Queria partilhar as minhas impressões deste salão. Maioritariamente impressões subjectivas sobre estética e interiores, que é o que dá para apreciar num evento deste tipo. Por favor não fiquem ofendidos se disser mal do vosso carro.
Infelizmente esqueci-me da máquina fotográfica, mas como há imensos sites a cobrir o salão, é fácil encontrar fotos.
Ora vamos a isto:
- Muita gente, mais que no ano passado, também devido a ser o dia de abertura. Nota-se algum entusiasmo extra por parte das marcas, a antever uma retoma em 2010.
- Híbridos e eléctricos estão na moda. Quase que não havia expositor sem pelo menos um concept destes.
- O meu carro favorito foi o Audi e-tron, um protótipo de um coupé compacto que poderá dar origem a um Audi R4. Estou a torcer que sim, e já agora aproveitem para atirar o TT ao lixo.
- Gostei de ver o Honda CR-Z. Apesar de um pouco alto demais e de ter suspensões de carrinho de rolamentos, o raio do carro é mesmo aquilo que gosto: uma mistura para alguns antagónica, de economia com desportividade. Se repararem, esta combinação de performance e eficiência faz parte da filosofia Honda há muito tempo. Se estivesse comprador de carro diário, era este que comprava.
- O Chevrolet Camaro a começar nos $23.000 é um grande negócio e o raio do carro é fantástico. Pessoalmente não comprava devido às dimensões, mas sei reconhecer o valor.
- O Hyundai Genesis Coupé é outro grande negócio mas o interior é muito fraco e a falta de qualidade nota-se em pormenores como a baía do motor não pintada.
- O interior do Mazda MX-5 é algo sofrível, aceitável para os $30.000 que custa nos EUA, mas para o preço que custa em Portugal, não.
- Gostei muito dos interiores da Audi: volantes pequenos, tabliers sólidos, bater de portas impecável, regulações amplas do banco e volante, compartimentos forrados, etc... O A3 é o meu favorito devido ao tamanho. Eu gosto de um carro pequeno mas bem acabado e a Audi é a marca que melhor faz isto. Nas maioria das marcas é preciso comprar uma banheira para ter um interior decente.
- O interior do R8 rebenta com todas as escalas, é fabuloso.
- O Golf GTi também é um excelente negócio nos EUA. Custa $23.000 e tem muita da qualidade Audi no interior. Pena ser tão feio.
- A Acura tem bons interiores, pena serem todos banheiras. O mais pequeno é o TSX, que se vende como Accord na Europa. A Honda falha nos interiores, sobretudo do Insight e Fit. Estão, na generalidade, acima dos concorrentes Americanos e Japoneses e abaixo dos Europeus presentes no mercado Americano (premium e VW).
- A Toyota tem, na generalidade, uns interiores de fugir.
- O Lexus LF-A é um portento da técnica. É uma delícia apreciar todos os pormenores. Mas é demasiado Japonês, faltando classe ao exterior.
- O manuseio da caixa do Mini Cooper S pareceu-me muito mau, mas talvez mude um pouco em andamento. Aquela frigideira de velocímetro também já desaparecia.
- O banco do M3 não baixa o suficiente, ficamos em cima do carro, não dentro dele. Passo.
- O Fiesta parecia estar a fazer sucesso junto do público. Tem um interior claramente acima do Honda Fit e do Toyota Yaris.
- O Mustang tem um interior melhorável, mas o "feel-good" factor é muito bom e o novo V8 é muito potente e eficiente em termos de consumo.
- O Cadillac CTS Wagon e Coupé estão absolutamente fabulosos em termos de estética.
- Estava lá um Ferrari 599 de competição com umas soluções aerodinâmicas de babar.
- Sempre que vejo um Lotus Exige fico a pensar, "raios os meus carros são uma m$%^@*" e "tenho de poupar em vez de desperdiçar dinheiro em chassos".
