[Sugestão] Leon II vs Golf V

Ver Resultados da Sondagem: Qual?

Votantes
31. Não pode votar nesta sondagem
  • Golf

20 64.52%
  • Leon

11 35.48%
A mostrar resultados 1 para 19 de 19

Título: [Sugestão] Leon II vs Golf V

Piloto Veterano Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito [Sugestão] Leon II vs Golf V

Boas.

Venho aqui para vos pedir uma sugestão. Um colega do meu pai está a pensar trocar o seu Rover 45 1.4 e está entre estes dois carros e está bastante indeciso.

Passo a apresentar os dois carros:

1ª opção - Vw Golf V 1.4 TSI 140cv Cx. 6. - É um carro algo especial, é a versão Skipper em preto que conta com sistema de navegação, estofos em pele beje aquecidos, jantes 17" polegadas. Está lindo o carro. Tem 42 mil quilómetros e é de Setembro de 2007.

2ª opção - Seat Leon II 1.4 TSI 125cv Cx. 6 - É um Linea R, conta com jantes 17" e tem um Body-Kit Azeiteiro da SEAT que, posteriormente, sairá, claro. Está bem porreiro e é branco. A questão é que este carro é de Maio de 2009 e tem... 11 mil quilómetros.

A diferença de preços nem chega a 1000€, sendo o Golf mais barato. Ambos são particulares.

Já estão a ver a dúvida não é?

Eu sugeri o Golf, mas o estado praticamente novo do Leon, deixa a pensar!!

Que vocês dizem?

Chefe de Equipa carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Para alguém habituado à qualidade do interior e conforto de um 45, parece-me que o Leon deixa algo a desejar, não é uma evolução nesses aspectos.

Assim sendo, Golf, muito mais homogéneo.

A menos que a estética desiquilibre (e muito) a balança.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Para alguém habituado à qualidade do interior e conforto de um 45, parece-me que o Leon deixa algo a desejar, não é uma evolução nesses aspectos.

A menos que a estética desiquilibre (e muito) a balança.
    É verdade Eduardo.

Mas tens que ver que ele comprou o Rover 45 1.4 Connoiseur novo em 2001 na extinta Brazland em Évora. Foi um carro que o serviu na perfeição e está agora a chegar aos 100 mil kms. E agora tem recebido valores à retoma, que tem ficado estúpido... Pra um carro que em 2001 custou à volta de 20 mil € na moeda actual, deixa a pensar, até 2000€ já ofereceram pelo carro. À parte disto, gosta bastante do carro e do motor e disponibilidade do mesmo, pelo que quer manter a disponibilidade e potencia ou subir.

A questão é que nem é a estética que desequilibra, mas sim o estado (quase) novo do Leon. Nem 1 ano tem e os kms são parcos.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O Leon, passado uns anos e kms, também deixará de ser quase novo.

Ainda assim, não me parece que o Leon resista mal ao passar dos kms, a avaliar pelo do Raistaparta - por exemplo.

É uma questão de o colega do teu pai ponderar o que mais preza num carro.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post

Concordo.
    Além de tudo tem mais equipamento e motor que o Leon, penso que entre os dois seja o mais equilibrado(ainda para mais com o pseudo kit desportivo da SEAT ).

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
    Concordo.
    Além de tudo tem mais equipamento e motor que o Leon, penso que entre os dois seja o mais equilibrado(ainda para mais com o pseudo kit desportivo da SEAT ).
    Sim, eu concordo com vocês. Realmente o Golf é muito melhor opção.

Mas o Leon ainda tem um ano e picos de garantia!!!

Em relação ao pseudo-Kit, claro que era removido de imediato!

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Sim, eu concordo com vocês. Realmente o Golf é muito melhor opção.

Mas o Leon ainda tem um ano e picos de garantia!!!

