Os mecânicos não querem trabalhar? - Página 3

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Título: Os mecânicos não querem trabalhar?

  1. #61
    Piloto de Testes diogo13's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Acho. Fazendo a colagem dessa situação para a minha profissão (dentista) e já me apareceram algumas. Paciente que tenha feito serviço noutro lado e depois venha ter comigo porque ficou mal e quer que eu resolva o berbicacho, para dar uns toques, para ver como está o trabalho, etc mando dar uma curva como esse mecânico fez.
    Dou total prioridade a pacientes/clientes fieis, os outros vão para segundo plano...temos pena.
    E estas no teu pleno direito. Concordaria contigo se eu tivesse levado o carro a outro mecanico que nao conseguisse resolver e fosse la em ultimo recurso, o que nao foi o caso. Épa eu e o meu pai estavamos de ferias, tivemos o problema no carro e decidimos por maos a obra em vez de nos acomodarmos com a benesse de ainda poupar alguns € que fazem falta hoje em dia, é proibido? Eu acho que não...
    De qualquer das maneiras se nao queria fazer o serviço dizia educadamente ou inventava uma desculpa qualquer... Agora tratar assim um cliente que tantos carros la lhe levou nao me parece de todo correcto.
    Para finalizar o assunto so digo que com aquela frase ja perdeu a substituição de um turbo e duas revisões com a troca da correia de distribuição. Temos pena...


  2. #62
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Nunca percebi essa do pagar depois. Se o serviço está feito têm é que pagar na hora.
    Ou pagam antes ou pagam no acto da entrega do carro reparado.
    mas isso até nem è o pior , e quando fazes uma distribuiçao ,e o cliente diz que lhe deste cabo da embraiagem , ou outra coisa qualquer so para nao te pagar , quem esta ligado ao ramo sabe bem do que falo , e os que nao sabem que rezem para nao saberem ,neste caso a igonorancia è boa .

  3. #63
    tonyV
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    Citação Originalmente Colocado por diogo13 Ver Post
    E estas no teu pleno direito. Concordaria contigo se eu tivesse levado o carro a outro mecanico que nao conseguisse resolver e fosse la em ultimo recurso, o que nao foi o caso. Épa eu e o meu pai estavamos de ferias, tivemos o problema no carro e decidimos por maos a obra em vez de nos acomodarmos com a benesse de ainda poupar alguns € que fazem falta hoje em dia, é proibido? Eu acho que não...
    De qualquer das maneiras se nao queria fazer o serviço dizia educadamente ou inventava uma desculpa qualquer... Agora tratar assim um cliente que tantos carros la lhe levou nao me parece de todo correcto.
    Para finalizar o assunto so digo que com aquela frase ja perdeu a substituição de um turbo e duas revisões com a troca da correia de distribuição. Temos pena...
    Como me disseram noutro dia convem de vez em quando uma pessoa colocar-se no lugar oposto. Eu ou qualquer outro profissional, neste caso mecânico, apanha TODOS os dias várias pessoas que gostam de DIY poupando uns trocos e vindo depois bater à porta quando corre mal ou quando o problema é complicado, e/ou gostam de vir bater à porta para resolver/acabar o trabalho de terceiros.

    Agora coloca-te na posição do homem e pensa no que lhe tera passado pela cabeça..."outro artista que ou fez sozinho ou mandou fazer fora e agora vem aqui só porque tenho a máquina". Independentemente de já lá teres feito revisões, reparações, o que seja, isto costuma cair mal, daí a resposta.

    P.S. E basta um dia com muitos artistas para uma pessoa começar a mandar pessoas dar uma volta por situações destas.
    Última edição por tonyV : 18-01-10 às 22:43:31

  4. #64
    Piloto de Testes diogo13's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Como me disseram noutro dia convem de vez em quando uma pessoa colocar-se no lugar oposto. Eu ou qualquer outro profissional, neste caso mecânico, apanha TODOS os dias várias pessoas que gostam de DIY poupando uns trocos e vindo depois bater à porta quando corre mal ou quando o problema é complicado, e/ou gostam de vir bater à porta para resolver/acabar o trabalho de terceiros.

