Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL o que realmente se perde em termos de condução ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL o que realmente se perde em termos de condução ?

    O tema do GPL já foi amplamente debatido por aqui e todos sabemos dos constrangimentos que implica cá em Portugal, como :

    - Limitações de estacionamento
    - Obrigatoriedade de autocolante
    - Perca de espaço na bagageira ou pneu suplente,
    - Etc.

    Mas passando por cima disto tudo, em termos de condução, de motor o que é que realmente muda ?

    - O barulho é exactamente igual ?
    - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
    - A longevidade do motor é afectada ?
    - Gasta mais ? Porquê ? faltam octanas ?

    Um carro a GPL deve ser considerado um carro a gasolina ou deve ser considerado um carro a GPL ?

    #2
    Pouca experiência tenho com GLP, mas pelo que sei:

    Ctn a ser um carro a gasolina...porque na verdade tem os 2 combustiveis: Gasolina + GLP - Os primeiros km´s são feitos exclusivamente com gasolina.

    Os primeiros carros com GLP, sentia-se quando se permutava de um combustivel para o outro, um solavanco, mas nada de excepcional-

    Se retirassem a proibição de estacionar em parques fechados e já agora o autocolante...equacionava mais facilmente um carro a GPL, do que a diesel.

    Comentário


      #3
      As perdas de potência já nada tem haver com o "antigamente".

      Ainda hoje li um artigo sobre o Focus 1.6 de 115cv que passou a estar disponivel (em ITALIA) desde final do ano que findou com sistema de GPL desde "novo", sendo que o mesmo a GPL debita 111cv, mas dizem que a perca de 4 cv não se sente de forma alguma no carro.

      Já antes de aplicarem o GPL ao 1.6, o Focus tinha o GPL no 2.0 de 145cv.

      Pena é que este motor (1.6 de 115cv que é de injecção directa) deixou à muito de ser comercializado cá.


      Ford Focus GPL: nuovo motore | Alla Guida
      Ford Focus GPL - Infomotori.com
      Editado pela última vez por nto; 06 January 2010, 18:47.

      Comentário


        #4
        Aqui está um tópico para acompanhar com atenção porque de GPL não percebo muito

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          O tema do GPL já foi amplamente debatido por aqui e todos sabemos dos constrangimentos que implica cá em Portugal, como :

          - Limitações de estacionamento
          - Obrigatoriedade de autocolante
          - Perca de espaço na bagageira ou pneu suplente,
          - Etc.

          Mas passando por cima disto tudo, em termos de condução, de motor o que é que realmente muda ?

          - O barulho é exactamente igual ?
          - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
          - A longevidade do motor é afectada ?
          - Gasta mais ? Porquê ? faltam octanas ?

          Um carro a GPL deve ser considerado um carro a gasolina ou deve ser considerado um carro a GPL ?
          Do pouco contacto que tive, não notei diferenças (um straight 6 de 2L), kit de injecção sequencial. O ruído é capaz de ser um pouco diferente, mas pelo que dizem, mais uma vez, não o constatei, será até menos ruidoso.

          Em termos de desempenho, com um instalação convencional, perde-se sempre qualquer coisa. Já com os sistemas de injecção na fase líquida, não só não se perde, como se pode ganhar (é um pouco como ter mais um intercooler). Para mais, dispensa o arranque a gasolina, pelo que o motor pode ser de facto afinado para GPL.

          Não há razão para se perder longevidade. Pelo contrário. Por ser um combustível com menos impurezas, vai necessitar de menos intervenção a nível de limpeza de injectores e descarbonização. Por outro lado, ao ser instalado em motores mais rodados, poderá evidenciar o desgaste já sofrido pelas mesmas razões.

          A última questão é interessante. Os consumos são mais elevados, porque o GPL menos energético que a gasolina. Por outro lado, tem um índice de octanas superior (cerca de 100, contra 95 ou 98 da gasolina vendida na UE), o que permite mexer no ponto de ignição, aumentando o binário, e consequentemente, a potência, bem como a própria eficiência. Isto é, num motor afinado para funcionar a 100 octanas, a diferença pode até favorecer o GPL.

