Veículos Eléctricos ou GPL?

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Título: Veículos Eléctricos ou GPL?

  1. #1
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    Question Veículos Eléctricos ou GPL?

    Olá a Todos!

    No final do ano passado (2009) a AutoHoje fez uma edição especial sobre Veículos Eléctricos que comprei e gostei bastante de ler.

    Eu não sou um grande entendido do mundo automóvel, sou um utilizador como muitos outros, mas a minha veia de engenheiro faz com que eu seja sempre muito curioso, e no caso dos carros não é diferente.

    E um dos temas que mais me tem chamado a atenção é precisamente este, o dos Veículos Eléctricos, porque acho um conceito muito interessante, que levanta desafios também interessantes (por exemplo, do ponto de vista electrónico, que é a minha área), e porque também pensa no ambiente (no sentido de o poupar), e nos faz desvincular do petróleo.

    Por falar em petróleo, todos sabemos que não precisamos de esperar pelos eléctricos para começarmos a deixar a indústria do petróleo para traz. Por exemplo, o GPL já é hoje em dia uma boa opção, uma vez que este é produzido tanto através do petróleo como do gás natural, quase em iguais percentagens, o que se traduz numa boa desvinculação, pelo menos para começar.

    Agora quanto aos eléctricos, apesar da edição da AutoHoje (na minha opinião claro) abordar muito bem o que já existe e o que vem a caminho, depois de a ler a minha curiosidade disparou e fiz logo algumas perguntas a mim mesmo, as mesmas que aqui venho deixar para vocês, muito mais entendidos do que eu nestas coisas do mundo automóvel, me deixarem as vossas opiniões.

    É que, agora que os eléctricos estão em plena rampa de lançamento, e realmente aos meus olhos são só vantagens (emissões zero em andamento, baixo custo por km, pouco ruído, mais eficientes, desvinculação do petróleo, etc), será que ainda compensa hoje em dia converter um carro para GPL?

    É que apesar dos eléctricos estarem a ser muito falados agora, acredito que todo este processo de mudança do parque automóvel de combustão interna para eléctricos, construção de casa preparadas para carregar os carros "plug-in", fazer a mudanças necessárias na rede eléctrica para comportar os carregamentos (diurnos e nocturnos), ainda vá levar o seu tempo, uma ou duas décadas, diria eu. O que dizem vocês? Ainda vale a pena o GPL? Ou vale mais esperar pelos "plug-ins"?

    Outra questão é: Não irão os eléctricos começar a baixar a procura de GPL? E com isto o seu preço venha a aumentar? Não irão começar a escassear os postos de abastecimento? É que eu estou a pensar seriamente em converter o meu carro para GPL, mas obviamente também estou a pensar no futuro, e tenho receio que em poucos anos (1 ou 2 anos) a coisas possam mudar de figura, e lá se vai o investimento. O que dizem vocês?

    Eu já pesquisei no fórum sobre este tema mas não encontrei nada sobre estas questões em específico. Não sei se fui eu que não vi ou se não existe mesmo nada ainda sobre isto. E se for esse o caso, aqui fica o tópico lançado, esperando eu ansiosamente pelos vossos comentários.

    Obrigado desde já!


  2. #2
    Banido Motronic's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ruffy Ver Post
    É que, agora que os eléctricos estão em plena rampa de lançamento, e realmente aos meus olhos são só vantagens (emissões zero em andamento, baixo custo por km, pouco ruído, mais eficientes, desvinculação do petróleo, etc), será que ainda compensa hoje em dia converter um carro para GPL?
    Não te iludas. Carros eléctricos, sempre existiram. O problema era, e continua a ser, a produção, transporte, mas sobretudo, armazenamento de electricidade suficiente para poder mover carros a velocidades minimamente convincentes, e a distâncias que se tornem minimamente práticas (pelo menos, para o dia-a-dia).

    O que veio mudar um pouco a percepção dos construtores, foram 3 factores: mais um choque petrolífero; leis mais restritivas sobre emissões, e a existência de novas gerações de baterias (até há relativamente pouco tempo, as opções esgotavam-se praticamente nas velhas, pesadas, e ineficazes baterias de chumbo e ácido que os carros continuam a usar para manter o seu sistema eléctrico. A massificação dos computadores portateis, mas sobretudo, a relativa a telefones celulares, graças à norma GSM, abre agora novas perspectivas, e tornou possível carros como o Tesla Roadster (em que o grosso do custo continua a ser as baterias).

