Este tópico passou aparentemente despercebido mas a informação poderá ser mesmo muito importante no futuro.
Como é sabido os motores alternativos sejam Otto ou Diesel têm um rendimento baixo e são grandes e pesados. Por outro lado as turbinas têm alto rendmento e são muito compactas mas têm uma faixa de utilização reduzida e alguma inercia ao controlo.
Com as novas tecnologias hibridas em que o controlo pode ser assegurado pela parte electrica, a turbina poderá vir a ter um futuro interessante na industria automovel. Este Jaguar que foi agora apresentado no salão automóvel de Paris é "o" ou "um dos" primeiros exemplos praticos e com uma caracteristica verdadeiramente impressionante: autonomia de 900 km tratando-se de um desportivo... :O
Editado pela última vez por JCF; 11 October 2010, 15:22.
Já agora fica um link onde se fala da tecnologia. Na ultima Autohoje vem uma apresentação do super desportivo hibrido plug-in da Jaguar o C-X75 apresentado agora em Paris e que está equipado com duas turbinas alem de baterias e 4 motores electricos. Como caracteristicas notáveis ficam os 330km/h de velocidade máxima e autonomia de até 900 km.
A tecnologia é muito interessante, sem dúvida.
É possivel que a médio prazo vejamos alguma aplicação das mesmas.
A TATA, que detém a Jaguar, também entrou na Bladon Jets, a empresa que desenvolveu as turbinas, o que permite especular que a possibilidade de esta solução chegar a um automóvel de produção seja grande.
Um problema a contornar é as altas temperaturas dos gases de escape, e tem sido um dos maiores problemas para aplicação das mesmas na industria automóvel
A tecnologia é muito interessante, sem dúvida.
É possivel que a médio prazo vejamos alguma aplicação das mesmas.
A TATA, que detém a Jaguar, também entrou na Bladon Jets, a empresa que desenvolveu as turbinas, o que permite especular que a possibilidade de esta solução chegar a um automóvel de produção seja grande.
Um problema a contornar é as altas temperaturas dos gases de escape, e tem sido um dos maiores problemas para aplicação das mesmas na industria automóvel
Isso tanto pode ser um "problema" como uma oportunidade. Um circuito de agua, não só arrefece, como aproveita parte dessa energia.
Isto é que é o que se chama "thinking out of the box". Já viram as dimensões do aparelho proposto? Um tubo de 10cm de diâmetro e 30cm de comprimento. É basicamente um rolo de cozinha .
Os próximos 5 - 10 anos vão ser, sem dúvida, os anos da revolução automóvel.
Comentário