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Como se pode fechar a fabrica da Opel em Portugal?

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    Como se pode fechar a fabrica da Opel em Portugal?




    As vendas de automóveis ligeiros em Portugal registaram no mês de Abril um decréscimo de 0,3% face ao período homólogo, segundo os dados divulgados hoje pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Entre as marcas de luxo destacou-se a Lexus, que viu as vendas aumentarem mais de 1000%.

    No mês em análise, continuou a verificar-se uma variação próxima de zero nas vendas de veículos ligeiros, «na linha do observado em meses anteriores», afirma a associação em comunicado.

    Em Abril verificou-se um decréscimo de 0,3% nas vendas face ao mesmo mês de 2005, tendo sido vendidos um total de 22.180 veículos ligeiros.

    As venda de comercias ligeiros recuaram em 9,5% em termos homólogos e o número de automóveis ligeiros de passageiros registou um acréscimo de 2,8% face ao mesmo mês do ano passado, para os 17.184 veículos.

    A Renault continua a liderar a tabela dos mais vendidos, com 3.614 unidades comercializadas, mais 4,3% que no mês homólogo, e que eleva para 13.860 veículos o número de viaturas ligeiras da marca francesa vendidas em Portugal.


    A Opel ocupa a segunda posição no «ranking» com 2.658 veículos ligeiros comercializados, um número que representa um aumento de 14% das vendas da marca face ao mesmo mês do ano anterior, isto apesar de em termos acumulados registar uma quebra de 6,9% no número de unidades vendidas.


    Lido isto verificamos que a Opel não esta assim tão mal nas vendas. Como podem querer fechar a fabrica?? Gostava de opiniões..

    #2
    A fábrica da Azambuja fabrica comerciais ligeiros (quebra de 9.5%).
    O que não impede, por outro lado, de reconverter a fábrica para outro modelo...

    Comentário


      #3
      pq a opel não é a GM... a GM tem mais fábricas, mais marcas e mais modelos.

      Comentário


        #4
        fechar a fabrica n esta inserido apenas na estrategia da opel mas sim num monstro chamadao GM, q esta com enormes dificuldades.

        Comentário


          #5
          a fabrica da azambuja nao fabrica so para portugal. seja qual for o modelo em causa, o actual ou um futuro, as vendas em portugal serao uma pequena percentagem do total...

          os custos de reconversao sao avultados, e tendo em conta que a GM está a atravessar um periodo dificil, essa pode nao ser a soluçao melhor a longo prazo.

          os trabalhadores teem contracto, contracto esse que a opel terá que cumprir para seu proprio bem(pois indeminizaçoes extra nao sao nada boas para a saude financeira da gm).

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            #6
            parece que fazer o combo noutro pais sai mais barato...

            Comentário


              #7
              Para onde querem mandar é para Espanha, que fica por carro cerca de 600 a 700€ mais caro que em Portugal.

              Comentário


                #8
                Simples: decisão estratégica da gestão.
                Não tem nada a ver com vendas. É como quando existe despedimentos numa empresa, não tem nada a ver com a competência das pessoas, são decisões de gestão.

                Mesmo com vendas em ascensão, é compensador fechar uma fábrica na Europa e abrir uma nova no Leste, na India ou na China. A diferença de preço na mão de obra só por sí compensa os custos da mudança. Basta ver que um empregado numa fábrica chinesa ganha menos de 50€ por mês, estamos assim a falar de uma diferença de ~10x mais em relação a um trabalhador português. Ora, escalando isto para, por exemplo 200 pessoas, temos 50€ x 200 = 1000€ de ordenados por mês - que é um valor totalmente irrisório, verus 1000€ x ~10 = ~10000. Ao final de um ano temos na China 1000€ x 12 = 12000€, ou seja por ano gastam tanto como num mês em Portugual, e em Portugal temos ~10000€ x 12 = 120000€.
                Se ajustarmos isto para valores mais reais, creio que um empregado fabril na China ganha ~35€ mensais, a discrepância fica ainda maior. Istas continhas ficam muito bonitas nos relatórios de contas das empresas e faz com que as suas acções subam de preço.
                Tudo isto, e mais alguns factores como facto da GM estar em maus lençois, fazem com que a mudança - seja para China ou para outro lado - seja demasiado apetecível para não se ceder a esta tentação...

                Pessoalmente acredito que a estratégia da GM passe por outros pontos quando conseguir baixar as despesas: a venda das suas várias marcas e o fim da GM como a conhecemos hoje.

                Comentário


                  #9
                  não é com uma chave que se fecha a fábrica???


                  a combo é fabricada em exclusivo na azambuja.
                  o corsa comercial é que não.

