Não é que Portugal seja conhecido pelas suas temperaturas gélidas, mas perante um Inverno excepcionalmente rigoroso como este, e sabendo que no Interior e no Norte do país costuma haver temperaturas bastante desagradáveis, será de todo o interesse apresentar aqui os resultados deste teste às sofagens, realizado pelo clube automóvel alemão, o ADAC!
Fonte do artigo (tradução minha): Autoheizungen im großen Vergleich | Autosieger - Auto-Magazin
E aqui os resultados em forma gráfica:
Legenda:
Aufwärmzeit = Tempo de Aquecimento (em minutos)
Vorne = À frente
Hinten = Atrás
Note "Heizungsansprechen" Gesamt = Nota global de resposta da sofagem (De 1,0: Muito Bom a 6,0 : Muito Mau)
Gewinner = Vencedores
Verlierer = Derrotados
Fonte do artigo (tradução minha): Autoheizungen im großen Vergleich | Autosieger - Auto-Magazin
No que diz respeito a calor aconchegante no habitáculo, ninguém faz frente ao Mercedes SL 350 - em apenas 7 minutos, proporciona já um ambiente agradável. No âmbito dos seus ensaios a automóveis, o ADAC já mediu a capacidade de resposta dos sistemas de aquecimento de mais de 500 veículos desde 2007. Neste teste, em que os carros estavam fechados em salas frigoríficas a uma temperatura de -10º C, estes tinham de produzir uns agradáveis 22º C a partir das suas próprias chauffages. Nos carros com bancos traseiros dignos desse nome, o Mercedes CLS 63 AMG foi o mais rápido. Após 8 minutos, já foi capaz de produzir a temperatura exigida nos lugares da frente, mas para os lugares traseiros só demorou mais 1 minuto.
No entanto, a boa capacidade de aquecimento não é apenas um privilégio das limousines topo-de-gama. Na classe dos compactos, é o BMW 120i quem se destaca. À frente, aquece ainda mais rápido que o Mercedes (7 minutos), mas para os lugares traseiros precisa de mais 4 minutos. Nos citadinos, o melhor é o Fiat Panda 1.2 8V Natural Power, com respectivamente 9 e 14 minutos para os lugares dianteiros e traseiros, batendo alguns carros por larga vantagem, como por exemplo o Opel Agila 1.3 CDTI. O Agila precisa nada menos que 20 e 26 minutos, respectivamente, para chegar aos 22º C exigidos no teste. Razão: pela sua natureza, os Diesel aquecem mais devagar que os Otto. Devido à sua maior eficiência, produzem menos calor, que é utilizado para aquecer os habitáculos.
Quem quiser que o seu Diesel aqueça mais rapidamente, deve ter o cuidado de comprar uma chauffage suplementar para o seu carro. Este acessório pode estar disponível em série ou como opção. Para muitos modelos, existe a solução de montagem a posteriori. As chauffages suplementares ou funcionam electricamente ou, à semelhança das sofagens de parque, usam o combustível no depósito dos carros como fonte de energia. Equipado dessa forma, o BMW X6 35d consegue produzir temperaturas aceitáveis após 8 e 10 minutos, respectivamente, apesar de ser movido a gasóleo.
Só que não é apenas o tipo de motor que é decisivo para o resultado do teste, mas a dimensão do habitáculo. Assim, um desportivo de 2 lugares está obviamente em grande vantagem por comparação com um monovolume full size. Não admira, por isso, que o Ford Galaxy 2.2 TDCi DPF apresente os piores resultados neste teste de aquecimento, devido ao seu gigantesco habitáculo. Com frio gélido, os lugares da frente demoram 23 minutos a apresentar a temperatura ideal, enquanto que os lugares traseiros demoram mais de meia hora a atingir esse valor! Caso faça viagens curtas, só existe uma solução: vestir roupa quente!
No entanto, a boa capacidade de aquecimento não é apenas um privilégio das limousines topo-de-gama. Na classe dos compactos, é o BMW 120i quem se destaca. À frente, aquece ainda mais rápido que o Mercedes (7 minutos), mas para os lugares traseiros precisa de mais 4 minutos. Nos citadinos, o melhor é o Fiat Panda 1.2 8V Natural Power, com respectivamente 9 e 14 minutos para os lugares dianteiros e traseiros, batendo alguns carros por larga vantagem, como por exemplo o Opel Agila 1.3 CDTI. O Agila precisa nada menos que 20 e 26 minutos, respectivamente, para chegar aos 22º C exigidos no teste. Razão: pela sua natureza, os Diesel aquecem mais devagar que os Otto. Devido à sua maior eficiência, produzem menos calor, que é utilizado para aquecer os habitáculos.
Quem quiser que o seu Diesel aqueça mais rapidamente, deve ter o cuidado de comprar uma chauffage suplementar para o seu carro. Este acessório pode estar disponível em série ou como opção. Para muitos modelos, existe a solução de montagem a posteriori. As chauffages suplementares ou funcionam electricamente ou, à semelhança das sofagens de parque, usam o combustível no depósito dos carros como fonte de energia. Equipado dessa forma, o BMW X6 35d consegue produzir temperaturas aceitáveis após 8 e 10 minutos, respectivamente, apesar de ser movido a gasóleo.
Só que não é apenas o tipo de motor que é decisivo para o resultado do teste, mas a dimensão do habitáculo. Assim, um desportivo de 2 lugares está obviamente em grande vantagem por comparação com um monovolume full size. Não admira, por isso, que o Ford Galaxy 2.2 TDCi DPF apresente os piores resultados neste teste de aquecimento, devido ao seu gigantesco habitáculo. Com frio gélido, os lugares da frente demoram 23 minutos a apresentar a temperatura ideal, enquanto que os lugares traseiros demoram mais de meia hora a atingir esse valor! Caso faça viagens curtas, só existe uma solução: vestir roupa quente!
E aqui os resultados em forma gráfica:
Legenda:
Aufwärmzeit = Tempo de Aquecimento (em minutos)
Vorne = À frente
Hinten = Atrás
Note "Heizungsansprechen" Gesamt = Nota global de resposta da sofagem (De 1,0: Muito Bom a 6,0 : Muito Mau)
Gewinner = Vencedores
Verlierer = Derrotados
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