Os mecânicos não querem trabalhar?

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Título: Os mecânicos não querem trabalhar?

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Por Defeito Os mecânicos não querem trabalhar?

    Digam-me se é impressão minha... mas o que eu vejo agora é os mecânicos sempre a dizerem que as reparações ficam muito caras e que secalhar nem vale a pena arranjar os carros... isto antes mesmo de olharem para os carros!

    Se for algo rápido tipo trocar pastilhas, óleo ou assim ainda fazem, depois de insistir com eles... mas é sempre preciso marcar e esperar, qualquer coisa mais complicada tipo uma embraiagem ou uma junta da cabeça começam logo a despachar o cliente...

    É impressão minha ou os mecânicos agora não querem trabalhar?

    Digam-me o que pensam

    alexander


    PS: Se estiver off-topic peço desculpa mas como não encontrei nenhum tópico adequado a "uma pesquisa de opinião" e aqui diz "Neste fórum debatem-se todos os temas que abrangem o mundo automóvel, mas que não se enquadram em nenhuma das outras secções."


  2. #2
    GJP
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    Por Defeito

    não sei... depende dos carros... imagina... valor comercial 1000€

    valor desconto abate 1500€

    valor arranjo: 2000€

  3. #3
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    Por Defeito

    Um gajo nunca diz ao cliente que o trabalho é fácil, seja isto em mecânica automóvel, em fissão de núcleos atómicos, em informática, etc.

  4. #4
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    Por Defeito

    não querem porque em vez de estarem a fazer algo mais dificil podem fazer 2 ou 3 trabalhinhos da tetra e ganhar o mesmo ou mais com muito menos esforço.

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    não querem porque em vez de estarem a fazer algo mais dificil podem fazer 2 ou 3 trabalhinhos da tetra e ganhar o mesmo ou mais com muito menos esforço.
    Ou porque, para além disso, sabem que a tarefa é demasiado para eles


  6. #6
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    não querem porque em vez de estarem a fazer algo mais dificil podem fazer 2 ou 3 trabalhinhos da tetra e ganhar o mesmo ou mais com muito menos esforço.
    essa já me tinha ocorrido... mudam o óleo a um, ajustam um farol, trocam umas pastilhas... e em meio dia ganham o mesmo que ganhariam a mudar uma embraiagem, muito menos esforço, não têm de encomendar o material, nem têm de dar cabo das costas a desmanchar aquilo tudo... além de que para a embraiagem secalhar demoram dois dias e precisam de ajuda...
    deve ser por isso que as ditas "oficinas" de serviços rápidos continuam a aparecer de dia para dia... mecânicos a sério cada vez há menos!

    só se esquecem de um pormenor... esses trabalhitos mais pequenos também eu os faço em casa... lol

    já parecem os da informática mesmo... lol
    "eh pá, isso vai ter de ser formatado!"... ok se o problema é só esse faço em casa... lol

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    não sei... depende dos carros... imagina... valor comercial 1000€

    valor desconto abate 1500€

    valor arranjo: 2000€
    estava mais a pensar na situação...
    com um saca-rolhas consegue-se tirar um orçamento ao mecânico...
    diz-se "ok tudo bem quando se pode trazer o carro?" e o mecânico só falta responder "nunca!"
    se o carro tem arranjo, ele dá orçamento e a pessoa aceita mesmo assim não quer fazer o trabalho? já sei que eles agora dão uns orçamentos exorbitantes mesmo para ver se o cliente foge... mas se o cliente não tem dinheiro para outro carro e quer arranjar...

    aconteceu-me há pouco tempo com um ford escort!

    o carro está em óptimo estado, o motor ronrona que é um espectáculo, está bom de tudo, basta dizer que anomalias na inspecção foram zero!

    a embraiagem pifou... normal o carro já é velhote...

    o kit de embraiagem custa 89 euros, orçamento para a reparação 300 euros,
    ok vamos a isso...
    resposta "eh pá, agora tenho muito trabalho, não dá, depois do Natal vamos a ver... bla bla bla"
    resultado... nunca!
    dias depois... "isto está complicado! secalhar era melhor comprar outro, até lhe fica mais barato"

    pormenor: o outro pelo mesmo valor o mais provável é estar todo lixado... (comprei um rover 111 a uma pessoa conhecida... mais valia ter ido ao jornal!... está mesmo lixado, já empanou ao fim duma semana... lol)

    o ford sei como está, já o tenho há 3 anos e nunca deu problema nenhum...

    mas e agora arranjar mecânico que lhe mexa?

