Anúncio

Collapse
No announcement yet.

2 a 3 Minutos ao Ralenti, de manhã, nos dias frios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    2 a 3 Minutos ao Ralenti, de manhã, nos dias frios

    Antes de mais, Bom Ano a todos!


    Apresento aqui uma questão:

    Nos dias mais frios, ligar o carro e manter o mesmo 2 a 3 minutos ao ralenti antes de arrancar, poupa ou não poupa o motor do automóvel?


    Todos nós sabemos que, com os carros frios, devemos ter cuidados redobrados. Como tal, acho que tem lógica manter o carro alguns minutos (2 a 3) ao ralenti (800 a 1.000 RPM) antes de iniciarmos a marcha (inevitavelmente a uma rotação superior ao ralenti). Está correcto este ponto de vista?

    #2
    O motor aquece a andar.

    Assim só tás a gastar combustivel.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
      O motor aquece a andar.

      Assim só tás a gastar combustivel.

      sou desta opiniao, ligo o carro e meto o cinto e essas coisas entretanto

      é so o tempo de o oleo se espalhar pelo motor

      apos isto ando nas calmas ate estar quentinho

      Comentário


        #4
        2 ou 3 minutos é o tempo de sair de casa e apanhar fila de transito ou não e as crianças chegarem à escola a horas ou não.

        O carro aquece pelo caminho.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
          sou desta opiniao, ligo o carro e meto o cinto e essas coisas entretanto

          é so o tempo de o oleo se espalhar pelo motor

          apos isto ando nas calmas ate estar quentinho

          Comentário


            #6
            Tambem aqueço o meu em andamento, com calminha ele chega á temperatura normal.

            Comentário


              #7
              Em vários carros a carburador não tens outra solução senão esperar um pouco.

              Mas em carros com injecção electrónica, é ligar e andar, não passando das 3000-3500 rpm enquanto não aquece (tanto água como óleo...!) - em motores a gasolina, como é óbvio. Em diesel o limite de rpm a respeitar é menor.

              Comentário


                #8
                Aliás existem inúmeros carros que a frio as rpm aumentam de forma a aquecer o motor mais rápidamente.

                Contudo estar parado à espera que ele aquece só gasta combustivel.

                16v de certeza que deves ter reparado que o Del Sol aumentava as rpm para perto das 1800rpm quando o ligavas.

                Comentário


                  #9
                  No meu carro geralmente não espero tanto, no máximo 1 minuto em dias mais frios antes de arrancar e fazer trocas de caixa abaixo das 3000rpm. É o tempo de entrar no carro, ligar logo o motor e depois arrumar as coisas calmamente, ligar um radio e escolher a faixa que me apetece ouvir.
                  Com muito frio ele fica com um relanti perto das 1500 rpm.

                  O carro mantem o termostato fechado enquanto não antinge a temperatura ideal de funcionamento, caso não tenha termostato (muita gente tira quando aperta por eles) é que me parece boa ideia, deixar o motor aquecer algum tempo para depois fazer a viagem (mesmo sabendo que depois com o andamento vai descer a temperatura novamente).

                  Comentário


                    #10
                    Eu apenas o deixo ao relanti uns 20 segundos, para dar tempo dos fluídos atingiram todos os componentes. Mais que isso julgo que não adianta, pois o motor não vai aquecer se estiveres em idle.

                    Tens é de ter cuidado em nao puxar muito pelo carro enquanto não atingires a temperatura ideal, mas isso deves saber.

                    Comentário


                      #11
                      Concordo com as opiniões aqui referidos, que é de pegar no carro e "andar".

                      Claro que não é para puxar à bruta enquanto não aquece, mas nada de estar à espera para.

                      Inclusive se forem ver os manuais, tem essa indicação de que nada serve estar aquecer o carro parado.

                      Comentário


                        #12
                        Nos motores diesel é que se deve fazer isso, sobretudo antes de desligar. No arranque mal não faz, mas desde que se conduza nos primeiros minutos com cuidado o motor vai aquecendo em andamento.

                        Comentário


                          #13
                          Nunca espero que aqueça, mas ando sempre com muita calma até estar á temperatura ideal. Como de casa ao colégio do miúdo são 1,5km quase sempre a descer é o ideal, vai a deslizar quase sem acelerar.

                          Comentário


                            #14
                            Nunca aqueço, e como saio sempre atrasado sou obrigado a andar rápido, ficando o aquecimento para 2º plano

                            Comentário


                              #15
                              deixar o carro parado ao relanti alem de gastares combustivel poluis

                              Comentário


                                #16
                                Eu tb deixo o carro um bocadinho a trabalhar antes de arrancar.

