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Chauffage: quem aquece mais rápido?

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    Chauffage: quem aquece mais rápido?

    Não é que Portugal seja conhecido pelas suas temperaturas gélidas, mas perante um Inverno excepcionalmente rigoroso como este, e sabendo que no Interior e no Norte do país costuma haver temperaturas bastante desagradáveis, será de todo o interesse apresentar aqui os resultados deste teste às sofagens, realizado pelo clube automóvel alemão, o ADAC!

    Fonte do artigo (tradução minha): Autoheizungen im großen Vergleich | Autosieger - Auto-Magazin

    No que diz respeito a calor aconchegante no habitáculo, ninguém faz frente ao Mercedes SL 350 - em apenas 7 minutos, proporciona já um ambiente agradável. No âmbito dos seus ensaios a automóveis, o ADAC já mediu a capacidade de resposta dos sistemas de aquecimento de mais de 500 veículos desde 2007. Neste teste, em que os carros estavam fechados em salas frigoríficas a uma temperatura de -10º C, estes tinham de produzir uns agradáveis 22º C a partir das suas próprias chauffages. Nos carros com bancos traseiros dignos desse nome, o Mercedes CLS 63 AMG foi o mais rápido. Após 8 minutos, já foi capaz de produzir a temperatura exigida nos lugares da frente, mas para os lugares traseiros só demorou mais 1 minuto.

    No entanto, a boa capacidade de aquecimento não é apenas um privilégio das limousines topo-de-gama. Na classe dos compactos, é o BMW 120i quem se destaca. À frente, aquece ainda mais rápido que o Mercedes (7 minutos), mas para os lugares traseiros precisa de mais 4 minutos. Nos citadinos, o melhor é o Fiat Panda 1.2 8V Natural Power, com respectivamente 9 e 14 minutos para os lugares dianteiros e traseiros, batendo alguns carros por larga vantagem, como por exemplo o Opel Agila 1.3 CDTI. O Agila precisa nada menos que 20 e 26 minutos, respectivamente, para chegar aos 22º C exigidos no teste. Razão: pela sua natureza, os Diesel aquecem mais devagar que os Otto. Devido à sua maior eficiência, produzem menos calor, que é utilizado para aquecer os habitáculos.

    Quem quiser que o seu Diesel aqueça mais rapidamente, deve ter o cuidado de comprar uma chauffage suplementar para o seu carro. Este acessório pode estar disponível em série ou como opção. Para muitos modelos, existe a solução de montagem a posteriori. As chauffages suplementares ou funcionam electricamente ou, à semelhança das sofagens de parque, usam o combustível no depósito dos carros como fonte de energia. Equipado dessa forma, o BMW X6 35d consegue produzir temperaturas aceitáveis após 8 e 10 minutos, respectivamente, apesar de ser movido a gasóleo.

    Só que não é apenas o tipo de motor que é decisivo para o resultado do teste, mas a dimensão do habitáculo. Assim, um desportivo de 2 lugares está obviamente em grande vantagem por comparação com um monovolume full size. Não admira, por isso, que o Ford Galaxy 2.2 TDCi DPF apresente os piores resultados neste teste de aquecimento, devido ao seu gigantesco habitáculo. Com frio gélido, os lugares da frente demoram 23 minutos a apresentar a temperatura ideal, enquanto que os lugares traseiros demoram mais de meia hora a atingir esse valor! Caso faça viagens curtas, só existe uma solução: vestir roupa quente!

    E aqui os resultados em forma gráfica:


    Legenda:

    Aufwärmzeit = Tempo de Aquecimento (em minutos)
    Vorne = À frente
    Hinten = Atrás
    Note "Heizungsansprechen" Gesamt = Nota global de resposta da sofagem (De 1,0: Muito Bom a 6,0 : Muito Mau)
    Gewinner = Vencedores
    Verlierer = Derrotados


    #2
    Se tivesse um Opel Agila, a sofagem de nada me serviria. As minhas viagens raramente duram 20 minutos

    Dava para amenizar um pouco a temperatura, mas poucas vezes iria chegar á temperatura ideal

    Comentário


      #3
      Quanto mais eficiente for o motor térmico do automóvel, menor será a capacidade de rapidamente aquecer o habitáculo. Conforme aliás está explícito no texto.

      Agora escolham... Ou motores eficientes (e pouco gastadores) ou carros quentinhos logo de manhã!

