Anúncio

Collapse
No announcement yet.

“Fusão” Alfa Romeo, Maserati e Abarth à vista?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] “Fusão” Alfa Romeo, Maserati e Abarth à vista?!


    De acordo com relatórios, a Fiat SpA planeia a fusão da Alfa Romeo, Abarth e Maserati sob uma única sub marca desportiva.

    Harald Wester, CEO da Abarth e Maserati, foi hoje nomeado pela Fiat como CEO da Alfa Romeo e a Auto News reivindica que fontes da empresa disseram que as novas regras de Wester serão identificar sinergias entre as três marcas.

    Wester, que também é director de tecnologia para o grupo Fiat, vai desempenhar um papel-chave na definição do futuro da Alfa Romeo.

    A Fiat está a passar por uma revisão estratégica da Alfa e publicará os resultados em Abril, quando a Fiat anunciar os seus planos para o grupo para os próximos cinco anos.

    Uma opção para a Alfa poderia passar por partilhar plataformas com a Chrysler e ter o 166 construído nos E.U. A.

    A outra opção é para o congelamento do investimento no desenvolvimento de novos modelos assim que o Giulietta seja lançado, deixando apenas com os Alfa Giulietta e Mito para manter a marca viva até à última parte da década. Os seus modelos mais antigos, incluindo o Brera, GT e Spider, continuariam a ser vendidos, mas não seriam substituídos.

    No Salão Automóvel de Detroit, o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, disse à Autocar que várias opções ainda estavam disponíveis para a Alfa.

    "A Alfa tem tido uma performance insatisfatória desde há longo tempo", disse ele. "Foi a parte mais difícil da recuperação da Fiat, mesmo que no papel pareça tão atraente. A marca não está à venda, ou qualquer coisa assim.”

    "É um problema nosso. Mas temos que repensar os nossos objectivos e ser realistas com nós próprios, antes de fazer qualquer outra coisa.”

    "Primeiro, eu quero ver como irá correr o lançamento do Giulietta. Do ponto de vista técnico, é um enorme passo em frente, mas eu quero ver as vendas. E eu quero ver das vantagens que trará para a empresa ".

    Fonte: Autocar


    (poderei não ter traduzido bem algum pormenor, mas no essencial anda dentro disto)
    O que têm a dizer?

    #2
    Para começa, fica muito mais por dizer que aquilo que realmente é dito!

    Sinceramente, parece-me uma péssima ideia. A única marca seria o quê? ALFA, Maserati?! Perder qualquer uma delas seria um péssimo serviço à indústria automóvel. Para além disso, têm produtos diferenciados entre si (um 8C não é um Quattroporte, por exemplo), e é bom que assim continue. Creio que resta continuar o bom trabalho que se tem desenvolvido na ALFA (com o MiTo, por exemplo), e a aposta num produto verdadeiramente diferenciado (rwd, para começar).

    Comentário


      #3
      Juntando numa só marca algo se perde não? ou uma "Massealfa" vai produzir tanto um 147 como um Quattroporte?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Juntando numa só marca algo se perde não? ou uma "Massealfa" vai produzir tanto um 147 como um Quattroporte?
        A audi e a BMW também estão em ambos os segmentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por erocha Ver Post
          A audi e a BMW também estão em ambos os segmentos
          Axo que não é bem a mesma coisa, a maserati tem neste momento quantos modelos?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
            A audi e a BMW também estão em ambos os segmentos
            Mas a BMW sempre foi a BMW, e a Audi, já não é uma amálgama de marcas desde a Auto Union.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Axo que não é bem a mesma coisa, a maserati tem neste momento quantos modelos?
              Para a Maserati estar em todos os segmentos (ou quase), faria mais sentido substituir a Lancia.

              Comentário


                #8
                Será que a Maserati se irá tornar na "Audi" do grupo Fiat?

                Preferia que a Maserati fosse a "Porsche " da Fiat, desenvolvendo produtos abaixo do GranTurismo, concorrentes ao Caiman e tambem um SUV concorrente ao Cayenne.

                Então a Alfa poderia ser a "Seat" da Fiat, com uma gama mais baixa mas de cariz desportivo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Mas a BMW sempre foi a BMW, e a Audi, já não é uma amálgama de marcas desde a Auto Union.
                  e a Maserati sempre foi o quê?

                  É muito mais facil para a maserati ir descendo de segmentos até ter a um segmento C, do que a VW ir subindo como tentou com o pheaton e o touareg...

                  Desde que não seja à pressa e seja pensado a longo prazo´dá para fazer. Não podem é querer faze-lo com um "X-type"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Será que a Maserati se irá tornar na "Audi" do grupo Fiat?

