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Nissan Terrano II - Motor 2.7 ou 3.0?

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    Nissan Terrano II - Motor 2.7 ou 3.0?

    Boas caros colegas!

    Vou comprar um 4x4 usado, procuro um jipe que ande bem na estrada, com algum conforto, mas que tambem se dê bem no mato, mas a preço decente. Patrois, Land Cruisers são bons mas os preços são absurdos.
    Estou seriamente virado para o Terrano II. Não é um TT puro, mas aco que já tem autoblocante traseiro de série e com algumas pequenas alterações podem-se fazer coisas engraçadas.
    Mas ok, o que interessa é o seguinte:
    Tenho uma duvida em relação aos dois motores disponíveis, o 2.7 (TD27) e o 3.0 (ZD30). Sem duvida o 3 litros é mais potente e certamente tornará o jipe muito melhor em situações complicadas do que o 2.7.
    Mas tenho ouvido falar muito mal do 3.0 ZD30, que veio do Patrol. No Patrol era conhecido por dereter cilindros, falta de lubrificação ou qqr coisa do genero. Será que na versão colocada no terrano o problema foi solucionado? Ou vale mais não arriscar e optar por um 2.7 e andar devagar?

    #2
    Boas.

    Quanto ao motor 3.0 não sei se realmente terá mesmo problemas de fiabilidade, contudo penso que o motor 2.7 chega perfeitamente para o carro em causa, tem força no TT e os 125cv desenrascam na estrada.

    Além disso se o 2.7 já consome bastante, o 3.0 deve consumir ainda mais...

    Além do mais o Terrano II é um TT, não um suv, e tal como qualquer outro TT não foi feito para atingir velocidades elevadas...

    Não sei o que entendes por "TT puro e duro", UMM? Toyota Land Cruiser 70? Não sei ao certo quais as limitações do Terrano II em relação a estes, mas sei que se sente à vontade em TT, não é por acaso que é utilizado pela policia em vários países, inclusive a nossa Policia Florestal...
    Penso que esteja na mesma categoria do Pajero 2800 e do Discovery 1: Boas capacidades de TT mas sem aquele aspecto tractor puro e duro do UMM/Land Cruiser 70.

    PS: Andei num LC 70 4.2 diesel 135cv 6 cilindros , esse sim era realmente um TT puro e duro
    Editado pela última vez por D1S0RD3R; 10 March 2010, 05:05.

    Comentário


      #3
      De facto os 3.0 saidos em 2001 tiveram problemas em termos de dimensionamento do carter e bombas de oleo que levaram ao gripar do cilindro numero 1 em quase 100% dos motores vendidos.

      Contudo isso foi corrigido, e os 3.0 que sairam no terrano já não tem problemas de fiabildiade.
      Eu comprei um novo em 2005, fiz-lhe 95.000km em 2,5 anos e ZERO problemas.
      É um motor fabuloso que faz do terrano 2 um canhão.
      Até aos 180, é lado a lado com X5 3.0D dos primeiros (186cv's).
      O jipe esgotava 5ª (creio quase com certeza absoluta que é limitado, pois não passas das 4200 em 5ª mesmo a descer, testei diversas vezes em várias descidas.) em qualquer ponto de uma AE (190 de ponteiro). Era de facto muito engraçado de ser conduzido.

      Em relação aos consumos, gasta MENOS 1 a 2 litros que o 2.7 na mesma situação.
      no dia-a-dia a minha média dos 90.000km era 9,3! Poucos jipes fazem médias deste genero!
      No 2.7 anda sempre nos 10,5-11!

      em estrada até aos 110, cheguei a fazer médias de 8,5!

      Agora tenho um Gr de 2006, com o mesmo motor, mas com mais 700kg em cima e caixa mais curta.
      Ainda assim, na recente viagem que fiz a serra, em 500km fiz média de 10.
      O GR vai com 75.000km zem qualquer problema registado!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
        Boas.

        Quanto ao motor 3.0 não sei se realmente terá mesmo problemas de fiabilidade, contudo penso que o motor 2.7 chega perfeitamente para o carro em causa, tem força no TT e os 125cv desenrascam na estrada.

        Além disso se o 2.7 já consome bastante, o 3.0 deve consumir ainda mais...

        Além do mais o Terrano II é um TT, não um suv, e tal como qualquer outro TT não foi feito para atingir velocidades elevadas...

