Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel? - Página 4

Ver Resultados da Sondagem: Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

Votantes
192. Não pode votar nesta sondagem
  • Otto

141 73.44%
  • Diesel

13 6.77%
  • De ambos

33 17.19%
  • Não sinto prazer em conduzir

5 2.60%
Página 4 de 9 PrimeiraPrimeira ... 345 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 242

Título: Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Mas o prazer é ver as rotações subir e ouvir barulho ou andar?
    E é bom ouvir um barulho feio e não andar?

O equivalente de um diesel é sempre mais rápido, linear e com muito melhor som.

Chefe de Equipa carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
    um carro com motor 1.2 e 75 ou 80 cvs dá um gozo, brutal

Então se chegarmos aos 1.6, ai sim entramos noutra liga
    Para mim, entramos noutra liga ao passar para os V6 a gasolina.

Desde que conduzi um que ainda pior olho para os diesel.

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Um carro a gasolina de jeito, sem turbo, tem sempre mais potencia uqe o equivalente a diesel. Com turbo nem vale a pena comparar. É como comparar a beira da estrada com a estrada da Beira.

Um dos exemplos que tenho é o 1.3 Multijet 90cv e o 1.3i 93c do Swift. O barulho, a ausência de vibração e a linearidade do Swift metem o GPunto no bolso.

Eu preferia ter um GPunto 1.4 i 95cv, mas o preço da gasolina e os consumos deitam tudo a perder. Tenho que me sujeitar ao gasóleo para andar todos os dias.

E nem vale a pena irem buscar um 35d. Para esse existe um 35i, que neste momento vai em 340cv e 450Nm-500Nm das 1.500 ás 4.500rpm.
    Tudo sem o barulho de tractor. Mas claro, os consumos deitam tudo a perder.
    Olha que nem são tão díspares!

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Os diesel 1.9-2.0 com mais binário que há são o 23d e 1.9 Multijet. Tem 400nm e 204 e 190cv.

O 2.0 a gasolina com mais binário tem 366Nm mas conta com 295cv. É uma diferença de 91cv. Claro que nem vale a pena ir para isto:

The new FQ-400 Mitsubishi Lancer Evolution X | Mitsubishi Motors UK

Piloto de Testes bacalao's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Não é só uma questão sonora, tem a ver com o poder obtido.

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Olha que nem são tão díspares!
    A andar normalmente não foge a 2l/100km. É quanto mais rápido maior a diferença dos consumos. E para quem anda 30-35.000km/ano é uma diferença brutal.

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Para mim, entramos noutra liga ao passar para os V6 a gasolina.

Desde que conduzi um que ainda pior olho para os diesel.

Mas um 1.6 é muito agradável mesmo

RK7
    RK7 está offline
    Piloto de Troféu RK7's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

(...)

Acho que muita gente diz que prefer os otto a pensar nos porches ferrarris e outros que tais. Será que os otto do comum dos mortais dão assim esse prazer orgásmico? Secalhar para o utilização comum e diária o diesel dá mais prazer.

P.S.- um porsche dar-me-ia muito prazer

eh pah... nao sei se vai ficar "mal" dizer isto... mas no meu caso...

sim! da!

nunca irei conseguir explicar te esse prazer das RPM's... eh pah... ele esta la!! mas nem todos o sentem!

ja conduzi varios carros... 3c em linha.. 4c em linha.... V8... varios niveis de potencia... chegando ao max de 285cv (S. Leon Cupra alterado)
    varias cilindradas... desde 1.2 ate 3.6

mas no carro em que tive mais prazer de conduzir ate hoje... foi o meu! seat Ibiza 1.3 55cv de 1996 (claro que isto justifica se por eu explorar bem o carrito sendo ele meu )

ja explorei um pouco os diesel.. e falo com uma base de comparaçao aceitavel..

sim, o prazer que um carro a otto transmite è quase orgasmico.... cada vez que levo o ponteiro as 6500rpm tenho aquele sorriso de criança como se fosse a primeira vez!
    o silencio abaixo das 2000rpm, seguido de um "Griatar" quase que aflito por mais RPM jà perto do red-line...

quando dei RPM's no Leon (parado no final da volta), e depois deixei-o baixar so para sentir o arrepio na espinha ao ouvi lo "gorgolejar"...

tudo isso "em nome" daquele "sorriso de criança"