      Comentário


        #4
        O truque é usar um comercial com divisão em acrílico, é menos espaço para aquecer . Perdi um bela carreira como cientista...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
          Se tivesse um Opel Agila, a sofagem de nada me serviria. As minhas viagens raramente duram 20 minutos

          Dava para amenizar um pouco a temperatura, mas poucas vezes iria chegar á temperatura ideal
          Que exagero!

          Pelo que percebi do teste, o mesmo foi feito partindo dos -10ºC até chegar aos 22ºC. Por isso é mesmo um teste extremo, pelo menos para a generalidade das temperaturas no nosso país.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            O truque é usar um comercial com divisão em acrílico, é menos espaço para aquecer . Perdi um bela carreira como cientista...


            Estiveste bem, agora!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
              Que exagero!

              Pelo que percebi do teste, o mesmo foi feito partindo dos -10ºC até chegar aos 22ºC. Por isso é mesmo um teste extremo, pelo menos para a generalidade das temperaturas no nosso país.
              Claro que se tiver em conta as temperaturas normais por cá, dava perfeitamente para aquecer o carro.

              Mas a -10ºC? Nunca chegaria à temperatura ideal

              Tinha de levar com um frio do caraças todos os dias

              Comentário


                #8
                O facto de o artigo ser em Alemão é razão para assassinar o Português?!
                Onde foste desencantar a palavra "Sofagem"
                Tens alguma coisa contra "aquecimento"?

                Comentário


                  #9
                  Aproveito o tópico para ver se se consegue esclarecer uma dúvida que surgiu no DB dos C4:

                  O Ar Condicionado também aquece? Eu digo que sim.

                  Mas explicando a pergunta:
                  quando de manhã se pega no carro frio e se quer aquecer rapidamente o habitáculo, compensa ligar o AC, ou basta ligar apenas a ventilação (chauffage,sofagem,aquecimento), mantendo o AC em OFF ?

                  Na minha opinião deve ligar-se o AC para o compressor gerar ar quente...

                  Que dizem?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                    O facto de o artigo ser em Alemão é razão para assassinar o Português?!
                    Onde foste desencantar a palavra "Sofagem"
                    Tens alguma coisa contra "aquecimento"?
                    Tens razão, sofagem não existe e vou corrigir isso. Mas existe "chauffage" em Português, como podes ver:

                    O vocábulo francês “chauffage” é tão habitual, que figura até no prestigiado Dicionário Houaiss! Lá se remete o leitor para o mais vernáculo termo calefacção, com duas acepções: a primeira diz respeito à física térmica e designa o «fenómeno que consiste no aparecimento de uma camada ou colchão de vapor entre um líquido e uma superfície quando esta se encontra fortemente aquecida»; a segunda é a que vem referida na pergunta: «sistema de aquecimento destinado a espaços fechados», como automóveis, habitações, etc.
                    (In: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=12843)

                    Podia usar calefacção, para ficares mais contente, mas não vou fazer isso!

                    Além do mais, se tivesses lido com mais atenção, ter-te-ias apercebido que usei várias vezes a palavra "aquecimento", mas, vindo de ti, a gente já sabe como é e dá o respectivo desconto...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Tens razão, sofagem não existe e vou corrigir isso. Mas existe "chauffage" em Português
                      Não era mais simples tê-lo usado logo no início?

                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Além do mais, se tivesses lido com mais atenção, ter-te-ias apercebido que usei várias vezes a palavra "aquecimento"
                      Eu vi. Mais uma razão para a desadequação da pseudo-palavra.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                        Aproveito o tópico para ver se se consegue esclarecer uma dúvida que surgiu no DB dos C4:

                        O Ar Condicionado também aquece? Eu digo que sim.

                        Mas explicando a pergunta:
                        quando de manhã se pega no carro frio e se quer aquecer rapidamente o habitáculo, compensa ligar o AC, ou basta ligar apenas a ventilação (chauffage,sofagem,aquecimento), mantendo o AC em OFF ?

                        Na minha opinião deve ligar-se o AC para o compressor gerar ar quente...

                        Que dizem?
                        Penso que não,pelos menos nunca o usei para tal efeito.

                        Comentário


                          #13
                          Se o ar condicionado começa nos 18 graus(?) se lá fora estiver menos aquece o carro não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post


                            Estiveste bem, agora!
                            deixa eu exportar esta ideia fantástica para a Alemanha vais ver A6 e classes C todos comerciais, fico rico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                              Aproveito o tópico para ver se se consegue esclarecer uma dúvida que surgiu no DB dos C4:

                              O Ar Condicionado também aquece? Eu digo que sim.

