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Fiat Punto 1.9JTD ou Peugeot 306 1.9D

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    Fiat Punto 1.9JTD ou Peugeot 306 1.9D

    Ando a procura de carro a gasoleo até 2800€ e vi estes o qual me chamaram a atenção.

    Eu sei que o punto tem turbo e é mais leve, mas sem contar com isso queria que me dissessem qual dos dois é o mais fiável, económico e qual escolhiam e porquê.

    Se souberem tambem de outros carro até este preço digam

    #2
    Tirando a discussão sobre o estado do carro, eu pessoalmente ia para o turbo porque já não tenho paciência para um diesel sem turbo.
    Quanto a fiabilidade muita gente vai dizer que é o 306 porque não tem turbo, até posso concordar mas um turbo não é algo tão frágil como muita gente diz, cá em casa já há carros com turbo á mais de dez anos e nunca se estragou um

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      #3
      Os puntos jtd tem um andamento muito bom, e ao que parece são fiaveis

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        #4
        o punto...a fiabilidade é do melhor nesse modelo...o turbo que tem montado é muito para os poucos cavalos que tem...tornando-se super fiável.

        ve la que o turbo aguenta sem partir ate 150 cv...e o carro tem 80...eu aconselho

        Comentário


          #5
          E já pensaram que as prioridades podem ser outras que não apenas as performances do motor?

          O 306 tem a vantagem de ser um carro do segmento acima, consideravelmente mais espaçoso, e muito mais confortável.

          Convinha também dizer os anos de fabrico desses carros, para haver uma ideia mais concreta dos modelos em causa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
            o punto...a fiabilidade é do melhor nesse modelo...o turbo que tem montado é muito para os poucos cavalos que tem...tornando-se super fiável.

            ve la que o turbo aguenta sem partir ate 150 cv...e o carro tem 80...eu aconselho
            que fé ó diogo LOL

            Comentário


              #7
              O meu tio tem um Punto da geração anterior à actual, comercial 1.9... é uma grande máquina!

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                #8
                Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                o punto...a fiabilidade é do melhor nesse modelo...o turbo que tem montado é muito para os poucos cavalos que tem...tornando-se super fiável.

                ve la que o turbo aguenta sem partir ate 150 cv...e o carro tem 80...eu aconselho
                estás a dizer que um turbo que dá 20cv ao motor pode dar 90cv sem partir?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  E já pensaram que as prioridades podem ser outras que não apenas as performances do motor?

                  O 306 tem a vantagem de ser um carro do segmento acima, consideravelmente mais espaçoso, e muito mais confortável.

                  Convinha também dizer os anos de fabrico desses carros, para haver uma ideia mais concreta dos modelos em causa.
                  Tendo já eu conduzido um exemplar de cada modelo (o Peugeot com esse motor e o Punto com motor a gasolina), o Punto pode não ser melhor apenas no divertimento a curvar. De resto é mais seguro em todos os aspectos, melhor montado, melhor insonorizado, etc. Tudo isso, que advém da diferença da idade dos projectos, faz com que o Punto pareça para mim mais carro do que o 306.
                  Mas é só a minha opinião. Ainda se fosse um 2.0 HDi de 90cv...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    estás a dizer que um turbo que dá 20cv ao motor pode dar 90cv sem partir?

                    ta testado em carros que eu conheco..pelo menos 4 carros...

                    so com repro e um IC maior...aguentam 150 cv....mais que isso o turbo ja nao aguenta e a embreagem tambem nao...

                    existe pelo menos 4 carros destes com mais de 170 cv.... e todos eles ate aos 150 foram com o turbo de origem...nao falo a borla...falo do que sei...

                    puntos destes 5 lugares é raro..logo deve ser comercial...tem bastante espaco...

                    eu curto do carrito

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                      que fé ó diogo LOL
                      Os mais conhecidos são um com quase 300cv (Fruter) e outro com perto de 200cv (Motorato)

                      Comentário


                        #12
                        gta...nao abuses va looool

                        o fruter tem 200...no norte existe um rr um su e outro com 160 a 200 cv...

                        o do motorato tem 165...

                        mas do motorato é um motor diferente...nas valvulas...

                        mas a realidade e que o turbo deste carro aguenta 150 cv no limite da fiabilidade

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Kenq Ver Post
                          Ando a procura de carro a gasoleo até 2800€ e vi estes o qual me chamaram a atenção.

                          Eu sei que o punto tem turbo e é mais leve, mas sem contar com isso queria que me dissessem qual dos dois é o mais fiável, económico e qual escolhiam e porquê.

                          Se souberem tambem de outros carro até este preço digam
                          Vai pelo estiver em melhor estado e tiver um historial mais verosímil.

                          São carros bastante diferentes, o 306 é de segmento superior, o que se traduz em mais espaço interior, mais conforto e (sendo um 306) melhor comportamento dinâmico. O Punto é mais veloz a subir de velocidade.

                          Os motores são ambos muito bons. O 306 ao ter um motor com tecnologia mais antiga perde na velocidade e no barulho mas ganha na fiabilidade e manutenção mais barata.