                                Não chega a um minuto.

                                O ralenti normal(a quente) é às ~900 rpm, mas qdo esta frio fica a ~1100 rpm. Alguns instantes depois do carro estar a trabalhar o ralenti faz uma oscilação rapida tipo 1100rpm -> 1000rpm - > 1200 rpm e depois volta às 1100rpm. É neste momento que arranco.
                                O carro sempre fez isto. Não sei exactamente o que seja mas aproveito este "sinal" para arrancar.
                                Porque não consigo chegar, dar à chave e arrancar logo. Nao consigo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  Nos motores diesel é que se deve fazer isso, sobretudo antes de desligar. No arranque mal não faz, mas desde que se conduza nos primeiros minutos com cuidado o motor vai aquecendo em andamento.
                                  Todos ou só os Turbo ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também não costumo esperar que aqueça, mas em andamento tento não ultrapassar as 2000/2500 rpm, isso no carro a gasolina.

                                    A gasóleo nunca passo as 2000 rpm.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                      Também não costumo esperar que aqueça, mas em andamento tento não ultrapassar as 2000/2500 rpm, isso no carro a gasolina.

                                      A gasóleo nunca passo as 2000 rpm.
                                      Nao foram, nem são poucas as vezes que entro no carro e galgo logo uma 1ª e 2 ª a fundo...

                                      Quando já tou a meter 3ª é que me lembro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para aquecer é ligar e arrancar ... nao puxar muito pela rotação nos primeiros km's...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Nao foram, nem são poucas as vezes que entro no carro e galgo logo uma 1ª e 2 ª a fundo...

                                          Quando já tou a meter 3ª é que me lembro.
                                          Por vezes, também me distraio e meto-me logo a acelerar ou então quando estou com pressa.

                                          Tento que isto não aconteça muita vez, mas a verdade é que acontece

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu deixo uns 15-20 seg- parado. e depois ando sem passar das 2000, num carro a gasolina.
                                            Passados uns 4 ou 5km a temperatura do óleo já está na posição normal. Mas para passar puxar espero uns 20 ou 30 km. e aí j´ao levo red line sem peso na consciencia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu deixo uns 15-20 seg- parado. e depois ando sem passar das 2000, num carro a gasolina.
                                              Passados uns 4 ou 5km a temperatura do óleo já está na posição normal. Mas para passar puxar espero uns 20 ou 30 km, e aí j´ao levo red line sem peso na consciencia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Geralmente deixo trabalhar cerca de 2 minutos e depois arranco, sem exceder (nunca) as 2400RPM (refiro 2400 porque apanho algumas subidas relativamente ingremes).

                                                Ao desligar, uns 30 segundos deixo a trabalhar.

                                                Que conste que o percurso são 5 Kms, portanto creio que estes cuidados sejam adequados (se andassem 20 ou 30kms, aquecia em andamento...).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                  Eu deixo uns 15-20 seg- parado. e depois ando sem passar das 2000, num carro a gasolina.
                                                  Passados uns 4 ou 5km a temperatura do óleo já está na posição normal. Mas para passar puxar espero uns 20 ou 30 km. e aí j´ao levo red line sem peso na consciencia!
                                                  Hmm, parece-me exagerado.

                                                  Ao fim de 10 minutos já a temperatura do óleo deve estar no ponto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tudo isto são meras precauções certo ? que me lembre só carros específicos requerem tais cuidados , que até sao geridos pelo proprio carro ... lembro-me dos BMW M que no proprio conta rotações tem luzes a informar até onde devemos levar a rotação .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ligo e fica 1 minuto 'parado' enquanto tiro o carro da garagem, saio do carro, fecho a garagem, entro no carro, ponho o cinto, saio da garagem do prédio.

                                                      depois vou aquecendo durante a viagem, sem passar das 1500 até aquecer. a gasolina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deixo sempre uns 30 seg.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                          Todos ou só os Turbo ?
                                                          Sobretudo os turbo, embora, por hábito, eu tenha esse procedimento desde sempre, seja com motores a gasolina, seja a diesel, tenham turbo ou não, quer no arranque, quer antes de desligar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu nunca espero.

                                                            Ligo o carro e ando. Sem puxar enquanto o ponteiro da temperatura não chega a meio.

                                                            Depois de puxar, só puxo a partir passados uns 10-15km do ponteiro ter atingido o meio. A temperatura do óleo demora mais tempo a subir. É uma informação que me faz falta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X