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Opinião: Astra 1.3 CDTI

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    Opinião: Astra 1.3 CDTI

    A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).

    Desta vez a máquina um Astra 1.3 CDTI, como já sabem pelo tópico :D, o qual já tive a oportunidade de conduzir. Creio que é o Enjoy pois não tem comandos do rádio no volante e esta versão é a única onde tal não vem de série. Antes de continuar quero só referir que vou fazer comparações com o Astra anterior, versão que também passou lá por casa da mesma forma que este...

    Começando pela estética que é sempre aquilo que é menos consensual: as 5 portas estão bem enquadradas no design, com linhas desportivas, meio agressivas, mordernas, o preto cai-lhe bem, é ao meu gosto. Ainda no exterior, vem com <s>jantes de liga leve, 6,5 J x 16,</s> tampões de 5 raios que imitam muito bem as JLL :D e que também caem muito bem no carro. No global, o carro por fora é bastante bonito, muito superior à versão anterior que também tive a oportunidade de conduzir. A bagageira é normal, sem deslumbrar, tem uma boa abertura permitindo um acesso fácil à mesma.
    Uma lufada de ar fresco no design da Opel que, excepção feita ao Corsa, sempre achei ter designs um pouco retrogrados em relação à concorrência, excusado será dizer que este Astra é muito mais bonito que o anterior.

    Já no interior o carro não deslumbra no espaço que tem mas também não é apertado, situando-se no que considero normal. Tem as "mariquices" do costume: vidros electricos só à frente, fecho centralizado com comando à distância, AC manual, espelhos exteriores electricos, auto-rádio com leitor de CDs (com CD-Text, já não era sem tempo) mas com um "detalhe", embora perfeitamente dispensável, muito irritante para mim: o controlo de som não tem indicação do volume. Os bancos são confortáveis e agradáveis, embora não tenha testado os bancos traseiros em viagem. Os três trons de cinza no tabelier conjugam-se de forma harmonioza mostrando um conjunto agradável. O interior está ainda protegido por 6 air-bags, tornando o Astra neste capítulo bastante interessante. Também acho este Astra superior à versão antiga.

    Quando nos sentamos ao volante sentimo-nos confortáveis. O banco e o volante regulam em altura, de forma manual, ficando apenas a faltar a regulanção em distância do volante, que sinceramente não achei crítica. Os indicadores são em laranja e estão sempre ligados, o que pode induzir em erro pois parece que temos sempre as luzes ligadas, não se distinguindo quando se tem os minimos/médios ligados ou desligados... Os controlos estão bem posicionados, se bem que pessoalmente não gosto muito dos comandos das luzes, a tradicional roda localizada no lado esquerdo do volante. Os comandos dos piscas e do limpa-vidros são "engraçados", não prendendo como é tradicional. Para fazer pisca para a direita empurra-se o manipulo para cima mas ele não prende, voltando à sua posição natural. Embora goste deste sistema, admito que funcionalmente o mesmo peca em relação ao tradicional. Quando o pisca não se "desfaz" automaticamente e é necessário usar o manipulo de forma manual, é comum ligar o pisca na direcção oposta. Também ao nível do limpa-vidros, que não tem controlo de tempo de espera na primeira posição, não é possível saber qual a velocidade em que temos o limpa-vidros a funcionar, uma vez que o mesmo não prende em nenhuma posição e o acesso às velocidades é sequencial - mas de forma distinta do formato tradicional -, ou seja, para passar da velocidade mais rápida para a paragem é necessário puxar várias vezes o manipulo para baixo. O auto-rádio está bem localizado, não se sentindo falta dos comandos no volante. Senti falta de apoio para o braço direito, um pormenor onde começo a ser bastante "exigente". Os pedais estão bem posicionados, embora não tenha tentado fazer nenhum ponta-tacão, parece-me que a localização dos pedais permite essa manobra sem atrapalhar.
    Também neste ponto este Astra é superior ao anterior.