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por GJP Ver Post
    não sei... depende dos carros... imagina... valor comercial 1000€

    valor desconto abate 1500€

    valor arranjo: 2000€
    estava mais a pensar em valor comercial zero, valor sentimental 1.000.000 €

    valor desconto abate 1500€ (mas para isso era preciso ter dinheiro para comprar um novo ou comprar 3 carros a crédito)

    valor de arranjo: 300€ (alternativa comprar um do mesmo valor... já comprei e avariou em menos duma semana)

    ;)

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Ou porque, para além disso, sabem que a tarefa é demasiado para eles
    já tive um citroen zx que pelos vistos estava todo "aldrabado"... zx aura de cinco portas... sempre estranhei ele estar tão rente ao chão, e tinha muito mais força que o zx do meu pai, eram os dois iguais, na teoria, mas um dia avariou...

    quando foi ao mecânico tinha suspensão rebaixada, travões de competição, motor em vez dos 60 cavalos debitava mais de 100 em 3 cilindros... desmancharam o motor para rectificar... quando voltaram a montar queimaram o sistema eléctrico todo porque não havia um fio que estivesse no sítio normal... correu as oficinas todas da zona! ninguém sabia fazer as ligações, esteve lá mais de 2 semanas... lol... mas no fim funcionava que era um show... uma semana depois gripou de vez! lol

    só uma dúvida... um bom mecânico devia ser capaz de arranjar qualquer carro ou não?
    sabe os conceitos, sabe como um circuito funciona, seja alimentação, arrefecimento ou sei lá... deve ser uma questão de começar numa ponta e acabar na outra... e ver os defeitos... penso eu

  10. #10
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    É mesmo verdade, os mecanicos não querem trabalhar e os que querem não se dão ao trabalho.

  11. #11
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    Por Defeito

    Existem muitos factores que condicionam a disponibilidade e vontade do mecânico.

    Em muitos casos mais vale estar parado do que a trabalhar, disso não tenho dúvida.

    Mas conta lá a tua história desde o principio.

  12. #12
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    isto fazz lembrar quando o meu monitor da sony avariou..

    pro na alura 500€

    preço orçamento: 75€ + arranjo que o valor do orçamento é dedutivel
    monitor novo: 100€

    veio para casa um asus 19" wide!

    ainda assim acho que o sony era melhor

  13. #13
    LH
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    Por Defeito

    eles preferem os trabalhos mais simples. Os mais dificeis por vezes falham... imagina mudar uma embraiagem e alguma coisa não fica bem, eles (se forem correctos), têm que voltar a desmachar tudo e arranjar sem levar dinheiro...

    nos trabalhos simples já não há esse risco e recebem por vários serviços logo no dia...

  14. #14
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    Embraiagem 89 euros
    mão de obra 211 euros
    Tempo de trabalho 5\6 horas
    Preço por hora 35 euros


    revisão com os filtros todos
    1h - 35 euros
    Ganho medio com desconto das peças - 50 euros
    total - 85 euros hora
    Mudança de embraiagem:
    Probabilidade de o serviço ficar bom á 1ª vez 80% (sim porque se desmonta muita coisa e algo pode estragar no processo)
    Probabilidade de cliente nos dias seguintes reclamar alguma anomalia no carro que não tem nada haver com a embraiagem, mas como o senhor mecânico esteve a mexer vai ter de pagar. 50%

    Revisão completa
    Probabilidade de o serviço sair bem á 1ª - 95%
    Probabilidade de o cliente queixar de algo 7%( muitas vezes deve-se por algumas pingas de óleo no chão devido á falta de limpeza do bloco na altura da mudança do filtro óleo.
    Problemas eléctricos - Ó migo vá ali ao eléctricista que é ele que tem as maquinas.

    Conclusão
    Mais vale fazer a manutenção corriqueira que dá mais dinheiro , menos chatices e é mais limpo.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por LH Ver Post
    eles preferem os trabalhos mais simples. Os mais dificeis por vezes falham... imagina mudar uma embraiagem e alguma coisa não fica bem, eles (se forem correctos), têm que voltar a desmachar tudo e arranjar sem levar dinheiro...

    nos trabalhos simples já não há esse risco e recebem por vários serviços logo no dia...
    Não tinha visto o teu post quando estava a escrever o meu.

  16. #16
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    vontade de trabalhar ate tem,o que nao tem e vontade de apontar a conta num certo livro ,ou entao de ser comentado no cafe ,que foi caro , que se tive-se avisado o preço nao valia a reparaçao etc etc
    sim sou mecanico ,e tambem me recuso a fazer certos trabalhos para certas pessoas
    e outros que nao recuso pagam metade adiantado .
    gato escaldado de agua fria tem medo.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por mectec Ver Post
    Embraiagem 89 euros
    mão de obra 211 euros
    Tempo de trabalho 5\6 horas
    Preço por hora 35 euros


    revisão com os filtros todos
    1h - 35 euros
    Ganho medio com desconto das peças - 50 euros
    total - 85 euros hora
    Mudança de embraiagem:
    Probabilidade de o serviço ficar bom á 1ª vez 80% (sim porque se desmonta muita coisa e algo pode estragar no processo)
    Probabilidade de cliente nos dias seguintes reclamar alguma anomalia no carro que não tem nada haver com a embraiagem, mas como o senhor mecânico esteve a mexer vai ter de pagar. 50%

    Revisão completa
    Probabilidade de o serviço sair bem á 1ª - 95%
    Probabilidade de o cliente queixar de algo 7%( muitas vezes deve-se por algumas pingas de óleo no chão devido á falta de limpeza do bloco na altura da mudança do filtro óleo.
    Problemas eléctricos - Ó migo vá ali ao eléctricista que é ele que tem as maquinas.

