Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar carro a Stand usados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar carro a Stand usados

    Nunca comprei carro em Stand usados estou algo desconfiado.
    Estou prestes a comprar um carro de 2004 (valor acima 20 000 euros) a um comerciante de automóveis em que o carro tem reserva de propriedade financeira . O comerciante diz ter declaração extinção crédito.
    No entanto a reserva não está extinta na conservatória.
    A garantia é 1 ano ou 10000 km motor e caixa!!!È legal?
    Ele tem que passar isso por escrito ou a simples factura chega como garantia?
    Posso passar directamente o carro na hora para meu nome na loja cidadão?

    Tenho dinheiro suficiente para pagar qual a forma mais segura de pagamento dinheiro na mão, transferência ou cheque visado para provar que o comprei no caso de ter problemas com crédito antigo.



    Obrigado

    #2
    Preciso ajuda .....ninguém sabe responder???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ferreira2004 Ver Post
      Nunca comprei carro em Stand usados estou algo desconfiado.
      Estou prestes a comprar um carro de 2004 (valor acima 20 000 euros) a um comerciante de automóveis em que o carro tem reserva de propriedade financeira . O comerciante diz ter declaração extinção crédito.
      No entanto a reserva não está extinta na conservatória.
      A garantia é 1 ano ou 10000 km motor e caixa!!!È legal?
      Ele tem que passar isso por escrito ou a simples factura chega como garantia?
      Posso passar directamente o carro na hora para meu nome na loja cidadão?

      Tenho dinheiro suficiente para pagar qual a forma mais segura de pagamento dinheiro na mão, transferência ou cheque visado para provar que o comprei no caso de ter problemas com crédito antigo.



      Obrigado
      Se o carro tem reserva de propriedade, não te pode vender (na teoria). Antes de comprares o carro, tens de ter os documentos do carro onde esteja extinta a reserva de propriedade (o que não é o caso actual).

      A garantia é de 2 anos. Pode ser reduzida para 1 ano. Não pode ser limitada a certos componentes (como caixa e motor). Penso que também não pode ser limitado em nr de kms, mas carece de confirmação. Se conseguires que o vendedor escreva na factura que o carro só tem essa garantia melhor para ti, porque aos olhos da lei é ilegal e o carro passa automaticamente a ter 2 anos de garantia.

      Pode (e deves!!!) passar o carro na hora para o teu nome. Assim evitas chatices futuras (multas passadas, pedidos de apreensão, etc).

      O metodo de pagamento pode ser qualquer um, contudo eu faria ou por transferencia ou por cheque. Pois ai há uma prova da transferencia do dinheiro. Cheque seria a melhor opção (no meu entender).


      ---
      Eu se tivesse no teu lugar, fugia desse vendedor. Ainda não fez negócio contigo e já quer aldrabar. 20mil notas ainda é dinheiro e o que não falta são stands serios. Se vires que é uma muito boa oportunidade, então vai em frente mas com muita precaução (inspeccionar bem o carro, levar à marca para um diagnostico, etc).

      Comentário


        #4
        boa noite

        Fácil, pegas no papel e ligas a financeira explicando a situação.

        Convêm saber se o carro não está onerado a qualquer outro credor servindo de garantia.

        Quanto à garantia do carro, é de 1 ano obrigatoriamente mas traz papelinho assinado a dizer isso tudo.

        Comentário


          #5
          É preciso ter sempre cuidado, o stand até pode estar de boa fé mas a quem comprou o carro pode vir com problemas de burocracia que nem o stand sabe!

          Por precaução, aconselho a saberes atempadamente no registo automóvel a situação de registo do carro para evitar problemas e só depois passar à compra se estiver tudo bem, principalmente pelo valor do carro que é bastante alto. Atenção, se estiver extinto tens que pagar + €60,00 do que habitual no registo pelo que esse valor deve ser da responsabilidade do stand (há quem diga que não mas pronto!).

          Garantias não sei responder mt bem... penso que legal seja 2 anos mas ha mts a dizer 1 ano. No momento da verdade, é sempre difícil cumprirem com a garantia a não ser mesmo explicito caixa ou motor...

          Quanto ao pagamento e compra tem cuidado, já vi casos em que o comprar final nem pode andar com o carro pq o caso vai para tribunal por causa do crédito não liquidado e enquanto o caso nao estiver resolvido... o carro deverá ficar imóvel... Mas estamos a falar de situações excepcionais.
          Pagamento... sem ser em € vivo!

          Boa sorte!

          Comentário


            #6
            Garantia obrigatória é de 2 anos, pode-se acordar 1 ano mas com isso tem que vir uma baixa de preço. A garantia tem que ser por escrito e essa do motor e caixa e x km é a mesma tanga de sempre.

            Aguarda mais comentários.

            Que carro é?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
              Se o carro tem reserva de propriedade, não te pode vender (na teoria). Antes de comprares o carro, tens de ter os documentos do carro onde esteja extinta a reserva de propriedade (o que não é o caso actual).

              A garantia é de 2 anos. Pode ser reduzida para 1 ano. Não pode ser limitada a certos componentes (como caixa e motor). Penso que também não pode ser limitado em nr de kms, mas carece de confirmação. Se conseguires que o vendedor escreva na factura que o carro só tem essa garantia melhor para ti, porque aos olhos da lei é ilegal e o carro passa automaticamente a ter 2 anos de garantia.

              Pode (e deves!!!) passar o carro na hora para o teu nome. Assim evitas chatices futuras (multas passadas, pedidos de apreensão, etc).

