Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O futuro da Saab

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] O futuro da Saab

    O AutoBlog Spanish publicou uma entrevista feita a responsáveis da Spyker sobre a compra da Saab e o seu futuro imediato. O blog espanhol publica a entrevista mas como muitos patricios não dominam o «el castellano - idioma de nuestros hermanos», apresento aqui o material traduzido.


    Quem é a Spyker?
    A Spyker Automobiles é uma fabricante de automóveis holandesa, nascida em 1880. Após falir em 1929, em anos dedicando-se à produção de carruagens e, posteriormente, veículos, a empresa ressurgiu em 1999. O autor do seu retorno foi Vicotr Muller, homem-chefe do conselho da empresa e peça-chave no processo de compra da Saab. A emrpesa tem hoje 150 empregados e, até esta semana, tinha como accionista maioritário um magnata russo.


    Por que até esta semana o accionista maioritário era russo?
    Até então, o banqueiro russo Vladimir Antonov era o detentor da maior parte de papéis da empresa. A sua saída, porém, foi uma das exigências da General Motors para fechar a venda da Saab. Assim, a Tenaci Capital, de propriedade de Victor Muller, comprou a sua parte na Spyker. A retirada de Antonov e sdos eus sócios do Grupo Convers foi feita pelo “medo” da GM de que as tecnologias do grupo caiam em mãos de marcas russas.


    Quanto será pago à GM?
    A Spyker vai pagar US$ 74 milhões em duas vezes. Primeiro, será uma parcela de US$ 50 milhões, seguida de uma de US$ 24 milhões. Além disso, colocará US$ 326 milhões como acções preferenciais da GM e se comprometerá a obter um crédito de US$ 400 milhões do Banco de Investimentos Europeu, já com visto aprovado pelo governo sueco.


    Com as acções preferenciais, a GM continua no comando da Saab?
    Não. Elas garantem à GM menos de 1% dos votos decisivos.


    Então a Saab torna-se independente?
    Sim, embora ela e a GM continue cooperando em nível tecnológico. A marca sueca ainda não tem os recursos necessários para desenvolver os seus próprios veículos do zero. Assim, por um tempo ainda não determinado, compartilhará plataformas e motores com a gigante de Detroit.


    E a chinesa BAIC?
    A Beijing Auto apenas comprou tecnologias relacionadas à produção do Saab 9-3 produzido até 2003 e do 9-5 que sai de linha nest ano. Os novos modelos não ficarão sob direito da chinesa.


    Pode ocorrer ruptura no acordo, como com a Koenigsegg?
    Sim, mas dificilmente isso ocorrerá. A Koenigsegg alegou atrasos em negociações e falta de recursos. Para evitar novos problemas, dificilmente as autoridades governamentais e judiciais impedirão a compra. Ela deve ser fechada em 15 de Fevereiro.


    E a garantia dos veículos vendidos actualmente, será arcada por quem?
    A política de garantias da Saab dependerá das suas operações em cada país.


    Quando começa a ser vendido o novo 9-5?
    A produção em massa do sedan inicia-se em Abril. Por isso, alguns mercados da Europa devem recebê-lo ainda no primeiro semestre.


    E qual o futuro do novo 9-4X?
    O crossover será produzido em larga escala, por ser considerado crucial para a sobrevivência da marca. Um pequeno lote de 49 unidades foi produzido na fábrica mexicana da GM, onde ele deve ser produzido junto da segunda geração do Cadillac SRX. Ele deve ser lançado no fim do ano.


    Serão despedidos operários?
    Não se tocou ainda nesse assunto, mas é provável que novos trabalhadores sejam contratados para produzir veículos da Spyker nas fábricas da Saab.


    Não é a minha marca de eleicção, mas é das que mais admiro pela sua história e pelos seus inúmeros contributos na segurança automotriz. Felizmente não caiu nas mãos dos chineses, como vai acontecer com a outra sueca (Volvo), pese embora, a SAIC tenha comprado os direitos para produzir os actuais modelos da SAAB na China...

    #2
    Quem me dera que eles avançassem com a produção do 9-1 e aumentassem a concorrência no mercado dos hatchbacks! Isso iria obrigar as outras marcas a evoluirem! Ou a Saab poderia apresentar uma alternativa realmente fora de série no segmento!

