Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Skoda - a dor de cabeça checa da VW

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Skoda - a dor de cabeça checa da VW

    Aqui está um artigo interessante que vi recentemente numa revista alemã.

    (link para versão inglesa - se for contra as regras do forum solicito o favor de o apagar sem me banir)
    Czech Headache: Skoda Spells Trouble for Parent Company Volkswagen - SPIEGEL ONLINE - News - International

    O artigo diz em suma que:

    a subsidiária checa já nao cumpre os propósitos para que foi constituída no grupo VW que consistia em vender carros baratos e acessíveis. Neste momento, a Skoda cada vez mais compete directamente com a VW e, pior ainda, os seus carros são de qualidade equiparável à VW.

    Uma revista alemã fez recentemente um teste comparativo entre o Skoda Superb e o VW Passat e concluiu que além de os carros serem globalmente equivalentes em termos de qualidade, o Skoda oferecia mais "
    value for money"por ser mais barato e vir muito melhor equipado.

    O artigo fala ainda de outros assuntos de índole financeira que não interessam.

    E esta hein? Discorram a vossa visão sobre o assunto.

    #2
    A Skoda vende 360 mil carros por ano. A VW vende 1,7 milhões.

    Se a PSA funciona com 2 marcas que concorrem entre si...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      A Skoda vende 360 mil carros por ano. A VW vende 1,7 milhões.

      Se a PSA funciona com 2 marcas que concorrem entre si...
      vende porque é VW...
      Se nos skoda viesse o simbolo da VW vendia mais...

      É o estatuto...

      Comentário


        #4
        A Skoda é uma marca que no que diz respeito a qualidade sempre foi muito boa quando comparado com os preços que pratica .. Mas não a vejo como uma ameaça para a VW .

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Xcuz Ver Post
          vende porque é VW...
          Se nos skoda viesse o simbolo da VW vendia mais...

          É o estatuto...
          Não, é a imagem de uma marca. E isso é tão válido para carros como é para bebidas, roupas, computadores ou leitores de mp3.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Não, é a imagem de uma marca. E isso é tão válido para carros como é para bebidas, roupas, computadores ou leitores de mp3.
            Exactamente.

            Conseguida ao longo dos anos, provando que consegue fazer melhor que.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
              Exactamente.

              Conseguida ao longo dos anos, provando que consegue fazer melhor que.
              Mas aqui a questão é que, se calhar, em tempos passados, já fez "melhor que..." Actualmente talvez já não seja bem assim.
              Mas a imagem de marca perdura.

              Comentário


                #8
                É natural que as pessoas tendencialmente deixem de ter complexos e comprem carros "sem ser de marca".

                O que é que a Volkswagen vai fazer? Tornar a Skoda numa espécie de Dacia, com carros de preços de 2010 mas com a tecnologia dos anos 80 e 90? Ou seja, dá para andar e tal e são baratos?

                Eu acho que a VW não tem nada que temer em relação à Skoda. E se tiver, que a venda... mas que não se esqueça de baixar os preços aos carros Volkswagen se faz favor! Tenho saudades do tempo em que os anúncios da VW diziam "baixa manutenção, economia e fiabilidade".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  Mas aqui a questão é que, se calhar, em tempos passados, já fez "melhor que..." Actualmente talvez já não seja bem assim.
                  Mas a imagem de marca perdura.

                  Sim, mas a imagem de marca serve também para isso, para quando falham não serem tão penalizados.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                    Eu acho que a VW não tem nada que temer em relação à Skoda. E se tiver, que a venda... mas que não se esqueça de baixar os preços aos carros Volkswagen se faz favor! Tenho saudades do tempo em que os anúncios da VW diziam "baixa manutenção, economia e fiabilidade".
                    Mas esse chavão não expressa de forma alguma o teu desejo de baixa de preço...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                      Exactamente.

                      Conseguida ao longo dos anos, provando que consegue fazer melhor que.
                      É o que custa a perceber neste fórum, para muito boa gente é tudo através de testes comprados nas revistas.
                      Não vejo onde está a dor de cabeça da VW, não será dos chamados "bons problemas"?