              O metodo de pagamento pode ser qualquer um, contudo eu faria ou por transferencia ou por cheque. Pois ai há uma prova da transferencia do dinheiro. Cheque seria a melhor opção (no meu entender).


              ---
              Eu se tivesse no teu lugar, fugia desse vendedor. Ainda não fez negócio contigo e já quer aldrabar. 20mil notas ainda é dinheiro e o que não falta são stands serios. Se vires que é uma muito boa oportunidade, então vai em frente mas com muita precaução (inspeccionar bem o carro, levar à marca para um diagnostico, etc).
              Obrigado pelos conselhos!!!!
              Todo o cuidado é pouco?
              Ele diz que tem o documento declaração da financeira que extingue o crédito mas que ainda não a entregou.

              Vi na conservatória a reserva da financeira não entendo porquê não o fez por isso estou desconfiado!!!

              Gosto do carro e preço está bom pois é o mais barato em Stands desse ano e com esses km e extras.....mas

              Para agravar o carro está no Sul e eu sou do norte só vi carro por fotos.
              Como não tenho nenhum amigo em lisboa não confirmei no local.
              Tenho confiar nele e ir ao concessionário merc fazer check up antes de o comprar por isso se calhar cheque visado não é grande ideia.
              Se levar cheque visado e depois verificar no local carro não está bem posso desistir e reverter o cheque para mim novamente?
              Editado pela última vez por ferreira2004; 23 February 2010, 23:48.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ferreira2004 Ver Post
                Obrigado pelos conselhos!!!!
                Todo o cuidado é pouco?
                Ele diz que tem o documento declaração da financeira que extingue o crédito mas que ainda não a entregou.

                Vi na conservatória a reserva da financeira não entendo porquê não o fez por isso estou desconfiado!!!

                Gosto do carro e preço está bom pois é o mais barato em Stands desse ano e com esses km e extras.....mas

                Para agravar o carro está no Sul e eu sou do norte só vi carro por fotos.
                Como não tenho nenhum amigo em lisboa não confirmei no local.
                Tenho confiar nele e ir ao concessionário merc fazer check up antes de o comprar por isso se calhar cheque visado não é grande ideia.
                Se levar cheque visado e depois verificar no local carro não está bem posso desistir e reverter o cheque para mim novamente?

                Eu acho que 1º deve ir ver o carro e de preferência com alguem que perceba de carros, só depois deve partir para a compra, se o carro for mesmo um bom negócio.

                Em regra com a declaração de venda segue igualmente o documento de extinsão da reserva, é raro o anterior dono registar essa extinsão, se vir o papel e confirmar na financeira, é porque está tudo bem.

                Comentário


                  #9
                  Já tive uma situação parecida, em que estava até "apaixonado" por um determinado carro (um pré-clássico em muito bom estado) e, na hora de irmos fazer a transferencia de propriedade, em plena loja do cidadão em Sete Rios, vemos que o carro nem sequer estava em nome do "vendedor" - desisti logo do negócio! E como eu estava mentalizado para comprar aquele carro! Mas a razão teve que falar mais alto que a paixão!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Já tive uma situação parecida, em que estava até "apaixonado" por um determinado carro (um pré-clássico em muito bom estado) e, na hora de irmos fazer a transferencia de propriedade, em plena loja do cidadão em Sete Rios, vemos que o carro nem sequer estava em nome do "vendedor" - desisti logo do negócio! E como eu estava mentalizado para comprar aquele carro! Mas a razão teve que falar mais alto que a paixão!

                    Mas este é de Stand clara que está em nome de outro a questão aqui é a reserva de propriedade que ele diz está extinta mas não está registada.
                    Como fazer para me proteger caso haja problemas?

                    Comentário


                      #11
                      Ele que trate do assunto. Se não...

                      Comentário


                        #12
                        Boas
                        A minha melhor sugestão é desistir já do negócio pois há aí situações que levantam algumas dúvidas...
                        Eu trabalho num stand de usados e posso adiantar que o facto de o carro ter reserva de propriedade não significa que o contrato que estava a decorrer não esteja liquidado, o que acontece é que quando um contrato de crédito é liquidado, a instituição financeira de crédito tem legalmente um prazo de 60 dias a contar da data em que a última prestação foi paga para proceder ao envio da extinção de reserva ao cliente (ou stand, caso o stand tenha retomado a viatura e liquidado o contrato que decorria - e esta situação é muito vulgar), este prazo existe porque legalmente os clientes têm 30 dias para poder revogar junto do banco a última prestação paga (revogar quer dizer que podem pedir a devolução dessa última prestação paga). Isto quer dizer que o facto de o carro ter reserva não é grave desde que a extinção de reserva REALMENTE exista!
                        Se só viste fotos do carro, não faças negócio sem o ver, como é que podes saber se o carro realmente existe??
                        Falas de um comerciante, é alguém que tem stand ou um vendedor de rua? (provávelmente não sabes e isso é importantíssimo!) - é que se estiveres a comprar a alguém que não tem stand e tiveres algum problema, o mais certo é nunca mais conseguires contactar quem te vendeu o carro... Se por outro lado comprares num stand, isso já é um pouco mais seguro.
                        Quanto à garantia, NÃO ACEITES motor e caixa nem 10.000 kms.... Para partir um motor ou uma caixa o carro já tem que estar avariado, e além disso, quem te vendeu o carro pode muito bem argumentar que fizeste uma redução de 5ª para 2ª e o motor ou a caixa (ou ambos!!) partem e tu é que tens a culpa...