    Já ao volante, os 13cc do motor contêm 90 CV (muito) mansinhos e cumpre com a norma Euro 4.
    A aceleração é constante e o que vale a este motor é a caixa de 6 velocidades escalonada com relações curtas, não fosse isso e este motor só conseguiria mover carrinhos de mão.
    Para quem pratica a calma ao volante e aprecia a economia, este motor não desilude. No entanto, para quem aprecia/pratica uma condução mais dinâmica este motor deixa muito a desejar. O carro quase que tem pedir licença para começar a andar e arrancar em subidas ingremes é mortal, ao ponto do carro estar mais de um segundo sem se mover embora o pedal do acelerador esteja bem pressionado e a embraiagem solta (e não estou a falar em sentido figurado, isto aconteceu-me no último fim-de-semana). A aceleração é muito linear, sendo que só se sente a puxar, a partir das 2200 rpms. Creio mesmo que esta motorização existe apenas para satisfazer mercados como o nosso. Espero que as outras motorizações sejam menos "mansas"... É de referir que a bagageira do carro anda sempre cheia, o que adicionando 2 adultos e uma bebé não ajudam em nada à performance deste motor.
    O Astra antigo que conduzi era a gasolina, pelo que não posso comparar as motorizações.

    A caixa, como já referi, é manual de 6 velocidades com relações curtas, é mesmo a primeira caixa de 6 velocidades que uso que tem um escalonamento equilibrado, todas as outras que testei tinhas as 5 relações mais curtas que a caixa de 5 e uma 6ª muito longa e que já nem sequer puxa como "deve ser".
    O andamento é confortável, a direcção é leve mas não em demasia como tem acontecido com os últimos carros que conduzi ultimamente (não sei se é uma tendência), a suspensão, uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, não é rija e os travões, também uma agradável surpresa em relação ao esperado num Opel, é mesmo um travão a sério e não um "abrandador de velocidade". Também nestes dois pontos este novo Astra é muito superior ao antigo.

    E pronto, esta é a minha opinião do carro: uma boa máquina, à excepção do motor que "não é para mim" mas admito que para quem faz andamentos normais ou calmos em cidade seja uma hipotese.
    Como seria de esperar, este Astra é superior ao anterior, caso contrário mais valia estarem quietos, surpreendendo em particular em dois pontos: conforto/suspensão e travões.

    Termino com uma foto da máquina em causa:
    [img]uploaded/M6/2006622105559_DSC00033.jpg [/img]

    #2
    Mt bem, olha que ainda te contratam para fazer ensaios na AH

    Comentário


      #3
      Olha que as "jantes de liga leve" devem ser tampões;), muito bem disfarçados!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por PP

        Olha que as "jantes de liga leve" devem ser tampões;), muito bem disfarçados!
        exactamente, pois nao ha jantes de 5 raios em 16' no astra 5 portas/caravan.
        So as do cosmo e essas nao sao de 5 raios normais.
        são tampões, que disfarçam muito bem.

        cumps;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por PP

          Olha que as "jantes de liga leve" devem ser tampões;), muito bem disfarçados!
          Posso estar enganado, mas as jantes são mesmo de liga leve, não são tampões. Posso também estar enganado nas medidas... Vou ver e depois digo qualquer coisa.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por MLK

            Mt bem, olha que ainda te contratam para fazer ensaios na AH

            Há empregos bem piores! :D
            (Onde é que eu assino? :D)

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              #7
              citação:Originalmente colocada por M6

              A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
              Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
              livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

              Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]

              Comentário


                #8
                Actualização: A aceleração é muito linear, sendo que só se sente a puxar, a partir das 2200 rpms.
                Só me lembrei desta agora em conversa com o Corsa.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por baixinho

                  citação:Originalmente colocada por M6

                  A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
                  Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
                  livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

