A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
Desta vez a máquina um Astra 1.3 CDTI, como já sabem pelo tópico :D, o qual já tive a oportunidade de conduzir. Creio que é o Enjoy pois não tem comandos do rádio no volante e esta versão é a única onde tal não vem de série. Antes de continuar quero só referir que vou fazer comparações com o Astra anterior, versão que também passou lá por casa da mesma forma que este...
Começando pela estética que é sempre aquilo que é menos consensual: as 5 portas estão bem enquadradas no design, com linhas desportivas, meio agressivas, mordernas, o preto cai-lhe bem, é ao meu gosto. Ainda no exterior, vem com <s>jantes de liga leve, 6,5 J x 16,</s> tampões de 5 raios que imitam muito bem as JLL :D e que também caem muito bem no carro. No global, o carro por fora é bastante bonito, muito superior à versão anterior que também tive a oportunidade de conduzir. A bagageira é normal, sem deslumbrar, tem uma boa abertura permitindo um acesso fácil à mesma.
Uma lufada de ar fresco no design da Opel que, excepção feita ao Corsa, sempre achei ter designs um pouco retrogrados em relação à concorrência, excusado será dizer que este Astra é muito mais bonito que o anterior.
Já no interior o carro não deslumbra no espaço que tem mas também não é apertado, situando-se no que considero normal. Tem as "mariquices" do costume: vidros electricos só à frente, fecho centralizado com comando à distância, AC manual, espelhos exteriores electricos, auto-rádio com leitor de CDs (com CD-Text, já não era sem tempo) mas com um "detalhe", embora perfeitamente dispensável, muito irritante para mim: o controlo de som não tem indicação do volume. Os bancos são confortáveis e agradáveis, embora não tenha testado os bancos traseiros em viagem. Os três trons de cinza no tabelier conjugam-se de forma harmonioza mostrando um conjunto agradável. O interior está ainda protegido por 6 air-bags, tornando o Astra neste capítulo bastante interessante. Também acho este Astra superior à versão antiga.
Quando nos sentamos ao volante sentimo-nos confortáveis. O banco e o volante regulam em altura, de forma manual, ficando apenas a faltar a regulanção em distância do volante, que sinceramente não achei crítica. Os indicadores são em laranja e estão sempre ligados, o que pode induzir em erro pois parece que temos sempre as luzes ligadas, não se distinguindo quando se tem os minimos/médios ligados ou desligados... Os controlos estão bem posicionados, se bem que pessoalmente não gosto muito dos comandos das luzes, a tradicional roda localizada no lado esquerdo do volante. Os comandos dos piscas e do limpa-vidros são "engraçados", não prendendo como é tradicional. Para fazer pisca para a direita empurra-se o manipulo para cima mas ele não prende, voltando à sua posição natural. Embora goste deste sistema, admito que funcionalmente o mesmo peca em relação ao tradicional. Quando o pisca não se "desfaz" automaticamente e é necessário usar o manipulo de forma manual, é comum ligar o pisca na direcção oposta. Também ao nível do limpa-vidros, que não tem controlo de tempo de espera na primeira posição, não é possível saber qual a velocidade em que temos o limpa-vidros a funcionar, uma vez que o mesmo não prende em nenhuma posição e o acesso às velocidades é sequencial - mas de forma distinta do formato tradicional -, ou seja, para passar da velocidade mais rápida para a paragem é necessário puxar várias vezes o manipulo para baixo. O auto-rádio está bem localizado, não se sentindo falta dos comandos no volante. Senti falta de apoio para o braço direito, um pormenor onde começo a ser bastante "exigente". Os pedais estão bem posicionados, embora não tenha tentado fazer nenhum ponta-tacão, parece-me que a localização dos pedais permite essa manobra sem atrapalhar.
Também neste ponto este Astra é superior ao anterior.
Já ao volante, os 13cc do motor contêm 90 CV (muito) mansinhos e cumpre com a norma Euro 4.
A aceleração é constante e o que vale a este motor é a caixa de 6 velocidades escalonada com relações curtas, não fosse isso e este motor só conseguiria mover carrinhos de mão.