                        Para testares quem te está a vender o carro faz o seguinte:
                        - Diz que tens uma pessoa conhecida que trabalha numa oficina da marca do carro e que gostavas de o levar lá para fazer o checkup e que o pagas (se o vendedor tiver confiança no qe está a vender, então vaite pôr à vontade para fazeres isso mesmo, mas se te estiver a tentar enganar, vai arranjar forma de te negar esse direito!)
                        - Para saberes se o contrato de crédito está mesmo pago, pede ao vendedor que te diga a matricula do carro e qual a instituição financeira (com esses elementos podes ligar para a financeira e explicar que vais comprar o carro e queres ter confirmação que o contrato está pago, e eles dão-te a informação). Não aceites de forma alguma que seja o vendedor a fazer essa confirmação, nem lhe digas qual a tua intenção, se ele te negar esses dados é porque te quer enganar!

                        Comentário


                          #13
                          Comprar um carro com reserva da propriedade cuja extinção está apenas baseada na palavra do vendedor?

                          Fuja... Poupa no gasoil e continua onde estás

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilviaMoreira Ver Post
                            Boas
                            A minha melhor sugestão é desistir já do negócio pois há aí situações que levantam algumas dúvidas...
                            Eu trabalho num stand de usados e posso adiantar que o facto de o carro ter reserva de propriedade não significa que o contrato que estava a decorrer não esteja liquidado, o que acontece é que quando um contrato de crédito é liquidado, a instituição financeira de crédito tem legalmente um prazo de 60 dias a contar da data em que a última prestação foi paga para proceder ao envio da extinção de reserva ao cliente (ou stand, caso o stand tenha retomado a viatura e liquidado o contrato que decorria - e esta situação é muito vulgar), este prazo existe porque legalmente os clientes têm 30 dias para poder revogar junto do banco a última prestação paga (revogar quer dizer que podem pedir a devolução dessa última prestação paga). Isto quer dizer que o facto de o carro ter reserva não é grave desde que a extinção de reserva REALMENTE exista!
                            Se só viste fotos do carro, não faças negócio sem o ver, como é que podes saber se o carro realmente existe??
                            Falas de um comerciante, é alguém que tem stand ou um vendedor de rua? (provávelmente não sabes e isso é importantíssimo!) - é que se estiveres a comprar a alguém que não tem stand e tiveres algum problema, o mais certo é nunca mais conseguires contactar quem te vendeu o carro... Se por outro lado comprares num stand, isso já é um pouco mais seguro.
                            Quanto à garantia, NÃO ACEITES motor e caixa nem 10.000 kms.... Para partir um motor ou uma caixa o carro já tem que estar avariado, e além disso, quem te vendeu o carro pode muito bem argumentar que fizeste uma redução de 5ª para 2ª e o motor ou a caixa (ou ambos!!) partem e tu é que tens a culpa...

                            Para testares quem te está a vender o carro faz o seguinte:
                            - Diz que tens uma pessoa conhecida que trabalha numa oficina da marca do carro e que gostavas de o levar lá para fazer o checkup e que o pagas (se o vendedor tiver confiança no qe está a vender, então vaite pôr à vontade para fazeres isso mesmo, mas se te estiver a tentar enganar, vai arranjar forma de te negar esse direito!)
                            - Para saberes se o contrato de crédito está mesmo pago, pede ao vendedor que te diga a matricula do carro e qual a instituição financeira (com esses elementos podes ligar para a financeira e explicar que vais comprar o carro e queres ter confirmação que o contrato está pago, e eles dão-te a informação). Não aceites de forma alguma que seja o vendedor a fazer essa confirmação, nem lhe digas qual a tua intenção, se ele te negar esses dados é porque te quer enganar!
                            Muito obrigado pela ajuda

                            O Stand em causa é de Lisboa e tem casa aberta, site, e bastantes carros à venda(30).
                            O homem do Stand garante ter a declaração de extinção que entrega quando formos fazer negócio no entanto na conservatória a reserva continua lá.
                            Tenho a matriculo liguei para a financeira hoje mas eles não me dizem se tem reserva extinta ou não...alegaram segredo profissional...pediram para pedir ao tand que os contacte...????

                            Tenho que fazer 300 km para ver o carro claro que o vou levar ao concessionário mercedes para fazer check up comerciante não se opõe ele garante carro está bom.

                            O que me faz confusão a fazer tantos km pagar e depois decobrir que a reserva está lá e não posso averbar o carro para meu nome.
                            Fica sem caro e sem dinheiro

                            Descobri ainda que tem selo iuc da ano passado por pagar!!!!
                            Quem paga?


                            Em relação a garantia diz que tenho de aceitar 1 ano ou 10 000 km motor e caixa senão tenho que pagar mais!!!!

                            Comentário


                              #15
                              É uma situação bastante comum as viaturas serem entregues com o DUA ainda com uma reserva de propriedade / locação. Normalmente e para evitar registos sobre registos, esta propriedade só é removida quando se averba o carro em nome do novo proprietário.
                              Para comprovar que a situação está regularizada, o stand necessita de ter em sua posse o Mod. 6 (de extinsão de reserva) juntamente com o Mod. 2 ou Modelo único para a venda do carro. Ambos os documentos devem estar devidamente assinados e reconhecidos (o Mod. 2 não necessita de reconhecimento se se tratar de um particular). As financeiras só emitem o Mod.6 ou o Mod. 2 (em caso de ser um Leasing) se a situação com aquele contrato estiver devidamente regularizada.

