Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 75

Título: Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Localização
    Porto
    Posts
    173

    Por Defeito Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

    Boa tarde,
    venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?


  2. #2
    Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    8,718

    Por Defeito

    Há algo muito estranho nessa história...
    Nunca se ouviu falar de tal coisa, e a caixa de 5v é extremamente fiável.
    A do lá de casa já vai com 162.000km com a embraiagem de origem.

  3. #3
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,591

    Por Defeito

    Os 1.9 TDI 130cv com caixa de 5 tem 285Nm porque a caixa não aguenta os 310Nm que o motor debita normalmente.

    Pode ser que esse facto esteja relacionado com isso.

    Mas também depende de quanto pesa a caravana. O normal de um carro é puxar os 900-1.100kg com travão.

  4. #4
    Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    8,718

    Por Defeito

    Não é por isso que não deixa de puxar uma caravana.

  5. #5
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005
    Localização
    Braga
    Posts
    5,034

    Por Defeito

    Se a Audi diz é porque não pode. Há por ai muitos carros que não podem, por exemplo o MB C200CDI!


  6. #6
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2008
    Localização
    Porto
    Posts
    173

    Por Defeito

    E porque é que o MB também não pode, sabe? Estou mesmo espantado com a situação. E claro que rebocaria a caravana mas os meus pais estão com receio de arriscar (existem casas da especialidade que montariam o sistema) dado que algumas das viagens que fazem é por zonas montanhosas...

  7. #7
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005
    Localização
    Braga
    Posts
    5,034

    Por Defeito

    Não tem as características "mínimas" para que tal possa ser aplicado. Quais são, não sei... Mas certamente que tem a ver com binário...etc

  8. #8
    Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    8,718

    Por Defeito

    Isso é demasiado estranho.
    Se há carros 1.2 a puxar caravanas, porque é que estes não podem.

    Um que sei que não pode é o Audi A2, não é pelo motor nem pela caixa, mas sim pela estrutura ser integralmente em alumínio.

  9. #9
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    I'll see you on the Dark Side of the Moon
    Posts
    18,986

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
    Boa tarde,
    venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?
    Quanto ao livro de revisões falar na possibilidade de rebocar, convém analisar se esse livro é específico da A4 com esse motor e caixa ou comum com outras A4 (que é o normal).

    No entanto, se a Audi diz que não dá, é melhor não inventar.

    A explicação pode mesmo residir no binário máximo que essa caixa está feita para suportar.
    No entanto convém não esquecer que a maioria dos carros não estão feitos para andar a rebocar caravanas.
    Não sei qual o peso dessa caravana, mas facilmente uma caravana pesa 750 kg...
    ...que é mais do que o peso de um Citroen AX ou Twingo Original.

    Assim de repente não acharia muito bom para a mecânica de carro nenhum andar a rebocar um AX durante muitos km...

  10. #10
    Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    18,213

    Por Defeito

    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.

  11. #11
    Piloto de Rallye mELIANTE's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007
    Localização
    Londres
    Posts
    10,465

    Por Defeito

    Eles basicamente dizem que "não pode andar a puxar coisas porque o carro não tem qualidade suficiente"?

  12. #12
    Banido MarceloN's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010
    Localização
    Braga
    Posts
    461

    Por Defeito

    Nunca ouvi tal historia. Em que sentido rebocar uma caravana pode prejudicar assim tanto a mecânica? logo que não se puxe muito pelo carro ta td bem.
    Então eu se andar no meu carro sempre com 5 pessoas com 150kg cada uma, tbm tou a dar cabo da mecanica do carro...

  13. #13
    Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    8,718

    Por Defeito

    Se fosse eu ia a fontes mais fidedignas...

  14. #14
    Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    No Centro do Mundo a assar frangos
    Posts
    35,433

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
    Boa tarde,
    venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?
    O melhor é trocarem o audi outra vez pela hilux pois esta de certeza que puxa tudo e mais alguma coisa

  15. #15
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    3,968

    Por Defeito

    queriam que a Audi responde-se o quê ??....


