Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como travar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como travar?

    Boas,

    À partida o título do tópico pode parecer idiota mas a verdade é que podemos abrandar um carro usando os travões ou o motor.

    É sabido que em carros com injecção directa, quando travamos com o motor, não é injectado combustível e portanto poupamos no consumo.

    As minhas questões são:

    Desgastamos muito o motor ao travar com este?

    Do ponto de vista económico, devemos travar ao máximo com o motor (poupando combustível e travões, mas desgastando o motor) ? Ou devemos utilizar ao máximo os travões (poupando o motor) ?

    Nota: Sem nunca arriscar um acidente só para poupar...

    #2
    Sempre que posso, travo com o motor. Poupo combustível e calços de travões .

    Não me parece que desgaste o motor, mas agora também fiquei com essa curiosidade.

    Comentário


      #3
      Tb uso o motor para travar, mas nao o faço "à cão".


      Mas lá está, não é ir em 3ª às 4.000 rpm e espetar-lhe uma 2ª à papo-seco.

      O ideal é conjugar os travoes e o motor.

      E penso que não desgaste mais o motor por isso. Se criar mais desgaste é, talvez, na caixa.

      Comentário


        #4
        Sempre me disseram que travar com o motor só faz bem, julgo que ajuda a aumentar a compressão.

        Comentário


          #5
          ola,eu costumo travar com o motor,ja conduzo o meu carro à 6 anos.
          Ja pensei nisso,"será que estou a estragar o motor só para nao gastar calços?é que os calços nao sao muitissimo caros para se ter muito cuidado"

          Sabem o que tenho vindo a notar?a caixa de velocidades nao esta a gostar muito...
          Ganhei o habito de ir a 10kmh,por 1ª e tirar o pé da embraiagem só até meio,até sentir o carro a afrouxar e carrego na embraiagem,nao deixo as rotaçoes subir,algo soft mesmo,mas dou por mim a fazer isso mas a travar lol ou seja,nao tou a fazer nada...

          Tou a travar mais tarde,mas nao vou em nenhuma corrida lol
          E pela lógica travo mais tarde gasto mais calços...

          É bom porque ás vezes lá há aqueles casos em que ta um tempo molhado ou assim e o carro da frente travou mais forte,tenho o reflexo de meter logo 1ª ou reduzir,coisa que antes nao acontecia só travava...

          o meu carro nao tem ABS

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Leverage Ver Post
            Boas,

            À partida o título do tópico pode parecer idiota mas a verdade é que podemos abrandar um carro usando os travões ou o motor.

            É sabido que em carros com injecção directa, quando travamos com o motor, não é injectado combustível e portanto poupamos no consumo.

            As minhas questões são:

            Desgastamos muito o motor ao travar com este?

            Do ponto de vista económico, devemos travar ao máximo com o motor (poupando combustível e travões, mas desgastando o motor) ? Ou devemos utilizar ao máximo os travões (poupando o motor) ?

            Nota: Sem nunca arriscar um acidente só para poupar...
            1º - Não são os carros com injecção directa, são os carros com injecção electrónica(e algumas mecÂnicas), salvo poucas e já quase todas extintas excepções.

            2º -Desgastas o motor a travar? O motor está a rodar logo a bomba de óleo está a ser activada, garantindo a lubrificação. Não há combustivel a arrefecer as cÂmaras de combustão, mas também n está a a existir combustão!

            Quanto muito estás hipoteticamente a causar um desgaste à distribuição e transmissão que poderia ser evitado usando os travões.

            Mas não foi para serem usados que os carros forem feitos?
            Preocuparem-se com isso é o mesmo que preocuparem com aspirarem o carro todos os dias para pouparem gasolina.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Xcuz Ver Post
              ola,eu costumo travar com o motor,ja conduzo o meu carro à 6 anos.
              Ja pensei nisso,"será que estou a estragar o motor só para nao gastar calços?é que os calços nao sao muitissimo caros para se ter muito cuidado"

              Sabem o que tenho vindo a notar?a caixa de velocidades nao esta a gostar muito...
              Ganhei o habito de ir a 10kmh,por 1ª e tirar o pé da embraiagem só até meio,até sentir o carro a afrouxar e carrego na embraiagem,nao deixo as rotaçoes subir,algo soft mesmo,mas dou por mim a fazer isso mas a travar lol ou seja,nao tou a fazer nada...

              Tou a travar mais tarde,mas nao vou em nenhuma corrida lol
              E pela lógica travo mais tarde gasto mais calços...

