Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os diesel e a "baixa" poluição - Tem o seu preço

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os diesel e a "baixa" poluição - Tem o seu preço

    Boas,

    Primeiro de tudo, pedia que deixassem as guerras diesel vs gasolina fora deste tópico. Leiam e discutam este tópico no sentido que lhe quero dar.
    Lanço este tópico no seguimento deste aqui:

    http://forum.autohoje.com/boxes/8052...esenvolve.html

    Se calhar quase todos os que têm diesel actuais e os que façam principalmente muita cidade já passaram ou tiveram este problema ou semelhante.
    Perdas de potência nos seus carros e que resultam ou em EGR's entupidas, ou filtros de particulas, ou MAF's (este em concreto não tem a haver directamente com o bloqueio de emissões).
    É certo e sabido que nos ultimos anos os diesel tem emito menos particulas pelos tubos de escape, tendo passado ultimamente a imagem que os diesel quase que já podem ser considerados carros "verdes".
    Contudo, com o passar dos anos e dos km's nestas unidades, começamos a ver a factura a pagar por essa redução "instantanea" no tubo de escape.
    Problemas esses que, como vou demonstrar ficam agravados em carros que façam trajectos curtos e citadinos, o que cada vez mais acontece, pois o diesel hoje é comprado por moda e não pela real necessidade de fazer grandes km.

    No tópico acima indicado podem ver uma EGR carbonizada e as consequências que daí advém.

    Seguidamente mostro-vos algo mais grave, mas que começa a ser corrente, de um motor turbo diesel ultima geração onde a acomulação de carvão levou ao seguinte resultado.

    Passo a citar o texto e as fotos de quem fez a intervenção, onde faz também ele uma explicação daquilo que eu referi em cima:

    Os sistemas EGR e DPF actuais requerem um tipo de utilização para se manterem sem problemas.
    Se fizerem uma utilização demasiado calma e/ou citadina, o EGR começa a entupir, os colectores de admissão também, o nível de óleo começa a subir por diluição com o gasóleo que seria utilizado para fazer a queima do DPF, mas que não é queimado, etc etc

    Aqui ficam umas fotos de um motor de uma viatura Diesel utilizada em percursos curtos a baixa velocidade após 135.000 Km.
    O carro puxava mal e fazia muito fumo, mediu-se a compressão e estavam todos os cilindros fracos.
    O problema era que tinha tanto carvão acumulado que as válvulas nem fechavam em condições.







    Agora, as particulas não são realmente emitidas pelo escape, mas acabam por causar este tipo de danos no motor e consequente despesa ao utilizador.
    E pior... mais cedo ou mais tarde vão acabar na natureza... Pois no minimo a limpeza destes componentes, vai levar o carvão para uma tina de limpeza que irá pro "lixo".

    Juntem a isto o facto de os diesel começarem a apresentar consumos mais altos. Sim, mais altos... comparem o consumo que conseguiam fazer por exemplo num 1.9 TDI 130cv's, com o 2.0 TDI 140cv's.

    Posto isto... Será que os diesel estão assim tão "ecologicos"?! Será que os diesel são assim tão mais económicos?!

    Deixo o tema para discussão, e volto a pedir cordealidade, e guerrinhas desnecessárias de marcas e combustiveis que fiquem fora deste tópico.
    Editado pela última vez por alfamaniaco; 29 December 2009, 11:51.

    #2
    Nem de propósito.
    Recentemente um colega de trabalho com um Corsa C 1.3CDTI foi-lhe diagnosticado, por uma oficina representante oficial da marca, que a válvula EGR estava "estragada" e tinha de levar uma nova. Fizeram-lhe um orçamento de 500,00€ para o processo. Ele não percebendo nada de mecânica, teve de aceitar e lá largou o "dito".
    Como neste motor esta válvula está colocada num local nada acessível, o gasto em mão-de-obra também não é pouco.
    Para dizer que estas pequenas coisas realmente são caras ao fim de algum tempo.

    Comentário


      #3
      Então a solução será EGR off + linha de escape.

