Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seguros - indicação condutor habitual.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seguros - indicação condutor habitual.

    Bom dia!

    Nos últimos anos sempre que tenho feito os seguros das viaturas cá da casa todo o orçamento é feito de acordo com a indicação do condutor habitual. Por exemplo, na viatura da minha mulher o tomador do seguro sou eu, mas o condutor habitual indicado é ela!
    A minha dúvida é se em caso de sinistro em que o condutor seja outro, como por exemplo um jovem recém encartado, a companhia de seguros se pode negar à comparticipação dos mesmos?
    Alguém passou ou conhece um caso em que isso tenha acontecido?
    O que está preconizado na legislação vigente?

    #2
    Se estiveres casado, não há problema. Eu estou na mesma situação e perguntei ao meu mediador.

    Agora se o condutor habitual for outra pessoa, pode haver problemas, é conforme a seguradora

    Comentário


      #3
      Encontrei isto na net:

      "O preço do seguro foi calculado considerando os seus dados pessoais e os acidentes que sofreu anteriormente. Se o condutor habitual for diferente do indicado na apólice consulte a seguradora para confirmar se ela continua a ser válida. Caso contrário, se houver um acidente em que o condutor tenha menos de dois anos de carta e/ou menos de 25 anos de idade e não seja o condutor habitual a Seguradora não irá assumir qualquer responsabilidade no acidente e o condutor e proprietário do veiculo terá de reembolsar o Fundo de Garantia Automóvel de todos os custos do acidente"

      Millenniumbcp Fortis

      Agora e é verdade, não sei. Foi a única informação que encontrei para "partilhar"

      Comentário


        #4
        É mais uma forma encapotada das seguradoras poderem fugirem ás responsabilidades.

        Comentário


          #5
          Repara, se tens 18 anos e fores fazer um seguro levas um aumento de seguro que valha-me deus. Então o que fazes, metes em nome da tua avó, e depois andas tu com o carro. Estás a fazer uma fraude, indicando que a tua avó é que é a condutora habitual do carro quando és tu.

          Daí eles fugirem. Ah, e calma, não estou contra ti, apenas é uma realidade.
          Eu tenho 22 anos e tenho um Leon II FR 2009 e pago 1300€ de seguro (0% de franquia em tudo e contra tudo e mais alguma coisa). Se fosse para uma rapariga seria 1100€ (sei porque se enganaram e primeiramente acharam que Ricardo era nome de menina ) e se fosse para a minha mãe seria de 800€.

          Portanto apesar do que disse, partilho da tua opinião (apesar de legalmente não ser assim, ou não ser totalmente assim vá)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
            Repara, se tens 18 anos e fores fazer um seguro levas um aumento de seguro que valha-me deus. Então o que fazes, metes em nome da tua avó, e depois andas tu com o carro. Estás a fazer uma fraude, indicando que a tua avó é que é a condutora habitual do carro quando és tu.

            Daí eles fugirem. Ah, e calma, não estou contra ti, apenas é uma realidade.
            Eu tenho 22 anos e tenho um Leon II FR 2009 e pago 1300€ de seguro (0% de franquia em tudo e contra tudo e mais alguma coisa). Se fosse para uma rapariga seria 1100€ (sei porque se enganaram e primeiramente acharam que Ricardo era nome de menina ) e se fosse para a minha mãe seria de 800€.

            Portanto apesar do que disse, partilho da tua opinião (apesar de legalmente não ser assim, ou não ser totalmente assim vá)
            Quando tirei a carta há cerca de 16 anos o meu primeiro carro foi comprado em nome do meu pai e o seguro sempre esteve em nome dele, apesar de ser sempre eu que o conduzia, e nunca tive problemas, mas o seguro apenas tinha a indicação do tomador e não do condutor habitual! Penso que a indicação do condutor habitual será uma moda nova!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
              Repara, se tens 18 anos e fores fazer um seguro levas um aumento de seguro que valha-me deus. Então o que fazes, metes em nome da tua avó, e depois andas tu com o carro. Estás a fazer uma fraude, indicando que a tua avó é que é a condutora habitual do carro quando és tu.

              Daí eles fugirem. Ah, e calma, não estou contra ti, apenas é uma realidade.
              Eu tenho 22 anos e tenho um Leon II FR 2009 e pago 1300€ de seguro (0% de franquia em tudo e contra tudo e mais alguma coisa). Se fosse para uma rapariga seria 1100€ (sei porque se enganaram e primeiramente acharam que Ricardo era nome de menina ) e se fosse para a minha mãe seria de 800€.

              Portanto apesar do que disse, partilho da tua opinião (apesar de legalmente não ser assim, ou não ser totalmente assim vá)
              Pela tua lógica se eu for controlado pela BT e tiver o carro e seguro em nome da minha avó estou dentro da lei e não posso ser autuado, mas na prática é como se não tivesse seguro, caso em que a viatura é normalmente apreendida!

              Comentário


                #8
                Apenas fiz a "minha" interpretação da lei.
                O carro tem seguro, porque haveria de ser apreendido?