    é obvio que puxar um atrelado não dá saúde a nenhum carro, se eles dizem que sim vamos todos contentes meter o atrelado no carro e por azar acontece alguma coisa, parte o motor ou caixa, quem é a má da fita ?? de quem é a culpa ?? da Audi claro, porque disse que se podia utilizar reboque naquele carro. Então para evitar males maiores diz-se logo que não e pronto, mesmo que venham a utilizar reboque na mesma, se acontecer alguma coisa a Audi já fica de consciência tranquila porque referiu que não podia utilizar reboque.



    A minha opinião é: utiliza reboque à vontade, MAS requer sempre cuidados por parte do condutor, não se conduz da mesma maneira como se não tivesse nada...

  16. #16
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    I'll see you on the Dark Side of the Moon
    Posts
    18,986

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
    Eu acho brilhante tu não veres relação entre as coisas.

    Experimenta ligar o vag-com ao teu carro e mede a pressão do turbo nestas duas situações:

    - a fundo em 6ª numa descida;
    - a fundo em 6ª numa subida acentuada;

    Vais verificar que a pressão do turbo é maior a subir, exactamente porque existe mais esforço. Não é a electrónica que pede mais.
    Nota que em teoria seria exactamente a mesma coisa, pois vais com o pé a fundo.
    Isto não são teorias, é uma prática que podes confirmar.

    Mesmo se agarrarmos numa autocaravana, penso que poucas serão as pessoas que duvidam que o mesmo motor montado numa autocaravana vai ter um desgaste maior do que num veículo mais leve (como tantas vezes acontece nos veículos comerciais de onde derivam).

    É fácil de entender que um carro andar a puxar uma caravana de largas centenas de kg é um esforço adicional para o motor/caixa (entre outras coisas).

    É claro que existe uma enorme diferença entre "não poder" e "não ser muito aconselhável", e é isto que não está aqui bem esclarecido.
    Acho muito estranho que o carro "não possa" rebocar uma caravana.
    Certamente que a caixa de velocidades não vai partir ao fim de 5 km de rebocar uma caravana, terá é um desgaste superior ao normal.

    Se eu tivesse de rebocar alguma coisa com a carrinha, rebocava.
    Teria era a consciência de andar calmamente, ou seja, não pisar a fundo em nenhuma mudança (nem que fosse para subir 20 km/h mais depressa), ou seja, deixando alguma folga à mecânica.

    Tu podes ser um bom ciclista, mas se fores a pedalar numa bicicleta de 2 lugares em que o pendura não vai a pedalar (vai só a fazer peso), vais ficar todo roto muito mais depressa.

  17. #17
    Piloto de Testes luisfilipe's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008
    Posts
    2,200

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
    Acho que a questão é, o carro quando foi comprado novo, foi encomendado como sendo um carro que ía fazer serviço de reboque ?
    Eu andei a ler o manual do meu e lá refere preto no branco que não é só meter a bola do reboque e está a andar, há mais componentes que têm de ser alterados.
    Por outro lado o manual é tão vago que não fala do modelo A ou do modelo B em particular é para toda a gama . . .
    Logo não me surpreende a resposta que deram.

  18. #18
    Piloto de Testes pmgoliv's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Planeta Terra
    Posts
    1,356

    Por Defeito

    Eu apostava que se se dirigirem a vários concessionários diferentes, de diferentes marcas e fizerem essa mesma pergunta sobre vários veículos, vão obter a mesma resposta.

    Mas algum concessionário oficial vai dizer "assim do nada", que: "ó amigo, pode andar por aí a puxar 1 tonelada à vontade que isso nunca parte".

