Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

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Votantes
192. Não pode votar nesta sondagem
  • Otto

    141 73.44%
  • Diesel

    13 6.77%
  • De ambos

    33 17.19%
  • Não sinto prazer em conduzir

    5 2.60%
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Título: Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

  1. #1
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
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    Por Defeito Vocês extraem mais prazer de condução de um otto ou de um diesel?

    Longe da discussão pura e simples de qual é o mais barato ou mais vantajoso, debruço-me sobre o prazer de condução.

    Se compararmos motorizações a gasolina e a diesel de um mesmo carro, de qual deles se retirará mais prazer de condução?

    Não respondam gasolina ou diesel consoante o carro que possuem, mas cinjam-se ao prazer de conduzir… e justifiquem.


  2. #2
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
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    lol

    Isso nem se pergunta. Diesel é bom para consumos. Só para quem quer tentar fazer algo mais do carro diesel que tem é que encontra argumentos para dizer que dá prazer de condução.

  3. #3
    Banido Motronic's Avatar
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    Sabes que vai ser mais uma daquelas discussões, não sabes?

    Mas ainda bem que incluíste a última opção.

  4. #4
    Piloto Veterano Karma's Avatar
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    Depende do carro. Entre o C4 1.4 e um C4 1.6 HDI prefiro o diesel. Entre um Clio RS e um Clio 1.5dci prefiro o RS.

  5. #5
    Piloto Lendário Valium's Avatar
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    Neste momento o diesel que é o que tenho...

    Não votei.


  6. #6
    Piloto de Testes bacalao's Avatar
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    Por Defeito

    Eu gosto mais do Otto, dada a sonoridade.

    já em relação a comportamento do motor, isso depende mais das características aplicadas. Posso gostar mais de conduzir certos Diesel do que alguns Ottos, mas se fosse eu proprio a escolher um motor personalizado, escolhia um Otto como base.

  7. #7
    Banido Nero's Avatar
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    Um carro com motor otto tem sempre mais potencial para proporcionar prazer que um carro com motor diesel equivalente.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Depende do carro. Entre o C4 1.4 e um C4 1.6 HDI prefiro o diesel. Entre um Clio RS e um Clio 1.5dci prefiro o RS.
    E que tal dentro da mesma cilindrada? (já nem comento o facto de comparares atmosféricos com turbos...)

  9. #9
    Piloto Veterano Karma's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    E que tal dentro da mesma cilindrada? (já nem comento o facto de comparares atmosféricos com turbos...)
    São dentro da mesma potência (1.4 tem 90cv, 1.6HDI também). Os motores atmosféricos não dão mais prazer de condução?

  10. #10
    DiogoSilva
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    Eu respondi que gosto dos dois.

    A sonoridade de um bom otto não tem comparação e as rotações elevadas então
    Como dizia o Sr. Porsche, "O prazer da condução começa nas 5000 rpm"

    Mas os motores diesel têm o poder do binário, conseguem colar-nos ao banco, conseguem ir em 6ª e ultrapassar sem reduzir.

    Ambos têm as suas virtudes e defeitos, cada um tem que pensar no que gosta mais.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    São dentro da mesma potência (1.4 tem 90cv, 1.6HDI também). Os motores atmosféricos não dão mais prazer de condução?
    Depende!

    Diria que depende acima de tudo da curva de binário, mas cada qual, sabe de si.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Mas os motores diesel têm o poder do binário, conseguem colar-nos ao banco, conseguem ir em 6ª e ultrapassar sem reduzir.
    Diz antes, os motores sobrealimentados.

  13. #13
    DiogoSilva
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Diz antes, os motores sobrealimentados.
    Mesmo os otto sobrealimentados perdem em binário para os diesel sobrealimentados

  14. #14
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    Gasolina.

    É pela suavidade e silêncio superiores na hora de conduzir normalmente e pela garra a subir de rpm e ronco forte na hora de abordar a faixa superior do taquímetro.

    A rapidez pura e dura fica para 2º lugar, assim a diferença não seja demasiado relevante.

    Obviamente, como em tudo há excepções e isto não quer dizer que não haja diesel que consigam proporcionar o dito prazer...embora menor.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Mesmo os otto sobrealimentados perdem em binário para os diesel sobrealimentados
    Alguns sim. Outros, não.

  16. #16
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    Sou um dos suspeitos do costume...
    Obviamente que me debruço nos motores com ciclo Otto.

    Os consumos baixos nunca deram prazer de condução a ninguém, exceptuando o prazer de se ter mais uns trocos na carteira.
    O binário mais alto não dá prazer só porque não se tem que reduzir na caixa.
    Se a preguiça de reduzir é elevada, então existem carros com caixa automática.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Eu respondi que gosto dos dois.

    A sonoridade de um bom otto não tem comparação e as rotações elevadas então
    Como dizia o Sr. Porsche, "O prazer da condução começa nas 5000 rpm"

    Mas os motores diesel têm o poder do binário, conseguem colar-nos ao banco, conseguem ir em 6ª e ultrapassar sem reduzir.