    Agora coloca-te na posição do homem e pensa no ele provavelmente pensou..."outro artista que ou fez sozinho ou mandou fazer fora e agora vem aqui só porque tenho a máquina". Independentemente de já lá teres feito revisões, reparações, o que seja, isto costuma cair mal, daí a resposta.

    P.S. E basta um dia com muitos artistas para uma pessoa começar a mandar pessoas dar uma volta por situações destas.
    Mas isso aplica-se aos dois lados...
    Não te tiro razão porque sei que a tens. Acredito até que tenha sido um desabafo mas a verdade é que esse desabafo me caiu mal e quem acabou por ficar a perder foi ele, mas enfim a vida continua.
    Última edição por diogo13 : 18-01-10 às 22:48:37

  5. #65
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    Citação Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
    mas isso até nem è o pior , e quando fazes uma distribuiçao ,e o cliente diz que lhe deste cabo da embraiagem , ou outra coisa qualquer so para nao te pagar , quem esta ligado ao ramo sabe bem do que falo , e os que nao sabem que rezem para nao saberem ,neste caso a igonorancia è boa .
    Tenho um caso próximo em que aqui há uns meses, talvez um ano, determinada pessoa foi a determinada pequena oficina independente para reparar um toque na frente de determinado carro.

    Talvez por uma questão de há mais de 30 anos trabalhar por conta própria com clientes de sempre e de haver uma relação de confiança, o dono da oficina não reparou que a senhora não tinha a escova de limpa vidros traseira, só reparando já no decorrer da reparação.

    Quando a senhora foi levantar o carro, tudo ok com a reparação, e o dono da oficina disse á snehora que não tinha escova traseira. Resposta pronta da senhora; "ahhh isso é que tinha, desculpe lá mas tinha." O dono admitiu o erro de não o ter verificado no imediato mas reiterou que a escova não estava lá! A senhora manteve a sua postura/indignação e o dono da oficina, embora certo que o carro entrou sem escova, foi buscar uma escova e colocou-a, dizendo-o á senhora. (mais meia-dúzia de euros, menos meia-dúzia de euros, não era por ai).

    Há 2 ou 3 semanas, a referida senhora voltou para reparar um novo toque na mesma oficina. Sabem qual foi a resposta? Vai-me desculpar mas não tenho tempo, minha senhora!!!

    Agora perguntam, o homem da oficina não ganharia mais em reparar o novo toque? Com certeza que sim......até se podia pagar da escova que colocou indevidamente no 1º toque, mas com gente desta, não obrigado!

    Mais valia ficar parado, o que felizmente nem é o caso!

    Quem está mais ou menos por dentro do ramo sabe que nestas coisas o dinheiro ou a quantidade de clientes não é tudo! Há outros valores a ter em conta!

    Quem outra da mesma pessoa? No inicio da actividade por conta própria, deu uns retoques em 6 carros de um stand. Sabem o que aconteceu a partir dai? Nunca mais um carro de um stand entrou naquela oficina!


  6. #66
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    Eu quando fui mudar a distribuiçao ao mecanico perguntei-lhe primeiro se podia trazer o material e ele fazia-me a mao de obra das peças. Respondeu prontamente que sim sem problema algum. A falar é que a gente se entende

  7. #67
    Piloto de Testes bizopt's Avatar
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    A experiência pessoal não serve para generalizar, no entanto serve para fazer a manta de retalhos que é o "mundo dos mecânicos".

    - O meu antigo carro por razões que não interessam ao caso, deixou de fazer ar quente.. Ora bem, sigo para o mecânico recomendado por X que era mto bom..

    - Vê o carro, ahhh e tal é do radiador da sofagem que deve ter fugas.
    - Sim senhora, mande vir.
    - Nisto desmonta o tablier e vê que era dos tubos.
    - Sim senhora, mande vir. E o radiador?
    - O radiador aparenta estar bom, mas por via das dúvidas mais vale meter novo..
    - Hummm, ok..