                    Preferia que a Maserati fosse a "Porsche " da Fiat, desenvolvendo produtos abaixo do GranTurismo, concorrentes ao Caiman e tambem um SUV concorrente ao Cayenne.

                    Então a Alfa poderia ser a "Seat" da Fiat, com uma gama mais baixa mas de cariz desportivo.
                    O que acho que faria sentido era a Alfa ser a Audi e a maserati ser a porsche.

                    A Lancia, como está actualmente, poderia ser tanto a skoda ou a Seat...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                      e a Maserati sempre foi o quê?
                      A Maserati há muito que deixou de o ser, para ser mais uma marca do Grupo Fiat, que esta "ressuscita", sempre que lhe dá jeito!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                        O que acho que faria sentido era a Alfa ser a Audi e a maserati ser a porsche.

                        A Lancia, como está actualmente, poderia ser tanto a skoda ou a Seat...
                        Inicialmente era isso que eu ia escrever mas aonde é que a Lancia iria ser incluída?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Para a Maserati estar em todos os segmentos (ou quase), faria mais sentido substituir a Lancia.
                          Bem, a Lancia vai ser substituida... pela Chrysler!
                          ALiás, vão-se complementar uma à outra.
                          Os planos tendem para o envio de modelos compactos Lancia para os EUA, para serem vendidos como Chrysler, e os modelos grandes Chrysler serem vendidos como Lancia na Euroland

                          Num futuro a médio prazo, poderemos assistir a algo como existe actualmente com a Opel/Vauxhall, na relação entre Lancia/Chrysler

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                            De acordo com relatórios, a Fiat SpA planeia a fusão da Alfa Romeo, Abarth e Maserati sob uma única sub marca desportiva.

                            Não me acredito que passe a existir um só nome, pode existir um só grupo a produzir modelos com nomes e marcas diferentes, mas isso também não me parece muito diferente do que já se passa, é apenas um reorganizar de recursos humanos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              A Maserati há muito que deixou de o ser, para ser mais uma marca do Grupo Fiat, que esta "ressuscita", sempre que lhe dá jeito!
                              Penso que desde o fim dos anos 90 (97?) com o 3200GT que a Maserati tem tido uma politica bastante coerente.

                              Fizeram-se várias evoluções e versões nos coupés e spiders tal como no Quattroporte (que começa a precisar de um substituto)...

                              Se o Quattroporte for substituido nos proximos 2 anos, vamos ter 15 anos de uma politica coerente e aí, pode começar a crescer para baixo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Não me acredito que passe a existir um só nome, pode existir um só grupo a produzir modelos com nomes e marcas diferentes, mas isso também não me parece muito diferente do que já se passa, é apenas um reorganizar de recursos humanos
                                Se duvidarem da tradução, eis a seguir o original; se duvidarem da veracidade da fonte, terão de esperar por Abril para saber qual o plano do grupo FIAT até 2015:
                                Alfa, Maserati, Abarth 'to merge'
                                Fiat SpA plans to merge Alfa Romeo, Abarth and Maserati under one sporty sub brand, according to reports.
                                Abarth and Maserati CEO Harald Wester has today been appointed by Fiat as CEO of Alfa Romeo and Auto News claims company sources have said Wester’s new role will be to identify synergies between the three brands.
                                Wester, who is also chief technology officer for the Fiat group, will play a key role in shaping Alfa Romeo’s future.
                                Fiat is currently undergoing a strategic review of Alfa and will publish the results in April when Fiat announces its group plans from the next five years.
                                One option for Alfa could be to share platforms with Chrysler and have its 166 replacement built in the US.
                                The other option is for investment to freeze on developing new models once the Giulietta is launched, leaving Alfa with only the Giulietta and Mito to keep the brand alive into the latter part of the decade. Its older exiting models, including the Brera, GT and Spider, would continue to be sold but won’t be replaced.
                                At the Detroit motor show, Fiat CEO Sergio Marchionne told Autocar that several options were still available for Alfa.
                                “Alfa has been underperforming for a long time,” he said. “It has been the most difficult part of Fiat’s recovery, even though on paper it looks so attractive. The marque isn’t for sale, or anything like that.
                                “It’s our problem. But we do have to rethink our objectives and be realistic with ourselves before we do anything else.
                                “First, I want to see how well we do launching the Giulietta. From the technical point of view it’s a huge step forward, but I want to see how it fares. And I want to see how we can take advantage of that through the company.”
                                Alfa, Maserati, Abarth 'to merge' - Autocar.co.uk

                                Comentário


                                  #17
                                  Este processo é inevitável.
                                  O aproveitamento de sinergias terá de ser feito, sendo que o grupo FIAT não está a conseguir o sucesso que os alemães obtiveram na gestão das suas marcas automóveis.

