Na sequênicia de estar a ver um comparativo entre um S500 e o novo A8, reparei no seguinte:
- O S500 é um V8 5,5 lts com 388 cv e 530 nm e o novo A8, que estava a ser considerado, tinha, uma versão melhorada, do V8 4,2 com 372 cv e 445 nm
A principal vantagem da utiização de um motor mais pequeno, no caso do A8, é consumir menos, ter menos emissões (preço), além de ser menos penalizado em termos de impostos.
Mas dei por mim a pensar: Meritório este esforço da Audi em passar o motor de 4,2 de 350 cv para 372 cv e uns fantásticos 445 nm (mais de 100 nm por lto) tendo seguramente a preocupação de manter a suavidade e progressividade na sua utilização, mas .... a mercedes, com um motor mais antigo e sem injecção directa provavelmente ainda tem um motor melhor na questões de progressividade e suavidade !
Por outro lado a BMW recorrendo a turbos tem um 4,4 litros de 407 cv e 600 nm no 750i, que concorre com estes 2.
Qual será a solução que mais se adequa a um topo de gama ? em que é necessário supless, potência, muita disponibilidade, suavidade, etc. ?
Serão os grandes atmosféricos ? os atmosféricos com boas potências especificas ? os turbos de baixa pressão ? os diesel com os seus poderosos binários ?
- O S500 é um V8 5,5 lts com 388 cv e 530 nm e o novo A8, que estava a ser considerado, tinha, uma versão melhorada, do V8 4,2 com 372 cv e 445 nm
A principal vantagem da utiização de um motor mais pequeno, no caso do A8, é consumir menos, ter menos emissões (preço), além de ser menos penalizado em termos de impostos.
Mas dei por mim a pensar: Meritório este esforço da Audi em passar o motor de 4,2 de 350 cv para 372 cv e uns fantásticos 445 nm (mais de 100 nm por lto) tendo seguramente a preocupação de manter a suavidade e progressividade na sua utilização, mas .... a mercedes, com um motor mais antigo e sem injecção directa provavelmente ainda tem um motor melhor na questões de progressividade e suavidade !
Por outro lado a BMW recorrendo a turbos tem um 4,4 litros de 407 cv e 600 nm no 750i, que concorre com estes 2.
Qual será a solução que mais se adequa a um topo de gama ? em que é necessário supless, potência, muita disponibilidade, suavidade, etc. ?
Serão os grandes atmosféricos ? os atmosféricos com boas potências especificas ? os turbos de baixa pressão ? os diesel com os seus poderosos binários ?
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