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meter marcha atrás em andamento,pião

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    meter marcha atrás em andamento,pião

    Já tinha visto, e já tentei fazer

    mas nao percebo como metem a marcha atrás em andamento, ao fazer um pião ....lembrei-me disto outra vez ao ver o topico na secção multimedia dos saab performance, eles metem marcha atrás depois do pião...

    aquilo é como???á força? ou usam aquele momento em que o carro está a dar o pião para meter marcha atrás sem arranhar ou partir um carreto


    #2
    Isso parte a carreia.

    Comentário


      #3
      como é que parte a correia?[:P]

      a correia nao muda de sentido;)

      consegue-se fazer conhecendo bem a caixa e o motor, ha uma rotaçao em que elas entram na boa.
      eu tenho amor à caixa do meu carro...nem tento:D

      ja estive no carro com um famoso piloto em que ele vai em marxa atras a umas 5000, sem embraiagem mete 1ª, as rodas ficam a patinar pra frente(com o carro ainda a andar pra tras) e ao dar um toque de volante o carro simplesmene faz 180º...
      até fez parecer que era facil:D

      Comentário


        #4
        http://www.youtube.com/watch?v=w77ya...ch=caterham%20

        Comentário


          #5
          No video percebe-se facilmente: quando muda de sentido de velocidade (mete a 1ª ou a MA) as rodas estão imobilizadas. O carro está em movimento mas as rodas de tracção estão paradas. No entanto, pelo menos a 1ª entra em andamento. Eu já o fiz. Se for em marcha-atras a 1ª entra ainda em andamento. E em determinados carros consegue-se fazer o mesmo com a marcha-atras.
          É claro que a correia sofre. E não deve ser pouco.

          Comentário


            #6
            Alguém que explique a técnica de fazer essas manobras para eu tentar da próxima vez que pegar num charuto qualquer!

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              #7
              o meu pai faz isso com uma perna ás costas
              eu já tentei foi ao contrário ir em MA, fazer um piao e meter a primeira mas como foi num 1000cc ele quase que se foi abaixo

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Gamboa

                No video percebe-se facilmente: quando muda de sentido de velocidade (mete a 1ª ou a MA) as rodas estão imobilizadas. O carro está em movimento mas as rodas de tracção estão paradas. No entanto, pelo menos a 1ª entra em andamento. Eu já o fiz. Se for em marcha-atras a 1ª entra ainda em andamento. E em determinados carros consegue-se fazer o mesmo com a marcha-atras.
                É claro que a correia sofre. E não deve ser pouco.
                Estás a falar do quê???

                Comentário


                  #9
                  Isso na pratica basta jogar com a desaceleração do motor, ou seja, é quase como mudar de 4ª para quinta sem embraiagem... quando se tira o pé do acelerador e fizeres a passagem de caixa ela entra na boa, pois os carretos são muito identicos, o que acontece com a MA e a 1ª!

                  Mas a caixa perde saude cada vez que é usada esta tecnica...

                  Videos como aquele dos Saab vermelhos, são feitos com carros preparados, em que as caixas são proprias para se me meter a MA a qualquer velocidade e em qualquer sentido.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por fapoc

                    citação:Originalmente colocada por Gamboa

                    No video percebe-se facilmente: quando muda de sentido de velocidade (mete a 1ª ou a MA) as rodas estão imobilizadas. O carro está em movimento mas as rodas de tracção estão paradas. No entanto, pelo menos a 1ª entra em andamento. Eu já o fiz. Se for em marcha-atras a 1ª entra ainda em andamento. E em determinados carros consegue-se fazer o mesmo com a marcha-atras.
                    É claro que a correia sofre. E não deve ser pouco.
                    Estás a falar do quê???
                    A correia sofre com os esticões que são provocados numa situação destas.

                    Comentário


                      #11
                      Convém explicar antes ao pessoal, que o motor ou as correias, nada inverte o sentido ao engrenar a marcha atrás. Apenas na caixa é que há a variação, nada mais. O motor, correias, tudo, continuam no mesmo sentido.