                  Comentário


                    #10
                    O mercado português comparado com o espanhol é irrisório... As vendas anuais em portugal representam um mes de vendas em espanha. Faz sentido que a fabrica feche e mudem a produção para lá.

                    Se a fabrica fechar em Portugal não será por isso que a Opel deixa de vender no nosso país.

                    Temos pena.

                    Comentário


                      #11
                      Se fecharem a opel deviamos fazer um boicote e n comprar opeis!!

                      Não querem fechar a fabrica portuguesa? Então não precisao de vender carros a portugueses!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por underground

                        Se fecharem a opel deviamos fazer um boicote e n comprar opeis!!

                        Não querem fechar a fabrica portuguesa? Então não precisao de vender carros a portugueses!
                        o mesmo para as outras que nao produzem modelos cá.

                        se nao precisam de produzir em portugal, tb n precisam de vender...

                        boicota a opel, vais ver se se xateiam.
                        a 2ª posiçao em portugal é mt boa, nao deixa de ser irrisorio no meio dos outros mercados.

                        se for preciso até perdem 10m numa reuniao pra falar disso:D

                        Comentário


                          #13
                          E DEPOIS QUEREM QUE O PAÍS SE DESENVOLVA!!LOL

                          Comentário


                            #14
                            Para esse princípio de não comprar Opel era preciso, primeiro, só comprar veículos de marcas que produzissem cá algum modelo, pois comprar um qualquer que não fabrica cá nada é pior do que comprar 1 de uma marca que já produziu.

                            Depois há outra coisa que me chateou ver na televisão. Os trabalhadores parece que até nem se importam que a fábrica feche, têm é de pagar os ordenados até 2009. Ora porra, isto é que é querer trabalhar e melhorar! Se os trabalhadores estão-se borrifando para a empresa, como é que a empresa há-de tratar os empregados?!

                            Já agora é fazer contas:

                            se num carro poupam 600 euros, por dia fazem quantos carros?

                            100, por exemplo.

                            Faz 60 000 euros por dia. Isto deve dar para pagar a indemnização a um trabalhador. Logo são precisos 2 anos ou menos para ficar pago. E depois ainda vendem as instalações que deve dar $$$$$$$$$$$$$$.

                            Desculpem-me os trabalhadores que possam ficar ofendidos mas foi a ideia com que eu fiquei.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por underground

                              Se fecharem a opel deviamos fazer um boicote e n comprar opeis!!

                              Não querem fechar a fabrica portuguesa? Então não precisao de vender carros a portugueses!
                              Curioso... Não vi as vendas da Renô baixar quando fecharam a fábrica em Setubal de uma forma vergonhosa...
                              Essa ideias de boicotes não levam a lado algum...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Butio

                                E DEPOIS QUEREM QUE O PAÍS SE DESENVOLVA!!LOL
                                Não sei bem de que te ris, espero que não seja da desgraça dos outros, mas o desenvolvimento do país não tem directamente a ver com uma fábrica. A riquesa sim, está directamente ligada à fábrica, mas o desenvolvimento não. O desenvolvimento está muito mais ligado à educação dos cidadãos do que do que ao trabalho fabril.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por GTCC
                                  Como se pode fechar a fabrica da Opel em Portugal?
                                  Simples, fecha-se o portão da rua.
                                  Em portugal cada um faz o que quer não sabias?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                                    a 2ª posiçao em portugal é mt boa, nao deixa de ser irrisorio no meio dos outros mercados.

                                    se for preciso até perdem 10m numa reuniao pra falar disso:D
                                    Até perdiam mais tempo do que isso e rolavam cabeças que um pais se indignasse e deixasse de comprar o produto deles, é com essas ideias desse género que se levam negócios á falência, há que vender e lutar por espaço em todos os mercados ;)

                                    Mas alguém acha que o consumidor, quem compra, vai deixar de comprar em solidariedade :D ou coisas do tipo estava disposto a pagar mais 500€ se o veiculo fosse feito cá :D

                                    Acredito muito mais que se a Opel oferecer essa diferença num acto promocional que ainda aumente as vendas

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      no tempo do Salazar, o estado comprometia-se a comprar alguma da produção ás fabricas em pt, hoje nada.
                                      havia montes de r4/r12, citros(alguns até foram feitos para as forças armadas), tramagal/berlier, etc.
                                      gostava de saber quantos carros da opel saidos da azambujas em detrimento de outras carrinhas que não do grupo psa (fabrica de mangualde).
                                      quantas vw de palmela podiam ter sido compradas pelo estado para os chulos, vulgo politicos e instituições por esse país fora. o prob. é que esses *****s gostam mais de bw's e mb's.
                                      grande parte destes probs. passam tambem pela ***** de governação que este país tem tido.
                                      olhem para a UMM, CASAL e muitas outras marcas que o estado nunca apoiou, apostando sempre nos outroa ficando desta forma sempre refem.
                                      a verdade é que sempre houve alguem que lucrou e bem com estas situações e não foi o país nem o povo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                        citação:Originalmente colocada por underground

                                        Se fecharem a opel deviamos fazer um boicote e n comprar opeis!!