                      Comentário


                        #12
                        Quando um Golf/Jetta/Golf Variant custar o mesmo que um Octavia/Octavia Break, talvez poderão dizer qualquer coisa. Enquanto manterem os carros caros, só tem é que estar caladinhos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          É o que custa a perceber neste fórum, para muito boa gente é tudo através de testes comprados nas revistas.
                          Não vejo onde está a dor de cabeça da VW, não será dos chamados "bons problemas"?

                          Eu também não vejo dor de cabeça nenhuma para a VW, bem pelo contrario a Skoda está apenas a cumprir o seu papel no meio disto tudo.

                          Dor de cabeça era se desse prejuizo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                            Eu também não vejo dor de cabeça nenhuma para a VW, bem pelo contrario a Skoda está apenas a cumprir o seu papel no meio disto tudo.

                            Dor de cabeça era se desse prejuizo
                            Concordo na integra não vejo a Skoda entrar no terreno da VW.

                            Comentário


                              #15
                              Ao contrário do que seria o seu plano inicial, a VAG rapidamente percebeu que n necessitaria de extremar tanto as suas marcas, e usar uma táctica de espalhar a sua gama pelo mercado. Quem hoje quiser um segmento D pode comprar um Passat, um A4, um exeo ou um superb.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Ao contrário do que seria o seu plano inicial, a VAG rapidamente percebeu que n necessitaria de extremar tanto as suas marcas, e usar uma táctica de espalhar a sua gama pelo mercado. Quem hoje quiser um segmento D pode comprar um Passat, um A4, um exeo ou um superb.
                                Exactamente, e acho que nenhum entra no espaço do outro todos tem lugar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas que RICA dor de cabeça...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                    Exactamente, e acho que nenhum entra no espaço do outro todos tem lugar.
                                    Eu por acaso até acho que entram, na minha opinião o que a VAG "descobriu", é que n se canibalizam.
                                    No fundo, aprenderam, a noção de grupo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Eu por acaso até acho que entram, na minha opinião o que a VAG "descobriu", é que n se canibalizam.
                                      No fundo, aprenderam, a noção de grupo.
                                      Eu acho que entram em termos de segmento, mas se formos ver, um oferece alguma coisa que o outro não, têm os seus desenhos e acabam por se completar..uns mais baratos e outros com mais imagem...aprenderam a chave do grande sucesso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ambos vendem por serem VW. A VW vende mais por ter lá o Logotipo. Eles sabem disso a aproveitam-o. Chamem-os burros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                          Ambos vendem por serem VW. A VW vende mais por ter lá o Logotipo. Eles sabem disso a aproveitam-o. Chamem-os burros.

                                          Olha que muitos nem devem saber que Skoda "é" VW

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não li a noticia da fonte mas, o lucro não vai todo directa ou indirectamente para o mesmo grupo financeiro?
                                            So...what's the problem?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas o dinheiro nao vai todo para o mesmo saco?? É que se vai nao percebo qual o problema..
                                              Quer dizer agora depois de pensar melhor ate percebo o problema , entao se a wv vende carros iguais a skoda mas a preços inflacionados e se a skoda lhe rouba territorio quer dizer que ganham menos dinheiro por carro!
                                              Ou seja em vez de comprarem um golf a preço de ouro compram um octavia por menos uns cobres e se os carros em termos de qualidade sao equiparaveis e o preço é mais reduzido na skoda quer dizer que as margens de lucro sao menores quando vendem um skoda em comparação com o vw certo ? lol ou entao nao!
                                              Editado pela última vez por billas; 14 March 2010, 00:17.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por billas Ver Post
                                                Mas o dinheiro nao vai todo para o mesmo saco?? É que se vai nao percebo qual o problema..
                                                Quer dizer agora depois de pensar melhor ate percebo o problema , entao se a wv vende carros iguais a skoda mas a preços inflacionados e se a skoda lhe rouba territorio quer dizer que ganham menos dinheiro por carro!
                                                Ou seja em vez de comprarem um golf a preço de ouro compram um octavia por menos uns cobres e se os carros em termos de qualidade sao equiparaveis e o preço é mais reduzido na skoda quer dizer que as margens de lucro sao menores quando vendem um skoda em comparação com o vw certo ? lol ou entao nao!
                                                Mas não te esqueças que quando a Skoda rouba um cliente à VW se calhar também rouba um cliente à Renault e à Peugeot, por exemplo, e assim são mais dois clientes a dar dinheiro à casa.