    Nisto o carro fica reparado e reparo no seguinte:
    - Tablier mal montado e cheio de ruidos parasitas e PARAFUSOS FORA DO SITIO.
    - Amolgadela no guarda lamas traseira que não tinha antes.
    - Falta o kit mãos livres que tinha antes.
    - Ah e tal esqueci-me de o montar..

    Escusado será dizer que não voltei lá mais.

    Correndo o risco de parecer o user que tem montes de amigos e dá sempre o exemplo deles:

    "Conheço" a realidade de uma loja de peças e o que sai é o mais barato. Simples. Se podia comprar peças do fornecedor com as melhores, sim podia, mas fá-lo? Nunca vi nenhum mecânico a sugerir-me isso...

    EDIT: E ainda falam dos DYI? Cada vez mais tenho o apelo de fazer eu. Porque pura e simplesmente vou perdendo a confiança nos mecânicos. Tudo bem que cada um tem de ganhar o seu, mas serem papões não.

    Peço desculpa se não é o caso dos mecânicos do fórum, mas esta é a minha visão actual do estado das coisas.

    E digo mais actualmente vou à autocasvia no Porto, pq tinha um mecânico mto capaz e estou desde a semana passada à espera do orçamento de uma reparação de mais ou menos 400€.... Querem trabalhar?
    Última edição por bizopt : 18-01-10 às 23:43:33

  8. #68
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
    "Conheço" a realidade de uma loja de peças e o que sai é o mais barato. Simples. Se podia comprar peças do fornecedor com as melhores, sim podia, mas fá-lo? Nunca vi nenhum mecânico a sugerir-me isso...
    Dai só posso deduzir que conheces mecânicos muito maus mesmo!

  9. #69
    tonyV
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    Citação Originalmente Colocado por diogo13 Ver Post
    Mas isso aplica-se aos dois lados...
    Não te tiro razão porque sei que a tens. Acredito até que tenha sido um desabafo mas a verdade é que esse desabafo me caiu mal e quem acabou por ficar a perder foi ele, mas enfim a vida continua.
    Claro que se aplica aos dois lados, por isso é que disse que noutro dia alguém me chamou à atenção em ver a perspectiva do outro lado...porque eu por norma sou pouco tolerante a situações dessas na minha actividade profissional. Por outro lado sou muito mais tolerante quando estou do outro lado como cliente e tento evitar situações deste género.

  10. #70
    Piloto de Testes bizopt's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Dai só posso deduzir que conheces mecânicos muito maus mesmo!
    Estatisticamente falando é altamente improvável que tenha ido apenas aos maus...

  11. #71
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    (...)

    Há 2 ou 3 semanas, a referida senhora voltou para reparar um novo toque na mesma oficina. Sabem qual foi a resposta? Vai-me desculpar mas não tenho tempo, minha senhora!!!

    Agora perguntam, o homem da oficina não ganharia mais em reparar o novo toque? Com certeza que sim......até se podia pagar da escova que colocou indevidamente no 1º toque, mas com gente desta, não obrigado!

    (...)
    Ter maus clientes para ter chatices não vale a pena, e não é por meia dúzia de euros que vem mal ao mundo.

    É sempre bom ser selecto na clientela.

  12. #72
    Piloto de Rallye BrunoD's Avatar
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    Como é óbvio existem maus profissionais, mas algumas das situações aqui expostas "justificam" algumas reacções que se vão vendo.

    A mais caricata do meu mecânico passou-se há 5/6 meses.

    Fez uma reparação completa (pistons, segmentos, bronzes) a um motor (valor da reparação a rondar os 600€) e no dia em que o carro ficou pronto, foi até casa com ele, almoçar. Demorou 45m e quando voltava ao carro, o mesmo tinha sido roubado. Ligou á PSP e logo de seguida ao dono a explicar o sucedido e a pedir-lhe 1 semana para ver se o carro aparecia. O dono (muito irritado) disse-lhe que sim, mas que se o carro não aparecesse teriam de fazer contas (valor da reparação - valor do carro).

