Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Fluence Vs Renault Mégane II 4p...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Fluence Vs Renault Mégane II 4p...

    Pois é...

    Hoje como tinha um tempinho livre, acabei por passar num representante da Renault e acabei por descobrir o novo Renault Fluence.

    Decidi então compará-lo com o Mégane II de 4 portas que recentemente veio cá para casa.

    Exteriormente, é maior.

    Nota-se claramente o aumento dos vãos dianteiro e traseiro, embora tenham recorrido a truques estilísticos para reduzir a volumetria e aparência volumosa dos mesmos.

    A altura dos vidros é cada vez menor, com os efeitos crónicos que isso acarreta em termos de visibilidade e luminosidade no interior do veículo.

    Qualitativamente, a carroçaria não me mereceu reparos, tudo no sítio e elementos abríveis a fecharem à primeira e sem esforço, acompanhados do tal som seco, tão do agrado da malta.


    Acedo ao interior e apanho uma primeira ilusão...

    Os bancos da frente são parcos no apoio das pernas, por contraste com o Mégane, sendo que este não sendo exemplar, está melhor dotado neste ponto.

    Já o apoio lombar, não merece crítica e é de saudar uma utilização mais intuitiva do comando de regulação do referido apoio.

    A posição de condução do Fluence, é exactamente a mesma da do Mégane II. Nada de revolução neste campo, o que me leva a dizer que não teria nenhuma dificuldade em adaptar-me.

    O comando da caixa, está melhor. Mas ainda assim "arranha"... (será que nunca mais acertam com isto ???)

    O tablier apresenta-se agora mais limpo e o número de peças e pecinhas que o constituem são em menor número, o que deixa antever que o aparecimento de grilos demore mais tempo, dado que o número de junções e uniões foi amplamente reduzido.

    O GPS Tom-Tom é de série, o que para mim é horrível, dado que a implantação do monitor LCD é de bradar aos céus e totalmente de "baixa gama"...

    A aparência do tablier não me merece crítica no que toca ao material de que é construído. Material esse que se repete no topo de cada forro existente nas portas, numa tira na base de cada janela.

    Daí para baixo, o resto das portas é feito de material rígido. Aqui, e para mim, o Mégane II leva uma clara vantagem, pois aposta em tecido numa maior parte do forro, deixando apenas o plástico mais rijo para as partes baixas.

    Continuando a avaliar o resto do habitáculo, apanho mais uma desilusãozita...

    O número de compartimentos porta-objectos bem como a sua volumetria foi drasticamente reduzido em relação ao Mégane II 4p.

    O Fluence, comparativamente ao Mégane, perdeu:
    - Os alçapões colocados no piso nos lugares da frente;
    - Os alçapões existentes nos apoios de braços das portas da frente;
    - O porta-objectos colocado na chapeleira por detrás do banco traseiro.

    E viu reduzida a capacidade:
    - Do porta-luvas;
    - Do compartimento existente por debaixo do apoio de braços central entre os bancos da frente;
    - Das bolsas existentes nas 4 portas.

    Ainda no habitáculo, noto que o tecto de abrir agora recolhe para dentro, o que acaba por reduzir o espaço interior em altura no banco de trás.

    O espaço dado aos passageiros atrás é similar ao Mégane II, ligeiramente mais largo e largo (mas não foi um crescimento extraordinário). Nota positiva para as saídas de ar reguláveis (de série) para os passageiros do banco de trás.

    Saio do habitáculo e resta-me analisar a mala...

    Se a abertura é maior, o acesso à mesma faz-se mais facilmente.

    Porém, a mesma é menos profunda que a do Mégane e ainda é mais penalizada na capacidade de arrumação pelo facto das dobradiças da tampa da mala interferirem, roubando imenso espaço.


    Resumindo...

    Apesar do nível qualitativo ser maior comparativamente ao seu "antecessor", o que eu notei é que a Renault andou a poupar imenso, simplificando e utilizando soluções mais simples e por isso, mais económicas.


