Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espanha propõe “estratégia comum” para os carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Espanha propõe “estratégia comum” para os carros eléctricos

    A presidência espanhola da União Europeia propôs hoje uma “estratégia comum de desenvolvimento da viatura eléctrica”, um tema que está, pela primeira vez, no centro de uma reunião informal dos ministros da Indústria da UE, em San Sebastian.

    In Público, 09 de Fevereiro de 2010

    A notícia completa aqui: Espanha propõe "estratégia comum" para os carros eléctricos - Ecosfera - PUBLICO.PT

    #2
    Pq é que em PT se decide fazer um Vinci GT que é uma bostinha IMHO e não há ninguém que queira recuperar a UMM? Marca histórica, com nostalgia e reputação boa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Zix Ver Post
      Pq é que em PT se decide fazer um Vinci GT que é uma bostinha IMHO e não há ninguém que queira recuperar a UMM? Marca histórica, com nostalgia e reputação boa.
      Provavelmente porque as hipóteses de viabilidade económica são superiores num nicho de mercado do que a competir num mercado de massas.
      Se tivesse e investir e as opções fossem o saudoso UMM e o Vinci, eu metia dinheiro no Vinci.

      Isto é apenas a minha opinião e visão do "porquê" que colocaste na tua pergunta.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zix Ver Post
        Pq é que em PT se decide fazer um Vinci GT que é uma bostinha IMHO e não há ninguém que queira recuperar a UMM? Marca histórica, com nostalgia e reputação boa.
        numa lógica mais utilitária e veículos industriais e até veículos militares, acredito que haja espaço.

        Agora, mercado "civil", onde nunca houve tanta concorrência como agora (desde poucos TT's puro e duros até SUV's) não acredito que se aguentasse À bronca.

        Sim, o Vinci GT foi uma coisinha mal parida. Basicamente um Corvette "travestido" e o que não faltam por aí são exemplos desses, e claramente superiores tanto no plano estético, como máquina personalizável e exclusiva.

        Criar algo de raíz seria óptimo, mas onde anda o dinheiro?

        -------------------------------------------------------------

        Em relação à noticia do tópico, só agora é que ainda falam nisso?
        Quanto mais depressa se acertarem agulhas, mais depressa poderá o carro electrico expandir-se.

        A um nivel é basicamente tratar de standardizar componentes ou tecnologias, para que, até do ponto de vista industrial, seja mais prático e barato o desenvolvimento de viaturas eléctricas, e que poderão permitir a entrada de novos players.

        Mas no entanto pode haver sempre o risco de limitarem em demasia a amplitude de movimento dos construtores, como acontece com as normas de segurança, onde chegam a determinar, fisicamente, como os veículos têm de ser para cumprir essas normas.

        BOm senso é preciso. Legislem mais sobre resultados e objectivos, e que deixem os "cérebros" arranjar formas alternativas de os cumprir.

        Comentário


          #5
          A marca portuguesa já deve ter sido aqui muito discutida, mas se há altura em que se podia avançar é agora. Com a mudança de paradigma se houvesse empresários capazes de arriscar a sério re-lançavam a marca UMM mas numa primeira fase produziam um carro pequeno e eléctrico como o Norueguês Th!ink. Aposto que, sendo um produto bom e com uma boa comunicação se conseguia impor nesta altura em que muitas pessoas começam a deixar para trás os preconceitos.

          tipo isto

          http://images.google.pt/imgres?imgur...a%3DN%26um%3D1
          Editado pela última vez por Icedevice; 09 February 2010, 16:52.

          Comentário


            #6
            De facto! A concorrencia é mta.

            Mas como diz o crash "numa lógica mais utilitária e veículos industriais e até veículos militares, acredito que haja espaço " se calhar podia ser um bom ponto de partida.

            Os UMM tinham a fama de ir a todo o lado. Imagino que iam sem grande avarias. Nem que fose só pra aproveitar o nome UMM, que é sólido, numa altura destas...

            Whatever.

            Comentário


              #7
              Estratégia europeia do carro eléctrico? Espero que não seja aquela de colar o Chevrolet Volt aos eléctricos verdadeiros e da equação "Híbridos = Eléctricos", que anda por aí... Tenho quase a certeza que os híbridos vão ter 50% de desconto nos parques de estacionamento (como os eléctricos), vão ser carradas de dinheiro mais baratos e vão ter enormes quantidades de publicidade.