    A isso, junta o simples facto de não teres uma oferta minimamente expressiva de carros eléctricos (já nem falo em ter escolha por segmento), para perceber que a hora ainda não chegou.

    Um carro a GPL, basicamente, é escolher o Otto que mais te agradar, e converter. Como deves saber, não faltam postos de abastecimento (até em Espanha, começam a aparecer, apesar do preço da gasolina lhes ser mais favorável).

    Citação Originalmente Colocado por ruffy Ver Post
    Outra questão é: Não irão os eléctricos começar a baixar a procura de GPL? E com isto o seu preço venha a aumentar? Não irão começar a escassear os postos de abastecimento?
    Normalmente, os preços tendem a baixar com a a baixa da procura. Não o contrário.

    Citação Originalmente Colocado por ruffy Ver Post
    É que eu estou a pensar seriamente em converter o meu carro para GPL, mas obviamente também estou a pensar no futuro, e tenho receio que em poucos anos (1 ou 2 anos) a coisas possam mudar de figura, e lá se vai o investimento. O que dizem vocês?
    Se acreditas que o cenário possa mudar em 1 ou 2 anos, podes sempre:

    1- Fazer contas, para saber se esse ano ou 2 será suficiente para recuperar o investimento na instalação.

    2- Analisar a oferta (quando esta existir), para concluir se esta é de facto, para ti, uma opção mais interessante que o teu Otto a GPL.

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Olá ruffy.

    Olha... a minha modesta opinião:

    O gpl é uma excelente alternativa face ao diesel. No entanto, por muitos motivos mais ou menos "dúbios", a sua massificação não é maior. Se por um lado agrada a ideia de ter um motor mais simples. de manutenção mais barata, tão ou mais performante que o equivalente a diesel, mais barato o carro e o combustível... isto em comparação com diesel.

    Se eu tiver um 320i/A4 1.8 T a GPL não terá menos status que um 320d/A4 2.0 Tdi? Não irão os vizinhos pensar que eu sou pobre por ter um carro a GPL?

    Na maior parte dos casos o GPL até é a escolha mais inteligente mas o preconceito.... este ponto dá "pano pra mangas"

    Quanto aos eléctricos... As marcas durante muitos anos estiveram sob os caprichos do lobby do petróleo e isto não é novidade para ninguém. Quem não se lembra do EV-1? "Quem matou o carro eléctrico"? Com as normas anti-poluição, as marcas foram obrigadas a arregaçar as mangas e a procurar novas soluções, virando um pouco as costas aos senhores do petróleo. (este ponto dá "pano para mangas de camisa de pessoas com braços muito compridos")

    Numa primeira fase, curto-médio prazo, a solução para o problema energético deverá ser qualquer coisa híbrida... Motor combustão eléctrica+baterias. Finalmente as marcas começam a investir no desenvolvimento da capacidade\autonomia das baterias. Acho que a Renault até vai ter uma fábrica em Portugal!

    A longo prazo os carros deverão ser 100% eléctricos. Mas lá está... o desenvolvimento das baterias já deu passos muito largos mas ainda não "está lá". Basta ver que há computadores portáteis com autonomias de 12 horas quando à meia dúzia de anos atrás o standard eram umas 3/4 horas.
    E ainda há o problema do tempo de carregamento... ficas sem bateria no meio da auto-estrada e como é? Ficas 8 horas à espera que carregue? Se bem que há já soluções do tipo: tás a ficar sem bateria... vais à estação de serviço mais próxima,trocas a bateria gasta por uma carregada, pagas normalmente como se fosse um abastecimento de gasolina/gasóleo e segues viagem

  4. #4
    Pedestre cadilhe's Avatar
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    Smile Veiculos electricos ou GPL