              É bom porque ás vezes lá há aqueles casos em que ta um tempo molhado ou assim e o carro da frente travou mais forte,tenho o reflexo de meter logo 1ª ou reduzir,coisa que antes nao acontecia só travava...

              o meu carro nao tem ABS
              Isso de pores a 1ª... Hmmm... Não me parece muito bem.

              Eu, 1ª só mesmo parado.
              Com as outras mudanças ainda se pode brincar qualquer coisita, mas com a 1ª nao facilito.

              Comentário


                #8
                Eu costumo antecipar as travagens e tirar o pé do acelerador muito antes, deixando o motor travar suavemente o carro, sempre em mudanças altas (nada de reduções que a caixa agradece).

                Eu odeio ter que travar forte.

                Comentário


                  #9
                  Deve-se travar com o motor se se justificar.
                  Há gente que trava com o motor e com os travões ao mesmo tempo.
                  Nada mais errado, principalmente se estivermos a falar de velocidades já relativamente baixas.
                  O motor vai actuar como uma força contrária aos travões, pois este exerce força, ou seja, os travões estão a querer travar, mas o motor exerce força contrária nas rodas.

                  Concordo que se trave com o motor em descidas, mas estabilizar a velocidade do carro e não ir desgoevrnado. Concordo também que se ajude com o motor para se reduzir duma velocidade mais alta, usando a rotação média ou elevada do motor.

                  Quanto ao desgaste, desgasta mais o andamento normal, em que aceleramos, do que ir ao sabor da corrente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Deve-se travar com o motor se se justificar.
                    Há gente que trava com o motor e com os travões ao mesmo tempo.
                    Nada mais errado, principalmente se estivermos a falar de velocidades já relativamente baixas.
                    O motor vai actuar como uma força contrária aos travões, pois este exerce força, ou seja, os travões estão a querer travar, mas o motor exerce força contrária nas rodas.

                    Concordo que se trave com o motor em descidas, mas estabilizar a velocidade do carro e não ir desgoevrnado. Concordo também que se ajude com o motor para se reduzir duma velocidade mais alta, usando a rotação média ou elevada do motor.

                    Quanto ao desgaste, desgasta mais o andamento normal, em que aceleramos, do que ir ao sabor da corrente.
                    Bom, bom é travar o menos possivel! Ir acelerando e desacelerando antecipadamente! Poupa-se combustivel e pastilhas/calços!

                    Comentário


                      #11
                      Eu travo quase sempre com motor/caixa e travões ao mesmo tempo.

                      Inclusivé noto que os travões melhoram com o aumento de rotação do motor, suponho que seja devido ao aumento que vácuo na admissão que ajuda o servo-freio.

                      Além disso poupo pastilhas e gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Em carros manuais é no pedal do meio.

                        Agora a sério eu pessoalmente também uso o motor para travar. Mas mais por antecipação. Tipo se vejo que vou entrar num troço a descer tento usar sempre a regra de descer com a mesma velocidade engranada que usaria para subir.

                        O motor até agora nunca se queixou. Nem a caixa.

                        Não se pode é ir a 5000 rpm e meter a velocidade abaixo. Mas isso também ninguém faz.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          1º - Não são os carros com injecção directa, são os carros com injecção electrónica(e algumas mecÂnicas), salvo poucas e já quase todas extintas excepções.

                          2º -Desgastas o motor a travar? O motor está a rodar logo a bomba de óleo está a ser activada, garantindo a lubrificação. Não há combustivel a arrefecer as cÂmaras de combustão, mas também n está a a existir combustão!

                          Quanto muito estás hipoteticamente a causar um desgaste à distribuição e transmissão que poderia ser evitado usando os travões.

                          Mas não foi para serem usados que os carros forem feitos?
                          Preocuparem-se com isso é o mesmo que preocuparem com aspirarem o carro todos os dias para pouparem gasolina.
                          Acho que o cúmulo seria p. ex. tirar o telemóvel do bolso e colocá-lo debaixo do banco do pendura por causa da distribuição de peso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                            Em carros manuais é no pedal do meio.

                            Agora a sério eu pessoalmente também uso o motor para travar. Mas mais por antecipação. Tipo se vejo que vou entrar num troço a descer tento usar sempre a regra de descer com a mesma velocidade engranada que usaria para subir.

                            O motor até agora nunca se queixou. Nem a caixa.

