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Diferenças TDI 75 para o de 80

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    Diferenças TDI 75 para o de 80

    Bom dia a todos, a minha irmã vai trocar o seu Skoda Fabia 1.4 MPI que já conta com 124.000 km´s e que de facto se tem revelado um excelente carro, e por isso mesmo ela está a equacionar troca-lo por um outro Fabia, desta feita uma Skoda Fabia TDI Sw ( ela foi mãe à cerca de 2 meses e necessita de mais espaço na bagageira).

    Consultá-mos umas revistas e os novos 1.4 TDI debitam 80cv, sendo que os primeiros vinham com 75.

    A minha pergunta é precisamente essa. Quais as diferenças, sendo que se trata do mesmo bloco?

    Reparei também que as prestações são as mesmas e os consumos também.

    A que se deve esta pequena alteração neste bloco?

    Agradeço a quem me puder ilucidar.

    #2
    se calhar decidiram revelar os cavalos escondidos. :D

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      #3
      penso que a única diferença seja a programação da centralina, mas os entendidos que se pronunciem.

      Comentário


        #4
        Pois, de facto essa diferença deve-se a uma nova programação da centralina, mas a minha pergunta era o porquê de nova programação.

        Segundo consta, os TDI`s de 75cv até se portaram muito bem.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Leao_Silveira

          Pois, de facto essa diferença deve-se a uma nova programação da centralina, mas a minha pergunta era o porquê de nova programação.

          Segundo consta, os TDI`s de 75cv até se portaram muito bem.
          Pois portaram, mas 80cv's já soa um bocadinho a evolução. Nem que mais não seja acaba por ter um certo efeito psicológico.

          Comentário


            #6
            Sinceramente acho que se levares ambos os carros ao banco de potencia vai sair tudo igual quer o de 75 quer o de 80.
            No entanto sim existem diferenças na programação da centralina, devem-se as normas Euro4 que este de 80cvs agora cumpre.

            Comentário


              #7
              o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER

              Comentário


                #8
                o RScupra sabes distinguir as diferenças, fala com ele!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por underground

                  o RScupra sabes distinguir as diferenças, fala com ele!
                  Pois é mesmo isso

                  Comentário


                    #10
                    As Alterações entre o 75 e 80 cv são poucas, mas cumpridoras da norma EuroIV.

                    A alteração vai desde o filtro de Gasoleo, centralina e colector de escape.

                    Em termos de performance melhorou em cerca de um segundo e as emissões poluentes são mais filtradas. Os consumos subiram, mas muito ligeiramente entre uma media compreendida de 4.6litros em cada 100km face aos 4.4 do 75cv.

                    Exelente motor[8D];)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por RScupra

                      As Alterações entre o 75 e 80 cv são poucas, mas cumpridoras da norma EuroIV.

                      A alteração vai desde o filtro de Gasoleo, centralina e colector de escape.

                      Em termos de performance melhorou em cerca de um segundo e as emissões poluentes são mais filtradas. Os consumos subiram, mas muito ligeiramente entre uma media compreendida de 4.6litros em cada 100km face aos 4.4 do 75cv.

                      Exelente motor[8D];)
                      Excelente "quase-motor", porque o motor inteiro é o 1.9.

                      Comentário


                        #12
                        Conheço mais problemas mecanicos nos 1.9 TDi que no 1.4 TDi, agora que o 1.4 TDi é mais limitado em reprogramação e "mexidas" de motor para ver cavalos a nascer façe ao 1.9 TDi é uma verdade![8D];)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                          citação:Originalmente colocada por RScupra

                          As Alterações entre o 75 e 80 cv são poucas, mas cumpridoras da norma EuroIV.

                          A alteração vai desde o filtro de Gasoleo, centralina e colector de escape.

                          Em termos de performance melhorou em cerca de um segundo e as emissões poluentes são mais filtradas. Os consumos subiram, mas muito ligeiramente entre uma media compreendida de 4.6litros em cada 100km face aos 4.4 do 75cv.

