Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel? - Página 5

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Votantes
192. Não pode votar nesta sondagem
  • Otto

    141 73.44%
  • Diesel

    13 6.77%
  • De ambos

    33 17.19%
  • Não sinto prazer em conduzir

    5 2.60%
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Título: Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

  1. #121
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    O que faz descer o ponteiro do combustível é o andamento, seja a gasolina ou Diesel!

    Há pouca escolha em Portugal!

    Podes até instalar GPL em fase líquida na Própria BMW, que quando trouxeres o carro para cá, ninguém te pode dizer nada (apesar de, supostamente, ser ilegal em Portugal)! Quanto ao espaço na bagageira, é um falso problema. Há muito que podes ter depósitos no lugar da roda de recurso.
    Lá fora há muito, mas não posso viver com o que se passa lá.

    Posso ter o depósito no lugar da roda suplente, e o que tenho lá faço o que? Meto na mala? Deixo em casa e sujeito-me?


  2. #122
    Speedy
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
    Otto sem duvida...e é-me dificil comparar, normalmente durante a semana ando de TD-80Cvs, com 20 anos,por ser mais comodo, filas,muito transito e tal, mas ao fds intercalo entre dois ottos, sobrealimentados, com 20 anos, de 160cvs...(anti-stress)

    Esse 1.8 com compressor é mesmo viciante!



    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu tive a sorte de já ter feito isso e de facto apesar da inquestionável competência e valia dos bons diesel, os otto são muito mais entusiasmentes

    P.S.: Andei precisamente no mesmo modelo com o melhor motor otto e diesel da sua extensa gama.
    Quando escrevi aquilo, estava a pensar precisamente nesses motores.

  3. #123
    Banido Motronic's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Lá fora há muito, mas não posso viver com o que se passa lá.

    Posso ter o depósito no lugar da roda suplente, e o que tenho lá faço o que? Meto na mala? Deixo em casa e sujeito-me?
    Nem precisas. Podes trazer para cá!

    Fazes o que quiseres, que não precisas disso para nada!

    Na remota eventualidade de vires a ter um furo, podes-te socorrer dos kits para o efeito. Se tudo o resto falhar, podes sempre chamar a assistência em viagem!

  4. #124
    Piloto de Testes Shidoshi's Avatar
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    Eu não gosto de conduzir.

    Mas votei otto.

    Porque o que eu gosto é tentar pilotar...

    Para mim conduzir é andar devagar, cumprir os limites de velocidade, fazer pisca sempre que se muda de direcção, parar religiosamente em todos os stops (mesmo aqueles em cruzamentos de visibilidade total numa estrada deserta às 4 da manhã), olhar para os 3 espelhos em cada ultrapassagem, parar nos semáforos quando acende o amarelo, parar na passadeira quando uma velhinha chega ao passeio (mesmo daquelas com muletas que dão um passo a cada 5 min.)...

    Concluindo, para conduzir é diesel, feito para andar entre as 1000 e 1800rpm, nas calmas...para tentar pilotar é otto, "acelarar à parva" em estrada aberta ou circuito fechado, com muita troca de caixa à mistura.

  5. #125
    Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
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    Gasolina sem duvida, a rotatividade de um motor a gasolina é muito mais excited que um diesel, diesel acaba as 5000 e mesmo com turbo sente-se aquele kick entre as 2500 e as 3500 e depois acaba, enquantos os carros a gasolina sao mais rotativos e o binario extende-se bem mais lá em cima, para mim no que toca a prazer de conduçao é a minha escolha.


  6. #126
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Podes comparar, mas com fundamento. Os 10 cv não compensam o diferencial de peso.
    Por acaso sabes o diferencial de peso? não é tanto como parece. Eu tenho os 2 carros.

  7. #127
    Piloto Lendário Valium's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Voltando aos carros que conduzo, o clio puxa bem desde as 1750 e raramente passo das 3500 pk esta faixa de rotação dá para a minha condução. O astra até as 4000 está morto, a partir das 4000 já puxa mais um pouco mas parece que vai rebentar.

    ...

    P.S.- um porsche dar-me-ia muito prazer
    Eu ficava muito contente em andar no meu velhinho Corsa A 1.3 GT de 89, a cheira a gasolina quando atestava e ainda a carburador, por isso não tem nada a ver com Porsche e Ferrari
    E tinha muito mais "feeling" no Corsa do que tinha, por ex., num Megane II 1.5 Dci de 100cv, onde se sentia bem o turbo a entrar etc., que experimentei no outro dia de um amigo meu.

    É "diferente".
    Mas são gostos.

  8. #128
    Piloto de Testes bacalao's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Por acaso sabes o diferencial de peso? não é tanto como parece. Eu tenho os 2 carros.
    O Clio tem tem menos de 1100. o Astra tem 1250

  9. #129
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    Pensei que fosse mais. Mas mesmo assim a relação peso/potencia é favoravel ao Clio.

