Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel? - Página 8

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Votantes
192. Não pode votar nesta sondagem
  • Otto

    141 73.44%
  • Diesel

    13 6.77%
  • De ambos

    33 17.19%
  • Não sinto prazer em conduzir

    5 2.60%
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Título: Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

  1. #211
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    Com ou sem o "maquinista"?
    Bem observado.

    Sem maquinista...


  2. #212
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    Ainda hoje foi bom esticar uma segunda dos 20 aos 90 km/h a caminho de casa num rápido. Quero lá saber, eu gosto que a mudança acabe tarde
    O problema de um motor otto atmosférico (com turbo já é diferente) é quando a relação peso/potência é desfavorável e quando não entramos numa subida numa mudança mais baixa porque não temos o turbo para nos socorrer. Claro que isto aplica-se a carros de motores pequenos como 1.4 e 1.6, daí para cima começa a ser mais fácil e um 6L da BMW raramente se queixará de "falta de força".
    Mesmo atmosférico, otto all the way. Otto com turbo=brutal
    Não é preciso ter otto para fazer isso.

    Otto com turbo depende do turbo:
    YouTube - Mitsubishi Evo 8 Vs Fiat Stilo on top gear

    Mas uma a baixo e está o assunto resolvido.

  3. #213
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    Por isso é que pocket rocket's como o G40, 106 GTI, Cup, Ax GTi, Swift GTi e outros são tão exicted de conduzir

    Reparem só no Polo 1.3 G40, 800 kg's para 115 hp's:
    O que dá uma relaçao peso/potência de 1hp/6.95 kg's

    O verdadeiro caixão com rodas
    Pois. Já andei em carros com 150cv a pesarem quase 2 toneladas e não são nada entusiasmantes, conseguem ter uma relação peso/potência ainda pior que o meu.
    Tudo bem que em AE bem lançados parece que vão colados ao chão e a potência vai chegando e sobrando, mas em aceleração nas nacionais e cidade fica mais complicada a tarefa.
    6.95 de relação peso/potência é excelente, boas recordações de andar num Cup, num 106 GTI e no Swift GTI

    O Ritmo 125 TC Abarth do meu vizinho tem 125cv para 980kg, o que não é nada mau (7.84 de relação peso/potência).

    Por outro lado, tenho um 1.4 Hdi de um colega em que já andei e são 70cv para 1180kg, que dá uma relação peso potência de 16.8. Agora imagina este carro comigo e com ele (90 kg cada um de nós) mais as marias a ir à Serra da Estrela. Foi sempre a fundo do Porto até ao destino, a relação peso potência estava acima dos 21 kg para cada cv do carro.
    Ele que vinha de um corsa B de 865kg com 90 cv teve uma "adaptação" complicada

  4. #214
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    Não é preciso ter otto para fazer isso.

    Otto com turbo depende do turbo:
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    Mas uma a baixo e está o assunto resolvido.
    Eu vi esse episódio, aquele laaaag foi fatal face à Fiat

  5. #215
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    Bem observado.

    Sem maquinista...
    No meu caso:
    Com maquinista: 12.2 kg para cada cv
    Sem maquinista: 11.3 kg para cada cv

    Como o "maquinista" não ajuda muito ao peso lá tem ele de ver piorada a relação peso potência. Mas como ele não anda sozinho...
    Mas nada que não se resolva com uma abaixo, nunca perdoo e não tenho paciência para ir ali a recuperar em mudanças altas que até nem são nenhuma tortura. Bota 3ª e quando é para divertir bota 2ª, há que aproveitar a faixa de rotação e desligar o rádio por um bocado


  6. #216
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Não é preciso ter otto para fazer isso.

    Otto com turbo depende do turbo:
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    Mas uma a baixo e está o assunto resolvido.
    Epá, estes gajos não são nada estúpidos nem tendenciosos.... Nada mesmo... Nã....


  7. #217
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Não.

    Aumentar a potencia do TDI para igualar o TFSI é só metê-lo no mesmo patamar deste. Mas pronto ficam os dois de origem. Um diesel de 170cv tem mais binário que um otto de 200cv, com a mesma cilindrada e o mesmo fabricante.

    Queres um exemplo de um diesel com muito binário?