                          Exelente motor[8D];)
                          Excelente "quase-motor", porque o motor inteiro é o 1.9.
                          sim e 1.4 TDI 80cv já e motor inteiro no Ibiza de 1000 kg n axas??? além de ue o 1.9 ja está mais velho ke a sé de braga.. mas pronto continua a ser bakano..Cumps Citro4EVER

                          Comentário


                            #14
                            Não, o 1.4tdi representa 75% de um 1.9. É o 1.9 cortado...

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos pelas respostas.

                              De facto concordo com o RS Cuprano que diz respeito à qualidade do 1.4 TDI.

                              Surpreendeu muita gente.;)

                              Comentário


                                #16
                                Eu assino por baixo. Tb gosto desse motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                  Não, o 1.4tdi representa 75% de um 1.9. É o 1.9 cortado...
                                  Não deixa de ser uma verdade![8D];)

                                  Comentário


                                    #18
                                    hmm.. deixa ver.. um é manco.. o outro é coxo.. afinal é tudo a mesma coisa, so que o manco anda um pouquinho menos que o coxo..

                                    just kidding folks..

                                    Faz-me lembrar na voTTinha de domingo um tipo de samurai mil que pedia " alguem me empresta ai mais um cilindro para eu subir isto ?? "


                                    hehehe


                                    Comentário


                                      #19
                                      [:0] Ninguém vê o óbvio...


                                      ... a diferença é de 5 cv!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                        o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER
                                        Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por don.juan

                                          Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!
                                          Este user já mostrou que lhe dá uma certa comichão quando se fala de VW.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A diferença entre 75cv's e 80cv's são 5cv's!

                                            E aí está a resposta...![:X][:X][:X][:X]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por don.juan

                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER
                                              Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!
                                              Olha eu não invento nada ok?? li que o grupo VW mete chip nos motores para aumentar a potência.. muita gente diz isto nos foruns.. ha pessoas a dizer o mesmo ke eu : a PSA altera muita coisa nos motroes mas a VW nao.. e a propria automotor disse que a VW tinha introduzido um chip... mais nada.. e conheco um gajo k tinha TDI 110 e alterou pa 140.. ele diz que fez isso porke a marca tambem faz.. Agora se eu caí no ridiculo.. muita gente e algumas revistas também cairam...1º investiga.. depois pensa melhor em dizer quem é que "cai no ridiculo"pois eu apenas disse aquilo que vi e ouvi.. bom.. a não ser que a automotor , por ex, esteja enganada....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eh pá, se eu vos disser que tenho um Polo 1.4 TDI (75 cv) e que ontem dei 170 km/h numa recta completamente plana, alguém acredita?? [8)] Tudo bem que até devia ter o vento a favor e tal, mas é que é mesmo verdade!! [^] E já conta com mais de 170 mil km!

                                                Só tenho uma coisa a dizer: GRANDE motor! (apesar de ser coxo!! ahahah!! :D ).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por don.juan

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER
                                                  Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!
                                                  Olha eu não invento nada ok?? li que o grupo VW mete chip nos motores para aumentar a potência.. muita gente diz isto nos foruns.. ha pessoas a dizer o mesmo ke eu : a PSA altera muita coisa nos motroes mas a VW nao.. e a propria automotor disse que a VW tinha introduzido um chip... mais nada.. e conheco um gajo k tinha TDI 110 e alterou pa 140.. ele diz que fez isso porke a marca tambem faz.. Agora se eu caí no ridiculo.. muita gente e algumas revistas também cairam...1º investiga.. depois pensa melhor em dizer quem é que "cai no ridiculo"pois eu apenas disse aquilo que vi e ouvi.. bom.. a não ser que a automotor , por ex, esteja enganada....
                                                  Boas. Não disse que inventas, disse que falas do que não sabes...é um pouco o disse que disse e de facto da versão de 110 para a de 130 muitas são as diferenças. Qualquer marca faz o mesmo ou seja, troca ICs, Turbos, versões de C.Rail ou Bomba Inj. por Pump Deuse, etc...além da electrónica também ser modificada. As revistas, certamente não dizem que da versão de 110 para a de 130 apenas mudou a electrónica..., pois a que o disser, é nitidamente incompetente e garantidamente nunca mais a compro e envio um e-mail a questionar. Nota que não estou a defender a VAG, pois como disse, não sendo esta história das poências uma ciência secreta, a verdade é que as marcas sabem bem o que fazer para subir a potência e regra geral não mexem apenas na electrónica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL epah... ondé q tu leste isso? looooooool
                                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                    citação:Originalmente colocada por don.juan