                            Não se pode é ir a 5000 rpm e meter a velocidade abaixo. Mas isso também ninguém faz.
                            Depende do carro e da circunstância

                            Comentário


                              #15
                              Normalmente também travo com o motor (dependendo da circunstância posso dar só um cheirinho no travão antes de reduzir, para não reduzir à cão), mas não baixo da 2.ª. Quando sinto que está quase a querer morrer (quase parado), desengato e uso o travão. Meter a primeira já me parece muito esforço para a caixa/embraiagem, até porque já estamos quase parados é só deixar ir e dar o toque final no travão ficar totalmente imobilizado.
                              Estou-me a referir a velocidades baixas tipo semáforos em cidade.
                              Quando estou nas filas/entre semáforos (em plano), é raro dar acelerador. É primeira soltar devagarinho, segunda soltar devagarinho e deixar ir ao chupe.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                Não se pode é ir a 5000 rpm e meter a velocidade abaixo. Mas isso também ninguém faz.
                                nessa situação basta tirar o pé do acelerador que o carro já trava bem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Xcuz Ver Post
                                  ola,eu costumo travar com o motor,ja conduzo o meu carro à 6 anos.
                                  Ja pensei nisso,"será que estou a estragar o motor só para nao gastar calços?é que os calços nao sao muitissimo caros para se ter muito cuidado"

                                  Sabem o que tenho vindo a notar?a caixa de velocidades nao esta a gostar muito...
                                  Ganhei o habito de ir a 10kmh,por 1ª e tirar o pé da embraiagem só até meio,até sentir o carro a afrouxar e carrego na embraiagem,nao deixo as rotaçoes subir,algo soft mesmo,mas dou por mim a fazer isso mas a travar lol ou seja,nao tou a fazer nada...

                                  Tou a travar mais tarde,mas nao vou em nenhuma corrida lol
                                  E pela lógica travo mais tarde gasto mais calços...

                                  É bom porque ás vezes lá há aqueles casos em que ta um tempo molhado ou assim e o carro da frente travou mais forte,tenho o reflexo de meter logo 1ª ou reduzir,coisa que antes nao acontecia só travava...

                                  o meu carro nao tem ABS
                                  Sempre me disseram que nunca se mete primeira em andamento, mesmo que a velocidade seja baixa. Primeira só para arrancar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu, que nao estou habílitado à prática da conduçao quando o faço travo com o motor, aínda um pouco inexperiente mas numa descida mais inclinada reduzo de uma terceira para uma segunda e o motor aguenta o carro, ao mesmo tempo que tambem posso dar um cheirinho de travão de serviço para auxiliar a paragem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                      Sempre me disseram que nunca se mete primeira em andamento, mesmo que a velocidade seja baixa. Primeira só para arrancar.
                                      Ok concordo mas há casos extremos, o meu pai por exemplo também usa a primeira apenas para arrancar, mas mete a segunda demasiado cedo e o carro morre em segunda ou entao solavanca de falta de sensibilidade na embraiagem, nem 8 nem 80

                                      Outra coisa é que para ele, o carro só tem 2 velocidades, 1ªra para arrancar e 5ªta para andar, as vezes dou por ele a 40 kms/h em quinta e o carro a 800 rpm Até doi.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                        Sempre me disseram que nunca se mete primeira em andamento, mesmo que a velocidade seja baixa. Primeira só para arrancar.
                                        Imagina que estás num carro fraco parado no inicio de uma subida bastante íngreme, arrancas, passas para 2ª e a meio da subida começa-te a morrer, reduzes para 1ª ou vais em 2ª a morrer até ao fim da subida?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu uso e abuso do motor para travar. Assim poupo pastilhas de travões e combustível.

                                          Quando se trava com o motor o desgaste é mínimo. O que desgasta mais num motor é aceleração, em especial esticanços a rotações mais altas. As reduções fazem desgastar mais os órgãos da transmissão como a caixa de velocidades e a embraiagem principalmente. O que eu faço (sempre que possa) para evitar este desgaste é usar a técnica Heel and Toe ou em português: Ponta-Tacão. Esta técnica resume-se a dar uma aceleradela enquanto temos a embraiagem a fundo (na maioria das vezes o pé direito trava e acelera ao mesmo tempo enquanto a embraiagem está no fundo e se troca de mudança) para colocar o motor a uma rotação igual à que a mudança inferior vai atingir no momento que se vai levantar a embraiagem. Requer muita prática, mas é eficaz para o que se pretende aqui. Não esforça a transmissão nas reduções, o motor fica com potência para a saída de uma curva ou situação difícil e evita o destabilizar o carro no meio de uma curva (é perigoso o efeito de travar/afocinhar no meio de uma curva, pois é como se dessemos um toque no travão a meio desta podendo causar despiste). Deste modo, como podem ver no texto do link, o igualar das rotações do motor às que a mudança inferior vai assumir faz com que a embraiagem e restantes órgãos da transmissão não sofram com o esforço causado pela redução da mudança, ou seja, não sentem o típico afocinhar do carro quando largam o pedal da embraiagem (o afocinhar representa o esforço que a embraiagem sofre). Por favor, neste caso não confundir com condução desportiva, porque não é esse o objectivo aqui apresentado. Neste caso faz-se uso desta técnica numa condução normal/calma mais para evitar pura e simplesmente o desgaste do material.
                                          Editado pela última vez por blindness2005; 10 February 2010, 15:20.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                            O que eu faço (sempre que possa) para evitar este desgaste é usar a técnica Heel and Toe ou em português: Ponta-Tacão.
                                            Eu já tentei fazer isso, quando vi um video dos japoneses a fazerem um test drive ao CRX, em que o individuo reduzia com o esquerdo na embreiagem, a ponta do direito no travão e o calcanhar no acelarador para nao perder rotaçao

