Concepts Alfa Romeo do salao Genebra 2010

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Título: Concepts Alfa Romeo do salao Genebra 2010

  1. #1
    Piloto de Testes paslg's Avatar
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    Por Defeito Concepts Alfa Romeo do salao Genebra 2010

    Afinal a notícia dos 3 concepts que estariam presentes no salao de Genebra é verdadeira.
    Esta é a primeira divulgação de um dos 3, o spider 2 lugares da Pininfarina...

    Pininfarina reveals Alfa concept - Autocar.co.uk

    Aguardemos pelos restantes...




  2. #2
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    Excelente noticia, vamos aguardar pelo salão

  3. #3
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    Concepts, são sempre concepts, mas 3, que dinamismo!
    Que dirão agora os agoirentos que diziam que a Alfa corria risco de acabar?

  4. #4
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    Vão dizer que vai acabar a fazer Concepts...

  5. #5
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    Alfa Romeo Bertone Coupé concept



  6. #6
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    uhhh... Michael Robinson na Bertone!
    Prometedor!

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    Concepts, são sempre concepts, mas 3, que dinamismo!
    Que dirão agora os agoirentos que diziam que a Alfa corria risco de acabar?
    O principal agoirento é não outro que Sergio Marchionne, o boss da FGA

  8. #8
    Piloto de Testes Xkoviak's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    uhhh... Michael Robinson na Bertone!
    Prometedor!
    Quem é? É bom? Fui ao google pesquisar e não encontrei nada em concreto sobre ele..
    Como dizes que promete acredito mesmo que promete

  9. #9
    Piloto de Testes paslg's Avatar
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    Espero para ver...

  10. #10
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  11. #11
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    Vem aí renovação estética! Vêm aí as primeiras pistas sobre a orientação de design para os próximos Alfa Romeo a seguir ao Giulietta!

  12. #12
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    Autobild render daquele que também sairá em coupé:

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    O principal agoirento é não outro que Sergio Marchionne, o boss da FGA

    Li recentemente uma entrevista de Sergio Marchionne e ele não falava em fechar a Alfa, aliás não li nem ouvi a ninguém do Grupo FIAT a dizer que iam fechar a Alfa, o que disseram é que ia ser redefenida a politica de cada marca em articulação com os novos produtos da Chrysler e que lá para Abril divulgariam a estrategia para os próximos anos.

    Mas se alguém já sabe quais são as decisões finais que vão ser apresentadas em Abril, força, coloque ai para todos sabermos.

  14. #14
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    A 1ª imagem diz mais como serão as jantes que propriamente o carro...

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    Li recentemente uma entrevista de Sergio Marchionne e ele não falava em fechar a Alfa, aliás não li nem ouvi a ninguém do Grupo FIAT a dizer que iam fechar a Alfa, o que disseram é que ia ser redefenida a politica de cada marca em articulação com os novos produtos da Chrysler e que lá para Abril divulgariam a estrategia para os próximos anos.

    Mas se alguém já sabe quais são as decisões finais que vão ser apresentadas em Abril, força, coloque ai para todos sabermos.
    SIm, têm vindo muitas infos algo contraditórias a público, por via oficial.
    Até agora, e pegando em declarações do próprio Sergio Marchionne, existem diversos caminhos para o futuro da Alfa, um deles, que é o congelamento de novos lançamentos, antes de se tomar medidas mais radicais, como um possivel encerrar de portas. O homem é pragmático. Se não rende, não adianta estar a torrar lá dinheiro.

    Está tudo um pouco dependente da carreira do novo Giulietta.
    Haverá um facelift para o MiTo, mas a acontecer o congelamento, o 159/Brera/Spider, continuarão em produção até 2016, isto se não decidirem acabar com eles antes.

    O acerto de agulhas com a Chrysler/Dodge beneficiará mais a Lancia (e já a partir do próximo ano, veremos os primeiros resultados), e a recente reorganização da estrutura do grupo ao colocar a Alfa, Maserati e Abarth sob o mesmo "boss" não significa ainda nada, já que apenas servirá para avaliar o potencial estratégico, económico, logistico, etc... e apenas em abril saberemos os resultados dessa análise.