Para quem pratica a calma ao volante e aprecia a economia, este motor não desilude. No entanto, para quem aprecia/pratica uma condução mais dinâmica este motor deixa muito a desejar. O carro quase que tem pedir licença para começar a andar e arrancar em subidas ingremes é mortal, ao ponto do carro estar mais de um segundo sem se mover embora o pedal do acelerador esteja bem pressionado e a embraiagem solta (e não estou a falar em sentido figurado, isto aconteceu-me no último fim-de-semana). A aceleração é muito linear, sendo que só se sente a puxar, a partir das 2200 rpms. Creio mesmo que esta motorização existe apenas para satisfazer mercados como o nosso. Espero que as outras motorizações sejam menos "mansas"... É de referir que a bagageira do carro anda sempre cheia, o que adicionando 2 adultos e uma bebé não ajudam em nada à performance deste motor.
O Astra antigo que conduzi era a gasolina, pelo que não posso comparar as motorizações.
A caixa, como já referi, é manual de 6 velocidades com relações curtas, é mesmo a primeira caixa de 6 velocidades que uso que tem um escalonamento equilibrado, todas as outras que testei tinhas as 5 relações mais curtas que a caixa de 5 e uma 6ª muito longa e que já nem sequer puxa como "deve ser".
O andamento é confortável, a direcção é leve mas não em demasia como tem acontecido com os últimos carros que conduzi ultimamente (não sei se é uma tendência), a suspensão, uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, não é rija e os travões, também uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, é mesmo um travão a sério e não um "abrandador de velocidade". Também nestes dois pontos este novo Astra é muito superior ao antigo.
E pronto, esta é a minha opinião do carro: uma boa máquina, à excepção do motor que "não é para mim" mas admito que para quem faz andamentos normais ou calmos em cidade seja uma hipotese.
Como seria de esperar, este Astra é superior ao anterior, caso contrário mais valia estarem quietos, surpreendendo em particular em dois pontos: conforto/suspensão e travões.
Termino com uma foto da máquina em causa:
[img]uploaded/M6/2006622105559_DSC00033.jpg [/img]
Desta vez a máquina um Astra 1.3 CDTI, como já sabem pelo tópico :D, o qual já tive a oportunidade de conduzir. Creio que é o Enjoy pois não tem comandos do rádio no volante e esta versão é a única onde tal não vem de série. Antes de continuar quero só referir que vou fazer comparações com o Astra anterior, versão que também passou lá por casa da mesma forma que este...
Começando pela estética que é sempre aquilo que é menos consensual: as 5 portas estão bem enquadradas no design, com linhas desportivas, meio agressivas, mordernas, o preto cai-lhe bem, é ao meu gosto. Ainda no exterior, vem com <s>jantes de liga leve, 6,5 J x 16,</s> tampões de 5 raios que imitam muito bem as JLL :D e que também caem muito bem no carro. No global, o carro por fora é bastante bonito, muito superior à versão anterior que também tive a oportunidade de conduzir. A bagageira é normal, sem deslumbrar, tem uma boa abertura permitindo um acesso fácil à mesma.
Uma lufada de ar fresco no design da Opel que, excepção feita ao Corsa, sempre achei ter designs um pouco retrogrados em relação à concorrência, excusado será dizer que este Astra é muito mais bonito que o anterior.
Já no interior o carro não deslumbra no espaço que tem mas também não é apertado, situando-se no que considero normal. Tem as "mariquices" do costume: vidros electricos só à frente, fecho centralizado com comando à distância, AC manual, espelhos exteriores electricos, auto-rádio com leitor de CDs (com CD-Text, já não era sem tempo) mas com um "detalhe", embora perfeitamente dispensável, muito irritante para mim: o controlo de som não tem indicação do volume. Os bancos são confortáveis e agradáveis, embora não tenha testado os bancos traseiros em viagem. Os três trons de cinza no tabelier conjugam-se de forma harmonioza mostrando um conjunto agradável. O interior está ainda protegido por 6 air-bags, tornando o Astra neste capítulo bastante interessante. Também acho este Astra superior à versão antiga.
