Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aos Alfistas ! Alfa 156 JTD

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aos Alfistas ! Alfa 156 JTD

    Bom dia a todos,

    A pedido de um amigo venho pedir uma ajuda aos Alfistas cá do forum visto que eu nao estou muito por dentro deste tipo de carros!

    Ora então o meu amigo tem 14/15 mil € para gastar numa Carrinha Diesel !

    Entre muitos carros os que mais lhe agrada dentro deste valor é a 156 Sportwagon JTD .

    Aqui começam as duvida ! Pelo que vejo pelo StandVirtual existe
    1.9 JTD 115cv
    1.9 JTD 140cv
    1.9 JTD 150cv

    Destes 3 motores qual o mais fiável ? e mais barato de manter a nivel de revisões ? Sei que têm bastantes condicionantes a nivel da Distribuição certo ?



    Outra questão é a seguinte :

    Porque é que este carro:
    Alfa Romeo 156 Sportwagon 1.9 JTD16V SPORT, 13.900 EUR, Braga - Standvirtual

    Tem uma frente diferente do abaixo indicado visto que sao do mesmo ano e mes

    Alfa Romeo 156 Sportwagon 16V mJet Progressive, 14.600 EUR, OEIRAS - Standvirtual

    O ultimo tem uma frente mais moderna e bonita ... Qual a explicação ?



    Peço desculpa por tanta pergunta, mas o meu amigo está em vias de se registar cá no forum para esclarecer mais alguma coisa !

    Já agora se tiverem sugestões de carros à venda para ele ir ver agradeço!


    Um abraço a todos!

    #2
    Boas!

    O motor de 115cv é de 8v (unijet) e os outros de 16v (multijet), mesmo bloco com diferentes cabeças.
    O primeiro é mais económico e em termos de andamento não fica muito atrás, apesar da diferença de números ser considerável..
    Fiabilidade diria que estão no mesmo patamar, lá em cima.

    A distribuição muda-se a cada 120mil ou 5 anos e revisões são iguais.

    Este modelo sofreu um restyling em 2004, mas é como tudo as matriculas saem conforme o escoamento dos stocks... ainda encontras alguns de 2005 com o modelo antigo.

    Convém ver com bastante atenção:
    - barulhos na suspensão - os braços eram trocados +- aos 120mil, mas claro que depende do cuidado do dono. Se estiverem ruins, faz imenso barulho em piso degradado.

    - apoios do motor, que penso que a troca até era suportada pela Alfa/Lancia/Fiat por se degradarem muito depressa . O motor passa muita vibração (notável) para o carro e faz mais barulho.

    - Termostato, o motor leva alguns minutos a aquecer e mantem-se estável nos 88ºC.

    De resto são os cuidados normais na compra de um usado...

    Comentário


      #3
      Mas eu ouvi falar que os JTD's mudavam distribuição de 60 em 60 mil ... ?

      Comentário


        #4
        Começando pelo fim:

        - o facto de terem registo do mesmo ano, mas a segunda ser uma MKII, significa, em principio, que a primeira esteve sem registo bastante tempo, talvez num concessionário oficial. É que a primeira deve ser de 2002...;

        - os três motores são muito fiáveis, não sendo de registo qualquer diferença neste aspecto. De notar que o primeiro é um 8v, o último desta serie.

        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
        ? Sei que têm bastantes condicionantes a nivel da Distribuição certo ?
        Errado. Não existem quaisquer condicionantes ao nível da distribuição. Quando muito deve haver aí alguma confusão com os TS que necessitam de mudar a correia de distribuição a cada 60kkms ou 3 anos.

        Comentário


          #5
          Ah essa questão da distribuição só se aplica aos modelos TS ... pensei que os JTD também sofriam do mesmo mal ...

          Ok , entao ele quer definitivamente uma MKII ... Esse reestiling saiu em 2003 ? (janeiro ? )

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
            Convém ver com bastante atenção:
            - barulhos na suspensão - os braços eram trocados +- aos 120mil, mas claro que depende do cuidado do dono. Se estiverem ruins, faz imenso barulho em piso degradado.
            Os braços, mais precisamente os triângulos inferiores e superiores, não têm substituição marcada. Podem necessitar de cuidados acrescidos mais cedo, a começar pelos superiores (os mais baratos) e depois os inferiores (mais caros). Há ainda a registar alguns cuidados com a barra estabilizadora e com os respectivos tirantes.

            Além de "chiadeira" quando a ultrapassar pequenas lombas, pode-se notar um certo barulho (como toq toq toq) quando em piso menos bom, assim como algum barulho da direcção em manobras. São todos sintomas relacionados com o que referi acima.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Ah essa questão da distribuição só se aplica aos modelos TS ... pensei que os JTD também sofriam do mesmo mal ...