    Conclusão
    Mais vale fazer a manutenção corriqueira que dá mais dinheiro , menos chatices e é mais limpo.
    bolas! descobri porque é que não estou rico, apartir de agora faço como os outros técnicos de informática... "eh pá isso tem de ser formatado"... se arranjar uma bancada comprida até formato vários ao mesmo tempo... lol

    isto da malta usar a lei do menor esforço não está com nada... lol

    já agora alguém sabe como se limpa um radiador?

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    Existem muitos factores que condicionam a disponibilidade e vontade do mecânico.

    Em muitos casos mais vale estar parado do que a trabalhar, disso não tenho dúvida.

    Mas conta lá a tua história desde o principio.
    Se calhar estás a pensar o mesmo que eu.

  19. #19
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
    vontade de trabalhar ate tem,o que nao tem e vontade de apontar a conta num certo livro ,ou entao de ser comentado no cafe ,que foi caro , que se tive-se avisado o preço nao valia a reparaçao etc etc
    sim sou mecanico ,e tambem me recuso a fazer certos trabalhos para certas pessoas
    e outros que nao recuso pagam metade adiantado .
    gato escaldado de agua fria tem medo.
    Exactamente!

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
    vontade de trabalhar ate tem,o que nao tem e vontade de apontar a conta num certo livro ,ou entao de ser comentado no cafe ,que foi caro , que se tive-se avisado o preço nao valia a reparaçao etc etc
    sim sou mecanico ,e tambem me recuso a fazer certos trabalhos para certas pessoas
    e outros que nao recuso pagam metade adiantado .
    gato escaldado de agua fria tem medo.
    compreendo o seu ponto de vista... na informática (o meu ramo) acontece o mesmo

    eu só mando arranjar quando tenho dinheiro para isso, não faço crédito aos meus clientes e quando mando fazer algo pago logo afinal contas são contas, se eu tenho de comer e pagar as despesas, os outros também

    no entanto, se eu tenho dois carros avariados... um que tem uma embraiagem lixada e outro que o motor aquece... faço o quê senão levar a um mecânico? o primeiro não tenho meios para o arranjar, o segundo não percebo o suficiente para isso.

    lógico que sendo os carros velhos sei que podem ser arranjados hoje e avariar outra coisa qualquer amanhã, por experiência própria sei que normalmente quando se mexe numa coisa eles a seguir começam a rebentar por outro lado, mas se a pessoa não tem dinheiro para um novo, fazer o quê?

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    Existem muitos factores que condicionam a disponibilidade e vontade do mecânico.

    Em muitos casos mais vale estar parado do que a trabalhar, disso não tenho dúvida.

    Mas conta lá a tua história desde o principio.
    do que me possa passar pela cabeça só mesmo o facto de serem carros velhos!
    conheço o mecânico há anos e ele sabe que comigo ele diz o preço, arranja e eu pago logo...
    e nunca reclamei... mesmo quando ele tem de por algo extra e cobra mais qualquer coisa.

    as histórias andam por aí...

    antes do Natal tive um presente há 3 anos na minha mão sem problema nenhum, passou na inspecção com distinção

    http://forum.autohoje.com/boxes/7922...ajuda-sff.html

    depois do Natal tive outro comprado a uma pessoa conhecida... durou uma semana!

    http://forum.autohoje.com/boxes/8110...11-ferver.html

    como diz o meu mecânico até parece que os escolho a dedo... lolololol

  22. #22
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    Para mim os mecânicos não querem trabalhar quando são trabalhos pequenos. Isso muitos recusam-se. Mas quando é trabalhos grandes que possam meter muitas horas de mão-de-obra isso são logo todos prestáveis.

    E falo com conhecimento de causa que estive meio ano como estagiário em 2 oficinas. E aliás deixei o mecânico do meu carro, porque numa muda de óleo pedi-lhe para mudar a junta do cárter -o carro andava-me a comer óleo por causa daquela fuga -( trabalho de porcaria ). No fim de contas sabem o que ele me disse? "Ah só mudei o óleo e o filtro, porque tenho mais que fazer e isso não te estraga o carro."

