Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lógica de investimento na compra de automóvel...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lógica de investimento na compra de automóvel...

    ...seja ele novo ou usado.

    A lógica do meu pai para comprar carro era poupar e depois comprar. A minha lógica é comprar e todos os meses pagar. Qual estará certa?

    Com esta crise vejo que a lógica do meu pai é que estava certa. Se não vejamos o exemplo hipotético que a seguir coloco:

    Primeiro temos que comprar o carro a pronto que o nosso dinheiro permitir. Um carro que deve obedecer a dois critérios: Barato e que não dê grandes chatices nos próximos anos.

    Se todos os meses colocarmos, por exemplo, 250 euros por mês numa conta a prazo, no final do primeiro ano temos 3 mil euros no banco, com juros teremos mais 125 euros (5% ao ano).

    Ao fim de 5 anos (60 meses, portanto, a duração média de um contracto de financiamento automóvel) teremos 15000, sem contar com os juros. Que já dá para comprar um automóvel semi-novo, decente. Digo semi-novo, para evitar a castanhada da desvalorização inicial de um automóvel novo.

    Ao fim de 10 anos temos 15 mil euros, mais um carro ainda com valor comercial.

    Não deveria ser esta a lógica?

    Contra mim falo, que até agora não segui esta regra e contra outros factores também não são considerados, como o factor emotivo da comprava de carro novo, (ou carro usado) com financiamento.

    Outro factor é o endividamento das famílias portuguesas que não permitem poupar um cêntimo que seja.

    Nesta lógica quem ganha somos nós, porque o Banco (ou as financeiras) perdem, porque um carro que custou 13 mil euros (como o meu), no final dos 60 meses fica em 15120 euros.

    Qual é a vossa opinião, há alguma coisa que me esteja escapar?

    #2
    O problema é que algumas pessoas só conseguem poupar se tiverem a prestação à porta. Caso contrário gastam tudo.

    Já agora, diz-me por favor qual é o banco que paga 5% ao ano que também quero.

    Comentário


      #3
      O problema é conseguir poupar 250€ por mês, e mesmo que consiga não vou gastar o dinheiro todo que andei a poupar para comprar um carro e ficar sem nenhum.
      Eu podia ter comprado o meu a pronto, mas dei uma boa entrada, fiquei a pagar uma prestação que posso suportar perfeitamente e ainda tenho bastante para o caso de ser necessário.
      Cada caso é um caso, se as pessoas querem comprar o que não podem isso é problema delas.

      Comentário


        #4
        Os únicos automóveis que são investimento quando se compra, são alguns Ferrari e os clássicos.

        Todos os outros não podem ser considerados investimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Os únicos automóveis que são investimento quando se compra, são alguns Ferrari e os clássicos.

          Todos os outros não podem ser considerados investimentos
          Olha que podem. Simplesmente não são investimentos para tirar partido financeiro directo mas sim investimentos na qualidade de vida, na capacidade de arranjar emprego longe de casa, etc. Um carro, para quem não tem nenhum e não vive no centro de uma cidade grande e com bons transportes, é um grande investimento na sua vida.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            O problema é que algumas pessoas só conseguem poupar se tiverem a prestação à porta. Caso contrário gastam tudo.

            Já agora, diz-me por favor qual é o banco que paga 5% ao ano que também quero.
            Disse 5% para facilitar as contas, é um exemplo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
              ...seja ele novo ou usado.

              A lógica do meu pai para comprar carro era poupar e depois comprar. A minha lógica é comprar e todos os meses pagar. Qual estará certa?

              Com esta crise vejo que a lógica do meu pai é que estava certa. Se não vejamos o exemplo hipotético que a seguir coloco:

              Primeiro temos que comprar o carro a pronto que o nosso dinheiro permitir. Um carro que deve obedecer a dois critérios: Barato e que não dê grandes chatices nos próximos anos.