                A policia nada tem haver com o facto de o seguro estar em nome de quem esteja, desde que tenhas os documentos é tranquilo.
                Se bateres, o problema é teu e da seguradora
                Editado pela última vez por ricky48; 19 February 2010, 10:24.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                  Apenas fiz a "minha" interpretação da lei.
                  Eu sei e compreendo-te, mas não deixa de ser injusto para com os outros condutores que podem ser envolvidos num hipotético acidente, apesar de aparentemente estar tudo legal!

                  Comentário


                    #10
                    Sim, isso é verdade.

                    Repara, tive um acidente com o carro da minha mãe, e o mediador disse que seria melhor, para não termos agravantes e problemas, tentar que a outra pessoa, aceitasse que a minha mãe se desse como condutora. Agora o porquê na altura não me foi bem explicado, apenas que perderia regalias e afins.

                    Comentário


                      #11
                      Xsaraman parece-me que estás a fazer confusão ou eu interpretei mal o teu post inicial.

                      Se a tua mulher é a condutora habitual da viatura está correctamente indicada como tal, tu como tomador também está ok.
                      Nada te impede de pontualmente emprestar a viatura a outras pessoas, sejam elas novas ou velhas, com muitos ou poucos sinistros.

                      O problema apenas se coloca quando é indicado o condutor habitual como sendo X e afinal é o filho/a acabadinho de tirar carta.
                      Como já explicaram o calculo do risco é totalmente diferente e daí as restantes consequências.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                        Sim, isso é verdade.

                        Repara, tive um acidente com o carro da minha mãe, e o mediador disse que seria melhor, para não termos agravantes e problemas, tentar que a outra pessoa, aceitasse que a minha mãe se desse como condutora. Agora o porquê na altura não me foi bem explicado, apenas que perderia regalias e afins.
                        Acabei de falar com a seguradora e disseram-me que apenas podem existir problemas em caso de seguros de danos próprios em que o condutor que sofra o acidente tenha menos de 23 anos e carta à menos de 2 anos e não esteja referenciado como condutor habitual!
                        De qualquer forma para quem tem filhos recém encartados, cuidado com os seguros que subscrevem!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                          Acabei de falar com a seguradora e disseram-me que apenas podem existir problemas em caso de seguros de danos próprios em que o condutor que sofra o acidente tenha menos de 23 anos e carta à menos de 2 anos e não esteja referenciado como condutor habitual!
                          De qualquer forma para quem tem filhos recém encartados, cuidado com os seguros que subscrevem!
                          Pois, porque o prémio do seguro é diferente. (a minha mãe tem o seguro contra danos próprios ou contra todos os riscos.
                          Eu era recém encartado e com menos de 23 anos (ainda hoje tenho menos de 23 anos). Pago 1300€ de seguro que me lixo mas pronto, ando seguro.

                          Bom telefonema, com isso sabe-se logo tudo da melhor maneira :D
                          Editado pela última vez por ricky48; 19 February 2010, 10:46.

                          Comentário


                            #14
                            O seguro é do carro e nao da pessoa ! Portanto é indiferente quem o conduza!

                            Eu posso emprestar o meu carro ao meu vizinho e se ele se espetar usufrui do seguro do carro assim como o ocupante !

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                              O seguro é do carro e nao da pessoa ! Portanto é indiferente quem o conduza!

                              Eu posso emprestar o meu carro ao meu vizinho e se ele se espetar usufrui do seguro do carro assim como o ocupante !
                              A primeira parte não é verdade, a segunda é.

                              A primeira não é pelo simples motivo que os carros não andam sem ninguém - por norma - ou seja, o condutor é a peça de maior risco (para além do próprio valor e tipo de carro).
                              Só assim se percebe que uma mulher com 40 anos, pague menos de seguro que um homem com a mesma idade ou pior que um H de 18.
                              Estaticamente está provado que onde há mais sinistralidade e com montantes mais elevados, logo mais risco, logo mais prémio.

                              Até a cidade onde habitas tem influência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                A primeira parte não é verdade, a segunda é.

                                A primeira não é pelo simples motivo que os carros não andam sem ninguém - por norma - ou seja, o condutor é a peça de maior risco (para além do próprio valor e tipo de carro).
                                Só assim se percebe que uma mulher com 40 anos, pague menos de seguro que um homem com a mesma idade ou pior que um H de 18.
                                Estaticamente está provado que onde há mais sinistralidade e com montantes mais elevados, logo mais risco, logo mais prémio.

                                Até a cidade onde habitas tem influência.
                                Por isso é que sou apologista de os seguros serem pessoais e não sobre os veículos.
                                O seguro devia ser do condutor, independentemente do veiculo que conduzisse. Poderia era o seguro ser por escalões de preço e risco, limitando assim o tipo de veículos que cada segurado poderia conduzir.
                                Um pouco ao tipo do "seguro de carta" que alguns profissionais do ramo automóvel possuem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim ... mas por exemplo se tiveres danos próprios e te cair um poste em cima (do carro) enquanto tomas o café na confeitaria .... o carro tá segurado certo ?