    Passados uns 3/4 dias, um colega do meu mecânico vê o carro em Almada (oficina na Amadora) e tenta segui-lo. Qual não foi o espanto, ao abrandar, ver o dono e respectiva família dentro do carro, a passearem-se como se nada fosse... Logo de seguida esse colega liga ao mecânico e ele liga logo de volta ao dono do carro, mas, obviamente, nunca mais atendeu qq chamada feita por ele.

    O mecânico voltou à PSP e explicou a situação que ficou registada. Há cerca de 2 meses outra pessoa reconheceu o carro e ligou ao mecânico a dar-lhe a localização. O mecânico foi logo para o local e chamou a PSP, que rebocou o carro para o seu parque. Passados 3 dias lá foi o tipo liquidar a dívida ao mecânico e pagar a "estadia" no parque da PSP... com uma tremenda cara de pau.

    Em relação ao material e sua qualidade, é um pau de 2 bicos, pois se uns querem qualidade, outros querem o preço mais baixo possível...

  13. #73
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  14. #74
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Acho. Fazendo a colagem dessa situação para a minha profissão (dentista) e já me apareceram algumas. Paciente que tenha feito serviço noutro lado e depois venha ter comigo porque ficou mal e quer que eu resolva o berbicacho, para dar uns toques, para ver como está o trabalho, etc mando dar uma curva como esse mecânico fez.
    Dou total prioridade a pacientes/clientes fieis, os outros vão para segundo plano...temos pena.

    Isso é o que mais acontece comigo... e eu adoro!
    Adoro quando chegam com trabalhos ou projectos mal-feitos noutro lado e me pedem pra resolver. Adoro chegar ao fim e sentir a satisfação de um trabalho bem feito. Claro que nestes casos não cobro barato.

    Por norma estes clientes não dão mais um passo sem me consultar primeiro, mesmo em projectos fora da área de telecomunicações.

    Um bom profissional tem de estar aberto a esse tipo de trabalho, afinal estamos cá pelas pessoas que precisam. Como diz um cliente meu, "se fosse fácil estavam cá outros"...

    Mas já agora, tu não fizeste um juramento?

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    Isso é o que mais acontece comigo... e eu adoro!
    Adoro quando chegam com trabalhos ou projectos mal-feitos noutro lado e me pedem pra resolver. Adoro chegar ao fim e sentir a satisfação de um trabalho bem feito. Claro que nestes casos não cobro barato.

    Por norma estes clientes não dão mais um passo sem me consultar primeiro, mesmo em projectos fora da área de telecomunicações.

    Um bom profissional tem de estar aberto a esse tipo de trabalho, afinal estamos cá pelas pessoas que precisam. Como diz um cliente meu, "se fosse fácil estavam cá outros"...

    Mas já agora, tu não fizeste um juramento?
    Partilho inteiramente a tua resposta.

    É nesta situação de fragilidade que um cliente procura alguém que REALMENTE seja capaz de lhe resolver o problema. E é nesta situação que potencialmente se fideliza um cliente.

    Tenho alguns profissionais em diversas áreas que me cativaram desta maneira.

    Eu sou um profissional e resolvo os problemas a quem mos pede para resolver.

    Penso que hoje em dia há muito esta mentalidade de "se foste a outro e fez mal, volta lá outra vez, não procures quem é bom", parece que temos que garantir fidelidade, que não podemos mudar.

    A mim cativam-me os profissionais que trabalham bem e a esses pago o que me pedem. Agora se me mandam dar uma volta, eu vou e nunca mais volto.
    Última edição por guisas : 19-01-10 às 11:59:56

  16. #76
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    Só um pormenor, quando digo que não cobro barato não tou a falar de "preços especiais", mas só o proporcional pelo trabalho adicional de estudar o que foi feito, descobrir as falhas e reestruturar de modo a que o cliente perca o mínimo possível daquilo que já gastou.