Abraço

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Desculpa a intrusão, mas não estarás na última opção da sondagem? É que pareces valorizar a não condução (não mudar de relação de caixa, ou fazê-lo o mínimo possível). Nem sequer usas o termo "conduzir" mas "andar". Concordo que tem mais a ver com o que procuras, e nada a apontar. Mas esta discussão será mesmo para ti?
    como já mencionei, e reportando aos carros que conduzo, o diesel dá-me muito mais prazer.
    Um toque de acelerador e o carro anda. As pequenas rectas entre curvas em que o carro ganha velocidade rapidamente. As ultrapassgens feitas com um toque de acelerador. as subidas sempre a ganhar velocidade. Tudo o oposto do gasolina, onde nada disto acontece, onde tenho de olhar para o conta rotações e esperar que algo aconteça. Para mim, e para potências iguais, diesel sempre. Eu tiro prazer nessa condução. O meu prazer. E já conduzi grande máquinas a gasolina. mas o diesel equivalente agrada-me mais.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Vejo alguns a falarem muito do binário dos diesel, na ausência de trocas de caixa e afins.

Depende muito. Os diesel que conduzi são pouco agradáveis numa condução citadina porque abaixo das 1800 rpm não havia motor. Por mim...reduz-se e pronto, mas havia situações ridículas em que tinha de engrenar 1ª

Falando mais genericamente, esse maior binário é, em boa parte, diluído pelo escalonamento da caixa obrigatoriamente mais longo (para colmatar a menor rpm que os diesel conseguem fazer).

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

A andar normalmente não foge a 2l/100km. É quanto mais rápido maior a diferença dos consumos. E para quem anda 30-35.000km/ano é uma diferença brutal.
    Mais um mito sem fundamentos (principalmente em motores de grande disponibilidade como é o caso). Mas se é assim, tens sempre a opção GPL. Aí, a diferença ainda é mais "brutal"!

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Mas um 1.6 é muito agradável mesmo
    Depende do 1.6 e do carro.

Mas ainda só conduzi - com a carta - um 1.2, 1.4 e 2.5 a gasolina.

Banido erocha's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Sendo que um dos meus carros que mais gosto de guiar é um mini dos antigos, dá para ver que a potência não é um factor que ache relevante para achar um carro divertido - daí serem irrelevantes as discussoes sobre potencia, repros, etc...- aqui interessa o que se sente.

Em minha opiniao, Otto por tudo. É melhor para andar devagar, é melhor para andar depressa. Em estradas de montanha, estão a anos de luz

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eu até entendo o teu gosto, mas não podes comparar o Clio 80 cv com o Astra 90 cv. Este motor no astra não é para grandes numeros, enquanto os 80 cv já são equilibrados para o Clio.

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por erocha Ver Post
    Sendo que um dos meus carros que mais gosto de guiar é um mini dos antigos, dá para ver que a potência não é um factor que ache relevante para achar um carro divertido - daí serem irrelevantes as discussoes sobre potencia, repros, etc...- aqui interessa o que se sente.

Em minha opiniao, Otto por tudo. É melhor para andar devagar, é melhor para andar depressa. Em estradas de montanha, estão a anos de luz
    Quanto mais leve for o carro, menos relevante será a potência (tirando a velocidade de ponta, é claro).

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Eu até entendo o teu gosto, mas não podes comparar o Clio 80 cv com o Astra 90 cv. Este motor no astra não é para grandes numeros, enquanto os 80 cv já são equilibrados para o Clio.
    Acima de tudo, está a comparar um motor do tempo dos afonsinhos com um motor recente!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Bom, acho que temos que ser imparciais!
    É sobejamente sabido que motores diesel têm binários superiores aos otto.
    basta recuarmos uns anos e constatar 2 coisas:

-um otto NA tem mais potência que um diesel NA da mesma cilindrada
    -um otto NA tem menos binário do que um diesel NA, da mesma cilindrada.

Não vale a pena andar a discutir binários porque se pudéssemos fazer a seguinte comparação:

2.0L otto com X bar de turbo vs 2.0L diesel com os mesmos X bar

o otto perderia em binário.
    Hein?

1.5 a gasolina? 140 Nm à vontade.
    Saxo 1.5D: 95 Nm

2.0 a gasolina? 180/190 Nm à vontade.
    Corolla 2.0D: 131 Nm

Têm é o binário máximo a uma rotação mais baixa, não têm mais binário.

Piloto de Testes FilipeCunha's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Otto sem duvida...e é-me dificil comparar, normalmente durante a semana ando de TD-80Cvs, com 20 anos,por ser mais comodo, filas,muito transito e tal, mas ao fds intercalo entre dois ottos, sobrealimentados, com 20 anos, de 160cvs...(anti-stress)

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Já agora, posso perguntar ao autor da sondagem porque Otto está em itálico e Diesel não?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Não posso comparar pk? Um tem 80cv o outro 90. A diferença de peso é absorvida pela maior potência do astra. O mais engrçado é que o clio carregado anda melhor que o astra vazio. Enfim. no fundo estou a ver que não podemos comparar nada. Eu tenho prazer no diesel e comprarei sempre diesel. Cada qual tem o prazer nos mais diversos aspectos da condução.