      Comentário


        #4
        A própria forma de "obter" potência é pouco eficiente. A combustão é pouco eficiente e suja. Quer de gasóleo, quer de gasolina e mesmo de gás. Dito isto, a combustão da gasolina é mais "limpa" ou seja os produtos dessa reacção de combustão são em menor numero e em moléculas com menor massa.

        Os problemas que advém daí podem ser minorados, mas paga o ambiente. Qdo vemos as transit antigas e os mercedes 190D não têm de certeza estes problemas.. Vai tudo escape fora.. As normas de poluição (e ainda bem que existem!) vieram diminuir as emissões, mas isso trouxe custos ao utilizador. Por mim tudo bem. Qdo passam atrás de um dos fumarentos antigos imaginem como era antigamente com milhões destes veiculos a deitar fumo..

        Os carros a gasolina tb têm problemas.. Os escapes que enferrujam devido à condensação, as sondas lambda, os catalizadores que vão à vida...

        Comentário


          #5
          Resumindo é preciso de vez em quando dar umas esfregas nos diesel...

          Comentário


            #6
            Nos carros com DPF, já por isso vem com o aviso para lhe dar umas "esfregas" quando é preciso.

            Pelo menos no meu tem

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Resumindo é preciso de vez em quando dar umas esfregas nos diesel...
              Nem mais, eu raramente ando abaixo das 2000 rpm já por causa disto. Não quero cá carvão

              Comentário


                #8
                Sim, os filtros de partículas funcionam já sem manutenção, pois ela é feita automaticamente pela viatura. Mas tem regras, regimes de funcionamento e períodos de duração próprios, por regra em AE e a regimes em torno das 2000rpm acima da hora de uso ininterrupto.

                Comentário


                  #9
                  os carros que se utilizavam na empresa eram renault a gasolina, com a troca para renting começaram a aparecer Corsa 1.3 CDTI.
                  Como os trajectos são muito curtos, o sistema de controlo de escape (catalizador,EGR,etc...) não funciona corretamente logo já "rebentamos" 3 motores.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pela participação até agora.
                    Tudo o que têm dito é verdade...mas prova uma coisa que enunciei atrás, custos:
                    Ou seja, para um "novo diesel" ser eficiente, ficamos condicionados pelo tipo de uso que damos ao carro.
                    Se formos "obrigados" a usa-lo apenas para trajectos pequenos, vamos ter custos de utlização altos!

                    Daí a questão, até que ponto os novos diesel são de facto limpos e eficientes?! São assim tão económicos?!
                    Só conseguem ser económicos e limpos se eu fizer regularmente viagens "largas"?!
                    São "verdes" na emissão de gases, mas depois durante as manutenções fica na oficina uma quantidade infíndavel de residuos?!

                    Aquela imagem do motor com apenas 135mil km que coloquei acima, é assustadora!



                    ATENÇÃO: Todos os motores de combustão, emitem mais emissões em trajectos curtos e quando estão frios.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                      Nem mais, eu raramente ando abaixo das 2000 rpm já por causa disto. Não quero cá carvão
                      O meu carvão no motor, é coisa que não ganha de certeza. Mas deita algum nos escapes , e não tem repro o carro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Resumindo é preciso de vez em quando dar umas esfregas nos diesel...
                        Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                        Nos carros com DPF, já por isso vem com o aviso para lhe dar umas "esfregas" quando é preciso.

                        Pelo menos no meu tem
                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                        Nem mais, eu raramente ando abaixo das 2000 rpm já por causa disto. Não quero cá carvão

                        Claro que isto depende de carro para carro, certo?

                        Porque pelo que percebi, e vi escrito aqui no forum, do funcionamento da válvula EGR (é um dos componentes em questão), essa do "esfrega" a altas rotações não surte o efeito desejado, ou resulta?