    Wishful thinking!

    Comentário


      #3
      P*** que Pariu os filhos da p*** dos americanos!

      A saída do magnata russo era uma exigência porque a tecnologia podia cair nas mãos dos russos?! WTF??!!

      Man... WTF???!!!

      Esta malta em pleno século 21 ainda tem a guerra fria na cabeça?!

      Edit: Força Saab

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
        P*** que Pariu os filhos da p*** dos americanos!

        A saída do magnata russo era uma exigência porque a tecnologia podia cair nas mãos dos russos?! WTF??!!

        Man... WTF???!!!

        Esta malta em pleno século 21 ainda tem a guerra fria na cabeça?!

        Edit: Força Saab
        Se alguns utilizadores deste fórum têm "medo" que algumas marcas caiam em mão chinesas...

        Comentário


          #5
          Espero que a Saab sobreviva. É uma excelente marca e com um potencial enorme.
          E poderá voltar a ser uma alternativa aos BMW, Mercedes e Audi, o que é bom, senão qualquer dia quem quiser um topo de gama só terá essa oferta limitada... o que é pouco.

          Comentário


            #6
            Calendário de Futuros Lançamentos da Saab
            Pelo pouco que se sabe, parece que o plano de lançamentos da marca a curto prazo irá manter-se inalterável.
            Como tal, espero que apreciem este trabalho de pesquisa que apresento sobre o futuro da marca desde aquilo que é mais certo ao mais hipotético.
            Depois, como não poderia deixar de ser, aguardo pela vossa opinião.


            Após algum tempo passado em Trollhattan (berço da Saab) a revista germânica “Auto Motor und Sport” adiantou uma especulação acerca da distribuição de novos modelos a serem apresentados pela construtora escandinava nos próximos anos. Eis a lista:
            · 2010Novo Saab 9-5 a apresentar em Frankfurt.
            · 2010Novo modelo SUV médio Saab 9-4X disponível em Setembro.
            · 2010Facelift para o Saab 9-3, baseado essencialmente no interior 9-5.
            · 2011 - Em Janeiro, o novo 9-5 Sportcombi (carrinha).
            · 2011 – Tecnologia Start/Stop introdizida na gama 9-5.
            · 2012 – O novo Saab 9-3.
            · 2012 – O novo modelo Saab 9-1. Algo como um desportivo híbrido baseado no BioHybrid concept apresentado no ano passado.
            · 2013 – Possibilidade do surgimento do crossover baseado na carrinha 9-5 SportCombi.
            · 2013Novo Saab 9-3 cabrio, talvez baseado no novo sistema de tejadilho apresentado no Saab 9-X Air.

            Mais dentro do campo da especulação, teriamos:
            · 2015 – A reencarnação do “Sonett”.
            · 2015Pequeno desportivo citadino.
            · 2017 - A 3ª geração do Saab 9-5.

            Comentário


              #7
              Saab 9-5 2010
              Apresentado que foi em Frankfurt, estará à venda em Junho, estando prometida uma campanha especial de lançamento.

              ALGUNS DADOS TÉCNICOS
              Dimensões arredondadas:
              Comprimento – 5,01m
              Altura – 1,47m
              Largura – 1,87m
              Distância entre eixos – 2,84m
              Capacidade da mala – 515litros

              Motores diesel:
              2.0 TiD (1.956cc) – 160cv
              2.0 TTiD biturbo (1.956cc) – 190cv

              Motores gasolina:
              1.6 T (1598cc) – 190cv
              2.0 T (1.998cc) – 220cv
              2.8 T (V6) (2792cc) – 300cv

              2.0 BioPower (1998cc) – 220cv


              Saab 9-5 Sportcombi 2010
              A maior carrinha do mercado com mais de 5 metros terá a sua apresentação agendada para o Salão de Paris em Outubro, com vendas a iniciarem-se no início de 2011.

              Renders e fotos-espia:



              Comentário


                #8
                SAAB 9-4X 2010
                Novo SUV compacto da Saab que irá ser concorrente directo do XC60, Q5 e X3 deverá ser apresentado no Salão de Paris com vendas iniciarem-se no fim do ano.