          Em Portugal, um carro a GPL é homologado como Gasolina+GPL. Mas o combustível principal continua a ser a gasolina. Tanto que, quando os carros vão à IPO, as medições de CO fazem-se a gasolina, não a GPL.
          Editado pela última vez por Motronic; 06 January 2010, 18:52.

          Comentário


            #6
            U

            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            Em termos de desempenho, com um instalação convencional, perde-se sempre qualquer coisa. Já com os sistemas de injecção na fase líquida, não só não se perde, como se pode ganhar (é um pouco como ter mais um intercooler). Para mais, dispensa o arranque a gasolina, pelo que o motor pode ser de facto afinado para GPL.
            Qual é a diferença entre uma instalação convencional e um sistema de injecção na fase líquida? Pensava que os sistemas de injecção líquida não eram permitidos em Portugal.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
              Qual é a diferença entre uma instalação convencional e um sistema de injecção na fase líquida? Pensava que os sistemas de injecção líquida não eram permitidos em Portugal.
              A minha experiencia GPL resume-se a uma 320i touring de 89 que com 350.000 kms fez cmg num ano 30.000 kms como burra de carga (foi comprada unica e exclusivamente para carregar motas + atrelado). Nunca deu ploblemas e era sempre a esmifrar pela auto estrada, carregadinha e a fazer consumos de 20l.

              O sistema era dos primeiros BRC, muito basico. Funcionava apenas a GPL.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                Qual é a diferença entre uma instalação convencional e um sistema de injecção na fase líquida? Pensava que os sistemas de injecção líquida não eram permitidos em Portugal.
                E não são.
                Mas não é por isso que deixo de os considerar.

                Uma instalação convencional vaporiza o gás. Por isso é que é necessário arrancar a gasolina, para aquecer o liquido de refrigeração, que, por seu lado, irá servir para vaporizar o gás.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Malleno Ver Post
                  A minha experiencia GPL resume-se a uma 320i touring de 89 que com 350.000 kms fez cmg num ano 30.000 kms como burra de carga (foi comprada unica e exclusivamente para carregar motas + atrelado). Nunca deu ploblemas e era sempre a esmifrar pela auto estrada, carregadinha e a fazer consumos de 20l.

                  O sistema era dos primeiros BRC, muito basico. Funcionava apenas a GPL.
                  Se era um sistema "muito básico", como é que funcionava apenas a GPL

                  Comentário


                    #10
                    Bom tópico, tb vou seguir que não percebo nada disto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Se era um sistema "muito básico", como é que funcionava apenas a GPL

                      Por acaso fiquei com a mesma dúvida, é que vai contra tudo o que tenho ouvido falar até agora.

                      Comentário


                        #12
                        v7, a minha opinião vale o que vale, mas cá vai... A minha experiência é baseada num sistema de injecção sequencial, se for um aspirado é para esquecer (mesmo em carros a carburador).

                        - O barulho é exactamente igual ?
                        Não é exactamente igual. Normalmente a GPL o carro fica mais silencioso, no meu nota-se a ausência do matraquear dos injectores, mas regra geral os injectores de GPL fazem mais ruído.

                        - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
                        Perdes potência em altas (4 a 5cv), ganhas binário em baixas. Posso ir em aceleração e ir alternando entre combustíveis e não existe diferença.

                        - A longevidade do motor é afectada ?
                        Se tiveres um motor com sedes de válvulas macias sem lubrificação e andares sempre em altas vais ter problemas. Tirando isso, num motor "normal" este não forma depósitos de carvão, o óleo não é contaminado tão depressa e o escape anda sempre branquinho.

                        - Gasta mais ? Porquê ? faltam octanas ?
                        Gasta mais, no meu gasta cerca de 1l/100km a mais do que a gasolina. O problema (pelo menos cá) é que o GPL está a ser injectado em estado gasoso, roubando espaço ao ar. Pode-se colocar um carro a GPL com injecção gasosa a gastar o mesmo ou menos do que a gasolina, vamos é perder potência.
                        Se cá fosse legal instalar injecção liquida iríamos obter uma redução de consumo e um aumento de potência. Isto porque o GPL era injectado em estado liquido e não ocupava tanto espaço na admissão, e por não ser necessário aquecer o GPL para ser vaporizado este iria arrefecer a admissão, ar mais denso, mais potência.