              Se todos os meses colocarmos, por exemplo, 250 euros por mês numa conta a prazo, no final do primeiro ano temos 3 mil euros no banco, com juros teremos mais 125 euros (5% ao ano).

              Ao fim de 5 anos (60 meses, portanto, a duração média de um contracto de financiamento automóvel) teremos 15000, sem contar com os juros. Que já dá para comprar um automóvel semi-novo, decente. Digo semi-novo, para evitar a castanhada da desvalorização inicial de um automóvel novo.

              Ao fim de 10 anos temos 15 mil euros, mais um carro ainda com valor comercial.

              Não deveria ser esta a lógica?

              Contra mim falo, que até agora não segui esta regra e contra outros factores também não são considerados, como o factor emotivo da comprava de carro novo, (ou carro usado) com financiamento.

              Outro factor é o endividamento das famílias portuguesas que não permitem poupar um cêntimo que seja.

              Nesta lógica quem ganha somos nós, porque o Banco (ou as financeiras) perdem, porque um carro que custou 13 mil euros (como o meu), no final dos 60 meses fica em 15120 euros.

              Qual é a vossa opinião, há alguma coisa que me esteja escapar?
              A lógica do teu pai é claramente mais favorável economicamente.
              Tem porém alguns contras:

              -Enquanto o teu pai só tem carro aos 5 anos, tu tens carro 5 anos antes (hoje em dia as pessoas precisam do carro...isto conta).
              - Poupar 250€ é para a maioria das pessoas mais difícil do que pagar 250€/mês, por mais estranho q isto pareça.
              - A vida não é assim tão longa, 5 anos é muito tempo e nesse caso que deste, a diferença ao fim de 10 anos será apenas os juros que ganhas mais que os que pagaste. Ora, o que tu queres é poder ter qualidade de vida para poder pagar esse valor a mais e mas teres logo o carro.

              Em 5 anos muita coisa muda, e na óptica de aproveitar a vida ( porque ela não dura assim tanto e não sabes o dia de amanhã), ainda que não se devam fazer loucuras, eu pessoalmente prefiro pagar para poder usufruir daquilo que gosto. Prefiro perder 3 a 4 mil € em 10 anos que perder 5 anos a ter o carro que quero

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                Os únicos automóveis que são investimento quando se compra, são alguns Ferrari e os clássicos.

                Todos os outros não podem ser considerados investimentos
                Muito está dito neste post.

                Respondendo ao título do tópico: "lógica de investimento na compra de automóvel"

                Acho que não existe lógica de investimento.. o ideal é perder o mínimo de dinheiro possível, logo:

                recorrer a crédito traz mais uma despesa (juros) a juntar à desvalorização

                eu acho que é de evitar

                Comentário


                  #9
                  Isso é uma discussão semelhante à de "carro novo ou usado", embora interessante nunca é consensual.

                  Não creio que haja uma lógica certa ou errada nessas descrições que fazes, mas tenho de dizer que sou muito a favor do ponto 1. abaixo:
                  1. se puderes comprar um carro a pronto que te sirva, não recorras a crédito para comprar outro;
                  2. nada de entusiasmos na aquisição de um carro no que toca a valores mensais quando comprado a crédito;
                  3. uma das melhores formas de investimento é não termos créditos ou, se os tivermos, pagá-los o mais depressa possível (tipicamente o que se ganha em não pagar juros é superior ao que se ganha tendo o dinheiro investido);

                  A razão pela qual achas que a estratégia do teu pai é melhor prende-se com os factores económicos actuais, provavelmente se estivéssemos em alta como no início dos anos 90, acharias que a tua é melhor.
                  Posto isto, se tens de comprar um carro, fá-lo acima de tudo com cabeça e com contas (não de cabeças mas sim no papel ou numa folha de cálculo) dado que um carro dá mesmo muita despesa como apresento no tópico Quanto custa ter um carro?