              Ok , entao ele quer definitivamente uma MKII ... Esse reestiling saiu em 2003 ? (janeiro ? )
              Há quem não concorde comigo mas eu costumo dizer que o 156 teve, também, um MKIII. O original MKI teve pequenas alterações estéticas exteriores, com os espelhos pintados, assim como a zona envolvente dos farois de nevoeiro. Depois, a MKII veio com o novo interior, e a MKIII juntou a novo exterior, com significativas mudanças na frente e traseira.

              Basicamente o último saiu no último trimestre de 2002. Mas é mais fácil encontra-lo cá a partir de 2003.

              Comentário


                #8
                Entao a partir de 2003 temos as versões mais actuais certo ? ou seja uma de 2003/2004 é igual a uma de 2005 ?

                Desculpa tanta pergunta

                Comentário


                  #9
                  Exacto. Desde que seja com o exterior novo. Só há uma alteração: o motor passou dos 140 para os 150 nas mais recentes SW.

                  Comentário


                    #10
                    Correcto. O motor nao é preciso ser o de 150cv ... qualquer um serve.

                    Ele quer é um carrinha bem equipada em bom estado !


                    Ja agora para alem do standvirtual ...onde será um bom local para procurar estes carros ?

                    A Alfa tem secção de usados ? (já é um pouco antiga se calhar já nao têm nada)

                    Comentário


                      #11
                      Bom tópico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                        Correcto. O motor nao é preciso ser o de 150cv ... qualquer um serve.

                        Ele quer é um carrinha bem equipada em bom estado !


                        Ja agora para alem do standvirtual ...onde será um bom local para procurar estes carros ?

                        A Alfa tem secção de usados ? (já é um pouco antiga se calhar já nao têm nada)
                        Dá uma vista de olhas na Autoexpert.pt
                        És do Porto? Ainda existem algumas retomas que podem ser bons negocios...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                          Dá uma vista de olhas na Autoexpert.pt
                          És do Porto? Ainda existem algumas retomas que podem ser bons negocios...
                          Eu sou do Porto mas vivo em madrid . O meu colega é do Porto / Maia.

                          Comentário


                            #14
                            Alfa Romeo 156 Sportwagon Distintive OPORTUNIDADE UNICA, 12.500 EUR, Senhora Da Hora - Standvirtual

                            O que dizem ...

                            Comentário


                              #15
                              Parece uma boa opção mas só vendo inloco. Vem com jantes de 16", ao contrário do "normal" em 17". Acho que vale a pena ir ver, pois também tem o interior em pele e que lhe fica muito bem.

                              Comentário


                                #16
                                Pois ja reparei que as jantes sao mais pequenas que o normal ... nao devem ser de origem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                  Pois ja reparei que as jantes sao mais pequenas que o normal ... nao devem ser de origem.
                                  São originais Alfa, mas raras de ver. As que tiveram muita saida foram mesmo as de 17".

                                  Tens p.m.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os JTD 105, 110 e 115cv são 8v e Unijet e são muito fiáveis, já vi muitos com grande quilometragens e sem qualquer problema, inclusive um que foi aberto por uma razão qualquer não relacionada directamente com o motor e com 400mil kms tinhas as folgas todas de origem! Penso que até a própria junta da cabeça do motor é em chapa e não "cartão".

                                    Bom, de qualquer forma os de 140 ou 150 cavalos são também fiáveis e serão até certo ponto uma melhor compra. A condução é diferente, os 8v têm muita força mas depois das 4000RPM já começam a "moer" enquanto que os 16v têm um "poço" em baixas não muito agradável mas depois andam muito mais. Por norma os 16v (140 e 150 cavalos) vêm também associados às novas linhas do 156, que parecem agradar mais à maioria das pessoas.

                                    É escolher o melhor negócio e o que agradar mais. Adoro o meu .

                                    PS: Alfa Romeo 156 Sport 1.9 JTD 110cv 2002 MKI
                                    Editado pela última vez por ciber007; 24 February 2010, 13:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na minha opinião tentaria ver Alfas com menos quilómetros. Nunca pondo a fiabilidade em causa (já tive um JTD), mas para o teu amigo conseguir maior longevidade com a carrinha.
                                      Não sei se estas te agradarão, mas é sempre um negócio a ponderar:

                                      Alfa Romeo 156 Sportwagon 156 sportwagon, 12.500 EUR, BRAGA - Standvirtual
                                      Alfa Romeo 156 Sportwagon Sport, 12.000 EUR, Vila Real - Standvirtual

                                      De qualquer das formas, ambas estão a ser vendidas por valores negociáveis, poderás conseguir menos daquilo que o vendedor pede!