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Depende do 1.6 e do carro.

Mas ainda só conduzi - com a carta - um 1.2, 1.4 e 2.5 a gasolina.
    sem duvida

qual foi o 2.5?

Speedy
    Guest

Por Defeito

Vocês estão aí a discutir mas isto é como perguntar, tens mais prazer com um homem, com uma mulher, ou com qualquer um. Ora, isto depende de quem responde!

Eu gostaria de conduzir um motor topo de gama a gasolina e um motor topo de gama a diesel para poder aprofundar a questão.
    Mas pela pouca experiência que tenho, ao volante de motores "ao alcance dos comuns mortais" ou mais fracos, como queiram, prefiro gasolina.
    O diesel é engraçado, pois temos logo ali um poço de força em baixas rotações e pelos consumos, mas fica só por aí. De qualquer modo não invalida que hajam belas máquinas quer a diesel, quer a gasolina.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

sem duvida

qual foi o 2.5?
    2.5 KV6 com 190 cv, numa ZT-T.

Não é a coisa mais balística do mundo (9s de 0-100 km/h, por exemplo), mas ainda assim puxa muitíssimo bem, tem uma macieza desconcertante mesmo em cima do redline e até recuperar em 5ª a 1000 rpm é um exercício exequível.

Já para não falar no som...

Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Mais um mito sem fundamentos (principalmente em motores de grande disponibilidade como é o caso). Mas se é assim, tens sempre a opção GPL. Aí, a diferença ainda é mais "brutal"!
    É o mito que faz descer o ponteiro do combustível. Os carros a gasolina continuam a consumir muita gasolina. Os custos são bem mais elevados.

GPL de origem há pouca escolha. E depois há o problema do espaço na mala.

Não se decidem a fazer carros a GPL de origem com um depósito de gasolina de 10l.

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Acho que a discussão otto-diesel-binário-potência não interessa muito...isso são números e aqui fala-se de prazer

Claro que eu prefiro motores a gasolina, mas...nem sempre.

Cá em casa há dois carros com potência quase equivalente, um otto NA e outro diesel NA (65cv vs 60cv). Mil vezes o diesel. Quer em consumos, em disponibilidade, em binário, em aceleração...e em chassis.

Sim que isto de prazer de condução não é só motor...muito motor num chassis fraco é demasiado mau...mas isso são conversas para outro dia...

Depois há outro confronto aqui por casa: otto NA vs diesel turbo (80 vs 90cv). O diesel é muito melhor em AE. Mas em nacional, se precisar de ultrapassar, quase que desespero. No otto, meto-o nas 4.000rpm, e aí vai ultrapassagem com motor no redline. Tem uma pontada final muito boa. Naquelas últimas 2000rpms, parece que não é o mesmo motor. Fico sempre com a adrenalina no máximo...só os passageiros é que não gostam.

Infelizmente (ou felizmente) os motores diesel turbinados dos nossos dias foram desenvolvidos a pensar no comodismo e na facilidade de condução, e não no prazer que o motor dá. Pelo menos, até um certo patamar de potência.

Acima deste patamar de potência, os 100cv, os motores diesel são muito mais fortes. Mas continuam a ter fragilidades. Não podem andar desprovidos de turbo, ou passam a ser motor de tractor. As rotações continuam a ser curtas. Aquele barulho bloc bloc bloc bloc é péssimo para se andar depressa. Porque não dá emoção. Não chama por nós. O turbo tem ejaculação precoce. São a maior parte das vezes de baixas pressões, o que não abona a favor do prazer de condução.

Um motor a gasolina acima dos 100cv, se for NA é um poço de falta de força nas primeiras horas. 2000...3000...não passa nada...um smart cdi já ia 100 metros à frente...4000...hey espera lá que isto afinal parece que vai começar agora...5000...o que é isto!!....6000...o smart já era...7000...corta corta corta..

E assim sucessivamente para as potências superiores. Imagino que num otto NA de 200cv ou mais, algo que eu nunca conduzi, as 2000/3000 já tenham algum poder, mas nunca será o mesmo poder de um diesel turbo nas mesmas condições.

