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Razão vs. Paixão - Agora toca-me na pele

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    Razão vs. Paixão - Agora toca-me na pele

    Boa Noite

    Agora praticamente do nada surgiu-me um dilema algo equilibrado. Apesar de já estar praticamente decidido o que fazer (paixão sempre ) vim cá saber o que fariam neste caso (e já agora em outros semelhantes).

    Ao assunto em questão: muitos de vocês provavelmente não sabem, mas neste momento ando a recuperar um Opel Corsa 1.3 GT de 1988 (escusam de pedir fotos, não tenho câmara). Basicamente tratar dos podres da carroçaria e do interior, reparar o motor (fase esta quase pronta, falta um pormenor ou outro ), e melhorar os pontos fracos, nomeadamente travagem e comportamento. Para os apreciadores deste assunto, sim, o look será todo original, até as jantes, só no escape é que se verá uma ponteira de tamanho médio, mas isso é outra conversa.
    O que se passa é que, alguém (pronto, um amigo do meu pai) soube que reparei o motor, e hoje ofereceu-me 2000€ pelo carro (sim, 2000, sendo que o preço de mercado anda na casa dos 1000-1500). Ora, é uma proposta aliciante, 2000€ são sempre 2000€, mas no outro lado entra o emocional da coisa: foi graças a este GTzinho que me comecei a interessar por mecânica, foram nele as minhas viagens logo depois de tirar a carta, aquele visual OldSchool, aquele motor muito nervoso, de 70cv que mais parecem 80 ou 90, aquele ronco formidável, e claro, o enorme laço emocional que tenho para com ele.
    Bem, praticamente já me decidi pelo lado emocional, irei fazer o GT voltar aos seus anos de glória, mas mesmo assim gostaria de saber o que vocês fariam neste caso.

    #2
    Eu não pensava duas vezes e despachava o mono

    Comentário


      #3
      Por 2000€ fica com ele!
      Mas se lhe vais fazer arranjar os travões tenta meter um conjunto de discos/pastilhas melhores que os originais! o grande defeito desse carro eram os travões, aqueciam muito depressa e perdiam a eficácia!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
        Por 2000€ fica com ele!
        Mas se lhe vais fazer arranjar os travões tenta meter um conjunto de discos/pastilhas melhores que os originais! o grande defeito desse carro eram os travões, aqueciam muito depressa e perdiam a eficácia!
        A minha ideia está em ventilados, se conseguir, do mesmo diâmetro, e apostar em bombas, tubagens, etc., para poder manter as jantes originais.

        Comentário


          #5
          Sinceramente,depois de tanto tempo e trabalho (e concerteza dinheiro)investido, acho que não devias desfazer-te do carro. acho que o estado emocional que o carro te transmite não vale os 2000€, e no final da restauração, vais sentir muito orgulho no carro que tens, por muitos anos, por isso: KEEP IT!!!

          Comentário


            #6
            1500 euros por um corsa gt de 1988 é o valor de mercado?

            As pessoas conseguem vender esses carros por esse valor??

            Dão-te 2000 euros por um corsa de 1988 e ainda pensas duas vezes?

            Vou ser muito sincero: o meu primeiro carro foi um AX GT de 1990, que infelizmente acabou num acidente com poucos km.
            Mas com toda a estima que tenho pelo AX GT pelo facto de ter sido o meu primeiro carro e não o ter gozado como queria, eu jamais daria 2000 euros por um, e na minha opinião é bastante superior ao Corsa GT.

            Nós podemos criar uma relação com o automóvel que nos faça dizer que não vendemos, mesmo por valores excelentes.

            Mas 2000 euros pelo Corsa Gt de 1988 é um excelente valor.
            Aliás, como sabes, se te derem um toque que tenha 1/4 desse valor de reparação, a companhia diz-te para mandares o carro para o lixo.

            Pensa bem.

            Comentário


              #7
              rca33 acredita que o preço dos GT's e Pocket Rockets (Corsas, AX's e companhia) dos anos 80, em muito pouco tempo, entrou num skyrocket descomunal, a procura está a ser enorme.

              Comentário


                #8
                2000 nem para um corsa equivalente de 1998... Qt mais de 1988.
                Vende o a carro.

                Ainda se fosse um GSI ou um pug GTi ainda passava 2 x mas um destes...

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho um Kadett com esse motor de 89, que quero ver se o arranjo..

                  Por 2000 se tive-se no teu caso vendia e tentava arranjar um GSi, corsa ou kadett e restaurava, isto se gostares destes carros claro..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                    Eu tenho um Kadett com esse motor de 89, que quero ver se o arranjo..

