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Caixas Auto vs Caixa Manual em Testes de Revistas

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    Caixas Auto vs Caixa Manual em Testes de Revistas


    Há uma coisa que sempre me fez confusão em Todas as revistas nacionais de carros.

    Vão comparar 2 carros. Por exemplo um Golf V e um Audi A3.

    Mas a VW fornece o Golf com caixa DSG automática, e a Audi fornece o A3 manual...

    Quando chegamos á parte das reprises, fazem vários testes, como por exemplo:

    80 a 120 em 5 e 6 velocidade.

    Mas se no A3 isto é verdade, no Golf auto limitam-se a meter em D e carregar a fundo...

    Uma caixa auto quando se carrega a fundo a 80, deve meter uma 3ª!!!!

    Depois na pontuação o carro de caixa auto ganha X pontos a mais que o de caixa manual. Quando o manual ia em 6ª o auto ia em 3ª

    #2
    citação:Originalmente colocada por SilverArrow


    Há uma coisa que sempre me fez confusão em Todas as revistas nacionais de carros.

    Vão comparar 2 carros. Por exemplo um Golf V e um Audi A3.

    Mas a VW fornece o Golf com caixa DSG automática, e a Audi fornece o A3 manual...

    Quando chegamos á parte das reprises, fazem vários testes, como por exemplo:

    80 a 120 em 5 e 6 velocidade.

    Mas se no A3 isto é verdade, no Golf auto limitam-se a meter em D e carregar a fundo...

    Uma caixa auto quando se carrega a fundo a 80, deve meter uma 3ª!!!!

    Depois na pontuação o carro de caixa auto ganha X pontos a mais que o de caixa manual. Quando o manual ia em 6ª o auto ia em 3ª
    Já tinha reparado.....aliás das ultimas vezes que reparei nissofoi precisamente com os motores 2.0 TDI de 170cv, em que os modelos ensaiados com este motor ram todos possuidores de DSG...e ganham em reprises[xx(][8)]

    Não tem logica nenhuma........na BMW e Mercedes mesmo que ponhas em manual/sequencia se fores em 5ª a 80 e pisares a fundo ele automaticamente mete-te a 3ª....a cx. aut não faz recuperações mas sim acelerações:D:D:D

    Comentário


      #3
      Pois, a mim também sempre me causou confusão, e agora ainda mais porque as caixas dão pra usar em modo manual! Não será possivel usar esse modo pra estes testes? A caixa fará o kick-down automaticamente?

      Ou eles são mm burros?

      Comentário


        #4
        É das situações que me mete mais confusão também. Uma verdadeira estupidez.
        E numa situação em que compararam as reprises do seat ibiza cupra tdi com as de um boxter... Como se o porsche não tivesse caixa..

        Comentário


          #5
          Mas o kick-down é controlável pelo condutor. Basta não passar do ponto (facilmente notório) em q ele faz kick down. será q nao continuaremos a estar a acelerar ao máximo aí?

          Comentário


            #6
            No caso específico da DSG podem usar o modo sequencial para as medições.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por jbranco

              No caso específico da DSG podem usar o modo sequencial para as medições.
              Mas não usam, o problema é esse. Se vires os comparativos, os carros com DSG só têm um valor por retoma de velocidade, enquanto os outros têm medidas em 3ª,4ª, 5ª... o que leva a concluir que a grande ciência é pedal a fundo a 40, ou 60, ou 80km/h e achar que se está a medir uma recuperação...

              Comentário


                #8
                Exacto.

                Os valores ficam completamente adulterados, mas as pontuações finais baseiam-se neles... Não sei como.

                Comentário


                  #9
                  A única explicação k encontro pra eles fazerem isto é a hipótese de eles quererem medir "a melhor recuperação possível". Assim, justifica-se k ponham pé a fundo em automático...

                  Comentário


                    #10
                    Pois, dessa maneira os resultados não são reprises. Em drive a caixa reduz mesmo sem se accionar o kick-down.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                      A única explicação k encontro pra eles fazerem isto é a hipótese de eles quererem medir "a melhor recuperação possível". Assim, justifica-se k ponham pé a fundo em automático...
                      Isso equivale a acelerar em 5ª e se não estiver satisfeito com a resposta, meter uma 4ª ou 3ª e ver se o tempo é diferente.