                ALGUNS DADOS TÉCNICOS
                Dimensões:
                Comprimento – 4,77m
                Altura – 1,68m
                Largura – 1,80m
                Distância entre eixos – 2,81m

                Motores diesel:
                2.0 TiD (1.956cc) – 160cv
                2.0 TTiD biturbo (1.956cc) – 190cv

                Motores gasolina:
                1.6 T (1598cc) – 190cv
                2.0 T (1.998cc) – 220cv
                2.8 T (V6) (2792cc) – 300cv

                2.0 BioPower (1998cc) – 220cv

                Fotos do concept e foros-espia:




                Ficheiros anexados
                Editado pela última vez por BLADERUNNER; 30 January 2010, 11:06.

                Comentário


                  #9
                  Saab 9-3 2012
                  Nova geração. Escandinavo que deverá ser apresentado para o ano, sendo que a sua comercialização terá início em 2012.

                  Renders:




                  Comentário


                    #10
                    Saab 9-1 2012
                    Novo modelo nórdico que poderá entrar nos disputadíssimos segmentos C ou B. Terá como desenho base as linhas apresentadas no concept 9X. Estava confirmado como sendo a máxima prioridade da marca pois asseguraria um elevado número de vendas tão importantes para a marca.
                    I've just received a bullet list of comments made yesterday by Spyker CEO, Victor Muller, with regards to developments in the Saab sale process.
                    My thanks to Rogier for sending them through (and apologies to others with the same comments that I might have missed - too much mail).
                    ------
                    Yesterday, Viktor Muller gave a six minute telephone interview to dutch news radio channel BNR (Business News Radio).
                    Highlights of that interview:
                    · He is not at all worried about the wind-down going operational (it's the GM- managements stubbornness)
                    · Contrary to earlier news-coverage, he does want to introduce the Saab 9-1
                    · The original saab management business plan is the plan his bid is based on
                    · He wants to introduce an all new 9-3 in 2012
                    · He thinks Spyker cars placed the best bid
                    · He likes the fact that Bernie Ecclestone is involved in the Genii bid, it gives him confidence that Saab is a valuable asset with potential indeed.
                    Dutch-speakers can listen to the interview here.

                    Fonte: Saabsunited
                    Renders:




                    Saab BioHybrid concept:
                    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 30 January 2010, 13:02.

                    Comentário


                      #11
                      Saab 9-5 cabrio 201?
                      Alguns runores falam na possibilidade do surgimento de uma versão cabrio do porta-estandarte da construtora nórdica. Tal estará dependente da aceitação do novo modelo por parte do público, constituindo um rival ao futuro Audi A7 cabrio.

                      Render:


                      Saab Sonett 2015
                      (…) 30 odd years back, Saab had a little sports car that looked like a more upright, shortened Ferrari Daytona; strictly a 2 seater coupe back then, we think we’ve got the perfect idea for this Cupertino of a car. A modern interpretation of the Sonett with a shortened platform of the upcoming Saab 9-3, a crossover between a coupe and a two door hatch back, yet with longer rear overhangs sporting a large glass door hatch. What this does, is that it is essentially a 2+2, yet unlike most modern 2+2 cars that’s actually 2 adults plus 2 chihuahuas, the Sonett’s rear seats will be facing rearwards, looking out into the rear windscreen, with smaller seats and a slightly recessed boot deck. This allows two adults up front, and two children or rather petite adults at the back, seating four. Impossible to have a little sports car for the family? Not quite.
                      Words: Bobby, Wheels Weekly Editor.
                      Renders:



                      Terminei (por agora). Apreciem e critiquem, pois está aberta a sessão da «má-língua».

                      Comentário


                        #12
                        Acho que a estratégia da Spyker para a Saab será a produção de viaturas de gama superior, tipo Lexus, com uma aposta no luxo, requinte e motores potentes.
                        Não antevejo a Saab a se tornar uma marca mais generalista nem a baixar a sua gama.

                        Comentário


                          #13
                          Vai ser difícil para a Saab se manter à tona...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Vai ser difícil para a Saab se manter à tona...
                            Se redimensionarem a sua estrutura, reduzirem os custos e fabricarem produtos com alta qualidade, pode ser que a prazo a Saab seja novamente uma empresa economicamente viável.