                                      Para mais ajuda, dispõe, estaremos por aqui para te ajudar no que for possível
                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                        Há quem não concorde comigo mas eu costumo dizer que o 156 teve, também, um MKIII. O original MKI teve pequenas alterações estéticas exteriores, com os espelhos pintados, assim como a zona envolvente dos farois de nevoeiro. Depois, a MKII veio com o novo interior, e a MKIII juntou a novo exterior, com significativas mudanças na frente e traseira.

                                        Basicamente o último saiu no último trimestre de 2002. Mas é mais fácil encontra-lo cá a partir de 2003.
                                        Olha que esse MKII foi o que trouxe o interior novo E os pormenores exteriores actualizados: espelhos pintados, frisos também pintados, possíbilidade de xenon, jantes novas (as Sport que estavam reservadas para o Selespeed ficaram amplamente disponíveis e passaram basicamente a ser as jantes "default")

                                        Já o MKIII trouxe as tais alterações estéticas by Giugiaro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pelas sugestões ... ele procura uma coisa mais recente do que 2002 ... talves 2004 !!

                                          Existe bastante oferta ... mas todos com bastantes Km's ! Agora é preciso esperar a ver o que aparece.

                                          Pessoalmente gosto mais da grelha com os cromados Pos-Restyling ! Preta com Estofos em pele creme ! fica linda!


                                          Aceitam-se sugestões

                                          Obrigado !
                                          Editado pela última vez por Duratorq; 24 February 2010, 14:12.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                            Olha que esse MKII foi o que trouxe o interior novo E os pormenores exteriores actualizados: espelhos pintados, frisos também pintados, possíbilidade de xenon, jantes novas (as Sport que estavam reservadas para o Selespeed ficaram amplamente disponíveis e passaram basicamente a ser as jantes "default")

                                            Já o MKIII trouxe as tais alterações estéticas by Giugiaro.
                                            O MKII trouxe o interior novo, e foi precisamente isso que eu disse. Mas antes de sair com o interior novo (MKII) saiu com os espelhos pintados assim como a parte junto aos farois de nevoeiro. Eu deveria ter chamado MK1,5 e não MKI (uma vez que esse é o original).
                                            A possibilidade de Xenon só ficou disponivel no MKIII.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui está um MK 1,5 (espelhos e frisos pintados à cor) mas com o primeiro interior.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um MKIII

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um MKI

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                    Um MKI

                                                    Mas com jantes MKII pois sairam depois de ter saido o 147 em finais de 2000.

                                                    No MKI sairam basicamente 2 jantes. As Sport que vemos acima com 6 circulos em 16" e as de 15" com 8 furos:




                                                    E por final são raros em Portugal as versões de tampões.
                                                    Editado pela última vez por Gib; 24 February 2010, 16:21.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                      O MKII trouxe o interior novo, e foi precisamente isso que eu disse. Mas antes de sair com o interior novo (MKII) saiu com os espelhos pintados assim como a parte junto aos farois de nevoeiro. Eu deveria ter chamado MK1,5 e não MKI (uma vez que esse é o original).
                                                      A possibilidade de Xenon só ficou disponivel no MKIII.
                                                      Ó Throttleman, mas eu não digo que não disseste isso, eu disse é que esse MKII trouxe o interior novo e em simultâneo as alterações exteriores (os detalhes novos).

                                                      Quanto ao xenon estou bastante seguro que essas alterações o trouxeram também, foi na altura em que eu comprei o meu 147 e passava os dias na Quadrifólio
                                                      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                      Aqui está um MK 1,5 (espelhos e frisos pintados à cor) mas com o primeiro interior.

                                                      Esse de facto é um MKI (aparentemente pelas jantes) e eu pessoalmente diria que essas partes novas pintadas foram feitas a nível pessoal

                                                      Em todo o caso, se houveram essas pequenas alterações (de pintura apenas) antes de entrar o MKII em cena, o MKII trouxe mais, trouxe o adeus a essas jantes, a opção do xenon e penso que até as ópticas da frente passaram a ser "clear".

                                                      Comentário


                                                        #28


                                                        O Objectivo era encontrar algo assim ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                                                          Mas com jantes MKII pois sairam depois de ter saido o 147 em finais de 2000.

                                                          No MKI sairam basicamente 2 jantes. As Sport que vemos acima com 6 circulos em 16" e as de 15" com 8 furos:

                                                          http://www.harikaarabalar.com/data/m...1024x768_1.jpg

                                                          Raros em Portugal as versões de tampões.
                                                          Aquelas jantes saíram antes do 147 mas eram exclusivas do Selespeed

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                            Aquelas jantes saíram antes do 147 mas eram exclusivas do Selespeed
                                                            Tens razão, mas não estava a contar com o 2.0 TS Selespeed nem com o GTA, apenas por coisas mais mundanas. As proprias jantes chamam-se Selespeed.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X