                                        Não querem fechar a fabrica portuguesa? Então não precisao de vender carros a portugueses!
                                        o mesmo para as outras que nao produzem modelos cá.

                                        se nao precisam de produzir em portugal, tb n precisam de vender...

                                        boicota a opel, vais ver se se xateiam.
                                        a 2ª posiçao em portugal é mt boa, nao deixa de ser irrisorio no meio dos outros mercados.

                                        se for preciso até perdem 10m numa reuniao pra falar disso:D
                                        Penso que nao sera bem assim. Deixando-se de vender Opel estamos a despedir, mecanicos, comerciais, chefes de oficina, electricistas.

                                        Ou seja nao tinha sentido haver concessionarios que ainda serao uns 30. Cada concessionario se tiver 50 pessoas ou seja 1500.

                                        1500 pessoas com rescisoes ainda tinha 1 peso

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                          no tempo do Salazar, o estado comprometia-se a comprar alguma da produção ás fabricas em pt, hoje nada.
                                          E ainda bem... Para estoirar dinheiro já basta a quantidade de gestores incompetentes que temos, não necessitamos de mais uma forma de esbanjar dinheiro...

                                          citação:
                                          havia montes de r4/r12, citros(alguns até foram feitos para as forças armadas), tramagal/berlier, etc.
                                          gostava de saber quantos carros da opel saidos da azambujas em detrimento de outras carrinhas que não do grupo psa (fabrica de mangualde).
                                          Essa situação só servia para uma coisa: contribuir para a estagnação ou aumento de preço. Tendo como garantido um determinado volume de vendas não havia necessidade de baixar os preços para ser mais competitivo... Ou seja, lá se ia mais uns "trocos" do nosso bolso...

                                          citação:
                                          quantas vw de palmela podiam ter sido compradas pelo estado para os chulos, vulgo politicos e instituições por esse país fora. o prob. é que esses *****s gostam mais de bw's e mb's.
                                          grande parte destes probs. passam tambem pela ***** de governação que este país tem tido.
                                          Desculpa lá, mas que culpa e que poder tem um governo numa decisão de uma empresa?
                                          Se uma empresa decidiu uma determinada coisa um governo não tem culpa nem tem poder de veto, um governo não manda numa empresa... E nas que manda vê-se a bela bosta que faz...
                                          Um governo tem culpa, e ai sim tem mesmo muita culpa, quando nada fez quando a Renô não cumpriu com o acordado e fechou as portas em Setúbal sem dar satisfações a ninguém e falhar um conjunto de compromissos ao longo do tempo que esteve em Portugal.

                                          citação:
                                          olhem para a UMM, CASAL e muitas outras marcas que o estado nunca apoiou, apostando sempre nos outroa ficando desta forma sempre refem.
                                          E porque haveria o estado de injectar capital nessas empresas? Para serem cancros sugadores de dinheiro ou monopólios de forma a não haver concorrência como acontece com a PT, a EDP e outras?
                                          Uma empresa não pode viver das esmolas do estado, tem de viver dos seus lucros, caso contrário não é competitiva e como tal não tem lugar no mercado e morre.

                                          citação:
                                          a verdade é que sempre houve alguem que lucrou e bem com estas situações e não foi o país nem o povo.
                                          Quem tem de lucrar são as empresas, esse é o seu objectivo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            BOICOTE AOS AUTOMOVEIS DA GM

                                            Comentário


                                              #23
                                              a GM nao tem dinheiro, mas tem disponibilidade para fazer uma fabrica na Russia...[8][8][8]