    O membro anterior já te respondeu a quase tudo. Mas deixo-te aqui a miha experiencia a GPL, tive uma Sharan 1.8 Turbo a GPL que gastava cerca de 13L aos 100km`s em cidade isto a gasolina, a GPL gastava cerca de 16L ( conta sempre com mais 30% de consuno a GPL ) mas dada a diferença entre preços deste combustiveis... os 16L aos 100Km eram insignificantes. A utilização que fazia com a viatura era 80% em cidade cerca de 10Km diários e alguns passeios ao fim de semana.
    O sistema de GPL fica por cerca de 1850€ já com homologação/inspecção da viatura, se fizeres muitos km`s depressa recuperas o investimento se fizeres poucos demorará mais algum tempo a recuperar o investimento, mas compensa.
    Em relação aos veiculos electricos partilho fa mesma opinião do membro anterior, ainda vai demorar bastante até que chegue ao nivel de uso do GPL. O GPL ainda vai perdurar e aumentar o uso durante muitos mais anos.
    Para te dar o exemplo estou em vias de adquirir um Laguna 1.8 e estou a pensar seriamente em adaptá-lo a GPL logo que possivel.
    O contra do GPL ( para mim pura estupidez ) é o facto de não puderes estacionar em parques ou garagens desde que subterraneos. Esta proibição deve-se a problemas de segurança( libertação de gás ), pura estupidez para mim devido à segurança que o sistema de GPL nos oferece segundo me lembro tem pelo menos 3 valvulas de segurança ao longo do sistema para prevenir eventuais fugas.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por cadilhe Ver Post
    Esta proibição deve-se a problemas de segurança( libertação de gás ), pura estupidez para mim devido à segurança que o sistema de GPL nos oferece segundo me lembro tem pelo menos 3 valvulas de segurança ao longo do sistema para prevenir eventuais fugas.
    Correcção. Nem é pela possibilidade de fuga em si (que até é maior nos restantes carros). A questão é que o GPL é mais denso que o ar, pelo que, em caso de fuga, se concentraria ao nível do solo, potenciando risco de explosão. Não passa de uma forma de passar a responsabilidade de quem constrói e aprova os parques subterrâneos para o utilizador de GPL auto, a quem lhe resta esquecer o autocolante.


  6. #6
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    Eu sou super-adepto do GPL e apenas não converti o meu carro porque faço poucos KM (só pego no carro aos fins de semana) e ainda tenho a garantia.

    No dia em que começar a fazer KM a sério e passar a garantia garanto-vos que vou passar para o gas.

  7. #7
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    GPL, What else?


  8. #8
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    Estamos a falar de um carro para o percurso casa-trabalho ou estamos a falar de um carro para toda a obra?

    É que se for para curtos percursos e existir possibilidade de carga em casa e/ou trabalho, aconselho o eléctrico por poluir menos e ser mais barato.

    Se for para outro tipo de percursos o uso de um carro eléctrico actualmente é impraticável, nesse caso aconselharia a viatura a GPL.

  9. #9
    Pedestre cadilhe's Avatar
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    Thumbs up Veiculos Electricos ou GPL

    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Correcção. Nem é pela possibilidade de fuga em si (que até é maior nos restantes carros). A questão é que o GPL é mais denso que o ar, pelo que, em caso de fuga, se concentraria ao nível do solo, potenciando risco de explosão. Não passa de uma forma de passar a responsabilidade de quem constrói e aprova os parques subterrâneos para o utilizador de GPL auto, a quem lhe resta esquecer o autocolante.

    Exactamente, por isso é que muita gente anda sem distico ou o retira ( quando tal é possivel ) para entrar em locais onde o GPL é proibido.

  10. #10
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    GPL! Não consigo trocar a bela sonoridade "otto" por um carro eléctrico

  11. #11
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    Tens aqui este tópico que também te pode ser util:

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...ght=electricos

  12. #12
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    Os carros electricos sao soluçao sim, mas para andar em cidades e fazer trajectos curtos casa-trabalho

  13. #13
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    Olá comunidade sobre rodas!

    Muito obrigado desde já por todos os vossos comentários. Foram bem importantes para fazer pender a minha decisão para o GPL. E tanto assim foi que, depois de ter feito as contas e analisado os prós e contras, já tenho o meu 106 a GPL.