        Não sei o que entendes por "TT puro e duro", UMM? Toyota Land Cruiser 70? Não sei ao certo quais as limitações do Terrano II em relação a estes, mas sei que se sente à vontade em TT, não é por acaso que é utilizado pela policia em vários países, inclusive a nossa Policia Florestal...
        Penso que esteja na mesma categoria do Pajero 2800 e do Discovery 1: Boas capacidades de TT mas sem aquele aspecto tractor puro e duro do UMM/Land Cruiser 70.

        PS: Andei num LC 70 4.2 diesel 135cv 6 cilindros , esse sim era realmente um TT puro e duro
        Hum que jipe é esse? Nunca ouvi falar de tal coisa.

        Quanto ao Terrano, o alfamaniaco já disse tudo!

        Comentário


          #5
          No Patrol os 3.0 dao chatiçes !!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
            Hum que jipe é esse? Nunca ouvi falar de tal coisa.
            Se calhar andou no meu e arredondou para 4.2

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Se calhar andou no meu e arredondou para 4.2
              Se andou no teu, devia ter dito que era um 70 TODO alterado!

              Aquela frase da a entender que era um carro de origem com esse motor, o que vai enganar muita gente.

              Comentário


                #8
                ou andou num destes :
                Toyota LC70: Specification Summary

                Mas este é 4.5 ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                  ou andou num destes :
                  Toyota LC70: Specification Summary

                  Mas este é 4.5 ...
                  hehehehheheeh

                  Canhão.

                  Nem conheço nenhum motor Toyota diesel, 4.2 com 135 cv.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                    De facto os 3.0 saidos em 2001 tiveram problemas em termos de dimensionamento do carter e bombas de oleo que levaram ao gripar do cilindro numero 1 em quase 100% dos motores vendidos.

                    Contudo isso foi corrigido, e os 3.0 que sairam no terrano já não tem problemas de fiabildiade.
                    Eu comprei um novo em 2005, fiz-lhe 95.000km em 2,5 anos e ZERO problemas.
                    É um motor fabuloso que faz do terrano 2 um canhão.
                    Até aos 180, é lado a lado com X5 3.0D dos primeiros (186cv's).
                    O jipe esgotava 5ª (creio quase com certeza absoluta que é limitado, pois não passas das 4200 em 5ª mesmo a descer, testei diversas vezes em várias descidas.) em qualquer ponto de uma AE (190 de ponteiro). Era de facto muito engraçado de ser conduzido.

                    Em relação aos consumos, gasta MENOS 1 a 2 litros que o 2.7 na mesma situação.
                    no dia-a-dia a minha média dos 90.000km era 9,3! Poucos jipes fazem médias deste genero!
                    No 2.7 anda sempre nos 10,5-11!

                    em estrada até aos 110, cheguei a fazer médias de 8,5!

                    Agora tenho um Gr de 2006, com o mesmo motor, mas com mais 700kg em cima e caixa mais curta.
                    Ainda assim, na recente viagem que fiz a serra, em 500km fiz média de 10.
                    O GR vai com 75.000km zem qualquer problema registado!
                    Só falta dizer que o 2.7 bate o 3.0 em baixas, que onde é mais necessário o binário em TT. Um 2.7 será sempre mais fiável que o 3.0!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Só falta dizer que o 2.7 bate o 3.0 em baixas, que onde é mais necessário o binário em TT. Um 2.7 será sempre mais fiável que o 3.0!

                      O 2.7 bate o 3.0 em baixas? A sério? Não sabia.

                      Em relação a consumos até já li que o 3 litros era melhor que o 2.7, mas apenas li, nada mais.


                      Antes de comprar gostava de dar umas voltas num em bom estado, para quando fosse experimentar antes de comprar saber se há folgas, comportamentos estranhos, etc, etc.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                        Boas.

                        Quanto ao motor 3.0 não sei se realmente terá mesmo problemas de fiabilidade, contudo penso que o motor 2.7 chega perfeitamente para o carro em causa, tem força no TT e os 125cv desenrascam na estrada.

                        Além disso se o 2.7 já consome bastante, o 3.0 deve consumir ainda mais...

                        Além do mais o Terrano II é um TT, não um suv, e tal como qualquer outro TT não foi feito para atingir velocidades elevadas...


