Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desafio - O que valem realmente os interiores dos nossos carros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desafio - O que valem realmente os interiores dos nossos carros

    Boas a todos,

    Neste forum falamos bastante sobre os interiores dos automoveis, discutindo o que é bom, o que é mau.
    Os olhos levam-nos quase sempre a dizer que os materiais de toque suave são os melhores, e quando vemos um carro com plásticos duros temos tendência a dizer que os materiais são fracos.
    Contudo os ultimos anos mostrou-nos alguns problemas em alguns modelos, como os tão famosos plásticos descascados. No tópico do giulietta alguém criticou o aspecto de alguns plásticos pelas fotos espia que apareceram na net.Disseram que era brilhante e de aspecto fraco.
    Outro user, que denota algum conhecimento na matéria, falou e deu bons exemplos de quem nem sempre o que parece é. Alias, por norma o material empregue nos plásticos é muitas vezes o mesmo, mudando apenas o padrão da injecção dos mesmos.
    O exemplo que dou a seguir com alguns fotos, é do meu carro de dia-a-dia, o Alfa Romeo 156, serie 1, matricula de 02/1999. O carro tem actualmente 145.000km e é usado diariamente. Por norma sou cuidadoso com os carros, mas muitas coisas por muito cuidado que tenhamos tem sempre o seu desgaste.

    - Volante
    - manete velocidade
    - pedais
    - comando dos piscas
    - controlos de climatização
    - foles de caixa e travão de mão
    - pele ou tecido dos bancos.
    - comandos dos vidros
    - pegas de porta

    Como sabem o 156 serie 1 usa materiais duros nas zonas de maior desgaste. O serie 2 usa já botões revestidos a borracha e que não resistem nem de perto ao que o meu serie 1 resistiu.

    Mostro a seguir fotos sem tabus, com macro ligado, onde nem sequer limpei o carro. Mostro as coisas como são.
    Podem constactar o desgaste efectivo de um carro com 11 anos e 145.000km, de uma marca que a maioria tem como sendo mediana no que a materiais diz respeito. Acho que como podem ver, não posso ter razão de queixa. Onde se nota desgaste é no pedal da embraiagem e um pouco na manete de velocidades. Mas nem aí a pele está ainda esbranquiçada.
    Mesmo em termos de ruidos eram nulos até a uns km atrás, ou seja, até antes de ter instalado o Kit B12 da bilstein, e as R17, que tornou o carro extremamente duro. Contudo os ruidos que tem são minimos e não incomodam. Alias, os ruidos parasitas não existem, existe sim uns estalidos que vêm da estrutura das calhas do tecto de abrir, que antes não se notavam.

    Lanço então o desafio cordeal para partilharem aqui as fotos do interior dos vossos carros.

    Aqui seguem as fotos, começamos logo pelas pegas da porta e comandos dos vidros eléctricos, assim como fotos do puxador de porta luvas, e alguns botões.


















    #2
    Seguem-se as "peles"... bancos, manete, foles

    O banco do condutor, o que tem mais desgaste, não tanto a nivel de pele, mas de espuma "cansada"....



















    Comentário


      #3






      Comentário


        #4
        E por fim, alguns comandos diversos de uso intensivo, tais como manete dos piscas, comandos da climatização, os pedais, e tapeçaria.

        Climatização posterior superior



        pousa pé pedais e tapetes

















        Comentário


          #5


          Textura do material "esponjoso" da parte superior do tablier

          Comentário


            #6
            E pronto, se quiserem mais alguma foto em detalhe digam que se eu não tiver terei todo o gosto em tirar.

            Quem quiser partilhar informação ou lançar criticas, estejam à vontade!

            A minha auto-critica ao meu carro.
            Estou muito satisfeito com o mesmo. sei que cada caso é um caso, e cada um trata os carros de forma diferente. Mas garanto-vos que não meto capas nos bancos antes de me sentar sem tiro as botas para conduzir.
            Este carro é usado todos os dias, com tudo o que isso de bom e de mau implica. OS comandos de uso intensivo ou aguentam ou não.
            A minha critica é positiva, pois não se nota desgaste nas manetes, nenhum botão perdeu ainda a tinta, o tacto de todos os comandos continua firme. Mas em termos de pele, têm-se aguentado extremamente bem.
            O pedal de embraiagem rasgou no topo, mas ainda não escorrega, por isso vou mante-lo para já.
            A manete tá um pouco coçada na frente, mas ainda praticamente não se nota. Alias, só agora nas fotos é que vi realmente o seu desgaste.
            O botão direccionador do ar, tem um risco que foi feito por uma chave de fendas no dia da troca do auto-rádio. Nisso não há nada a fazer, só trocando o botão.
            Puxadores de porta, comando dos vidros, tudo ainda em perfeito estado.

