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Motor Mazda RX-8 - Cilindrada

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    Motor Mazda RX-8 - Cilindrada

    Bem, a minha duvida vem de encontro ao título do tópico. Um amigo meu veio cá nas férias e trouxe um Mazda RX-8, o qual eu já tinha conhecimento que tinha um motor Wankel. Em todas as informações que tinha até ao momento (informações muito por alto,diga-se), sabia que o motor era de 1.300cc, e fiquei surpreendido (com cara de parvo até) quando o meu amigo me disse que a cilindrada do motor era de 2.600 cc. Posto isto, decidi fazer uma curta pesquisa, e num artigo de uma revista (não sei se posso por aqui o link do artigo, visto ser uma revista da concorrência) diz que a legislação portuguesa, e pelos vistos a suiça também,, considera que a cilindrada real tem que ser corrigida por um factor aleatório, tornando-a numa cilindrada fiscal de 2.700 cc.

    Alguém me sabe dizer o porquê da existência deste "factor aleatório"?Ok, é óbvio que se pague mais imposto, mas a existência deste factor terá alguma coisa a ver com a elevada potência que estes motores desenvolvem (192 cv no carro do meu amigo da Suiça, 240cv nos carros vendidos em Portugal) para a cilindrada real que apresentam?

    Se alguém me soubesse esclarecer, agradecia

    #2
    É exactamente pela melhor performance.
    Acho justo.

    Comentário


      #3
      Simples... o Ciclo wankel tem uma "tabela diferente", tal como os motores diesel tem uma "tabela diferente" nos impostos.

      O factor não é aleatorio, senão até parecia que dependia da menina da DGV que registava o carro... com uma moeda determinava o factor.

      Comentário


        #4
        O motor não tem cilindros logo não tem cilindrada. O termo inglês capacity é muito melhor.
        O RX-8 tem 2 rotores com 654cm3 cúbicos de capacidade cada, num total de 1308 cm3.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
          Simples... o Ciclo wankel tem uma "tabela diferente", tal como os motores diesel tem uma "tabela diferente" nos impostos.

          O factor não é aleatorio, senão até parecia que dependia da menina da DGV que registava o carro... com uma moeda determinava o factor.
          Sim, eu também percebi que não é assim tão aleatório. mas se a cilindrada nos motores de cilindros é calculada pelo curso do cilindro, a multiplicar pelo númeo de cilindros, aqui a cilindrada também é calculada pelo curso percorrido pelo rotor, e que dá uma cilindrada real de 1.300cc. apenas gostava de saber o porquê da existencia desse factor que faz com que a cilindrada fiscal seja pouco mais do dobro da real.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            O motor não tem cilindros logo não tem cilindrada. O termo inglês capacity é muito melhor.
            O RX-8 tem 2 rotores com 654cm3 cúbicos de capacidade cada, num total de 1308 cm3.
            então eu provavelmente no post anterior disse uma barbaridade. então no fundo a cilindrada que se considera nos motores wankel é semelhante ao tipo de cilindrada que se considera nos motores hidráulicos (que é o volume de fluido absorvido no orifício de entrada do motor)?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hlss Ver Post
              então eu provavelmente no post anterior disse uma barbaridade. então no fundo a cilindrada que se considera nos motores wankel é semelhante ao tipo de cilindrada que se considera nos motores hidráulicos (que é o volume de fluido absorvido no orifício de entrada do motor)?
              Sim, não é o fluido porque também há ar.

              A cilindrada é o volume de todas as câmaras de combustão juntas

              Comentário


                #8
                É o mesmo que um carro eléctrico: não tem cilindros, mas paga como os outros.
                Acho injusto na medida em que se durante muito tempo os carros eram taxados pela cilindrada, porquê haver excepções? Faz-me lembrar quando Le Mans baniu os motores rotativos. Fazem comichão...

                Comentário


                  #9
                  É o dobro porque eles são uns chulos.

                  São 231cv às 8.200rpm.

                  Isso é típico de um carro com 120cv/l. Como o S2000 (240cv/8.400rpm).

                  Sendo assim, 231cv correspondem a 1.925cc.

                  É simples. Nem chega a ser um 2.0l.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                    Sim, não é o fluido porque também há ar.

                    A cilindrada é o volume de todas as câmaras de combustão juntas
                    exacto,era o que eu queria dizer antes mas não encontrei as palavras

                    mas a questão continua a prender-se no facto de o motor ter uma cilindrada real de 1300cc e ser considerada uma cilindrada fiscal de 2700cc

                    Comentário


                      #11
                      Como já foi dito e bem, o RX-8 não tem cilindros mas rotores de 654 cm3

                      de capacidade. No entanto, para efeito de impostos em Portugal (por exemplo) e dada a

                      especificidade do motor Renesis é taxado como se fosse um 2.6.