                              Em relação à garantia, o limite de kms é ilegal tal como o vulgarmente conhecido motor e caixa, sendo que normalmente o motor referem-se apenas ao "bloco do motor" e não os componentes que o compõem (turbos, etc).

                              Em relação ao negócio em si, hoje em dia já não se compra nada por fotografia. O melhor é ires ver o carro primeiro, pois podes gastar 50€ na viagem mas evitar perder 20.000€.

                              Quanto ao pagamento, o mais seguro será sempre o cheque à ordem da empresa.

                              Quanto ao averbamento, no caso de ter ainda reserva o valor é superior a um averbamento. Exige que seja o stand a tratar disso.

                              O IUC agora é um imposto de propriedade. Quem fica em dívida é o anterior proprietário. A tua responsabilidade sobre a viatura só se inicia na data de registo em teu nome. No entanto, tenta averiguar perante as finanças se consegues fazer a liquidação do próximo IUC se estiver ainda o anterior em dívida. Essa questão já me disseram que não tem problema, como já ouvi relatos de pedirem esse pagamento nas finanças...
                              Editado pela última vez por 407coupe; 25 February 2010, 09:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ferreira2004 Ver Post
                                Muito obrigado pela ajuda

                                O Stand em causa é de Lisboa e tem casa aberta, site, e bastantes carros à venda(30).
                                O homem do Stand garante ter a declaração de extinção que entrega quando formos fazer negócio no entanto na conservatória a reserva continua lá.
                                Tenho a matriculo liguei para a financeira hoje mas eles não me dizem se tem reserva extinta ou não...alegaram segredo profissional...pediram para pedir ao tand que os contacte...????

                                Tenho que fazer 300 km para ver o carro claro que o vou levar ao concessionário mercedes para fazer check up comerciante não se opõe ele garante carro está bom.

                                O que me faz confusão a fazer tantos km pagar e depois decobrir que a reserva está lá e não posso averbar o carro para meu nome.
                                Fica sem caro e sem dinheiro

                                Descobri ainda que tem selo iuc da ano passado por pagar!!!!
                                Quem paga?


                                Em relação a garantia diz que tenho de aceitar 1 ano ou 10 000 km motor e caixa senão tenho que pagar mais!!!!
                                Em relação à reserva e o facto de a financeira não informar alegando segredo profissional é um pouco estranho, mas se o stand lhe mostrar a extinção, pode ficar tranquilo - de qualquer forma não abdique de ir junto com o vendedor (ou outro representante do stand) para fazer a transferência de propriedade e exija que ele pague o custo da extinção.

                                Se o stand não se opõe ao check-up, já é um bom sinal.

                                Em relação à garantia, isso já é um pouco mais preocupante pois legalmente a questão da garantia nos usados não é muito concreta, mas o limite de kms e as coberturas se ficarem mencionadas por escrito e você assinar, automáticamente está a aceitá-las, portanto sugiro que fuja a essa situação e exija uma garantia mais abrangente pois é como lhe digo, motor e caixa é o mesmo que nada!!

                                Em relação ao IUC, ele só é sua responsabilidade a partir do momento em que compra o carro - para evitar mais tarde ser incomodado pelas finanças por causa da falta de pagamento dos anos anteriores, exija ao stand uma declaração de venda, a qual deve ter a identificação completa do stand - nome, morada e contribuinte - a sua identificação (comprador) e a da viatura, com a data em que a viatura for comprada (exija também que o stand mencione nessa declaração que a viatura é vendida livre de ónus e encargos - esta é uma forma de se precaver em relação a eventuais situações referentes ao anterior(es) proprietário(s)) - depois, na altura da liquidação do IUC este ano (ou próximo dependendo da data da matrícula portuguesa) mostre essa mesma declaração nas finanças. Assim, pode ficar tranquilo pois as finanças irão cobrar o que está em atraso a quem era proprietário da viatura na altura em que o imposto devia ter sido liquidado. As finanças têm 4 anos para cobrar impostos em atraso, mas vamos supor que você compra o carro agora e o IUC relativo a 2007 não foi pago, quando as finanças detectam, no sistema informático deles apenas conseguem ver quem é o actual proprietário da viatura, mas não sabem se a comprou hoje ou há X tempo, daí a cobrança do imposto em falta ser enviada para o actual proprietário. Se apresentar a declaração de venda emitida pelo stand, automáticamente eles registam essa situação e não lhe vão exigir que pague o que está em atraso - caso exijam (sim, porque há muitos funcionários nas finanças que não sabem o que fazem...) peça para falar com a pessoa responsável da repartição e o problema fica resolvido!