    Foi a última vez que lá fui. Depois mudei de oficina e já lá vão 2 anos que sou bem atendido, mas estou sempre com o pé atrás porque deu para ter uma boa ideia de como é o meio...

  23. #23
    LH
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    o pior é quando dizemos que é para mudar o filtro do oleo, do ar, da gasolina, do habitaculo... mas depois vai-se a ver, e não foram todos mudados


    já aconteceu isso com o meu pai. Ele meteu uma risca num dos filtros (não sei qual era) e quando foi levantar a camioneta, essa risca ainda lá estava

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por alexander Ver Post
    bolas! descobri porque é que não estou rico, apartir de agora faço como os outros técnicos de informática... "eh pá isso tem de ser formatado"... se arranjar uma bancada comprida até formato vários ao mesmo tempo... lol

    isto da malta usar a lei do menor esforço não está com nada... lol

    já agora alguém sabe como se limpa um radiador?


    mudar lcd's a telems fácil e simples e podes ganhar uma fortuna! agora xiuuu

  25. #25
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    E quando trabalham, muitas vezes fazem-no mal e porcamente.

    O BMW aqui de casa foi pintar e fazer revisão. Teve lá, fazia amanha, 9 semanas. Apesar do carro não estar a fazer falta, foi muito tempo.

    Hoje, quando fomos buscar o carro, estava com pouco tempo. Só estive a apreciar como tinha ficado quando cheguei a casa mais tarde.

    Só sei que o carro amanhã já vai voltar para lá. O espelho esquerdo está rachado, o reflector esquerdo da traseira está mal montado e o da direita está partido , até parece que meteram cola . Mais, o tecto do carro é em cinzento e na lateral, junto ao vidro da frente está cheio de marcas pretas, de mãos.

    Fiquei mesmo lixado e o meu pai então quase que deitava fumo pelas orelhas .

    Só mais uma coisa, tudo isto foi feito na BMW. Que ***** de serviço

  26. #26
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    Se o meu mecânico me dissesse essas coisas ou recusasse um trabalho nunca mais lá ia.

    Já agora, para o autor do tópico, de onde és?

    Um abraço, by Filas

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Filas Ver Post
    Se o meu mecânico me dissesse essas coisas ou recusasse um trabalho nunca mais lá ia.

    Já agora, para o autor do tópico, de onde és?

    Um abraço, by Filas
    Ericeira...

    Acho que vou ter de ser eu a fazer o trabalho se o quiser bem feito ;) Bolas! Se eu quisesse ir para mecânico tinha estudado para isso... não quis ser e agora tenho de ser à força se quiser o carro arranjado! Isto não está com nada... lol

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por alexander Ver Post

    mas e agora arranjar mecânico que lhe mexa?
    dou-te uma solução fácil: vais a um sítio onde queiram realmente trabalhar. sempre que um começar a empurrar o serviço pra amanhã, pra ontem, pró ano que vai chegar... mudas e vais a outro sítio! oficinas não faltam é pessoas que querem trabalhar, mesmo que ganhem pouco e não se importam de trabalhar muito e ganhar pouco, mas ganharem um cliente. a minha mulher trabalha assim, mas ela não é mecânica, tem lá calma!


    Citação Originalmente Colocado por LH Ver Post
    o pior é quando dizemos que é para mudar o filtro do oleo, do ar, da gasolina, do habitaculo... mas depois vai-se a ver, e não foram todos mudados


    já aconteceu isso com o meu pai. Ele meteu uma risca num dos filtros (não sei qual era) e quando foi levantar a camioneta, essa risca ainda lá estava
    é fácil, vais a um mecânico que faz uns serviços fora de horas (ganha talvez mais do que no emprego dele) e muda as coisas à tua frente, de acordo com o que tu indicas a nível de óleos, filtros, marcas de travões, etc. ele dá conselhos, quem quer aceita e experimenta, quem não quer, ou sabe ou sujeita-se.

  29. #29
    Piloto de Troféu hc80's Avatar
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    Por Defeito

    é um pouco essa política, mas não só os mecânicos, é em todas as artes!
    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    não querem porque em vez de estarem a fazer algo mais dificil podem fazer 2 ou 3 trabalhinhos da tetra e ganhar o mesmo ou mais com muito menos esforço.

  30. #30
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    Por Defeito

    Como aqui a mão de obra na marca é muito cara (nunca menos de 60€/h) e comprei um carrito com a junta queimada, tinha um amigo mecânico que faz uns biscates depois da hora e lá metemos os dois mãos à obra!!

    A maior parte das coisas, tendo a ferramenta indicada, já seria capaz de me aventurar. Além que arranja-se sempre os manuais na net, acaba por ser ter um pouco mais de paciência e acabar por demorar mais tempo por causa da inexperiência, mas vou aproveitar o carrito para aprender umas coisitas de mecânica.

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