Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de Condução. Finalmente regras "a sério"!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta de Condução. Finalmente regras "a sério"!

    A partir de Janeiro vai ser mais difícil e caro tirar a carta de condução.
    De acordo com o novo Regulamento de habilitação Legal para conduzir, publicado ontem em Diário da Republica, os candidatos a condutores vão ser obrigados a passar em testes de aptidão física, mental e psicológica para obtenção da carta.

    Para a realização destes testes, vão ser criados centros de avaliação médica e psicológica, o que poderá tornar a carta de condução mais cara.

    Também os condutores que fiquem com a carta cassada ou caducada passam a ter de frequentar um curso de formação de 30 horas, seguido de um exame especial de condução.
    O diploma ... passa a ter aplicação prática a partir de 2010.
    Autohoje

    Finalmente. Há muitos anos que venho defendendo, também aqui, regras deste tipo...

    #2
    A teoria é boa. Vamos ver a prática.

    Comentário


      #3
      O que interessa é a qualidade desses "testes" e quem os vai fazer!

      Se não, é só pra dar dinheiro a alguns, que é o normal nestas coisas.

      Comentário


        #4
        Fui a exames médicos para a carta em Novembro, de maneira que nao sofri estas alteraçoes, acho que é uma boa medida preventiva

        Comentário


          #5
          Eu seria mais "polémico" e, tal como as IPO, estipularia este tipo de testes para todos os condutores encartados, independentemente do seu tempo de Carta de Condução...

          É complicado, eu sei...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zix Ver Post
            O que interessa é a qualidade desses "testes" e quem os vai fazer!

            Se não, é só pra dar dinheiro a alguns, que é o normal nestas coisas.
            Naturalmente, espero, e faço votos, que não!

            Comentário


              #7
              Quanto aos testes de aptidão, tenho algumas reservas e acho muito bem o curso de formação.

              Comentário


                #8
                Para tirar a carta lá fui eu ao médico de familia (que nunca me tinha posto a vista me cima). Perguntou-me se via e ouvia bem, respondi que sim e está feito o atestado. Não durou nem 5 minutos.

                Interessante verificar como será na pratica.

                Comentário


                  #9
                  Pois, a ver vamos...

                  http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php...article=290665

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    A teoria é boa. Vamos ver a prática.
                    Exacto.

                    No geral, o problema deste país passar as coisas do papel para a realidade, mas fazendo-o de forma eficaz.

                    Vamos ter fé.


                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Eu seria mais "polémico" e, tal como as IPO, estipularia este tipo de testes para todos os condutores encartados, independentemente do seu tempo de Carta de Condução...

                    É complicado, eu sei...
                    Essa medida poderia ser aplicada aquando da primeira renovação da carta, salvo erro aos 45 (?) anos.
                    Assim, em conjunto com os testes médicos(?) que se faz na altura, juntavam-se estas novas avaliações.

                    Comentário


                      #11
                      De acordo com o novo Regulamento de habilitação Legal para conduzir, publicado ontem em Diário da Republica, os candidatos a condutores vão ser obrigados a passar em testes de aptidão física, mental e psicológica para obtenção da carta.
                      felizmente que eu ja tirei a minha a alguns anos! se nao, tava lixado!

                      ok, agora a serio...

                      se isso for para fazer como deve ser! acho muito bem... se nao, so vai servir para encher os bolsos a mais alguns com as "gorjetas"

                      Abraço

                      Comentário


                        #12
                        Falta obrigar a fazer condução defensiva em pista de testes sob vários tipos de piso simulados (seco, água, óleo); numa perspectiva de formação e não de passa ou reprova

                        Comentário


                          #13
                          Como é que isto vai ser na prática??

                          Tou curioso! Afinal se isso começar já, vou ser abrangido por isto, já que vou tirar a carta em breve!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Falta obrigar a fazer condução defensiva em pista de testes sob vários tipos de piso simulados (seco, água, óleo); numa perspectiva de formação e não de passa ou reprova
                            Isso é que seria de louvar.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho muito bem. Existem muitos atestados médicos passados por debaixo da mesa.

                              E aplaudo ainda mais a formação para aqueles ficaram sem carta por caducidade/infracções.

                              Como é óbvio vai haver muita contestação por parte das escolas de condução porque o tacho vai acabar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                Eu acho muito bem. Existem muitos atestados médicos passados por debaixo da mesa.

                                E aplaudo ainda mais a formação para aqueles ficaram sem carta por caducidade/infracções.

                                Como é óbvio vai haver muita contestação por parte das escolas de condução porque o tacho vai acabar.
                                Esperemos...

                                Comentário


                                  #17
                                  A partir de Janeiro vai ser mais difícil e caro tirar a carta de condução.
                                  De acordo com o novo Regulamento de habilitação Legal para conduzir, publicado ontem em Diário da Republica, os candidatos a condutores vão ser obrigados a passar em testes de aptidão física, mental e psicológica para obtenção da carta.

                                  Para a realização destes testes, vão ser criados centros de avaliação médica e psicológica, o que poderá tornar a carta de condução mais cara.

