2000, todos gostávamos do carro e desde novo que era muito cobiçado pelo chefe de família. Todavia, esta compra só seria possível se andasse pouco.
    Como as coisas nunca correm da maneira que desejamos, fui trabalhar para “longe”, faço, na melhor das hipótese,s 130km diários e por isso decidimo-nos pela melhor relação economia/segurança/fiabilidade, ou seja o mais barato possível oferecendo a maior segurança possível e sendo, obviamente diesel.
    Optámos então, depois de vermos várias propostas do segmento C e D, por um E46 320d de 136cv. Em principio nunca tinha batido, pois todos os acabamentos de chapa (soldas, massas, pintura, folgas etc.) parecem ser de origem, na mecânica não tem folgas nem fugas e o preço, não sendo o melhor, foi bom.

    Sei que muitos “torcem o nariz” à condução e dinamismo dos franceses, por isso, depois de alguma convivência com o BMW (2000km +) venho agora tecer uma breve critica ao modelo alemão tendo como base de comparação o Megane II que passou para o meu pai. Desde já adianto que, conhecendo a maioria das opiniões como conheço, grande parte de vós não deverá concordar comigo, mas é a minha opinião e vale o que vale.

    Direcção:
    Este é um dos fortes pontos de critica do Megane II, no entanto gosto ainda mais dela agora do que antes, a do E46 é de facto muito mais precisa, mais pesada a baixas velocidades (em altas não se nota diferença), mas em altas velocidades há muitas vibrações provenientes das irregularidades da estrada que não me fornecem tanta confiança como a do Renault que posto isto, também por ser mais filtrada se traduz num conforto impar.

    Estabilidade:
    O E46 não tem no Megane rival à altura quando se trata de curvas, mesmo com o piso molhado, e apesar de não ter uns pneus topo de gama (Michelin Energy Saver) é notória a agilidade demonstrada. Já em recta ou AE, o francês impõe-se, e de que maneira, ao Alemão, especialmente em dias ventosos, isto porque o BMW é bem mais sensível a ventos laterais e sente-se muito, por exemplo, em ultrapassagens a camiões.

    Conforto:
    Nada a dizer, nem me parece que hajam dúvidas, perto do Megane, mais parece que o E46 foi mal parido.
    Há uma nota curiosa a reter, apesar dos bancos desportivos que equipam o BMW, o Renault tem melhor apoio lateral, ou então a BMW só pensou nos tipos do Bodybuilding que têm tanta largura como altura, quando os desenhou.

    Caixa de velocidades:
    O escalonamento não me parece o melhor, a 3ª e a 4ª são muito longas, a queda de rpm’s é de quase 1000 entre a 2ª e a 3ª, já a 5ª parece-me curta para o carro em questão, perde cerca de 500 para a 4ª.
    O selector também não é muito preciso, nem curto, mais um ponto a favor do francês equipado com caixa Renault/Nissan.

    Motor:
    De facto os diesel BMW são o mais parecidos possível com motores otto, de tal forma que no Megane, apesar dos menos 500cc, menos 31cv e da 6ª relação ser mais longa que a 5ª do BMW, há maior facilidade em manter a velocidade constante em subidas de maior inclinação em baixas rotações.


    Esta foi a minha apreciação (negativa) do BMW, em tudo o resto é, para mim, superior e apesar de todas as criticas prefiro conduzi-lo quando chega a hora de escolher



    Tem como equipamento opcional:
    Radio business com leito de cd
    Bancos desportivos aquecidos
    Farois de Xenon
    Pintura metalizada
    Tecto de abrir electrico
    Volante multifunções
    Cruise control




    E agora, fotos (poucas):











    Editado pela última vez por PhAnT69; 25 December 2009, 16:55.

    #2
    Eh pá...não te digo nada!

    Não, digo... o BMW deve estar mesmo muito mal tratado...
    Já conduzi os dois...e a única coisa em que o Megane é melhor...é no conforto...ou seja, é menos duro que o BMW!

    PS: Os faróis são projectores? Não me parece! Se não forem, isso de xénon não tem nada! ;)

    Comentário


      #3

      Repara que é uma critica ao feitio e não a desgastes, não é a primeira vez que me sento ao volante de um E46
      E acredita que está muito bom mesmo, muito melhor que carros com menos 5 anos que também andei a ver tanto em interior como em mecânica onde não há mesmo nenhum defeito a apontar, desde apoios, sinoblocos, tubos, fugas (inexistentes), folgas, etc.

