"A Peugeot e a Citroën vão chamar na Europa 97 mil veículos dos modelos C1 e 107, potencialmente afectados pelo mesmo problema no pedal do acelerador que levou a Toyota a assumir na sexta-feira que vai chamar 1,8 milhões de veículos no continente.
O problema resulta de um defeito que faz com que o pedal do acelerador, quando está em baixo, não volte à posição inicial.
O grupo francês PSA, proprietário daquelas duas marcas, esclarece num comunicado citado pela imprensa internacional que aqueles dois modelos foram produzidos em colaboração com a Toyota numa fábrica da República Checa, e diz tratar-se de um “chamada preventiva”, porque aqueles veículos “poderão ter o mesmo defeito no pedal” que os da Toyota.
A PSA diz que o número de veículos envolvidos corresponde a cerca de dez por cento do volume de vendas destes modelos na Europa, e que afecta sobretudo os maiores mercados (Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Itália).
Em França estarão abrangidas cerca de 15 mil viaturas, e em Espanha 2000, segundo o site do diário El País. Não se sabe se serão chamados carros em Portugal.
A crise dos aceleradores é já a segunda a afectar a Toyota desde Setembro. Um problema com o tapete que pode fazer com que bloqueie o pedal do acelerador quando é accionado fez com que a marca chamasse cerca de 5,3 milhões de carros na América do Norte.
O problema do pedal para que agora a empresa alerta é diferente, e resulta de um defeito de concepção do pedal, produzido pelo fabricante norte-americano de componentes CTS. Envolve 4,5 milhões de veículos, dos quais 2,3 milhões nos EUA (destes, 1,7 milhões já tinham sido chamados por causa do problema no tapete). "
In Publico: ECONOMIA - PUBLICO.PT
O problema resulta de um defeito que faz com que o pedal do acelerador, quando está em baixo, não volte à posição inicial.
O grupo francês PSA, proprietário daquelas duas marcas, esclarece num comunicado citado pela imprensa internacional que aqueles dois modelos foram produzidos em colaboração com a Toyota numa fábrica da República Checa, e diz tratar-se de um “chamada preventiva”, porque aqueles veículos “poderão ter o mesmo defeito no pedal” que os da Toyota.
A PSA diz que o número de veículos envolvidos corresponde a cerca de dez por cento do volume de vendas destes modelos na Europa, e que afecta sobretudo os maiores mercados (Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Itália).
Em França estarão abrangidas cerca de 15 mil viaturas, e em Espanha 2000, segundo o site do diário El País. Não se sabe se serão chamados carros em Portugal.
A crise dos aceleradores é já a segunda a afectar a Toyota desde Setembro. Um problema com o tapete que pode fazer com que bloqueie o pedal do acelerador quando é accionado fez com que a marca chamasse cerca de 5,3 milhões de carros na América do Norte.
O problema do pedal para que agora a empresa alerta é diferente, e resulta de um defeito de concepção do pedal, produzido pelo fabricante norte-americano de componentes CTS. Envolve 4,5 milhões de veículos, dos quais 2,3 milhões nos EUA (destes, 1,7 milhões já tinham sido chamados por causa do problema no tapete). "
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