                        Em 65.000km a GPL a única diferença que notei na condução é que ficou mais certinho de traseira com o peso extra, de resto está igual. E claro que é sempre bom ir à bomba e deixar apenas €25 em vez de €60 para fazer os mesmos quilómetros.

                        Mas é claro que o GPL tem os seus inconvenientes, a proibição de estacionar em subterrâneos é chata, no interior e Alentejo existem menos bombas (se sairmos das AE's, claro) e se andarmos com pouco GPL (2 ou 3 litros) é fácil passar para gasolina ao pisar um pouco mais no acelerador. Mas se também andarmos com 2 ou 3 litros de gasolina e fizermos o mesmo o carro deve ir abaixo.

                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                        Qual é a diferença entre uma instalação convencional e um sistema de injecção na fase líquida? Pensava que os sistemas de injecção líquida não eram permitidos em Portugal.
                        Não são permitidas as instalações de injecção liquida em Portugal. Conheço quem foi buscar um M3 com um sistema da Vialle de injecção liquida, veio assim instalado de França e cá foi aceite. O problema vai ser a manutenção.

                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        Se era um sistema "muito básico", como é que funcionava apenas a GPL
                        Sistema aspirado, daqueles que o consumo aumenta 30% e perde potência. São os sistemas que dão mau nome ao GPL... Este pode arrancar imediatamente a GPL, vai é andar aos soluços e a morrer até que aqueça.
                        Editado pela última vez por eduardomaio; 07 January 2010, 00:15.

                        Comentário


                          #13
                          Bom tópico.

                          Já agora aproveito para colocar tb umas questoes:

                          - Qual o motivo desse sistema de injecçao liquida do gas nao ser permitido em Portugal?

                          - Qual o motivo dos veículos a GPL nao poderem estacionar em parques subterraneos?

                          Comentário


                            #14
                            Tenho 2 familiares ambos com carros a GPL (já conduzi os dois, sendo um Astra e um Lancer).

                            Efectivamente há alguma perda de rendimento, mas não é significativa (quanto mais potente for o carro... menor a percepção da perda de rendimento). O investimento no sistema GPL (tipo 1500 a 2000 Euros) recupera-se rapidamente desde que se façam bastantes km's...

                            Exigem ainda, regularmente, alguma manutenção específica, tipo mudar a válvula do sistema, mas não é nada de mais e de resto até são mais "limpos" que os gasolina normais!

                            A actual legislação (nomeadamente a proibição do estacionamento em parques subterrâneos dado que o GPL é mais "pesado" que o ar) é o principal entrave ao seu crescimento!

                            Outra coisa ainda, os carros usados com sistema a GPL costumam ser mais baratos que os seus homólogos a gasolina costumam ser mais baratos! Pelo menos esta foi a minha experiência quando estive para comprar um...

                            PS - há um forum específico sobre GPL e quejandos... pesquisem na net!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              O tema do GPL já foi amplamente debatido por aqui e todos sabemos dos constrangimentos que implica cá em Portugal, como :

                              - Limitações de estacionamento
                              - Obrigatoriedade de autocolante
                              - Perca de espaço na bagageira ou pneu suplente,
                              - Etc.

                              Mas passando por cima disto tudo, em termos de condução, de motor o que é que realmente muda ?

                              - O barulho é exactamente igual ?
                              - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
                              - A longevidade do motor é afectada ?
                              - Gasta mais ? Porquê ? faltam octanas ?

                              Um carro a GPL deve ser considerado um carro a gasolina ou deve ser considerado um carro a GPL ?
                              Como tenho um carro a GPL, já posso deixar uma opinião amadora:

                              - No meu, como ainda não tenho injectores, não notei alterações do ruído. E mesmo que haja com a instalação de injectores, passa despercebido. Aumentas um pouco o rádio se for preciso..
                              - De momento e com a afinação que tenho, chego aos 200 e não passa. A descer já sobe mais um pouco. Mas até podes pedir ao instalador para afinar de maneira 'racing'. Já tive o meu assim mas não baixei dos 13L/100Km a gás quando o normal é 10/11L.
                              - Daqui a 100000Km falamos. De momento tenho 41150Km desde a instalação e não sinto diferenças.
                              - O eduardomaio já explicou de forma sucinta.