  17. #77
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Acho. Fazendo a colagem dessa situação para a minha profissão (dentista) e já me apareceram algumas. Paciente que tenha feito serviço noutro lado e depois venha ter comigo porque ficou mal e quer que eu resolva o berbicacho, para dar uns toques, para ver como está o trabalho, etc mando dar uma curva como esse mecânico fez.
    Dou total prioridade a pacientes/clientes fieis, os outros vão para segundo plano...temos pena.
    DR:
    Peço desculpa mas não concordo contigo,porque ao aceitares um cliente de um colega teu (insatisfeito) estás a aumentar a tua carteira de clientes;portanto para estes que têm o mesmo direito a serem servidos só tens que marcar a consulta e não passa-los para a lista de vagas.
    Eu o ano passado fui a uma colega tua e continuei com o mesmo problema
    fui a outro médico/dentista só tive que marcar.
    abraço

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Uma coisa que eu nao percebo é o facto de os mecanicos dizerem ah e tal o carro ja nao vale isso é melhor comprar outro , ou o preço de raparaçao é mais caro que o carro é melhor abate-lo e comprar outro... Mas por alma de quem ??? Se eu gosto do carro gasto o que for preciso ... E todos sabemos que todos os carros caminham para a desvalorizaçao

    Agora imaginem um carro antigo mas que esteja como novo , se precisasse de um simples filtro lá vinha o mecanico com a historia ah e tal o filtro custa mais que o carro é melhor comprar outro isto é ridiculo.

    Vou pegar no exemplo do alexander a muda da embraiagem deve ficar a volta de 200/ 300 euros mas quanto custará num carro novo??

    É que nem toda a gente é rica

    PS :Se o escort está bom mete embraiagem nisso que é o que fazes melhor

    abcs
    de boa vontade... o problema é que para o fazer preciso de ajuda...
    o bloco é todo em ferro... e não tenho elevador...
    mas é outra que estou a ver que tenho de ser eu a fazer

    PS: ferramenta já tenho um amigo meu mandou a "mala" completa... é só usar

  19. #79
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Dois comentários:

    1º Até pode haver mecânicos que te metam peças usadas, mas isso não vai do ramo, vai de pessoa para pessoa e da sua honestidade, ou na tua profissão não há vigaros/mentirosos/preguiçosos?

    2º Não estás muito por dentro do mercado de peças pois não? Desde quando é que qualquer mecânico (ou particular) não compra o que bem entende a nível de peças, seja de origem, concorrência de qualidade ou concorrência rasca? Para alem de poderes ir pessoalmente á marca, as lojas de esquina como lhes chamas, arranjam todo o material original que quiseres.

    3º Relativamente aos mecânicos colocarem "de uma forma geral" do mais barato que conseguem encontrar, remeto a resposta para o 1º ponto.
    concordo plenamente com o ponto 1... e lamento informar que nas ditas oficinas da marca acontece o mesmo! peças usadas metidas nos carros, carros de test-drive que já estão completamente lixados e passam a ter zero kms e são vendidos como novos, etc...

    depende da honestidade de quem gere mesmo... e às vezes dos empregados que até recebem material novo, mas levam o novo para casa e metem velho no lugar, enfim... encontra-se de tudo, mas isso é em qualquer profissão.

    e há algum material que o da marca nem sempre é a melhor solução

    exemplo: tive um fiat que a marca recomendava velas de uma determinada marca, comprei umas velas de alto rendimento da BOSCH (+ 3 euros que o custo total das outras) e o carro reduziu o consumo quase para metade ;) há mecânicos que sabem esses pormenores e preferem colocar "marcas da concorrência" em vez do original... e às vezes o material até sai mais caro que o da marca

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Nunca percebi essa do pagar depois. Se o serviço está feito têm é que pagar na hora.
    Ou pagam antes ou pagam no acto da entrega do carro reparado.
    pois... o só posso pagar para o mês que vêm...
    tudo bem... então venha buscar para o mês que vêm... lol