                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                M6, pouco vivi no tempo de Salazar, mas como todos os regimes, tambem deve ter tido as suas mais valias. o que eu não aceito é esta suposta democarcia em que vivemos.
                                                em relação a renault desse tempo, se o estado os comprava seria porque eram necessários, se havia inflação de preços o seja lá o que fôr, porque motivo é que teria de acontecer agora??
                                                antes ditadura, hoje democracia.
                                                em relação a corrupção, quem ganhou com a compra de yaris para andar no mato nas mãos dos guardas florestais? a toyota..e quem mais??? não seriam melhor os UMM???
                                                se não há concorrencia na edp,pt, etc, voltamos á dita democracia.
                                                se forem necessárias 100 carrinhas tipo combo, porque razão não podem ser compradas á opel, desde que os preços andem dentro do limite, podem comprar directamente á fábrica. caso a lei o não o permita, altere-se.
                                                há muitas e variadas formas de ajudar quem cá investe. não esquecer o valor do iva, electricidade, etc. vê os lucros da edp.
                                                a casal era a unica a fabricae motas electricas, tinha encomendas de umas boas centenas para varios clientes, pediu emprestimo ao governo para alterar as linhas de montagem, não houve guito. para a renault hoje e qual foi o resultado???
                                                se o governo não opbrigou a renault a cumprir as suas obrigações, quem foi o responsavel???? a democracia que por cá se vive.
                                                será que é complicado tanto assim vêr o que havia de bom no antigo regime e aproveitar na dita democracia em que vivemos???

                                                e nem vale a pena pensares nisso, sou apolitico. tenho cabeça para pensar, mal ou bem, mas são minhas as opiniões, não ouvidas pela boca de outro e deitadas cá para fora.

                                                entre o k havia e o k há, deve haver um ponto de equilibrio...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Superfast

                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                  citação:Originalmente colocada por underground

                                                  Se fecharem a opel deviamos fazer um boicote e n comprar opeis!!

                                                  Não querem fechar a fabrica portuguesa? Então não precisao de vender carros a portugueses!
                                                  o mesmo para as outras que nao produzem modelos cá.

                                                  se nao precisam de produzir em portugal, tb n precisam de vender...

                                                  boicota a opel, vais ver se se xateiam.
                                                  a 2ª posiçao em portugal é mt boa, nao deixa de ser irrisorio no meio dos outros mercados.

                                                  se for preciso até perdem 10m numa reuniao pra falar disso:D
                                                  Penso que nao sera bem assim. Deixando-se de vender Opel estamos a despedir, mecanicos, comerciais, chefes de oficina, electricistas.

                                                  Ou seja nao tinha sentido haver concessionarios que ainda serao uns 30. Cada concessionario se tiver 50 pessoas ou seja 1500.

                                                  1500 pessoas com rescisoes ainda tinha 1 peso
                                                  ao que a GM respondia...temos pena:D

                                                  eles nao vao manter a fabrica em portugal sob ameaça dos portugueses nao comprarem os produtos.

                                                  a GM é mundial, o mercado portugues é uma fatia bastante pequena. tao pequena que nao é por nao venderem em portugal que vao fechar ou ter as contas afectadas de forma visivel.

                                                  os trabalhadores com que eles teem que se preocupar sao os da fabrica, mais nenhuns.

                                                  ou seja, ao deixares de comprar, estás a afectar os concessionarios e quem trabalha neles, nao a GM em si.

                                                  para alem disso tens ainda a crise mais dificil...que é convencer as pessoas a nao comprarem o carro que acham melhor pra elas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E já agora, é com greves que se evita o fecho da fábrica?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                                      M6, pouco vivi no tempo de Salazar, mas como todos os regimes, tambem deve ter tido as suas mais valias. o que eu não aceito é esta suposta democarcia em que vivemos.
                                                      Sim, teve coisas boas. Foi nesse regime que mais escolas e barragens se fizeram, por exemplo. Isto são factos.
                                                      Agora essa da suposta democracia é que não percebo. Todos somos chamados a votar com uma regularidade apreciável e aí todos valemos o mesmo: um voto. Vence quem tiver mais votos, se isto não é totalmente democrático...

                                                      citação:
                                                      em relação a renault desse tempo, se o estado os comprava seria porque eram necessários, se havia inflação de preços o seja lá o que fôr, porque motivo é que teria de acontecer agora??
                                                      Será que eram mesmo necessários nessa altura?
                                                      Se tu tens um negócio em que tens garantida a venda de uma percentagem do teu produto, podes (e vais querer) aumentar o preço do teu produto por duas razões:
                                                      1. vais ganhar mais dinheiro com essa venda garantida.
                                                      2. vais necessitar de vender menos ao "público em geral" para atingir os teus objectivos.

                                                      citação:
                                                      antes ditadura, hoje democracia.
                                                      em relação a corrupção, quem ganhou com a compra de yaris para andar no mato nas mãos dos guardas florestais? a toyota..e quem mais??? não seriam melhor os UMM???
                                                      Não. Quando o Yaris apareceu já a UMM era história.
                                                      Faria mais sentido comprar um Range Rover, Land Rover, etc..

