Compra - Fiesta 1.25 techno - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 57 de 57

Título: Compra - Fiesta 1.25 techno

Piloto de Testes RuiBarata's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dano Ver Post
    não sei se sabes, mas nenhum carro dá a velocidade que marca lá de "ponteiro", daí eu ter dito de ponteiro, e 20km/h é o normal para muitos carros quando vão no seu limite

AndreBarbosaPT será o tal tubo que foi aí referido? Para se engasgar, ou que velas levou?

O teu carro pela lei que vigora desde 1975 pode ter um erro máximo de velocímetro de:

0.1 x 167 km/h + 4 km/h (Está explicado neste tópico: http://forum.autohoje.com/forum-gera...xplicacao.html )

Ou seja, na pior das hipóteses esse carro numa estrada a direito tem um erro de 20,7 Km/h (e já é preciso que o velocimetro tenha o avanço máximo) o que dá 187,7 Km/h de ponteiro.

Como tal, em terreno direito, não vejo como esse carro possa apresentar 195 Km/h de ponteiro.

Atenção, não estou a dúvidar de ti. Acredito que a muito esforço, com uma boa inclinação e com outros factores a favor - pneus, vento, etc - possas chegar a valores de 195 Km/h. Agora em terreno sem inclinação não me parece possível

Cumps.

Piloto de Kart AndreBarbosaPT's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Estive a ler o forum do fordfiestaclub (não conhecia), e pelos sintomas tudo indica que seja da MAF.
    No fim de semana vou fazer uma limpeza à mesma e depois veremos!

Obrigado a todos!

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AndreBarbosaPT Ver Post
    Estive a ler o forum do fordfiestaclub (não conhecia), e pelos sintomas tudo indica que seja da MAF.
    No fim de semana vou fazer uma limpeza à mesma e depois veremos!

Obrigado a todos!
    Não percebo muito da coisa mas diria que se está mesmo nas lonas nem com limpeza lá vai, se aquele filamentozinho estiver queimado acho que nao ha volta a dar.

Piloto de Testes Dano's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
    O teu carro pela lei que vigora desde 1975 pode ter um erro máximo de velocímetro de:

0.1 x 167 km/h + 4 km/h (Está explicado neste tópico: http://forum.autohoje.com/forum-gera...xplicacao.html )

Ou seja, na pior das hipóteses esse carro numa estrada a direito tem um erro de 20,7 Km/h (e já é preciso que o velocimetro tenha o avanço máximo) o que dá 187,7 Km/h de ponteiro.

Como tal, em terreno direito, não vejo como esse carro possa apresentar 195 Km/h de ponteiro.

Atenção, não estou a dúvidar de ti. Acredito que a muito esforço, com uma boa inclinação e com outros factores a favor - pneus, vento, etc - possas chegar a valores de 195 Km/h. Agora em terreno sem inclinação não me parece possível

Cumps.

Leste bem a explicação dada?

Citação Originalmente Colocado por Pedro Alvares Ver Post
    Gostava de ajudar a esclarecer um tópico que surge com alguma frequência.

Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
    O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
    Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.

O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
    EUR-Lex - 31975L0443 - PT

A fórmula é:
    Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h

Assim,
    se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
    Ora bem aqui tens um erro de 22km/h
    se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h

E aqui tens um erro de 25km/h

Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.
    É preciso fazer as contas de 167 para 190?

Piloto de Testes RuiBarata's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Leste bem a explicação dada?

É preciso fazer as contas de 167 para 190?

Eu fiz-te as contas, se não queres perceber isso agora já é contigo..

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
    Eu fiz-te as contas, se não queres perceber isso agora já é contigo..

Tendo em conta que no quadrante em questão tu não dás por 3km/h de diferença, logo assumindo que é 170, dá com 20 certos os 190, se o ponteiro mexe até meio, dá 195 porque lá anda de 10 em 10.

Logo não anda longe... onde está o teu espanto?

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Viva..
    velocidade máxima..

Eu uma vez vi um vídeo no youtube, de um gajo num civic na Vasco Da Gama.. com GPS, atrás dum fiesta mk4 e o homem só dizia:

"fo***** 193???... 193..???? "

por isso....

AndreBarbosaPT: Atenção.. falta de força com 206 mil.. já podem ser os segmentos a deixar "fugir" a compressão...

cumps

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Não , de maneira nenhuma. Quando disse "um destes" referia-me a um Fiesta É um 1.3 Ghia.. Acho-o demasiado bêbado.. Contrastando com o user debaixo.. No último depósito fiz 8.3...
    O Fiesta 1.3 não tem nada a ver com o 1.25.