                              Mas explicando a pergunta:
                              quando de manhã se pega no carro frio e se quer aquecer rapidamente o habitáculo, compensa ligar o AC, ou basta ligar apenas a ventilação (chauffage,sofagem,aquecimento), mantendo o AC em OFF ?

                              Na minha opinião deve ligar-se o AC para o compressor gerar ar quente...

                              Que dizem?
                              Eu costumo deixar o sistema em automático e quando está frio, em menos de 1 minuto começa a vir ar quente. Só soufagem nunca usei por isso não sei se será mais rápido.
                              O carro é um peugeot 307 hdi com ar condicionado automático bizona

                              Comentário


                                #16
                                Eu uso o AC para aquecer só que como o carro é a gasolina começa logo a deitar ar quente.. e por isso é tranquilo..
                                Mas já andei numa fiat weekend e aquilo uns 3º graus na rua e o AC a deitar ar frio como uma coisa doida..A carrinha era a gasoil..xD

                                Devia ter esperado mais tempo.. com o AC..

                                Mas até tinha lógica assim quando saíssemos da carrinha conseguiamos ter calor porque a temperatura dentro dela seria mais baixa do que a que estava fora.. logo os choque térmicos não ocorreriam..

                                Comentário


                                  #17
                                  Óptimo teste, mais uma prova que existindo dinheiro e mercado se pode fazer grandes reportagens à "volta" dos automóveis.
                                  Sempre ouvi dizer, que os suecos são óptimos neste aspecto, nunca tive nenhum por isso não posso avaliar. Agora não sei se será verdade, ou devido ao facto, segundo me "venderam", que muitos SAAB vieram na década de 80 para o nosso país ainda com aquecimentos eléctricos extra montados e geraram esse mito.

                                  Pelo menos nos anos 90, os A/C dos automoveis não invertiam o seu ciclo. Assim sendo, só geram temperaturas "frias". Para o quente misturam com o ar permutado com o calor do motor, no entanto não deixa de ser muito útil para o desembaciamento.
                                  A minha golf não deita ar quente só por ligar o A/C a frio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                    Aproveito o tópico para ver se se consegue esclarecer uma dúvida que surgiu no DB dos C4:

                                    O Ar Condicionado também aquece? Eu digo que sim.

                                    Mas explicando a pergunta:
                                    quando de manhã se pega no carro frio e se quer aquecer rapidamente o habitáculo, compensa ligar o AC, ou basta ligar apenas a ventilação (chauffage,sofagem,aquecimento), mantendo o AC em OFF ?

                                    Na minha opinião deve ligar-se o AC para o compressor gerar ar quente...

                                    Que dizem?
                                    Não, os AC dos automóveis actuais não aquece ar nenhum.

                                    O que acontece é que mistura o ar quente que provém do próprio sistema de refrigeração do motor do carro. Basta compreender como funciona o sistema de AC de um carro, para se entender a resposta.

                                    Agora também podes notar que o sistema aquece mais rapidamente com o AC ligado. Parece contraditório, não é? Tal poderá acontecer porque o compressor vai criar maior carga ao motor térmico. É como se em vez de ires com o carro a andar em plano, fosses a subir uma pequena inclinação. Com essa maior carga, o motor irá aquecer mais rapido e e por conseguinte, disponibilizar temperatura quente no sistema de ventilação mais rapidamente.

                                    De qualquer forma o AC ligado, mesmo a frio, é mais útil para desembaciar, do que a ventilação a produzir quente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                      Não, os AC dos automóveis actuais não aquece ar nenhum.

                                      O que acontece é que mistura o ar quente que provém do próprio sistema de refrigeração do motor do carro. Basta compreender como funciona o sistema de AC de um carro, para se entender a resposta.

                                      Agora também podes notar que o sistema aquece mais rapidamente com o AC ligado. Parece contraditório, não é? Tal poderá acontecer porque o compressor vai criar maior carga ao motor térmico. É como se em vez de ires com o carro a andar em plano, fosses a subir uma pequena inclinação. Com essa maior carga, o motor irá aquecer mais rapido e e por conseguinte, disponibilizar temperatura quente no sistema de ventilação mais rapidamente.