                                            http://www.youtube.com/watch?v=un_axGHMJ_g

                                            A ver até parece facil

                                            Outra coisa é como eles trocam a caixa, impressionante

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TiagoFrs Ver Post
                                              Sempre me disseram que travar com o motor só faz bem, julgo que ajuda a aumentar a compressão.
                                              Como?
                                              Não imagino como se pode aumentar a compressão de um motor sem ter de abri-lo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                O ideal é conjugar os travoes e o motor.
                                                hear hear

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Como?
                                                  Não imagino como se pode aumentar a compressão de um motor sem ter de abri-lo.
                                                  Basta saber que a taxa de compressão é uma caracteristica fisica do motor, para saber que isso n é possível, excepto em motores, e que eu saiba nunca saíu nenhum, taxa de compressão variavel.
                                                  Mas estudar um pouco é sempre chato.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    Acho que o cúmulo seria p. ex. tirar o telemóvel do bolso e colocá-lo debaixo do banco do pendura por causa da distribuição de peso.
                                                    Depende um bocado do tamanho do teu telemovel!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Basta saber que a taxa de compressão é uma caracteristica fisica do motor, para saber que isso n é possível, excepto em motores, e que eu saiba nunca saíu nenhum, taxa de compressão variavel.
                                                      Mas estudar um pouco é sempre chato.
                                                      Em carros de estrada não conheço, mas em vaículos militares há inúmeros exemplos.

                                                      Assim podem levar diferentes tipos de combustível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                        Em carros de estrada não conheço, mas em vaículos militares há inúmeros exemplos.

                                                        Assim podem levar diferentes tipos de combustível.
                                                        De taxa de compressão variavel?
                                                        Por favor explica, que não conhecia e gostava de conhecer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          De taxa de compressão variavel?
                                                          Por favor explica, que não conhecia e gostava de conhecer.

                                                          Não sei em detalhe como funciona o sistema pois nunca vi nenhum, apenas ouvi algumas explicações sobre ele.
                                                          Segundo essas explicações, havia um parafuso sem fim, que fazia o bloco dos cilindros subir em relação ao eixo da cambota, alterando o tamanho da câmara de combustão.
                                                          A taxa de compressão é dada pela formula = (Vh + Vc) / Vc
                                                          Sendo que o Vh é a cilindrada e Vc é o volume da câmara de combustão, que é todo o volume ocupado pelos fluidos de combustão acima do pistão quanto este está no Ponto Morto Superior.
                                                          Ora alterando este valor através do método já descrito acima varia-se a taxa de compressão do motor, e assim é possível utilizar diferentes combustíveis (como diesel e gasolina) no mesmo motor.

                                                          Sei que a explicação não é brilhante mas agora também estou um bocado apertado de tempo, espero que dê para perceber.


                                                          Cumps.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Basta saber que a taxa de compressão é uma caracteristica fisica do motor, para saber que isso n é possível, excepto em motores, e que eu saiba nunca saíu nenhum, taxa de compressão variavel.
                                                            Mas estudar um pouco é sempre chato.
                                                            Não percebi bem se essa é para mim mas penso que não, compressão variável também nunca ouvi falar.

                                                            Obviamente que num motor a compressão à partida não aumenta, pela lógica da batata diminui a cada ciclo do motor por perda de eficácia na "vedação" das válvulas e segmentos fruto da fricção dos materiais e no desgaste da superficie do pistão e da camara de combustão embora este ultimo aspecto me pareça completamente negligenciável mas matemáticamente a cada volta e explosão no motor houve desgaste e consequentemente perda de compressão claro que isso não é mensurável Daí não compreender o que foi dito pelo user e ter feito o post anterior.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X