                      Não é aleatório, está explícito nas tabelas da Finanças (por exemplo).



                      Cpts e Viagens Seguras.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                        É o mesmo que um carro eléctrico: não tem cilindros, mas paga como os outros.
                        Acho injusto na medida em que se durante muito tempo os carros eram taxados pela cilindrada, porquê haver excepções? Faz-me lembrar quando Le Mans baniu os motores rotativos. Fazem comichão...
                        Lá está, quando da jeito ok, quando não muda-se...

                        O imposto sobre a cilindrada é ridiculo, porque há varios tipos de motor, penso que o imposto devia quanto muito, ser em base a potencia.

                        Mesmo assim, o mais correcto seria em base ao preço

                        Comentário


                          #13
                          ou seja, no fundo é algo do género "há e tal, é um motor com pouca cilindrada, elevadas performances, o motor é diferente do comum,vamos inventar aqui uma coisa para este carro pagar mais impostos". basicamente,será isto, não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                            ou seja, no fundo é algo do género "há e tal, é um motor com pouca cilindrada, elevadas performances, o motor é diferente do comum,vamos inventar aqui uma coisa para este carro pagar mais impostos". basicamente,será isto, não?
                            É isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                              ou seja, no fundo é algo do género "há e tal, é um motor com pouca cilindrada, elevadas performances, o motor é diferente do comum,vamos inventar aqui uma coisa para este carro pagar mais impostos". basicamente,será isto, não?
                              não. os impostos existentes baseavam o seu modo de cálculo em algo que o motor rotativo não tem, o que consistia numa distorção da lei porque não foi prevista para tal. até há uns anos atrás os wankel eram taxados pela potência, e depois passou a ser o dobro da cilindrada.

                              tecnologias diferentes = impostos com modos de cálculo diferentes

                              parece-me perfeitamente normal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                                ou seja, no fundo é algo do género "há e tal, é um motor com pouca cilindrada, elevadas performances, o motor é diferente do comum,vamos inventar aqui uma coisa para este carro pagar mais impostos". basicamente,será isto, não?
                                Qualquer dia acordam e fazem:

                                Gasolina: Imposto A
                                Gasolina Turbo: Imposto A+B
                                Gasolina BiTurbo: Imposto A+2B
                                Gasolina Injecção Directa: Imposto A+C
                                Gasolina Injecção Directa Turbo: Imposto A+B+C
                                Gasolina Injecção Directa BiTurbo: Imposto A+2B+C

                                E nos diesel igual.

                                Não vão deixar que o downsizing lhes lixe a vida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  não. os impostos existentes baseavam o seu modo de cálculo em algo que o motor rotativo não tem, o que consistia numa distorção da lei porque não foi prevista para tal. até há uns anos atrás os wankel eram taxados pela potência, e depois passou a ser o dobro da cilindrada.

                                  tecnologias diferentes = impostos com modos de cálculo diferentes

                                  parece-me perfeitamente normal.
                                  Mas x2 não faz sentido nenhum porque na realidade não tem um rendimento de um 2.6 mas sim de um 2.0.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                    não. os impostos existentes baseavam o seu modo de cálculo em algo que o motor rotativo não tem, o que consistia numa distorção da lei porque não foi prevista para tal. até há uns anos atrás os wankel eram taxados pela potência, e depois passou a ser o dobro da cilindrada.

                                    tecnologias diferentes = impostos com modos de cálculo diferentes

                                    parece-me perfeitamente normal.
                                    Mas lá está, sendo o imposto calculado em base a cilindrada, só seria de esperar uma alteração em relação ao wankel, precisamente porque o factor que chama a atenção é a potencia.

                                    Por isso, em vez de existir varias formulas e dar a volta ao quarteirão, se o objetivo no fundo é taxar a potencia, porque não tomar com base de calculo e deixar de inventar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      The key for comparing the displacement between the 4-cycle engine and the rotary engine is in studying the degrees of rotation for a thermodynamic cycle to occur. For a 4-cycle engine to complete every thermodynamic cycle, the engine must rotate 720° or two complete revolutions of the crankshaft. The rotary engine is different. The engine rotor rotates at 1/3 the speed of the crankshaft. On two rotor engines, front and rear rotors are 180° offset from each other. Each rotation of the engine (360°) will bring two faces through the combustion cycle (the torque input to the eccentric shaft). This said, it takes 1080° or three complete revolutions of the crankshaft to complete the entire thermodynamic cycle. Obviously, we have a disparity. How can we get a relatable number to compare to a 4-stroke engine? The best way is to study 720° of rotation of the two-rotor engine. Every 360° of rotation, two faces of the engine complete a combustion cycle. 720° will have a total of four faces completing their cycle. 40ci(654cc) per face times four faces equals 160ci or 2.6L. That’s a well-reasoned number and now gives us something to be able to compare to other engines. In addition, since four faces passed by in the comparison, it’s like a four cylinder engine.