                        Não sei o que entendes por "TT puro e duro", UMM? Toyota Land Cruiser 70? Não sei ao certo quais as limitações do Terrano II em relação a estes, mas sei que se sente à vontade em TT, não é por acaso que é utilizado pela policia em vários países, inclusive a nossa Policia Florestal...
                        Penso que esteja na mesma categoria do Pajero 2800 e do Discovery 1: Boas capacidades de TT mas sem aquele aspecto tractor puro e duro do UMM/Land Cruiser 70.

                        PS: Andei num LC 70 4.2 diesel 135cv 6 cilindros , esse sim era realmente um TT puro e duro
                        Eu quando disse andar devagar não me queria referir ao top speed. Queria dizer devagar, com calma nos caminhos off road a escolher. O carro já dá +170kms/h o que para um jipe com cerca de 2ton é mais do que suficiente.

                        Eu sei que o TII é um TT e não um SUV. Ve-se por ex., pela altura ao solo, caixa curta, curso das suspensões, eixo traseiro e bloqueio automático do mesmo eixo.

                        Comentário


                          #13
                          Encontrei isto acerca do zd30: ZD30 Engine Problems

                          Estava mesmo a pensar em comprar o 3.0 litros até já vi um.
                          Editado pela última vez por rjtd; 10 March 2010, 14:22.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                            Encontrei isto acerca do zd30: ZD30 Engine Problems

                            Estava mesmo a pensar em comprar o 3.0 litros até já vi um.
                            Como disse o alfamaniaco um motor desses de 2005 e ficas com jipe pra tudo.

                            Comentário


                              #15
                              O link acima não funciona.
                              Fica aqui o mesmo mas a funcionar: ZD30 Engine Problems

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                                #16
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                De facto os 3.0 saidos em 2001 tiveram problemas em termos de dimensionamento do carter e bombas de oleo que levaram ao gripar do cilindro numero 1 em quase 100% dos motores vendidos.

                                Contudo isso foi corrigido, e os 3.0 que sairam no terrano já não tem problemas de fiabildiade.
                                Eu comprei um novo em 2005, fiz-lhe 95.000km em 2,5 anos e ZERO problemas.
                                É um motor fabuloso que faz do terrano 2 um canhão.
                                Até aos 180, é lado a lado com X5 3.0D dos primeiros (186cv's).
                                O jipe esgotava 5ª (creio quase com certeza absoluta que é limitado, pois não passas das 4200 em 5ª mesmo a descer, testei diversas vezes em várias descidas.) em qualquer ponto de uma AE (190 de ponteiro). Era de facto muito engraçado de ser conduzido.

                                Em relação aos consumos, gasta MENOS 1 a 2 litros que o 2.7 na mesma situação.
                                no dia-a-dia a minha média dos 90.000km era 9,3! Poucos jipes fazem médias deste genero!
                                No 2.7 anda sempre nos 10,5-11!

                                em estrada até aos 110, cheguei a fazer médias de 8,5!

                                Agora tenho um Gr de 2006, com o mesmo motor, mas com mais 700kg em cima e caixa mais curta.
                                Ainda assim, na recente viagem que fiz a serra, em 500km fiz média de 10.
                                O GR vai com 75.000km zem qualquer problema registado!

                                Já varias pessoas disseram que 3.0 gastava menos que o 2.7.
                                Mas coloca-te no meu lugar, um gajo ouve tanta coisa de tantas pessoas que já nem sabe o que pensar.

                                Comentário


                                  #17
                                  ISSO DOS PROBLEMAS PRECISA SER ESCLARECIDO!!

                                  Os 3.0Di só deram problemas entre 2001 e 2003 nos patrois GR.
                                  A partir de 2004 quando saíramo nos terranos acabaram-se as chatisses!
                                  Incluíndo nos GR's desde 2004.
                                  como disse, já vou no segundo veiculo com esse motor.
                                  O terrano fez 95mil nas minhas mãos com ZERO problemas.
                                  O GR já vai nos 75mil!

                                  Terrano II, o 2.7 é mais fiavel partindo do principio que o 3.0 tem mais electronica o que a longo prazo pode ser problema. Agora em termos mecânicos desde que os stresses da primeira versão foram corrigidos, não houve relatos de mais problemas.