                  Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]
                  Não sei bem do que te ris, mas lá deves achar piada a qualquer coisa...
                  Ela não "se meteu num Opel", é um carro de serviço e como tal não teve opção.
                  E volto a referir que o Astra é uma boa máquina, embora esta motorização em particular não seja do meu agrado.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por M6

                    citação:Originalmente colocada por baixinho

                    citação:Originalmente colocada por M6

                    A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
                    Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
                    livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

                    Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]
                    Não sei bem do que te ris, mas lá deves achar piada a qualquer coisa...
                    Ela não "se meteu num Opel", é um carro de serviço e como tal não teve opção.
                    E volto a referir que o Astra é uma boa máquina, embora esta motorização em particular não seja do meu agrado.
                    Se não sabes é porque nunca tiveste um Opel, mas não há motivos para te preocupares, é carro de serviço não vai ser ela a pagar os avarias.

                    Comentário


                      #11
                      M6 esse motor nesse carro da pra ser comparado a q outro conjunto popular q ande nas nossas estradas?

                      Comentário


                        #12
                        Discordo só em 2 aspectos:

                        - não acha uma 6ª capaz de dar 240 Km/H (ou mais) excessivamente longa?
                        - o motor chega muito bem mesmo para uma utilização mais intensiva. Para mim não desilude.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                          M6 esse motor nesse carro da pra ser comparado a q outro conjunto popular q ande nas nossas estradas?
                          Focus 1.6 TDCi 90 cv? 307 1.4 HDi/1.6 HDi 90 cv?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por baixinho

                            citação:Originalmente colocada por M6

                            citação:Originalmente colocada por baixinho

                            citação:Originalmente colocada por M6

                            A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
                            Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
                            livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

                            Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]
                            Não sei bem do que te ris, mas lá deves achar piada a qualquer coisa...
                            Ela não "se meteu num Opel", é um carro de serviço e como tal não teve opção.
                            E volto a referir que o Astra é uma boa máquina, embora esta motorização em particular não seja do meu agrado.
                            Se não sabes é porque nunca tiveste um Opel, mas não há motivos para te preocupares, é carro de serviço não vai ser ela a pagar os avarias.
                            E esse comentário também é um pouco infeliz não? [8)]

                            Agora TODOS os Astra dão problemas... [8][8]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por baixinho

                              citação:Originalmente colocada por M6

                              citação:Originalmente colocada por baixinho

                              citação:Originalmente colocada por M6

                              A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
                              Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
                              livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

                              Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]
                              Não sei bem do que te ris, mas lá deves achar piada a qualquer coisa...
                              Ela não "se meteu num Opel", é um carro de serviço e como tal não teve opção.
                              E volto a referir que o Astra é uma boa máquina, embora esta motorização em particular não seja do meu agrado.
                              Se não sabes é porque nunca tiveste um Opel, mas não há motivos para te preocupares, é carro de serviço não vai ser ela a pagar os avarias.
                              amiguinho, tenho um corsa de 97 com mais de 270000 km e gostava que todos os carros que tiver daqui para a frente me venham a dar tantos problemas como este...
                              mentalidades

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                M6 esse motor nesse carro da pra ser comparado a q outro conjunto popular q ande nas nossas estradas?
                                Focus 1.6 TDCi 90 cv? 307 1.4 HDi/1.6 HDi 90 cv?
                                estava a falar em termos de andamento, confirmas por experiencia q se equipara a esses?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por baixinho

                                  citação:Originalmente colocada por M6

                                  A minha esposa trocou novamente de carro por motivos profissionais (felizmente livrou-se da 206 SW, desculpem lá o desabafo mas não resisti).
                                  Livrou-se de um 206 para se meter num Opel [}][}]
                                  livrou-se não era bem a palavra que escolhia [}][}]

                                  Quanto aos 90 caracois do mesmo, já os oiço ao fundo, Foje [}][}]
                                  Quem ler isto e não conhecer a realidade até pode pensar que os Opeis fartam-se todos de dar problemas [}][}][}]