                      Eu como tenho amor à caixa do meu carro, não tento essas aventuras :D;) Dá é para desengatar a mudança sem pressionar a embraiagem, isso pelo menos faz-se bem, o resto não arrisco. ;)

                      Comentário


                        #12
                        o que? a correia de distribuiçao?
                        voçes andaram todos a fumar umas cenas

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por portaromaniac

                          o que? a correia de distribuiçao?
                          voçes andaram todos a fumar umas cenas
                          Vais-me dizer que isto, para além de afectar a saude da caixa, não pode provocar a quebra da correia? Lembra-te que as correias quando partem é geralmente em situações semelhantes, como por exemplo numa redução brusca.

                          Comentário


                            #14
                            Que correia? Há montes de pessoal a falar em correias quando se referem a caixas de velocidade, julgam que funciona como as motas ou as bicicletas (e nestas são correntes)...
                            Se for a distribuiçao, se o motor aguenta umas reduçoes...
                            Os carros com correias que conheço são uns daf's antigos (yuck!) e aqueles carros com cvt (corrente, pq cvt com correias normalmente so em scooter, binario obligé).

                            Comentário


                              #15
                              atenção que as correntes estão a voltar.
                              têm menos manutenção.
                              e para partir a correia tinham de inverter o sentido de rotação do motor, e mesmo assim...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                citação:Originalmente colocada por portaromaniac

                                o que? a correia de distribuiçao?
                                voçes andaram todos a fumar umas cenas
                                Vais-me dizer que isto, para além de afectar a saude da caixa, não pode provocar a quebra da correia? Lembra-te que as correias quando partem é geralmente em situações semelhantes, como por exemplo numa redução brusca.
                                Se passares de uma 1ª para R ou vice-versa mantendo +/- a mesma rotação, não há redução nenhuma ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Esta tem de ir para os mitos:

                                  Os carros partem as correias quando se faz passagens de caixa!

                                  há muitas páginas sobre transmissões mas esta é simples:

                                  http://auto.howstuffworks.com/transmission.htm

                                  As correias podem partir em rotações mais altas pois rodam à velocidade do motor e se estiverem ofendidas e forem sujeitas a um esforço, como seja uma subida brusca de rotação. Mas para partir uma correia só se ela estiver já com muito desgaste ou tiver cortes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por fapoc

                                    citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                    No video percebe-se facilmente: quando muda de sentido de velocidade (mete a 1ª ou a MA) as rodas estão imobilizadas. O carro está em movimento mas as rodas de tracção estão paradas. No entanto, pelo menos a 1ª entra em andamento. Eu já o fiz. Se for em marcha-atras a 1ª entra ainda em andamento. E em determinados carros consegue-se fazer o mesmo com a marcha-atras.
                                    É claro que a correia sofre. E não deve ser pouco.
                                    Estás a falar do quê???
                                    ya.eu também não percebi.....

                                    ld

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                      atenção que as correntes estão a voltar.
                                      têm menos manutenção.
                                      e para partir a correia tinham de inverter o sentido de rotação do motor, e mesmo assim...
                                      e se isso acontecesse deixava de ser ter um motor a 4tempos para se ter um motor a -4tempos.
                                      passava a negativo porque andava para tás:D:D
                                      ld

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Fangio

                                        Esta tem de ir para os mitos:

                                        Os carros partem as correias quando se faz passagens de caixa!

                                        há muitas páginas sobre transmissões mas esta é simples:

                                        http://auto.howstuffworks.com/transmission.htm

                                        As correias podem partir em rotações mais altas pois rodam à velocidade do motor e se estiverem ofendidas e forem sujeitas a um esforço, como seja uma subida brusca de rotação. Mas para partir uma correia só se ela estiver já com muito desgaste ou tiver cortes.
                                        Se sofre com uma subida brusca de rotação acham que com uma redução brusca não sofre nada, é isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          [quote]citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                          Originalmente colocada por Fangio
                                          Se sofre com uma subida brusca de rotação acham que com uma redução brusca não sofre nada, é isso?
                                          O que é uma redução brusca? É o carro estar a 4000 rpm e desligar a chave para passar para zero?!