  10. #130
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    Só digo isto...otto power não importa que ande em quinta de 40km/h até aos 200 para isso só precisava de duas mudanças o carro primeira e quinta..
    mas pronto... tem piada alguns diesel..
    Agora um exemplo ...
    YouTube - Subaru Vivio Drifting

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
    Só digo isto...otto power não importa que ande em quinta de 40km/h até aos 200 para isso só precisava de duas mudanças o carro primeira e quinta..
    mas pronto... tem piada alguns diesel..
    Agora um exemplo ...
    YouTube - Subaru Vivio Drifting
    Eh, eh! 660cc powa!!!

    Não deve ser nada fácil provocar a traseira dum carrinho com uma distância de eixos tão curta!!!

  12. #132
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    Se fôr para o dia a dia em cidade prefiro um diesel.

    Se fôr para esticar mudanças prefiro um otto.

    Em dois carros equiparados, regra geral, prefiro o que puxa mais, mas até sou capaz de preferir um otto com um pouco menos potência só porque dá outro prazer chegar ao redline sempre a puxar. E pelo barulho que não tem nada a ver

    Há pouco tempo andei com um Smart Fortwo dos fraquinhos e achei o carro (se é que merece esse nome) muito mau!! muito mau mesmo!!!! Mas o barulhinho do motor otto a puxar e cortar rotação tinha piada(já à algum tempo que não conduzia um carro a gasolina)

  13. #133
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    Prazer só num Otto.

  14. #134
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Prazer só num Otto.
    Não tens prazer nenhum em rolar no S ? apreciar o pisar filtrado da suspensão pneumática, o espaço, a qualidade dos interiores, o bom toque dos comandos e reflectir sobre a qualidade do interface que a mercedes disponibiliza para poderes relacionar-te com a estrada ?

    e porque não a resposta poderosa e suave do 6 cilindros diesel ?

  15. #135
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Um 2.0 TFSI 200cv tem 280 Nm de binário.

    Um 2.0 TDI 170cv tem 350Nm.

    Ou seja, um diesel com menos 30cv e mais 70Nm. Agora faz uma repro no TDI, mete-o com 200cv e vê a diferença
    Esta comparação tem de tão real como de estupida (sem querer ofender).

    É obvio que os motores diesel com cavalagens semelhantes tem que ter binarios maiores... basta ver que fazem menos rotação, se tivessem menos binario teriam diferenças brutais de cavalagem!

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Não.

    Aumentar a potencia do TDI para igualar o TFSI é só metê-lo no mesmo patamar deste. Mas pronto ficam os dois de origem. Um diesel de 170cv tem mais binário que um otto de 200cv, com a mesma cilindrada e o mesmo fabricante.

    Queres um exemplo de um diesel com muito binário?

    250 CDI--->500Nm

    É um motor 2.1. Apenas e só um 2.1. Tens algum exemplo de um otto com esta cilindrada e com este binário? De origem claro
    Mais uma vez, insere-se na questão que coloquei acima.

    Não tem qualquer logica. É uma comparação estupida.

    Se olharem para numeros num motor e usar matematica simples, pode até ter alguma logica, mas os motores não se cingem a somas e subtrações.
    Esse motor tem muito binario porque faz poucas rotações. Senão pegas num camião americano a gasolina e vais ver que também tem muito binario, simplesmente porque faz pouca rotação, e da pouca que faz precisa de muito binario para ter muita potencia, visto que a rotação é menor.

  17. #137
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Não tens prazer nenhum em rolar no S ? apreciar o pisar filtrado da suspensão pneumática, o espaço, a qualidade dos interiores, o bom toque dos comandos e reflectir sobre a qualidade do interface que a mercedes disponibiliza para poderes relacionar-te com a estrada ?

    e porque não a resposta poderosa e suave do 6 cilindros diesel ?
    Existe uma sensação de bem estar, mas não me parece que isso tenha relação directa com o acto de conduzir. Não sei se me faço entender...

  18. #138
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    Para mim, até um carrinho de rolamentos serve (literalmente).

    Mas voltando ao tópico, o nível de entusiasmo depende do otto ou diesel.

  19. #139
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    De ambos ... mas prefiro Diesel.

  20. #140
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Não tens prazer nenhum em rolar no S ? apreciar o pisar filtrado da suspensão pneumática, o espaço, a qualidade dos interiores, o bom toque dos comandos e reflectir sobre a qualidade do interface que a mercedes disponibiliza para poderes relacionar-te com a estrada ?
    E nada disso tem a ver com o motor. Muito menos, com condução!