                  PS: nenhum banco de faz 5% de juro (nem sequer bruto) para uma conta prazo de 3000€. Se queres um valor mais fiável, diz antes 1.5% anual bruto, ou seja ainda estás a perder dinheiro dado que a inflação é bastante superior a esse valor e tens de descontar 20% dos ganhos para o estado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                    Muito está dito neste post.

                    Respondendo ao título do tópico: "lógica de investimento na compra de automóvel"

                    Acho que não existe lógica de investimento.. o ideal é perder o mínimo de dinheiro possível, logo:

                    recorrer a crédito traz mais uma despesa (juros) a juntar à desvalorização

                    eu acho que é de evitar
                    O meu clio com 16 anos foi trocado e valeu 3300€! Mais uma vez, cada caso é um caso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                      Isso é uma discussão semelhante à de "carro novo ou usado", embora interessante nunca é consensual.

                      Não creio que haja uma lógica certa ou errada nessas descrições que fazes, mas tenho de dizer que sou muito a favor do ponto 1. abaixo:
                      1. se puderes comprar um carro a pronto que te sirva, não recorras a crédito para comprar outro;
                      2. nada de entusiasmos na aquisição de um carro no que toca a valores mensais quando comprado a crédito;
                      3. uma das melhores formas de investimento é não termos créditos ou, se os tivermos, pagá-los o mais depressa possível (tipicamente o que se ganha em não pagar juros é superior ao que se ganha tendo o dinheiro investido);

                      A razão pela qual achas que a estratégia do teu pai é melhor prende-se com os factores económicos actuais, provavelmente se estivéssemos em alta como no início dos anos 90, acharias que a tua é melhor.
                      Posto isto, se tens de comprar um carro, fá-lo acima de tudo com cabeça e com contas (não de cabeças mas sim no papel ou numa folha de cálculo) dado que um carro dá mesmo muita despesa como apresento no tópico Quanto custa ter um carro?

                      PS: nenhum banco de faz 5% de juro (nem sequer bruto) para uma conta prazo de 3000€. Se queres um valor mais fiável, diz antes 1.5% anual bruto, ou seja ainda estás a perder dinheiro dado que a inflação é bastante superior a esse valor e tens de descontar 20% dos ganhos para o estado.
                      A inflação no ano passado foi zero ou próximo disso...

                      Comentário


                        #12
                        Penso que já deram a resposta.

                        Podendo-se poupar para pagar a pronto é o ideal.

                        Suecede porém que por vezes é mm necessária a compra de um carro no imediato. E aqui não há volta a dar.

                        Comentário


                          #13
                          Poupa para comprar depois. Essa é muito fácil. O problema é que nem toda a gente tem essa capacidade, e por isso existem os empréstimos.

                          Como hoje em dia ninguém dá nada a ninguém, os bancos não são santos e sugam qq um.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                            A inflação no ano passado foi zero ou próximo disso...
                            Na verdade os preços desceram 0,8% em 2009(Statistics Portugal).

                            Comentário


                              #15
                              Eu acredito num sistema misto.

                              Ou seja se no inicio de vida, em que em principio há poucos encargos mensais, parece-me bem comprar um carro a crédito, acho que o ideal é gastar um bocado menos do que se pode. Ou seja se se puder pagar 250 Euros por mês tentar só gastar 150.

                              Além disso, acho importante tentar juntar 1 ano, ou assim, para dispor de uma entrada. Depois é pagar o carro com os 150 e juntar os 100.

                              Quando chegar a altura de trocar, tem-se um carro com algum valor e algum dinheiro.

                              Continuando assim, vai-se chegar ao ponto em que se compra os carros totalmente a pronto, que é mesmo o ideal. Compra-se sempre um pouco abaixo do que se pode no limite, mas tem-se muito mais tranquilidade.