                        Comentário


                          #13
                          Se o carro funcionar a rotações mais elevadas tem tendência a ficar mais solto, acumula menos carvão. Assim sendo, há menos sujidade no motor, menos consumo e mais performances. Mas claro que não vamos andar sempre nas 4000 rpm

                          Comentário


                            #14
                            Basicamente todo o carro Diesel actual, tem um restrição de gases, onde tudo se torna mais "verde" mas é só meramente publicitário os carros diesel lançam um regime muito maior de uns gases tóxicos e mto prejudiciais mas ng fala deles por não lhes convêm. Se ñ estou em erro são os NOx.

                            Com as normas todas de EGR, e por aí fora de modo a tornar os carros diesel mais "verdes" estas são feitas para um uso de carro dito normal, ou seja, deslocações, pois nós o povo português é que usa o carro para só ir ao café ou andar 5km para ir ao barco/comboio/etc. Se o carro andar 20min a 100/120 km/h é o suficiente para ficar limpinho, claro que mais cedo ou mais tarde convem levar um esfrega mais a sério, mas isso é quando o nível de entupimento é maior.


                            Qualquer carro precisa de mais dia menos dia levar uma condução mais a fundo ou desportiva de forma a limpar os "restos", até o meu que é a gasolina e não tem muitas mariquisses nota-se que quando conduzo de forma desportiva depois fica a responder melhor e a gastar menos para o tipo de condução normal.

                            O problema é que as pessoas têm carros diesel, para deslocações minimas... e os carros diesel não foram pensados para isso... é que nem rentáveis são

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                              Claro que isto depende de carro para carro, certo?

                              Porque pelo que percebi, e vi escrito aqui no forum, do funcionamento da válvula EGR (é um dos componentes em questão), essa do "esfrega" a altas rotações não surte o efeito desejado, ou resulta?
                              Nop, pelo menos nos Opel, a EGR "fecha" a partir das 2000rpm, logo, mesmo que aceleres, não a vais limpar!

                              Se andares menos em cidade, vais usar uma faixa de rotação por volta das 2000rpm ou acima, daí não teres problemas com a EGR. Tenho um CDTI mas como anda sempre em viagens e raramente em cidade, tem 170.000 e nunca teve problemas com a EGR ou carbonizações!

                              A EGR Off não dá em todos, podes tapar a EGR mas por exemplo, nos CDTI acusa sempre avaria e acho que não dá para desligar electrónicamente.

                              Cumps!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                Obrigado pela participação até agora.
                                Tudo o que têm dito é verdade...mas prova uma coisa que enunciei atrás, custos:
                                Ou seja, para um "novo diesel" ser eficiente, ficamos condicionados pelo tipo de uso que damos ao carro.
                                Se formos "obrigados" a usa-lo apenas para trajectos pequenos, vamos ter custos de utlização altos!

                                Daí a questão, até que ponto os novos diesel são de facto limpos e eficientes?! São assim tão económicos?!
                                Só conseguem ser económicos e limpos se eu fizer regularmente viagens "largas"?!
                                São "verdes" na emissão de gases, mas depois durante as manutenções fica na oficina uma quantidade infíndavel de residuos?!

                                Aquela imagem do motor com apenas 135mil km que coloquei acima, é assustadora!



                                ATENÇÃO: Todos os motores de combustão, emitem mais emissões em trajectos curtos e quando estão frios.
                                Considero um bocadinho chocante, que tanto trabalho se tem para controlar as emissões dos diesel, e no final tudo fica a perder, em onerosas aberturas/limpezas de motor.
                                Onde está a economia? O lado mais clean da coisa?

                                Sabemos que, seja qual fôr o motor, convém de vez em quando puxar pelo menino, ou sair do normal pára-arranca citadino.

                                Mas tendo em conta a complexidade técnica de um moderno motor diesel, só o sucesso comercial pode justificar a aposta dos construtores neste tipo de motor para uso maioritariamente citadino.

                                Se realmente temos "problemas" de consciência ambiental com a aquisição do nosso automóvel, continuo a achar que a melhor aposta é no velho e simples motor otto naturalmente aspirado, e, se possivel, convertê-lo a GPL, que permite logo a eliminação de uma série de problemas, a começar na acumulação desse carvão todo.