              E aquela maravilhosa lei europeia que se anda a discutir por aí? Lindo...

              Cá para mim o carro eléctrico vai levar porrada outra vez...

              Comentário


                #8
                Por exemplo o grupo SONAE tem capital suficiente para criar uma marca de automóveis. No inicio seria algo simples, ou seja, um rebadge de um qualquer modelo europeu, os motores seriam franceses ou alemães e a carroçaria portuguesa. Penso que o investimento seria recuperado rapidamente apenas com a massificação em Portugal. Mas atenção já existe uma marca portuguesa, a Salvador Caetano, a desenvolver um automóvel eléctrico e não é um qualquer é um BUS

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por VTZ Ver Post
                  Por exemplo o grupo SONAE tem capital suficiente para criar uma marca de automóveis. No inicio seria algo simples, ou seja, um rebadge de um qualquer modelo europeu, os motores seriam franceses ou alemães e a carroçaria portuguesa. Penso que o investimento seria recuperado rapidamente apenas com a massificação em Portugal. Mas atenção já existe uma marca portuguesa, a Salvador Caetano, a desenvolver um automóvel eléctrico e não é um qualquer é um BUS
                  Plenamente de acordo. Um citadino electrico [ou hibrido] com uma base do Twingo ou Panda, 4 lugares e com 200 litros de mala. Um comprimento de 3,5 metros, largura de 165, e altura de 145-150.

                  O produto teria que ter pelo menos 4 estrelas euroncap uma linha angulosa, e, no caso de ter motores a gasolina, os pequenos Fiat ou até o velhinho 1.1 psa [que ficaria mais barato e é comprovadamente fiável] seriam boas opções.

                  O plano de Marketing seria simples:

                  Preço: alinhado pela concorrencia directa [picanto, panda twingo...] sendo que o teria a mais valia de ser híbrido

                  comunicação: muita campanha de antecipação [pelo menos 6 meses], Publicidade, colocar o carro em programas de tv e cinema, test drives em massa, e algum marketing ultra agressivo nas ruas das cidades. O um mote de comunicação poderia ser " O novo carro".

                  Distribuição: Não creio que fosse difícil estabelecer uma rede de distribuição nacional nomeadamente nas grandes superfícies comerciais como o Continente ou o Pingo Doce. uma estrutura de vendas dinâmica faria o resto


                  Claro que faltaria ter em consideração muitas coisas... onde se produz, quem faz o investimento inicial, será que outras marcas aceitariam cooperação etc.. etc..

                  ah... sonhos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VTZ Ver Post
                    Por exemplo o grupo SONAE tem capital suficiente para criar uma marca de automóveis. No inicio seria algo simples, ou seja, um rebadge de um qualquer modelo europeu, os motores seriam franceses ou alemães e a carroçaria portuguesa. Penso que o investimento seria recuperado rapidamente apenas com a massificação em Portugal. Mas atenção já existe uma marca portuguesa, a Salvador Caetano, a desenvolver um automóvel eléctrico e não é um qualquer é um BUS
                    Bingo! Por exemplo, gostava que os direitos de produção do antigo Opel Corsa/Combo tivessem sido comprados à GM quando esta encerrou a fábrica da Azambuja.
                    Com a moda dos low-cost e dos value-for-money, se a Renault consegue vender bem os Clio Campus, a Ford vai relançar o antigo Fiesta como Figo, a Peugeot com o 206+, a Dacia com o Sandero, etc etc... Ainda por cima estaria ainda dentro do segmento B que tem cada vez mais expressividade na Europa e seria baseado numa plataforma cujos créditos já estavam firmados e que ainda é utilizada (o Corsa IV/Grande Punto utilizam uma evolução da estrutura do Corsa III)...
                    ...Não seria difícil pegar no Corsa III, refrescá-lo e voltá-lo a pôr à venda com um novo logótipo. [Isto é apenas um exemplo, não tinha de ser necessariamente este modelo e este contexto]

                    E isto seria apenas o início, apenas para começar.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X