                              Eu aliquei este raciocinio a mim e já desde 2002 que só compro carros a pronto. Claro que podia ter um X5 ou um Q7 e só tenho um Outlander, mas estou bastante satisfeito assim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post

                                -Enquanto o teu pai só tem carro aos 5 anos, tu tens carro 5 anos antes (hoje em dia as pessoas precisam do carro...isto conta).

                                Cumps
                                Referi que a ideia era comprar um carro para "desenrascar" nesses primeiros cinco anos.

                                Cada um tem a ideia que melhor lhe convém. Estes exemplos era apenas "suponhamos". E não estão condicionados por conjunturas económicas.

                                Claro que cada um manda na sua casa e outros critérios se sobrepõem à Lógica. Eu mantenho a minha máxima "poupar para comprar" e não "pagar juros para comprar algo que encha o meu ego", se a alguns não serve, azar... Mas mesmo eu não sigo essa máxima!

                                E um carro deve ser visto como um investimento. Não o bem em si, que esse desvaloriza, mas o que nós extraímos de possuir esse bem, desde logo lembro-me da qualidade de vida...
                                Editado pela última vez por MadRacer; 26 January 2010, 17:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se comprares um carro pra desenrrascar então é que não compensa. Quanto custa o carro? E manutenção desse carro velho durante 5 anos? quanto é q pagaste a mais em combustível face ao novo? E arranjos?...aí esquece mesmo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                    Eu aliquei este raciocinio a mim e já desde 2002 que só compro carros a pronto. Claro que podia ter um X5 ou um Q7 e só tenho um Outlander, mas estou bastante satisfeito assim.
                                    ......., pois e além de tudo este exemplo real é perfeito, pois um outlander é um carro muito bom por n factores e o custo de utilização/manutenção ano após ano comparado ao X5 e Q7 serão bem inferiores.

                                    Eu por exemplo, tenho como carro de dia a dia um honda hrv. Dizem que gasta muito, (o que nem é assim tão verdade) A verdade é que o carro é muito económico ano após ano. O que gasto a mais em combustível por mês compensa largamente as manutenções/avarias de alguns pequenos e recentes diesel. (económicos no combustível)

                                    Isto é um pouco à parte da questão inicial, mas que quanto a mim também deve ser ponderada. Eu por exemplo nunca seria cliente VW/Audi, não porque não pudesse adquirir um carro mas porque o custo das intervenções é altíssimo. Para gastar dinheiro com carros já tenho o amado União MetaloMmecânica Turbo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma das melhores opções que se pode fazer actualmente é comprar um carro que dê para uns 10 a 15 anos, independentemente de ser a pronto ou a crédito.

                                      A melhor forma de perder muito dinheiro com carros é andar a trocar de carro com frequência.

                                      Há 12 anos atrás cometi o erro de comprar um Opel Astra G 1.4 a gasolina a pronto (ainda o tenho). Mais tarde, cheguei à conclusão que teria sido melhor negócio ter comprado um VW Passat a gasóleo, a crédito obviamente. Ao longo destes 12 anos, o maior preço inicial do Passat seria diluído e quase amortizado pela economia de combustível.

                                      Por isso, comprem um carro bom e mantenham-o por muito, muito tempo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu por exemplo enquanto poder é para pagar o carro a pronto agr claro que mto possivelmente e previsivelmente daqui a uns anos ja devo ter que recorrer ao credito

                                        Comentário


                                          #21
                                          Todo esse relato é bem exemplificativo do dilema que assola a nossa sociedade: comprar hoje a crédito ou (muito) mais tarde a pronto.

                                          Ora, quando se é jovem e «liso» como habitualmente acontece a quem está a começar vida, acaba quase sempre por optar pela opção do crédito. Não porque quer, ou é inconsciente, ou até fanático por carros, mas por necessidade. Com salários miseráveis, e uma necessidade crescente de ter viatura, a maioria dos jovens só encontra solução no crédito… e naturalmente existe quem se governe bem com isso (os bancos).