                                  Não sei como os que tive fizeram cerca de 200mil kms cada um e nunca deram nenhuns...que coisa, já viste? [8]


                                  M6, boa análise (se bem que não conheço o carro pessoalmente lolol), o motor de facto para mim parece-me fraco (no Corsa conheço-o e é competente, mas para o Astra é curto) e foi apenas criado para fiscalidades aberrantes como a nossa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                    o motor de facto para mim parece-me fraco (no Corsa conheço-o e é competente, mas para o Astra é curto) e foi apenas criado para fiscalidades aberrantes como a nossa.
                                    Duvido muito que esse tenha sido o motivo. Não se desenham motores por causa de meia-dúzia de países que não são significativos nas vendas.

                                    O motor foi com certeza desenvolvido mais a pensar em baixos consumos e baixos custos de produção do que noutra coisa. (Motor pequeno = menos custos com materiais e menos dissipação/inércia.)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa análise !

                                      Só conheço o Astra Cosmo com o motor de 1.7 100 cv que me parece um produto muito equilibrado e com uma robustez acima da média.

                                      Quanto a andamentos deste 1.3 num carro de 1.300 kg ou quase não se podem esperar milagres. Mas ainda há pouco tempo andavam por aí mercedes bem mais pesados com motores de 72 e 75 cv.

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso devem ser tampoes :P
                                        vê lá bem... lol

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por MLK

                                          Mt bem, olha que ainda te contratam para fazer ensaios na AH


                                          :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                            o motor de facto para mim parece-me fraco (no Corsa conheço-o e é competente, mas para o Astra é curto) e foi apenas criado para fiscalidades aberrantes como a nossa.
                                            no Corsa só tem 70cv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              emfim, mais um tópcio para a implicação com o 1.3 cdti.

                                              pergunto-me se no fundo esta implicação não se deve ao facto de o 1.3 cdti ser na realidade um motor FIAT?! [|)]

                                              mas pronto, começem lá! [|)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                                emfim, mais um tópcio para a implicação com o 1.3 cdti.

                                                pergunto-me se no fundo esta implicação não se deve ao facto de o 1.3 cdti ser na realidade um motor FIAT?! [|)]

                                                mas pronto, começem lá! [|)]
                                                O 1.9 também é.

                                                Aliás, não é FIAT.

                                                O bloco é feito numa fábrica FIAT/GM. Mas tudo o resto que faz parte do Motor, incluíndo a montagem, é OPEL/GM.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                                  emfim, mais um tópcio para a implicação com o 1.3 cdti.

                                                  pergunto-me se no fundo esta implicação não se deve ao facto de o 1.3 cdti ser na realidade um motor FIAT?! [|)]

                                                  mas pronto, começem lá! [|)]
                                                  O 1.9 também é.
                                                  pois é pois é.
                                                  mas a baixa cilindrada é uma boa desculpa para falarem mal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                                    citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                                    emfim, mais um tópcio para a implicação com o 1.3 cdti.

                                                    pergunto-me se no fundo esta implicação não se deve ao facto de o 1.3 cdti ser na realidade um motor FIAT?! [|)]

                                                    mas pronto, começem lá! [|)]
                                                    O 1.9 também é.
                                                    pois é pois é.
                                                    mas a baixa cilindrada é uma boa desculpa para falarem mal.
                                                    isso tudo é trauma? mania da perseguição? complexo de inferioridade?