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
    mas isso até nem è o pior , e quando fazes uma distribuiçao ,e o cliente diz que lhe deste cabo da embraiagem , ou outra coisa qualquer so para nao te pagar , quem esta ligado ao ramo sabe bem do que falo , e os que nao sabem que rezem para nao saberem ,neste caso a igonorancia è boa .
    também acontece na informática... lol

    mexe-se num disco, no dia a seguir o cpu aquece... lol
    há clientes muito aldrabões também...

    mas quando o técnico / mecânico é sério não tem nada a temer, mesmo que o cliente reclame, a pessoa pode provar o que é que fez eles é que se esquecem disso...

    nos carros é mais difícil... na informática quando tens que desmanchar um PC tira-se os números de série de tudo, quando o cliente vêm com histórias dessas... é só pegar no dossier e dizer:

    "ok então vamos lá verificar os números de série"

    não sei porquê mudam logo de ideias... será por saberem que trocaram as peças... lol
    isto normalmente acontece por causa dos "biscateiros"... acham que arranjam material à borla... vão reparar uma coisa e depois trocam o PC todo... e nas playstations? tentam chipar, corre mal, avariam a board e depois compram outra, trocam as boards e devolvem... há com cada um! lol

    resultado: reclamação? ok tudo bem... espere um bocadinho que vamos desmanchar tudo agora e verificar os números... lol

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
    Ter maus clientes para ter chatices não vale a pena, e não é por meia dúzia de euros que vem mal ao mundo.

    É sempre bom ser selecto na clientela.
    muitas vezes o problema é a atitude do cliente... "nem pensar, isso é que estava!"... às vezes pode ter sido até roubada a escova no sítio onde estacionou ou assim... questão de bom senso... "porque é que o mecânico ia tirar uma escova velha?"...

    mas há cliente que começam logo a levantar o tom de voz e a chamar ladrão e vigarista a uma pessoa (na informática também acontece!)

    e como em tudo na vida não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós... um dia somos nós o técnico/vendedor... etc, no outro dia somos o cliente noutra coisa qualquer...

    a mim aconteceu uma parecida... o stand quando me entregou o carro estava todo cheio de areia e depois mandaram o carro para uma empresa para fazer a limpeza, o carro foi à limpeza e como no stand tinham muito trabalho perguntaram se eu podia ir buscar o carro, tudo bem, fui levantar e entretanto apercebi-me que desapareceu o moedeiro (era um twingo)... simplesmente disse ao sr da empresa de limpeza que faltava o moedeiro, ele respondeu-me que tinham tido de desmanchar a consola central para lavar como deve ser e que devia ter ficado esquecido numa caixa qualquer, pedi-lhe para ver se o encontrava e uns dias depois ele liga-me a dizer que não encontrou mas que tinha mandado vir uma peça nova e que já lá podia ir buscar

    às vezes os clientes esquecem-se que quem está do outro lado também é humano e mais importante ninguém está interessado em manchar um nome duma empresa por causa duma peça que custa meia dúzia de euros

  23. #83
    tonyV
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    Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    Isso é o que mais acontece comigo... e eu adoro!
    Adoro quando chegam com trabalhos ou projectos mal-feitos noutro lado e me pedem pra resolver. Adoro chegar ao fim e sentir a satisfação de um trabalho bem feito. Claro que nestes casos não cobro barato.

    Por norma estes clientes não dão mais um passo sem me consultar primeiro, mesmo em projectos fora da área de telecomunicações.

    Um bom profissional tem de estar aberto a esse tipo de trabalho, afinal estamos cá pelas pessoas que precisam. Como diz um cliente meu, "se fosse fácil estavam cá outros"...

    Mas já agora, tu não fizeste um juramento?
    Não. E mesmo que tivesse feito, tenho o direito de me negar a ver pacientes desde que justificadamente.