    250 CDI--->500Nm

    É um motor 2.1. Apenas e só um 2.1. Tens algum exemplo de um otto com esta cilindrada e com este binário? De origem claro
    A5 2.0 TDI Quattro
    Cilindrada (cc) 1968
    Binário máximo (Nm) 350
    Potência máxima (cv) 170
    Velocidade máxima (km/h) 228
    Aceleração dos 0-100 km/h 8.2

    A5 Sportback 2.0T FSI 211cv quattro
    Cilindrada (cc) 1984
    Binário máximo (Nm) 350
    Potência máxima (cv) 211
    Velocidade máxima (km/h) 242
    Aceleração dos 0-100 km/h 6.7

    São do mesmo fabricante com cilindradas semelhantes logo não poderiam ter o mesmo binário era assim o teu raciocínio?

    O pormenor msm engraçado é que o diesel é mais caro... e eu só vejo A5 TDI's... este ppl que dá 50 mil € por um carro leva os consumos mesmo a sério

    Em relação ao 250 CDI e os seus 204 cv e 500 nm, podemos fazer o pensamento inverso, ou seja, para que um carro a gasolina tenha 500 nm teria de extrair mais de 300 cv's o que é não é assim tão fiável mecânicamente, mas basta veres que com mais 300cc já tens o Focus RS com 440 nm que nem vale a pena comparar com o 250 CDI

    O que tu podes argumentar é que entre 2 carros a gasolina e a diesel com a mesma potência, o diesel terá que ter obrigatoriamente mais binário.. o que é uma consequência física de possuir uma faixa de rotação bastante menor

    Cumprimentos

  8. #218
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  9. #219
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    Otto: 116
    Diesel: 8

    As outras opções não são carne nem são peixe por isso fico-me por analisar estas duas opções.

    Grande parte da votação dos ottos vem de quem tem motores apenas atmosféricos (em que me incluo) e mesmo assim os turbo diesel (turbinados) não reúnem consenso nenhum no que toca a extrair prazer de condução. Então da parte de quem tem diesel atmosférico (que já andei em alguns) duvido que tenha sequer um voto de prazer face aos ottos da mesma cilindrada.
    Se estivéssemos todos já daqui a uns anos com ottos turbinados, creio que o resultado era totalmente esclarecedor.
    É apenas o que os números nos dizem

  10. #220
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    Eu tanto me venho no Otto como num Diesel.

  11. #221
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    Citação Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
    Eu tanto me venho no Otto como num Diesel.
    Também eu. Mas com o carro em movimento só mesmo no otto

  12. #222
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    Também eu. Mas com o carro em movimento só mesmo no otto
    Ahn ?

    Dizes que não se tiveres num Diesel ?

  13. #223
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Otto: 116
    Diesel: 8

    As outras opções não são carne nem são peixe por isso fico-me por analisar estas duas opções.
    Os outros não são "carne nem peixe" porque?

  14. #224
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    De acordo com a formulação da pergunta, existem duas opções: otto ou diesel o que invalida o "ambos" ou "não sinto prazer a conduzir" (esta é deprimente ).
    É só a minha opinião e o resultado fala por si. Esperava mais equilíbrio, mas afinal isso não se verificou

  15. #225
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    Ahn ?

    Dizes que não se tiveres num Diesel ?
    Num comercial não dá

  16. #226
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    Nunca conduzi nenhum carro que se possa apelidar de "bomba".

    Em carros normais, prefiro diesel.

  17. #227
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    Num comercial não dá
    Temos menino...

    Não dá...

    Contudo eu falei em Diesel, nem todos os Diesel são comerciais...

  18. #228
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    Temos menino...

    Não dá...

    Contudo eu falei em Diesel, nem todos os Diesel são comerciais...
    Era aí que eu queria chegar homem!
    Quando andava num estragava sempre a noite. Por isso é que passei com urgência para um 5p

  19. #229
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    Era aí que eu queria chegar homem!
    Quando andava num estragava sempre a noite. Por isso é que passei com urgência para um 5p
    Eu cá nunca tive stresses nenhuns...é mais apertadinho e tudo.