Em resumo, se tivesse uma garagem vazia e a carteira cheia saía do salão com um CR-Z para uso diário e um Exige para as voltinhas.
Infelizmente esqueci-me da máquina fotográfica, mas como há imensos sites a cobrir o salão, é fácil encontrar fotos.
Ora vamos a isto:
- Muita gente, mais que no ano passado, também devido a ser o dia de abertura. Nota-se algum entusiasmo extra por parte das marcas, a antever uma retoma em 2010.
- Híbridos e eléctricos estão na moda. Quase que não havia expositor sem pelo menos um concept destes.
- O meu carro favorito foi o Audi e-tron, um protótipo de um coupé compacto que poderá dar origem a um Audi R4. Estou a torcer que sim, e já agora aproveitem para atirar o TT ao lixo.
- Gostei de ver o Honda CR-Z. Apesar de um pouco alto demais e de ter suspensões de carrinho de rolamentos, o raio do carro é mesmo aquilo que gosto: uma mistura para alguns antagónica, de economia com desportividade. Se repararem, esta combinação de performance e eficiência faz parte da filosofia Honda há muito tempo. Se estivesse comprador de carro diário, era este que comprava.
- O Chevrolet Camaro a começar nos $23.000 é um grande negócio e o raio do carro é fantástico. Pessoalmente não comprava devido às dimensões, mas sei reconhecer o valor.
- O Hyundai Genesis Coupé é outro grande negócio mas o interior é muito fraco e a falta de qualidade nota-se em pormenores como a baía do motor não pintada.
- O interior do Mazda MX-5 é algo sofrível, aceitável para os $30.000 que custa nos EUA, mas para o preço que custa em Portugal, não.
- Gostei muito dos interiores da Audi: volantes pequenos, tabliers sólidos, bater de portas impecável, regulações amplas do banco e volante, compartimentos forrados, etc... O A3 é o meu favorito devido ao tamanho. Eu gosto de um carro pequeno mas bem acabado e a Audi é a marca que melhor faz isto. Nas maioria das marcas é preciso comprar uma banheira para ter um interior decente.
- O interior do R8 rebenta com todas as escalas, é fabuloso.
- O Golf GTi também é um excelente negócio nos EUA. Custa $23.000 e tem muita da qualidade Audi no interior. Pena ser tão feio.
- A Acura tem bons interiores, pena serem todos banheiras. O mais pequeno é o TSX, que se vende como Accord na Europa. A Honda falha nos interiores, sobretudo do Insight e Fit. Estão, na generalidade, acima dos concorrentes Americanos e Japoneses e abaixo dos Europeus presentes no mercado Americano (premium e VW).
- A Toyota tem, na generalidade, uns interiores de fugir.
- O Lexus LF-A é um portento da técnica. É uma delícia apreciar todos os pormenores. Mas é demasiado Japonês, faltando classe ao exterior.
- O manuseio da caixa do Mini Cooper S pareceu-me muito mau, mas talvez mude um pouco em andamento. Aquela frigideira de velocímetro também já desaparecia.
- O banco do M3 não baixa o suficiente, ficamos em cima do carro, não dentro dele. Passo.
- O Fiesta parecia estar a fazer sucesso junto do público. Tem um interior claramente acima do Honda Fit e do Toyota Yaris.
- O Mustang tem um interior melhorável, mas o "feel-good" factor é muito bom e o novo V8 é muito potente e eficiente em termos de consumo.
- O Cadillac CTS Wagon e Coupé estão absolutamente fabulosos em termos de estética.
- Estava lá um Ferrari 599 de competição com umas soluções aerodinâmicas de babar.
- Sempre que vejo um Lotus Exige fico a pensar, "raios os meus carros são uma m$%^@*" e "tenho de poupar em vez de desperdiçar dinheiro em chassos".
Em resumo, se tivesse uma garagem vazia e a carteira cheia saía do salão com um CR-Z para uso diário e um Exige para as voltinhas.
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