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1.9 TDi...talvez o melhor motor de sempre...!

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    1.9 TDi...talvez o melhor motor de sempre...!

    Adquiri recentemente um veículo novo, uma carrinha Renault Megane ST Dymamic S 1.5 DCi 110 CV.

    Tive um Seat Córdoba 1.9 TDi versão 90 cv de 1997.
    Confesso que me custou a despreender do carro, sobretudo do motor.
    Impresssionante a fiabilidade e as prestações e consumos deste motor.
    Atrevo-me a dizer que até à data foi o melhor motor diesel no verdadeiro sentido da palavra.

    Com a Megane 1.5 DCi começo a notar as saudades do antigo 1.9 TDi, pois os 110 Cv parecem-me bastante inferiores, sobretudo a subir e com a lotação cheia...
    Sinseramente acho que alguma coisa está mal na homologação das potências e binários dos veículos...

    O meu era de 90 CV. Nunca o kitei nem coisas desse genero. Mesmo assim acredito que aquilo deveria ter muitos mais cavalos e atrevo-me a dizer que montado na megane faria melhor serviço...

    Não quero dizer que o 1.5 DCi seja mau. Se calhar até é o melhor na categoria em que se insere, em termos de cubicagem...

    ...mas o 1.9 TDi deixa saudades...

    #2
    Foste logo comparar com um 1500. O 1.5 dci tem mais cavalos mas força é com o 1.9 tdi e isso faz com que este tdi em particular seja engraçado de conduzir, especialmente em baixas rpms.

    Quando dizes que é o melhor motor se sempre. Bem, acho um exagero, foi um excelente motor, mas na sua época. No universo de motores que por aí andam actualmente este tdi está muito atrás. Os novos turbo diesel com sistema CR e 16v são motores bem diferentes do antigo 1.9 tdi pd com 8v, são mais suaves, silenciosos, mais poupados e têm muito mais fôlego, como não há bela sem senão em baixas são piores.

    Comentário


      #3
      Está a exagerar um pouco, o Cordoba é um Ibiza com mala, é um carro que pesa cerca de 1 tolenada, o Megane pesa cerca de 1300kg... O Cordoba não tem FAP bem como outras restrições que permitem a estes novos motores ter baixas emissões. É um motor e um carro de outra geração. Não esqueças disso. Em relação aos motores já vi em dados oficiais que o 1.5 dCi tinha recuperações ao nível do 1.9 TDi 105cv.

      É como comparar um 206 1.1 e um 205 ou AX com o mesmo motor. Estes últimos dão muito mais gozo de conduzir mas a segurança não se compara. O que perdes em gozo de condução ganhas em segurança e conforto, acontece em todos os modelos.

      Abraços.
      Editado pela última vez por Petter; 15 March 2010, 12:23.

      Comentário


        #4
        Sempre gostei um pouco mais do JTD equivalente.

        Comentário


          #5
          A mégane pesa mais uns 300kg que o córdoba. é normal que a performance seja diferente.

          Comentário


            #6
            terias que fazer essa comparação com um motor de nova geração de maior cilindrada e potencia semelhante. Esse 1.9 ate pode te parecer mais rapido, mas era também de certeza mais barulhento e nao tinha a suavidade do 1.5.

            E se pensares bem um motor como esse nos dias de hoje era impensável. Quem compraria um 1900cc que paga mais de imposto, é mais penalizado no CO2 e consome mais, quando produz apenas 90cv? Hoje em dia tens motores 1.3 que fazem isso. Podem nao ser tao rapidos, mas sao muito mais eficientes e amigos do ambiente.

            Nao se fazem milagres

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MAGama Ver Post
              Nao se fazem milagres
              e a comparar carros de pesos totalmente diferentes nem sequer são precisos milagres, basta algum bom senso para o perceber.

              Comentário


                #8
                Cada um na sua geração, o 1.9 TDI foi sem dúvida um motor sem igual! Era muito equilibrado, andava muito bem e não gastava muito.

                De uma forma geral os melhores para mim são os d da BMW, desde o primeiro 320d de 1998 até à actualidade. Existiram alguns problemas em alguns turbos (principalmente nos primeiros de 150cv), fora isso, um excelente motor, potente, agradável, e já é usado a 12 anos pela BMW (apesar das constantes modificações).

                Comentário


                  #9
                  1.9 Tdi deixar saudades?