    Por último, não posso deixar de me mostrar claramente desagradado com o catálogo do modelo.

    Este vem praticamente todo ilustrado com as duas versões que não se vendem em Portugal, a Expression (ambiente a 2 tons) e a Privilège (ambiente bege).

    Isto para não falar nas calinadas cometidas na tradução do mesmo da versão Francesa e na descrição dos equipamentos... Uma nódoa autêntica


    Infelizmente, não deu para mais, não estava disponível uma unidade para dar uma voltinha... Fica para uma próxima.

    Mas não me convenceu...





    ... muito !

    Ficou a meio tom...

    #2
    Descrição muito interessante!

    Tenho uma pessoa amiga indecisa entre o Fluence e Octavia. Sei que o segundo já o testou e não ficou desgradada, mas ainda não experimentou a marca do losango!

    Para variar, é uma pessoa que não gosta de carrinhas! Sei ainda que já pôs de parte o Mazda 3, mas não sei porquê!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      o que eu notei é que a Renault andou a poupar imenso, simplificando e utilizando soluções mais simples e por isso, mais económicas.
      O Fluence/SM3 é feito para mercados do EuroMed, além da Coreia do Sul. Tem um eixo traseiro mais simples, perde certos equipamentos tais como o quadro de instrumentos digital, leva com o comando foleiro para comandar o TomTom, etc.

      De qualquer modo, é um carro que não resultou muito mal no plano estético, porque resolve melhor a traseira que o seu antecessor, na minha opinião. Nunca gostei do desenho da tampa da mala do Megane II Sedan, sorry

      Gosto particularmente da forma como resolveram o pilar C, apesar de ser uma descarada cópia do que faz tradicionalmente a BMW e que tem sido copiado por muitos.

      Pena a frente ser algo esquisita, numa vista frontal superior parece que foi espalmada/que está a levantar voo.

      O Fluence tem uma grande vantagem face ao seu antecessor que é parecer mais "carrão" sendo um low-cost dentro da gama Megane. Logo a Renault fez um bom exercício, porque poupando, tem um resultado final melhor para o consumidor geral.
      Editado pela última vez por Andre; 02 March 2010, 10:30.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        O Fluence/SM3 é feito para mercados do EuroMed, além da Coreia do Sul. Tem um eixo traseiro mais simples, perde certos equipamentos tais como o quadro de instrumentos digital, leva com o comando foleiro para comandar o TomTom, etc.
        Já li na mesma fonte que o eixo traseiro provinha do Mégane II como vinha do lado da Nissan. Fiquei na mesma.


        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        De qualquer modo, é um carro que não resultou muito mal no plano estético, porque resolve melhor a traseira que o seu antecessor, na minha opinião. Nunca gostei do desenho da tampa da mala do Megane II Sedan, sorry
        É normal ninguém gostar dele e não me rala minimamente.

        Olha que por vezes dou por mim a verificar esse mesmo pormenor que referes e, efectivamente, constato que a linha de tejadilho começa por ter uma curvatura suave e que de um momento para o outro é interrompida, de forma algo abrupta. Faz lá falta um prolongamento, lá isso falta...

        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        O Fluence tem uma grande vantagem face ao seu antecessor que é parecer mais "carrão" sendo um low-cost dentro da gama Megane. Logo a Renault fez um bom exercício, porque poupando, tem um resultado final melhor para o consumidor geral.
        A Renault tenta claramente colocar o Fluence ligeiramente acima do Mégane em termos de apresentação, quase se imiscuindo no segmento do Laguna.

        Até parece que está a tentar alguns clientes ao Laguna, por este não os convencer ou estar fora do orçamento, propondo uma solução mais clássica mais apreciada no segmento D.

        Mas por outro lado erra ao colocar apenas uma motorização algo fraca (apenas o 1.5 dCi está disponível) e num nível de acabamento / equipamento...
        Editado pela última vez por DeCeIi; 02 March 2010, 19:25. Razão: erro gramatical

        Comentário


          #5
          Excelente relato da comparação

          Partilho a mesma opinião em relação ao revistimento das portas e ecran do gps, penso que tem um aspecto demasiado "barato", o que não assenta nada bem num carro com as aspirações do Megane III.