Piloto de Testes Fadista's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Tambem tenho um fiesta 1.2 de 96 e ja vai em 206000 kms.
    Ate se tem estado a portar bem, mas ultimamente anda com os problemas que referiste.
    Carrego no acelerador e ele engasga e depois é que vai, além disso nao está com a força que tinha.

Ja troquei os filtros e velas e continua a fazer o mesmo, deve ser então a MAF.
    Podes dizer quanto te ficou o arranjo disso?

Tenho de fazer contas se mais vale ficar com este ou partir para outra :D
    Se bem me recordo, uma maf no stationmarche fica em pouco mais de 100€.

não sei se sabes, mas nenhum carro dá a velocidade que marca lá de "ponteiro", daí eu ter dito de ponteiro, e 20km/h é o normal para muitos carros quando vão no seu limite

AndreBarbosaPT será o tal tubo que foi aí referido? Para se engasgar, ou que velas levou?

O meu já deu cerca de 180km/h, em GPS, em piso plano. No velocímetro ia perto dos 200km/h.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

180 para 167 ainda vai qualquer coisa, o meu Gp já dei 210 de ponteiro às 4.000rpm ou seja dava mais qualquer coisa não tivesse acabado o penasco .

Mas foi de ponteiro, por exemplo em 5ª não passa dos 190km/h(plano às 4.000rpm) a velocidade maxima é de 175km ou seja dá o tal erro mais coisa menos coisa.

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ahlidap Ver Post
    Viva..
    velocidade máxima..

Eu uma vez vi um vídeo no youtube, de um gajo num civic na Vasco Da Gama.. com GPS, atrás dum fiesta mk4 e o homem só dizia:

"fo***** 193???... 193..???? "

por isso....

AndreBarbosaPT: Atenção.. falta de força com 206 mil.. já podem ser os segmentos a deixar "fugir" a compressão...

cumps

Essa carro não devia tar de origem, já tinha alguns pos

Sei o que tenho entre mãos, e sei bem que aquilo de origem de GPS nunca, mas nunca vai dar 193! E que acho q nem a descer

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Essa carro não devia tar de origem, já tinha alguns pos

Sei o que tenho entre mãos, e sei bem que aquilo de origem de GPS nunca, mas nunca vai dar 193! E que acho q nem a descer
    Alteraçoes ? era capaz de ter um filtro K&N e uma FSE e depois uma linha directa com a panela final e já tá . Para já nao vi ninguem a meter veneno a serio , Sei de casos em que desbastaram a entrada na borboleta de admissao para entrar mais ar , e o resultado é que subia mais rapido de rpm

Os fiestas da primeira serie , ou seja , de 96 sao os mais fortes

E nao me surpreende nada aquilo dar os 195 reais , muito bom aquele motor

Em relaçao á maf é limpeza nela e já tá

De resto é oleo em condiçoes 5w40 e velas sempre da motorcraft super ou platina e siga

Piloto de Kart motorHEAD's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

tenho um de março de 99 versão ghia.. o motor e exactamente o mesmo... quanto ás 4000 RPM... há qualquer coisa de errado aí pois o meu passa das 5000.. e dá mais do que 130...

Pontos fortes :
    -Escalonamento da caixa, em especial a 2ª,
    -o motor ZETEC foi desenvolvido numa joint venture com a yamaha por isso rotatividade é coisa que não lhe falta, (sem comando variável)
    -tem uma boa inserção em curva e é mais comum entrar em sobreviragem que em subviragem, sendo que a direcçao apesar de não ser muito leve, é muito precisa e comunicativa.
    -regra geral é meter gasolina e andar.
    -os 75 cavalos estão todos lá, ou pelo menos puxam mais que os 75 das versoes mais recentes...
    -Não tem um ponto de ferrugem que seja, e tá numa ilha!