                                O meu motor 1.6 NA está quase com essa quilometragem e, apesar de já fazer largos meses que não o meto em viagens mais longas, fazendo no geral, não mais que 10, 15km por trajecto, revela uma óptima saude mecânica.

                                Para estes trajectozinhos mais curtos, nada melhor que a solução mais simples.

                                BOm tópico. Nada como um bom abre-olhos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                  Claro que isto depende de carro para carro, certo?

                                  Porque pelo que percebi, e vi escrito aqui no forum, do funcionamento da válvula EGR (é um dos componentes em questão), essa do "esfrega" a altas rotações não surte o efeito desejado, ou resulta?
                                  O que me apercebi, foi que até às 2000 rpm é que estava o problema.. Estava aberta e o motor estava privado de O2, logo não desenvolvia. Acima desse regime o turbo entrava a bombar e o fluxo pelo circuito normal contrapunha-se ao ar proveniente da EGR e o carro ia normalmente.

                                  Também não achei que andar a regimes maiores fosse influenciar alguma coisa, pois os circuitos são diferentes. Basicamente a EGR é um bi-pass..
                                  Editado pela última vez por bizopt; 29 December 2009, 15:41.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exhaust gas recirculation - Wikipedia, the free encyclopedia

                                    Leiam o que é dito em EGR in diesel engines e EGR deletion

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                      Nop, pelo menos nos Opel, a EGR "fecha" a partir das 2000rpm, logo, mesmo que aceleres, não a vais limpar!

                                      Se andares menos em cidade, vais usar uma faixa de rotação por volta das 2000rpm ou acima, daí não teres problemas com a EGR. Tenho um CDTI mas como anda sempre em viagens e raramente em cidade, tem 170.000 e nunca teve problemas com a EGR ou carbonizações!

                                      A EGR Off não dá em todos, podes tapar a EGR mas por exemplo, nos CDTI acusa sempre avaria e acho que não dá para desligar electrónicamente.

                                      Cumps!
                                      Consegues sempre contornar o problema, e algumas das forma são essas, ou metes off quando dá, ou "tapas" e já não aparece o erro, desde que mexas na centralina, tem é de ser feito por alguém que sabe o que está a fazer, pois para o funcionamento do motor a EGR não faz lá falta é só para atrapalhar, para o ambiente é que já tá lá bem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será que os gasóleos "xpto" evitam isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não querendo desviar o assunto apenas para a EGR, o que referi atrás é que pelo que li aqui no forum, e na net, a válvula a partir de certa rotação (não sei se é às 2000rpm, exactamente) ela "fecha o circuito" e não passam por lá gases de combustão, logo tornando-se inútil essa rodagem a alta rotação para, supostamente, limpar o carvão (estou-me a referir especificamente a este componente. Certamente noutros terá o efeito desejado).
                                          Obviamente se ela já estiver suja, não é assim que vai ser limpa!
                                          E acredito que muitas vezes andamos na rotação que "suja" esta válvula.

                                          E a avaria (sinal de avaria electrónica no painel de instrumentos) pode ser removida da centralina ligando à máquina e por quem souber fazer a coisa bem.

                                          A economia fica do lado dos construtores, passando essa despesa para os utilizadores. O utilizador-pagador. O ambiente fica mais limpo (desde que estas limpezas sejam depois tratadas para não irem para o solo, evaporação, etc) mas nós pagamos mais por isso. Pagamos a manutenção dos dispositivos que permitem ter melhor ambiente/menor poluição, certo?
                                          Editado pela última vez por Macavenco; 29 December 2009, 16:10.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            Considero um bocadinho chocante, que tanto trabalho se tem para controlar as emissões dos diesel, e no final tudo fica a perder, em onerosas aberturas/limpezas de motor.
                                            Onde está a economia? O lado mais clean da coisa?

                                            Sabemos que, seja qual fôr o motor, convém de vez em quando puxar pelo menino, ou sair do normal pára-arranca citadino.

                                            Mas tendo em conta a complexidade técnica de um moderno motor diesel, só o sucesso comercial pode justificar a aposta dos construtores neste tipo de motor para uso maioritariamente citadino.