    Ambos têm as suas virtudes e defeitos, cada um tem que pensar no que gosta mais.
    Mas e por quanto tempo?
    Um bom motor a gasolina é capaz de nos colar ao banco por uma maior faixa de rotações.
    Aliás, esta é outra das vantagens de um motor a gasolina: a faixa de utilização.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Mesmo os otto sobrealimentados perdem em binário para os diesel sobrealimentados
    Não tenho essa ideia, parece-me ser igual

    por exemplo, um 2.0 turbo a gasolina anda nos 350 N.m

    Penso que um 2.0 turbo a gasoleo anda por ai tambem.

  19. #19
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    Mais um para os otto...

  20. #20
    DiogoSilva
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    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Mas e por quanto tempo?
    Um bom motor a gasolina é capaz de nos colar ao banco por uma maior faixa de rotações.
    Aliás, esta é outra das vantagens de um motor a gasolina: a faixa de utilização.
    Um otto é mais progressivo, não nos cola tanto ao banco, devido a ter uma maior faixa de rotações.

    É claro que um otto com 400 ou 500 cv cola de qualquer maneira

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Mas e por quanto tempo?
    Um bom motor a gasolina é capaz de nos colar ao banco por uma maior faixa de rotações.
    Aliás, esta é outra das vantagens de um motor a gasolina: a faixa de utilização.
    Exactamente. Apesar de não ser um factor desprezível, um motor diesel cria da uma ideia algo falsa porque o binario máximo aparece cedo.

  22. #22
    DiogoSilva
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Não tenho essa ideia, parece-me ser igual

    por exemplo, um 2.0 turbo a gasolina anda nos 350 N.m

    Penso que um 2.0 turbo a gasoleo anda por ai tambem.
    Um 2.0 TFSI 200cv tem 280 Nm de binário.

    Um 2.0 TDI 170cv tem 350Nm.

    Ou seja, um diesel com menos 30cv e mais 70Nm. Agora faz uma repro no TDI, mete-o com 200cv e vê a diferença

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    Não tenho essa ideia, parece-me ser igual

    por exemplo, um 2.0 turbo a gasolina anda nos 350 N.m

    Penso que um 2.0 turbo a gasoleo anda por ai tambem.
    A questão é que as coisas não são tão lineares, e as generalizações dão nisto. Tudo depende da pressão de sobrealimentação, e rendimento do(s) intercoolers(s), que não são necessariamente idênticos em todos os motores (basta ver quantos patamares de potência há por vezes para os mesmos motores). O único factor objectivo que pende favoravelmente a favor dos Diesel no que toca a binário, é a taxa de compressão superior.

  24. #24
    DiogoSilva
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Alguns sim. Outros, não.
    Olha que devem ser muito raras as excepções

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Um 2.0 TFSI 200cv tem 280 Nm de binário.

    Um 2.0 TDI 170cv tem 350Nm.

    Ou seja, um diesel com menos 30cv e mais 70Nm. Agora faz uma repro no TDI, mete-o com 200cv e vê a diferença
    E podes fazer a mesma repro no TFSI, e metê-lo com bem mais potência que o TDI.

  26. #26
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    Gasolina, sem sombra de dúvida...

    Os diesel evoluiram muito nos últimos anos, mas no capítulo de dar prazer, talvez nem 10 motores diesel dos actualmente comercializados cheguem lá...

    Os gasolina são outra louça, falando genéricamente e em carros desportivos, são mais fléxiveis, têm faixas de utilização maiores, e não vivem da fé do binário, mesmo que essa fé em estrada não diga nada...

    Se me dessem uma tarde num Golf VI desportivo, entre o GTI e o GTD, escolheria sempre o GTI

  27. #27
    DiogoSilva
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    E podes fazer a mesma repro no TFSI, e metê-lo com bem mais potência que o TDI.
    Isso sei eu. Mas não é justo.

    Se o 2.0 otto tem 200cv é justo meter o 2.0 diesel com a mesma potência, mas aumentar a do otto já não é

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    A questão é que as coisas não são tão lineares, e as generalizações dão nisto. Tudo depende da pressão de sobrealimentação, e rendimento do(s) intercoolers(s), que não são necessariamente idênticos em todos os motores (basta ver quantos patamares de potência há por vezes para os mesmos motores). O único factor objectivo que pende favoravelmente a favor dos Diesel no que toca a binário, é a taxa de compressão superior.
    Eu sei que não são lineares, não é só de valores máximos que vive um motor.

    A questão que veio a baila foi só essa, o binario maximo.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Isso sei eu. Mas não é justo.

    Se o 2.0 otto tem 200cv é justo meter o 2.0 diesel com a mesma potência, mas aumentar a do otto já não é
    Não é justo porquê?!

    Se é justo para um, é igualmente justo para outro!

  30. #30
    DiogoSilva
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Não é justo porquê?!

    Se é justo para um, é igualmente justo para outro!
    Não.

    Aumentar a potencia do TDI para igualar o TFSI é só metê-lo no mesmo patamar deste. Mas pronto ficam os dois de origem. Um diesel de 170cv tem mais binário que um otto de 200cv, com a mesma cilindrada e o mesmo fabricante.

    Queres um exemplo de um diesel com muito binário?

    250 CDI--->500Nm

    É um motor 2.1. Apenas e só um 2.1. Tens algum exemplo de um otto com esta cilindrada e com este binário? De origem claro

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