      É, como disse anteriormente, a minha opinião, a de alguém que não vê apenas perfeição no que possui. Carros feitos à medida é no desporto e mesmo assim, só nas grandes equipes.
      Editado pela última vez por PhAnT69; 25 December 2009, 17:37.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post

        Repara que é uma critica ao feitio e não a desgastes, não é a primeira vez que me sento ao volante de um E46

        É, como disse anteriormente, a minha opinião, a de alguém que não vê apenas perfeição no que possui. Carros feitos à medida é no desporto e mesmo assim, só nas grandes equipes.
        Perfeito o E46 não é! Mas...apenas posso concordar com o maior conforto e facilidade de utilização do Mégane!

        Comentário


          #5
          Como sou fã da BMW e gostava de ter 1, por isso que vou dizer-te que fizeste bem comprar o E46. Desejo-te muitos bons kms com ele sem chatisses.

          Tens aí um bom carro, apesar da idade. Melhor só o 190d.

          Comentário


            #6
            Se gostássemos todos do amarelo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
              Se gostássemos todos do amarelo...
              Era só esfomeados.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andred Ver Post
                Como sou fã da BMW e gostava de ter 1, por isso que vou dizer-te que fizeste bem comprar o E46. Desejo-te muitos bons kms com ele sem chatisses.

                Tens aí um bom carro, apesar da idade. Melhor só o 190d.
                Obrigado, a par do E39, o E46 é, esteticamente o meu BMW preferido.

                Agora tenho é que arranjar uma consola central com apoio de braço porque o habito de encostar o cotovelo em AE é lixado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                  Obrigado, a par do E39, o E46 é, esteticamente o meu BMW preferido.

                  Agora tenho é que arranjar uma consola central com apoio de braço porque o habito de encostar o cotovelo em AE é lixado
                  De nada.

                  É um bom hábito. Eu já vou no 2º carro com esse extra, e já faz parte do grupo de extras que gosto particularmente.

                  Comentário


                    #10
                    Algo se passa com esse 320d...

                    Sensibilidade a ventos laterais superior a um megane II?

                    Hummm...

                    Tb já conduzi ambos os automóveis, e sinceramente é comparar fome com vontade de comer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Algo se passa com esse 320d...

                      Sensibilidade a ventos laterais superior a um megane II?

                      Hummm...

                      Tb já conduzi ambos os automóveis, e sinceramente é comparar fome com vontade de comer.
                      É possível, não digo que não, mas para isso todos os outros que conduzi padeciam do mesmo problema.

                      Talvez haja uma explicação, a alterar quando precisar de pneus, tem jante 15" com pneu 205/60

                      Comentário


                        #12
                        Não equacionaste continuar com o Megas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                          Não equacionaste continuar com o Megas?
                          Claro.
                          A decisão baseou-se no seguinte, eu tinha X, o meu pai oferecia-me Y, X+Y= +/- 20.000€ dai o S2000 estar no topo, mas depois pensei, estou em inicio de vida, vou trabalhar para longe e gostaria de vir a ter um 2º carro para as maluquices, por isso optei por um mais barato ficando o meu pai com o Magano que está novo.

                          Comentário


                            #14
                            Já agora, nestes 2000km+ tenho média de 6,0 com cerca de 1/3 do tempo em filas e 2/3 a andar com velocidades compreendidas entre os 110 e 140km/h (não sei precisar os km para ser sincero), que acham da média?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                              Claro.
                              A decisão baseou-se no seguinte, eu tinha X, o meu pai oferecia-me Y, X+Y= +/- 20.000€ dai o S2000 estar no topo, mas depois pensei, estou em inicio de vida, vou trabalhar para longe e gostaria de vir a ter um 2º carro para as maluquices, por isso optei por um mais barato ficando o meu pai com o Magano que está novo.
                              Acho que tinhas ficado melhor com o Megas tu, mas tu melhor que eu sabes o melhor pra ti.

                              Comentário


                                #16
                                Tendo um E46 e por já terem andado cá por casa dois méganes, não hà aí nenhum problema com a direcção do BMW?

                                No meu a altas velocidades não existe qualquer vibração proveniente da direcção, absolutamente nada!

                                E o mesmo se passa com a estabilidade, o mégane é mais estável em auto-estrada que o BM? Tenho uma ideia completamente contrária..

                                Já sobre o conforto só te posso dar razão!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                  É possível, não digo que não, mas para isso todos os outros que conduzi padeciam do mesmo problema.