                                  Tanto a Lancia como a Alfa andam subaproveitadas. O que sucede é que o mercado automóvel internacional está cada vez mais competitivo e não existe espaço para erros. O caso da Saab é um bom sinal disso mesmo.

                                  O grupo FIAT só tem a ganhar com uma reestruturação bem planeada: os Fiat tornar-se-ão mais bem sucedidos no mercado; a parceria com a Chrysler evitará a extinção da Lancia que se tornará uma marca forte com uma ampla gama, essencialmente com mais modelos de segmentos de topo, com maior variedade de motorizações e motores mais poderosos (segundo asseguram, tanto italianos como norte-americanos); a Alfa tornar-se-á a jóia da coroa para quem aprecia o “cuore sportivo”, devendo ganhar tanto em tecnologia como em diversidade selectiva de modelos sem que isso se repercuta nos preços.

                                  Deixando as paixões à parte, estou certo de que depois destes passos inevitáveis, em 2015 teremos um Grupo FIAT renascido das cinzas que fascinará o mundo como sucedeu noutros tempos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Equiparar a Alfa à Seat é blasfémia no mundo automóvel!

                                    Acho que as duas marcas deviam criar sinergias. Do género, partilhar o chassis do quatroporte, torná-lo mais curto e fazer o substituto do 166.

                                    Agora, apesar das vendas não acompanharem vejo bastante espaço para as duas marcas. O "mal" (para estas marcas) é o trio alemão (e a Porsche no segmento da Maseratti) estarem tão fortes.

                                    Reinventem-se, inovem, cativem os clientes que de certeza que aumentam as vendas (olhem o que Fiat fez com o 500). "O cliente gosta, o cliente compra".

                                    "Brand engineering" só vem adiar o problema..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na minha modesta opinião faria muito mais sentido fundir a Lancia e a Alfa: afinal ambas as marcas tentam competir no segmento dos Premium e as vendas não têm sido o esperado uma vez que o MiTo não teve o sucesso esperado.

                                      Não acho que a Maseratti seja uma espécie de BMW de luxo. A Maseratti sempre se colocou no segmento dos super-desportivos, como a Porsche, e não creio que tenha perfil para competir em todos os segmentos. Mas......a vida dá muitas voltas e a história está recheada de marcas que sobreviveram porque se souberam reinventar.

                                      Em todo o caso quem me dera que a Maseratti fizesse um hatchback do segmento C (uma espécie de Série 1 italiano). Se a vida me corresse bem, quiçá não seria desta que perdia a cabeça e comprara um Maseratti!

                                      Comentário


                                        #20
                                        A integração da Alfa Romeo, Abarth e Maserati dentro do mesmo sub-grupo do grupo Fiat é algo que já deveria ter sido feito há muito tempo. É óbvio que a Fiat não vai fundir as três marcas, mas sim juntá-las sob uma direcção comum.

                                        Sabem quem é o dono da Lamborghini? É a Audi, que por sua vez é detida pela VW. Mas foram as sinergias geradas pela associação Lambo/Audi que deram o R8.

                                        A Alfa e a Maserati completam-se, começando a gama de uma onde termina a da outra. A Abarth também só terá a ganhar com esta associação. No futuro talvez venhamos a ter um Abarth MiTo ou Giulietta, o que, a meu ver seria melhor e faria mais sentido do que um Punto e um Bravo.

                                        Para além disso, as três marcas estão envolvidas no desporto automóvel, com os Abarth G.Punto S2000, Maserati MC12 e Granturismo e o futuro Alfa 8C GTA.

                                        Acho que esta medida só peca por tardia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          pôr a Alfa sob a alçada da maseratti, não é má ideia, mas já uma fusão..... Estranho, no minimo.

                                          Poderá ser mais um rumor, ou uma má interpretação. Quando a GM estava para comprar a FIAT Auto, com a Lancia de arrasto, A AR passaria para a esfera Ferrari Maseratti, com esta ultima a fazer a sua gestão. Seria a maseratti acessivel!

                                          no entanto. tudo voltou à estaca zero com o fim do negocio.

                                          Está visto, que a saga da Alfa vai dar pano para mangas
                                          Editado pela última vez por Pinguim; 22 January 2010, 14:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o nome já foi divulgado

                                            ALBARATI ou ALBARATEO

                                            ALfa (romEO), aBARth, maseRATI

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tive a ler de outras fontes esta notícia, e acho que a Autocar se precipitou com essa "fusão".

                                              Segundo declarações da Fiat e de Sergio Marchionne, a um nivel oficial, apenas temos a passagem de testemunho da liderança da Alfa para Harald J Wester, que já tem à sua conta a Abarth e a Maserati.