                      Tudo bem, acho que a DSG é uma grande tecnologia (quanto mais não seja por ser a 1ª caixa automática que vejo aumentar as prestações com os mesmos consumos da manual, geralmente é ao contrário), mas comparar recuperações que mais não são que o kick-down de uma caixa auto com o tempo de recuperação de outro carro sempre na mesma mudança é obviamente estar a comparar alhos com bugalhos.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Avant

                        citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                        A única explicação k encontro pra eles fazerem isto é a hipótese de eles quererem medir "a melhor recuperação possível". Assim, justifica-se k ponham pé a fundo em automático...
                        Isso equivale a acelerar em 5ª e se não estiver satisfeito com a resposta, meter uma 4ª ou 3ª e ver se o tempo é diferente.

                        Tudo bem, acho que a DSG é uma grande tecnologia (quanto mais não seja por ser a 1ª caixa automática que vejo aumentar as prestações com os mesmos consumos da manual, geralmente é ao contrário), mas comparar recuperações que mais não são que o kick-down de uma caixa auto com o tempo de recuperação de outro carro sempre na mesma mudança é obviamente estar a comparar alhos com bugalhos.
                        Exactamente.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Avant

                          citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                          A única explicação k encontro pra eles fazerem isto é a hipótese de eles quererem medir "a melhor recuperação possível". Assim, justifica-se k ponham pé a fundo em automático...
                          Isso equivale a acelerar em 5ª e se não estiver satisfeito com a resposta, meter uma 4ª ou 3ª e ver se o tempo é diferente.

                          Tudo bem, acho que a DSG é uma grande tecnologia (quanto mais não seja por ser a 1ª caixa automática que vejo aumentar as prestações com os mesmos consumos da manual, geralmente é ao contrário), mas comparar recuperações que mais não são que o kick-down de uma caixa auto com o tempo de recuperação de outro carro sempre na mesma mudança é obviamente estar a comparar alhos com bugalhos.
                          Exacto, se a procura é "o melhor tempo possivel", então pq raio se faz 80-120 em 6ª ? na manual? Para isso fazia-se em 3ª...

                          Comentário


                            #14
                            Pois, eu pergunto o mesmo...

                            ...mas foi a unica coisa k me veio à cabeça de minimamente aceitável...

                            Quem vota em mandar um mail a perguntar?

                            Comentário


                              #15
                              Mesmo comparando carros com caixas manuais, sao sempre resultados adulterados devido a diferença das relaçoes de caixas. Ha casos onde a 5ª é sensivelmente semelhante a uma 6ª de outro.

                              Neste aspecto, a km77 é excelente já que tem, nao só as habituais recuperaçoes em 4ª/5ª/6ª, mas tb 80-120 usando toda a capacidade de recuperaçao do motor/caixa, como deveria ser sempre!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

                                Mesmo comparando carros com caixas manuais, sao sempre resultados adulterados devido a diferença das relaçoes de caixas. Ha casos onde a 5ª é sensivelmente semelhante a uma 6ª de outro.

                                Neste aspecto, a km77 é excelente já que tem, nao só as habituais recuperaçoes em 4ª/5ª/6ª, mas tb 80-120 usando toda a capacidade de recuperaçao do motor/caixa, como deveria ser sempre!
                                Como assim?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                  citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

                                  Mesmo comparando carros com caixas manuais, sao sempre resultados adulterados devido a diferença das relaçoes de caixas. Ha casos onde a 5ª é sensivelmente semelhante a uma 6ª de outro.

                                  Neste aspecto, a km77 é excelente já que tem, nao só as habituais recuperaçoes em 4ª/5ª/6ª, mas tb 80-120 usando toda a capacidade de recuperaçao do motor/caixa, como deveria ser sempre!
                                  Como assim?
                                  Fazendo as reduçoes necessárias e ideais para fazer a dita recuperaçao;)

                                  http://www.km77.com/marcas/alfa/2006...td24-p/m02.asp

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

                                    Mesmo comparando carros com caixas manuais, sao sempre resultados adulterados devido a diferença das relaçoes de caixas. Ha casos onde a 5ª é sensivelmente semelhante a uma 6ª de outro.
                                    Mas aí estás a comparar coisas directamente comparáveis, e que reflectem a curva de potência do motor e a relação de caixa escolhida pelo fabricante. Sabes que por exemplo vais num TDI a 80 km/h em 6ª, carregas e sentes o carro a desenvolver sem problema, num BMW ficas com vontade de meter a 5ª... Depende muito do gosto de condução de cada um, e de valorizar a capacidade de o carro recuperar velocidade sem recorrer à caixa, mas volto a dizer, aí estás a comparar conceitos semelhantes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Avant

