Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados! - Página 3

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23
A mostrar resultados 61 para 75 de 75

Título: Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    e que tal arranjar uma caixa de 6v duma B6 batida, por exemplo !!??
    O binário é uma característica do motor. Independentemente se o carro está a rebocar algo ou não.

Exemplo:
    viajam 5 adultos dentro do carro. Cada adulto pesa 80 kg (são alemães...), logo 5x80= 400 kg.

O binário máximo do carro é o mesmo... quer estejam lá os 5 adultos quer esteja vazio.

Agora imagina que o autor do tópico quer rebocar uma caravana de 400 kg... com rodas... não pode porque o motor\caixa não aguenta?

Mesmo que o problema fosse um motor fraco não era um uso esporádico que ia acabar com ele....

Piloto de Testes luisfilipe's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    A questão é: isso está explicito no carro ou foi referido na compra do mesmo?
    Eu tenho a sensação que este carro foi comprado usado, ou é só impressão minha ? Se na compra dos novos a desinformação já é mais do que muita o que fará nos usados . . .

Two
    Two está online
    Piloto de Troféu Two's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Se bateste o problema foi teu. Se o homem tinha um acessório legal não tem que ter cuidado com ele porque os outros lhe vão lá bater.

Presumo que vais sempre verificar que o carro que estacionou à tua frente não tem bola de reboque.

Se não o fazes desejo-te sinceramente o que me aconteceu. Hás-de ficar contente e feliz porque o tipo tinha um acessório legal.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
    Eu tenho a sensação que este carro foi comprado usado, ou é só impressão minha ? Se na compra dos novos a desinformação já é mais do que muita o que fará nos usados . . .
    É mesmo só impressão sua. Foi comprado novo no concessionário Audi de Matosinhos em Dezembro de 2001. No livro de instruções diz o normal, no que a situações de atrelar qualquer coisa ao carro diz respeito. Podia ter era uma anotaçãozinha relativamente à impossibilidade de alguns casos... Nomeadamente os A4 com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades...

Piloto de Testes joaobras's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

isto não passa de mais uma perola da siva,mas não é de estranhar porque quem tiver alguma experiencia com os serviços deles já está habituado a estas tretas.
    no manual vêm os valores de cargas de reboque admissiveis para todos os motores e não vêm nenhuma salvaguarda para o 1.9 tdi com caixa de 5,aliás até o 1.6 vêm mencionado e o manual indica quais os valores admissiveis para esse motor.

Banido
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

Se no livrete da viatura não estiver peso rebocável, a viatura não pode rebocar, nem ter gancho de reboque obviamente.

Se a marca não quer vender gancho de reboque mas existe indicação do peso rebocável no livrete, pode instalar um gancho de reboque homologado só que perde a garantia da marca.

Se instalar um gancho de reboque não homologado, pode chumbar no IPO.

Normalmente todos os ganchos de reboque que em caso de não utilização excedam as dimensões do veiculo são ilegais, no entanto existem excepções quando a propria marca faz homologação do gancho e das novas dimensões da viatura, grosso modo é o que normalmente acontece nos 4x4, onde as marcas se preocupam em homologar novas dimensões.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
    É mesmo só impressão sua. Foi comprado novo no concessionário Audi de Matosinhos em Dezembro de 2001. No livro de instruções diz o normal, no que a situações de atrelar qualquer coisa ao carro diz respeito. Podia ter era uma anotaçãozinha relativamente à impossibilidade de alguns casos... Nomeadamente os A4 com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades...
    É uma tristeza, prestam um muito mau serviço aos clientes, depois queixam - se que eles vão para outras bandas . . . Eu quando comprei o meu também me fartei de perguntar por extras e etc e o vendedor estava mais preocupado em garantir que o financiamento era feito por eles do que em esclarecer as dúvidas, enfim . . .

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
    Já te disse, e volto-te a dizer, esse problema não existe.

E para teres a certeza faz o seguinte: pede ao teu pai para voltar a esse mesmo concessionário, e pedir para lhe darem a resposta que lhe deram por escrito. Depois disso, o teu pai que faça uma exposição à casa mãe, juntando a cópia da resposta do concessionário, e depois vais ver a resposta.