                                          Naturalmente que mais tarde muitos já conseguem comprar um carro a pronto. Normalmente, na generalidade, tal acontece quando se está na meia-idade ou arredores.

                                          Quanto ao facto de tal acto ser um investimento, obviamente que não é, mas implica o não investimento de capital para quem o queira fazer. Porém, sem o recurso ao crédito, a maioria dos jovens não teria hipótese de ter um carro. Esta é a nossa realidade. Uma realidade de um país onde as pessoas ganham de menos e os carros custam demais.

                                          No meio disto, uns governam-se bem às custas da desgraça dos outros, e o resto é conversa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                            Todo esse relato é bem exemplificativo do dilema que assola a nossa sociedade: comprar hoje a crédito ou (muito) mais tarde a pronto.

                                            Ora, quando se é jovem e «liso» como habitualmente acontece a quem está a começar vida, acaba quase sempre por optar pela opção do crédito. Não porque quer, ou é inconsciente, ou até fanático por carros, mas por necessidade. Com salários miseráveis, e uma necessidade crescente de ter viatura, a maioria dos jovens só encontra solução no crédito… e naturalmente existe quem se governe bem com isso (os bancos).

                                            Naturalmente que muitos mais tarde muitos já conseguem comprar um carro a pronto. Normalmente, na generalidade, tal acontece quando se está na meia-idade ou arredores.

                                            Quanto ao facto de tal acto ser um investimento, obviamente que não é, mas implica o não investimento de capital para quem o queira fazer. Porém, sem o recurso ao crédito, a maioria dos jovens não teria hipótese de ter um carro. Esta é a nossa realidade. Uma realidade de um país onde as pessoas ganham de menos e os carros custam demais.

                                            No meio disto, uns governam-se bem às custas da desgraça dos outros, e o resto é conversa.
                                            Pra mim a questão principal nem é sim ou não ao crédito. É mais o quanto!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                              ...seja ele novo ou usado.

                                              A lógica do meu pai para comprar carro era poupar e depois comprar. A minha lógica é comprar e todos os meses pagar. Qual estará certa?

                                              Com esta crise vejo que a lógica do meu pai é que estava certa. Se não vejamos o exemplo hipotético que a seguir coloco:

                                              Primeiro temos que comprar o carro a pronto que o nosso dinheiro permitir. Um carro que deve obedecer a dois critérios: Barato e que não dê grandes chatices nos próximos anos.

                                              Se todos os meses colocarmos, por exemplo, 250 euros por mês numa conta a prazo, no final do primeiro ano temos 3 mil euros no banco, com juros teremos mais 125 euros (5% ao ano).

                                              Ao fim de 5 anos (60 meses, portanto, a duração média de um contracto de financiamento automóvel) teremos 15000, sem contar com os juros. Que já dá para comprar um automóvel semi-novo, decente. Digo semi-novo, para evitar a castanhada da desvalorização inicial de um automóvel novo.

                                              Ao fim de 10 anos temos 15 mil euros, mais um carro ainda com valor comercial.

                                              Não deveria ser esta a lógica?

                                              Contra mim falo, que até agora não segui esta regra e contra outros factores também não são considerados, como o factor emotivo da comprava de carro novo, (ou carro usado) com financiamento.

                                              Outro factor é o endividamento das famílias portuguesas que não permitem poupar um cêntimo que seja.

                                              Nesta lógica quem ganha somos nós, porque o Banco (ou as financeiras) perdem, porque um carro que custou 13 mil euros (como o meu), no final dos 60 meses fica em 15120 euros.