Pontos fracos :
    -o variador de massa de ar tem tendencia a avariar nalgumas unidades o que faz o carro ficar acelerado ao ralenti! (ja me aconteceu)
    -é um bêbedo, especialmente se rolares acima das 3000 RPM.
    -Os travões originais teem alguma tendencia a sobreaquecerem, o que aliado ao facto de o carro não travar muito de motor pode se tornar um problema.. especialmente em zonas com muitas descidas... e nao tem ABS
    (eu substitui os originais por uns ventilados) e nota-se perfeitamente a diferença.
    -o encaixe da soflagem que liga ao corta chamas é em plástico e já me aconteceu o do quente ficar ressequido e partir..
    - o meu já levou uma cabeça da cambota nova. mas também nao o trato com o maior dos amores... e já bateu de frente! antes do acidente não me deu problema nenhum, (a não ser uma vela)
    -Os consumos principalmente em cidade são dignos de um carro de cilindrada maior... lol aliás só bebe menos 3 a 4 litros que o discovery lol
    - de facto tem algum "lag" mas tb não é assim tao excessivo como o descrito eu estranhei esse lag principalmente porque tinha um carro a carburador antes!
    -pouca autonomia.

Não me lembro de mais nada..mas posso garantir que é melhor compra que um corsa um clio um polo ou um punto da mesma época

E dá mesmo os 195... eu já dei mas a descer.. e dava mais mas havia uma curva mais a frente.. mas medido com o ponteiro... toda a gente sabe que o ponteiro marca mais do que a velocidade real, mas nunca há 20 km horarios de diferença, passa seguramente dos 185!
    Última edição por motorHEAD : 26-06-10 às 03:19:12

Piloto de Provas de Perícia Mannipulo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

[QUOTE=JoelM;1063391781]Ora viva pessoal!

Uma vez mais precisava que me dessem umas dicas!

Um amigo comprou um Fiesta de 97 com 135.000km's, o carro sempre foi bem tratadinho mas raramente passou dos 120 lol.

Ontem fui busca-lo e fiz uns 30/40 km's com o carro, boa insonorização o motor responde relativamente bem.No entanto quando se carrega no acelerador faz uma pausa e depois entao la vai ele.para alem disto nao passa das 4.000rpm, seja em 2ª ou em 5ª simplesmente o motor engasga.

O que acham que pode ser?

Falem tambem do carro em os pontos fortes e fracos problemas que tenha dado ou a falta deles.

Existe um cá em casa primeira versão , pertence ao meu pai .

De motor está completamente funcional , anda bem teve alguns problemas que vou enumerar .. levou 3 baterias em menos de dois anos , levou ambos os triangulos da suspensão frontal .. aos dois anos levou suspensão traseira nova .
    As jantes duraram menos de um ano .. são extremamente frageis .
    A pintura actualmente está nas ultimas o verniz foi-se o carro é verde escuro está indistinguivél .

O interior está uma porcaria os paineis das portas estão a desfazer-se (aquela pelicula plástica do painel) .
    Tem ruidos parasitas por tudo o que é lado .
    Sei de modelos em que metiam água pela mala em novos .. tinham de ser revisionados .

Apenas para comparação e já referi aqui várias vezes noutros topicos .. o meu pai teve antes um fiat uno 60 sx comprado novo .. o carro com + de dez anos estava impecável pintura metalizada sem qualquer falha , interiores imaculados tanto nos estofos como nos paineis .. outra coisa o painel de instrumentos do ford fiesta é uma miséria , nem luz de reserva tem para não falar do horrivel e falta de items que apresenta face ao antigo veiculo .
    Ele nem sabe porque mudou de marca e agora arrepende-se diz que pelo que pagou pelo ford carro mais caro para o que oferece apenas o motor se salva porque de resto se hoje pudesse voltar atrás voltava ao uno ou modelo similar .

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

[QUOTE=Mannipulo;1063624751]
    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Ora viva pessoal!

Uma vez mais precisava que me dessem umas dicas!

Um amigo comprou um Fiesta de 97 com 135.000km's, o carro sempre foi bem tratadinho mas raramente passou dos 120 lol.

Ontem fui busca-lo e fiz uns 30/40 km's com o carro, boa insonorização o motor responde relativamente bem.No entanto quando se carrega no acelerador faz uma pausa e depois entao la vai ele.para alem disto nao passa das 4.000rpm, seja em 2ª ou em 5ª simplesmente o motor engasga.

O que acham que pode ser?

Falem tambem do carro em os pontos fortes e fracos problemas que tenha dado ou a falta deles.

Existe um cá em casa primeira versão , pertence ao meu pai .

De motor está completamente funcional , anda bem teve alguns problemas que vou enumerar .. levou 3 baterias em menos de dois anos , levou ambos os triangulos da suspensão frontal .. aos dois anos levou suspensão traseira nova .
    As jantes duraram menos de um ano .. são extremamente frageis .
    A pintura actualmente está nas ultimas o verniz foi-se o carro é verde escuro está indistinguivél .

