Duvida erros de velocimetro e diametros de jantes/pneus

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Título: Duvida erros de velocimetro e diametros de jantes/pneus

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Por Defeito Duvida erros de velocimetro e diametros de jantes/pneus

    boas

    a questao é a seguinte, tendo um carro de origem jantes por exemplo de 205/55 r16 e uns pneus 215/40 r16 o carro vai ter erro de velocimetro tipo kd no velocimetro ler 100km/h o carro ira a cerca de 92km/h.

    agora a minha questao é a seguinte este erro provocado pela dimensao dos pneus tb altera a contagem do conta quilometros? ou apenas afecta o velocimetro. exemplo o carro faz 10km mas derivado ao erro apenas sao 7km, isto é influenciado ou apenas e na velocidade?

    se algum souber do assunto que se chegue a frente.


    cumprimentos


  2. #2
    Piloto de Rallye LuisCapelo's Avatar
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    Por Defeito

    se afecta um, claro que afecta o outro. o carro sabe quantos km faz baseado no nº de rotações que fazem as rodas... se reduzes o diâmetro, as rodas vão rodar mais do que antes para fazerem a mesma distância real, ou seja o conta-km vai medir km a mais.

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    se afecta um, claro que afecta o outro. o carro sabe quantos km faz baseado no nº de rotações que fazem as rodas... se reduzes o diâmetro, as rodas vão rodar mais do que antes para fazerem a mesma distância real, ou seja o conta-km vai medir km a mais.
    entao com isso quer dizer que se aumentar o diametro das jantes ele vai medir a menos os km?, eu julgo(julgava) que tipo apenas ia interferir na velocidade, pois 1km é igual com kk tipo de penus largos ou mais extreitos, e se meter uma sjantes de maior polegada ele tb ja nao vai ficar certo, logo estariamos sempre a enganar a contagem dos km.

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
    entao com isso quer dizer que se aumentar o diametro das jantes ele vai medir a menos os km?, eu julgo(julgava) que tipo apenas ia interferir na velocidade, pois 1km é igual com kk tipo de penus largos ou mais extreitos, e se meter uma sjantes de maior polegada ele tb ja nao vai ficar certo, logo estariamos sempre a enganar a contagem dos km.
    Tens razão que 1km é igual com kk tipo de pneus. A diferença é que dependendo das dimensões dos mesmos o nº de voltas que a roda tem de dar para fazer 1km varia e o Velocimetro / Odometro é afectado

  5. #5
    Piloto de Kart tmgfigueiredo's Avatar
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    Nem mais... Com o número de voltas das rodas, percorridas num determinado tempo, tem-se a verlocidade. Com um determinado número de voltas das rodas, tem-se o espaço percorrido, ou seja os Km.

    Vamos imaginar agora os nossos carros com pneus de big foot


  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    entao e no caso de ter de origem pneus 205/50 r17 e por uns na medida 225/45 r17 as medidas iram ser identicas mas devido ao alargamento do pneu, em relaçao a altura baixou 5mm, neste caso tb havera erro dos km contado?

  7. #7
    Piloto de Rallye LuisCapelo's Avatar
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    205/50 r17
    - 205mm de largura
    - 102.5mm de altura (50% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*102.5 = 431.8 + 205 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 2000.57mm

    225/45 r17
    - 225mm de largura
    - 101.25mm de altura (45% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*101.25 = 431.8 + 202.5 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 1992.71mm


    a diferença será que enquanto os 205/50 r17 medem "1km", os 225/45 r17 vão medir apenas "996 metros". é negligenciável.
    Última edição por LuisCapelo : 08-01-10 às 19:46:07

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
    entao e no caso de ter de origem pneus 205/50 r17 e por uns na medida 225/45 r17 as medidas iram ser identicas mas devido ao alargamento do pneu, em relaçao a altura baixou 5mm, neste caso tb havera erro dos km contado?
    A altura não baixou 5mm. O /50 ou /45 não são em mm mas sim em percentagem da largura.

    Assim, como o Capelo disse, 50% de 205 = 102.5mm de altura e 45% de 225 = 101.25. A altura do perfil do pneu baixa pouco mais de 1mm o que dá pouco mais de 2mm do diametro.

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    A altura não baixou 5mm. O /50 ou /45 não são em mm mas sim em percentagem da largura.

    Assim, como o Capelo disse, 50% de 205 = 102.5mm de altura e 45% de 225 = 101.25. A altura do perfil do pneu baixa pouco mais de 1mm o que dá pouco mais de 2mm do diametro.
    ok julgava eu que era em mm, estamos sempre a aprender.

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    205/50 r17
    - 205mm de largura
    - 102.5mm de altura (50% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*102.5 = 431.8 + 205 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 2000.57mm

    225/45 r17
    - 225mm de largura
    - 101.25mm de altura (45% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*101.25 = 431.8 + 202.5 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 1992.71mm


    a diferença será que enquanto os 205/50 r17 medem "1km", os 225/45 r17 vão medir apenas "996 metros". é negligenciável.
    como determinas te esse calculo, podes explicar, de resto percebi todo o teu raciocinio

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    ok ja percebi o calculo é a divisao entre os perimetros e multiplicaçao por 1000 para dar em metros, estou certo?