                                  Talvez haja uma explicação, a alterar quando precisar de pneus, tem jante 15" com pneu 205/60
                                  Todos os 320d q conduziste (estou a presumir que foram uma mão cheia deles) são particularmente sensiveis a ventos laterais?

                                  Mt sinceramente terás tido um azar mt grande... recordo o comportamento de um 320d de 136cvs q conduzi durante todo o verão de 2001 e acredita que na altura ficou-me no goto como um dos carros com melhor comportamento que tinha conduzido.

                                  E atenção, o carro era de 99, tinha portanto 2 anos, e já contava com pouco mais de 100000kms...

                                  Queres um conselho de amigo? Faz rapidamente uma séria avaliação do estado das suspensão, direcção e ligações ao solo.

                                  Era capaz de apostar que algo se passa.

                                  Neste caso não há grandes espaços para opiniões, o e46 é um automóvel que fica a anos luz de um renault megane II.

                                  A sério, verifica o estado do carro, algo se passa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Todos os 320d q conduziste (estou a presumir que foram uma mão cheia deles) são particularmente sensiveis a ventos laterais?

                                    Mt sinceramente terás tido um azar mt grande... recordo o comportamento de um 320d de 136cvs q conduzi durante todo o verão de 2001 e acredita que na altura ficou-me no goto como um dos carros com melhor comportamento que tinha conduzido.

                                    E atenção, o carro era de 99, tinha portanto 2 anos, e já contava com pouco mais de 100000kms...

                                    Queres um conselho de amigo? Faz rapidamente uma séria avaliação do estado das suspensão, direcção e ligações ao solo.

                                    Era capaz de apostar que algo se passa.

                                    Neste caso não há grandes espaços para opiniões, o e46 é um automóvel que fica a anos luz de um renault megane II.

                                    A sério, verifica o estado do carro, algo se passa.


                                    Bons olhos te vejam

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nunca conduzi o megane II mas tivemos cá em casa um 320d e a minha opinião sobre certos aspectos:

                                      Direcção:
                                      Não concordo contigo. Achava a direcção com excelente capacidade de transmitir toda a informação da estrada e precisão inigualavel ainda por cima falando de uma marca como a Renault. Falas de vibrações na direcção, isso talvez de deve a algum toque que o carro tenha levado e tenhas alguma coisa a funcionar menos bem.

                                      Estabilidade:
                                      Concordo com tudo o que disseste. Embora não possa fazer a comparação com o Megane, o BMW parece-me demasiado sensivel a ventos fortes.. Isto falando de carro com suspesões originais e pneu 205. O Megane é capaz de calçar a mesma largura de pneu e é um carro bem mais curto logo pode dar essa sensação, mas acredito que não passe de sensação...

                                      Motor:
                                      Tens talvez dos motor mais fraquinhos da BMW, foi o primeiro Diesel de baixa cilindrada construido pela marca alemã e apresenta muitas lacunas que foram sendo corrigidas até aos dias de hoje.
                                      É dos carros com piores baixas que já conduzi portanto acredito que o Megane se superiorize em algumas situações.

                                      Resumindo, são carros diferentes... o BMW é para quem gosta e vive a condução. O Megane é provavelmente um melhor carro de dia-a-dia e é dessa comudidade que sentes falta...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                        Tendo um E46 e por já terem andado cá por casa dois méganes, não hà aí nenhum problema com a direcção do BMW?

                                        No meu a altas velocidades não existe qualquer vibração proveniente da direcção, absolutamente nada!

                                        E o mesmo se passa com a estabilidade, o mégane é mais estável em auto-estrada que o BM? Tenho uma ideia completamente contrária..

                                        Já sobre o conforto só te posso dar razão!
                                        As vibrações de que falo não são anormais, é característico, como por exemplo num 911 quase que consegues sentir a textura da estrada, mais parecido a uma direcção não assistida percebes? No megane não se sente nada de tão filtrada que é, digamos que preferia um meio termo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HugoSenna Ver Post
                                          Nunca conduzi o megane II mas tivemos cá em casa um 320d e a minha opinião sobre certos aspectos:

                                          Direcção:
                                          Não concordo contigo. Achava a direcção com excelente capacidade de transmitir toda a informação da estrada e precisão inigualavel ainda por cima falando de uma marca como a Renault. Falas de vibrações na direcção, isso talvez de deve a algum toque que o carro tenha levado e tenhas alguma coisa a funcionar menos bem.