O interior está uma porcaria os paineis das portas estão a desfazer-se (aquela pelicula plástica do painel) .
    Tem ruidos parasitas por tudo o que é lado .
    Sei de modelos em que metiam água pela mala em novos .. tinham de ser revisionados .

Apenas para comparação e já referi aqui várias vezes noutros topicos .. o meu pai teve antes um fiat uno 60 sx comprado novo .. o carro com + de dez anos estava impecável pintura metalizada sem qualquer falha , interiores imaculados tanto nos estofos como nos paineis .. outra coisa o painel de instrumentos do ford fiesta é uma miséria , nem luz de reserva tem para não falar do horrivel e falta de items que apresenta face ao antigo veiculo .
    Ele nem sabe porque mudou de marca e agora arrepende-se diz que pelo que pagou pelo ford carro mais caro para o que oferece apenas o motor se salva porque de resto se hoje pudesse voltar atrás voltava ao uno ou modelo similar .
    Quanto te referes à primeira versão, a que Fiesta te estás a referir? De que ano em si?

Quanto ao problema do carro do teu amigo, poderão ser eventualmente as velas.

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Acho que é de 97 digo acho porque eu raramente andei ou ando nele e tambem pouco me importo com pormenores desses ... o carro não é meu .

Não me refiro aos modelos antecessores fiesta , sei perfeitamente as diferenças entre modelos .

É um techno e está a desfazer-se aos bocados ... excepto o motor .

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
    Acho que é de 97 digo acho porque eu raramente andei ou ando nele e tambem pouco me importo com pormenores desses ... o carro não é meu .

Não me refiro aos modelos antecessores fiesta , sei perfeitamente as diferenças entre modelos .

É um techno e está a desfazer-se aos bocados ... excepto o motor .
    Digo já que nao sei o historial desse carro ou entao deram cabe dele todo

Conheço bem um fiesta de um amigo meu de 96 , na versao ghia , conta com estofos em veludo ( sao duros ) o quadrante conta com luz de reserva e de fundo branco muito funcional , ruidos parasitas por incrivel que parece tem 1 ou 2 , a qualidade de contruçao muito boa . Em relaçao ao motor é sempre a andar , alias duvido que haja um 1.25 tao bom como este . E a jantes que ele trazia nunca empenaram e digo ja que nem era muito meigo para com ele .

Um aparte :

MotorHead o fiesta mk4 nao trazia apenas 75cv , isso era markting , pois no banco estao lá os 83 cvs

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Alguém sabe como activar o corte de gasosa que há opé do encosto do pé esquerdo? Sei que é aí que ele está mas não sei como activar.. Não há botões..

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Alguém sabe como activar o corte de gasosa que há opé do encosto do pé esquerdo? Sei que é aí que ele está mas não sei como activar.. Não há botões..
    Acho que é mesmo com a chave do carro acho eu . Nao tens manual ?

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Digo já que nao sei o historial desse carro ou entao deram cabe dele todo

Conheço bem um fiesta de um amigo meu de 96 , na versao ghia , conta com estofos em veludo ( sao duros ) o quadrante conta com luz de reserva e de fundo branco muito funcional , ruidos parasitas por incrivel que parece tem 1 ou 2 , a qualidade de contruçao muito boa . Em relaçao ao motor é sempre a andar , alias duvido que haja um 1.25 tao bom como este . E a jantes que ele trazia nunca empenaram e digo ja que nem era muito meigo para com ele .

Um aparte :

MotorHead o fiesta mk4 nao trazia apenas 75cv , isso era markting , pois no banco estao lá os 83 cvs
    Olha quanto ao historial o carro foi usado normalmente posso dizer que menos intensivamente que o anterior veiculo cá em casa , as jantes empenaram fácilmente sim .. mas posso dar um desconto pois isso tambem depende do condutor .
    Quanto á luz de reserva , nãoi conheço o ghia , mas decerto deve ser igual ao techno pois este e muitos outros que já vi .. NÃO TRAZEM LUZ DE RESERVA ... tal como este .

Os estofos estão com capas e não apresentam rasgões pelo menos a ultima vez que andei ..
    Os ruidos parasitas tambem depende do piso .. cá existem algumas estradas de paralelos .. toda a vila e marginal .. para quem não conhece .. aquilo parece um taparwere .
    Posso dizer que o carro nunca teve garagem ...aliás nenhum carro cá em casa usa essas mordomias ... dai a pintura mostrar logo a deficiência de material que empregaram .
    Os paineis das portas a descascarem e desfazerem-se .
    Os triangulos ..