    Isso não significa que o veículo não o faça. A história da limitação do binário é boa. Quantos carros com bem menos binário andam por aí a rebocar atrelados. Acham que as respectivas marcas disseram aos clientes que o podiam fazer? NÃO.

    Tenho um carro desses, com caixa de 5v, reprogramado com 390nm há uns valentes milhares de kms e nem embraiagem ainda foi mudada.

  19. #19
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003
    Posts
    21,713

    Por Defeito

    O tio da minha esposa tem um Lancer GLX 1.3 e passa a vida a rebocar um atrelado com um barco em cima e até hoje nunca se estragou nada...

  20. #20
    Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Portugal
    Posts
    12,034

    Por Defeito

    Parece-me um enorme absurdo. Estamos a falar de um segmento D, de uma marca que dizem ser premium.

    Espantam-me mesmo alguns comentários...é aceitável que um carro deste preço, que pesa 1500kg, não consiga rebocar, pelo menos, até 750kg? (que é, afinal, o peso máximo permitido por reboque pelo código para a carta do tipo B).

    Para se ver até que ponto isso é ridículo, basta pensarmos nos carros que vemos a rebocarem caravanas. Pelo nosso código, qualquer carro do tipo B pode rebocar até o conjunto fazer 3500kg, desde que o condutor tenha a carta B+E. Por exemplo: http://www.unconditional.co.nz/brend...06/caravan.jpg

    Mais importante e grave que isso, é que o livro de instruções do carro fala dessa possibilidade.

    Seria importante saber o que se danifica ao certo, quando se puxa um reboque. Se for realmente a caixa, é preocupante e não recomendaria rebocar nada com ele. Se for problema da embraiagem, então talvez com uma condução saudável, sem utilizar o binário em baixas, por exemplo, se consiga rebocar. Num caso ou noutro, a Audi sai francamente mal da fotografia.
    Última edição por Movyk : 19-03-10 às 11:09:55

  21. #21
    Piloto de Testes Wolfman's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    3,265

    Por Defeito

    Acho estranho este facto.

    Os meus pais têm uma caravana (700kg), na qual foi necessária rebocar 200km´s no carro deles (Rover 400 1.4 103cv), a subir o Marão e tudo e não achei que forçasse a caixa e a embraiagem (fui eu que o levei), a única diferença, foi o consumo alto de combustível, tal como já disseram, se fossem 4 marmanjos de 150kg cada um no carro, também força o mesmo, ia dar quase ela por ela (+-).

    Nota: Tenho ideia que para rebocar, tem de ter a homolgação no livrete "peso rebocável", neste caso o Rover tinha um peso rebocável de 900kg (acho!! que era este peso) ...

  22. #22
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,591

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Parece-me um enorme absurdo. Estamos a falar de um segmento D, de uma marca que dizem ser premium.

    Espantam-me mesmo alguns comentários...é aceitável que um carro deste preço, que pesa 1500kg, não consiga rebocar, pelo menos, até 750kg? (que é, afinal, o peso máximo permitido por reboque pelo código para a carta do tipo B).

    Para se ver até que ponto isso é ridículo, basta pensarmos nos carros que vemos a rebocarem caravanas. Pelo nosso código, qualquer carro do tipo B pode rebocar até o conjunto fazer 3500kg, desde que o condutor tenha a carta B+E. Por exemplo: http://www.unconditional.co.nz/brend...06/caravan.jpg

    Mais importante e grave que isso, é que o livro de instruções do carro fala dessa possibilidade.

    Seria importante saber o que se danifica ao certo, quando se puxa um reboque. Se for realmente a caixa, é preocupante e não recomendaria rebocar nada com ele. Se for problema da embraiagem, então talvez com uma condução saudável, sem utilizar o binário em baixas, por exemplo, se consiga rebocar. Num caso ou noutro, a Audi sai francamente mal da fotografia.
    É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

    Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
    E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.