                                      De qualquer forma o AC ligado, mesmo a frio, é mais útil para desembaciar, do que a ventilação a produzir quente.
                                      Desculpa monicamelo mas os ares condicionados dos carros cá de casa fazem ar quente!!

                                      E isso é bastante evidente quando está o vidro embaciado. Se ligo o ar quente sem AC, embacia mais. Se ligo o AC, rapidamente começa a vir ar seco que desembacia o vidro.

                                      Talvez seja como dizes, mistura o ar quente da chauffage com o ar mais quente possível do AC, mas mesmo assim é benéfico pois retira humidade do habitáculo!

                                      Já agora, não percebi quando disseste que quanto mais eficiente o motor mais tempo demora a aquecer...pensei que a eficiência máxima dos motores se desse à temperatura de ~90º! Assim, aquele que chegar primeiro aos 90º, está a chegar ao ponto de eficiência máxima mais cedo! E assim também aquece a chauffage mais cedo...ou estarei a ver mal a coisa?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Movik,

                                        o ar condicionado do teu carro desembacia os vidros com facilidade porque retira a humidade ao ar, isto é, retira calor ao ar que coloca dentro do habitáculo...

                                        Ou seja, "seca" o ar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Desculpa monicamelo mas os ares condicionados dos carros cá de casa fazem ar quente!!

                                          E isso é bastante evidente quando está o vidro embaciado. Se ligo o ar quente sem AC, embacia mais. Se ligo o AC, rapidamente começa a vir ar seco que desembacia o vidro.

                                          Talvez seja como dizes, mistura o ar quente da chauffage com o ar mais quente possível do AC, mas mesmo assim é benéfico pois retira humidade do habitáculo!

                                          Já agora, não percebi quando disseste que quanto mais eficiente o motor mais tempo demora a aquecer...pensei que a eficiência máxima dos motores se desse à temperatura de ~90º! Assim, aquele que chegar primeiro aos 90º, está a chegar ao ponto de eficiência máxima mais cedo! E assim também aquece a chauffage mais cedo...ou estarei a ver mal a coisa?
                                          Não foi bem isso que ele disse.
                                          Uma máquina é quanto mais eficiente, quanto melhor for a relação entre o seu input e o seu output.
                                          No caso de um motor, ele tem entre outras, perdas térmicas elevadas. Ou seja, combustivel que é queimado e que ele não consegue transformar em movimento e é "desperdiçado" em calor. O motor de ciclo diesel, ao ser um pouco mais eficaz, demora mais tempo a "desperdiçar" calor em quantidade suficiente para ser reaproveitado para aquecimento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                            Não foi bem isso que ele disse.
                                            Uma máquina é quanto mais eficiente, quanto melhor for a relação entre o seu input e o seu output.
                                            No caso de um motor, ele tem entre outras, perdas térmicas elevadas. Ou seja, combustivel que é queimado e que ele não consegue transformar em movimento e é "desperdiçado" em calor. O motor de ciclo diesel, ao ser um pouco mais eficaz, demora mais tempo a "desperdiçar" calor em quantidade suficiente para ser reaproveitado para aquecimento.
                                            Ok não me tinha apercebido que o comentário se referia a diferentes tipos de combustível, logo ciclos diferentes. Assim faz sentido. Obrigado pelo esclarecimento

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              Se o ar condicionado começa nos 18 graus(?) se lá fora estiver menos aquece o carro não?
                                              Eu acho que aquece.

                                              Já me questionei sobre isso várias vezes.

                                              Em dias de calor uso o AC automático nos 21ºc, e o carro fica fresco, em manhãs muitos frias nos mesmos 21ºc o carro aquece...São os mesmo 21ºc, por isso a minha resposta é sim, ajuda a aquecer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que o ar condicionado nao aquece , nao confundir as coisas , uma coisa é ar condicionado , outra é climatizaçao assistida

                                                Ou seja se voces programarem para 21 graus , o sistema vai auto regular se para conseguir essa temperatura , nos dias de frio para atingir os 21 graus utiliza o aquecimento da saufage e nos dias de calor o ar condicionado penso que seja assim , e para equilibrar um bocadinho das duas situaçoes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                  (...)
                                                  Agora também podes notar que o sistema aquece mais rapidamente com o AC ligado. Parece contraditório, não é? Tal poderá acontecer porque o compressor vai criar maior carga ao motor térmico. É como se em vez de ires com o carro a andar em plano, fosses a subir uma pequena inclinação. Com essa maior carga, o motor irá aquecer mais rapido e e por conseguinte, disponibilizar temperatura quente no sistema de ventilação mais rapidamente.
                                                  (...).
                                                  Por isso é que dizem que para aquecer mais rapidamente o motor deve-se ligar as resistências do óculo traseiro, ligar o AC, ligar os faróis todos.... enfim, para criar mais carga.