                              PS: 521Km com 31€, média de 9.98L/100, o que faz 6.13€ por cada 100km. Gpl está caro

                              Comentário


                                #16
                                Sou utilizador diário de GPL a cerca de 2,5 anos e 70.000km. O carro monta um kit de injecção sequencial tartarini.
                                Subescrevo as palavras do Eduardo. Contudo, no meu carro (156 1.6) não se nota qualquer alteração ao ruído do motor. Apenas o tal matraquear dos injectores de gás, mas só é notório de capot aberto e estando com atenção.

                                De resto, as perdas de performance são praticamente inexistentes e só se sente realmente o motor um pouco menos explosivo nas ultimas 500rpm's, em baixas o motor fica mais agradavel até.

                                Em relação a manutenção, troco um filtro de 20 em 20 mil km, filtro esse que com MO fica em 40€.

                                Em relação a manutenção do motor, foi alargada. Normalmente fazia 15mil km com o oleo (selenia 20k) e este começava a ficar escuro. Passei a fazer 20.000 e mesmo assim o oleo sai limpinho! Nesta ultima revisão, dos 140.000km, o oleo estava com 21500km e o mecânico nem acreditava. Saiu praticamente da cor do oleo novo.


                                NOTA: A boa eficácia do GPL depende muito do bom estado do motor. Se o GPL for aplicado num motor já com desgaste e com carvão, o GPL irá "lavar" os cilindros e valvulas, e ao fim de alguns km irá surgir os "podres" do motor. Pode levar ao aparecimento de consumo de oleo e perdas de compressão.
                                Recomenda-se um motor em bom estado. Se for um motor novo, será perfeito.
                                No meu caso apliquei o GPL aos 80.000km, e notei que o carro passou a consumir mais 0,5litros de oleo a cada 10.000km. Normalmente aos 10.000 levava um acerto de 0,5 e neste momento leva 1l, conforme a condução praticada. Contudo o motor também já vai em 142mil!

                                NOTA 2: Era conveniente os useres que foram colocando as opiniões, indicarem se instalaram um kit de injecção sequencial ou um kit aspirado. É que as diferenças de rendimento (performance e consumo) são notorias, com vantagem clara para os sistema de injecção.
                                Editado pela última vez por alfamaniaco; 07 January 2010, 09:42.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  .

                                  PS: 521Km com 31€, média de 9.98L/100, o que faz 6.13€ por cada 100km. Gpl está caro
                                  Eu tenho um gasto médio de 5,56euros/100Km a diesel...

                                  ...e estou a ponderar no futuro adquirir gasolina e por GPl, mas assim não compensa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                    Eu tenho um gasto médio de 5,56euros/100Km a diesel...

                                    ...e estou a ponderar no futuro adquirir gasolina e por GPl, mas assim não compensa...
                                    Tens de comparar com um carro de performance/idade semelhante ao teu...
                                    Não se deve comparar cegamente
                                    Editado pela última vez por Cobra; 07 January 2010, 10:17.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                      Eu tenho um gasto médio de 5,56euros/100Km a diesel...

                                      ...e estou a ponderar no futuro adquirir gasolina e por GPl, mas assim não compensa...

                                      Depende onde um e outro abastece.
                                      Aqui, 9,98litros de GPL custam 5,489€! Já compensava!
                                      Agora, é preciso fazer contas... e o que acontece é que normalmente as pessoas vão para o GPL, mas sobem MUITO de segmento e cilindrada.
                                      Por exemplo, não é invulgar pessoas que tenham por exemplo um clio 1.5 Dci, decidirem comprar um otto e meter a GPL. Só que em lugar de comprar um clio 1.4, por exemplo e assim realmente poupar, passam a compra de um safrane 3.0V6 que gasta 16 ou 17 e dizem que o GPL nem fica assim tão barato!
                                      Se é para poupar, há que fazer contas. Escolher o carro com base naquilo que ele gasta a gasolina, somar-lhe uns 10% ao consumo para especular o consumo a GPL e ver o resultado final.
                                      Um exemplo de um carro novo, infelizmente não vendido entre nós, que é excelente para comparar qual seria mais vantajoso.