Quando nos sentamos ao volante sentimo-nos confortáveis. O banco e o volante regulam em altura, de forma manual, ficando apenas a faltar a regulanção em distância do volante, que sinceramente não achei crítica. Os indicadores são em laranja e estão sempre ligados, o que pode induzir em erro pois parece que temos sempre as luzes ligadas, não se distinguindo quando se tem os minimos/médios ligados ou desligados... Os controlos estão bem posicionados, se bem que pessoalmente não gosto muito dos comandos das luzes, a tradicional roda localizada no lado esquerdo do volante. Os comandos dos piscas e do limpa-vidros são "engraçados", não prendendo como é tradicional. Para fazer pisca para a direita empurra-se o manipulo para cima mas ele não prende, voltando à sua posição natural. Embora goste deste sistema, admito que funcionalmente o mesmo peca em relação ao tradicional. Quando o pisca não se "desfaz" automaticamente e é necessário usar o manipulo de forma manual, é comum ligar o pisca na direcção oposta. Também ao nível do limpa-vidros, que não tem controlo de tempo de espera na primeira posição, não é possível saber qual a velocidade em que temos o limpa-vidros a funcionar, uma vez que o mesmo não prende em nenhuma posição e o acesso às velocidades é sequencial - mas de forma distinta do formato tradicional -, ou seja, para passar da velocidade mais rápida para a paragem é necessário puxar várias vezes o manipulo para baixo. O auto-rádio está bem localizado, não se sentindo falta dos comandos no volante. Senti falta de apoio para o braço direito, um pormenor onde começo a ser bastante "exigente". Os pedais estão bem posicionados, embora não tenha tentado fazer nenhum ponta-tacão, parece-me que a localização dos pedais permite essa manobra sem atrapalhar.
Também neste ponto este Astra é superior ao anterior.
Já ao volante, os 13cc do motor contêm 90 CV (muito) mansinhos e cumpre com a norma Euro 4.
A aceleração é constante e o que vale a este motor é a caixa de 6 velocidades escalonada com relações curtas, não fosse isso e este motor só conseguiria mover carrinhos de mão.
Para quem pratica a calma ao volante e aprecia a economia, este motor não desilude. No entanto, para quem aprecia/pratica uma condução mais dinâmica este motor deixa muito a desejar. O carro quase que tem pedir licença para começar a andar e arrancar em subidas ingremes é mortal, ao ponto do carro estar mais de um segundo sem se mover embora o pedal do acelerador esteja bem pressionado e a embraiagem solta (e não estou a falar em sentido figurado, isto aconteceu-me no último fim-de-semana). A aceleração é muito linear, sendo que só se sente a puxar, a partir das 2200 rpms. Creio mesmo que esta motorização existe apenas para satisfazer mercados como o nosso. Espero que as outras motorizações sejam menos "mansas"... É de referir que a bagageira do carro anda sempre cheia, o que adicionando 2 adultos e uma bebé não ajudam em nada à performance deste motor.
O Astra antigo que conduzi era a gasolina, pelo que não posso comparar as motorizações.
A caixa, como já referi, é manual de 6 velocidades com relações curtas, é mesmo a primeira caixa de 6 velocidades que uso que tem um escalonamento equilibrado, todas as outras que testei tinhas as 5 relações mais curtas que a caixa de 5 e uma 6ª muito longa e que já nem sequer puxa como "deve ser".
O andamento é confortável, a direcção é leve mas não em demasia como tem acontecido com os últimos carros que conduzi ultimamente (não sei se é uma tendência), a suspensão, uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, não é rija e os travões, também uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, é mesmo um travão a sério e não um "abrandador de velocidade". Também nestes dois pontos este novo Astra é muito superior ao antigo.
E pronto, esta é a minha opinião do carro: uma boa máquina, à excepção do motor que "não é para mim" mas admito que para quem faz andamentos normais ou calmos em cidade seja uma hipotese.
Como seria de esperar, este Astra é superior ao anterior, caso contrário mais valia estarem quietos, surpreendendo em particular em dois pontos: conforto/suspensão e travões.
Termino com uma foto da máquina em causa:
[img]uploaded/M6/2006622105559_DSC00033.jpg [/img]
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