                                  Independentemente de quem o conduza ... o carro tem seguro que foi contratado! Pelo menos é assim que eu entendo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    De facto este tema é algo esquisito.
                                    Reparem: O seguro está feito ao carro ... mas depende da idade/sexo da pessoa. Estranho não?
                                    Porque se para o mesmo carro forem pedir 2 pessoas diferentes uma com 18 e outra com 40, ou mesmo femininas ou masculinas o preço para o MESMO carro é diferente.

                                    Acaba por ser esquisito pois o seguro apesar de ser do carro, a pessoa que o conduz é cria/ou não, mais riscos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho o carro em outro nome, com o seguro nesse mesmo nome porque tenho obviamente vantagens $.

                                      Obviamente que se tiver 10 acidentes num ano, e for sempre o mesmo nome, irei ter problemas com a seguradora.

                                      No entanto, não há nada que diga que nao podes emprestar o carro a outra pessoa! Se assim fosse...o carro ficaria literalmente "sem seguro".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                        Sim ... mas por exemplo se tiveres danos próprios e te cair um poste em cima (do carro) enquanto tomas o café na confeitaria .... o carro tá segurado certo ?

                                        Independentemente de quem o conduza ... o carro tem seguro que foi contratado! Pelo menos é assim que eu entendo!
                                        Isso já é uma garantia adicional.

                                        O Seguro Obrigatório é de responsabilidade civil, ou seja, danos causados a terceiros, pelo veículo a terceiros, que muito dificilmente o são, sem um condutor.

                                        A ideia do Alpiger não me parece nada descabida, o problema seria obrigar a todos os possuídores de carta a ter seguro, mesmo que não conduzissem (o meu pai não pega num carro para cima de 25 anos +- e tem carta válida).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma pergunta, por plena ignorância, sendo seguro por carta não seria algo injusto?

                                          Digamos, a minha mãe com um Corsa B 1.5 D de 94 iria pagar o mesmo ao andar com esse carro do que o meu avõ, por exemplo, a conduzir um Ferrari de 2010?

                                          Lá fora existe seguro de carta definitivamente, mas como se processa o "pagamento" do mesmo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                            Uma pergunta, por plena ignorância, sendo seguro por carta não seria algo injusto?

                                            Digamos, a minha mãe com um Corsa B 1.5 D de 94 iria pagar o mesmo ao andar com esse carro do que o meu avõ, por exemplo, a conduzir um Ferrari de 2010?

                                            Lá fora existe seguro de carta definitivamente, mas como se processa o "pagamento" do mesmo?
                                            Se for seguro contra terceiros é indiferente! Podes causar tantos danos com um corsa B como com um ferrari! A diferença é no seguro de danos próprios!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, estou a falar nesse caso.
                                              Se for seguro de danos próprios como fazem lá fora?
                                              É basicamente o mesmo preço para os contra terceiros ou varia consoante o veículo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu carro tá em nome do meu avô e o seguro também.. Se eu tiver algum problema o máximo que a seguradora disse que podia fazer era cobrar uma franquia por não ser o condutor habitual nem o tomador do seguro, isto em caso de sinistro..

                                                Já me pediram 2100€ (BES) e o mínimo foi mesmo 420 e continuo a achar caro.. Assim ele tem um seguro de 180€..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso suscitou me uma duvida: eu tenho seguro contra todos e sou o condutor habitual.
                                                  No entanto, imaginem que empresto o carro ao meu irmão com 18 anos para ele ir buscar a minha mãe ao comboio e o puto tem um acidente.

                                                  A seguradora pode se negar a pagar?

                                                  Sei que a zurich tem uma cobertura em que não abrange menores de 23 anos com menos de 2 anos carta, mas não me recordo como está na minha apolice.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Verifica com o teu mediador, ele será a pessoa indicada. Com certeza que irei fazer o mesmo porque pagar 1300€, emprestar o carro à minha mãe e ela ter um acidente e não pagar, não é de todo o que quero.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                                      Verifica com o teu mediador, ele será a pessoa indicada. Com certeza que irei fazer o mesmo porque pagar 1300€, emprestar o carro à minha mãe e ela ter um acidente e não pagar, não é de todo o que quero.
                                                      Ya! Imagina eu que pago 1500€. Geralmente só eu o conduzo mas é um direito que tenho de emprestar o meu carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas tu és rico

                                                        Faz o mesmo que eu, vou ligar para lá a inquiri-los.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                                          Sim, estou a falar nesse caso.
                                                          Se for seguro de danos próprios como fazem lá fora?
                                                          É basicamente o mesmo preço para os contra terceiros ou varia consoante o veículo?
                                                          Varia consoante o capital coberto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado pelo esclarecimento.
                                                            Não estaria a ver lógica em um Corsa de 94 e um Ferrari pagarem o mesmo

                                                            Mas já acreditava em tudo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X