    Até lá, a unica certeza, é mesmo o lançamento do Giulietta e um facelift para o MiTo. Sucessores para o 159/Brera/Spyder ainda não tiveram luz verde.

    Estes concepts, tal como aconteceu no passado, não significa que veremos modelos de produção dos mesmos. Ajudam a criar interesse e visibilidade e mostram possibilidades para o futuro, ajuda às comemorações do centenário, suportando o lançamento do Giulietta, e além disso, os concepts com o Scudetto costumam ser dos mais reverenciados pelas suas desejáveis caracteristicas estilisticas.

    Esta estratégia da marca convidar diversas casas de boas familias a apresentarem concepts sob a sua marca, já tem alguma história. Antes do salão de Turim ter encerrado as suas portas, via-se bastante esse nivel de interacção entre o grupo Fiat e os principais ateliers italianos, dando origem a um sem número de concepts.

    Este ano sendo o centenário da Alfa, é uma forma de aproveitar esse acontecimento para devolver alguma visibilidade e possiveis correspondências em vendas, quando se lança um modelo com a importância do Giulietta para verificar a viabilidade de uma marca.

    Acho que vão atacar com tudo o que puderem, mas, o meu lado pessimista, olha para isto, como uma espécie de último fôlego antes do expirar final.
    Espero estar errado

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    SIm, têm vindo muitas infos algo contraditórias a público, por via oficial.
    Até agora, e pegando em declarações do próprio Sergio Marchionne, existem diversos caminhos para o futuro da Alfa, um deles, que é o congelamento de novos lançamentos, antes de se tomar medidas mais radicais, como um possivel encerrar de portas. O homem é pragmático. Se não rende, não adianta estar a torrar lá dinheiro.

    Está tudo um pouco dependente da carreira do novo Giulietta.
    Haverá um facelift para o MiTo, mas a acontecer o congelamento, o 159/Brera/Spider, continuarão em produção até 2016, isto se não decidirem acabar com eles antes.

    O acerto de agulhas com a Chrysler/Dodge beneficiará mais a Lancia (e já a partir do próximo ano, veremos os primeiros resultados), e a recente reorganização da estrutura do grupo ao colocar a Alfa, Maserati e Abarth sob o mesmo "boss" não significa ainda nada, já que apenas servirá para avaliar o potencial estratégico, económico, logistico, etc... e apenas em abril saberemos os resultados dessa análise.

    Até lá, a unica certeza, é mesmo o lançamento do Giulietta e um facelift para o MiTo. Sucessores para o 159/Brera/Spyder ainda não tiveram luz verde.

    Estes concepts, tal como aconteceu no passado, não significa que veremos modelos de produção dos mesmos. Ajudam a criar interesse e visibilidade e mostram possibilidades para o futuro, ajuda às comemorações do centenário, suportando o lançamento do Giulietta, e além disso, os concepts com o Scudetto costumam ser dos mais reverenciados pelas suas desejáveis caracteristicas estilisticas.

    Esta estratégia da marca convidar diversas casas de boas familias a apresentarem concepts sob a sua marca, já tem alguma história. Antes do salão de Turim ter encerrado as suas portas, via-se bastante esse nivel de interacção entre o grupo Fiat e os principais ateliers italianos, dando origem a um sem número de concepts.

    Este ano sendo o centenário da Alfa, é uma forma de aproveitar esse acontecimento para devolver alguma visibilidade e possiveis correspondências em vendas, quando se lança um modelo com a importância do Giulietta para verificar a viabilidade de uma marca.

    Acho que vão atacar com tudo o que puderem, mas, o meu lado pessimista, olha para isto, como uma espécie de último fôlego antes do expirar final.
    Espero estar errado
    A mim parece-me que há muita coisa que se perde no meio das traduções.
    O que dizes, e que mais não é do que um resumo das novelas que a imprensa tem publicado, não faz qualquer sentido.

    Das duas uma: ou tem havido um excessivo sensacionalismo por parte da imprensa à volta da Alfa Romeo (a verdade é que a Alfa vende melhor romances do que carros), ou então a FIAT só está a provar mais uma vez a sua extrema incompetência.