                                                O Grupo VAG com esta estratégia de oferecer até 4 produtos para o mesmo segmento (VW, Seat, Audi e Skoda) pode canibalizar algumas vendas internas mas compensa largamente com as que "rouba" a outros concorrentes. Um cliente que não lhe agrade um Golf não tem que ir para fora e escolher um Astra, Mégane ou Bravo. Sem sair da casa tem um A3, Leon ou Octávia.

                                                A provar a validade desta estratégia temos a alteração no rumo da PSA: até agora a Citroën ficava com os monovolumes médios e a Peugeot com as SW. Agora isso já não acontece e passam ambas a oferecer uma alternativa em cada segmento.

                                                Tomara a muitos grupos ter dores de cabeça destas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  A Skoda vende 360 mil carros por ano. A VW vende 1,7 milhões.

                                                  Se a PSA funciona com 2 marcas que concorrem entre si...
                                                  A Skoda o ano passado vendeu 684 mil carros, não sei onde é q leste isso. Só na Alemanha vendeu 190 000 mil, sendo a marca estrangeira q mais vendeu. O Octavia foi considerado o melhor carro importado em 2009, e só o Fabia vendeu 104 500 unidades, enquanto o Polo vendeu 109 000. E temos de ver q tanto o Yeti como a Superb Break (q já falarei adiante) só começaram a vender no final do ano (principalmente a Superb, q acho q só se começou a vender em dezembro).
                                                  Ou seja, a Skoda maioritariamente vende 684 000 mil carros só com o Octavia, Fabia, Superb e Roomster no mercado. E destes 4 modelos só o Octavia e o Fabia têm a variante break.

                                                  Em relação à qualidade dos carros: acho q só quem não andou num Skoda RECENTE e num VW é q pode dizer q a qualidade da Skoda é inferior.
                                                  O Octavia na China é feito na fábrica da VW em Shangai. O Polo na Índia é feito lado a lado com o Fabia. O novo 1.2 Tsi (q vai ser o melhor q há neste mundo e no outro quando montado num Audi ou num VW) é fabricado EXCLUSIVAMENTE pela Skoda, e se não me engano até foi desenvolvido pela Skoda. E se calhar há tantas coisas mais q nós não sabemos.
                                                  Agora há uma coisa q admito: acho q os modelos VW regra geral são ligeiramente mais "refinados" (já explicarei o q quero dizer com isso) em relação aos concorrentes da marca checa, mas não melhores.
                                                  Pego no Golf: é um bom carro do segmento C (apesar de haver malta q não percebe isso e falam do Golf como um Classe E em miniatura). Pego no Octavia. Comparem os 2 carros. O Golf não traz NADA melhor. Nem motor, nem tecnologia, nem melhores materiais. NADA. E convençam-se disto: quando chegar aos 50 000 km terá os mesmos barulhos parasitas q terá o meu Octavia ou um Megane ou outro qualquer do segmento C. Não há milagres. Basta verem aqui os DB de vários donos de Golfs q com "meia dúzia de kms" já têm ruídos parasitas. E a VW, q é a "rainha da montagem e dos materiais nobres" só dá 6 meses de garantia para os barulhos parasitas. É estranho, mas pronto, esta discussão fica para outra vez...
                                                  Agora é indiscutível q o Golf interiormente tem mais classe do q o Octavia. Faz jus ao ditado: "à mulher de César não é só necessário sê-lo, também tem de parecê-lo". E a verdade é q o Golf o parece, mas sem verdadeiramente ser melhor do q a concorrência (e não falo só da Skoda). O Golf e o Octavia partilham interiormente praticamente tudo. Plásticos moles em cima e duros em baixo. As mesmas saídas "mal amanhadas" debaixo dos bancos da frente. O mesmo A/C. O mesmo encosto para o braço. E tudo o resto. Agora em termos de "pacote" o Golf acrescenta uns adornos em falso alumínio nas saídas de ar no tablier, no manípulo das luzes e regulador de espelhos exteriores, uma fechadura no porta-luvas e um compartimento fechado na parte de debaixo da consola central (ao nível do travão de mão). Podem ver nas fotografias abaixo assinaladas (a nível do volante o Octavia também tem volante multi-funções, simplesmente este carro da fotografia não tinha).