                                          Estabilidade:
                                          Concordo com tudo o que disseste. Embora não possa fazer a comparação com o Megane, o BMW parece-me demasiado sensivel a ventos fortes.. Isto falando de carro com suspesões originais e pneu 205. O Megane é capaz de calçar a mesma largura de pneu e é um carro bem mais curto logo pode dar essa sensação, mas acredito que não passe de sensação...

                                          Motor:
                                          Tens talvez dos motor mais fraquinhos da BMW, foi o primeiro Diesel de baixa cilindrada construido pela marca alemã e apresenta muitas lacunas que foram sendo corrigidas até aos dias de hoje.
                                          É dos carros com piores baixas que já conduzi portanto acredito que o Megane se superiorize em algumas situações.

                                          Resumindo, são carros diferentes... o BMW é para quem gosta e vive a condução. O Megane é provavelmente um melhor carro de dia-a-dia e é dessa comudidade que sentes falta...
                                          Precisamente.

                                          Disseste que não concordas com a minha análise da direcção, no entanto disseste o mesmo que eu, era isso que queria dizer, a direcção transmite muita informação, inclusive (quase) que qualquer irregularidade da estrada, e ai prefiro a filtrada do megas, gostos.

                                          Concordo com tudo o que disseste, e acredito piamente que com umas jantes 17" e uns amortecedores novos (os actuais não estão maus, mas convenhamos, têm já bastante uso) a estabilidade melhore seriamente.

                                          Edit: em relação às prestações, o megane, como disse, é melhor a manter velocidades a baixas rotações, mas em modo "R" ( ou será M?!) o 320d não lhe dá hipóteses.
                                          Editado pela última vez por PhAnT69; 25 December 2009, 19:27.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Todos os 320d q conduziste (estou a presumir que foram uma mão cheia deles) são particularmente sensiveis a ventos laterais?

                                            Mt sinceramente terás tido um azar mt grande... recordo o comportamento de um 320d de 136cvs q conduzi durante todo o verão de 2001 e acredita que na altura ficou-me no goto como um dos carros com melhor comportamento que tinha conduzido.

                                            E atenção, o carro era de 99, tinha portanto 2 anos, e já contava com pouco mais de 100000kms...

                                            Queres um conselho de amigo? Faz rapidamente uma séria avaliação do estado das suspensão, direcção e ligações ao solo.

                                            Era capaz de apostar que algo se passa.

                                            Neste caso não há grandes espaços para opiniões, o e46 é um automóvel que fica a anos luz de um renault megane II.

                                            A sério, verifica o estado do carro, algo se passa.
                                            Com o meu 5, e já (re)conduzi depois de comprar o meu para ver se certas coisas eram normais.
                                            A avaliação foi feita ao longo da primeira semana de utilização, afinal ter um pai e vários amigos mecânicos ainda serve para qualquer coisa lol
                                            O carro está bom (não está perfeito nem novo), ponto. Quando mudar pastilhas tenho que mudar discos,o sensor de nível de óleo apresenta sintomas comuns de desgaste dos restantes 320d da altura, a ficha de airbag por baixo do banco do passageiro faz mau contacto, o tecido do banco do condutor apresenta algum desgaste no apoio do lado esquerdo, os amortecedores devem estar a 50% e as borrachas dos vidros fazem um barulho cronico que me informaram que se resolve com Einszett gummy, mas isso é normal do uso, fora isso está irrepreensível.
                                            Editado pela última vez por PhAnT69; 25 December 2009, 19:26.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cheguei a ler, ou algum jornalista da Turbo ou algum leitor do Consultório Técnico(?) da AutoFoco, que o BMW é realmente sensível a ventos laterais, por isso não é uma opinião única. Não posso entrar em comparação com o Megane porque nunca experimentei nenhum 320D E46. Contudo, é importante ter em conta o facto de já não ser uma suspensão e pneus novos (penso eu), o que acaba por interferir ainda mais com essa característica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                Cheguei a ler, ou algum jornalista da Turbo ou algum leitor do Consultório Técnico(?) da AutoFoco, que o BMW é realmente sensível a ventos laterais, por isso não é uma opinião única. Não posso entrar em comparação com o Megane porque nunca experimentei nenhum 320D E46. Contudo, é importante ter em conta o facto de já não ser uma suspensão e pneus novos (penso eu), o que acaba por interferir ainda mais com essa característica.
                                                Os pneus são novos, mas como disse não são os melhores, ainda por cima tendo em conta que são jantes 15", os amortecedores são de facto para mudar lá para o ultimo trimestre de 2010 se tudo correr bem.
                                                Talvez a susceptibilidade aos ventos fortes superior ao megane, como disse o Hugosenna, não passe de ilusão, uma vez que a própria direcção do renault é bastante filtrada, mas é um facto que o sinto.