    E aqui ficam esses prós e contras na minha perspectiva:
    - Ora bem, como eu faço cerca de 10000 km por ano, se tomáramos o preço da gasolina e do GPL hoje, acrescentando mais uns pozinhos como quem adivinha que os preços vão subir (o que torna mais fidedigna a estimativa) temos 1.5 euros contra 0.7 euros, uma relação de cerca de 2 para 1.
    - Depois, como faço cerca de 5.6 litros aos 100, se aumentarmos 20% no consumo GPL, isto dá assim de grosso modo 7 litros de GPL (arredondando para cima). E isto equivale a 700 litros de GPL por ano contra os 560 de gasolina.
    - Juntando agora tudo, isso significa que, por ano, irei gastar 490 euros de GPL contra 840 euros se continuasse a gasolina. Claro que isto é válido se os preços se mantivessem. Mas também acredito que os maiores aumentos se verifiquem na gasolina o que faz novamente pender a balança para o GPL.
    - Fazendo a diferença, isto quer dizer que por ano vou poupar cerca de 350 euros, o que quer dizer que para uma conversão de 1600 euros (que é o preço que consegui em vários instaladores para o meu 106) vou levar cerca de 4 anos e meio a recuperar o investimento. Isto sem contar com as revisões extra do GPL (para mudar o filtro), mas essas são apenas de 50 euros a cada 15000 km, daí não as ter incluído, uma vez que são mínimas.
    - Ora como 5-6 anos é aquilo que espero que o meu carro venha a durar mais, até virem os filhos e ter que trocar por um autocarro da Carris (estou a brincar claro), então é bem viável a solução.
    - Mais, como o GPL é um combustível mais limpo, pelo que fui lendo já em vários tópicos, não só aqui neste fórum mas noutros também, isso é mais um ponto a favor. E não avalio só o facto de ser limpo para o carro, mas também (e mais importante que isso) o facto de ser mais limpo para o ambiente, não poluindo tanto, e não ter como única fonte o petróleo.
    - Bem sei que uma grande desvantagem é o facto de não poder estacionar em parques subterrâneos, mas isso para mim até nem é grande problema, porque o único sítio onde tipicamente deixo o carro abaixo do chão é no Centro Comercial Oeiras Parque, mas esse centro tem lugares reservados para veículos GPL, que apesar de não ser numa zona coberta, está numa área resguardada onde não se apanha chuva por examplo.
    - Quanto aos veículos eléctricos, nestes últimos tempos tenho lido mais sobre eles, e realmente chego à conclusão que não vão chegar assim tão cedo, pelo menos de uma forma que nos permita fazer aquilo que fazemos hoje em dia.
    - Na realidade, estou ansioso para que cheguem, pois são bem mais amigos do ambiente do que os a gasolina (e mesmo os a GPL), mas como ainda vão demorar, apesar de já haver alguns com alguma maturidade a meu ver (como o Prius da Honda ou o Insight da Toyota), optei pelo GPL.
    - Sobre o instalador, escolhi a AutoEcologia, que fica perto da zona onde moro. Ficou tudo por 1700 euros. Foi um pouco mais que os orçamentados 1600 euros, porque optei por um depósito de maior capacidade, um tórico mas daqueles que não tem o furo no centro e portanto leva mais, que montei não na bagageira mas por debaixo desta, não perdendo assim espaço na mala. Para além disso o depósito veio logo cheio da oficina pelo que essa diferença de 100 euros também conta com os 40 litros de GPL que foram abastecidos.
    - O kit instalado é um BRC e até agora (também só lá vão 3 dias) não tive qualquer problema, a não ser uma braçadeira que prendia um dos tubos de gás se ter soltados, o que me impossibilitou de andar a GPL numa das viagens que fiz, mas que o Sr António (gerente da oficina) prontamente substituiu por outra, pedindo desculpa pelo sucedido, e que era a primeira que via acontecer.
    - Depois da instalação recebi um kit de boas-vinda da Galp, com 25 vales de desconto de 7 cêntimos por litro, o que bem aproveitadinhos dá 75 euros de desconto em GPL. Recebi também um DVD com uma explicação de como abastecer GPL. É que, por aquilo que me disseram, o GPL é injectado no carro a -40 graus, e nas primeiras vezes acontece pode acontecer levarmos com o gás nas mãos, o que pode ser desagradável. Eu ainda não precisei de meter GPL, pois ainda só fiz uns 200 km, mas tenho a certeza que mesmo já tendo visto o DVD, nas primeiras vezes, já sei o que me espera.
    - De uma forma geral, até agora, estou satisfeito com a conversão, e andar com um autocolante lá atrás a dizer GPL, para mim é fantástico, pode ser que assim leve os outros a pensar "olha, mais um a GPL, isto se calhar compensa". Eu percebo que muito não queiram pôr o autocolante só por causa do estacionamento em parques subterrâneos, mas isto também tem o reverso da medalha, é que isso leva as pessoas a pensar "não se vêem muitos carros a GPL, se calhar aquilo não é tão bom quanto dizem", quando na verdade muitos há que andam a GPL mas não se sabe. Se as pessoas aderissem aos autocolantes, passávamos a ver bem mais, sendo assim mais "publicidade" que faziam ao GPL. Não acham? Eu já pus o meu e é para ficar!