    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    DR:
    Peço desculpa mas não concordo contigo,porque ao aceitares um cliente de um colega teu (insatisfeito) estás a aumentar a tua carteira de clientes;portanto para estes que têm o mesmo direito a serem servidos só tens que marcar a consulta e não passa-los para a lista de vagas.
    Eu o ano passado fui a uma colega tua e continuei com o mesmo problema
    fui a outro médico/dentista só tive que marcar.
    abraço
    Eu quero diminuir o número de pacientes Eu rezo para que não me apareçam berbicahos ou problemas lixados de outros porque ao contrário da maioria de vocês eu trabalho à base de 3 preços/taxas fixas (sistema nacional de saúde inglês). Não posso resolver coisas complicados e cobrar o justo valor.
    Por isso dos meus pacientes trato eu e se houver problema a resolver mesmo que não me dê nenhum ou não me comp£nse também cá estou de boa vontade...agora ver os outros a meter ao bolso e eu a suar para nada não me deixa muito satisfeito no final do dia.

  24. #84
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Dois comentários:

    1º Até pode haver mecânicos que te metam peças usadas, mas isso não vai do ramo, vai de pessoa para pessoa e da sua honestidade, ou na tua profissão não há vigaros/mentirosos/preguiçosos?

    2º Não estás muito por dentro do mercado de peças pois não? Desde quando é que qualquer mecânico (ou particular) não compra o que bem entende a nível de peças, seja de origem, concorrência de qualidade ou concorrência rasca? Para alem de poderes ir pessoalmente á marca, as lojas de esquina como lhes chamas, arranjam todo o material original que quiseres.

    3º Relativamente aos mecânicos colocarem "de uma forma geral" do mais barato que conseguem encontrar, remeto a resposta para o 1º ponto.
    Respeito a tua opinião concordo +/- mas por vezes o cliente é culpado
    porque está ao pé do mecanico (em algumas oficinas) e contribui para alguma desonestidade do próprio mecanico.

  25. #85
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Nunca percebi essa do pagar depois. Se o serviço está feito têm é que pagar na hora.
    Ou pagam antes ou pagam no acto da entrega do carro reparado.
    Mai nada. É como diz o PeugeotSales, não há dinheiro , não há palhaço.

  26. #86
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    normalmente nos meus carros quem faz as revisões sou eu(pastilhas,oleo,filtros etc..).
    depois quando vou ao meu mecanico e ele me vê na oficina começa logo a dizer:
    "humm,andas por cá???para te ver aqui é porque é alguma coisa complicada!!!
    que que foi desta vez??? é que tu quando cá apareçes é para me lixar a cabeça!!!"
    mas claro isto tudo numa de gozo visto que já me conheçe praticamente desde que nasci e temos uma grande amizade

  27. #87
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    pessoal quem esteja em lx ou perto e tenha serviços desses que queiram resolver eu posso vos dizer que o meu mecanico é como ja nao se fazem faz te um serviço normalmente fica sempre bacano e barato. e é do tipo ligas para ele e tirando as horas que esta no patrao dele ele vai ter com o cliente e posso vos dizer, a mim quando estava mesmo enrascado ja me trocou uma embraiagem no saxo a porta de casa sem as melhores condiçoes ainda assim ficou tudo bem e com o kit completo da bosh 180euros. e ele tb tem uma oficina propria

  28. #88
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
    normalmente nos meus carros quem faz as revisões sou eu(pastilhas,oleo,filtros etc..).
    depois quando vou ao meu mecanico e ele me vê na oficina começa logo a dizer:
    "humm,andas por cá???para te ver aqui é porque é alguma coisa complicada!!!
    que que foi desta vez??? é que tu quando cá apareçes é para me lixar a cabeça!!!"
    mas claro isto tudo numa de gozo visto que já me conheçe praticamente desde que nasci e temos uma grande amizade

    Entre fazer as pequenas manutenções em casa ou ir a uma oficina de serviços rápidos, prefiro quando tenho tempo fazer eu, é que já ouvi com cada uma, desde bijon do oleo desapertado, varios com o filtro de oleo desapertado, oleo sem estar a nivel, enfim serviço barato executado por garotos, nos meus veiculos não.