                                                  E a testar a qualidade da Skoda está a imprensa nacionalista alemã, q por várias vezes dá a vitória nos face-offs aos modelos checos. Ninguém por estas bandas quer saber (apesar de eu já ter referido por aqui algumas vezes e estar na internet disponível), q o Octavia II ganhou no Auto Motor und Sport um face-off ao Golf V. E não foi só no preço. A nível de ergonomia, espaço e materiais. Mas pronto, já o outro diz, "um Golf é sempre um Golf".
                                                  A Turbo há 3 meses fez um face-off entre a nova Octavia e a nova Golf Variant. Ganhou a Octavia, sem grande novidade. Não vi uma única referência a esse facto por aqui. Enfim, a mesma tecnologia, motores, materiais, etc. Só q no desempate a Octavia tem mais espaço, mais mala, é mais barata, e tem a manutenção mais barata, coisa q eu gostava de saber porquê, se os motores são literalmente os mesmos. Além das peças, q dizem VW, mas depois se compradas na Skoda são mais baratas. Para mim, um leigo, é um mistério.
                                                  Ah, e verdade seja dita, a Octavia perdia na retoma. Agora eu pergunto-me: daqui a 10 anos (ou mesmo 6 ou 7), será q a Octavia vai valer menos 4000€ do a Golf? É q além dos quase 3000€ de diferença entre as 2, há q ter em conta q a manutenção e peças da VW são mais caras, logo é somar tudo e fazer a conta final quando se quer vender o carro...
                                                  E sinceramente não é nada contra o Golf, q até considero (no âmbito geral) a referência da classe C. É mesmo contra a ignorância daquela malta q põe a cabeça debaixo da areia e se esconde debaixo dum símbolo sem saber contestar, pesquisar, interrogar-se, e ter a curiosidade de saber (nem q seja pelo facto de serem também consumidores) o porquê das coisas.
                                                  Com isto não quero dizer ou insinuar q os clientes VW são parvos; cada um faz as contas à vida e compra o q o satisfaz dentro das suas necessidades e possibilidades. No meu caso eu não comprei uma Golf porque NÃO quis. Eu sei q neste fórum quem compra um Skoda é porque não teve dinheiro para comprar um Golf (pobre!!!) e quando critica é por inveja, mas é verdade, eu quis MESMO comprar uma Octavia. E só me arrependo mesmo foi não ter esperado mais um ano e comprado uma Superb. Mas pronto, pode ser q ainda tenha sorte para o ano...
                                                  Agora uma coisa acho q já é incontestável: a Skoda decididamente já não é a marca dos "pobres" (não é q ser pobre seja um defeito, como algumas vezes parece q é por estas bandas). É uma marca com muita qualidade (obviamente dentro do âmbito generalista) e q consegue disputar taco a taco com qualquer outra marca como a VW, Renault, Peugeot, etc. Só q tem um "problema" (q também é uma virtude): pratica preços baixos, o q curiosamente lhe está a ser prejudicial. E porquê?

                                                  Porque: ao baixar os preços dá à priori ao "grande público" uma imagem de "marca branca" e pouco fiável; ou seja, dá a entender q pelo preço ser mais baixo não oferece a mesma qualidade de outras marcas; para quem se dá ao trabalho de pesquisar sabe q as coisas não são bem assim, agora o comprador "normal" vai sempre ficar de pé atrás e optar ou pela VW, ou por marcas concorrentes;