                                No meu entender, esse negócio que pensa fazer só deve ser feito com 3 condições:
                                - o stand efectuar o registo da viatura em seu nome, e na sua companhia e directamente na conservatória do registo automóvel, porque se for numa loja do cidadão ou num notário, ao chegar à conservatória pode não ser aceite!! (ainda há esta semana me aconteceu uma situação desse género em que fui fazer um averbamento de uma viatura em que o proprietário já tinha falecido e embora eu tivesse comigo toda a documentação da habilitação de herdeiros e os respectivos modelos de venda assinados, fui informada no notário que eles podiam fazer o registo mas que se corria o risco de a conservatória não o aceitar!, naturalmente fui fazê-lo na conservatória e pedi informação lá, e eles disseram que esse tipo de averbamento SÓ se faz na conservatória directamente, portanto se eu tivesse avançado com o averbamento feito pelo notário ía ter uma surpresa! estamos sempre a aprender )

                                - exigir uma garantia mais abrangente com todas as coberturas por escrito, e não aceitar limite de kms

                                - o pagamento do carro deve ser feito com cheque ou por transferência NUNCA EM DINHEIRO, de preferência com cheque e escrever no verso do cheque "pagamento total da viatura X com a matrícula Y) e naturalmente ficar com fotocópia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilviaMoreira Ver Post
                                  Em relação à reserva e o facto de a financeira não informar alegando segredo profissional é um pouco estranho, mas se o stand lhe mostrar a extinção, pode ficar tranquilo - de qualquer forma não abdique de ir junto com o vendedor (ou outro representante do stand) para fazer a transferência de propriedade e exija que ele pague o custo da extinção.

                                  Se o stand não se opõe ao check-up, já é um bom sinal.

                                  Em relação à garantia, isso já é um pouco mais preocupante pois legalmente a questão da garantia nos usados não é muito concreta, mas o limite de kms e as coberturas se ficarem mencionadas por escrito e você assinar, automáticamente está a aceitá-las, portanto sugiro que fuja a essa situação e exija uma garantia mais abrangente pois é como lhe digo, motor e caixa é o mesmo que nada!!

                                  Em relação ao IUC, ele só é sua responsabilidade a partir do momento em que compra o carro - para evitar mais tarde ser incomodado pelas finanças por causa da falta de pagamento dos anos anteriores, exija ao stand uma declaração de venda, a qual deve ter a identificação completa do stand - nome, morada e contribuinte - a sua identificação (comprador) e a da viatura, com a data em que a viatura for comprada (exija também que o stand mencione nessa declaração que a viatura é vendida livre de ónus e encargos - esta é uma forma de se precaver em relação a eventuais situações referentes ao anterior(es) proprietário(s)) - depois, na altura da liquidação do IUC este ano (ou próximo dependendo da data da matrícula portuguesa) mostre essa mesma declaração nas finanças. Assim, pode ficar tranquilo pois as finanças irão cobrar o que está em atraso a quem era proprietário da viatura na altura em que o imposto devia ter sido liquidado. As finanças têm 4 anos para cobrar impostos em atraso, mas vamos supor que você compra o carro agora e o IUC relativo a 2007 não foi pago, quando as finanças detectam, no sistema informático deles apenas conseguem ver quem é o actual proprietário da viatura, mas não sabem se a comprou hoje ou há X tempo, daí a cobrança do imposto em falta ser enviada para o actual proprietário. Se apresentar a declaração de venda emitida pelo stand, automáticamente eles registam essa situação e não lhe vão exigir que pague o que está em atraso - caso exijam (sim, porque há muitos funcionários nas finanças que não sabem o que fazem...) peça para falar com a pessoa responsável da repartição e o problema fica resolvido!

                                  No meu entender, esse negócio que pensa fazer só deve ser feito com 3 condições:
                                  - o stand efectuar o registo da viatura em seu nome, e na sua companhia e directamente na conservatória do registo automóvel, porque se for numa loja do cidadão ou num notário, ao chegar à conservatória pode não ser aceite!! (ainda há esta semana me aconteceu uma situação desse género em que fui fazer um averbamento de uma viatura em que o proprietário já tinha falecido e embora eu tivesse comigo toda a documentação da habilitação de herdeiros e os respectivos modelos de venda assinados, fui informada no notário que eles podiam fazer o registo mas que se corria o risco de a conservatória não o aceitar!, naturalmente fui fazê-lo na conservatória e pedi informação lá, e eles disseram que esse tipo de averbamento SÓ se faz na conservatória directamente, portanto se eu tivesse avançado com o averbamento feito pelo notário ía ter uma surpresa! estamos sempre a aprender )

                                  - exigir uma garantia mais abrangente com todas as coberturas por escrito, e não aceitar limite de kms

                                  - o pagamento do carro deve ser feito com cheque ou por transferência NUNCA EM DINHEIRO, de preferência com cheque e escrever no verso do cheque "pagamento total da viatura X com a matrícula Y) e naturalmente ficar com fotocópia
                                  Tenho que discordar com o que está a bold. Um contrato nunca se pode sobrepôr à lei, e neste caso, mesmo que um cliente assine um documento apresentado pelo stand, cuja abrangência seja inferior ao estipulado na lei, este é considerado como não tendo qualquer validade, sendo aplicada a garantia legal de 2 anos. A única excepção são as garantias de 1 ano, em que o cliente dá o seu acordo para a redução do prazo. Por isso, mesmo que se assine um documento referindo que a garantia abrange apenas motor e caixa e algum outro componente avarie, desde que não seja material de desgaste e a avaria não deva a uso indevido, está obrigatoriamente coberto pela garantia. O único senão é por vezes o trabalho/despesas que há até o stand se responsabilizar.

                                  Quanto ao averbamento, o stand, se tivesse feito as coisas como deve ser, já tinha feito a extinção da reserva e colocado o carro em seu nome, sendo agora apenas necessária uma transferência simples que poderia ser feita até online.

                                  Não tendo feito a extinção, realmente o mais aconselhado é ir directamente a um balcão da conservatória.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em relação à garantia já foi quase tudo dito, excepto uma questão.

                                    A abrangência do material de desgaste quando ocorrem problemas é incalculável...