          Fiquei espantado com o facto do Fluence ter perdido em espaços de arrumação relativamente ao Megane 4p. Não tendo ainda "analisado" o Fluence, posso apenas comparar o novo megane com o megane II e neste aspecto, o III ganha claramente em espaços de arrumação e volumetria dos mesmos (alçapões nos bancos dianteiros, porta-luvas bastante grande, espaço por baixo do apoio de braço, etc)

          Cumps

          EDIT: o facto relatado da tradução do catálogo e de os níveis de equipamento disponíveis nem serem comercializados no mercado português, é inadmissível... Não compreendo, na minha opinião, a renault nunca teve muito interesse em que o megane de 4p fosse um carro de sucesso, não percebo porquê e não consigo explicar muito bem este meu ponto de vista.
          Editado pela última vez por topspeed; 02 March 2010, 20:26.

          Comentário


            #6
            Està aqui um excelente relato.
            Na quinta feira passada tive oportunidade de ver o carro ao vivo num stand da Renault mas apenas vi o exterior pois estava com pressa. E posso dizer do que vi gostei. A autofoco fez um comparativo com a octavia e o fluence ganhou o comparativo, por isso não deve ser um mau produto.
            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Pois é...

              Hoje como tinha um tempinho livre, acabei por passar num representante da Renault e acabei por descobrir o novo Renault Fluence.

              Decidi então compará-lo com o Mégane II de 4 portas que recentemente veio cá para casa.

              Exteriormente, é maior.

              Nota-se claramente o aumento dos vãos dianteiro e traseiro, embora tenham recorrido a truques estilísticos para reduzir a volumetria e aparência volumosa dos mesmos.

              A altura dos vidros é cada vez menor, com os efeitos crónicos que isso acarreta em termos de visibilidade e luminosidade no interior do veículo.

              Qualitativamente, a carroçaria não me mereceu reparos, tudo no sítio e elementos abríveis a fecharem à primeira e sem esforço, acompanhados do tal som seco, tão do agrado da malta.


              Acedo ao interior e apanho uma primeira ilusão...

              Os bancos da frente são parcos no apoio das pernas, por contraste com o Mégane, sendo que este não sendo exemplar, está melhor dotado neste ponto.

              Já o apoio lombar, não merece crítica e é de saudar uma utilização mais intuitiva do comando de regulação do referido apoio.

              A posição de condução do Fluence, é exactamente a mesma da do Mégane II. Nada de revolução neste campo, o que me leva a dizer que não teria nenhuma dificuldade em adaptar-me.

              O comando da caixa, está melhor. Mas ainda assim "arranha"... (será que nunca mais acertam com isto ???)

              O tablier apresenta-se agora mais limpo e o número de peças e pecinhas que o constituem são em menor número, o que deixa antever que o aparecimento de grilos demore mais tempo, dado que o número de junções e uniões foi amplamente reduzido.

              O GPS Tom-Tom é de série, o que para mim é horrível, dado que a implantação do monitor LCD é de bradar aos céus e totalmente de "baixa gama"...

              A aparência do tablier não me merece crítica no que toca ao material de que é construído. Material esse que se repete no topo de cada forro existente nas portas, numa tira na base de cada janela.

              Daí para baixo, o resto das portas é feito de material rígido. Aqui, e para mim, o Mégane II leva uma clara vantagem, pois aposta em tecido numa maior parte do forro, deixando apenas o plástico mais rijo para as partes baixas.

              Continuando a avaliar o resto do habitáculo, apanho mais uma desilusãozita...

              O número de compartimentos porta-objectos bem como a sua volumetria foi drasticamente reduzido em relação ao Mégane II 4p.

              O Fluence, comparativamente ao Mégane, perdeu:
              - Os alçapões colocados no piso nos lugares da frente;
              - Os alçapões existentes nos apoios de braços das portas da frente;
              - O porta-objectos colocado na chapeleira por detrás do banco traseiro.