                                                  Porque: ao baixar os preços acaba por ter menos lucros, o q está está explicado no gráfico da página apresentada. Daí "a dor de cabeça". A VW deu carta verde à Skoda para "fazer o q quisesse", se calhar à espera q a Skoda nunca conseguisse vender muito. O problema é a Skoda todos os anos vender cada vez mais carros. E cada vez tem menos lucros, o q parece estranho, mas não é. Se aposta em maior qualidade, mais fábricas, melhores ordenados para os trabalhadores, etc, e depois vende carros a "preço de chuva" é normal q as receitas caiam. O problema é q quando uma marca começa a vender muito e a ter preços "desleais" para com a própria casa há o perigo de arrastar as outras marcas, q são obrigadas a concorrer entre si.
                                                  É possível por exemplo q o Octavia e o Superb tenham um custo de produção mais alto do q o Golf e o Passat, mas como são vendidos mais baratos acabam por dar muito menos lucro do q os carros vendidos pela VW. Imaginem que a partir de agora cada Octavia, Superb e Yeti começavam a ser vendidos 1000€ mais caros. Se fossem vendidos no total 500 000 destes 3 modelos sabem quantos milhões a Skoda/VW ganhava a mais? Basicamente o grande problema é a Skoda ainda ser "obrigada" a vender o seu produto mais barato, devido ao deficit de imagem q tem em relação às outras marcas generalistas (além de q a Skoda tem uma forte imagem de marca barata e esta é uma das suas "armas de guerra" q seguramente não vai querer abdicar).
                                                  Ou seja, é o efeito da "pescadinha de rabo na boca": se vende barato é porque não presta, se vende caro ninguém o quer porque para isso compram uma marca mais "conhecida"...

                                                  Depois há a questão da VW ao barulho, q acaba por se "queimar" perante a opinião pública. A Auto Bild e a Auto Motor und Sport são bastante conceituadas na Alemanha (e não só), e isto de andar a dizer q a Skoda tem carros tão bons como a VW obviamente q não serve muito o interesse da VW, q apesar de ganhar com a venda de Skodas não ganha tanto como se vendesse VW´s. Ou seja, é pouco provável, mas se a Skoda começar a vender demasiado ainda pode obrigar a VW a baixar os preços (e se calhar a Audi), o q obviamente não favorece em nada os lucros do grupo.
                                                  Isto além, claro, do inegável orgulho ferido. E daí o ataque de fúria do CEO da VW quando a AutoBild disse q a Superb Break é melhor compra do q a Passat Variant. E muito sinceramente, não é nada q não se estivesse à espera: a Skoda tem mais e melhor espaço, tem mais equipamento, e tem a mesma qualidade. E isto só para não falar no preço: em Portugal a Superb Ambition 1.9 Tdi (q tem um equipamento de série semelhante ao da Octavia Elegance) custa cerca de 31 000€, enquanto a Passat 1.6 Tdi Confortline já custa mais de 33 300€. Ou seja, passando para números, prevê-se q em mercados como a Alemanha, UK, etc, vá canibalizar a Passat, e arriscaria-me a dizer, a A4. O tempo o dirá. Agora a grande pergunta é: e qual é a explicação da VW para esta disparidade de preços quando a própria imprensa ALEMÃ diz q o modelo da Skoda é melhor? ?
                                                  Há alguns anos a Skoda da VW só tinha os motores; hoje em dia pergunto-me (até com alguma tristeza): o q é q a Skoda tem q NÃO seja VW?? Desde os motores, passando pelo A/C e sistema de climatização, puxadores de portas, manípulos de direcção, comandos dos vidros, CB, luzes, chave, pneus, antenas, bancos, amortecedores, transmissão, etc. Até a "porcaria" dos cintos e dos reguladores da altura dos bancos (uma simples peça de plástico q não deve de custar mais 20 cêntimos) da minha Octavia dizem VW. Não é q eu goste, ou desgoste. É a realidade. Podiam dizer Fiat ou Renault. A questão não passa por aí. Claro q haverá sempre os habituais: "Pois, isso da Skoda o motor é VW mas o resto não vale nada, vem tudo da China". Pois é, mas se vem da China para a Skoda, é de lá q também vem... para a VW. E para a Fiat. E para a Renault. E para a Kia. E por aí fora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    atenção que a notícia é do "Der Spiegel", que por aquelas bandas é tipo o "24 horas" cá.

