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A história do BMW "possuído"

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    A história do BMW "possuído"

    Bem, a história foi contada pelo dono do protagonista ao meu pai. O protagonista trata-se dum série 3/5 (o meu pai não se recorda se era um série 3 ou 5). O dono do carro depois duma paragem na área de serviço de pombal, entra no carro, liga o carro e ele simplesmente começa a acelerar sozinho! Sem ninguém pisar o acelerador! O dono do carro ao ver tal coisa ficou apavorado, e pior ficou quando desligou o carro, tirou a chave e mesmo assim o carro continuava a acelerar a uma rotação parva!!! O dono já não sabia o que fazer, os donos dos carros ao lado foram todos retirar os carros com medo que o dele começasse a arder. Entretanto aparece um individuo ao pé dele que lhe disse para encostar o carro (as rodas da frente) ao passeio, pôr 4ª e travar. Foi remédio santo. Entretanto verificou que o nível do óleo estava quase no fim.

    Acho que agora já levou o carro a uma oficina e a primeira coisa que lhe disseram foi: "Ó amigo, puseram óleo para motores a gasolina no seu diesel."

    Agora, adivinham qual foi a oficina onde é lhe meteram o óleo?

    Na BMW da Expo.

    Agora é assim, não sei se foi isso que provocou este problema mas em breve darei novidades.

    Já alguma vez aconteceu isto a alguém? É que é no mínimo muito estranho. Pelo menos para mim..

    Abraço.

    #2
    Não terá sido o turbo que foi a vida?

    Comentário


      #3
      De facto nunca tinha ouvido tal coisa...

      Como é que desligando o carro e tirando a chave, este continua a acelarar??

      Comentário


        #4
        Essa explicação de terem colocado óleo de um gasolina num diesel, é no mínimo estranha...

        Passo a explicar

        É que se virmos as referencias dos óleos, o mesmo óleo tanto dá para gasolina como diesel.

        Isto porque no mesmo óleo, irás por exemplo encontrar a referência de aplicação "API SL/CF" ou "ACEA A3/B4", sendo que as letras "SL" e "A3" significa que é apropriado para um carro a gasolina.

        Mas esse mesmo óleo, também tens as outras letras/números a seguir e as letras "CF" e "B4" significa que óleo também é adequado para motores a diesel...


        Assim sendo, o dito óleo é adequado tanto para gasolina como diesel.


        Já agora e a título de exemplo das ditas referências no mesmo óleo: GAMA STAR - Catálogo de Produtos - CEPSA


        Portanto e caso haja dúvidas, aqui ficam link's para esclarecer, tal como o da ACEA a explicar as suas letras:

        http://www.acea.be/images/uploads/files/20090105_081211_ACEA_Oil_Sequences_Final.pdf


        Por "API" ver: http://www.api.org/

        Por "ACEA" ver: http://www.acea.be/


        Se houver mais dúvidas é passar no tópico dos óleos, que isso já está por lá explicado (haja é coragem para procurar no meio de tantas páginas): http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-107.html
        Editado pela última vez por nto; 06 January 2010, 22:10.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
          De facto nunca tinha ouvido tal coisa...

          Como é que desligando o carro e tirando a chave, este continua a acelarar??
          Pelo que aprendi neste fórum (apesar da minha larga ignorância) é capaz de o óleo ter-se misturado na combustão fazendo a vez do gasóleo, portanto mesmo cortando a alimentação de combustível havia outro nas câmaras... Espero não ter dito nenhuma grande asneira

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
            Pelo que aprendi neste fórum (apesar da minha larga ignorância) é capaz de o óleo ter-se misturado na combustão fazendo a vez do gasóleo, portanto mesmo cortando a alimentação de combustível havia outro nas câmaras... Espero não ter dito nenhuma grande asneira
            Obrigado pela (possivel) explicação.

            Comentário


              #7
              Aconteceu o mesmo a um conhecido meu com um Land Rover TD4. Desligou a chave, tirou-a fora, e ele sempre no máximo (red line). Só parou quando o motor gripou passado mais ou menos meia hora.
              Levou-o à JOP, e disseram que não assumiam nada porque, disseram eles, gripou por falta de óleo...

              Comentário


                #8
                Já tenho ouvido relatos de acontecimentos semelhantes, a solução é sempre engatar o carro para o fazer desligar.

                Comentário


                  #9
                  O que não faltam ai são casos desses.

                  O óleo começou em combustão e mesmo com o carro desligado o motor continua a mexer devido ao óleo a arder.

                  Em termos de acabar, pode acabar de 2 maneiras, gripado sem óleo, ou rebentado o motor.

                  A única soluçao é mesmop deixar o carro "ir abaixo" meter uma mudança alta, e largar a embraiagem de uma vez.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                    Obrigado pela (possivel) explicação.
                    De nada, agora só nos resta esperar pelo verdadeiros especialistas

                    P.S:Estou-me a lembrar de ter lido relatos sobre este fenómeno nos Laguna quando o turbo partia, o que dava azo à tal mistura de óleo, portanto é possível que tenha sido essa à causa já que o nosso colega forista NTO refere que a questão da troca de óleos não será assim tão relevante

                    Comentário


                      #11
                      Agora lanço uma questão...

                      Não terão colocado óleo a mais? (passado o nível aquando da mudança deste)...

                      Se calhar foi isso que fizeram... erradamente e depois o Turbo com a sua sede, toca a "chupá-lo" e manda-o para a admissão..
                      Editado pela última vez por nto; 06 January 2010, 22:28.