                            Comentário


                              #15
                              eu comprava um 9-4x, acho interessante!

                              Comentário


                                #16
                                O 9-5 parece-me mesmo bom só acho que podia ter um diesel mais potente..

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece tudo muito bonito agora...mas a indústria automóvel não funciona assim...não basta fazer automóveis bonitos em renders. É preciso produzi-los. O 9-4x vai ser produzido numa fábrica da GM? Porreiro...Mas quando começam os projectos a sério? Onde está o background? Vem da GM? A GM não tem background de conhecimentos para se infiltrar no mercado Europeu, por isso nunca teve cá sucesso. E mesmo que os tivesse, nunca iria cedê-los à Spyker.

                                  Por isso, mesmo supondo que a GM fornece chassis e motores, é preciso desenvolver tantas outras coisas, e não continuar a vender Chevrolets disfarçados de Saab. Porque se isso acontecer, as revistas especializadas, e os próprios consumidores, tratarão de pregar o último prego no caixão da Saab.

                                  E vão continuar a viver continuadamente dos chassis da GM? Quando consideram que já adquiriram know-how suficiente para começarem a produzir por si? Ou será que há cláusulas no contrato que obrigam a Spyker a comprar chassis e motores à GM durante um tempo definido?

                                  O empréstimo do BEI de 400 milhões é um bom começo, mas é preciso muito cuidado. Se for para investir em investigação automóvel Europeia, tudo bem. Só que parece-me que a grande benificiada desse empréstimo será a GM, que venderá à Saab chassis, motores, produção nas suas fábricas...

                                  Basicamente, vejo um futuro pouco sorridente para a Saab, quando acabar o efeito t***o de mijo da sua compra pela Spyker.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece realmente um bom produto. O diesel será suficiente, 160 e 180/190cv parece suficiente. Numa marca em dificuldades não faz sentido para já querer ter algum 3.0... Veja-se que as motorizações 2.0 são a esmagadora maioria das vendas de carros como o série 5.
                                    Se este carro tiver um bom preço pode vender...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Se redimensionarem a sua estrutura, reduzirem os custos e fabricarem produtos com alta qualidade, pode ser que a prazo a Saab seja novamente uma empresa economicamente viável.
                                      Quantas marcas no mercado conseguem fazer isso sem estarem englobadas num grande grupo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paslg Ver Post
                                        Parece realmente um bom produto. O diesel será suficiente, 160 e 180/190cv parece suficiente. Numa marca em dificuldades não faz sentido para já querer ter algum 3.0... Veja-se que as motorizações 2.0 são a esmagadora maioria das vendas de carros como o série 5.
                                        Se este carro tiver um bom preço pode vender...
                                        ...pode vender mais umas 15 unidades por ano com sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          ...pode vender mais umas 15 unidades por ano com sorte.
                                          Se todos pensarem assim nem 5...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paslg Ver Post
                                            Se todos pensarem assim nem 5...
                                            É pah desculpem-me mas agora ri-me bué!

                                            Voltando ao tópico o BLADERUNNER mostrou alguns renders bastante interessantes.
                                            Espero seriamente que o novo 9-5 tenha boa aceitação por parte do público e que a Saab...renasça...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Confirmado: novo Saab 9-3 para 2012!
                                              Também um crossover derivado do 9-5 (o 9-5X)
                                              New Saab 9-3 confirmed for 2012
                                              Saab Spyker Automobiles NV will launch an all-new 9-3 in 2012 as part of the firm’s business plan to revitalise the company.
                                              The company will investigate the possibility of launching the entry-level 9-1 in due course, although this would require additional funding to the $1 billion (£627 million) currently set aside. Saab Spyker will also make a 9-5X in addition to the saloon and estate models, and the 9-4X will be added to the range early in 2011.
                                              Saab Spyker will pitch itself as an “independent, performance-orientated niche car company with an industry-leading environmental strategy”. It has also confirmed it intends to remain as a direct rival to BMW and Audi.
                                              Trollhattan will be used to produce all models except the 9-4X, which will be built by General Motors in Mexico, and Saab Spyker will produce and sell between 100,000-125,000 vehicles per year.
                                              GM will continue to provide support to Saab Spyker with funds and supplies, although the company intends to rely less and less on this support in the future. Saab and Spyker cars will share components in future models.
                                              Spyker cars will be sold throughout Saab’s 1100-strong worldwide dealer network and the two will also share marketing, sponsorship, promotion and sales activities. They will be run as separate brands, however.
                                              Saab Spyker intends to return to profit by 2012. It has managed to secure a 400m euro (£350m) European Investment Bank loan, which has been guaranteed by the Swedish government.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Confirmado 9-3 para 2012.
                                                Saab Spyker Automobiles NV will launch an all-new 9-3 in 2012 as part of the firm’s business plan to revitalise the company.