                                                    ou seja, que a skoda está em grande forma, já todos sabemos. Agora, que é uma dor de cabeça para a VW já não me acredito muito.. isso é para vender papéis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                      Não li a noticia da fonte mas, o lucro não vai todo directa ou indirectamente para o mesmo grupo financeiro?
                                                      So...what's the problem?
                                                      Originalmente Colocado por billas Ver Post
                                                      Mas o dinheiro nao vai todo para o mesmo saco?? É que se vai nao percebo qual o problema..
                                                      Quer dizer agora depois de pensar melhor ate percebo o problema , entao se a wv vende carros iguais a skoda mas a preços inflacionados e se a skoda lhe rouba territorio quer dizer que ganham menos dinheiro por carro!
                                                      Ou seja em vez de comprarem um golf a preço de ouro compram um octavia por menos uns cobres e se os carros em termos de qualidade sao equiparaveis e o preço é mais reduzido na skoda quer dizer que as margens de lucro sao menores quando vendem um skoda em comparação com o vw certo ? lol ou entao nao!
                                                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                      Mas não te esqueças que quando a Skoda rouba um cliente à VW se calhar também rouba um cliente à Renault e à Peugeot, por exemplo, e assim são mais dois clientes a dar dinheiro à casa.

                                                      O Grupo VAG com esta estratégia de oferecer até 4 produtos para o mesmo segmento (VW, Seat, Audi e Skoda) pode canibalizar algumas vendas internas mas compensa largamente com as que "rouba" a outros concorrentes. Um cliente que não lhe agrade um Golf não tem que ir para fora e escolher um Astra, Mégane ou Bravo. Sem sair da casa tem um A3, Leon ou Octávia.

                                                      A provar a validade desta estratégia temos a alteração no rumo da PSA: até agora a Citroën ficava com os monovolumes médios e a Peugeot com as SW. Agora isso já não acontece e passam ambas a oferecer uma alternativa em cada segmento.

                                                      Tomara a muitos grupos ter dores de cabeça destas.
                                                      Se lerem a notícia, vão constatar que as margens de lucro da Skoda são menores; logo por cada cliente que eles roubam à VW, é uma machadada nas contas da VW porque têm menos receitas.

                                                      Agora não deixa de ser verdade que, enquanto comprarem Skodas e nao Renaults nem BMW, o dinheiro continua a ir todo para o mesmo grupo.

                                                      Não sei até que ponto é que a notícia não será sensacionalista.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                        Em relação à qualidade dos carros: acho q só quem não andou num Skoda RECENTE e num VW é q pode dizer q a qualidade da Skoda é inferior.
                                                        O Octavia na China é feito na fábrica da VW em Shangai. O Polo na Índia é feito lado a lado com o Fabia. O novo 1.2 Tsi (q vai ser o melhor q há neste mundo e no outro quando montado num Audi ou num VW) é fabricado EXCLUSIVAMENTE pela Skoda, e se não me engano até foi desenvolvido pela Skoda. E se calhar há tantas coisas mais q nós não sabemos.
                                                        Agora há uma coisa q admito: acho q os modelos VW regra geral são ligeiramente mais "refinados" (já explicarei o q quero dizer com isso) em relação aos concorrentes da marca checa, mas não melhores.
                                                        Pego no Golf: é um bom carro do segmento C (apesar de haver malta q não percebe isso e falam do Golf como um Classe E em miniatura). Pego no Octavia. Comparem os 2 carros. O Golf não traz NADA melhor. Nem motor, nem tecnologia, nem melhores materiais. NADA. E convençam-se disto: quando chegar aos 50 000 km terá os mesmos barulhos parasitas q terá o meu Octavia ou um Megane ou outro qualquer do segmento C. Não há milagres. Basta verem aqui os DB de vários donos de Golfs q com "meia dúzia de kms" já têm ruídos parasitas. E a VW, q é a "rainha da montagem e dos materiais nobres" só dá 6 meses de garantia para os barulhos parasitas. É estranho, mas pronto, esta discussão fica para outra vez...
                                                        Agora é indiscutível q o Golf interiormente tem mais classe do q o Octavia. Faz jus ao ditado: "à mulher de César não é só necessário sê-lo, também tem de parecê-lo". E a verdade é q o Golf o parece, mas sem verdadeiramente ser melhor do q a concorrência (e não falo só da Skoda). O Golf e o Octavia partilham interiormente praticamente tudo. Plásticos moles em cima e duros em baixo. As mesmas saídas "mal amanhadas" debaixo dos bancos da frente. O mesmo A/C. O mesmo encosto para o braço. E tudo o resto. Agora em termos de "pacote" o Golf acrescenta uns adornos em falso alumínio nas saídas de ar no tablier, no manípulo das luzes e regulador de espelhos exteriores, uma fechadura no porta-luvas e um compartimento fechado na parte de debaixo da consola central (ao nível do travão de mão). Podem ver nas fotografias abaixo assinaladas (a nível do volante o Octavia também tem volante multi-funções, simplesmente este carro da fotografia não tinha).
                                                        Foste ao ponto que eu pretendia.