                                    Ou seja, o motor claro que se dasgasta com o esforço\antiguidade... (este é logicamente 1 exemplo exagerado), mas é mt frequente fugirem a responsabilidade, alegando que não se trata de uma avaria, mas de desgaste derivado da utilização...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Tenho que discordar com o que está a bold. Um contrato nunca se pode sobrepôr à lei, e neste caso, mesmo que um cliente assine um documento apresentado pelo stand, cuja abrangência seja inferior ao estipulado na lei, este é considerado como não tendo qualquer validade, sendo aplicada a garantia legal de 2 anos. A única excepção são as garantias de 1 ano, em que o cliente dá o seu acordo para a redução do prazo. Por isso, mesmo que se assine um documento referindo que a garantia abrange apenas motor e caixa e algum outro componente avarie, desde que não seja material de desgaste e a avaria não deva a uso indevido, está obrigatoriamente coberto pela garantia. O único senão é por vezes o trabalho/despesas que há até o stand se responsabilizar.

                                      Quanto ao averbamento, o stand, se tivesse feito as coisas como deve ser, já tinha feito a extinção da reserva e colocado o carro em seu nome, sendo agora apenas necessária uma transferência simples que poderia ser feita até online.

                                      Não tendo feito a extinção, realmente o mais aconselhado é ir directamente a um balcão da conservatória.
                                      O problema em relação à garantia é que a lei não é específica em relação a coberturas e por isso mesmo os stands (os que não são correctos) têm um sem número de hipóteses de se "porem de fora" e fugir às responsabilidades. Eu já pesquisei informação e a lei apenas menciona que o bem tem que satisfazer o fim a que se destina, e por exemplo um carro com o motor de um vidro eléctrico avariado não deixa de andar (ou seja, continua a satisfazer o fim a que se destina) portanto legalmente o motor do vidro está fora da abrangência da garantia (desde que não tenha saído do stand já avariado claro)! dá para perceber por aqui de que forma os stands se podem pôr de fora... e depois há a questão do mau uso do bem, sim porque há muito boa gente que vai fazer rallye com um carro que não é construído para esse efeito e depois vai reclamar ao stand que, por exemplo, partiu um braço de suspensão (e nestes casos ainda têm a lata de acusar o stand de já ter vendido o carro com problemas de suspensão!!!)...
                                      Quando o cliente assina a concordar com uma garantia de motor e caixa ou 10.000 kms, está a concordar e é legal! Já agora, sabem que se o stand escrever que a viatura não tem garantia porque houve um desconto de X ao preço da viatura, e depois se houver uma avaria e o cliente quiser que o stand se responsabilize por ela tem que pagar ao stand esse desconto? pois é... há muitas maneira de se enganarem os clientes.... (infelizmente nem toda a gente lê na integra a documentação que assina e depois tem problemas). E tens toda a razão, o problema é o tempo e custos até que seja comprovado quem tem razão, e quando se compra um carro é porque se precisa dele, não é para andar a resolver problemas, por isso mais vale prevenir do que remediar e acautelar tudo antes da finalização da compra.

                                      Em relação à extinção de reserva, e o facto de a maior parte dos stands não registar os carros em seu nome, existem 2 situações: a 1ª é que o stand corre o risco de ter problemas mantendo a viatura em nome do anterior proprietário (imaginem que o antigo dono tem dívidas fiscais e que as finanças penhoram a viatura? o stand é que fica impedido de a vender até que a dívida fiscal seja paga..). A 2ª situação é que ao extinguir a reserva e registar em nome do stand, a viatura além de ficar com mais 2 registos (o da extinção e o do stand), fica também mais cara porque a extinção custa 63 €, o registo em nome do stand custa outros 63€ e o reconhecimento da assinatura do stand custa mais 20€, e para posterior venda, o stand tem que novamente reconhecer a assinatura e são mais 20€ - só aqui a viatura já custa mais 166 €! E além do mais, os stand não são obrigados a registar as viaturas em seu nome e com isso evitam custos extra, e também não têm facilmente acesso a registo online (isso funciona com um certificado digital que não é fornecido pela conservatória do registo automóvel, mas sim pelas associações do ramo automóvel, incrível não?)

                                      Comentário


                                        #20
                                        um ligeiro offtopic, não compreendo como há stands que não colocam os carros no seu nome.
                                        Além de ser "obrigatório" por lei, senão acresce multa e o antigo proprietário pode cancelar os documentos, fica sujeito a que o carro seja penhorado.

                                        O automovelonline não é nenhum bicho de 7 cabeças, o certificado custa uns 200€ por 3 anos, mas poupa-se muito mais do que isso pois os registos tem 50% desconto e as assinaturas deixam de precisar de ser reconhecidas, ou seja, uma compra com extinção de reserva custa 66€ e depois a venda ao cliente final custa 13€.

                                        Ora, perde 13€ neste caso, mas se deixar passar 60 dias do mod. unico paga a multa, enquanto no online paga só 50% da multa, uma transferência simples paga a custar 46€, enfim, vai em 3 anos recuperar o dinheiro e tem o problema resolvido das penhoras e da confiança com os clientes.

                                        Não acredito que haja stands a arriscar desse modo e a passar a "bola" (risco) para os seus clientes!!!

                                        Nem acredito em clientes que arrisquem dessa maneira.

                                        hoje em dia é tão facil estar legal neste assunto de registos e notariado sem pagar mais por isso!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carro Usado

                                          Vamos a ver se eu sei responder a este caso pelo que li e entendi.