Em relação ao pseudo-Kit, claro que era removido de imediato!
    Eu assumia o risco de optar pelo que não tem garantia. Parece-me um modelo fiável, sem problemas de maior.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Concordo com o carrega-lhe, o Leon nada terá a ver com aquilo a q está habituado de um Rover 45. Os kms a mais do Golf não assustam, é um modelo bem mais equilibrado q o Leon, e se em termos de equipamento é melhor, na minha opinião não haveria muito q pensar.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Leon = bonito

Interiores do Leon pre-restyling = muito maus

Em branco (qualquer carro) = feio

Kit estético da Seat = horrível

Sem dúvida o Skipper. Versão de equipamento fantástica.
    Bonito por fora e por dentro
    Acho que ainda só vi um ao vivo

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

não te esqueças que o rover ninguém o quer, muito menos as marcas, que ou ficam com um carro empatado ou despacham-no para um stand da beira da estrada. também já estive ao lado de um senhor ue queria trocar o seu 400 há uns 2 anos e apesar de nao ter nada a apontar, a nao ser ter que levar uma pintura por causa dos riscos normais, o vendedor ofereceu-lhe uma ninharia (já não me lembro do valor, mas era baixo). o vendedor foi honesto e disse que com a falência da marca ninguém o ia vender nem querer e que por isso o seu valor era quase nulo. a resposta do homem foi que assim ficava prá mulher, sempre era um carro caso precisassem.

entre esses 2 carros iria para o golf, que tem uma melhor capacidade de retoma, uma construção melhor e não tem tantos kms quanto isso.

Piloto de Testes rantamplan's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Eu tenho essa versão do Golf e recomendo-a fortemente! O motor é simplesmente qualquer coisa de fabulosa que tanto te dá para embalares em cidade e acelerares em autoestrada.

O Leon tem a plataforma e motorização do Golf. Nesse aspecto, um e outro são carros bastante bons. No entanto o Leon peca pela falta de qualidade de materiais no interior. Tem aquele plástico "FIAT" feito para poupar dinheiro e baixar o preço dos carros que impede esta marca fabulosa de subir de escalão e de assumir o seu lugar ao lado da VW como um excelente fabricante de carros: há-de sempre ser uma marca "rasca" associada a quem não pode ou não quer gastar muito dinheiro em carros!

A KM parece um factor significativo mas repara que embora o Golf e o Leon mecanicamente sejam idênticos (embora o Golf seja mais potente), o Golf é muito melhor equipado, tem interiores de melhor qualidade e é um carro que facilmente chega aos 200.000KM sem problemas desde que seja estimado. A diferença acaba por se esbater com estes factores.

Por outro lado, não sei se é significativo para ti mas Leon é carro associado a "tunings" e "aceleras" e um Leon na autoestrada é alvo fácil para polícia. O Golf é mais discreto.

Eu ia para o Golf.

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Entre esses dois modelos, e colocando o factor financeiro de parte, iria para o Golf VI sem ter grandes dúvidas.
    É mais confortável, muito mais refinado, tem interiores qualitativamente muito melhores e na minha opinião, muito mais agradáveis e elegantes.

A estética exterior é subjectiva, mas pessoalmente gosto mais do Golf. Seria talvez o modelo que escolheria se tivesse de comprar um veículo do segmento C, novo.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Jet, estou a falar do Golf V.

Rantamplam, que consumos fazes nesse carro? Já andei num Golf TSI e adorei!! Mas era o Confortline.

Piloto de Testes Chewbacca's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Realmente, embora o leon seja mais recente, nenhum deles é totalmente novo por isso, em princípio, não há aquela coisa do novo vs usado.
    Embora haja quase 2 anos de diferença, ambos têm poucos km e, dito isto, acho que o golf não está sequer em desvantagem em termos de desgaste/fiabilidade.
    Sendo assim o golf tem melhor equipamento, mais qualidade interior, mais conforto, melhor motor, melhor imagem de marca o que pode levar a melhor retoma. O leon tem uma estética mais apurada, que eu gosto mas aí depende de cada um. Terá um equilíbrio dinâmico mais virado para o desportivo, perdendo em conforto.

Se o comprador é "amigo do pai" já terá uns anitos e, a não ser que seja um apaixonado por leons, acho que fica muito melhor servido com o golf!

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Rantamplam, que consumos fazes nesse carro? Já andei num Golf TSI e adorei!! Mas era o Confortline.
    Que burrice a minha, só agora ao reler vi que te referias a dois usados.