                                      Now we know, the 13B compare well to a 2.6L 4-cylinder 4-cycle engine.
                                      http://www.rx7.com/techarticles_displacement.html
                                      Editado pela última vez por LuisCapelo; 11 January 2010, 20:50.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ok, esclarecido, obrigado LuisCapelo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                                          Bem, a minha duvida vem de encontro ao título do tópico. Um amigo meu veio cá nas férias e trouxe um Mazda RX-8, o qual eu já tinha conhecimento que tinha um motor Wankel. Em todas as informações que tinha até ao momento (informações muito por alto,diga-se), sabia que o motor era de 1.300cc, e fiquei surpreendido (com cara de parvo até) quando o meu amigo me disse que a cilindrada do motor era de 2.600 cc. Posto isto, decidi fazer uma curta pesquisa, e num artigo de uma revista (não sei se posso por aqui o link do artigo, visto ser uma revista da concorrência) diz que a legislação portuguesa, e pelos vistos a suiça também,, considera que a cilindrada real tem que ser corrigida por um factor aleatório, tornando-a numa cilindrada fiscal de 2.700 cc.

                                          Alguém me sabe dizer o porquê da existência deste "factor aleatório"?Ok, é óbvio que se pague mais imposto, mas a existência deste factor terá alguma coisa a ver com a elevada potência que estes motores desenvolvem (192 cv no carro do meu amigo da Suiça, 240cv nos carros vendidos em Portugal) para a cilindrada real que apresentam?

                                          Se alguém me soubesse esclarecer, agradecia
                                          Cinzento, matrícula inglesa certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            Qualquer dia acordam e fazem:

                                            Gasolina: Imposto A
                                            Gasolina Turbo: Imposto A+B
                                            Gasolina BiTurbo: Imposto A+2B
                                            Gasolina Injecção Directa: Imposto A+C
                                            Gasolina Injecção Directa Turbo: Imposto A+B+C
                                            Gasolina Injecção Directa BiTurbo: Imposto A+2B+C

                                            E nos diesel igual.

                                            Não vão deixar que o downsizing lhes lixe a vida.
                                            Por isso é que a taxação por potência, como na Alemanha, é muito mais justa! É aquilo e mais nada! Podem ser CV eléctricos, gasolina, gasóleo, gás, Whisky 15 anos ou Vinho do Porto Sandeman - paga por potência e mais nada!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Por isso é que a taxação por potência, como na Alemanha, é muito mais justa! É aquilo e mais nada! Podem ser CV eléctricos, gasolina, gasóleo, gás, Whisky 15 anos ou Vinho do Porto Sandeman - paga por potência e mais nada!
                                              na alemanha os impostos não são por potência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                na alemanha os impostos não são por potência.
                                                Pensava que era por potencia. Como é que é na Alemanha?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Cinzento, matrícula inglesa certo?
                                                  Não, era um azul, matrícula suiça

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Também não acho que tenha muita lógica o imposto ser por potência, porque assim comprava um carro com 90 cv, e caso o carro estivesse preparado fazia-lhe uma repro pra 110 ou 130cv e pagava como se fosse só de 90cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                      Pensava que era por potencia. Como é que é na Alemanha?
                                                      são como nos outros todos. cilindrada e co2

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E no meio disto tudo ninguém explicou ao user que, de facto, cá em Portugal, os motores com ciclo Wankel são taxados de maneira diferente relativamente à sua cubicagem, por um factor que simplesmente diz que "para efeitos de cálculo de imposto, a cilindrada considerada é o dobro da cilindrada real".

                                                        Daí ser 1300cc e taxado como um 2600cc.

                                                        Ou vocês pensavam que o Estado andava a dormir? Não iam deixar fugir assim um imposto!! Eu também queria que fosse taxado "normalmente", mas mesmo que assim fosse não seria um carro barato.

                                                        E é um carro bem porreiro, e algo exclusivo cá em Pt. Felizmente, de há uns anos para cá, alguém comprou um em novo e que está sempre ali na Costa Nova estacionado Sempre que lá passo dá pra admirar a sua beleza e originalidade

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                          E no meio disto tudo ninguém explicou ao user que, de facto, cá em Portugal, (...)
                                                          tu não leste o tópico, pois não? ora lê o tópico de cima a baixo e volta a responder
                                                          ah, e já agora, não é só em portugal que é taxado como um 2.6L.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                                                            Também não acho que tenha muita lógica o imposto ser por potência, porque assim comprava um carro com 90 cv, e caso o carro estivesse preparado fazia-lhe uma repro pra 110 ou 130cv e pagava como se fosse só de 90cv.
                                                            Tem mais sentido ser em base ao preço do carro.

                                                            Comentário

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