                                      O Alfa Romeo MiTO.
                                      É vendido em itália na versão 1.4 turbo 120cv's a GPL.
                                      Era uma proposta interessantissima para nós, e que "aniquilava" as venda do 1.6 M-JET de 120cv's!

                                      Em termos de disponibilidade de motor, etc, são propostas muito semelhantes. Eu comprava na hora o 120 GPL em vez do 120 diesel!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                        Bom tópico.

                                        Já agora aproveito para colocar tb umas questoes:

                                        - Qual o motivo desse sistema de injecçao liquida do gas nao ser permitido em Portugal?

                                        - Qual o motivo dos veículos a GPL nao poderem estacionar em parques subterraneos?
                                        Quanto à primeira questão, não faço a menor ideia. Mas, a avaliar pelas outras restrições, deve ser igualmente ridícula.

                                        Quanto à proibição do estacionamento em parques fechados/subterrâneos, o fundamento, é que o GPL, sendo mais denso que o ar, em caso de fuga, se concentraria ao nível do chão, ao invés dos vapores de gasolina, que se espalham em todas as direcções, reduzindo os riscos de ignição/explosão. Na prática, tem mais a ver com as condições deficientes dos nossos parques, e da ainda mais deficiente fiscalização em tudo o que são obras.

                                        Em ambos os casos, são restrições que praticamente só se verificam em Portugal. Felizmente, Portugal não é o mundo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Muito bom

                                          Tenho uma Picasso 1.8, que já anda a GPL desde Outubro de 2008. Já lá vão ,mais de 20 mil kms e zero chatices. Noto uma ligeirissima perda em aceleração, mas, em contrapartida, o motor está mais suave, mais silencioso e o óleo parece novo.
                                          Quanto ao estacionamento subterrâneo, como "perdi" o autocolante estaciono onde quero. Quando vejo algum segurança por perto, mudo para gasolina para ele "sentir" o cheiro...
                                          Atesto o depósito com 46 litros, o que me custa 23/24 euros (na Repsol de Alfena o litro custa 0,528) e faço entre os 450 e os 470 kms.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            (...)

                                            Quanto à proibição do estacionamento em parques fechados/subterrâneos, o fundamento, é que o GPL, sendo mais denso que o ar, em caso de fuga, se concentraria ao nível do chão, ao invés dos vapores de gasolina, que se espalham em todas as direcções, reduzindo os riscos de ignição/explosão. (...)
                                            Sempre achei esse argumento falacioso, porque se tivermos uma fuga de gasolina, ela cai primeiramente para o chão, em estado liquido, e não se evapora em miseros segundos...

                                            E igualmente perigoso...




                                            Tive um 147 1.6 TS a GPL durante cerca de 20k kms ( se não me falha a memória ), e da 95 para o GPL notei melhorias de performance...


                                            De 15k em 15k kms levava um filtro que com MO ficava em 15€...


                                            Gastava menos ao final do mês do que agora com a 156 1.9 JTD, embora a diferença fosse minima...


                                            Aliás, dado que agora até me deram carro de empresa, e que o propósito com que a comprei nem se chegou a realizar bem, estou a pensar vendê-la e trocar por um Punto Sport ( >2000 ), que ja tive um, e colocar a GPL, mas como também os electricos já se avizinham, não sei bem ainda o que fazer...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                              Tens de comparar com um carro de performance/idade semelhante ao teu...
                                              Não se deve comparar cegamente
                                              Certo
                                              Mas não sei qual o carro em questão...
                                              O user deu o seu exemplo, e eu dei o meu, de modo a ser verificado que, realmente, é preciso fazer contas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                                Ctn a ser um carro a gasolina...porque na verdade tem os 2 combustiveis: Gasolina + GLP - Os primeiros km´s são feitos exclusivamente com gasolina.
                                                No último que andei, bastava acelerar para além das 2.000 rpm para comutar de gasolina para GPL... Mesmo a frio e com o carro parado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Sempre achei esse argumento falacioso, porque se tivermos uma fuga de gasolina, ela cai primeiramente para o chão, em estado liquido, e não se evapora em miseros segundos...
                                                  Mas são os vapores que se incendeiam. Não a gasolina em estado líquido.

                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Tive um 147 1.6 TS a GPL durante cerca de 20k kms ( se não me falha a memória ), e da 95 para o GPL notei melhorias de performance...
                                                  Em prejuízo dos consumos. Certo?