            Agora, os materiais são realmente duros nessa zona, num primeiro impacto podem causar falsos julgamentos. O tempo provou que foram a melhor escolha. A sua montagem é boa, logo não originaram os barulhos. O seu tacto apesar de mais aspero no primeiro diz face a um com revestimento a borracha, é hoje o mesmo tacto do que tinha no primeiro dia, e os revestidos seguramente já não o são!
            Editado pela última vez por alfamaniaco; 26 January 2010, 12:23.

            Comentário


              #7
              Excelente tópico. Um dia destes, quando tiver tempo para tirar as fotos, também as colocarei cá.

              Já agora, essa parte dos botões dos vidros eléctricos no fase 2 é mesmo uma desgraçada. Já tive a oportunidade de comparar lado a lado com um fase 1 (de outro user cá do fórum) e enquanto os dele andam direitinhos os meus, em paralelo, parecem uma orquestra de castanholas

              Comentário


                #8
                Muito boa ideia
                Acho que assim, com fotos do tipo MACRO dos pormenores dos interiores dos nossos carros, se consegue ter uma ideia mais aproximada do estado real dos materiais e assim pode-se auferir a "qualidade" de uma forma mais veradadeira

                Assim que puder, vou tirar algumas fotos e contribuir

                Comentário


                  #9
                  O desgaste da espuma nas laterais dos bancos e da manete da caixa é q parece exagerado nesse 156, de resto, à primeira vista, denota um desgaste normal. Mesmo nos manípulos e manetes, ainda parece tudo alinhadinho

                  Mais tarde meto umas fotos do meu 407 (que neste momento tá suspenso sobre um elevador na oficina a trocar o volante motor ), com um exemplo claro do desgaste dos famosos rubber-touch. Muito bonitos nos primeiros kms, muito suaves, só q com o passar dos anos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                    O desgaste da espuma nas laterais dos bancos e da manete da caixa é q parece exagerado nesse 156, de resto, à primeira vista, denota um desgaste normal. Mesmo nos manípulos e manetes, ainda parece tudo alinhadinho

                    Mais tarde meto umas fotos do meu 407 (que neste momento tá suspenso sobre um elevador na oficina a trocar o volante motor ), com um exemplo claro do desgaste dos famosos rubber-touch. Muito bonitos nos primeiros kms, muito suaves, só q com o passar dos anos...

                    Salvaguardo que a espuma é apenas a do meu lado e apenas do lado esquerdo inferior do banco. Em termos de pele não há desgaste aparente.
                    A manete começou a ficar assim a uns anos quando na altura comecei a usar aliança!
                    Contudo não consigo considerar desgate exagerado, estamos a falar de 11 anos de uso!
                    Mas quando dizes o resto tem desgaste normal eu pergunto... que desgaste?! fiquei eu proprio surpreendido ao ver as macros... os comandos estão praticamente iguais ao dia em que sairam do stand!Nem a tinta branca saiu!

                    Mas é por isso que lanço este tópico.. gostava de ver carros com idade e km idêntica para poder comparar!
                    Editado pela última vez por alfamaniaco; 26 January 2010, 12:39.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho sempre muito cuidado ao sentar-me para não ficar com a espuma danificada. Claro que como comprei o carro já velho (13 anos), só posso tentar conservar o estado actual, que não é assim tão mau.

                      Comentário


                        #12
                        A ideia do tópico é engraçada, mas claro só faz sentido para carros com alguma idade ou kilometragem (diria mais de 5 anos ou 80 mil km).

                        Eu acho que os materiais mais simples e menos sofisticados tendem a durar menos, se pensarmos nos interiores de uma camioneta, pick-up, ou máquina industrial, normalmente é assim.