    Não quero acreditar que o gestor de um grupo automóvel tenha efectivamente tecido todos esses comentários (que lançam uma péssima imagem da marca) precisamente na altura em que vai ser lançado um modelo decisivo. É estúpido de mais, mesmo para a FIAT.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
    Quem é? É bom? Fui ao google pesquisar e não encontrei nada em concreto sobre ele..
    Como dizes que promete acredito mesmo que promete
    Michael Robinson é já um veterano.
    E à muito que anda ali por terras italianas.
    Fiquei a "conhec^-lo" quando ingressou na Lancia (anos 90), com o papel de dar nova vida a uma marca que andava (e anda) algo perdida, com muita negligência à mistura.

    Sairam da caneta dele ideias excelentes, numa tentativa de reinventar o topo de gama, numa visão nada germânica.
    Desse intenso trabalho de pesquisa e criativo, saíu um primeiro concept, o Dialogos, que mostrava uma alternativa conceptual às normas vigentes do que deveria ser um topo de gama. É de notar sobretudo o excelente trabalho efectuado no interior, contrapondo ao visivel excesso tecnológico (e muitos botõezinhos), uma visão mais minimalista e acolhedora, como os italianos sabem fazer tão bem, deixando os materiais "falar".

    A visão dele para a Lancia, no espirito GRanTurismo e não naquele tipico luxo dos cromadinhos e coisinhas demasiado decoradas, apontava para uma direcção que a Lancia nunca acabou por seguir.

    O Dialogos daria origem ao Thesis, e aí começam os azedumes, já que ele acabou por ficar sem apoio na Lancia para levar à frente as suas ideias.
    O Thesis é uma abordagem bastante convencional, e apenas herdou e mal, do Dialogos, os traços estilisticos.

    Concepts como o Nea davam possiveis orientações para um futuro Delta ou segmento C, mais uma vez mostrando um caminho alternativo, mas o fim desta relação estava perto, e ele acabou por basar.
    Se não deixam um tipo fazer o trabalho para o qual foi contratado também não está lá a fazer nada.

    Perdi-lhe o rasto durante uns anos e agora reaparece na Bertone, como o boss maximus do design.

    Um tipo a seguir, pois, tal como o Bangle, anda farto do estado das coisas e procura caminhos alternativos. Existem múltiplas soluções para um mesmo problema, só que a inércia da industria automovel é demolidora, e estes tipos, que conseguem ver um pouco mais à frente, ou, dito de outra forma, têm uma visão mais lateral, acabam por ser derrotados pelo peso da "máquina industrial".
    Última edição por crash : 02-02-10 às 12:03:01

  18. #18
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    O primeiro desenho faz-me lembrar o Maserati cabrio e o segundo desenho, a traseira parece o Ferrari Califórnia ou o 599.

    Seria interessante haver uma partilha destas plataformas com a Alfa.
    Certamente que poderiam rentabilizar a produção das plataformas e fazer carros magníficos.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Nero Ver Post
    A mim parece-me que há muita coisa que se perde no meio das traduções.
    O que dizes, e que mais não é do que um resumo das novelas que a imprensa tem publicado, não faz qualquer sentido.

    Das duas uma: ou tem havido um excessivo sensacionalismo por parte da imprensa à volta da Alfa Romeo (a verdade é que a Alfa vende melhor romances do que carros), ou então a FIAT só está a provar mais uma vez a sua extrema incompetência.

    Não quero acreditar que o gestor de um grupo automóvel tenha efectivamente tecido todos esses comentários (que lançam uma péssima imagem da marca) precisamente na altura em que vai ser lançado um modelo decisivo. É estúpido de mais, mesmo para a FIAT.
    No site italiaspeed.com, procura por declarações do Sergio Marchionne.
    Desde o inicio do ano que o homem não se cala.
    Aliás, desde que rebentou a crise, ele não se cala.
    Tem sido dos mais pessimistas, ou será realista, sobre o estado da industria.
    Tem uma visão bastante pragmática da coisa.

    Desde a compra, ou melhor, desde que lhe entregaram para as mãos a Chrysler, tem havido um sem número de conferências para ir apresentado os futuros planos de reestruturação do grupo.