                                                        A minha questão é: a notícia será justificada ou encomendada? Será que a Skoda realmente ombreia com a VW em termos de qualidade ou trata-se apenas de uma notícia destinada a promover a Skoda?

                                                        Por exemplo: sou proprietário de um Golf e equacionei adquirir um Leon porque achava que era mais barato e de qualidade idêntica. Fiquei muito desiludido: apesar de a plataforma e o andamento serem idênticos ao Golf em termos de conforto e de condução, a nível de interiores deixava muito a desejar: os plásticos era de uma pobreza franciscana, os bancos não eram tão confortáveis e as condições de venda não justificavam a diferença em relação ao Golf. Optei pelo Golf por achar que o valor acrescentado que a diferença de preço trazia era perfeitamente justificado. Mas isso foi um raciocínio puramente de value for money e não com base em marcas.

                                                        Ainda considero que a SEAT seja uma espécie de VW barata com uma qualidade de materiais interiores menos primorosa para baixar o preço e permitir a quem não pode ou não quer comprar um VW ter acesso à plataforma VW: a minha questão é? A Skoda entra no mesmo saco ou não?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                          Se lerem a notícia, vão constatar que as margens de lucro da Skoda são menores; logo por cada cliente que eles roubam à VW, é uma machadada nas contas da VW porque têm menos receitas.

                                                          Agora não deixa de ser verdade que, enquanto comprarem Skodas e nao Renaults nem BMW, o dinheiro continua a ir todo para o mesmo grupo.

                                                          Não sei até que ponto é que a notícia não será sensacionalista.
                                                          E há tembé o problema da coroa checa

                                                          é bastante obvio que à VW não dá jeito nenhum que isto aconteça... nem percebo os comentários acima...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sinceramente não é uma ameaça tão grande como pintam..

                                                            No segmento B: o Fabia uns furos está abaixo do Polo, apenas tem a vantagem de ter uma variante carrinha
                                                            Roomster, carro de nicho

                                                            No caso do segmento C: Golf vs Octavia, um é hatchback o outro é liftback, o público alvo não é o mesmo
                                                            Apenas nas versões carrinha de ambos é que são comparáveis, e aí, curiosamente a versão mais menosprezada do Golf coincide com a Octavia break, a mais racional opção da gama Skoda e q, ue existe canibalização (tal como às FocusSW, MeganeST etc)
                                                            O Yeti é um modelo de nicho e faz mais mossa ao grupo Renault do que à casa mãe

                                                            No segmento D: O Superb é gigante, mas só compensa nas versões base (onde o seu preço e espaço são mais valias), pois não estou a ver as pessoas a darem de bom grado 40-45000 por um Skoda (em Portugal)
                                                            Sobre o Passat, fico à espera do novo modelo para comentar

                                                            Bem acho que não deixei modelo nenhum de fora.. creio que são ameaças infundadas e se há uma coisa que a VAG faz bem é gerir o espaço de cada empresa do grupo (GM, Ford e Chevy podiam ter aprendido bastante com eles)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X