                                          Existem stands que quando faltam poucas mensalidades para serem pagas conseguem - não sei como - ficar com esse carro e dar outro em troca ao cliente. Em qualquer caso, conforme já um vendedor me informou, eu podia deixar o meu carro no stand e levar outro já que só me faltam as últimas 3 mensalidades.

                                          Mas eu ai não sei se pelo financiamento vou ter que acabar por pagar na mesma as 3 mensalidades acrescidas aindas das outras que terei que pagar pelo novo carro, ou se é o cliente que comprará o meu carro que vai ser o responsável por acabar as 3 mensalidades em falta.

                                          Dúvidas sobre estes negócios não faltam, mas já vi uma carrinha da marca Mercedes, com dois anos de uso, que tinha os documentos todos com a indicação de que esse carro pertencia a uma locadora financeira. Que podia comprar lá isso podia dizia-me o vendedor.

                                          Veio ainda o vendedor explicar que esse carro tinha sido apreendido ao seu dono por falta de pagamento e colocado de novo à venda. Fiquei na dúvida de que iria ter que pagar as mensalidades em atraso do outro dono e ainda por cima pagar as minhas mensalidades de compra. O vendedor não soube explicar e eu dei à sola.

                                          Curiosamente, um empréstimo para compra de carro é logo aprovado, mas se eu quiser crédito para uma casa ai a coisa muda toda de figura mesmo que eu tenha a mesma mensalidade para pagar.
                                          Editado pela última vez por krofetys; 27 February 2010, 10:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                            um ligeiro offtopic, não compreendo como há stands que não colocam os carros no seu nome.
                                            Além de ser "obrigatório" por lei, senão acresce multa e o antigo proprietário pode cancelar os documentos, fica sujeito a que o carro seja penhorado.

                                            O automovelonline não é nenhum bicho de 7 cabeças, o certificado custa uns 200€ por 3 anos, mas poupa-se muito mais do que isso pois os registos tem 50% desconto e as assinaturas deixam de precisar de ser reconhecidas, ou seja, uma compra com extinção de reserva custa 66€ e depois a venda ao cliente final custa 13€.

                                            Ora, perde 13€ neste caso, mas se deixar passar 60 dias do mod. unico paga a multa, enquanto no online paga só 50% da multa, uma transferência simples paga a custar 46€, enfim, vai em 3 anos recuperar o dinheiro e tem o problema resolvido das penhoras e da confiança com os clientes.

                                            Não acredito que haja stands a arriscar desse modo e a passar a "bola" (risco) para os seus clientes!!!

                                            Nem acredito em clientes que arrisquem dessa maneira.

                                            hoje em dia é tão facil estar legal neste assunto de registos e notariado sem pagar mais por isso!
                                            como é que o stand pede o certificado digital? Eu perguntei na CRA do porto e informaram que temos que estar inscritos numa associação automóvel (género ACAP, ARAN, etc), pois são essas associações que atribuem os certificados, e eu acho isso um absurdo!!! também questionei acerca do registo provisório e não me sabiam dar informação concreta...
                                            se me souber dar informaçao concreta eu agradeço!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilviaMoreira Ver Post
                                              como é que o stand pede o certificado digital? Eu perguntei na CRA do porto e informaram que temos que estar inscritos numa associação automóvel (género ACAP, ARAN, etc), pois são essas associações que atribuem os certificados, e eu acho isso um absurdo!!! também questionei acerca do registo provisório e não me sabiam dar informação concreta...
                                              se me souber dar informaçao concreta eu agradeço!
                                              ligue, por exemplo, para a anecra, têm preço para sócio e não sócios.

                                              Anecra

                                              salvo erro são 180€ ou 250€ por 3 anos, vale a pena fazer por 3 anos, pois 1 ano passa depressa.

                                              ao principio parece complicado de instalar, de usar etc, mas se não formos resistentes à mudança e perdermos um bocadinho de tempo com aquilo, dormimos muito mais descansados com o problema das penhoras, das multas, dos selos, da responsabilidade em circular com os carros e podemos vender com a confiança que está tudo legal...

                                              Comentário


                                                #24
                                                LOL... A partir do momento em que ele me dizia que a garantia só cobria motor e caixa eu dizia-lhe: XAU E ADEUS...

                                                Escumalha desta há muito por aí em stands de esquina... 99% deles não são pessoas com escrupulos ou de boa índole...
                                                Com esse dinheiro, vai a um stand e compra novo, mesmo que não sendo o carro dos teus sonhos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                                  um ligeiro offtopic, não compreendo como há stands que não colocam os carros no seu nome.
                                                  Além de ser "obrigatório" por lei, senão acresce multa e o antigo proprietário pode cancelar os documentos, fica sujeito a que o carro seja penhorado.
                                                  Obrigatório??? Desde quando? Nunca o foi!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                    Obrigatório??? Desde quando? Nunca o foi!
                                                    por acaso viste as aspas???

                                                    pelo artigo 42º do RRA o prazo é de 60 dias.

                                                    Escrevi "obrigatório" entre aspas porque:

                                                    a partir daí existe multa
                                                    a partir daí o anterior proprietário pode pedir cancelamento dos documentos
                                                    a partir daí se houver falência, penhoras etc é responsabilidade de quem não cumpriu o prazo
                                                    se houver mudança de impressos, a partir dos 60 dias não são aceites ( e aconteceu 2 vezes recentemente com a alteração do mod2 e depois do mod único)

                                                    enfim, se quiseres eu tiro as aspas à palavra e coloco - altamente recomendável!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por acaso não... mas isso não é razão para responderes assim.
                                                      De qualquer forma, não há nada que os obrigue eficazmente a faze-lo, dai o costume repete-se vezes sem conta...
                                                      Há de tudo, venderem carros com reserva de propriedade, sem granatias algumas, etc etc etc..
                                                      Quem está dentro desse meio sabe que há histórias que não lembram ao diabo.
                                                      Parte da culpa é de quem compra também..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilviaMoreira Ver Post
                                                        (...)