                                  E em baixas sim e não...
                                  O 3.0 tem binário máximo as 1600, 360nm no caso do terrano!
                                  Eu queixava-me no meu era dos cortes de injecção se pisasse a fundo em baixas, que mais não era do que corte de gasoleo para não fazer fumo. Se não acelerares a fundo, o jipe dispara sempre. alias, o jipe tem força pra subir sem acelerar...basta largar a embraiagem!
                                  Esse corte de gasoleo também se nota a andar a fundo em estrada.. se pisar a fundo, quando se troca de caixa há umas milésimas de segundo que o jipe parece que embrulha e depois dispara.
                                  é mesmo feitio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                    Já varias pessoas disseram que 3.0 gastava menos que o 2.7.
                                    Mas coloca-te no meu lugar, um gajo ouve tanta coisa de tantas pessoas que já nem sabe o que pensar.

                                    Eu falo do que tive e tenho. Não é do que leio!
                                    O meu GR faz médias de 10-11 litros em estrada. O gr com o motor 2.8TD6 andava sempre nos 13 14 nas mesmas condições.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post

                                      E em baixas sim e não...
                                      O 3.0 tem binário máximo as 1600, 360nm no caso do terrano!
                                      Eu queixava-me no meu era dos cortes de injecção se pisasse a fundo em baixas, que mais não era do que corte de gasoleo para não fazer fumo. Se não acelerares a fundo, o jipe dispara sempre. alias, o jipe tem força pra subir sem acelerar...basta largar a embraiagem!
                                      Esse corte de gasoleo também se nota a andar a fundo em estrada.. se pisar a fundo, quando se troca de caixa há umas milésimas de segundo que o jipe parece que embrulha e depois dispara.
                                      é mesmo feitio.
                                      Sensores de pressão do óleo do motor é costume mudar no 3.0 Di.
                                      Aqui o exemplo de porquê da fiabilidade do 2.7
                                      YouTube - NISSAN USED DIESEL ENGINE TD27 TURBO

                                      Edit: mas pronto sou suspeito pois mantenho um TerranoII 2.7 Tdi à 12 anos em casa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                        Eu falo do que tive e tenho. Não é do que leio!
                                        O meu GR faz médias de 10-11 litros em estrada. O gr com o motor 2.8TD6 andava sempre nos 13 14 nas mesmas condições.

                                        Claro. É bem confiável o que diz quem tem um, do que quem conhece um amigo ou um familiar, que são a maioria.

                                        Tu andas pelo forum terrano n é?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já fiz bastantes km com um 2.7 longo e em AE conseguia manter velocidades a rondar os 140km/h com facilidade, e no geral acho que cumpre bastante bem. Claro que o consumo rondava os 13l/100km...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                            Claro. É bem confiável o que diz quem tem um, do que quem conhece um amigo ou um familiar, que são a maioria.

                                            Tu andas pelo forum terrano n é?

                                            Sim, mesmo nick.
                                            E estão lá tanto o terrano como o patrol!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora...

                                              Motor 2.7 de 100 cv ou 2.7 de 125 cv ???

                                              Vantagens e desvantagens de um e outro ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Já agora...

                                                Motor 2.7 de 100 cv ou 2.7 de 125 cv ???

                                                Vantagens e desvantagens de um e outro ?

                                                o blobo é o mesmo.

                                                Diferenças:

                                                2.7 TD 100cv- Motor "simples", bomba injectore mecânica, sem intercooler.
                                                2.7 TDi 125cv's - Motor com mais electronica, bomba electronica, com intercooler.

                                                TD vs TDI

                                                No TD a unica vantagem que vejo é a eventual maior fiabilidade por ter menos componentes electronicos, mas é uma falsa fiabilidade. Torna-se mais "fiavel", ou melhor robusto para passagens de rios (com agua até ao para-brisas entenda-se), por exemplo.
                                                Porque de resto é um motor mais sujeito a levar esquentamentos ( não gosta muito de AE a puxar), os consumos são mais altos, o desempenho é menor.

                                                Além disso as caixas dos 2.7TD deram alguns problemas.