  29. #89
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    Citação Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    Entre fazer as pequenas manutenções em casa ou ir a uma oficina de serviços rápidos, prefiro quando tenho tempo fazer eu, é que já ouvi com cada uma, desde bijon do oleo desapertado, varios com o filtro de oleo desapertado, oleo sem estar a nivel, enfim serviço barato executado por garotos, nos meus veiculos não.
    esse é outro problema,visto nessas oficinas de serviços rapidos muitas vezes o pessoal que lá trabalha não tem qualificação adequada e acabam por fazer asneira,depois é outro problema quanto á oficina assumir responsabilidades.
    por ex:
    já vi muitas vezes esses ditos mecanicos apertarem as rodas com a maquina sem enroscarem a porca ou perno duas ou tres voltas á mão,aquilo é aponta e já está.depois o que acontece é que o perno ou porca fica encavalitado e depois para tirar aquilo ou se moe a rosca toda ou parte.resultado:
    cubo da roda novo!!
    quem paga??
    ninguem porque provavelmente só vais dar por isso quando tirares a roda e passado algum tempo se lá vais reclamar eles dizem:
    isso não fomos nós!!!alguem já deve ter tirado a roda depois de cá vir!!!

  30. #90
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    Por Defeito

    Já agora e este tópico vem mesmo ao encontro de um caso passado na segunda feira.

    Um Punto 1.7 TD 5 lugares (uma edition de 2000 com full extras) que dei a um filho meu. Passado 5 anos levou outro novo e fiquei com o Punto, por gostar do carro e servir para voltinhas da empresa em urbano.

    Na passada semana apareceu um cheiro intenso a Diesel no seu interior e reparava que na garagem de casa, gasoleo no chão e fazia +9 lts/100.

    Levei-o ao meu mecanico, uma empresa auto grande e sou cliente há muitos anos (tinha urgencia no carro) mas não tinha activo (baixa) o funcionário dos casos Bombas Diesel, porque aquele sintoma era uma problema grave da Bomba Gasóleo e mandou-me ir a um centro (agente) Bosch que só reparam Bombas, injectores e turbos para as oficinas como revenda.

    Fui de imediato lá a essa empresa e disse que foi a oficina x que me mandou lá, só assim eles viam o problema.

    O responsavél foi ver o carro e disse que tinha que fazer marcação (dia 27) e que tinha um problema na Bomba de Gasóleo grave, devia demorar 2 a 3 dias e tinha um custo superior a 600 € + iva e se não fosse o caso de levar uma bomba nova, o custo nem valia a pena (!)

    No regresso a casa passei por uma oficina que só tem o proprietário como mecanico, cita a cerca de 1 km da minha casa, e fui lá saber uma opinião do mesmo.
    Mandou-me lá deixar o carro logo e foi-me levar a casa.

    Na terça feira passei por lá e qual o meu espanto disse -me que o carro estava pronto e o custo era apenas 25 € (???)

    Fiquei de "boca aberta" e perguntei o que era o problema e respondeu-me:

    - Levou 4 tubos de retorno, tavam já com 150.000 Kms e pifaram
    - Fez um teste ao carro na máquina e teve que desmontar o Turbo,
    dando-lhe uma limpesa e coloca-lo a 100% (eu sabia que o mesmo já
    não respondia em baixas e não tinha força)
    - Uma lavagem no motor e por baixo, dado que o gasóleo espalhava-se todo
    para baixo e até aparecia no vidro trazeiro.

    Isso tudo, custou-me 25 € (versos os tais 600 € + iva da outra oficina) e se...

    De facto o Punto, mesmo antes das 2000 rpm já se notava e depois dei-lhe gás e chegou aos 140 km/h o que não fazia há muitos meses, não passava dos 90, 100 kms/h e com muito custo...

    De facto não vou a esta oficina por apenas só tenho agora actualmente, este carro fora da garantia e ainda vejo sempre a oficina cheia de carros o dia a dia, mas...

    Desculpem este relatório, quase parece um Processo Judicial com tanta palha pelo meio!!!

    Cpts,
    Última edição por ACRUZ : 27-01-10 às 22:29:43

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