                                            Se realmente temos "problemas" de consciência ambiental com a aquisição do nosso automóvel, continuo a achar que a melhor aposta é no velho e simples motor otto naturalmente aspirado, e, se possivel, convertê-lo a GPL, que permite logo a eliminação de uma série de problemas, a começar na acumulação desse carvão todo.

                                            O meu motor 1.6 NA está quase com essa quilometragem e, apesar de já fazer largos meses que não o meto em viagens mais longas, fazendo no geral, não mais que 10, 15km por trajecto, revela uma óptima saude mecânica.

                                            Para estes trajectozinhos mais curtos, nada melhor que a solução mais simples.

                                            BOm tópico. Nada como um bom abre-olhos!
                                            Estou a evitar falar dos outros combustiveis para não começarem as guerras do costume. Até agora o tópico está 5 estrelas.
                                            Mas já que falas no GPL e tendo eu um, à dias tirei a tampa do oleo e pus-me a olhar pro motor. tem 140mil km e tem um aspecto NOVO!
                                            O oleo foi hoje mudado, tinha 21.000km e saiu praticamente da mesma cor do novo! Até o mecânico disse: "...não há duvida, isto do GPL é mesmo limpo..."
                                            Vestigios de lixo é miragem.
                                            Na conduta de admissão, onde os motores a gasolina tb costuma ganhar alguma gordura devido a re-circulação dos gases, o meu está impecavelmente limpo.
                                            GPL aprovado!

                                            Agora, em relação aos diesel era bom que as pessoas começassem a repensar bem antes de comprar... até porque depois de acabar a garantia, elas começam a doer!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Será que os gasóleos "xpto" evitam isso?
                                              Teoricamente deviam ajudar a diminuir, pois possuem "detergentes" para o tornar mais limpo.
                                              Mas o carvão visto nas fotos resulta de uma queima "fria" resultante dos trajectos curtos. Mesmo usando gasoleo xpto os carvões vão surgir!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                (...)

                                                ATENÇÃO: Todos os motores de combustão, emitem mais emissões em trajectos curtos e quando estão frios.
                                                E já que estamos a falar de poluição deixo aqui outra, que é verdade para todos os tipos de combustivel:

                                                São precisos cerca de 10kms, a um ritmo normal de andamento, para que o catalizador comece realmente a funcionar e a reduzir a poluição.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A EGR está lá para melhorar o ambiente, mas a troca dela não implica poluição?

                                                  Sucatar a velha, fazer a nova e trocar? É poluição.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    A EGR está lá para melhorar o ambiente, mas a troca dela não implica poluição?

                                                    Sucatar a velha, fazer a nova e trocar? É poluição.
                                                    Não podemos ir por aí, porque um carro por si só é poluição. Todas as peças um dia vão virar sucata.

                                                    O que levou a criação deste tópico foi somente o seguinte:

                                                    Foram desenvolvidos e criados diversos componentes, para que pudessem fazer com que um carro com motor alimentado com um "combustivel poluente", um combustivel "ecológico". E aparentemente isso foi conseguido. Deixamos de ver fumo nos escapes dos novos diesel.
                                                    Mas a que custo!?
                                                    A custo da acomulação do carvão dentro de motores. A custo de, mais cedo ou mais tarde esse carvão aparecer "cá fora". A custo de uma manutenção mais cara, que mais cedo ou mais tarde os utilizadores vão ter que pagar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tinha para aqui este artigo guardado no PC e já que a questão foi lançada agora, lá fui "vasculhar" os ficheiros.

                                                      Está é na língua de Renoir



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        Não podemos ir por aí, porque um carro por si só é poluição. Todas as peças um dia vão virar sucata.

                                                        O que levou a criação deste tópico foi somente o seguinte:

                                                        Foram desenvolvidos e criados diversos componentes, para que pudessem fazer com que um carro com motor alimentado com um "combustivel poluente", um combustivel "ecológico". E aparentemente isso foi conseguido. Deixamos de ver fumo nos escapes dos novos diesel.
                                                        Mas a que custo!?
                                                        A custo da acomulação do carvão dentro de motores. A custo de, mais cedo ou mais tarde esse carvão aparecer "cá fora". A custo de uma manutenção mais cara, que mais cedo ou mais tarde os utilizadores vão ter que pagar!
                                                        Até parece que só os Diesel é que sofrem com a manutenção mais cara.

                                                        Os carros a gasolina também ! É que um catalizador também facilmente vai ao ar, por exemplo.

                                                        Depois, todo e qualquer carros sofre com o propósito de ajudar o ambiente e ao ser tornado "mais verde", pois a tecnologia para tal custa caro, seja a fabricar ou a manter.

                                                        Portanto, tanto serve para um combustível como para o outro.

                                                        Depois temos sempre o utilizador final, o grande responsável pela correcta (ou não) utilização do equipamento e sua manutenção, que pode ou não agravar a conta.

                                                        No meu caso e relativamente a custos de manutenção do meu diesel, mais concretamente dos dispositivos de despoluição, o custo é zero, apesar de já ter sido feita uma limpeza à EGR (de borla) e está a precisar de outra...

                                                        Portanto, o custo é baixíssimo, ridiculamente baixo, para o considerar importante no custo de manutenção e como tal, desprezável.

                                                        E problemas (e até ver), zero.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A forma redutora como se iguala a poluição que um carro deita pelo escape com a simples emissão de CO2 é hilariante para quem entenda um minímo.

                                                          Os carros ciclo diesel são imensamente mais poluentes do que os Ottos.
                                                          Estes se a GPL ainda poluem menos.

                                                          Posto isto os diesel têm vindo com dispositivos que minimizam a poluição, sem contudo serem "limpos".
                                                          Claro que a manutenção terá tendência a ser mais elevada, morosa e dispendiosa.

                                                          Entretanto o preço do gasóleo tenderá cada vez mais a igualar e superar o da gasolina.

                                                          Por tudo isto, cada vez mais só compensa ter um diesel se andarmos muitos kms, até porque poupando nas bombas, gastamos mais na manutenção.

                                                          Falta coragem ao (des)governo de dizer que reprime o GPL por poder mamar menos impostos.
                                                          Assim como na verdade querem que cada vez se fume mais para recolherem mais impostos (cerca de 2 milhões de contos diários em impostos sobre o tabaco em Portugal).

                                                          Eu acharia equilibrado o gasóleo ter o seu preço real, ou seja acima da gasolina; mas atenção: ambos muito mais baratos do que são.

                                                          No entanto propunha para o gasóleo rodoviário a existência de 3 preços:

                                                          - Preço sem qualquer imposto (mesmo IVA) para os transportes de passageiros:
                                                          Os autocarros e comboios diesel meteriam a preço de custo, podendo assim ter muito menos despesas e os preços das viagens ser muito mais barato, logo mais pessoas andavam, logo menos carros nas ruas, menos poluição, menos despesas das famílias.

                                                          - Preço profissional, com menos impostos do que o normal:
                                                          para todos os cidadãos que trabalham com o seu veículo diesel, assim como camiões, furgões comercias, comerciais mesmo, máquinas, etc.

                                                          - Preço normal:
                                                          Para qualquer pessoa com carro diesel.

                                                          O problema é que o (des)governo não quer preços das viagens mais baratos, menos carros nas ruas, menos poluição, menos despesas das famílias... porque isso significa menos SAQUE aos bolsos dos contribuíntes.

                                                          ...

                                                          Chamo ainda particular atenção para a necessidade de fiscalizar essa "frota" de carros tunados que deita nuvens de fumo negro.
                                                          Para além de poluirem e os carros não estarem legais, por vezes o fumo é tanto que até se torna perigoso pela falta de visibilidade para os utentes das vias.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quem cá dera os carros eléctricos, para acabar com estes fumarentos de uma vez...

                                                            O meu fumarento também já levou uma limpeza na EGR, mas já entupiu outra vez...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X