                          Comentário


                            #14
                            Eu só ia para o Punto por um simples motivo: motor diesel turbinado.

                            Isto porque o torna mais agradável de se utilizar no dia a dia.

                            A tecnologia "common-rail" torna-o igualmente aprazível no campo sonoro e das vibrações.

                            Ainda assim, é um motor algo guloso (fruto de ser um 1,9) para os 80 cv que dispõe.

                            E desenganem-se quem pensa ou diz que é um foguete, pois está longe de o ser. A caixa de velocidades de relações (bastante) longas castra o andamento. Mas por outro lado permite uma boa velocidade de ponta.

                            Em termos de fiabilidade, o JTD é bastante bom. O maior problema do Punto é a caixa de direcção e a direcção assistida electricamente, que quando dão barraca não sai nada barato !!! A ter em atenção na altura da compra.

                            De resto, o Punto é um carrinho que cumpre sem desiludir. Qualidade mediana, comportamento simpático (cuidado com a traseira quando muito provocada) e minimamente confortável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                              gta...nao abuses va looool

                              o fruter tem 200...no norte existe um rr um su e outro com 160 a 200 cv...

                              o do motorato tem 165...

                              mas do motorato é um motor diferente...nas valvulas...

                              mas a realidade e que o turbo deste carro aguenta 150 cv no limite da fiabilidade
                              Mas andava um a papar Ibizas... pensava que era o do Fruter

                              Comentário


                                #16
                                Os carros são ambos comerciais, o 306 é de 99 e o punto de 2000, o punto tem 166000km e a embreagem ja esta a pegar muito em cima, o 306 tem 186000km

                                Eu ainda estou muito indeciso entre os dois, o 306 agrada-me mais esteticamente, mas o punto tem um motor mais interessante...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Eu só ia para o Punto por um simples motivo: motor diesel turbinado.

                                  Isto porque o torna mais agradável de se utilizar no dia a dia.

                                  A tecnologia "common-rail" torna-o igualmente aprazível no campo sonoro e das vibrações.

                                  Ainda assim, é um motor algo guloso (fruto de ser um 1,9) para os 80 cv que dispõe.

                                  E desenganem-se quem pensa ou diz que é um foguete, pois está longe de o ser. A caixa de velocidades de relações (bastante) longas castra o andamento. Mas por outro lado permite uma boa velocidade de ponta.

                                  Em termos de fiabilidade, o JTD é bastante bom. O maior problema do Punto é a caixa de direcção e a direcção assistida electricamente, que quando dão barraca não sai nada barato !!! A ter em atenção na altura da compra.

                                  De resto, o Punto é um carrinho que cumpre sem desiludir. Qualidade mediana, comportamento simpático (cuidado com a traseira quando muito provocada) e minimamente confortável.
                                  O meu pai tem um Punto II 1.2 a gasolina e se há coisa com que nunca precisei de ter cuidado, foi com a traseira poder escorregar. Nunca por nunca ela saiu da trajectória, nem com pneus Michelin Energy com 10 anos e 130mil Km no eixo traseiro... O carro é mesmo muito seguro, até demais para ser divertido. A frente descola sempre primeiro e basta levantar o pé.

                                  Claro que eu estou a falar da versão de 5 portas e 5 lugares, com menos peso à frente e mais atrás, o que pode fazer imensa diferença.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Kenq Ver Post
                                    Os carros são ambos comerciais, o 306 é de 99 e o punto de 2000, o punto tem 166000km e a embreagem ja esta a pegar muito em cima, o 306 tem 186000km

                                    Eu ainda estou muito indeciso entre os dois, o 306 agrada-me mais esteticamente, mas o punto tem um motor mais interessante...
                                    Se o 306 ainda por cima tem mais kms e é mais velho nem hesites...Punto sempre.

                                    Motor melhor, é um projecto de 1999, com tudo o que isso implica (segurança sobretudo).

                                    O 306 é de 1993? ou 94...e é um bom caixão com rodas se bateres.

                                    Euro NCAP - For safer cars | Fiat Punto
                                    Euro NCAP - For safer cars | Peugeot 306

                                    Punto todos os dias. É turbinado, comon-rail, anda mais, mais seguro, melhor equipado...só não ganha no espaço

                                    E esse 1.9JTD...com uns pózinhos fica um carro muito mas muito interessante(Intercooler + repro)...estamos a falar de 120/130 super-fiáveis...pensa nisso ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vi um rover 220sdi 98 o que acham deste carro, e vi tambem um renault clio 1.9D de 99
                                      Editado pela última vez por Kenq; 12 March 2010, 16:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o 220sdi é do segmento acima.