                                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                    o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER
                                                    Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!
                                                    Olha eu não invento nada ok?? li que o grupo VW mete chip nos motores para aumentar a potência.. muita gente diz isto nos foruns.. ha pessoas a dizer o mesmo ke eu : a PSA altera muita coisa nos motroes mas a VW nao.. e a propria automotor disse que a VW tinha introduzido um chip... mais nada.. e conheco um gajo k tinha TDI 110 e alterou pa 140.. ele diz que fez isso porke a marca tambem faz.. Agora se eu caí no ridiculo.. muita gente e algumas revistas também cairam...1º investiga.. depois pensa melhor em dizer quem é que "cai no ridiculo"pois eu apenas disse aquilo que vi e ouvi.. bom.. a não ser que a automotor , por ex, esteja enganada....

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por sitefixe

                                                      hmm.. deixa ver.. um é manco.. o outro é coxo.. afinal é tudo a mesma coisa, so que o manco anda um pouquinho menos que o coxo..

                                                      just kidding folks..

                                                      Faz-me lembrar na voTTinha de domingo um tipo de samurai mil que pedia " alguem me empresta ai mais um cilindro para eu subir isto ?? "


                                                      hehehe


                                                      o samurai mil tem 4 cilindros....
                                                      e desde k com rotaçao xegava bem po carro.
                                                      em estrada chegava para bj40s..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o meu clio dci 80cv dava os 180 em recta a brincar.
                                                        o meu tdi 80cv borra-se todo para chegar aos 170km/h.
                                                        De qualquer modo o meu tdi só tem 6000km e tem uma 5ª muito mais curta que o clio.
                                                        Os consumos tambem são superiores. Ruído e vibrações, é ela por ela.

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                          citação:Originalmente colocada por don.juan

                                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                          o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER
                                                          Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!
                                                          Olha eu não invento nada ok?? li que o grupo VW mete chip nos motores para aumentar a potência.. muita gente diz isto nos foruns.. ha pessoas a dizer o mesmo ke eu : a PSA altera muita coisa nos motroes mas a VW nao.. e a propria automotor disse que a VW tinha introduzido um chip... mais nada.. e conheco um gajo k tinha TDI 110 e alterou pa 140.. ele diz que fez isso porke a marca tambem faz.. Agora se eu caí no ridiculo.. muita gente e algumas revistas também cairam...1º investiga.. depois pensa melhor em dizer quem é que "cai no ridiculo"pois eu apenas disse aquilo que vi e ouvi.. bom.. a não ser que a automotor , por ex, esteja enganada....

                                                          Queres um conselho?


                                                          Cala-te que já estas enterrado ate mais não

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                                                            #30
                                                            As diferenças já foram ditas anteriormente. A "mini-repro" veio conferir uma ligeira diferença na subida de regime, mas nada de astronómico.
                                                            Porém não deixa de ser um motor tricilindrico.
                                                            Numa SW não é de esperar uma condução muito performante. Mas os consumos são bastante bons.
                                                            Fiabilidade é relativamente boa dentro do universo TDI.
                                                            Nada que bata os "velhinhos" TDI´s de 90 cv´s reis da fiabilidade nos TDI (ou não tivesse eu um [}]) - lol

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