                  "Vade retro Santanás"

                  Estás mais bem servido agora, acredita...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    e a comparar carros de pesos totalmente diferentes nem sequer são precisos milagres, basta algum bom senso para o perceber.
                    Sim realmente o peso e um factor muito importante, tinha me esquecido disso

                    Comentário


                      #11
                      antigamente também havia o mesmo motor (por exemplo o 1.1 psa) tanto a carburador como a injecção e outros com catalizador e outros sem... e o motor sem catalizador e a carburador puxava mais...

                      actualmente acontece isso com o FAP, vemos por exemplo 1.6 hdi com e sem FAP, os que não o trazem, têm mais genica...

                      os 1.9 tdi de 90cv não tinham fap nem eram 16v, e eram ruidosos. O motor tem boas baixas e recuperações, e o ruido, transmite um feeling de que está a puxar mais do que o que realmente puxa... se calhar se meteres o ibiza a puxar lado a lado com a megane, não vês a megane a ficar pra traz...

                      relativo ao motor 1.9 tdi 90cv, eu também tenho um desses num ibiza , e que grande máquina que é... tem 422.000km... ultimamente só faz praticamente cidade, anda a fazer consumo de cerca de 6.7(l/100)

                      Comentário


                        #12
                        Eu lido com Renault´s de trabalho e aquilo são carros de guerra, temos uma Master que já nem se lembra o que é manutenção, e rola que é um mimo...

                        Comentário


                          #13
                          Claro que não é o melhor mas partilho da admiração, por aqui passaram alguns e nunca deixaram ninguém mal. O meu de 110 vai quase com 280mil, e pro ano quando o trocar provavelmente por um a gasolina, vai deixar saudades.

                          Comentário


                            #14
                            O meu antigo Cordoba tinha 225000KM

                            Consumos dos últimos 5000 KM = 4,6 L/100 KM e a andar bem, com alguns picanços...!

                            Com a Megane não desço dos 6,4 L/100 KM


                            O problema não é o ser rápido ou não o Megane. O TDI tinha muito mais força sobretudo a subir embora no catálogo o binário só fosse de 210 NM enquanto a Megane diga 240 NM....

                            Se alguem tem os valores das prestações do antigo TDi 90 CV num ibiza ou córdoba agradecia que as publicasse para comparar com os novos motores....

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por profiteclas Ver Post
                              O problema não é o ser rápido ou não o Megane. O TDI tinha muito mais força sobretudo a subir embora no catálogo o binário só fosse de 210 NM enquanto a Megane diga 240 NM....

                              Se alguem tem os valores das prestações do antigo TDi 90 CV num ibiza ou córdoba agradecia que as publicasse para comparar com os novos motores....

                              Obrigado
                              a enorme diferença de peso entre os dois carros continua a não te interessar?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                a enorme diferença de peso entre os dois carros continua a não te interessar?
                                Não pá, isso não interessa nada pá!

                                O 1.9 é melhor, mais rápido e pronto

                                Comentário


                                  #17
                                  Se me disseres que é o melhor motor de sempre no universo de carros que tiveste, acredito piamente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por profiteclas Ver Post
                                    O meu antigo Cordoba tinha 225000KM

                                    Consumos dos últimos 5000 KM = 4,6 L/100 KM e a andar bem, com alguns picanços...!

                                    Com a Megane não desço dos 6,4 L/100 KM


                                    O problema não é o ser rápido ou não o Megane. O TDI tinha muito mais força sobretudo a subir embora no catálogo o binário só fosse de 210 NM enquanto a Megane diga 240 NM....

                                    Se alguem tem os valores das prestações do antigo TDi 90 CV num ibiza ou córdoba agradecia que as publicasse para comparar com os novos motores....

                                    Obrigado
                                    se calhar tas a falar daquele "kick" caracteristico dos tdi e no dci nao sentes isso porque e mais linear. Eu nunca conduzi o de 90cv, so o de 130 num ibiza 6l, nao sei como e a resposta do motor, mas como foi aqui dito o peso tambem conta muito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                      a enorme diferença de peso entre os dois carros continua a não te interessar?
                                      É claro que interessa... devem existir uns ~150kg de diferença pois o Córdoba era dos "utilitários" mais pesados do segmento.

                                      Mas além da estória do peso... serei só eu a ver a diferença de 20cv/30Nm no papel?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                        É claro que interessa... devem existir uns ~150kg de diferença pois o Córdoba era dos "utilitários" mais pesados do segmento.
                                        não, a diferença é mais do tipo 300kg.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                          não, a diferença é mais do tipo 300kg.
                                          Se a Mégane pesa 1300kg (confesso que não sei) a diferença é menor.