              E viu reduzida a capacidade:
              - Do porta-luvas;
              - Do compartimento existente por debaixo do apoio de braços central entre os bancos da frente;
              - Das bolsas existentes nas 4 portas.

              Ainda no habitáculo, noto que o tecto de abrir agora recolhe para dentro, o que acaba por reduzir o espaço interior em altura no banco de trás.

              O espaço dado aos passageiros atrás é similar ao Mégane II, ligeiramente mais largo e largo (mas não foi um crescimento extraordinário). Nota positiva para as saídas de ar reguláveis (de série) para os passageiros do banco de trás.

              Saio do habitáculo e resta-me analisar a mala...

              Se a abertura é maior, o acesso à mesma faz-se mais facilmente.

              Porém, a mesma é menos profunda que a do Mégane e ainda é mais penalizada na capacidade de arrumação pelo facto das dobradiças da tampa da mala interferirem, roubando imenso espaço.


              Resumindo...

              Apesar do nível qualitativo ser maior comparativamente ao seu "antecessor", o que eu notei é que a Renault andou a poupar imenso, simplificando e utilizando soluções mais simples e por isso, mais económicas.


              Por último, não posso deixar de me mostrar claramente desagradado com o catálogo do modelo.

              Este vem praticamente todo ilustrado com as duas versões que não se vendem em Portugal, a Expression (ambiente a 2 tons) e a Privilège (ambiente bege).

              Isto para não falar nas calinadas cometidas na tradução do mesmo da versão Francesa e na descrição dos equipamentos... Uma nódoa autêntica


              Infelizmente, não deu para mais, não estava disponível uma unidade para dar uma voltinha... Fica para uma próxima.

              Mas não me convenceu...





              ... muito !

              Ficou a meio tom...

              Uma boa descrição mto bem mas só vi defeitos, falta falares do mais importante, o preço e o equipamento como por exemplo os bancos em pele e aquecidos o ac automatico sensores de estacionamento traseiro etc etc. Quanto aos espaços de arrumação perdeu alguns é vdd mas nao acredito que toda a gente use esses espaços todos de arrumação,
              Editado pela última vez por PENABARROS; 02 March 2010, 22:15.

              Comentário


                #8
                Aqui estao uns bons videos.

                YouTube - Renault Fluence technische Informationen 1/2
                YouTube - Renault Fluence technische Informationen 2/2

                Comentário


                  #9
                  É um carro fraquito (para mercados emergentes), mas com bastante equipamento!

                  É pena, pois até o acho muito engraçado...

                  Comentário


                    #10
                    os gostos são assim, para mim o carro é horrivel.

                    dá a sensação que é um carro já com 10 anos de produção.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PENABARROS Ver Post
                      Uma boa descrição mto bem mas só vi defeitos, falta falares do mais importante, o preço e o equipamento como por exemplo os bancos em pele e aquecidos o ac automatico sensores de estacionamento traseiro etc etc. Quanto aos espaços de arrumação perdeu alguns é vdd mas nao acredito que toda a gente use esses espaços todos de arrumação,
                      No que toca a equipamento, pouco deve a um Mégane II Luxe Privilège...

                      Trás a mais o GPS Tom Tom (o qual dispenso graciosamente), os sensores de estacionamento e a pele integral (com aquecimento de bancos).

                      Travão de parque eléctrico ou o sensor de controlo de pressão de pneus, nem sequer é possível tê-los, nem tão pouco como opção ! E o Xénon apenas pode ser apenas e só Xénon... Bi-Xénon como tem o Mégane berlina nem pensar...

                      Ou seja, não oferece nada de novo ou verdadeiramente útil ou que marque a diferença.


                      Ah ! E no primeiro post esqueci-me de referiri mais dois espaços de arrumação que ficaram "esquecidos":
                      - o apoio de braços traseiro perdeu o espaço de arrumação e tem à mostra os porta-copos, o que fica francamente mal num carro "de topo";
                      - a arrumação junto à roda sobressalente, ideal para se colocar um pano ou outros objectos úteis para a manutenção do veículo.