                                                    paginas amarelas secção psicologos/psiquiatras

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas M6,

                                                      Boa análise
                                                      Eu tenho uma Caravan com esse motor (um bocadinho mais pesada) e realmente, abaixo das 1750rpm (que é quando dispara o turbo), é o "arrastão", mas a partir daí... "adeus ó vai-te embora".
                                                      Também tenho andado com dois adultos, uma criança e um porta-bagagens cheio e... chega (quando vão as minhas meninas é devagarinho, dentro dos limites).
                                                      Quando ando sozinho, abuso um bocadinho e acho que o motor não desilude.
                                                      É necessário um periodo de adaptação à caixa/motor deste carro - chega a um ponto que consegues quase "abolir" a fraqueza a baixas rotações.
                                                      Escolhi o 1.3cdti (e eu pude escolher, não é carro de serviço) por causa da utilização que lhe dou. 80% dos km são feitos em cidade e no meio do transito (2ªCircular em hora de ponta, de manhã e à tarde), e portanto os consumos contam muito. Tenho feito médias de 5.5 nos meus percursos diários e 5.0 quando vou passear nos fds.

                                                      Agora... anda sempre (ou a tua mulher) com o cartão da assistencia da Opel porque, segundo muitos foristas, estes carros dão problemas atrás de problemas.
                                                      Podes contar com:
                                                      - estalidos na direcção;
                                                      - ruidos parasitas no tablier;
                                                      - ruidos parasitas nos cintos de segurança;
                                                      - o carro desligar-se em andamento;
                                                      - as opticas traseiras embaciarem;
                                                      - os faróis de nevoeiro estalados;
                                                      - o escape a fazer barulhos;
                                                      - o vento que entra pelas borrachas das portas;
                                                      - a 1ª e marcha-a-trás que entram com dificuldade a frio;
                                                      - problemas a pegar a frio;
                                                      - etc...

                                                      É claro que eu devo ser excepções porque os unicos "problemas" que tive foram:
                                                      - estalidos no volante - resolvido em 30 minutos na oficina;
                                                      - problemas a pegar a frio - "resolvido" em 1 dia porque tiveram que esperar pela manhã do dia seguinte para verificar se estava tudo OK. Melhorou mas não resolveu - dizem eles que não é defeito, é feitio. No Inverno, de manhã, demora 2/3 segundos a pegar.

                                                      De resto está com 13000km e só leva gasoleo.

                                                      Fica bem.

                                                      Cumps,
                                                      Paulo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por baixinho
                                                        [...]
                                                        Se não sabes é porque nunca tiveste um Opel, mas não há motivos para te preocupares, é carro de serviço não vai ser ela a pagar os avarias.
                                                        Não deves ter lido o que escrevi. Este é o segundo Opel que passa lá por casa, e Pugs também já por lá passaram dois 206...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                          M6 esse motor nesse carro da pra ser comparado a q outro conjunto popular q ande nas nossas estradas?
                                                          Pode. O 1.4 HDI da 206 SW que o Astra veio substituir é muito mais vivo. A caixa da 206 SW não era tão curta, mas a aceleração era menos linear e o motor era mais vivo/dinâmico/despachado.
                                                          As comparações que eu fiz limitaram-se à versão do Astra anterior. Os únicos Opel a diesel que conduzi foram Corsas de ~1999.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                            Discordo só em 2 aspectos:

                                                            - não acha uma 6ª capaz de dar 240 Km/H (ou mais) excessivamente longa?
                                                            Este Astra não dá 240Km/H nem com ajuda dos cavalos escondidos dos VAG! :D
                                                            Além disso a passagem da 5ª para a 6ª é idêntica às outras passagens, a rotação cai ~1500rpms (um pouco de mais para o meu gosto) e a aceleração é idêntica. Não estiquei o Astra muto para lá dos 140Kms/H mas fiquei com a sensação de que passar a barreira dos 160Kms/H é uma tarefa que se adivinha requerer alguma paciência.

                                                            citação:
                                                            - o motor chega muito bem mesmo para uma utilização mais intensiva. Para mim não desilude.
                                                            Opiniões e necessidades diferentes. Como referi na minha opinião, o motor pode muito bem servir as necessidades e expectativas, fico contente por ser uma excelente escolha para ti.

                                                            Comentário

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