                                              o objectivo é criar uma especie de sub-grupo com orientação mais desportiva, e analisar a forma como poderia haver sinergias entre as 3 marcas.


                                              "The purpose of bringing the Alfa Romeo, Maserati and Abarth brands under the same leadership is to emphasise and leverage the value of the shared qualities of the three brands in terms of their sporting characteristics and performance,"
                                              Sergio Marchionne
                                              declarações da manhã de hoje.

                                              De qualquer forma, em Abril haverá mais certezas sobre o futuro da Alfa, já que será apresentado um plano de 5 anos para a mesma.
                                              Até lá, tudo o que vier a público será especulação.
                                              Editado pela última vez por crash; 22 January 2010, 14:57.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Não me acredito que passe a existir um só nome, pode existir um só grupo a produzir modelos com nomes e marcas diferentes, mas isso também não me parece muito diferente do que já se passa, é apenas um reorganizar de recursos humanos
                                                Também acredito mais nesta hipótese... ou seja criar um braço desportivo dentro do grupo gerido pela maserati e como dependentes a Alfa e a Abarth... resta saber onde fica a Ferrari se como cabeça de cartaz ou abaixo da Maserati.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                  Não me acredito que passe a existir um só nome, pode existir um só grupo a produzir modelos com nomes e marcas diferentes, mas isso também não me parece muito diferente do que já se passa, é apenas um reorganizar de recursos humanos
                                                  Sim, terá que ser algo como isso.

                                                  Abarth será sempre uma versão envenenada de outro carro.

                                                  Maserati MiTo não faz sentido...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                    Se duvidarem da tradução, eis a seguir o original; se duvidarem da veracidade da fonte, terão de esperar por Abril para saber qual o plano do grupo FIAT até 2015:

                                                    Para que saibas nunca duvidei da veracidade da tua tradução, quem passe algum tempo no forum também se apercebe em quem pode confiar. Também não coloquei em causa a fonte, só fiz a minha interpretação baseado na citação que tu tinhas colocado e no que eu já tinha lido noutras fontes, mas estou como tu dizes: teremos de esperar para saber em concreto qual o plano do grupo Fiat até 2015.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                      Também acredito mais nesta hipótese... ou seja criar um braço desportivo dentro do grupo gerido pela maserati e como dependentes a Alfa e a Abarth... resta saber onde fica a Ferrari se como cabeça de cartaz ou abaixo da Maserati.
                                                      A Ferrari é e será sempre a Ferrari e terá sempre uma gestão própria e "independente". Poderá é haver algumas sinergias e partilha de tecnologia com outras empresas do grupo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                        o nome já foi divulgado

                                                        ALBARATI ou ALBARATEO

                                                        ALfa (romEO), aBARth, maseRATI
                                                        acho que vai ser ALFA MASERABARTH

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          Para que saibas nunca duvidei da veracidade da tua tradução, quem passe algum tempo no forum também se apercebe em quem pode confiar. Também não coloquei em causa a fonte, só fiz a minha interpretação baseado na citação que tu tinhas colocado e no que eu já tinha lido noutras fontes, mas estou como tu dizes: teremos de esperar para saber em concreto qual o plano do grupo Fiat até 2015.
                                                          Claro, sem espiga!
                                                          Acho que estas movimentações no grupo transalpino estão a ser o reflexo de uma enorme lufada de ar fresco de uma só vez.
                                                          Penso que no meio de tanta reorganização, parcerias, aquisições, etc, eles próprios estarão a sentar-se para deixar assentar o pó e ver "the big picture".
                                                          Há muito a assimilar. Há muio o que pensar para não se cometerem os mesmos erros do passado. Eu, como acredito que a melhor forma de se aprender é através dos erros, julgo que eles terão um handycap muito favorável para escolherem as melhores decisões.

                                                          Estou certo de que, sejam quais forem as escolhas, provavelmente o grupo FIAT irá vivenciar tempos áureos.

                                                          A casa de Turim deve estar ao rubro com tanto que há para definir, e posso mesmo assegurar que Abril deverá ser o momento do ano: quando do anúncio do programa até meio da década.

                                                          A forma como irão definir a desportividade no grupo só poderá ser boa e nisso a Alfa só terá a ganhar, pois a união de sinergias das três divisões desportivas sob a direcção da mesma pessoa deverá ser certamente altamente vantajosa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            tendo em conta a actual dependência da Abarth pela Fiat e o tipo de segmento/cliente a que se destina não percebo bem a ideia.

                                                            logo se ve com mais detalhe

                                                            cumprimentos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X