Não é o primeiro nem o unico em que vejo estas falhas .. lá por mostrares um ou outro ou mesmo algumas dezenas em estado aceitável ... queres negar que o carro não tem problema algum .. é tudo features .. tal como os tipos da Apple .

De qualquer modo dei minha opinião pelo que vi e usei o carro vale pelo motor de resto é quase tudo lixo .
    Frizo bem minha opinião ... tal como tenho que existem melhores 1.25 que os fiesta tanto em motor como em carroçaria e interiores .. para não falar em design .

Vida forte e jovem para todos ... fiquem bem .

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Volto a dizer que os ghia trazem luz de reserva

E alguns trazem o ajuste do banco do condutor eletrico

Enquanto ao motor ... so mesmo o do punto sport é que rivalizava com este 1.25

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Mannipulo pelo que vejo o cuidado é que não é muito....

Os triângulos se fizeres certos tipo de conduções em que eles sofram mais, como eu fiz durante uns tempos e cortava as curvas pelas "valetas" de água, iam a vida num instante... passar em lombas como elas não houvessem também vão num instante.

Agora a forra das portas se passar continuamente a apanhar sol de chapa, directamente da porta, como acontece em frente à minha casa, começa a saltar a cola na zona de cima.

E o único defeito a mais de materiais é mesmo a maneta das mudanças, mas aí só começou porque eu suo bastante das mãos e a aliança ajudou o desgaste.

Mas também o carro tem 12 anos e só a coisa de 1 ou 2 é que começou a apresentar este sintomas, logo acho aceitável, já não é um carro novo...

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Acho que é mesmo com a chave do carro acho eu . Nao tens manual ?
    Não, não tenho Só sei que isto tem corte de combustivel porque tenho um aviso na pala do sol...

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Mannipulo pelo que vejo o cuidado é que não é muito....

Os triângulos se fizeres certos tipo de conduções em que eles sofram mais, como eu fiz durante uns tempos e cortava as curvas pelas "valetas" de água, iam a vida num instante... passar em lombas como elas não houvessem também vão num instante.

Agora a forra das portas se passar continuamente a apanhar sol de chapa, directamente da porta, como acontece em frente à minha casa, começa a saltar a cola na zona de cima.

E o único defeito a mais de materiais é mesmo a maneta das mudanças, mas aí só começou porque eu suo bastante das mãos e a aliança ajudou o desgaste.

Mas também o carro tem 12 anos e só a coisa de 1 ou 2 é que começou a apresentar este sintomas, logo acho aceitável, já não é um carro novo...
    Aconteceu o mesmo com a minha manete de velocidades, felizmente é algo que se troca até com peças vendidas num supermercado qualquer

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Volto a dizer que os ghia trazem luz de reserva

E alguns trazem o ajuste do banco do condutor eletrico

Enquanto ao motor ... so mesmo o do punto sport é que rivalizava com este 1.25
    é o proprio simbolo da "bomba de gasolina" que acende! e apresenta uma cor amarelada..
    á agora há um problema que esqueci-me de referir no meu fiesta após o acidente a manete onde se liga os faróis partiu um encaixe qualquer dentro e agora não desfaz o pisca e por vezes quando faço o pisca liga os máximos, o que é embaraçoso ás vezes lol, mas isso não é decorrente do uso normal do carro, também depois do acidente a regulação da altura dos faróis por vezes empata numa posição e de lá não sai!
    Mas é como digo isso teve origem num acidente, não no seu uso normal.. quanto ao que já li por aí que as jantes empenam, as de liga leve "design" de cruz ?! dúvido muito.. pela vida que as minhas levam e pelo estado que ainda têm não posso concordar com essa afirmação, apenas posso dizer que o tampão das porcas de aperto está a perder a cor inicial e a ficar de cor diferente á das rodas.

Piloto de Kart AndreBarbosaPT's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Posso dizer que efectuei este fim de semana a limpeza da MAF e o carro ficou outro!
    Já nao tenho o problema do "fosso" e o carro responde muito bem, como novo.

Obrigado a todos pela ajuda.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Posso dizer que efectuei este fim de semana a limpeza da MAF e o carro ficou outro!
    Já nao tenho o problema do "fosso" e o carro responde muito bem, como novo.

Obrigado a todos pela ajuda.
    Ainda bem.

Bons Km!

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12