                                          O Córdoba pesa mais de 1150kg, pois o já tive um Polo 1.0 3p (base) que segundo o livrete tinha 1050kg de tara e tive um amigo com um Ibiza TDI 110 3p que tinha 1210kg de tara no livrete.

                                          Há por aqui pessoal com Ibizas certamente, basta colocarem aqui a tara mencionada no livrete/DUA.

                                          Comentário


                                            #22
                                            1.9 TDI o melhor motor de sempre?

                                            O que sentimos nem sempre é a realidade

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por profiteclas Ver Post
                                              O meu antigo Cordoba tinha 225000KM

                                              Consumos dos últimos 5000 KM = 4,6 L/100 KM e a andar bem, com alguns picanços...!

                                              Com a Megane não desço dos 6,4 L/100 KM


                                              O problema não é o ser rápido ou não o Megane. O TDI tinha muito mais força sobretudo a subir embora no catálogo o binário só fosse de 210 NM enquanto a Megane diga 240 NM....

                                              Se alguem tem os valores das prestações do antigo TDi 90 CV num ibiza ou córdoba agradecia que as publicasse para comparar com os novos motores....

                                              Obrigado
                                              Quantas vezes andaste com o Cordoba acima das 3000rpm ?

                                              E agora com a Megane?

                                              O TDI 90cv é um motor "falso"...achas que aquilo anda muito porque pisas as 1400rpms e aquilo vai embora. A questão é que rapidamente chegas as 3000rpm e acaba-se a força...tens q por outra acima...e aí o andamento recente-se.

                                              Mete a tua megane a andar entre as 2000 e as 4000rpms e vê lá se isso não anda. Tens de olhar é pro velocímetro.

                                              Faz-me lembrar um amigo meu que andou num 206GTI(o 1.6 de 120cv) e disse que aquilo não puxava nada...que o Ibiza TDI 110cv dele andava mais.

                                              Foram lá numa AE...claro que o Ibiza não levou nada. Ele bem deu cabeçadas no banco e aquilo bem fez fumo mas o Pug foi-se embora.

                                              Os kicks enganam muito, e os TDI como eram tudo menos líneares parecia que andavam muito. Já os d da bmw é ao contrário...como são lineares parece que andam pouco...depois olhas pro lado e ficou tudo para trás ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                Convem tambem não esquecer o peso "acrescido" dos ocupantes ....LOLLL

                                                Um abraço tb acho o 1.9 tdi um grande motor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É curioso ler que os antigos TDI não são lineares mas os DCI, HDI, etc já são.
                                                  Pois, mas os DCI's, HDI's e afins até às 2000 rpm não existem. Onde está a linearidade?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                    É curioso ler que os antigos TDI não são lineares mas os DCI, HDI, etc já são.
                                                    Pois, mas os DCI's, HDI's e afins até às 2000 rpm não existem. Onde está a linearidade?
                                                    Já conduziste um 1.9 ou 2.0 dCi? Dificilmente existe motor mais linear.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Petter Ver Post
                                                      Já conduziste um 1.9 ou 2.0 dCi? Dificilmente existe motor mais linear.
                                                      Não. Nenhum deles.
                                                      Mas como a comparação aqui foi entre o 1,9TDI e o 1,5DCI, foi sobre esses que argumentei. Já tenho uns milhares de Kms nesses.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o 1.9 TDI pode não ser efectivamente o melhor motor de sempre, mas que foi um marco na historia lá isso foi, e penso que ninguem tem duvidas disso...

                                                        ainda hoje são procurados, sinal de que o indice de satisfação dos clientes era e é elevado...

                                                        penso tambem que foi a partir deste motor que o estigma "diesel" ganhou outro sentido no nosso país...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por claxon Ver Post
                                                          o 1.9 TDI pode não ser efectivamente o melhor motor de sempre, mas que foi um marco na historia lá isso foi, e penso que ninguem tem duvidas disso...

                                                          ainda hoje são procurados, sinal de que o indice de satisfação dos clientes era e é elevado...

                                                          penso tambem que foi a partir deste motor que o estigma "diesel" ganhou outro sentido no nosso país...
                                                          disso nao ha duvida, nos tempos do golf IV e do ibiza 6l com os motores tdi de 130\150, eles eram idolatrados. Na altura nao havia motor que trouxesse tao boa performance com tao pouco consumo, especialmente quando montado em carros relativamente baratos como o ibiza.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sou um apaixonado por esse motor... performance, consumos, barulho, facilidade de resposta aos toques no acelerador e por aí fora...

                                                            Comentário

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