Piloto de Testes joaobras's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
    É uma tristeza, prestam um muito mau serviço aos clientes, depois queixam - se que eles vão para outras bandas . . . Eu quando comprei o meu também me fartei de perguntar por extras e etc e o vendedor estava mais preocupado em garantir que o financiamento era feito por eles do que em esclarecer as dúvidas, enfim . . .
    como é que ele te podia esclarecer as duvidas se ele possivelmente tambem não sabia a resposta para elas
    eles no balcão de peças nem sabem procurar a referencia das mesmas no sistema informatico,têm que ser o cliente a dizer a referencia das peças caso contrario nada feito
    nem com o VIN do carro lá vão

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Já te disse, e volto-te a dizer, esse problema não existe.

E para teres a certeza faz o seguinte: pede ao teu pai para voltar a esse mesmo concessionário, e pedir para lhe darem a resposta que lhe deram por escrito. Depois disso, o teu pai que faça uma exposição à casa mãe, juntando a cópia da resposta do concessionário, e depois vais ver a resposta.
    Ora nem mais! É mesmo isso que já se começou a tratar hoje. Vamos ver o que vai dar.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
    como é que ele te podia esclarecer as duvidas se ele possivelmente tambem não sabia a resposta para elas
    eles no balcão de peças nem sabem procurar a referencia das mesmas no sistema informatico,têm que ser o cliente a dizer a referencia das peças caso contrario nada feito
    nem com o VIN do carro lá vão
    Isso de facto é uma realidade, contudo o vendedor está pago para saber responder às questões que lhe colocam sobre o produto que ele vende.

Eu não estou à espera que ele seja uma enciclopédia e que debite tudo de cabeça, mas se não sabe de cor pelo menos podia ir a procura da informação e informar os clientes de forma conveniente.

Fora da Audi já tropecei no oposto, isto é, em vendedores extremamente competentes e muito conhecedores do produto que vendiam

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

A azul.

Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Eu acho brilhante tu não veres relação entre as coisas.

Experimenta ligar o vag-com ao teu carro e mede a pressão do turbo nestas duas situações:

- a fundo em 6ª numa descida;
    - a fundo em 6ª numa subida acentuada;

Vais verificar que a pressão do turbo é maior a subir, exactamente porque existe mais esforço. Não é a electrónica que pede mais.
    Nota que em teoria seria exactamente a mesma coisa, pois vais com o pé a fundo.
    Isto não são teorias, é uma prática que podes confirmar.

Conceito de carga. E o que é que isso têm a ver para o assunto?

Mesmo se agarrarmos numa autocaravana, penso que poucas serão as pessoas que duvidam que o mesmo motor montado numa autocaravana vai ter um desgaste maior do que num veículo mais leve (como tantas vezes acontece nos veículos comerciais de onde derivam).

É fácil de entender que um carro andar a puxar uma caravana de largas centenas de kg é um esforço adicional para o motor/caixa (entre outras coisas).

É claro que existe uma enorme diferença entre "não poder" e "não ser muito aconselhável", e é isto que não está aqui bem esclarecido.
    Acho muito estranho que o carro "não possa" rebocar uma caravana.
    Certamente que a caixa de velocidades não vai partir ao fim de 5 km de rebocar uma caravana, terá é um desgaste superior ao normal.

Se eu tivesse de rebocar alguma coisa com a carrinha, rebocava.
    Teria era a consciência de andar calmamente, ou seja, não pisar a fundo em nenhuma mudança (nem que fosse para subir 20 km/h mais depressa), ou seja, deixando alguma folga à mecânica.

Tu podes ser um bom ciclista, mas se fores a pedalar numa bicicleta de 2 lugares em que o pendura não vai a pedalar (vai só a fazer peso), vais ficar todo roto muito mais depressa.
    É claro que o uso de veículos para rebocar habitualmente, e também só será significativo se o peso a rebocar for considerável, vai incutir um desgaste superior aos orgão mecânicos do veículo. E? Tmabém o andar sempre a "puxar", o não cumprir as manutenções, o andar com o veículo sempre carregado, etc. Os carros são máquinas, e foram feitos para andar, não para estarem fechados na garagem como preciosidades. Os carros estão sobredimensionados em quase tudo, até no preço.