                    Por 2000 se tive-se no teu caso vendia e tentava arranjar um GSi, corsa ou kadett e restaurava, isto se gostares destes carros claro..
                    Também já pensei no GSI. Inclusive até pensei juntar mais um pouco a este e cometer uma loucura (AE86 ) mas decidi continuar com o que tenho e recuperá-lo. Não sei como funciona com o resto das pessoas, mas para mim o lado emocional conta muito.

                    Comentário


                      #11
                      Se tens possibilidades de ficar com ele, então fica.
                      2000€ é um bom preço, mas o Corsa GT é muito aliciante de conduzir.
                      Ainda faz sorrisos na cara.

                      Comentário


                        #12
                        Se já gastaste dinheiro a recuperá-lo e podes mantê-lo fica com ele. Era o que eu faria.

                        E é possível que esse carro venha a valorizar mais em poucos anos, aí sim já poderá dar que pensar.

                        Comentário


                          #13
                          Eu o meu Kadett vale 500€ mas não o vendia por gosto do carro emocionalmente, mas por 750 já ia ehehhe

                          Comentário


                            #14
                            Se já tomaste a decisão já não há mais nada a acrescentar.

                            O que eu fazia no teu caso? Não faço ideia, tens dinheiro para comprar outro carro ou só tens esses 2000€?

                            Comentário


                              #15
                              Eu também ficaria com ele! Dinheiro não é tudo na vida, e em 3 ou 4 meses com o teu trabalho "recuperas" esses mesmo 2000€!

                              Comentário


                                #16
                                Na minha opinião tudo depende de quanto gostes do carro, não importa se para os outros nem vale 500€ ou até mesmo, o que importa é o quanto gosta do carro e ele é especial para ti, porque ás veses a paixão pelo carro é tanta que outro igual e talvez até melhor já nem é a mesma.
                                Editado pela última vez por DragonH; 02 February 2010, 21:59.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim, o Karma está a ver bem.

                                  Se os 2000 não te fizerem diferença, fica com ele.

                                  Agora se o vendes para ficar sem carro para andar e depois vais comprar um charuto qq com esses 2000€, então, mais vale estar quieto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não o vendia. Se o dinheiro não te faz falta não o vendas.

                                    Estou a fazer o mesmo a um Corolla Gt-i de 87 e não vendo a não ser por valores de EuroMilhões!

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu no teu lugar....



                                      ... nao vendia...

                                      simples... e um carro pelo qual tu demonstras muita estima, e um carro que conheces bem, e um carro que sabes os "Podres", e um carro que conheces as virtudes... gostas dele, e estas a trabalhar nele...

                                      o dinheiro nao e tudo.... afinal.. quanto nao vale o "sorriso de garoto"??...

                                      tenho o meu ibiza de 94... velhinho... lol... mas adoro o carro.. e nao o venderia por propostas "um pouco" acima do valor dele... afinal.. tenho muito a dever aquele carro (muitas contas no mecanico principalmente )

                                      e gosto dele... è o meu "boguinhas"

                                      e os sorrisos que tenho quando o conduzo sao bem mais valiosos do que dinheiro!

                                      Abraço e ja sabes,... assim que possivel, arranja uma camera, e tira fotos... se possivel, abre um diario de bordo para a malta acompanhar o restauro

                                      (Sim, pedi fotos! )

                                      Comentário


                                        #20
                                        ficar ou não ficar...

                                        razão vs emoção...

                                        se o gajo subir a parada e vires que compensa, estando já de olho noutro mais potente, mas igualmente antigo, poque não vendê-lo? dizes mesmo que já perdeste algum dinheiro e que daqui a 3 ou 4 anos poderá vendê-lo a ganhar 1000€ ou mais. pode ser que ele fique entusiasmado e abra os cordões à bolsa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hum.....


                                          Moedinha ao ar?...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                            rca33 acredita que o preço dos GT's e Pocket Rockets (Corsas, AX's e companhia) dos anos 80, em muito pouco tempo, entrou num skyrocket descomunal, a procura está a ser enorme.
                                            johny27,

                                            Não tenho acompanhado o preço desses carros, pelo que não duvido de ti.

                                            No entanto, acho de alguma forma curioso que carros que sempre tiveram muita procura e valor estejam a valer muito pouco e o mercado dos GT's esteja tão valorizado.

                                            No entanto isto é pouco importante, pois se já decidiste não o vender, está decidido.