                                              Qual é a vossa opinião, há alguma coisa que me esteja escapar?
                                              Esta é uma questão importante... eu há pouco tempo comprei um carro e estou a pagar prestações, mas quero ver se para o ano pago o resto do carro, porque sempre q posso fujo das prestações (por exemplo não pago renda de casa).
                                              Vivemos numa época (e acho q a partir daqui vai ser cada vez pior) de grande instabilidade económica onde é difícil construir uma "carreira para toda a vida" (como acontecia há 20 ou 30 anos) e em q o trabalho não é garantido. Logo, a opção mais lógica para tudo é ou pagar a pronto, tentar dar o mais possível de entrada e pagar o quanto antes.
                                              Claro q algumas vezes não é possível fazer isso porque existem situações imprevisíveis (como uma avaria demasiado dispendiosa num carro antigo, mais um filho, etc), e nesse caso há q ponderar bem no negócio.
                                              Em relação à pessoa conseguir poupar depende de vários factores, nomeadamente organização. Há muitassssssss coisas (principalmente pequenas coisas) q se podem fazer, nomeadamente um excel com os gastos mensais e depois fazer a gestão do ordenado. Tenho um amigo q faz isso há anos e q considerava um "maluquinho"... pois hoje sei o quanto tem razão!
                                              Neste momento (e com 2 filhos), e fazendo uma boa ginástica financeira consigo pôr de lado cerca de 1000€ (algumas vezes um pouco mais outras vezes um pouco menos) por mês.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                -Enquanto o teu pai só tem carro aos 5 anos, tu tens carro 5 anos antes (hoje em dia as pessoas precisam do carro...isto conta).
                                                - Poupar 250€ é para a maioria das pessoas mais difícil do que pagar 250€/mês, por mais estranho q isto pareça.
                                                - A vida não é assim tão longa, 5 anos é muito tempo e nesse caso que deste, a diferença ao fim de 10 anos será apenas os juros que ganhas mais que os que pagaste. Ora, o que tu queres é poder ter qualidade de vida para poder pagar esse valor a mais e mas teres logo o carro.
                                                Acabaste de dizer tudo. Os juros são, ao fim de contas, o preço que pagamos por antecipar o gozo de uma coisa que apenas teríamos ao fim de 5 anos.

                                                E quem compra carro a financiamento fá-lo porque precisa do carro agora: eu só comprei carro com 27 anos porque não precisava antes.

                                                E não te esqueças de uma coisa: o dinheiro desvaloriza com o tempo e, num prazo de 5 anos, 5000 euros não compra a mesma coisa que compra actualmente. Provavelmente os juros não compensam a perda do poder de compra e o dinheiro que poupares em 5 anos não vão chegar para comprar o carro que vai aumentar de preço; vais ter que amealhar mais e acabar por gastar o mesmo que gastarias se tivesses feito financiamento (ou seja: os juros que pagarias vais pagar na forma de desvalorização do dinheiro).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Comprei o meu carro novo em Dezembro de 2008 e foi pago a pronto. Não me quis meter em financiamento, e não havia outras obrigações de maior a considerar (comprar casa, ter filhos...).

                                                  No futuro não sei, depende da negociação com o banco. Se tiver dinheiro aparte para o carro, mas conseguir negociar um bom juro com esse dinheiro como garantia, sou capaz de optar por financiamento.

                                                  Mas de momento não sei. O ideal é bater as notas e não ter dívidas. A meu ver, a casa já é uma valente dívida (e ao preço que elas custam upa upa...), tudo o resto (excepto a saúde claro) serão luxos. Quando se puder, compra-se. E apliquei esta lógica uns anos, antes de comprar um carro novo. Cada coisa a seu tempo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Eu acredito num sistema misto.

                                                    [...]

                                                    Eu aliquei este raciocinio a mim e já desde 2002 que só compro carros a pronto. Claro que podia ter um X5 ou um Q7 e só tenho um Outlander, mas estou bastante satisfeito assim.
                                                    Concordo plenamente com esta visão, está alinha com o que disse atrás.
                                                    Se podes comprar um carro a pronto que serve as tuas necessidades, não há razão para te endividares.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                      Acabaste de dizer tudo. Os juros são, ao fim de contas, o preço que pagamos por antecipar o gozo de uma coisa que apenas teríamos ao fim de 5 anos.