                                      citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

                                      Mesmo comparando carros com caixas manuais, sao sempre resultados adulterados devido a diferença das relaçoes de caixas. Ha casos onde a 5ª é sensivelmente semelhante a uma 6ª de outro.
                                      Mas aí estás a comparar coisas directamente comparáveis, e que reflectem a curva de potência do motor e a relação de caixa escolhida pelo fabricante. Sabes que por exemplo vais num TDI a 80 km/h em 6ª, carregas e sentes o carro a desenvolver sem problema, num BMW ficas com vontade de meter a 5ª... Depende muito do gosto de condução de cada um, e de valorizar a capacidade de o carro recuperar velocidade sem recorrer à caixa, mas volto a dizer, aí estás a comparar conceitos semelhantes.
                                      Nao concordo com isso, pq se a relaçao de caixa num carro em 5ª é semelhante a relaçao de outro em 6ª, entao a questao de se ir em 5ª ou 6ª é meramente psicológico. Até pq depois nas tabelas, da a parecer que o tem as relaçoes mais curtas recupera melhor fazendo uso de todo o potêncial do carro, o que nao é verdade;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        O k tás a falar é de carros com 5vel. e outros com 6? Aí realmente as relações devem ser bastante diferentes, e talvez fizesse sentido contar da última pra trás (5ª num e 6ª noutro)...

                                        ...ou então não!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O melhor exemplo daquilo que o Silver focou está no teste às carrinhas Diesel da última AH.

                                            A Passat 2.0 TDI era DSG, a Toyota Avensis 2.2 D-4D 177cv e a Renault Laguna 2.0 dCi 175cv manuais... Obviamente deram melhor pontuação à Passat, algumas recuperações demorou metade do tempo! A seguir a Toyota ganhou-as todas.

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves
                                              Nao concordo com isso, pq se a relaçao de caixa num carro em 5ª é semelhante a relaçao de outro em 6ª, entao a questao de se ir em 5ª ou 6ª é meramente psicológico. Até pq depois nas tabelas, da a parecer que o tem as relaçoes mais curtas recupera melhor fazendo uso de todo o potêncial do carro, o que nao é verdade;)
                                              Mas isso é teórico, porque geralmente as diferenças não são tão grandes. Por exemplo acho o escalonamento da A4 de 130cv perfeito na 5ª e na 6ª, mas já acho a 2ª curta de mais, por exemplo. A do 120d acho um escalonamento muito bom nas relações mais baixas, mas a 5ª e 6ª são algo longas demais, especialmente a 6ª; mas nem por isso a 6ª do Audi é tão longa como a 5ª do BMW; a 2000 rpm o Audi vai em 6ª a 110km/h e o BMW vai +- a 120 Km/h. Uma pequena diferença que de facto faz toda a diferença nas medições de recuperações, e que reflectem a utilização real do carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por herpez

                                                Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.
                                                Pois, desse ponto de vista não se percebe, mas o k eles dizem sempre é "o motor é mt elástico e o condutor não precisa de se chatear a ir mudar a velocidade".... é provável k mt gente pense assim!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por herpez

                                                  Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.
                                                  Pois eu acho que faz todo o sentido dependendo da utilização que vais dar ao carro e a forma como conduzes... Por essa ordem de ideias, muito menos serve a aceleração dos 0 aos 100, quantas vezes se arranca entando parado, a todo o gás, a esticar as mudanças até chegar aos 100km/h?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    mas pq raio n usam eles as sequenciais da DSG? :|

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Avant

                                                      citação:Originalmente colocada por herpez

                                                      Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.
                                                      Pois eu acho que faz todo o sentido dependendo da utilização que vais dar ao carro e a forma como conduzes... Por essa ordem de ideias, muito menos serve a aceleração dos 0 aos 100, quantas vezes se arranca entando parado, a todo o gás, a esticar as mudanças até chegar aos 100km/h?
                                                      Se eu for na AE a 120kmh em 6a, e tiver um carro a minha frente a 80kmh e tiver um a passar-me pela esquerda, vou certamente reduzir até perto de 80kmh, depois, o LÓGICO é meter uma 4a, para ir até aos 100 (para o "novo" arraque), e depois continuar a subida em 5a nos 120kmh que estava e quando estiver "estavel" meto a 6a e lá vou. Agora, ACHO que se fizesse o "novo" arranque em 6a, de 80 a 120, era muito pior para mim e para o carro, do que usando a 4a, dp a 5a e depois a 6a., nao ia submeter o carro a um esforço tao grande.
                                                      Continuar em 6a num caso destes, é pq se é muito perguiçoso, pois mesmo com um carro que "aguente" dos 80 a 120 em 6a numa subida com facilidade, certamente que é pior do que fazer uma redução nem que seja para 5a.
                                                      Assim penso eu.