                                        Eu ia sempre pro Punto derivado daquele 1.9JTD. Saber que com 600€ ficavas com um carro com 120/130cv....não trocava isso por nenhum charuto desses com 80/90cv

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim o que me interessa mais é fiabilidade e economia

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                            O meu pai tem um Punto II 1.2 a gasolina e se há coisa com que nunca precisei de ter cuidado, foi com a traseira poder escorregar. Nunca por nunca ela saiu da trajectória, nem com pneus Michelin Energy com 10 anos e 130mil Km no eixo traseiro... O carro é mesmo muito seguro, até demais para ser divertido. A frente descola sempre primeiro e basta levantar o pé.

                                            Claro que eu estou a falar da versão de 5 portas e 5 lugares, com menos peso à frente e mais atrás, o que pode fazer imensa diferença.
                                            É preciso ir lá eu mostrar como é que se faz?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              É preciso ir lá eu mostrar como é que se faz?
                                              Não estou a contar com puxar o travão de mão!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                Não estou a contar com puxar o travão de mão!
                                                Não preciso de fazer isso, nem preciso de passar dos 60Km/h.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Não preciso de fazer isso, nem preciso de passar dos 60Km/h.
                                                  Então não sei. Nunca quando andei a abrir com o carro ele fugiu de traseira. Foi sempre a frente a deslizar primeiro em todas as situações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                    Então não sei. Nunca quando andei a abrir com o carro ele fugiu de traseira. Foi sempre a frente a deslizar primeiro em todas as situações.
                                                    Experimenta dar uma guinada para a direita e depois outra para a esquerda e quando dás a guinada para a esquerda levanta o pé do acelerador. Fazer isto numa rotunda é simples, nem precisas de ir com muita velocidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Olha que eu tenho um mk2b 1.3JTD e ele de origem também era bem falso de traseira.

                                                      Trazia uns fantásticos pirelli P3000 na medida 185/60 R14, e aquilo era simples...rotunda a 60km/h, entras a acelerar e ao mesmo tempo que viras o volante para a esquerda levantas o pé do acelerador...lift-oversteer...e lá vai a traseira. Cheguei a espetar-me com o carro numa brincadeira dessas.

                                                      Depois levou 195/50 R15 com Eagle F1 e ficou melhor...e com umas Apex -3cm passou-lhe de vez.

                                                      Neste momento anda stock com uns 195/50 Pilot Exalto e também tem a traseira bem fixa...

                                                      O Chassis não é nada de especial na traseira...se não tiver bem calçado não convém abusar...para avacalhar é giro, mas para andar a sério tem q se ter noção q se se levanta o pé lá vai a traseira..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olha o guloso que ele é: Details: Fiat - Punto - Punto JTD 85

                                                        Pode não ser um recordista, mas nem é guloso nem tão lento como sugeres.

                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Eu só ia para o Punto por um simples motivo: motor diesel turbinado.

                                                        Isto porque o torna mais agradável de se utilizar no dia a dia.

                                                        A tecnologia "common-rail" torna-o igualmente aprazível no campo sonoro e das vibrações.

                                                        Ainda assim, é um motor algo guloso (fruto de ser um 1,9) para os 80 cv que dispõe.
                                                        ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                          O meu pai tem um Punto II 1.2 a gasolina e se há coisa com que nunca precisei de ter cuidado, foi com a traseira poder escorregar. Nunca por nunca ela saiu da trajectória, nem com pneus Michelin Energy com 10 anos e 130mil Km no eixo traseiro... O carro é mesmo muito seguro, até demais para ser divertido. A frente descola sempre primeiro e basta levantar o pé.

                                                          Claro que eu estou a falar da versão de 5 portas e 5 lugares, com menos peso à frente e mais atrás, o que pode fazer imensa diferença.
                                                          Também tenho um 1.2 a gasolina, tem pneus atrás com 10 anos e 120mil Km, nunca fugiu ou ameaçou fugir de traseira.
                                                          É claro que nos comerciais será um pouco diferente, mais leve atrás e mais pesado à frente... já se sabe o resultado.
                                                          Pelo que vou lendo e ouvindo, não me parece que seja mais ou menos propício a fugir de traseira que qualquer outro comercial.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                            ta testado em carros que eu conheco..pelo menos 4 carros...

                                                            so com repro e um IC maior...aguentam 150 cv....mais que isso o turbo ja nao aguenta e a embreagem tambem nao...

                                                            existe pelo menos 4 carros destes com mais de 170 cv.... e todos eles ate aos 150 foram com o turbo de origem...nao falo a borla...falo do que sei...

                                                            puntos destes 5 lugares é raro..logo deve ser comercial...tem bastante espaco...

                                                            eu curto do carrito
                                                            O meu está com " apenas " com 125 cv e 2xx de binário para aguentar a embraiagem de origem e não fazer fumo ( MbPower ) , que já é bem suficiente para um carro com 1040 Kg, surpreende muita gente.

                                                            Até agora não deu problemas nenhuns ( o anterior dono já tinha mudado a coluna da direcção ), claro que não puxo o carro a frio e normalmente deixo 1 minuto ao relanti antes de desligar depois de viagens mais longas.

                                                            Trava bem, considero que a curvar é bem aceitável e os pneus são 185/50 R15.

                                                            Comentário

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