                                            Nestas coisas conta mais o valor que determinado carro tem para cada pessoa e não o seu valor real.
                                            O meu civic se calhar vale 2000 euros (talvez nem isso), e eu jamais o venderia por esse preço, porque não tenho intenção de o vender já.

                                            Se tivesse intenção de o vender, se calhar aceitava esses valores ou menos. Assim, só o pensava vender por valores que seriam pouco aceitáveis para quem o comprasse.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vende !

                                              compras outro, por metade do preço ou menos, e recuperas ! como fizeste com esse.

                                              Se calhar descobriste uma boa forma de ganhar dinheiro e numa coisa que gostas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Vende !

                                                compras outro, por metade do preço ou menos, e recuperas ! como fizeste com esse.

                                                Se calhar descobriste uma boa forma de ganhar dinheiro e numa coisa que gostas.

                                                Por 2000€ não compensa o trabalho de arranjo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se fosse uma recuperação/restauro levado até ao fim, 2000€ não compensam.

                                                  Não são números certos, mas assim por alto, foi comprado por 500€, e até este ponto já investi uns 700-800, a grande maioria na reparação/manutenção do motor.

                                                  Acredito que se o recuperar totalmente ainda consigo subir a parada mais um pouco, mas a verdade é que o conceito de restauro única e exclusivamente para gerar lucro me faz alguma comichão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                                    Se fosse uma recuperação/restauro levado até ao fim, 2000€ não compensam.

                                                    Não são números certos, mas assim por alto, foi comprado por 500€, e até este ponto já investi uns 700-800, a grande maioria na reparação/manutenção do motor.

                                                    Acredito que se o recuperar totalmente ainda consigo subir a parada mais um pouco, mas a verdade é que o conceito de restauro única e exclusivamente para gerar lucro me faz alguma comichão.
                                                    Essa do comichão não percebo

                                                    Agora que te custe separar do carro, porque gostas dele percebo perfeitamente. O corsa A GT também foi um carro que me marcou, quando saiu eu estava na altura de me interessar por carros e foi um carro que desejei bastante, pois era giro, desportivo e tinha muita pinta. Na altura foi quando comecei a conduzir o datsun 1200 do meu pai.

                                                    O muito raro Corsa A GSI 1.600 de 100 cv então era um autêntico avião.

                                                    Não me admiro que haja quem esteja disposto a dar 2.000 euros por esse carro, é um carro em minha opinião especial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                                      Se fosse uma recuperação/restauro levado até ao fim, 2000€ não compensam.

                                                      Não são números certos, mas assim por alto, foi comprado por 500€, e até este ponto já investi uns 700-800, a grande maioria na reparação/manutenção do motor.

                                                      Acredito que se o recuperar totalmente ainda consigo subir a parada mais um pouco, mas a verdade é que o conceito de restauro única e exclusivamente para gerar lucro me faz alguma comichão.
                                                      Não percebo porquê.
                                                      É uma profissão como outra qualquer.
                                                      É até muito interessante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu tenho 3 33, que racionalmente não preciso deles para nada, mas são meus, e mesmo parados como andam neste momento, dão-me gozo tê-los!!


                                                        Já me os tentaram comprar mas não vendo!!



                                                        São meus!!! Adoro-os!!!


                                                        É uma paixão incompreensivel para a maioria, mas não quero saber!!!




                                                        Se gostas do carro, e nem precisas do dinheiro, acredita que se te desfizeres dele vais sempre a ficar "aziado" do dia em que o fizéste...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                                          (...)

                                                          Acredito que se o recuperar totalmente ainda consigo subir a parada mais um pouco, mas a verdade é que o conceito de restauro única e exclusivamente para gerar lucro me faz alguma comichão.
                                                          Faz-te comichão porque estás a restaurar o teu por paixão, pelo gozo que te dá fazê-lo, pelo que aprendes em todo o processo, e porque de certeza que até já te imaginas ao volante dele todo acabadinho com aspecto de que acabou de sair do stand.



                                                          Eu também não era capaz de, na mesma situação que tu, no final de restaurado despacha-lo só porque alguêm me dava algum dinheiro por ele.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Parece me importante esclarecer umas questões:

                                                            -Precisas de carro no teu dia-a-dia?
                                                            -É o teu único carro?
                                                            -Estás a precisar de dinheiro urgente? (dinheiro todos precisamos)

                                                            Dependendo das respostas, a opiniao pode variar, mas de qualquer forma, eu tentava ficar com o carro.

                                                            Nota-se que gostas do carro e pelo que ja viveste com ele e o trabalho que já desenvolveste, devias ficar com o carro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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