    O futuro da Alfa tem sido discutido, e aquilo que escrevi é apenas e só o que ele tem dito nessas conferências

    É um tipo transparente, sem problemas em pôr os dedos nas feridas do que corre mal na sua própria casa. No entanto, não é o objectivo dele fechar tudo e mais alguma coisa. O que não faltam são planos de ataque, mas mesmo assim, não significa que os planos dêem certo.
    É o caso da Alfa e Lancia. Por ele a Lancia já tinha acabado, e já teve para fechar portas (dito por ele).
    E estar a investir continuamente dinheiro na Alfa sem haver retorno não é uma forma muito sustentável de manter o negócio.
    Por isso, estamos num ponto critico da existência da marca, dependendo da aceitação de um modelo para provar que a marca é viável

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    No site italiaspeed.com, procura por declarações do Sergio Marchionne.
    Desde o inicio do ano que o homem não se cala.
    Aliás, desde que rebentou a crise, ele não se cala.
    Tem sido dos mais pessimistas, ou será realista, sobre o estado da industria.
    Tem uma visão bastante pragmática da coisa.

    Desde a compra, ou melhor, desde que lhe entregaram para as mãos a Chrysler, tem havido um sem número de conferências para ir apresentado os futuros planos de reestruturação do grupo.

    O futuro da Alfa tem sido discutido, e aquilo que escrevi é apenas e só o que ele tem dito nessas conferências

    É um tipo transparente, sem problemas em pôr os dedos nas feridas do que corre mal na sua própria casa. No entanto, não é o objectivo dele fechar tudo e mais alguma coisa. O que não faltam são planos de ataque, mas mesmo assim, não significa que os planos dêem certo.
    É o caso da Alfa e Lancia. Por ele a Lancia já tinha acabado, e já teve para fechar portas (dito por ele).
    E estar a investir continuamente dinheiro na Alfa sem haver retorno não é uma forma muito sustentável de manter o negócio.
    Por isso, estamos num ponto critico da existência da marca, dependendo da aceitação de um modelo para provar que a marca é viável
    My friend, “não te fazia” tão pessimista em relação á Alfa e por inerência ao FGA! Não concordo quando dizes que Sérgio Marchionne tem dito que uma das possibilidades para a marca de Arese será o seu encerramento!

    Relembro que tu noutro tópico comentas-te esta mesma questão e referiste, e bem, dois caminhos: Mainstream ou upscalling, ou seja lutar nos segmentos B, C e D, ou, por outro lado tornar-se num construtor de nicho tendo como alvo a…Porsche & friends! Contudo, dou-te razão quando Marchionne mencionou o encerramento da Lancia!

    Felizmente, neste caso vou recorrer às palavras de Luca de Montezemolo, numa entrevista aos portugueses (digo…alemães) da AF, dada á poucas semanas: “…A Lancia é maravilhosa, ainda não posso dar pormenores mas o seu futuro está assegurado…”!

    Quanto ao realismo de Marchionne, também tenho uma teoria quanto á sua estratégia, que passará por apresentar a situação como negra, pois é sua intenção fechar Termini Imerese (Sicília) no próximo ano, e portanto, não pode estar a “embandeirar em arco” quando a questão envolve 1400 postos de trabalho e já mete Papa ao barulho e tudo (Note-se que a Fiat já fabrica 45% dos seus produtos no estrangeiro)! É claro que perante isto, a mensagem que SM tenta passar é que todos terão que cerrar fileiras, arregaçar as mangas e trabalhar afincadamente…e com menos distúrbios possíveis!

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    No site italiaspeed.com, procura por declarações do Sergio Marchionne.
    Desde o inicio do ano que o homem não se cala.
    Aliás, desde que rebentou a crise, ele não se cala.
    Tem sido dos mais pessimistas, ou será realista, sobre o estado da industria.
    Tem uma visão bastante pragmática da coisa.

    Desde a compra, ou melhor, desde que lhe entregaram para as mãos a Chrysler, tem havido um sem número de conferências para ir apresentado os futuros planos de reestruturação do grupo.