Depois chega o terror...os otto turbinados. A minha paixão. O melhor de dois mundos. Bem sei que para a maior parte de vós prazer de condução é um V8 NA. Mas para mim não. Para mim é sentir o turbo a puxar o carro. É sentir o lag na primeira mudança, é sentir um lobo em pele de cordeiro, é sentir o turbo a ligar às 3.000 e a puxar da mesma forma até às 7.000, é ter força mesmo a subir, é ouvir o turbo a cantar...e no fim, é pensar que, embora tenhamos gasto 2 litros de gasolina em 2 minutos, valeu a pena, porque não há nada como sentir o que se sentiu.

Não há nada como um motor a gasolina turbo. E não sou eu que o digo. A BMW vai lançar um M5 turbinado. Os motores otto são cada vez mais pequenos e turbinados. O 1.2 tce da renault, por exemplo, envergonha muitos 1.6.

Sim, não sou um purista a sério. Aliás, o que eu gosto mesmo são de motores eléctricos. Ter prazer de condução sem poluir o mundo. Haverá maior prazer? O som não é o mesmo. Daqui a uns anos vamos ter de nos contentar em ouvir o vento, os pneus, o zumbido do motor eléctrico, e os mosquitos a bater no pára-brisas. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Agora que me lembro, tenho de ir estudar.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

como já mencionei, e reportando aos carros que conduzo, o diesel dá-me muito mais prazer.
    Um toque de acelerador e o carro anda. As pequenas rectas entre curvas em que o carro ganha velocidade rapidamente. As ultrapassgens feitas com um toque de acelerador. as subidas sempre a ganhar velocidade. Tudo o oposto do gasolina, onde nada disto acontece, onde tenho de olhar para o conta rotações e esperar que algo aconteça. Para mim, e para potências iguais, diesel sempre. Eu tiro prazer nessa condução. O meu prazer. E já conduzi grande máquinas a gasolina. mas o diesel equivalente agrada-me mais.
    é um gosto, e gostos não se discutem.

Mas repara que das entender que o Diesel obtém o mesmo resultado com maior facilidade em relação ao gasolina, e não é assim.

O maior binário a baixas rotações vai permitir maior diferencial de potencia, mas como as rotações são baixas, a potencia nunca pode ser elevada.

Trocas potencia por binário, o que é uma opção perfeitamente valida...
    Última edição por bacalao : 05-01-10 às 23:55:02

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

É o mito que faz descer o ponteiro do combustível. Os carros a gasolina continuam a consumir muita gasolina. Os custos são bem mais elevados.

GPL de origem há pouca escolha
    . E depois há o problema do espaço na mala.

Não se decidem a fazer carros a GPL de origem com um depósito de gasolina de 10l.
    O que faz descer o ponteiro do combustível é o andamento, seja a gasolina ou Diesel!

Há pouca escolha em Portugal!

Podes até instalar GPL em fase líquida na Própria BMW, que quando trouxeres o carro para cá, ninguém te pode dizer nada (apesar de, supostamente, ser ilegal em Portugal)! Quanto ao espaço na bagageira, é um falso problema. Há muito que podes ter depósitos no lugar da roda de recurso.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
    Eu gostaria de conduzir um motor topo de gama a gasolina e um motor topo de gama a diesel para poder aprofundar a questão.
    Eu tive a sorte de já ter feito isso e de facto apesar da inquestionável competência e valia dos bons diesel, os otto são muito mais entusiasmentes

P.S.: Andei precisamente no mesmo modelo com o melhor motor otto e diesel da sua extensa gama.

Piloto de Testes JCSTILO's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Boas,

Para mim posso classificar o prazer de condução em dois planos distintos...o plano emotivo e lúdico e o plano racional e de condução diária. Quanto ao primeiro, o lúdico, sem qualquer dúvida...otto sempre!!! O prazer de uma redução, o gritar do motor (lembro-me de um honda vti que conduzi e nunca mais esqueci...), ou o gargarejar de um bom 2.0 a gasolina...são prazeres incomparáveis e fora de alcance para um diesel. No plano racional ou de condução no dia-a-dia, prefiro os diesel pois o seu efeito "binário" é o nosso melhor aliado nas vulgares situações de condução normal em cidade/estrada.

Assim, e em resumo...para brincar OTTO, para trabalhar DIESEL!!!

Cumpts,
    JC

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Não posso comparar pk? Um tem 80cv o outro 90. A diferença de peso é absorvida pela maior potência do astra. O mais engrçado é que o clio carregado anda melhor que o astra vazio. Enfim. no fundo estou a ver que não podemos comparar nada. Eu tenho prazer no diesel e comprarei sempre diesel. Cada qual tem o prazer nos mais diversos aspectos da condução.
    Podes comparar, mas com fundamento. Os 10 cv não compensam o diferencial de peso.

Página 4 de 9 PrimeiraPrimeira ... 345 ... ÚltimaÚltima