Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento de um carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento de um carro

    Boas!

    Ontem questionei-me sobre o tempo que alguns carros demoram a aquecer, a partir de um arranque a frio e dá-me a sensação que um motor com pouca cilindrada, consegue aquecer mais rápido que um motor maior, mesmo este tendo explosões mais fortes e mais cilindros (digo isto no sentido de haver mais explosões num certo intervalo de tempo do que num com 4 cilindros).

    A questão era então, que motor aquece mais depressa, um pequeno ou um grande, podendo-se também falar do número de cilindros que possuem.

    Cumprimentos!
    Editado pela última vez por godfather89; 22 January 2010, 10:41.

    #2
    O tempo de aquecimento nao tem nada a ver com o tamanho do motor mas sim com o sistema de refrigeração e com o percurso deste.

    Comentário


      #3
      Teoricamente eu penso que o tempo deveria ser mais ou menos igual. Mas na realidade depende de outros factores, como por exemplo a temperatura de abertura do termostato.

      No entanto na pratica e na maioria dos casos um motor de baixa cilindrada demora menos tempo a aquecer, penso que se deve ao facto de o bloco ter menor massa.

      Não nos devemos tambem esquecer de ter em conta o material de que é feito o bloco. A condução de calor no ferro fundido e no aluminio tem coeficientes diferentes.

      Comentário


        #4
        isso é termodinamica xD

        Depende de imensas variáveis.

        massa, area exterior, material e caudal e tipo de combustivel. são em principio as mais importantes.

        Assim de cabeça diria que talvez um motor mais pequeno aqueça mais depressa, pois tem bastante area exterior, baixa massa e geralmente sao de aluminio e a gasolina o que significa mais caudal

        Comentário


          #5
          Uma coisa é certa: teoricamente os diesel devem demorar mais tempo a aquecer que os gasolina... quanto ao tamanho (cilindrada), penso que é irrelevante...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
            isso é termodinamica xD

            Depende de imensas variáveis.

            massa, area exterior, material e caudal e tipo de combustivel. são em principio as mais importantes.

            Assim de cabeça diria que talvez um motor mais pequeno aqueça mais depressa, pois tem bastante area exterior, baixa massa e geralmente sao de aluminio e a gasolina o que significa mais caudal
            Se um motor tem mais área exterior, dissipa mais calor, logo aquece mais devagar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
              isso é termodinamica xD

              Depende de imensas variáveis.

              massa, area exterior, material e caudal e tipo de combustivel. são em principio as mais importantes.

              Assim de cabeça diria que talvez um motor mais pequeno aqueça mais depressa, pois tem bastante area exterior, baixa massa e geralmente sao de aluminio e a gasolina o que significa mais caudal

              Também concordo com o Whisperdancer. E a meu ver o caudal não influi muito neste factor.

              No entanto ser a gasolina ou diesel já é um factor relevante, pois a temperatura interna de um motor a gasolina é superior a um diesel... tinha-me esquecido desta.

              E já agora não digas Termodina****... essa palavra dá-me logo azia


              Cump's

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ceed Ver Post
                Também concordo com o Whisperdancer. E a meu ver o caudal não influi muito neste factor.

                No entanto ser a gasolina ou diesel já é um factor relevante, pois a temperatura interna de um motor a gasolina é superior a um diesel... tinha-me esquecido desta.

                E já agora não digas Termodina****... essa palavra dá-me logo azia


                Cump's
                ohh....claro que mais area exterior dissipa mais calor, enganei-me, obvio

                O caudal influencia muito, pois a potencia térmica que entra nos cilindros é caudal * poder calorifico do combustivel. Q=m*PCI

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                  ohh....claro que mais area exterior dissipa mais calor, enganei-me, obvio

                  O caudal influencia muito, pois a potencia térmica que entra nos cilindros é caudal * poder calorifico do combustivel. Q=m*PCI

                  Sim sim tens razão, mas na pratica não sei se fará muita diferença, fará alguma é certo, mas num intervalo não muito alargado de rotações a diferença do caudal de combustível não é assim tão grande.

                  Outro factor é a rotação de funcionamento do motor, se começarmos logo a esticar pelas rotações a fricção do elementos vai gerar mais calor.

                  Pronto ok, nunca mais saímos daqui

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X