                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Aliás, dado que agora até me deram carro de empresa, e que o propósito com que a comprei nem se chegou a realizar bem, estou a pensar vendê-la e trocar por um Punto Sport ( >2000 ), que ja tive um, e colocar a GPL, mas como também os electricos já se avizinham, não sei bem ainda o que fazer...
                                                  Mas a esta altura, não devias já andar a água, ou coisa que o valha?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Quanto à primeira questão, não faço a menor ideia. Mas, a avaliar pelas outras restrições, deve ser igualmente ridícula.

                                                    Quanto à proibição do estacionamento em parques fechados/subterrâneos, o fundamento, é que o GPL, sendo mais denso que o ar, em caso de fuga, se concentraria ao nível do chão, ao invés dos vapores de gasolina, que se espalham em todas as direcções, reduzindo os riscos de ignição/explosão. Na prática, tem mais a ver com as condições deficientes dos nossos parques, e da ainda mais deficiente fiscalização em tudo o que são obras.

                                                    Em ambos os casos, são restrições que praticamente só se verificam em Portugal. Felizmente, Portugal não é o mundo!
                                                    Ok, obrigado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Mas são os vapores que se incendeiam. Não a gasolina em estado líquido.
                                                      Se pegares num isqueiro e chegares a uma taça com gasolina ela incendeia.
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Em prejuízo dos consumos. Certo?
                                                      Existe sempre um aumento nos consumos, porque a afinação é sempre feita para a pessoa não notar diferença de performance, mas ao final do mês, contas feitas, gastava menos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Quanto à primeira questão, não faço a menor ideia. Mas, a avaliar pelas outras restrições, deve ser igualmente ridícula.

                                                        Quanto à proibição do estacionamento em parques fechados/subterrâneos, o fundamento, é que o GPL, sendo mais denso que o ar, em caso de fuga, se concentraria ao nível do chão, ao invés dos vapores de gasolina, que se espalham em todas as direcções, reduzindo os riscos de ignição/explosão. Na prática, tem mais a ver com as condições deficientes dos nossos parques, e da ainda mais deficiente fiscalização em tudo o que são obras.

                                                        Em ambos os casos, são restrições que praticamente só se verificam em Portugal. Felizmente, Portugal não é o mundo!
                                                        Tem a ver com o ser coerente com o que o resto da legislação para GPL preconiza. Se não podes usar GPL, que n passa de Propano e Butano em caves, é normal que também não possas estacionar em caves. O que n invalida, que as instalações e as viaturas equipadas com meios especiais para prevenir eventuais fugas n pudessem ser autorizadas.

                                                        O que estupidamente acontece no nosso país, é que é muitas vezes proibido o estacionamento em parques, que À luz da legislação n são subterrâneos, e assim sendo o estacionamento deveria ser permitido. Basta que que exista uma saída permanente e de grande secção para o exterior à cota do exterior, para que este já n seja subterrâneo. Para quem conhece o estacionamento por exemplo do Shopping Rio Sul, À luz da legislação este n é subterrâneo, porque de um dos lados o seu piso mais baixo tem uma saída que fica perfeitamente À altura da estrada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho um 2.4 a gasolina que, teoricamente, justificaria um compromisso com o GPL.
                                                          Contudo, a impossibilidade de estacionar em garagens subterrâneas afastou, para mim, qualquer tipo de ponderação.
                                                          Admito, também, que não me agrada muito essa transformação, apesar de a reconhecer como mais económica, pois gosto do carro, nesse aspecto, tal como foi concebido, ou seja, a queimar gasolina, com a mala desimpedida e sem autocolantes garrafais na traseira.
                                                          Na verdade, se para mim o consumo e o inerente custo constituísse um problema a ponto de ter que colocar o sistema GPL, teria seguramente optado por um diesel.

                                                          Ainda assim, percebo perfeitamente que para muitos é uma solução muito prática, económica e que, a médio prazo, se revela rentável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            - Quanto pesa o sistema GPL?

                                                            - Há um botão que permite por o motor a trabalhar exclusivamente a GPL ou gasolina, certo? No 2º caso, a perda de potencia continua a verificar-se?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X