                                                Por isso, entre esses dois venha SEMPRE que possível o 2.7 TDI.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fazes uma boa compra em optar pelo Terrano 2 com motor td27 boa cx: de velocidades
                                                  diferencial autoblocante com (valvulina indicada) um diferencial sem problemas; motor algo ultrapassado mas muito bom,distribuição de carrêtos motor sem problemas.
                                                  quanto ao ao motor zd30 aplicado no terrano 2 muita força bom binário e sem problemas de motor desde a sua aplicação no terrano 2.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                    ou andou num destes :
                                                    Toyota LC70: Specification Summary

                                                    Mas este é 4.5 ...
                                                    Agora fiquei confuso... Andei num LC 70 do meu tio em Moçambique, sei que tinha um motor Diesel atmosférico com bastante cilindrada.

                                                    A propósito fizemos umas boas viagens naquilo, a melhor foi na "reserva dos elefantes", horas em estradas de areia até chegarmos a uma praia paradisíaca com água transparente e peixes de todos os tipos.

                                                    E a imponência dos elefantes... Também demos umas voltas no Kruger Park na àfrica do sul.

                                                    Fica então a lista de motores que equiparam o LC 70:


                                                    Série 70
                                                    BJ70 (1984): 4 cyl. diesel 3.4 litres 90 chevaux - court baché ou break 3 portes
                                                    BJ71 (1987): 4 cyl. turbo diesel 3.4 litres 123 chevaux - court break 3 portes
                                                    FJ70 (1985): 6 cyl. essence 4.0 litres 155 chevaux - court baché ou break 3 portes
                                                    FZJ71 (1999): 6 cyl. essence 4.5 litres 215 chevaux - court break 3 portes
                                                    HZJ70 (1990): 6 cyl. diesel 4.2 litres 130 chevaux - court baché ou break 3 portes
                                                    HZJ71 (1999): 6 cyl. diesel 4.2 litres 130 chevaux - court baché ou break 3 portes
                                                    PZJ70 (1990): 5 cyl. diesel 3.5 litres 115 chevaux - court baché ou break 3 portes

                                                    Desde que foi para lá esse meu tio ja teve um Pajero I, discovery I , uma L200 2.5D 4x4 , mas este LC 4.2 é mesmo do outro mundo...

                                                    Tanto que penso que ainda se fabricam!

                                                    Este é um 4.2d atmosférico 135cv igual ao que eu referi




                                                    C
                                                    Editado pela última vez por D1S0RD3R; 13 March 2010, 06:04.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas pessoal.

                                                      Fui então ver o 1º terrano.

                                                      Foi um 2.7 tdi 125cv com cerca de 90000kms de 93.

                                                      Não fui para o mato porque não conhecia a região, apenas andei umas voltas em asfalto, paralelo, subidas, descidas, mas deu para ficar com uma ideia do jipe.

                                                      No geral esta bem conservado, nada de batedelas ou danos por baixo pareceu-me bem, mas o 2.7 não me pareceu muito enérgico, nem em baixas, medias ou altas, acredito que dê para o serviço, eu sei que é um jipe e isso influencia, mas esperava mais de um 2.7, pelo menos mais força. Outra coisa que reparei e que foi o que mais me preocupou, foi na caixa, cada vez que eu acelerava ambas manetes se moviam bastante para a esquerda, digamos que baixavam de um dos lados o que fazia com as manetes se movessem em minha direcção, será isto normal?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Podem fechar, já comprei.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                          Boas pessoal.

                                                          Fui então ver o 1º terrano.

                                                          Foi um 2.7 tdi 125cv com cerca de 90000kms de 93.

                                                          Não fui para o mato porque não conhecia a região, apenas andei umas voltas em asfalto, paralelo, subidas, descidas, mas deu para ficar com uma ideia do jipe.

                                                          No geral esta bem conservado, nada de batedelas ou danos por baixo pareceu-me bem, mas o 2.7 não me pareceu muito enérgico, nem em baixas, medias ou altas, acredito que dê para o serviço, eu sei que é um jipe e isso influencia, mas esperava mais de um 2.7, pelo menos mais força. Outra coisa que reparei e que foi o que mais me preocupou, foi na caixa, cada vez que eu acelerava ambas manetes se moviam bastante para a esquerda, digamos que baixavam de um dos lados o que fazia com as manetes se movessem em minha direcção, será isto normal?

                                                          De 93 com 125 cv, de certeza? tinha ideia que os primeiros vinham todos com 100cv...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                            Podem fechar, já comprei.
                                                            E já agora, oq ue compraste?

                                                            Comentário

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