    Bom, e como sei que existe aqui no fórum um espaço próprio para irmos deixando a experiência que temos com os nossos carros, vou agora abrir um tópicos para vos ir relatando a evolução do meu, como os consumos, os problemas (que espero não haver), as dúvidas que vou tendo, etc.

    Obrigado mais uma vez pelos vossos comentários que me ajudaram bastante a me decidir pelo GPL.

  14. #14
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    Muito bem pensado era um híbrido eléctrico/GPL, com um motor eléctrico potente qb (para aí uns 50cv/tonelada), à frente, para andar com calma e o mínimo de baterias (carga para aí 50Km) para não fazer muito peso, e atrás um Otto de alta potência específica (estilo um V8 2l 300cv) a GPL para "andar" e, numa emergência, carregar as baterias (num modo de funcionamento de máxima eficiência, estilo o projecto DiesOtto da MB)

    Mas voltando da terra dos sonhos ao tópico, eu não esperava pelos eléctricos, e num carro que iria demorar mais de 4 anos a pagar a conversão, deixava-me andar a gasolina.
    Última edição por SRLA : 17-02-10 às 18:47:38

  15. #15
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    Para mim o grande problema é mesmo que o pessoal só quer é sair do petróleo mas acaba por se esquecer que o fabrico das baterias causa tanta poluição como o petróleo. O seu fabrico é bem poluente.

    Os carros eléctricos ainda não se encontram também com um favorecimento para quem realmente faz alguns km´s por dia. Para curtas deslocações é muito bom, mas para quem anda mais de 50/70km por dia, torna-se mto complicado conseguir usufruir de um carro eléctrico.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por ruffy Ver Post
    andar com um autocolante lá atrás a dizer GPL, para mim é fantástico, pode ser que assim leve os outros a pensar "olha, mais um a GPL, isto se calhar compensa". Eu percebo que muito não queiram pôr o autocolante só por causa do estacionamento em parques subterrâneos, mas isto também tem o reverso da medalha, é que isso leva as pessoas a pensar "não se vêem muitos carros a GPL, se calhar aquilo não é tão bom quanto dizem", quando na verdade muitos há que andam a GPL mas não se sabe. Se as pessoas aderissem aos autocolantes, passávamos a ver bem mais, sendo assim mais "publicidade" que faziam ao GPL. Não acham? Eu já pus o meu e é para ficar!
    Antes de mais, ainda bem que estás contente com a escolha que acabaste por fazer. Quanto ao resto, sinceramente, se as pessoas decidem assuntos como este com base em "publicidade", alguma coisa está francamente mal!

  17. #17
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    Um "dia destes" (2011 talvez) vou comprar carro novo, a diesel.
    Será para durar uns 8 a 10 anos.
    Em 2020 trocarei por um eléctrico, altura em que a tecnologia, distribuição e preço já estará +/- normalizada.

    Em 2007, sairam os primeiros leitores de mesa Blu-Ray da Samsung. Custavam 1.500 euros.
    Hoje custam mais mais de 10% desse valor.

    As modas pagam-se caro.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
    Os carros electricos sao soluçao sim, mas para andar em cidades e fazer trajectos curtos casa-trabalho
    Solução é substituir o que temos actualmente sem compromissos. O que indicaste é uma alternativa.

  19. #19
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    Boas.

    Julgo que até que se passe a utilizar o veiculo electrico haverá uma transição encabeçada pelos hibridos, pois só estes resolvem os problemas dos electricos: autonomia, postos abastecimento.

    O GPL é uma boa alternativa para já, mas nao se esqueçam que o seu preço na UE é baixo pois apenas paga IVA, não paga ISP.

    Acho que a alternativa Metano devia ser encarada mais seriamente. O metano, embora com menos rendimento que o GPL, o que diminui em muito a autonomia e em parte a potencia, é um combustivel facil de obter (em aterros, ETAR's, compostagem, Gas Natural-90%metano) e que sendo menos denso que o ar não tem os problemas do estacionamento subterraneo.
    Deviamos olhar para o mercado Italiano, onde estas alternativas já estão a democratizar.