    O futuro da Alfa tem sido discutido, e aquilo que escrevi é apenas e só o que ele tem dito nessas conferências

    É um tipo transparente, sem problemas em pôr os dedos nas feridas do que corre mal na sua própria casa. No entanto, não é o objectivo dele fechar tudo e mais alguma coisa. O que não faltam são planos de ataque, mas mesmo assim, não significa que os planos dêem certo.
    É o caso da Alfa e Lancia. Por ele a Lancia já tinha acabado, e já teve para fechar portas (dito por ele).
    E estar a investir continuamente dinheiro na Alfa sem haver retorno não é uma forma muito sustentável de manter o negócio.
    Por isso, estamos num ponto critico da existência da marca, dependendo da aceitação de um modelo para provar que a marca é viável
    Nesse mesmo site poderás ver que algumas das coisas que ele tem dito têm sido mal interpretadas/traduzidas.

    Ainda assim...

    Há por aqui (no fórum) quem já tenha falado com esse senhor e se quiser que diga a opinião que tem dele. Independentemente das supostas qualidades profissionais dele (que a uns podem parecer qualidades e a outros defeitos) parece-me nitidamente um gestor com uma visão muito a preto e branco, cobarde e arrogante sobre os problemas que enfrenta. Às vezes até parece que quer dar a entender que a culpa da ALFA e da LANCIA estarem como estão não tem nada a ver com o que a FIAT lhes tem feito.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
    My friend, “não te fazia” tão pessimista em relação á Alfa e por inerência ao FGA! Não concordo quando dizes que Sérgio Marchionne tem dito que uma das possibilidades para a marca de Arese será o seu encerramento!

    Relembro que tu noutro tópico comentas-te esta mesma questão e referiste, e bem, dois caminhos: Mainstream ou upscalling, ou seja lutar nos segmentos B, C e D, ou, por outro lado tornar-se num construtor de nicho tendo como alvo a…Porsche & friends! Contudo, dou-te razão quando Marchionne mencionou o encerramento da Lancia!

    Felizmente, neste caso vou recorrer às palavras de Luca de Montezemolo, numa entrevista aos portugueses (digo…alemães) da AF, dada á poucas semanas: “…A Lancia é maravilhosa, ainda não posso dar pormenores mas o seu futuro está assegurado…”!

    Quanto ao realismo de Marchionne, também tenho uma teoria quanto á sua estratégia, que passará por apresentar a situação como negra, pois é sua intenção fechar Termini Imerese (Sicília) no próximo ano, e portanto, não pode estar a “embandeirar em arco” quando a questão envolve 1400 postos de trabalho e já mete Papa ao barulho e tudo (Note-se que a Fiat já fabrica 45% dos seus produtos no estrangeiro)! É claro que perante isto, a mensagem que SM tenta passar é que todos terão que cerrar fileiras, arregaçar as mangas e trabalhar afincadamente…e com menos distúrbios possíveis!
    as opções que dei para um possivel futuro da marca é um mix de opinião pessoal com declarações que tenho lido.

    Mas o meu pessimismo advém de coisas ditas pelo SM.
    Quando uma das hipóteses sobre a mesa é o congelamento de novos produtos para a alfa, a meu ver, não é um sinal que nos dê muita esperança para o que poderá acontecer com a marca.

    Ele este ano vai encerrar mais uma outra fábrica, mas no inicio do ano, quando apresentou os resultados do grupo referentes a 2009, um dos objectivos é aumentar os números de produção em itália, fazendo melhor uso de unidades que estão sub-aproveitadas.
    ele demorou-se bastante sobre esse aspecto. A rentabilidade das unidades de produção, que, segundo as contas dele, não estão nada onde deveriam estar.

    A transfer~encia de produção do novo Panda para itália, aligeirando a carga da sobrecarregada unidade polaca, permitirá um melhor aproveitamento das unidades italianas. Mas o meu problema com o SM, é que expõe claramente os problemas que afectam o grupo, dá possiveis soluções, mas até agora ainda não sabemos concretamente o que vai acontecer.

    O tipo ateia o fogo, dá-nos as soluções para o apagar, mas de momento, continua a avaliar essas soluções, deixando o incêndio arrastar-se.