                                                      E quem compra carro a financiamento fá-lo porque precisa do carro agora: eu só comprei carro com 27 anos porque não precisava antes.
                                                      Também tive "oportunidade" de comprar o meu primeiro carro já com 25 anos, quem tiver hipótese de adiar, que o faça e já juntando.

                                                      E não te esqueças de uma coisa: o dinheiro desvaloriza com o tempo e, num prazo de 5 anos, 5000 euros não compra a mesma coisa que compra actualmente. Provavelmente os juros não compensam a perda do poder de compra e o dinheiro que poupares em 5 anos não vão chegar para comprar o carro que vai aumentar de preço; vais ter que amealhar mais e acabar por gastar o mesmo que gastarias se tivesses feito financiamento (ou seja: os juros que pagarias vais pagar na forma de desvalorização do dinheiro).
                                                      Por acaso aqui discordo de um ponto: a desvalorização do dinheiro.
                                                      Isso só acontece se não cuidares das tuas finanças pessoais. Se deixares o dinheiro parado numa conta à ordem ou meteres numa conta a prazo da tanga com juros brutos a 1.5% ao ano estás a perder uma boa hipótese de aumentar o teu património e comprar o carro mais cedo.

                                                      O que estou aqui a dizer é que tipicamente pensa-se apenas em "poupar" e não em "aumentar" os rendimentos. Se poupar é sem dúvida importante, aumentar os nossos rendimentos é igualmente importante. Se estamos a poupar para comprar um carro novo, então é inteligente investir esse dinheiro até chegar à altura da compra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        [QUOTE=MadRacer;1063343010

                                                        [/QUOTE]

                                                        O crédito em muitos casos é uma forma de mascarar a pobreza, pois é uma forma de dar um passo maior que a perna.

                                                        Se eu recorro a crédito, significa que não tenho dinheiro para aquilo que quero, que o que ganho e o que poupo não dá para pagar no momento. É um jogo perigoso, que depois é difícil sair, e é uma forma de empobrecer cada vez mais, e consequentemente ser-mos mais infelizes no futuro.

                                                        Os carros não são td na vida. Há mais mundo para além disso. Cada um que faça as suas escolhas e seja responsável por isso.

                                                        Quando somos adolescentes, sonhamos todos que vamos ser ricos e ter uma vida formidável, uns por mérito e sorte conseguem ficar bem de vida,... esses que disfrutem das coisas que podem comprar, os que não conseguirem ir tão longe, que arranjem formas de serem felizes, sem entrar em jogos perigosos, que também irão ser felizes à sua maneira.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Cá por casa por casa só se compram carros a pronto e não em "prestações", pois os meus pais entendem que as prestações só servem para gastar mais dinheiro, o que é completamente verdade com as taxas de juros, entre outros factores, e quem sabe se no futuro as pessoas que podiam perfeitamente pagar as prestações na altura da compra não se vem em apuros financeiros e lá vai o carro e as prestações que pagaram ao tecto. É uma dura realidade que muitas familias portuguesas enfrentam por não saberem poupar.

                                                          Ainda ontem discuti com o meu pai estas campanhas de dar, por ex, 6000€ pela viatura antiga na aquisização de uma nova. O senao é que a viatura nova tem de ser adquirida através de financiamento, com altas taxas de juros mas vejamos as coisas por este prisma, dando uma viatura com valor comercial de 250€, os 5750€ que dão "a mais" pode compensar, fazendo os devidos cálculos, acredito que o que se acaba por pagar em juros nas prestações, não será superior aos 5750€.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só compro a pronto.
                                                            Prefiro ter um carro X pago do que um Y ("melhor") por pagar e sujeito a ter alguma desgraça e ainda ter que o andar a pagar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X