                                                        Em relação à extinção de reserva, e o facto de a maior parte dos stands não registar os carros em seu nome, existem 2 situações: a 1ª é que o stand corre o risco de ter problemas mantendo a viatura em nome do anterior proprietário (imaginem que o antigo dono tem dívidas fiscais e que as finanças penhoram a viatura? o stand é que fica impedido de a vender até que a dívida fiscal seja paga..). A 2ª situação é que ao extinguir a reserva e registar em nome do stand, a viatura além de ficar com mais 2 registos (o da extinção e o do stand), fica também mais cara porque a extinção custa 63 €, o registo em nome do stand custa outros 63€ e o reconhecimento da assinatura do stand custa mais 20€, e para posterior venda, o stand tem que novamente reconhecer a assinatura e são mais 20€ - só aqui a viatura já custa mais 166 €! E além do mais, os stand não são obrigados a registar as viaturas em seu nome e com isso evitam custos extra, e também não têm facilmente acesso a registo online (isso funciona com um certificado digital que não é fornecido pela conservatória do registo automóvel, mas sim pelas associações do ramo automóvel, incrível não?)
                                                        O que está a bold é perfeitamente passível de ser contornado através do registo online.

                                                        Acima de tudo, não passar o carro para nome do stand é desrespeitar a lei, uma vez que há um prazo legal de 60 dias para regularizar a propriedade da viatura. Com sorte ainda apanham clientes, como eu, que quando vendem, ao fim dos 60 dias e mais um bocadinho, mandam apreender o carro.

                                                        Como já aqui disseram é porssível o stand pedir o certificado digital para poder aceder ao registo online. Este registo permite que o stand coloque o carro emseu nome por apenas 13€, tendo 50% de desconto em todos os actos de registo. Além disso o registo é provisório, passando a efectivo apenas no caso em que não se faça nova transmissão de propriedade no prazo de 180 dias e, quando esta for feita, custa apenas 33€, podendo este valor ser debitado ao comprador (isto está escarrapachado na lei!!). Mesmo que não fosse provisório, o nº de registos já não aparece no DUA.

                                                        Ou seja, não há desculpas para não averbar os carros em nome dos stands!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                          Por acaso não... mas isso não é razão para responderes assim.
                                                          De qualquer forma, não há nada que os obrigue eficazmente a faze-lo, dai o costume repete-se vezes sem conta...
                                                          Há de tudo, venderem carros com reserva de propriedade, sem granatias algumas, etc etc etc..
                                                          Quem está dentro desse meio sabe que há histórias que não lembram ao diabo.
                                                          Parte da culpa é de quem compra também..
                                                          respondi exactamente da mesma maneira que tu, se reparares, usei os mesmos 3 pontos de interrogação e o ponto de exclamação.

                                                          foi de propósito, na boa.

                                                          quanto à maneira de obrigar, começa no cliente, que ao ser exigente, não só no preço mas no sitio onde compra, os "artistas de circo" que teimam em vender carros "mais barato" (especie de taxfree, pois não querem pagar impostos nem dar garantias) deixam de vender.
                                                          Como dizes e bem, parte da culpa é de quem compra, não queiram comprar lebre pelo preço de gato e depois quiexarem-se que afinal era mesmo gato..

                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          O que está a bold é perfeitamente passível de ser contornado através do registo online.

                                                          Acima de tudo, não passar o carro para nome do stand é desrespeitar a lei, uma vez que há um prazo legal de 60 dias para regularizar a propriedade da viatura. Com sorte ainda apanham clientes, como eu, que quando vendem, ao fim dos 60 dias e mais um bocadinho, mandam apreender o carro.

                                                          Como já aqui disseram é porssível o stand pedir o certificado digital para poder aceder ao registo online. Este registo permite que o stand coloque o carro emseu nome por apenas 13€, tendo 50% de desconto em todos os actos de registo. Além disso o registo é provisório, passando a efectivo apenas no caso em que não se faça nova transmissão de propriedade no prazo de 180 dias e, quando esta for feita, custa apenas 33€, podendo este valor ser debitado ao comprador (isto está escarrapachado na lei!!). Mesmo que não fosse provisório, o nº de registos já não aparece no DUA.

                                                          Ou seja, não há desculpas para não averbar os carros em nome dos stands!
                                                          yap, é isso mesmo com a pequena diferença que paga-se sempre 33€ na aquisição e só 13€ na venda.
                                                          Neste momento já nem se existe regime transitório, apenas houve essa designação a principio para registar carros que estavam em stock com data anteriores a 31/12/2007.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                                            (...)yap, é isso mesmo com a pequena diferença que paga-se sempre 33€ na aquisição e só 13€ na venda.
                                                            Neste momento já nem se existe regime transitório, apenas houve essa designação a principio para registar carros que estavam em stock com data anteriores a 31/12/2007.
                                                            Sim, tens toda a razão, troquei os valores.

                                                            Quanto ao regime transitório, não falei nele. Falei em registo provisório, e este existe.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X