                                          Eu falo de rotação do motor, lá por as rodas andarem para a frente e para trás ou por ir a 100 km/h e reduzir a velocidade para os 10 km/h, não tem obrigatoriamente a ver com aumento da rotação do motor.

                                          O motor roda sempre para o mesmo lado, agora o que vai definir o sentido de andamento do carro é a transmissão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                            citação:Originalmente colocada por Fangio

                                            Esta tem de ir para os mitos:

                                            Os carros partem as correias quando se faz passagens de caixa!

                                            há muitas páginas sobre transmissões mas esta é simples:

                                            http://auto.howstuffworks.com/transmission.htm

                                            As correias podem partir em rotações mais altas pois rodam à velocidade do motor e se estiverem ofendidas e forem sujeitas a um esforço, como seja uma subida brusca de rotação. Mas para partir uma correia só se ela estiver já com muito desgaste ou tiver cortes.
                                            Se sofre com uma subida brusca de rotação acham que com uma redução brusca não sofre nada, é isso?
                                            Eu já parti uma correi do alternador no Ax 1.5d com uma redução, mas digamos que a correia já tinha tido melhores dias.

                                            Quanto ao topico acho que os componentes que sofrerão mais serão os cardans a caixa e embraiagem, quanto à correia distribuição/corrente não parece pois o carro "apenas" fica em altos regimes durante algum tempo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vejam lá se isto não descamba para o assunto dos carros de aluguer. :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                As transmissões sofrem, agora as correias não sofrem nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é coisa que já fiz e não volto nem me apetece fazer,fiz com pé no travão,po carro a deslizar e meto marcha atrás,senti as correias todas a pedir ajuda!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                                    No video percebe-se facilmente: quando muda de sentido de velocidade (mete a 1ª ou a MA) as rodas estão imobilizadas. O carro está em movimento mas as rodas de tracção estão paradas. No entanto, pelo menos a 1ª entra em andamento. Eu já o fiz. Se for em marcha-atras a 1ª entra ainda em andamento. E em determinados carros consegue-se fazer o mesmo com a marcha-atras.
                                                    É claro que a correia sofre. E não deve ser pouco.
                                                    Sim, eles conseguem passar de 1ª para MA porque as rodas motrizes estão paradas, e assim consegues meter 1ª ou MA na boa. E para além de queimar os pneus, não deve fazer grande mal ao motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pelo que parece o pessoal nunca viu a resistência que tem uma correia de transmissão.
                                                      Quando a mudarem, peguem nela e tentem rebentá-la.
                                                      Se ela é forte é porque precisa de ter resistência, e o que sofre o motor, não deixa a correia isenta desse esforço.
                                                      Agora, se querem andar para aí a fazer pioes, reduções e outras avarias nao se admirem de um dia ficarem a pé.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                                        é coisa que já fiz e não volto nem me apetece fazer,fiz com pé no travão,po carro a deslizar e meto marcha atrás,senti as correias todas a pedir ajuda!
                                                        Mas que correias? Expliquem-me como se eu tivesse 4 anos!

                                                        Fotos, imagens, textos, qq coisa que explique a relação entre as correias e passar de 1ª para MA, vice-versa.

                                                        E qual é essa sensação das correias a pedir ajuda, é um barulho, uma vibração, um arrepio...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                                                          Vejam lá se isto não descamba para o assunto dos carros de aluguer. :D
                                                          quem é que falou nisso?! [}][}][}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            já agora, deixem-me referir que o primera , o colt, terrano,corolla,sunny´s estão isentos destas experiências...

                                                            só foram experimentadas com um ax podre de um colega!!!;)

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