                                                The company will investigate the possibility of launching the entry-level 9-1 in due course, although this would require additional funding to the $1 billion (£627 million) currently set aside. Saab Spyker will also make a 9-5X in addition to the saloon and estate models, and the 9-4X will be added to the range early in 2011.

                                                Saab Spyker will pitch itself as an “independent, performance-orientated niche car company with an industry-leading environmental strategy”. It has also confirmed it intends to remain as a direct rival to BMW and Audi.

                                                Trollhattan will be used to produce all models except the 9-4X, which will be built by General Motors in Mexico, and Saab Spyker will produce and sell between 100,000-125,000 vehicles per year.
                                                GM will conti
                                                nue to provide support to Saab Spyker with funds and supplies, although the company intends to rely less and less on this support in the future. Saab and Spyker cars will share components in future models.

                                                Spyker cars will be sold throughout Saab’s 1100-strong worldwide dealer network and the two will also share marketing, sponsorship, promotion and sales activities. They will be run as separate brands, however.

                                                Saab Spyker intends to return to profit by 2012. It has managed to secure a 400m euro (£350m) European Investment Bank loan, which has been guaranteed by the Swedish government.


                                                autocar
                                                Renders:


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gosto da ideia da grelha principal "tapada", dá um ar mais limpo. Também não desgosto da ideia de o 9-3 voltar a ser um liftback... mas poderá ser má ideia neste segmento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Saab planeia o 9-1 para rivalizar com o A1 e Mini
                                                    Saab saviour Victor Muller is working at top speed on a “super-cool” new supermini, even before his acquisition of the company is complete.
                                                    The new car, code-named 92, is intended to have the same kind of relationship with the original teardrop-shaped ‘50s Saabs as the latest Mini has with the Issigonis’s original.
                                                    The new Saab baby, sometimes described as the 9-1, is tipped to be at least three years away and likely to be made at Saab’s Trollhattan plant.
                                                    It will be based on major components, including engines, supplied by a multinational partner. Muller declines to confirm the partner’s identity, though Vauxhall Opel looks the likely contender, given the strong and continuing relationship between the companies over Saab’s other models.
                                                    Muller and Saab’s reinstated CEO, Jan Ake Jonsson, plan a four-model range: the mid-life 9-3, a new 9-5 executive saloon which is “ready to go”, a Mexican-built, GM-based SUV, the 9-4X, to be launched late this year, and the new “92”, unlikely to be seen before 2013.
                                                    A deal to supply Corsa parts for the baby Saab is rumoured to be part of the acquisition deal, valued at around £45 million. Victor Muller, who “works with Saab designers every day” on the 92 project, carries the latest renderings when he travels on business.
                                                    He says Saab will be be successful again when its annual volume exceeds 100,000 cars. Sales for 2009 collapsed 40,000, but hit 95,000 in 2008.
                                                    Autocar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Entrevista onde se levanta o véu sobre o futuro da Saab e Spyker (desculpem lá, mas não tenho tempo de traduzir):
                                                      Victor Muller, the 51-year-old Dutch-born company doctor and founder of the Spyker sports car company, is about to conclude a deal with General Motors to acquire the troubled car maker, Saab.
                                                      Here he tells Steve Cropley how he aims to bring back the golden days of the Swedish company that built its first car in 1947.

                                                      What made you want to rescue Saab?


                                                      It’s what I do for a living, though I’m a genuine car lover as well. Until I founded Spyker I was a pretty successful acquisitions lawyer and a financier. Some of the money I made, I managed to lose again on Spyker, though we now have an new direction for that company. But with Saab, I’m doing what I’m best at.