                      E eu não disse mal do carro, talvez tenha feito uma descrição bastante fria mas também não estou cá para dourar a pílula...

                      Falta mesmo é um test drive para tirar mais conclusões...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        No que toca a equipamento, pouco deve a um Mégane II Luxe Privilège...
                        E custa quase 3k € a menos que o que custaria um II fase II equivalente na altura de novo.

                        Comentário


                          #13
                          Bom dia. Comprei um Renault Fluence 1.5cdi de 2010 com 117.000km.
                          Mas estou a achar o consumo muito alto.
                          Esta a fazer uma média de 7/100 em cidade, e com uma condução muito cuidada, pois tenho de me conter para não levantar mais a média.
                          O que acham do consumo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hmiguela Ver Post
                            Bom dia. Comprei um Renault Fluence 1.5cdi de 2010 com 117.000km.
                            Mas estou a achar o consumo muito alto.
                            Esta a fazer uma média de 7/100 em cidade, e com uma condução muito cuidada, pois tenho de me conter para não levantar mais a média.
                            O que acham do consumo?
                            Em cidade "pura" é relativamente normal.

                            É mesmo cidade ou é aquela cidade com vias rápidas e coisas assim?

                            Pressão dos pneus está ok? Influência e é o mais fácil de verificar.

                            Comentário


                              #15
                              Mesmo cidade, não faço vias rápidas nenhumas, os pneus ainda não verifiquei desde que tenho o carro, (fui busca lo dia 30 de Dezembro)
                              estes dias tenho uma condução não tão cuidada e subiu a média para os 7.5

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por hmiguela Ver Post
                                Mesmo cidade, não faço vias rápidas nenhumas, os pneus ainda não verifiquei desde que tenho o carro, (fui busca lo dia 30 de Dezembro)
                                estes dias tenho uma condução não tão cuidada e subiu a média para os 7.5
                                Se è mesmo cidade è normal. Tenta perceber se tambem consume muito em estrada. Se for algum problema mecanico tambem deverá consumir bem aí.

                                Mas nao creio.

                                Atencao com a Fap e os circuitos citadinos.

                                Comentário


                                  #17
                                  A que rotações costumas trocar de relação de caixa? E costumas tentar aproveitar a "onda verde" nos semáforos ou és sempre o primeiro a chegar ao próximo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    A que rotações costumas trocar de relação de caixa? E costumas tentar aproveitar a "onda verde" nos semáforos ou és sempre o primeiro a chegar ao próximo?
                                    Quando vejo que está vermelho tento não acelerar para chegar logo ao semáforo, mas vejo malta ultrapassar-me a "abrir" para depois ficarem lá parados.

                                    Este tipo de coisa sobe a média.

                                    Outra coisa, aproveita as descidas com as mudanças "engatadas".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      A que rotações costumas trocar de relação de caixa? E costumas tentar aproveitar a "onda verde" nos semáforos ou és sempre o primeiro a chegar ao próximo?
                                      Costumo trocar entre as 1500 e 2000 rpm. Em relação ao semáforos não me tenho preocupado com isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        Quando vejo que está vermelho tento não acelerar para chegar logo ao semáforo, mas vejo malta ultrapassar-me a "abrir" para depois ficarem lá parados.

                                        Este tipo de coisa sobe a média.

                                        Outra coisa, aproveita as descidas com as mudanças "engatadas".
                                        Tambem me acontece isso.
                                        nas descidas já fazia isso, deixo o carro engatado nas descidas e deixo o ir.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É impressão minha ou neste topic compara-se Meganes de diferentes gerações? (Megane II vs Fluence que não deixa de ser um Megane)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na verdade, compara-se um Renault com um Samsung!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Na verdade, compara-se um Renault com um Samsung!
                                              Sim, no entanto o Fluence deverá ter mais de Renault do que Samsung, ao contrário do Koleos.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X