                                                      citação:
                                                      se não há concorrencia na edp,pt, etc, voltamos á dita democracia.
                                                      Humm... A tua definição de democracia não é bem igual à minha...
                                                      Uma coisa é democracia outra é mercado aberto e concorrêncial, nada têm a ver um com o outro...

                                                      citação:
                                                      se forem necessárias 100 carrinhas tipo combo, porque razão não podem ser compradas á opel, desde que os preços andem dentro do limite, podem comprar directamente á fábrica. caso a lei o não o permita, altere-se.
                                                      E porquê à Opel e não a outra? É que depois as outras marcas também iam querer ter acesso a essas relagias. Iamos comprar automóveis a todas as marcas que cá estivessem?
                                                      Se sim, depois lá caiamos nós no problema da inflação de preços, só que agora de todas as marcas...

                                                      citação:
                                                      há muitas e variadas formas de ajudar quem cá investe. não esquecer o valor do iva, electricidade, etc. vê os lucros da edp.
                                                      A EDP tem os lucros que tem porque é monopolista, não porque investe no país...

                                                      citação:
                                                      a casal era a unica a fabricae motas electricas, tinha encomendas de umas boas centenas para varios clientes, pediu emprestimo ao governo para alterar as linhas de montagem, não houve guito. para a renault hoje e qual foi o resultado???
                                                      Se não houve guito do governo a gestão devia ter ido à procura dele noutros lados. Se não foi, então foi incompetente, se foi e não arranjou investidores então é porque o projecto não era considerado rentável ou apetecível e como tal não competitivo.

                                                      citação:
                                                      se o governo não opbrigou a renault a cumprir as suas obrigações, quem foi o responsavel???? a democracia que por cá se vive.
                                                      Continuas baralhado com o que é democracia e governação.
                                                      A culpa foi de quem governava que sempre "baixou as calcinhas e virou o rabinho" a essa situação, depois a Renô fechou as portas e foi-se embora e cá ficámos nós com "um ardor no rabinho"...
                                                      A democracia nada tem a ver com a má governação, a não ser quando vamos a votos e somos demasiado estúpidos para não correr com esses incompententes.

                                                      citação:
                                                      será que é complicado tanto assim vêr o que havia de bom no antigo regime e aproveitar na dita democracia em que vivemos???
                                                      Mas o que raio havia de bom no antigo regime a nível económico?
                                                      Viviamos numa economia fechada e monopolista em que tinhamos de pagar os produtos mais caros por não haver concorrência. Gostas de poder optar entre a PT ou a PT para te instalarem um telefone fixo e pagar o que eles pedem? Gostas de poder optar entre a EDP e a EDP para te instalarem electricidade e pagar o que eles pedem? Ou gostas de poder optar por uma Óptimos, Vodafone, TMN e ter acesso a um leque de oferta variado? É que no antigo regime as coisas funcionavam à moda da PT e da EDP, com posições monopolistas e/ou dominantes, algo que não gosto.

                                                      citação:
                                                      e nem vale a pena pensares nisso, sou apolitico. tenho cabeça para pensar, mal ou bem, mas são minhas as opiniões, não ouvidas pela boca de outro e deitadas cá para fora.
                                                      Sou apolítico no sentido em que não tenho nenhuma preferência partidária e penso por mim mesmo. Tudo o que referi acima é fácil de comprovar, basta olhar para o nosso último século e está lá tudo, e não são frases nem ideias feitas nem papagueadas por outros.
                                                      Continua a pensar por ti, é algo que faz muita falta a este país. ;)

                                                      citação:
                                                      entre o k havia e o k há, deve haver um ponto de equilibrio...
                                                      Talvez, desde que esse ponto não seja monopolista nem implique posições dominantes...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No tempo do Salazar/Caetano, já que se falou nisso, o maior consumidor de viaturas eram as Forças Armadas, pois tinhamos guerra em quatro zonas do globo.

                                                        Segundo me lembro, a grande maioria de viaturas eram camiões e as marcas eram diversas, Morris, Mercedes e Berliet, etc. As Morris e Mercedes eram fabricadas no estrangeiro, em Portugal só faziamos as Berliet. Com o fim da guerra a Berliet teve de fechar porque deixou de haver mercado para aquele tipo de veículos e a alteração para outro género de carros não era viável.

                                                        É como a UMM, pode ser muito engraçado andar num veículo daqueles, mas com a oferta de jipes como há hoje e utilizados como carro familiar, quem é que comprava aqueles quebra-costas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quantos carros é que se fabricam por dia na Opel da aZambuja?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por bakaneiro

                                                            BOICOTE AOS AUTOMOVEIS DA GM
                                                            Bora todas comprar o EOS...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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