    Enquanto as possibilidades oferecidas pela aquisição da Chrysler não estiverem totalmente definidas, o futuro da Alfa é apenas um sem número de suposições. Da boca dele já surgiram 3 ou 4 possibilidades e a criação de um subgrupo com a Maserati e Abarth nunca tinha saído da boca dele até ao anúncio oficial. Deve ser a loucura lá dentro, com infinitas hipóteses para o futuro a serem discutidas

    O do Lancia está já assegurado, ao estar emparelhado com o da Chrysler, pelo menos a médio prazo. Ainda existem umas hipóteses em cima da mesa, sobre a expansão internacional da marca Chrysler, que poderão também influenciar o futuro da Lancia e onde esta estará representada.

    Citação Originalmente Colocado por Nero Ver Post
    Nesse mesmo site poderás ver que algumas das coisas que ele tem dito têm sido mal interpretadas/traduzidas.

    Ainda assim...

    Há por aqui (no fórum) quem já tenha falado com esse senhor e se quiser que diga a opinião que tem dele. Independentemente das supostas qualidades profissionais dele (que a uns podem parecer qualidades e a outros defeitos) parece-me nitidamente um gestor com uma visão muito a preto e branco, cobarde e arrogante sobre os problemas que enfrenta. Às vezes até parece que quer dar a entender que a culpa da ALFA e da LANCIA estarem como estão não tem nada a ver com o que a FIAT lhes tem feito.
    Cobarde e arrogante?
    bem... goste-se ou não do homem, o que é certo e factual, é que pegou num grupo automóvel às portas da falência e pô-lo a lucrar.
    Se a Lancia e a Alfa estão na posição que estão por causa da casa mãe? Sem dúvida! Completa falta de visão e incapacidade de reconstruir estas duas marcas

    O SM tem é pouco a ver com isso.
    A Lancia foi comprada no final dos anos 60, e a Alfa nos anos 80. A Fiat teve mais que tempo para gerir e criar estratégias para a coisa.
    Se não resultaram, paciência. A "in"gestão e falta de estratégia da Fiat é já uma tradição, e apenas se viu alguma ordem na casa com a entrada do Luca di Montezemolo e o Marchionne.
    No entanto, boas ideias nunca faltaram por lá, no plano técnico/estético.
    Nunca souberam foi aproveitá-las ou criar uma estratégia de grupo que realmente funcionasse

    A Lancia já anda a morrer desde que a alfa entrou para o grupo, e a Alfa já teve mais "renascimentos" que qualquer Messias e nada resultou.

    Mas temos que ver que o SM entrou apenas na década passada e já conseguiu pôr o grupo a lucrar.

    Agora se estão ^`a espera de paninhos quentes por parte dele, temos que ver que este tipo, como a maior parte dos tipos que estão àm frente de grupos automóveis, pouco entendem ou pouco gostam de carros. Vêm de áreas de gestão. O objectivo são números.

    Questões passionais não tem muito a ver com estes tipos, excepto se isso significar bons números. It's just business.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Agora se estão ^`a espera de paninhos quentes por parte dele, temos que ver que este tipo, como a maior parte dos tipos que estão àm frente de grupos automóveis, pouco entendem ou pouco gostam de carros. Vêm de áreas de gestão. O objectivo são números.

    Questões passionais não tem muito a ver com estes tipos, excepto se isso significar bons números. It's just business.
    São esses os sinais dos tempos, os quais vamos lamentar profundamente daqui a uns anos. Compreendo a necessidade de não deixar de ter essa visão, mas não a posso aceitar como princípio base, sobretudo nestas marcas italianas.

    Pessoas que nem sequer gostam de carros a gerir marcas italianas... talvez resulte no caso da FIAT, mas é um erro crasso no caso das outras.

    Esse princípio base e mentalidade teria trazido motores diesel e SUV's à Ferrari e Maserati, mas a verdade é que a realidade mostra que não é preciso nem aconselhável ir por aí. Para isso existem os outros e são muitos bons no que fazem. Não vale a pena jogar um jogo em não se dominam as regras.

    Lucro fácil e imediato é o que se tem procurado na Alfa Romeo e tem dado nisto. Em vez de se investir a longo prazo e de forma sustentada nos valores que identificam e diferenciam a marca perante as outras, ela é banalizada com modelos subdesenvolvidos, com demasiadas peças/conceitos partilhados com outros modelos, com péssima estratégia de markting, com modelos que se arrastam penosamente no mercado sem actualização, com motorizações e tecnologias a ganhar pó nas estantes em vez de virem para o mercado em tempo útil... e tudo isto a preços elevados.