                      Comentário


                        #12
                        Já me contaram uma "aventura" destas há bastantes anos sobre um Uno Turbo que só desligou quando consumiu todo o óleo. Isto em plena A1.

                        Comentário


                          #13
                          Já ouví um relato desses na primeira pessoa. Passou-se com um Laguna II. Se bem me lembro foi o turbo. Desligou o carro, no botão, tirou o cartão e não saía do red-line. A solução foi por uma mudança alta e travar. O arranjo não foi barato, mas acho que foi suportado pelo stand que vendeu (usado).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            O que não faltam ai são casos desses.

                            O óleo começou em combustão e mesmo com o carro desligado o motor continua a mexer devido ao óleo a arder.

                            Em termos de acabar, pode acabar de 2 maneiras, gripado sem óleo, ou rebentado o motor.

                            A única soluçao é mesmop deixar o carro "ir abaixo" meter uma mudança alta, e largar a embraiagem de uma vez.
                            Nem mais , em principio vai abaixo.

                            Comentário


                              #15
                              Nunca tinha ouvido uma dessas!

                              Já sei o que fazer se alguma vez me acontecer.

                              Comentário


                                #16
                                Basicamente aconteceu isto... YouTube - BMW X5 Engine Problems

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso chama-se desalvorar o motor, ou autocombustão.

                                  Acontece porque por uma razão qualquer o óleo passou para a admissão (fuga no turbo, segmentos gastos...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Agora lanço uma questão...

                                    Não terão colocado óleo a mais? (passado o nível aquando da mudança deste)...

                                    Se calhar foi isso que fizeram... erradamente e depois o Turbo com a sua sede, toca a "chupá-lo" e manda-o para a admissão..
                                    Óleo a mais também pode ser a causa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Basicamente aconteceu isto... YouTube - BMW X5 Engine Problems
                                      Andava à procura desse vídeo, adiantaste-te

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aconteceu-me isso numa Kangoo, porque houve um problema com a tubagem de gasóleo que nao fazia retorno do excesso de gasóleo, misturando-se o excesso não queimado com o óleo que entrou em autocombustão enquanto estava parado num cruzamento ao ralenti. A solução foi engatar 5ª, travão pisado a fundo e soltar a embraiagem à bruta. Dali foi de reboque para a oficina!

                                        Comentário


                                          #21
                                          realmente, mesmo estranha a situação

                                          Comentário


                                            #22
                                            É uma situação caricata mas penso que as explicações foram dadas e ñ deve de andar mto longe do que foi já dito.


                                            Mas que é estranho e depois uma pessoa fica assim meia parva sem saber o que fazer...

                                            Mas se for turbo, normalmente acontece como o X5 vem uma carrada de fumo atrás até o óleo queimar todo ou o motor rebentar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais uma história de pipocada...

                                              Desengata-se e tira-se a chave, não há cá por óleo de gasolina em gasóleo e depois ele anda como se fosse a gasolina...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Uma questão... uma situação destas poderá apenas acontecer com motor a gasóleo ou a gasolina também se pode verificar?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O senhor do BMW vai na AE a abrir. Pára na área de serviço. Turbo quentíssimo. Não espera pelos 2/3 minutos que se deve deixar o carro trabalhar para os gases de escape sairem. O sistema de lubrificação é cortado, assim como o de refrigeração (do turbo). O turbo aquece a temperaturas anormais por ter os gases no seu interior. E parte. Quando se liga o motor, já o turbo estava defeituoso.

                                                  Óleo a gasolina? Não me convenceu. Óleo a mais poderia ser...mas pode simplesmente ter quebrado pela situação que eu descrevi...um turbo eventualmente parte, e tanto mais cedo é quanto pior for tratado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                                    Uma questão... uma situação destas poderá apenas acontecer com motor a gasóleo ou a gasolina também se pode verificar?
                                                    Sim, também pode acontecer num carro a gasolina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A ler este topico também pensei logo... meter a velocidade mais alta e largar a embraiagem e o motor para e só tem que se arranjar o problema, não rebentando o motor todo.

                                                      Depois lembrei-me... o meu carro tem caixa automatica, a dsg... se acontecesse no meu, o que fazia?!?!?!?!?!?!?! Não tou a ver nenhuma maneira de fazer o motor parar, quando muito reduzir a rotação, deixando-o andar e depois travar, mas ao chegar perto do relentin, ele "pisa" a embraiagem sozinho :s

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E se o carro tiver caixa automatica, que mudança se mete??

                                                        Ups!... Já aqui está a pergunta a baixo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Caixa automática tem de se abafar a entrada de ar no sistema de admissão, com uma camisola, ou qualquer coisa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso segundo sei é mesmo do óleo que é queimado por qualquer razão!

                                                            Já me aconteceu a mim num Range Rover, estávamos a fazer um Raid e capotámos o jipe. Enquanto estávamos a ser observados pela assitência médica, o jipe foi virado de volta ao sitio ao fim de uns bons 5 minutos capotado. Um parvalhão qualquer que estava a assistir começa aos berros a dizer que é mecânico e que não havia problema nenhum de o ligar para o tirar do sitio, entrou no carro deu à chave e imeditamente o jipe disparou para o red line. A solução também foi essa, um amigo do meu pai foi a correr e meteu-lhe 5º, ele foi abaixo.

                                                            Depois disso com o Range já na oficina do concessionário o mecânico disse-nos que já tinha lá tido um que só parou quando rebentou o motor, era automático...

                                                            Comentário

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