  20. #230
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    Eu cá nunca tive stresses nenhuns...é mais apertadinho e tudo.
    A mim fazia-me (e faz) confusão ter por ali o volante, manete de velocidades e travão de mão no meio. O que é fixe é um bom banco de trás, pena era a suspensão de origem do Ibiza com 16 anos que acordava a vizinhança

  21. #231
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    Eu sou aquele que acha que tanto se tira prazer de condução de um diesel de 75cv como de um otto atmosférico. Tenho lido aqui .. basicamente toda a gente associa prazer de condução a velocidade e a acelarar e a tudo isso. Eu do meu carro W124 200D, extraio um prazer de condução magnifico, adoro conduzir aquilo, sentir uma banheira enorme com conforto a dar com pau, no qual a velocidade não é o mais importante, calha bem fazer uma viagem naquilo, e andar em nacional é óptimo, é um prazer de condução excelente e diferente de outro exemplo que também posso dar.
    Cá por casa anda para escavacar, um opel velho de 1990 com o motor do corsa GT, carburador duplo 1.3... foi comprado para ir a lenha, etc ja a uns tempos... mas .. foi uma caixa de surpresas.. anda como breu! Às vezes aptece-me sair para "desanuviar" a cabeça, e para isso gosto de levar aquele .. otto atmosférico, a maior carcaça que existe, mas que dá um prazer do caraças ouvir aquilo a gritar e a gritar. Já lhe esgotei o red line para lá das 7000 que aquilo não corta e é.. mágnifico , contudo é um carro que curvas, nada disso agora andar a reduzir, e esticar mudanças... é do melhor!

    Com isto quero dizer.. acho que cada um extrai prazer de condução de qualquer carro, desde que goste de conduzir, cada carro transmite a sua sensação e acho que isso não se pode generalizar, daí haverem uns que preferem conforto, outros conduçao desportiva etc.. e cada um vai tirar proveito daquilo que valoriza mais. Eu gosto de todo o tipo de conduçao, como tal gosto de todo o tipo de carros.. nem que seja um tata nano para rebentar na mata

  22. #232
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    Não consigo extrair prazer de condução num carro que só tem força entre as 1500 e as 3000 rpm...

    Tudo bem que há muitos diesel bons, potentes, etc... mas para cada carro desses, eu arranjo 10 carros otto melhores...

  23. #233
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    Otto obviamente.

    Os Diesel têm ejaculação precose.Morrem logo às 4000rpm. E isso é muito triste.

    Carros a diesel são bons para muitos fins, mas para diversão a resposta é o otto.

    Por alguma razão não existem superdesportivos a Diesel. Lambo, Ferrari, Bugatti, Koenigsegg, Pagani é tudo a gasolina. E nem a Audi que tem uma linhagem grande de diesels se aposta num R8 a diesel. O mesmo pode-se dizer da BMW que nunca lançou um M a Diesel.

    Outro aspecto muito importante é o som. Motores a otto produzem sons muitos bons, os a diesel fazem som de betoneira.

    Simplesmente acho que é indiscutível o domínio dos otto no campo da diversão. No entanto para andar no dia a dia não tenho nada contra um bom turbodiesel. Até conduzo frequentemente um.

  24. #234
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    Para carros equivalentes, o Otto, sem dúvida. O diesel só mesmo para o prazer na carteira

  25. #235
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    Sem duvida otto , diesel é para tractores agricolas

  26. #236
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    Vamos lá ver, prazer que se extrai...

    O otto pode ser a nossa estimada Monica Bellucci



    Ideias par ao diesel?

  27. #237
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    Vamos lá ver, prazer que se extrai...

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  28. #238
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    Vamos lá ver, prazer que se extrai...

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    Ideias par ao diesel?


    If you know what I mean

  29. #239
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    Num comercial não dá
    Não dá???

    Isso é muita falta de jeito e experiência.

  30. #240
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    Não dá???

    Isso é muita falta de jeito e experiência.
    Eu continuo a achar que nada como um bom banco traseiro, dá para improvisar muito mais e nisso dava valor á astra caravan do meu pai.
    Comparado com o ibiza comercial um gajo só não fazia lá a espargata porque não calha.


    KPT, quanto à Heather Brooke...isso exigia muiiita rotação. Só ao alcance de um Wenkel

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