No caso em questão, de certeza que nos documentos do veículo está lá o peso rebocável com ou sem travão.
    O fantasma da caixa de 5 aceitar menos binário, não é para aqui chamada. A limitação dela é de input! Não há limitações de output. É claro que o reboque incute na transmissão, e muito mais na transmissão que no motor, um esforço extra, e depois? O carro foi projectado para isso! Quando estás a rebocar, o que sofre mais são as peças da trasnmissão, semi-eixos, rótulas, etc, pois estarás teoricamente a provocar uma maior propensão à folga. As rótulas, cardans, juntas homocinéticas,como quiserem, são normalmente as peças que actuam como "peças fusiveis", ou para quem não sabe, partem para evitar danos numa peça mais onerosa ou fundamental. Existe uma cadeia cinética que se estuda, quando se têm que ter conhecimento de como se propaga o movimento numa máquina, e que num carro normal, vai desde o êmbolo até à roda. Esse esforço adicional que está a assumir que é distribuido uniformemente, vai influir maioritariamente sobre a embraiagem, não é por acaso que em carros que rebocam pesos normalmente o desgaste desta é superior, e nos que tÊm caixa automática o liquido desta pode aquecer e deve ser mudado em intervalos menores.
    O problema dessa caixa, e de todas as outras, é que como é óbvio, há um limite de binário À entrada, que vai estar intimamente relacionado com a força exercida em cada dente no carreto. Porque é que acham que os carretos das diferentes velocidades não vos parecem iguais, não é apenas para desmultiplicação. O esforço incutido aos órgãos da caixa depende muito mais da força que entra, do que da ressistência a sair. O que disse neste parágrafo não é verdade para caixas automáticas.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    O problema deste carro é que já originalmente tiveram de limitar a força do motor devido à caixa não garantir as margens predefinidas de desgaste considerado normal.
    Isso são balelas...

O meu carro actual, um Mégane 1.5 dCi de 100 cv, está também ele limitado electronicamente por causa da caixa não suportar valores de binário acima dos 200 Nm...

Mas tal não o impede de fazer serviço de reboque. E o próprio manual de instruções, como é comum na marca, traz todas as medidas para a montagem do gancho de reboque.

Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

a Audi não quer um video destes no youtube

YouTube - Renault 5 wrecked trying to pull a caravan uphill

trek

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    A azul.

É claro que o uso de veículos para rebocar habitualmente, e também só será significativo se o peso a rebocar for considerável, vai incutir um desgaste superior aos orgão mecânicos do veículo. E? Tmabém o andar sempre a "puxar", o não cumprir as manutenções, o andar com o veículo sempre carregado, etc. Os carros são máquinas, e foram feitos para andar, não para estarem fechados na garagem como preciosidades. Os carros estão sobredimensionados em quase tudo, até no preço.

No caso em questão, de certeza que nos documentos do veículo está lá o peso rebocável com ou sem travão.
    O fantasma da caixa de 5 aceitar menos binário, não é para aqui chamada. A limitação dela é de input! Não há limitações de output. É claro que o reboque incute na transmissão, e muito mais na transmissão que no motor, um esforço extra, e depois? O carro foi projectado para isso! Quando estás a rebocar, o que sofre mais são as peças da trasnmissão, semi-eixos, rótulas, etc, pois estarás teoricamente a provocar uma maior propensão à folga. As rótulas, cardans, juntas homocinéticas,como quiserem, são normalmente as peças que actuam como "peças fusiveis", ou para quem não sabe, partem para evitar danos numa peça mais onerosa ou fundamental. Existe uma cadeia cinética que se estuda, quando se têm que ter conhecimento de como se propaga o movimento numa máquina, e que num carro normal, vai desde o êmbolo até à roda. Esse esforço adicional que está a assumir que é distribuido uniformemente, vai influir maioritariamente sobre a embraiagem, não é por acaso que em carros que rebocam pesos normalmente o desgaste desta é superior, e nos que tÊm caixa automática o liquido desta pode aquecer e deve ser mudado em intervalos menores.
    O problema dessa caixa, e de todas as outras, é que como é óbvio, há um limite de binário À entrada, que vai estar intimamente relacionado com a força exercida em cada dente no carreto. Porque é que acham que os carretos das diferentes velocidades não vos parecem iguais, não é apenas para desmultiplicação. O esforço incutido aos órgãos da caixa depende muito mais da força que entra, do que da ressistência a sair. O que disse neste parágrafo não é verdade para caixas automáticas.
    Não sei onde é que o que eu escrevi contraria algo do que disseste depois.

Eu disse que eu rebocaria, mas com cuidado (não fosse o facto de detestar caravanas).

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23