                                                  Só que depois as baterias também duram menos...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Desculpa monicamelo mas os ares condicionados dos carros cá de casa fazem ar quente!!

                                                    E isso é bastante evidente quando está o vidro embaciado. Se ligo o ar quente sem AC, embacia mais. Se ligo o AC, rapidamente começa a vir ar seco que desembacia o vidro.

                                                    Talvez seja como dizes, mistura o ar quente da chauffage com o ar mais quente possível do AC, mas mesmo assim é benéfico pois retira humidade do habitáculo!

                                                    Já agora, não percebi quando disseste que quanto mais eficiente o motor mais tempo demora a aquecer...pensei que a eficiência máxima dos motores se desse à temperatura de ~90º! Assim, aquele que chegar primeiro aos 90º, está a chegar ao ponto de eficiência máxima mais cedo! E assim também aquece a chauffage mais cedo...ou estarei a ver mal a coisa?
                                                    Têm de entender o funcionamento do AC de um carro para dizerem tal coisa.
                                                    Estás a ver mal a coisa sim, a Monicamelo está correcta.
                                                    A não ser que os AC tenham mudado a sua forma de funcionar ou lhes tenha sido acrescentadas características ultimamente, eu afirmo uma coisa, eles não aquecem!!!
                                                    Nunca repararam que na temperatura máxima com e sem AC existem diferenças de temperatura? Com o AC desligado faz muito mais calor do que com ele ligado.
                                                    Isto porque o AC não faz mais do que aproveitar o calor do motor (mediante a temperatura da água) e enquanto este estiver frio, amigos, nada a fazer.
                                                    O AC não aquece, não pensem que existe lá uma resistência qualquer a fazer milagres.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      Não, os AC dos automóveis actuais não aquece ar nenhum.

                                                      O que acontece é que mistura o ar quente que provém do próprio sistema de refrigeração do motor do carro. Basta compreender como funciona o sistema de AC de um carro, para se entender a resposta.

                                                      Agora também podes notar que o sistema aquece mais rapidamente com o AC ligado. Parece contraditório, não é? Tal poderá acontecer porque o compressor vai criar maior carga ao motor térmico. É como se em vez de ires com o carro a andar em plano, fosses a subir uma pequena inclinação. Com essa maior carga, o motor irá aquecer mais rapido e e por conseguinte, disponibilizar temperatura quente no sistema de ventilação mais rapidamente.

                                                      De qualquer forma o AC ligado, mesmo a frio, é mais útil para desembaciar, do que a ventilação a produzir quente.
                                                      Correctissimo.

                                                      Para entenderem melhor:
                                                      SOFAGEM: O ar entra do exterior, é aquecido pela água do circuito (se esta estiver quente) e entra no habitáculo consoante a regulação da temperatura.
                                                      AC: O ar entra do exterior, é desumidificado pelo AC, é aquecido pela água do circuito (se esta estiver quente, senão não há milagres) e entra no habitáculo mediante a regulação da temperatura.

                                                      Nas temperaturas máximas, o ar é sempre mais quente com sofagem do que com AC. A diferença é que com um o ar que entra vem desumidificado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                        O AC não aquece, não pensem que existe lá uma resistência qualquer a fazer milagres.
                                                        Depende... A maior parte dos FIAT com motor JTD e afins vem equipado com uma resistência eléctrica, precisamente para vencer os tempos de aquecimento do motor...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Depende... A maior parte dos FIAT com motor JTD e afins vem equipado com uma resistência eléctrica, precisamente para vencer os tempos de aquecimento do motor...
                                                          Pois eu desconhecia isso. Estou a partir do princípio de funcionamento geral dos AC em automóveis.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Óptimo teste, mais uma prova que existindo dinheiro e mercado se pode fazer grandes reportagens há "volta" dos automóveis.
                                                            ....
                                                            Nem mais.
                                                            Apesar de não termos por cá as temperaturas de -10º, não é díficil apanhar umas negativas.

                                                            Comentário

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