    Cump.

  20. #20
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    A vantagem do GPL é que consegue ter rendimentos muito próximos da gasolina e (para já) ainda não há falta dele.

    Se é para produzir o combustível de propósito, prefiro por o meu carro a andar a etanol que a metano.

  21. #21
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    Querem mesmo saber qual é que eu escolhia?

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por hmiguel Ver Post
    O GPL é uma boa alternativa para já, mas nao se esqueçam que o seu preço na UE é baixo pois apenas paga IVA, não paga ISP.

    Acho que a alternativa Metano devia ser encarada mais seriamente. O metano, embora com menos rendimento que o GPL, o que diminui em muito a autonomia e em parte a potencia, é um combustivel facil de obter (em aterros, ETAR's, compostagem, Gas Natural-90%metano) e que sendo menos denso que o ar não tem os problemas do estacionamento subterraneo.
    O GPL paga ISP. O valor é que não é o escândalo que se verifica na gasolina!

    Quanto ao Metano, não te esqueças dos problemas de armazenamento/autonomia. É que o GPL, como o nome indica, é armazenado em estado líquido. O Metano/GN, necessita de temperaturas extremamente baixas/pressões extremamente altas para ser armazenado em estado líquido. Os depósitos, para além de muito caros, seriam também muito pesados e volumosos. Para veículos, tens depósitos volumosos, mas que te permitem muito pouca autonomia, uma vez que o gás é armazenado no estado gasoso. O Metano é interessante como fonte de energia para produzir electricidade, e como matéria-prima para produzir GPL.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Querem mesmo saber qual é que eu escolhia?
    A questão não é qual, mas porquê!

  24. #24
    GPL
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    Está respondido

    Autonomia e todas as qualidades de um Otto, isto em relação aos eléctricos.
    Mas já vi um honda civic hybrid e um Camry Hybrido importado a GPL. Coitados, devem gastar uma pipa de massa para andar de carro
    Última edição por GPL : 18-02-10 às 11:34:11

  25. #25
    Gib
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    Citação Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
    Estamos a falar de um carro para o percurso casa-trabalho ou estamos a falar de um carro para toda a obra?

    É que se for para curtos percursos e existir possibilidade de carga em casa e/ou trabalho, aconselho o eléctrico por poluir menos e ser mais barato.

    Se for para outro tipo de percursos o uso de um carro eléctrico actualmente é impraticável, nesse caso aconselharia a viatura a GPL.
    Conheço um igual ao teu Avatar com GPL!
    Eu proprio tenho um V8 a GPL e um 4L também.

    Quanto à questão em analise, aconselho a transformação para GPL, pois nos primeiros anos os compradores de electricos funcionaram numa base de cobaias.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Gib Ver Post
    Conheço um igual ao teu Avatar com GPL!
    Eu proprio tenho um V8 a GPL e um 4L também.

    Quanto à questão em analise, aconselho a transformação para GPL, pois nos primeiros anos os compradores de electricos funcionaram numa base de cobaias.
    E já existem postos de abastecimento com abundância na tua zona?

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    E já existem postos de abastecimento com abundância na tua zona?
    Se estiveres a falar de Portugal existem bastantes. Coloco sempre na Repsol. Quando atravesso Espanha coloco sempre em dois que ficam a caminho (convém comprar o adaptador) um em Sevilha na zona industrial Centura Sevilha/Granada junto ao estacionamento dos Autocarros e em Jerez na A-2004 perto da Autopista del Sur.

  28. #28
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    Estes dias vi o tipo da koenisseggessseggssss?! dizer que o futuro era ar comprimido.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Gib Ver Post
    Se estiveres a falar de Portugal existem bastantes. Coloco sempre na Repsol. Quando atravesso Espanha coloco sempre em dois que ficam a caminho (convém comprar o adaptador) um em Sevilha na zona industrial Centura Sevilha/Granada junto ao estacionamento dos Autocarros e em Jerez na A-2004 perto da Autopista del Sur.
    Obviamente, referia-me a Espanha.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Zix Ver Post
    Estes dias vi o tipo da koenisseggessseggssss?! dizer que o futuro era ar comprimido.
    Se ele estiver a pensar viajar em tubos.

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