                        Portanto não me parece linear que seja melhor um carro recheado de materiais dos que envelhecem bem.

                        P.S.: Genericamente o interior do Alfa parece porreiro. O banco e manete de velocidades parecem-me apresentar o desgaste normal da idade e uso

                        P.S.2: Os Alfas são mais criticados pela montagem do que pelos materiais utilizados.

                        Comentário


                          #13
                          Assim que puder tiro fotos aos Golf III de 97 e ao Civic de 98.

                          Contudo posso dizer que o Civic está imaculado à execpção do volante que começou a descascar no topo. De resto tablier e foles e estofos estão novos.

                          Já o Golf está num nível muito abaixo. Foles rotos, estofos mauzinhos, e varios plásticos partidos. Resta dizer que é comercial e tem menos 70mil kms que o Civic.

                          Comentário


                            #14
                            assim é fácil, sem uso não se estraga

                            ando regularmente com um 156 que fez 150.000kms em 4 anos e o aspecto não tem nada a ver com esse

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                              assim é fácil, sem uso não se estraga

                              ando regularmente com um 156 que fez 150.000kms em 4 anos e o aspecto não tem nada a ver com esse

                              Sem uso não se estraga?! Queres desenvolver?!

                              Esse 156 é primeira serie ou 2ª?!

                              E uma coisa é usar... outra é MALTRATAR!!

                              Tenho "N" exemplos de Meganes na empresa... são todas usadas diariamente.... todas usadas no mesmo fim... E todas +/- com os mesmos km...
                              Há desgaste comum em todas em determinados componentes..Ou seja, concluimos que é um desgaste padrão.
                              E depois há desgaste que se nota que é resultado claro de maus tratos de quem a usa!!

                              Comentário


                                #16
                                O meu pai sempre me disse que usar não era estragar!

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom tópico.

                                  Devo dizer que o meu Megane, com metade da idade (mas com praticamente os mesmos quilómetros), em comparação com o Alfa, tem os materiais em muito pior estado, inclusivé com tablier desalinhado, manete das velocidades já sem números, volante já com desgaste, forras das portas (em tecido) manchadas, barulhos até dizer chega, e afins. Uma palavra para os estofos, que ainda estão como novos.

                                  Gosto muito do carro, e felizmente ainda não me deu problemas (tirando um elevador de vidro), mas materiais e respectiva montagem são fracos. O Alfa ainda está bastante bom.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                    Sem uso não se estraga?! Queres desenvolver?!
                                    é preciso? qual sofre mais, um carro/interior/mecânica/etc que faz uma viagem de 100kms ou um carro que faz 50 viagens de 2kms?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                      é preciso? qual sofre mais, um carro/interior/mecânica/etc que faz uma viagem de 100kms ou um carro que faz 50 viagens de 2kms?
                                      o que é o desgaste mecânico tem a ver com por exemplo...os estofos do carro ?

                                      O desgaste interior não é directamente proporcional à km do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                        Mas quando dizes o resto tem desgaste normal eu pergunto... que desgaste?! fiquei eu proprio surpreendido ao ver as macros... os comandos estão praticamente iguais ao dia em que sairam do stand!Nem a tinta branca saiu!
                                        Sim, é verdade q estão em muito bom estado aparente. Quando disse desgaste, considera "falta" dele

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                          é preciso? qual sofre mais, um carro/interior/mecânica/etc que faz uma viagem de 100kms ou um carro que faz 50 viagens de 2kms?
                                          No interior tenho quase a certeza que o desgaste é mais notado em 50 viagens de 2Km do que numa de 100Km..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                            o que é o desgaste mecânico tem a ver com por exemplo...os estofos do carro ?
                                            portanto, e partindo do principio que não falamos do kitt, dar uso à mecanica do carro implica dar uso aos interiores do carro logo 2+2=4, ok, mas, espera, acabaste de dividir por zero?...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quando puder coloco fotos em detalhe do meu.
                                              De momento só tenho uma logo após o carro ter saído do restauro.