    Pouco investimento e demasiada sede de lucro tem sido a estratégia da FIAT, incluindo a do Marchionne, para a Alfa Romeo. O que poderia ser a Ferrari dos "pobres" está transformada na FIAT dos "ricos".

    Excelente, apesar de tudo, é o trabalho que a Alfa Romeo tem conseguido fazer com o material que lhe é dado, conseguindo trazer alguma personalidade e brilho à banalização que lhe é imposta. Não se pode exigir mais.

    É cobarde porque aponta o caminho que lhe parece mais fácil de sustentar (o tal do lucro já ou fecha-se o tasco) e foge às responsabilidades que tem no estado de coisas actual (onde é que tem andado até agora?!). É arrogante porque não reconhece os valores da marca nem parece disposto a aceitá-los comoválidos (diz ele que para falar de história tem o avó).

    Os comentários catastrofistas que tem tecido sobre a Alfa Romeo numa altura em que está a ser lançado o modelo decisivo (e ele é o primeiro a impor essa pressão ao Giulietta) e no ano em que se festeja o centenário da Alfa Romeo... inexplicável.

  24. #24
    bg2
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    Por Defeito

    o equilibrio está em ter alguem puramente focado nos numeros e com menos ligação à marca, mas ter um staff claramente identificado com a marca.

    muitas vezes este papel é feito por herdeiros familiares, algo que não se aplica neste caso. o Elcann é demasiado novo para isso.
    Veja-se o exemplo da relação entre Peter Schutz e Ferry Porsche, por exemplo



    a sensação que tenho do S. marchionne é que ele tem os pés bem assentes na terra, mas não tem um staff á altura que lhe de o necessário apoio.

    acho que ele anda mais a fazer de bombeiro aqui e ali, sem ter meia duzia de quadros em posições chave.

    alem disso, tanto a alfa como o grupo precisam de uma estratégia clara, executável e, sobretudo de médio prazo.

    andar a gerir aos zigue zagues tem este problema, dá a sensação para o exterior que não existe uma ideia clara para a marca, nem dentro das cabeças da administração.

    cumprimentos

  25. #25
    Piloto de Testes Cagi's Avatar
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    Por Defeito

    Eu faço uma analogia entre a Fiat e o futebol português, está sem dinheiro para manter os bons jogadores que cria.

    Quantos técnicos de varias áreas estão na Alemanha e em França a esta hora e que já estiveram no grupo Fiat?

    O que me parece óbvio é que este mundo roda em torno do dinheiro e que onde existir mais a coisa torna-se mais simples porque acaba por ser como uma bola de neve.

    Não deve ser facil recuperar marcas como a Alfa e a Lancia (mais a Lancia) são marcas que tendencialmente devem estar numa gama mais acima e precisam de muito investimento e vendas para se sustentarem! O lucro das outras áreas da Fiat e mesmo da marca Fiat está sempre a ser derramado nestas 2 marcas. A Alfa precisa de um ou outro modelo mas acima de tudo precisava de vender mais, e a Lancia a mesma coisa com agravante que tem menos modelos.

    No passado não houve muita transparência e neste momento as coisas tornam-se difíceis e a avaliação geral é injusta pelos estereótipos criados ao longo dos anos!

    Piora as coisas com a mentalidade pro-germânica que se instalou seja na sociedade porque fica bem seja na industria informativa seja no marketing intensivos, e nas gamas generalistas altas a coisa está de tal forma tendenciosa que não são bons carros que vendem mas sim marcas dentro do padrão que fica bem ter.

  26. #26
    Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
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    Por Defeito