  21. #141
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    Otto, all the way

    E de preferência turbo

  22. #142
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    E nada disso tem a ver com o motor. Muito menos, com condução!
    Achas que o habitáculo, comandos, suspensão, etc. não influenciam em nada a condução

  23. #143
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    Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Sim muito provavelmente, mas olha que um V8 também é engraçado.

    É engraçado mas para fazer uma trialada (trialada com pés e cabeça não qauelas labreguices dos Americanos) um motor tipo Toyota 15b-ft bem mexido, não da confiança nenhuma a seja que V8 for.
    Última edição por SenhorVX : 06-01-10 às 11:24:46

  24. #144
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Achas que o habitáculo, comandos, suspensão, etc. não influenciam em nada a condução
    A suspensão, sim. Mas que eu saiba, não tens a opção de uma suspensão Diesel ou Otto!

  25. #145
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    Citação Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    É engraçado mas para fazer uma trialada (trialada com pés e cabeça não qauelas labreguices dos Americanos) um motor tipo Toyota 15b-ft bem mexido, não da confiança nenhuma a seja que V8 for.
    Aí, muito mais importante que o motor, é a transmissão!

  26. #146
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    Citação Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    É engraçado mas para fazer uma trialada (trialada com pés e cabeça não qauelas labreguices dos Americanos) um motor tipo Toyota 15b-ft bem mexido, não da confiança nenhuma a seja que V8 for.
    True

  27. #147
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Aí, muito mais importante que o motor, é a transmissão!
    Sim e mais importante que isso tudo são os pneus.

    Mas aqui estamos a falar de motores.

  28. #148
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    Citação Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    Sim e mais importante que isso tudo são os pneus.

    Mas aqui estamos a falar de motores.
    Precisamente!

    Que como eu disse, neste caso, não fazem a diferença!

  29. #149
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Achas que o habitáculo, comandos, suspensão, etc. não influenciam em nada a condução
    Se eu for fazer um passeio até Itália levo o S porque a condução é mais confortável e o meu prazer está em ver a paisagem, falar com a família, etc... e o conforto dá jeito, a mim e aos restantes passageiros. Não se trata propriamente de sentir prazer na condução, o prazer vem do conforto em que se faz a viagem.

    Situação diferente é num belo Domingo em Maio ir almoçar com uns amigos que moram em Azeitão. O filho tem a vida dele e só vou eu e a minha mulher. São 11 da manhã, temperatura amena, a estrada tem belas curvas... aqui sim surge o puro prazer de condução. O carro indicado não é um S, é um boxter para aproveitar o vento na cara, o ruído do motor, as reduções, o escorregar em curva, a posição de condução baixa, etc... Para isso quero um Otto.

    Fiz-me entender?

  30. #150
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Não posso comparar pk? Um tem 80cv o outro 90. A diferença de peso é absorvida pela maior potência do astra. O mais engrçado é que o clio carregado anda melhor que o astra vazio. Enfim. no fundo estou a ver que não podemos comparar nada. Eu tenho prazer no diesel e comprarei sempre diesel. Cada qual tem o prazer nos mais diversos aspectos da condução.
    Como em tudo, existem bons e maus exemplares dos dois lados da barricada.
    Experimentei esse 1.4 da Opel num Tigra Twintop e deve ser das piores coisas que já experimentei.
    O motor é 100% asmático!
    Não desenvolve, não tem carácter, é mudo, enfim, uma desgraça mecânica.
    Trocava de olhos fechados os 90cv do Astra pelos 45cv do meu primeiro carro, um simples e lento Uno.

    Tens de pôr as mãos (ou o pé) em motores Otto com mais carácter e vivacidade e talvez comeces a compreender o porquê de tantos fãs de motores Otto.

    E nem é preciso começar por alto.
    Experimenta o tri-cilindrico que vem com um simples Aygo. É a "loucura"

    Passa pelos pequenos Otto italianos, que costumam ser unidades bastante nervosas.

    E depois é sempre a subir.
    Os 2.0 NA de um Civic Type-R ou de um Clio RS, o sempre disponivel 2.4 de um Stilo Abarth.

    e se entramos nos v6 e inline-6 que proliferam por aí, não vais querer outra coisa.

    Diesel tem vantagens económicas, mas desde a banda sonora, à curta faixa de utilização (que no geral prejudica mais que ajuda na condução urbana), acaba por ser uma experiência menos rica que um bom otto, e não há fé no binário que resista.
    Tendo em conta as caracteristicas do motor, diesel é bom pra longas tiradas em AE ou EN, ritmos estáveis e tal...

    Otto é muito melhor adaptado a momentos de condução mais empenhada.

    Claro, respondendo ao tópico, retiro sempre mais prazer de um bom otto que de um bom diesel. São sempre mais cativantes.

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