                                                      How will you know you’ve succeeded?


                                                      When Saab is profitable, and making the cars people want to buy. I estimate we’ll need a volume of around 100,000 cars, nearly all made in Trollhattan to pay for the infrastructure. The proceeds of every car we make over that will go straight to the bottom line.

                                                      What will the model range consist of?


                                                      We’ve got a new 9-5 ready to go, the 9-4X SUV is coming towards the end of the year. The 9-3 is our staple model, and still has life in it. And at the moment I’m driving a design for a new small car.

                                                      Are you playing a role in the design process?


                                                      Sure, I’m doing things with it every day. It’s going to be the coolest thing since the Mini. I carry renderings of the latest designs with me, and I talk to the Saab guys all the time. I want it to be influenced by the first Saab, in fact my codename for it is 92, like the first one. It uses the original teardrop shape; the aircraft with no wings. That’s where Saab cars came from.

                                                      When will it hit the market? Will your partner be GM?


                                                      Too early to say. I’ve been working full-time on the deal and that’s not done yet. We will need a partner, but it would be extraordinary to go announcing partnerships before you own the company. But I can tell you this is going to be a hyper-modern, super-cool car, every bit as iconic as the Fiat 500 or Mini or Beetle. Everyone’s going to want one, and it’s long overdue.

                                                      How have the Swedes taken the news?


                                                      People talk about cold, unemotional Swedes: I didn’t see any of that. They were overjoyed; you can see it on YouTube. We made our announcement on 26 January, and ever since the dealers have been referring to it as Independence Day.

                                                      How will you bring the customers back?


                                                      That’s the simplest job we have. I believe they’ll flock back in hordes. There are 1.5 million Saabs on the road, and 4.5 million people with recent Saab experience. I don’t actually need any new customers to do this; I just need my old customers back!

                                                      Who will own the company?


                                                      Saab will be a publicly listed company. I’ll control around 30 per cent, and there are other major shareholders that account for about another 30. The rest will be held by lots of other small shareholders who believe in what we’re doing.

                                                      Who will manage the Saab?


                                                      The future management is the one you already know. Jan Ake Jonsson is CEO of Saab Automobile NV. He’ll be back on the board within a week. He has lots of experience, and heads a great team.

                                                      Can Saab and Spyker live together?


                                                      Let’s get this straight: Spyker is not acquiring Saab. This is an acquisition by shareholders. Saab’s management won’t be Spyker’s management. However, it’s true that one big beneficiary of this deal will be Spyker, which will have a powerful new ally with crash facilities, a wind tunnel, 1100 dealers - stuff it could never have dreamt of. But above all, Saab will continue to be Saab, and we will be good shepherds.
                                                      Autocar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        vendas da saab na europa

                                                        janeiro 2006: 6.901 unidades
                                                        janeiro 2007: 6.639 unidades
                                                        janeiro 2008: 5.643 unidades
                                                        janeiro 2009: 2.495 unidades
                                                        janeiro 2010: 796 unidades

                                                        de referir que mesmo a vender as tais quase 7 mil unidades/mes como em 2006, a marca já dava prejuízo... estão metidos num buraco jeitoso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se cada Saab volta a ser um autentico Saab, não tenho duvidas que recupere rapidamente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sinceramente acho que não se vai safar.

                                                            Está melhor a Volvo nas mãos dos chineses, do que muitas marcas. Os chineses detêm 2/3 da dívida pública americana. Já é a 3ª terceira maior indústria mundial. Metade das porcarias que vocês têm em casa são lá fabricadas. Não percebo qual é essa xenofobia dos chinocas. Penso que as marcas americanas, e o grupo GM estão em piores lençois. Até digo que das marcas europeias, em termos de segurança financeira, a Volvo está em 5º ou 6º lugar.
                                                            Mercedes, BMW, VW, Renault, Volvo...e por aí.

                                                            Agora, se tem aversão aos chineses por invadirem o mercado com produtos muito baratos, por causa da mão-de-obra e custo de fabrico, não os culpem a eles, culpem o governo e as entidades alfandegarias. Existem muitos interesses, e já existe muita gente em Portugal a viver de contentores vindos da China com material...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X