    New Spider key to Alfa revival
    A true replacement for the classic Alfa Romeo Spider is among a run of all-new models being prepared by the firm to secure its future and prevent it from being wound up in the year of its 100th anniversary.
    Fiat Auto boss Sergio Marchionne placed Alfa on probation at the start of this year. Model plans have been put on ice, ahead of a review of the brand’s future in April.
    See Autocar's artist's impression of the new Alfa Spider
    Why Alfa is struggling
    Unless Alfa Romeo bosses can convince Marchionne that they have a convincing forward product plan, the new Golf-sized Giulietta - which will be launched at the Geneva show in March - could be the last new Alfa model.
    Alfa is seen as the most vulnerable brand in the new Fiat/Chrysler group because it has suffered consistent heavy losses for years and sold just 110,000 cars last year, almost half of what it sold in 2000.
    Despite this, the company is not only pressing ahead with the Giulietta launch but is also planning a blitz of concept cars this year to demonstrate the brand’s potential.
    As well as an all-new Spider, Alfa is said to be preparing conceptual replacements for the 159 saloon and Brera coupe. It is rumoured that Pininfarina will be responsible for the styling of the Spider, Bertone for the coupe and Giugiaro for the saloon.
    It is thought that under Alfa’s original plans, the replacements for the Spider, Brera and 159 were to be based on Fiat’s new C-Evo platform, which also underpins the Giulietta. The Spider and coupe would share the standard-length platform with the Giulietta, while the 159 replacement would be based on a long-wheelbase version of the C-Evo.
    All would get front-wheel drive (as well as the option of all-wheel drive) and a raft of turbocharged, four-cylinder Multiair engines, including the new 197bhp 1750 TBi unit that has just made its debut in the 159.
    However, Alfa’s sudden move into partnership with Maserati and Abarth has thrown these plans into question.
    Some sources say new Alfa boss Harald Wester is now investigating whether Fiat and Chrysler can develop a new rear-drive platform using base technology from Chrysler.
    This would support a replacement for the Alfa 159 and 166, plus the next Chrysler 300C, Lancia Thesis and Dodge Charger and Challenger.
    There’s also a possibility that any big Alfas could be built in the US at Chrysler factories and shipped back to Europe, allowing them to be particularly competitive on price.
    The thinking is that a switch to rear-wheel drive would not only return Alfa to its sporting roots but also make a new 159 much more competitive in a market segment dominated by German marques. Fiat bosses are said to be wary of Alfa launching another ‘me too’ front-drive saloon after the relatively slow sales of the 159.
    At the Detroit show last month, Marchionne admitted that Alfa has been “underperforming for a long time”, suggesting that Alfa was the thorniest problem in the whole Fiat/Chrysler portfolio.
    “This year is make or break for Alfa,” he said. “We need to be realistic with what Alfa can and should do. It plays in a very difficult market because it has an ambition to go after higher-end German cars.
    “When you look at the execution [of Alfa’s product plans], it’s been relatively poor,” Marchionne added. He also made it clear that he thought Alfa had suffered from inconsistent management and too many fresh starts.
    “We need to work a lot harder on Alfa to make an intelligent decision that effectively preserves the highest possible value to Fiat,” Marchionne said.

    Hilton Holloway

  27. #27
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    Por Defeito



    Bautizado en honor al ágila pescadora, el último trabajo de Bertone (el primero después de la salida de Jason Castriota) nos presenta un cupé de cuatro plazas para Alfa Romeo, con un diseño orgánico y fluido, caracterizado en varias zonas por elementos estilísticos que inundan la trasera y el habitáculo para ofrecer una idea del movimiento de un líquido, como si se tratara de una escultura viva.

    Sería inútil intentar ocultar las similitudes con el EfficientDynamics de BMW en cuanto a lo fluído y compuesto de las formas y superficies, así como la cuantía de las superficies acristaladas o transparentes.

    Por el momento no tenemos datos técnicos, pues esto que ves es una filtración vía Unica-Strada. Lo que no tenemos claro es cómo se podría traducir esto en un modelo de producción, puesto que según se contaba hace un tiempo, los tres protos que vamos a ver como conmemoración del 100 aniversario de Alfa iban a darnos la idea de cómo podrían ser los sustitutos del 159/Brera/Spider.




  28. #28
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    Por Defeito

    HOLY COPY-PASTE, BATMAN!
    Italians copying Germans!!!
    To the Batcave!!! The World is doomed!!!

  29. #29
    air
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    Eu depois meto aqui fotos

  30. #30
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    Por Defeito

    Tou a ver que a Alfa deu carta branca à Bertone.. Mas não tou a ver a referência alemã que o crash fala.. 2+2(?!?!?!?!?) só se fora para amputados..

    Será isto?

    Última edição por JRodrigues : 17-02-10 às 11:02:20

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