  23. #23
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    Rio de Mouro, Lisboa, Portugal
    Posts
    24,535

    Por Defeito

    Uma coisinha tão simples pode ser a resposta a muitas perguntas...


    Já pensaram em consultar o manual de instruções da viatura ???

    O Tuga nunca consulta este documento e na maior parte dos casos fazê-lo evitaria muita desinformação...

    O manual indica claramente as cargas e pesos que o veículo pode transportar e rebocar e se tal não fôr possível, também o indicará.

  24. #24
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    21,532

    Por Defeito

    Essa história está mal contada.

    Mete lá o gancho no carro, e siga viagem. Não tenhas medo.
    Última edição por MGomes : 19-03-10 às 13:27:23

  25. #25
    Piloto de Testes MadRacer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Vila Franca de Xira
    Posts
    1,402

    Por Defeito

    E a Hilux? Que binário tinha?
    Andei há duas semanas numa que não andava nada, que não tinha força nenhuma. De certeza que o 1.9 TDI tem mais binário e mais cavalos que o da Hilux.

    Claro que são veículos com objectivos diferentes, um é de trabalho e outro de passageiros, mas que reine o bom senso.

    Claro que esforça a embraiagem:
    Um amigo meu foi de férias com uma caravana de 10 metros, quase 2 toneladas e lixou a embraiagem da sua Mitsubshi L300 4x4. Sorte é que tinha acabado de a comprar (em 2º mão a um stand) e cara de pau disse que vinha assim. Lá foi o stand pagar um kit novo.

  26. #26
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009
    Localização
    por aí...
    Posts
    928

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
    Nem mais!
    O TDi tem binário suficiente para puxar o carro, o atrelado e se fôr preciso... outro atrelado! O problema não está aí. O problema poderá ser, como alguém já disse, a montagem de componentes adicionais ou... alguém no concessionário está a esfregar as mãos para vender um kit de reboque "d'orige" que é recomendado.

    Edit: para os mais cépticos: já pensaram nos camiões TIR? Fazem 600, 700, 800 mil kilómetros com atrelados...
    Última edição por patareco : 19-03-10 às 13:26:38

  27. #27
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    21,532

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
    E a Hilux? Que binário tinha?
    Andei há duas semanas numa que não andava nada, que não tinha força nenhuma.

    Não andava nada, até acredito, mas que não tinha força, isso já não acredito.
    São coisas totalmente distintas.

  28. #28
    Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    8,718

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

    Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
    E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.
    Ridículo é o dizerem que não pode rebocar, seja tdi seja outro qualquer.

    Já quanto aos rótulos e à fama, é algo que se vai construíndo, conquistando e constatando ao longo do tempo...

  29. #29
    Piloto de Testes pmgoliv's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Planeta Terra
    Posts
    1,356

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

    Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
    E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.
    Dizer mal é mais fácil.

    Ir pesquisar e ver a quantidade de A4 dessa altura com gancho de reboque de origem, é mais difícil.

    E para que conste, peso rebocável deste veículo, 1600kg.

  30. #30
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    21,532

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post
    Ir pesquisar e ver a quantidade de A4 dessa altura com gancho de reboque de origem, é mais difícil.

    E para que conste, peso rebocável deste veículo, 1600kg.
    Conforme já disse, a solução é apenas instalar o gancho, e seguir viagem.

    Quanto ao resto ...

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Tópicos semelhantes

  1. Respostas: 21
    Último Post: 06-07-07, 14:51:52
  2. EMEL já pode autuar e rebocar
    Por VRodrigues na secção Road-book
    Respostas: 71
    Último Post: 24-02-07, 15:29:02
  3. Audi A4 TDI 130cv: Radio Chorus
    Por Lee na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 9
    Último Post: 20-11-06, 22:55:41
  4. Skoda Superb TDI 130cv reprogramado....sim ou não?
    Por jeronimosilva na secção Boxes
    Respostas: 5
    Último Post: 03-09-06, 12:47:52

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •