Boas,
Primeiro de tudo, pedia que deixassem as guerras diesel vs gasolina fora deste tópico. Leiam e discutam este tópico no sentido que lhe quero dar.
Lanço este tópico no seguimento deste aqui:
http://forum.autohoje.com/boxes/8052...esenvolve.html
Se calhar quase todos os que têm diesel actuais e os que façam principalmente muita cidade já passaram ou tiveram este problema ou semelhante.
Perdas de potência nos seus carros e que resultam ou em EGR's entupidas, ou filtros de particulas, ou MAF's (este em concreto não tem a haver directamente com o bloqueio de emissões).
É certo e sabido que nos ultimos anos os diesel tem emito menos particulas pelos tubos de escape, tendo passado ultimamente a imagem que os diesel quase que já podem ser considerados carros "verdes".
Contudo, com o passar dos anos e dos km's nestas unidades, começamos a ver a factura a pagar por essa redução "instantanea" no tubo de escape.
Problemas esses que, como vou demonstrar ficam agravados em carros que façam trajectos curtos e citadinos, o que cada vez mais acontece, pois o diesel hoje é comprado por moda e não pela real necessidade de fazer grandes km.
No tópico acima indicado podem ver uma EGR carbonizada e as consequências que daí advém.
Seguidamente mostro-vos algo mais grave, mas que começa a ser corrente, de um motor turbo diesel ultima geração onde a acomulação de carvão levou ao seguinte resultado.
Passo a citar o texto e as fotos de quem fez a intervenção, onde faz também ele uma explicação daquilo que eu referi em cima:
Agora, as particulas não são realmente emitidas pelo escape, mas acabam por causar este tipo de danos no motor e consequente despesa ao utilizador.
E pior... mais cedo ou mais tarde vão acabar na natureza... Pois no minimo a limpeza destes componentes, vai levar o carvão para uma tina de limpeza que irá pro "lixo".
Juntem a isto o facto de os diesel começarem a apresentar consumos mais altos. Sim, mais altos... comparem o consumo que conseguiam fazer por exemplo num 1.9 TDI 130cv's, com o 2.0 TDI 140cv's.
Posto isto... Será que os diesel estão assim tão "ecologicos"?! Será que os diesel são assim tão mais económicos?!
Deixo o tema para discussão, e volto a pedir cordealidade, e guerrinhas desnecessárias de marcas e combustiveis que fiquem fora deste tópico.
Primeiro de tudo, pedia que deixassem as guerras diesel vs gasolina fora deste tópico. Leiam e discutam este tópico no sentido que lhe quero dar.
Lanço este tópico no seguimento deste aqui:
http://forum.autohoje.com/boxes/8052...esenvolve.html
Se calhar quase todos os que têm diesel actuais e os que façam principalmente muita cidade já passaram ou tiveram este problema ou semelhante.
Perdas de potência nos seus carros e que resultam ou em EGR's entupidas, ou filtros de particulas, ou MAF's (este em concreto não tem a haver directamente com o bloqueio de emissões).
É certo e sabido que nos ultimos anos os diesel tem emito menos particulas pelos tubos de escape, tendo passado ultimamente a imagem que os diesel quase que já podem ser considerados carros "verdes".
Contudo, com o passar dos anos e dos km's nestas unidades, começamos a ver a factura a pagar por essa redução "instantanea" no tubo de escape.
Problemas esses que, como vou demonstrar ficam agravados em carros que façam trajectos curtos e citadinos, o que cada vez mais acontece, pois o diesel hoje é comprado por moda e não pela real necessidade de fazer grandes km.
No tópico acima indicado podem ver uma EGR carbonizada e as consequências que daí advém.
Seguidamente mostro-vos algo mais grave, mas que começa a ser corrente, de um motor turbo diesel ultima geração onde a acomulação de carvão levou ao seguinte resultado.
Passo a citar o texto e as fotos de quem fez a intervenção, onde faz também ele uma explicação daquilo que eu referi em cima:
Os sistemas EGR e DPF actuais requerem um tipo de utilização para se manterem sem problemas.
Se fizerem uma utilização demasiado calma e/ou citadina, o EGR começa a entupir, os colectores de admissão também, o nível de óleo começa a subir por diluição com o gasóleo que seria utilizado para fazer a queima do DPF, mas que não é queimado, etc etc
Aqui ficam umas fotos de um motor de uma viatura Diesel utilizada em percursos curtos a baixa velocidade após 135.000 Km.
O carro puxava mal e fazia muito fumo, mediu-se a compressão e estavam todos os cilindros fracos.
O problema era que tinha tanto carvão acumulado que as válvulas nem fechavam em condições.
Se fizerem uma utilização demasiado calma e/ou citadina, o EGR começa a entupir, os colectores de admissão também, o nível de óleo começa a subir por diluição com o gasóleo que seria utilizado para fazer a queima do DPF, mas que não é queimado, etc etc
Aqui ficam umas fotos de um motor de uma viatura Diesel utilizada em percursos curtos a baixa velocidade após 135.000 Km.
O carro puxava mal e fazia muito fumo, mediu-se a compressão e estavam todos os cilindros fracos.
O problema era que tinha tanto carvão acumulado que as válvulas nem fechavam em condições.
E pior... mais cedo ou mais tarde vão acabar na natureza... Pois no minimo a limpeza destes componentes, vai levar o carvão para uma tina de limpeza que irá pro "lixo".
Juntem a isto o facto de os diesel começarem a apresentar consumos mais altos. Sim, mais altos... comparem o consumo que conseguiam fazer por exemplo num 1.9 TDI 130cv's, com o 2.0 TDI 140cv's.
Posto isto... Será que os diesel estão assim tão "ecologicos"?! Será que os diesel são assim tão mais económicos?!
Deixo o tema para discussão, e volto a pedir cordealidade, e guerrinhas desnecessárias de marcas e combustiveis que fiquem fora deste tópico.
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