                                              Neste momento o interior foi todo lavado com escovinha de dentes e Karpex.
                                              Está bem melhor do que nesta foto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Peugeot 307 de Setembro de 2003
                                                125000km na altura das fotos (Tem agora perto de 130000)








                                                Sou daqueles que estima muito o que está nas suas mãos, está assim e não é por má utilização, infelizmente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                                  portanto, e partindo do principio que não falamos do kitt, dar uso à mecanica do carro implica dar uso aos interiores do carro logo 2+2=4, ok, mas, espera, acabaste de dividir por zero?...

                                                  Então vamos lá explicar-te tudinho...

                                                  Um carro com 10 anos e 200.000km no teu entender tem de estar obrigatoriamente mais desgastado no interior que um carro igual com 10 anos mas 100.000km é isso ??

                                                  Se sim...tas a leste.
                                                  Editado pela última vez por RuiSoad; 26 January 2010, 14:58.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                    Hummm tou a ver que as férias a que tiveste direito não te alteraram em nada.

                                                    Então vamos lá explicar-te tudinho...

                                                    Um carro com 10 anos e 200.000km no teu entender tem de estar obrigatoriamente mais desgastado no interior que um carro igual com 10 anos mas 100.000km é isso ??

                                                    Se sim...tas a leste.
                                                    poupa-me a retórica, mas ficas à vontade para explicar a quem não sabe, que é perfeitamente natural, dependendo da velocidade media, carro com os mesmos kms terem "horas" desgastes/usos diferentes

                                                    quanto às minhas férias, se continuarem a ser consequências por atribuir os adjectivos adequados aos nicks com quem aqui discuto, então continuo de consciência tranquila, mas, pelos vistos tocou-te, venham as férias que eu tenho uma vida para alem disto, e não perco o sono por ser banido de um forumzeco da net.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      alfamaniaco, não tens problemas com riscos nos plásticos?

                                                      É esse o maior problema que tenho com os plásticos duros, costumam riscar com facilidade. Por exemplo, na soleira das portas, coluna de direcção perto da ignição, etc...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É claro que existem interiores com melhor qualidade e acabamentos do que outros.

                                                        No entanto. Um carro que ande mais em auto-estrada faz menos uso da caixa e consequente pousar de mãos no volante, nas manetes e restante instrumentação, travão de mão, pedais, etc., do que um que ande mais no pára arranca da cidade.

                                                        Além disso, não poderemos esquecer a forma como cada um utiliza o carro. Alguns usam o carro como um qualquer electrodoméstico, usando-o com as mãos sujas e dando-lhe um trato bruto, enquanto outros o tratam como um autêntico bebé.

                                                        Não esqueçamos também que um veículo utilizado por uma pessoa tem desgaste diferente daquele que anda sempre cheio e carregado (já para não falar no uso dado pelas crianças).

                                                        Agora, não desprezemos que existem carros que não são mais do que reles plástico, metal e vidros, como assentos, pedais, volante, manete de velocidades, um radiozito, portas e puxadores, motor, rodas, travões e… eh pá! Ponham lá uns parafusos e cola para segurar estas peças todas senão a coisa sai muito cara ou então não dá lucro. Esta é a realidade.
                                                        Se, por exemplo, a BMW tentasse fazer um pequeno utilitário do segmento A por 15 mil € julgam que teria qualidade diferente de qualquer marca generalista? Eis a resposta: melhores materiais, melhor qualidade de construção e melhores acabamentos saem caro. Por isso as marcas generalistas não o praticam em abundância conseguindo preços mais acessíveis. De outra forma, teriam veículos mais caros, melhores e passariam ao patamar superior. Não é tão simples como isto, mas dá para perceber que tudo gira à volta de opções de mercado-alvo.
                                                        Editado pela última vez por BLADERUNNER; 26 January 2010, 15:36.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tenho vergonha de por aqui o meu...!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fazia um apreço a que as fotos que vão sendo colocadas, fossem postas também no primeiro Post pelo autor do tópico.

                                                            O tópico é excelente, mas vai dar pano para mangas e depois fica complicado aceder às fotos que é o que realmente interessa.

                                                            Quando tiver tempo vou por fotos dos dois Fiats ca de casa, que são so que já têm mais idade. Um Punto Mk2b 1.3JTD de 2005 com 166 mil kms e uma Marea Weekend 1.6 de 99 com 116 mil kms. Ambos estão em bom estado, o Punto apresenta mais desgaste.

                                                            Porei as fotos em breve

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X