  12. #12
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    205/50 r17
    - 205mm de largura
    - 102.5mm de altura (50% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*102.5 = 431.8 + 205 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 2000.57mm

    225/45 r17
    - 225mm de largura
    - 101.25mm de altura (45% de 225)
    - diametro da roda = 17" + 2*101.25 = 431.8 + 202.5 = 636.8mm
    - perímetro (que é o que interessa) = PI*diametro = 1992.71mm


    a diferença será que enquanto os 205/50 r17 medem "1km", os 225/45 r17 vão medir apenas "996 metros". é negligenciável.

    isto quer dizer que com os pneus 225/45 r17 com o mesmo numero de voltas que os 205/50 r17 vao apenas medir 996metros, o que significa que ao fim de 10mil quilometros no carro so vai marcar 9960quilomtros certo? ou esta errado este raciocinio, ou seja o carro vai apresentar menos quilomtros que os reais (apesar de ser pouco significativo neste caso)

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
    como determinas te esse calculo, podes explicar, de resto percebi todo o teu raciocinio
    1992.71mm é o perimetro do 225/45R17
    2000.57mm é o perimetro do 205/50R17

    Se o 205/50 roda 1km então o 225/45 vai rodar 1992.57 a dividir por 2000.57 o que dá os tais 996 metros.
    Basicamente a medida 225/45R17 tem 99,6% do perimetro do 205/50R17. O erro entre elas é de 0.4% o que é irrisório.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post
    isto quer dizer que com os pneus 225/45 r17 com o mesmo numero de voltas que os 205/50 r17 vao apenas medir 996metros, o que significa que ao fim de 10mil quilometros no carro so vai marcar 9960quilomtros certo? ou esta errado este raciocinio, ou seja o carro vai apresentar menos quilomtros que os reais (apesar de ser pouco significativo neste caso)
    Não. Quer dizer que se o odómetro estiver certinho para a medida 205/50R17 quando chegar aos 10.000kms andaste efectivamente 10.000kms. Se estiveres a usar 225/45R17 quando o odómetro tiver 10.000kms, andaste na realidade 9960kms. Isto é Andaste menos do que o marcado.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Não. Quer dizer que se o odómetro estiver certinho para a medida 205/50R17 quando chegar aos 10.000kms andaste efectivamente 10.000kms. Se estiveres a usar 225/45R17 quando o odómetro tiver 10.000kms, andaste na realidade 9960kms. Isto é Andaste menos do que o marcado.
    ok obrigado por esta explicação, assim ja tao as duvidas esclarecidas kt a este assunto

  16. #16
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    Imagina isto: Tens um carro com o odómetro calibrado para contar 2 metros por cada volta completa da roda.

    Se colocares uma medida com 2 metros de perimetro (como o 205/50R17) ao fim de 300kms marcados andaste 300kms!

    Se colocares por exemplo 195/50 R15 - (1.809m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms apenas andaste na realidade 271.35kms

    Se colocares por exemplo 225/50R18 - (2.143m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms andaste 321.45kms

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Imagina isto: Tens um carro com o odómetro calibrado para contar 2 metros por cada volta completa da roda.

    Se colocares uma medida com 2 metros de perimetro (como o 205/50R17) ao fim de 300kms marcados andaste 300kms!

    Se colocares por exemplo 195/50 R15 - (1.809m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms apenas andaste na realidade 271.35kms

    Se colocares por exemplo 225/50R18 - (2.143m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms andaste 321.45kms
    exacto agora ja percebi como isso funciona, apenas pensava que o perfil era medido em mm e nao em % e pensava que os pneus apenas ia influenciar o velocimetro e nao no conta quilometros, mas tem sentido

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Imagina isto: Tens um carro com o odómetro calibrado para contar 2 metros por cada volta completa da roda.

    Se colocares uma medida com 2 metros de perimetro (como o 205/50R17) ao fim de 300kms marcados andaste 300kms!

    Se colocares por exemplo 195/50 R15 - (1.809m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms apenas andaste na realidade 271.35kms

    Se colocares por exemplo 225/50R18 - (2.143m de perimetro) quando o odómetro marcar 300kms andaste 321.45kms
    dai apenas ser homolgado determinadas medidas para cada carro e no respectivo livrete, deforma a que seja o mais proximo do "ideal" possivel

  19. #19
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    dai apenas ser homolgado determinadas medidas para cada carro e no respectivo livrete, deforma a que seja o mais proximo do "ideal" possivel
    Exacto. As medidas homologadas são todas semelhantes. No caso do meu 307 são 195/65R15, 205/55R16 e 205/50R17. Todas elas têm cerca de 2m de perimetro.

  20. #20
    Piloto de Provas de Perícia JohnnT's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Exacto. As medidas homologadas são todas semelhantes. No caso do meu 307 são 195/65R15, 205/55R16 e 205/50R17. Todas elas têm cerca de 2m de perimetro.
    exactamente. mais uma vez obrigado pela explicação dada e um obrigado a todos os que ajudaram

  21. #21
    Piloto de Provas de Perícia RubenTeixeira's Avatar
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    Por Defeito

    Boas, para não criar outro tópico aqui vai:

    A minha questão aqui não é o quanto muda no conta km, mas sim o que efectivamente muda na velocidade do veiculo?

    Um veiculo com 195 55 15 que atinja 220km/h ao colocar uns pneus 195 50 15, qual será (por alto) a diferença na velocidade final. Por ter um raio menor já sei que no conta km a velocidade será superior caso efetivamente ele esteja a 220km reais com os pneus com menor perfil. Mas conseguirá ele atingir essa velocidade?

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