                                  Também os condutores que fiquem com a carta cassada ou caducada passam a ter de frequentar um curso de formação de 30 horas, seguido de um exame especial de condução.
                                  O diploma ... passa a ter aplicação prática a partir de 2010.
                                  O bold estava colocado no sítio errado..

                                  Mais burocracia, mais tachos, mais papeis, mais €€€ que os desgraçados que têm de tirar a carta vão ter que pagar.

                                  Sim, porque isto de tirar carta é um capricho, com a rede brilhante de transportes públicos que temos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E em relação a preços? Vai aumentar muito?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                      E em relação a preços? Vai aumentar muito?
                                      Lá vai o "médico" das escolas ganhar mais uns trocos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho muito bem!

                                        E os testes deviam ser extremamente rigorosos, para estarem à altura da responsabilidade que é conduzir um automóvel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          podem fazer os testes que quiserem, mas enquanto as pessoas tiverem amigos, que tem outros amigos etc, as coisas nunca vão funcionar

                                          secalhar muita gente aqui nem fez o exame medico

                                          Comentário


                                            #22
                                            verdade... enquanto houver uns "presuntos" para trocar por uns "papeis"....

                                            enfim....

                                            va, proponho desde ja um teste OBRIGATORIO...

                                            fazer como na Finlandia (acho eu que e la)

                                            para passar no exame de conduçao, o Examinado tem que conseguir provocar e controlar um "powerslide"

                                            e um honda S2000 como preimo para quem conseguir fazer o trajecto todo em Drift!

                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Para tirar a carta lá fui eu ao médico de familia (que nunca me tinha posto a vista me cima). Perguntou-me se via e ouvia bem, respondi que sim e está feito o atestado. Não durou nem 5 minutos.

                                              Interessante verificar como será na pratica.
                                              considerando o meu até pode ser considerado um atestado elaborado

                                              Comentário


                                                #24
                                                os exames deviam ser feitos em varias condições, com chuva a seco, no meio do transito, numa ae, devia ser mais tempo

                                                porque a realidade é que vemos na estrada que muita gente chega a uma ae e anda ai a 60, porque nunca nas aulas passaram dos 60

                                                vemos que muita gente a chuva é um desastre etc

                                                ainda se ve muita gente a conduzir encostada ao volante etc

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Lá vai o "médico" das escolas ganhar mais uns trocos.

                                                  porque??

                                                  podes levar 1 atestado medico, passado por 1 amigo medico

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                                    verdade... enquanto houver uns "presuntos" para trocar por uns "papeis"....

                                                    enfim....

                                                    va, proponho desde ja um teste OBRIGATORIO...

                                                    fazer como na Finlandia (acho eu que e la)

                                                    para passar no exame de conduçao, o Examinado tem que conseguir provocar e controlar um "powerslide"

                                                    e um honda S2000 como preimo para quem conseguir fazer o trajecto todo em Drift!

                                                    Abraço
                                                    Isso não é verdade, e não foi bem assim que explicaram no Top Gear sequer. Uma das 30 horas de condução necessárias é feita em circuito fechado, para o instruendo sentir na realidade como é entrar em aquaplaning (seja, a pista está alagada num segmento, e lá vai o futuro condutor a acelerar através da "poça"). O objectivo é aprender a controlar, mas não creio que o powerslide seja aconselhado para isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                                                      Isso não é verdade, e não foi bem assim que explicaram no Top Gear sequer. Uma das 30 horas de condução necessárias é feita em circuito fechado, para o instruendo sentir na realidade como é entrar em aquaplaning (seja, a pista está alagada num segmento, e lá vai o futuro condutor a acelerar através da "poça"). O objectivo é aprender a controlar, mas não creio que o powerslide seja aconselhado para isso.
                                                      ok, eu tinha ouvido essa regra "por alto"... nao falei com conhecimento "profundo" de causa.. obrigado por esclareceres

                                                      mas, por acaso, nao a referi por ter visto no TOP GEAR... ja tinha ouvido falar a algum tempo atras...

                                                      mesmo assim nao deixa de ser uma opçao valida a meu ver! hehe

                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda bem que vai ser assim ! Eu em Outubro quando fui ao médico tive que dizer que precisava de usar óculos na condução para ele por nas anotações ,ele nem perguntou..

                                                        Sei de alguns casos que me deixam a pensar " Como é q este gajo tem um atestado sem nenhuma anotação?"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim o problema é como as regras vão ser aplicadas que este é o grande problema de Portugal, passar da teoria para a prática...

                                                          Já gora aptidões fisicas, vai ser tipo ir para tropa?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por filipeleça Ver Post
                                                            Ainda bem que vai ser assim ! Eu em Outubro quando fui ao médico tive que dizer que precisava de usar óculos na condução para ele por nas anotações ,ele nem perguntou..

                                                            Sei de alguns casos que me deixam a pensar " Como é q este gajo tem um atestado sem nenhuma anotação?"

                                                            e achas que isso vai mudar??'

                                                            pensa assim, se conheçeres algum medico ele passa-te o papel a dizer que estas bem

                                                            senão conheçeres e fores ao da escola de condução eles vão dizer que não podes tirar a carta??
                                                            a escola foi feita para dar dinheiro, logo o medico não te pode dizer que não vais tirar a carta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X