                                                      SObre dos 0-100kmh, aí está, usa-se a caixa, se fosse como nas recuperações, arrancava-se em 3a e via-se o tempo que demorava a chegar aos 100kmh p n ter de mudar de mudança.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por herpez

                                                        citação:Originalmente colocada por Avant

                                                        citação:Originalmente colocada por herpez

                                                        Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.
                                                        Pois eu acho que faz todo o sentido dependendo da utilização que vais dar ao carro e a forma como conduzes... Por essa ordem de ideias, muito menos serve a aceleração dos 0 aos 100, quantas vezes se arranca entando parado, a todo o gás, a esticar as mudanças até chegar aos 100km/h?
                                                        Se eu for na AE a 120kmh em 6a, e tiver um carro a minha frente a 80kmh e tiver um a passar-me pela esquerda, vou certamente reduzir até perto de 80kmh, depois, o LÓGICO é meter uma 4a, para ir até aos 100 (para o "novo" arraque), e depois continuar a subida em 5a nos 120kmh que estava e quando estiver "estavel" meto a 6a e lá vou. Agora, ACHO que se fizesse o "novo" arranque em 6a, de 80 a 120, era muito pior para mim e para o carro, do que usando a 4a, dp a 5a e depois a 6a., nao ia submeter o carro a um esforço tao grande.
                                                        Continuar em 6a num caso destes, é pq se é muito perguiçoso, pois mesmo com um carro que "aguente" dos 80 a 120 em 6a numa subida com facilidade, certamente que é pior do que fazer uma redução nem que seja para 5a.
                                                        Assim penso eu.

                                                        SObre dos 0-100kmh, aí está, usa-se a caixa, se fosse como nas recuperações, arrancava-se em 3a e via-se o tempo que demorava a chegar aos 100kmh p n ter de mudar de mudança.
                                                        isso depende do carro... no meu a 5ª chegava perfeitamente, e se n fosses com pressa de passar, em 60 a 80Km/h já responde bem...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por herpez

                                                          citação:Originalmente colocada por Avant

                                                          citação:Originalmente colocada por herpez

                                                          Mas ainda nao percebi para que serve comparar recuperacoes em carros de mudanças manuais, pois qualquer condutor sabe que a caixa está lá para ser usada.
                                                          Pois eu acho que faz todo o sentido dependendo da utilização que vais dar ao carro e a forma como conduzes... Por essa ordem de ideias, muito menos serve a aceleração dos 0 aos 100, quantas vezes se arranca entando parado, a todo o gás, a esticar as mudanças até chegar aos 100km/h?
                                                          Se eu for na AE a 120kmh em 6a, e tiver um carro a minha frente a 80kmh e tiver um a passar-me pela esquerda, vou certamente reduzir até perto de 80kmh, depois, o LÓGICO é meter uma 4a, para ir até aos 100 (para o "novo" arraque), e depois continuar a subida em 5a nos 120kmh que estava e quando estiver "estavel" meto a 6a e lá vou. Agora, ACHO que se fizesse o "novo" arranque em 6a, de 80 a 120, era muito pior para mim e para o carro, do que usando a 4a, dp a 5a e depois a 6a., nao ia submeter o carro a um esforço tao grande.
                                                          Continuar em 6a num caso destes, é pq se é muito perguiçoso, pois mesmo com um carro que "aguente" dos 80 a 120 em 6a numa subida com facilidade, certamente que é pior do que fazer uma redução nem que seja para 5a.
                                                          Assim penso eu.

                                                          SObre dos 0-100kmh, aí está, usa-se a caixa, se fosse como nas recuperações, arrancava-se em 3a e via-se o tempo que demorava a chegar aos 100kmh p n ter de mudar de mudança.
                                                          Como eu disse, sem querer dizer que o carro a ou b é melhor ou pior, as comparações dos tempos de recuperação dão uma boa ideia sobre o tipo de condução que um carro permite. Agora cabe a cada um decidir o que gosta mais ou aquilo que dá mais importância na condução de um carro. Eu por exemplo em AE delicio-me com a 6ª da A4, dos 80-90 para cima aquilo dá para tudo sem nunca se sentir que o motor vai em esforço. É claro que se precisar de uma maior capacidade de aceleração, reduzo, se não, para mim uma 6ª assim significa conforto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A verdade que quando se vai em viagem em AE com a familia, ou com mais alguém não me parece muito "habitual/normal" andar sempre a fazer reduções para recuperar velocidade. As "reprises" medidas nas mudanças mais altas dão uma ideia de como os carros se comportam nessa situação.

                                                            Comentário

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