                                                Ainda não me dissera é o que acham da média para o carro em questão?
                                                Editado pela última vez por PhAnT69; 25 December 2009, 19:52.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só conheço os bmw's das gamas seguintes ao E46, como tal não vou falar do modelo em específico que compraste.
                                                  Mas em todos os bmw's em que já andei (de toda a geração bangle) nenhum sofre com ventos laterais nem com as vibrações. Diria que é defeito da tua unidade, os carros parecem lapas na estrada e a direcção é precisa, "pesada" (dependo do modelo) e sem vibrações.
                                                  Já o megane II que tive durante quase 5 anos, lembro-me de uma viagem que fiz com ele para Lisboa (ia no passageiro e foi das poucas que fiz em AE), apanhei um medo desgraçado devido aos ventos laterais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HugoSenna Ver Post
                                                    Nunca conduzi o megane II mas tivemos cá em casa um 320d e a minha opinião sobre certos aspectos:

                                                    Direcção:
                                                    Não concordo contigo. Achava a direcção com excelente capacidade de transmitir toda a informação da estrada e precisão inigualavel ainda por cima falando de uma marca como a Renault. Falas de vibrações na direcção, isso talvez de deve a algum toque que o carro tenha levado e tenhas alguma coisa a funcionar menos bem.

                                                    Estabilidade:
                                                    Concordo com tudo o que disseste. Embora não possa fazer a comparação com o Megane, o BMW parece-me demasiado sensivel a ventos fortes.. Isto falando de carro com suspesões originais e pneu 205. O Megane é capaz de calçar a mesma largura de pneu e é um carro bem mais curto logo pode dar essa sensação, mas acredito que não passe de sensação...

                                                    Motor:
                                                    Tens talvez dos motor mais fraquinhos da BMW, foi o primeiro Diesel de baixa cilindrada construido pela marca alemã e apresenta muitas lacunas que foram sendo corrigidas até aos dias de hoje.
                                                    É dos carros com piores baixas que já conduzi portanto acredito que o Megane se superiorize em algumas situações.

                                                    Resumindo, são carros diferentes... o BMW é para quem gosta e vive a condução. O Megane é provavelmente um melhor carro de dia-a-dia e é dessa comudidade que sentes falta...
                                                    O 318 tds não tinha um 1.6 diesel? Ou esse não era da bmw?

                                                    Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                    As vibrações de que falo não são anormais, é característico, como por exemplo num 911 quase que consegues sentir a textura da estrada, mais parecido a uma direcção não assistida percebes? No megane não se sente nada de tão filtrada que é, digamos que preferia um meio termo.
                                                    Compreendo o que queres dizer com filtrada no mégane, agora embora isso não tenha nada a ver com estabilidade, pessoalmente não concordo, odeio aquelas direcções filtradas de meganes, astra, peugeots, etc, aquela manteiga que só se sente que é direcção porque o carro vira quando viramos o volante. A direcção é mesmo do que mais gosto no bmw!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por 20.000€ acho que podias ter feito uma compra diferente. Mais recente e mais económica.

                                                      Quanto aos carros não conheço nem um nem outro

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Por 20.000€ acho que podias ter feito uma compra diferente. Mais recente e mais económica.

                                                        Quanto aos carros não conheço nem um nem outro
                                                        Eu acho que ele não gastou os 20.000 no bm, ele escreveu isso em cima...aproveitou para poupar algum e comprou um mais económico!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          Por 20.000€ acho que podias ter feito uma compra diferente. Mais recente e mais económica.

                                                          Quanto aos carros não conheço nem um nem outro
                                                          Xicha tinha que ser muito burro para dar 20.000€ por um 320d de 99....
                                                          O objectivo, visto que era completamente irracional comprar um otto desportivo (ai sim ia até aos 20.000) para fazer 130km diários, foi o de comprar um BBB (barato, bonito e bom)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                            Xicha tinha que ser muito burro para dar 20.000€ por um 320d de 99....
                                                            O objectivo, visto que era completamente irracional comprar um otto desportivo (ai sim ia até aos 20.000) para fazer 130km diários, foi o de comprar um BBB (barato, bonito e bom)
                                                            Percebi mal então

                                                            Assim já é outra conversa!! Eu gosto do carro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X