Confesso que não sou grande apreciador do Golf V (em especial do interior), mas ainda assim escolhia-o em detrimento do Leon com aquele kit estético feioso.

Piloto de Testes rantamplan's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Faço os consumos normais para um carro daquela categoria: em cidade anda, no máximo, pelos 9L; em auto-estrada pelos 7L. Dá uma média global de 8L.

Se quiseres notas de outros utilizadores clica neste link:Übersicht: Volkswagen - Golf

Trata-se de um site alemão gerido pelos utilizadores onde se regista os consumos de distintos modelos. O Golf V 1.4 TSI de 2007 apresenta um consumo médio (a média de todos os registos dos utilizadores com o mesmo modelo) de 7,78L. Eu apontaria para os 8L, 8,5L de acordo com o teu pé direito.

Mas não encontras um carro com esta dimensão, peso e potência com consumos interiores. Os consumos do Leon, Bravo, A3 e Série 1 são idênticos e, pessoalmemte, considero o TSI um motor melhor do que esses.

Leon - 7,92L
    Übersicht: Seat - Leon

Bravo - 8,46L

Übersicht: Fiat - Bravo

A3 - 8,37L

Übersicht: Audi - A3

Série 1 - 8,24L
    Übersicht: BMW - 1er estes carros porque são os concorrentes mais directos do Golf. O C30 a gasolina tem vendas residuais e não conheço suficientemente bem o Mégane, C4 ou 308. Mas se quiseres informações sobre estes modelos basta ir ao site.

Quanto ao motor: trata-se de um motor delicioso de se utilizar em cidade e em auto.estrada. A combinação do turbo e do compressor consegue dar-te fazer-te sentir que "tens carro" mesmo em ambiente citadino sem ter que carregar muito no pé direito e reservar o turbo para a estrada/auto-estrada (onde vais que ter muito cuidadinho com o teu pé direito pois aquilo facilmente se lança para os 180KM/h).

De resto, o carro é bastante estável, oferece-te uma sensação de segurança na estrada, agradável de se conduzir, muito confortável mesmo em estradas em mau-estado e com uma qualidade de materiais interiores que, na minha modesta opinião, perde apenas para o Série 1. No entanto, o que perdes em luxo ganhas em motorização (o motor do Golf foi considerado o "motor do ano" para 2009; por outro lado, paga menos IUC do que o Série 1 por causa da cilindrada menor) e espaço nos bancos traseiros: o conforto é idêntico.

Considero o Golf superior ao Leon porque o Leon tem uma péssima qualidade de materiais interiores. Trata-se da "FIAT" do grupo VW: bons carros com péssimos plásticos para baixar o preço! Não obstante ter mais KM acho que ficas melhor servido com o Golf.

Mas a compra de um carro tem sempre um elemento fortemente emocional no acto e compreendo que possas ter paixão pelo Leon. Eu, confesso, sempre adorei o Golf apesar de reconhecer valor aos demais concorrentes da classe. Mas o Golf era para mim "Das Auto"! Portanto com qualquer um deles ficas bem servido! Bons KM e abre um DB!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Tens um Golf com um kit requintado, que, avaliando pelo que referes, é pra manter. Um Leon que queres remover um kit. O Golf é mais equipado, mais potente, mas mais antigo. É melhor construído um pouco, fora isso...

Iria para o Golf, mas tentaria negociar o preço!

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Rantamplam, excelente post.

Eu já andei à pendura num carro desses, mas como o carro não é para mim, mas sim para um colega do meu pai... E concordo com tudo o que disseste. É excelente o motor.

Nogueira, concordo contigo.

É assim, a opção aqui é o Golf, logicamente. Mas o Leon é praticamente novo... Se bem que o Golf também está num estado irrepreensível e acredito que resista bem melhor ao tempo.

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Aproveito para sublinhar que o Golf é um "Skipper" que é um caro MUITO bem equipado, raro, e com acabamentos/pormenores excelentes mesmo para a VW!

Esse Golf nessa versão e motorização, era o meu "carro de sonho" (acessível) de 2007!

Acho que nem sequer pensava no Leon, que tem dos interiores mais "rafeiros" dos últimos anos no segmento...