Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Audi A4 1.9 tdi 130cv não pode rebocar atrelados!

    Boa tarde,
    venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?

    #2
    Há algo muito estranho nessa história...
    Nunca se ouviu falar de tal coisa, e a caixa de 5v é extremamente fiável.
    A do lá de casa já vai com 162.000km com a embraiagem de origem.

    Comentário


      #3
      Os 1.9 TDI 130cv com caixa de 5 tem 285Nm porque a caixa não aguenta os 310Nm que o motor debita normalmente.

      Pode ser que esse facto esteja relacionado com isso.

      Mas também depende de quanto pesa a caravana. O normal de um carro é puxar os 900-1.100kg com travão.

      Comentário


        #4
        Não é por isso que não deixa de puxar uma caravana.

        Comentário


          #5
          Se a Audi diz é porque não pode. Há por ai muitos carros que não podem, por exemplo o MB C200CDI!

          Comentário


            #6
            E porque é que o MB também não pode, sabe? Estou mesmo espantado com a situação. E claro que rebocaria a caravana mas os meus pais estão com receio de arriscar (existem casas da especialidade que montariam o sistema) dado que algumas das viagens que fazem é por zonas montanhosas...

            Comentário


              #7
              Não tem as características "mínimas" para que tal possa ser aplicado. Quais são, não sei... Mas certamente que tem a ver com binário...etc

              Comentário


                #8
                Isso é demasiado estranho.
                Se há carros 1.2 a puxar caravanas, porque é que estes não podem.

                Um que sei que não pode é o Audi A2, não é pelo motor nem pela caixa, mas sim pela estrutura ser integralmente em alumínio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
                  Boa tarde,
                  venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?
                  Quanto ao livro de revisões falar na possibilidade de rebocar, convém analisar se esse livro é específico da A4 com esse motor e caixa ou comum com outras A4 (que é o normal).

                  No entanto, se a Audi diz que não dá, é melhor não inventar.

                  A explicação pode mesmo residir no binário máximo que essa caixa está feita para suportar.
                  No entanto convém não esquecer que a maioria dos carros não estão feitos para andar a rebocar caravanas.
                  Não sei qual o peso dessa caravana, mas facilmente uma caravana pesa 750 kg...
                  ...que é mais do que o peso de um Citroen AX ou Twingo Original.

                  Assim de repente não acharia muito bom para a mecânica de carro nenhum andar a rebocar um AX durante muitos km...

                  Comentário


                    #10
                    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
                    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
                    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.

                    Comentário


                      #11
                      Eles basicamente dizem que "não pode andar a puxar coisas porque o carro não tem qualidade suficiente"?

                      Comentário


                        #12
                        Nunca ouvi tal historia. Em que sentido rebocar uma caravana pode prejudicar assim tanto a mecânica? logo que não se puxe muito pelo carro ta td bem.
                        Então eu se andar no meu carro sempre com 5 pessoas com 150kg cada uma, tbm tou a dar cabo da mecanica do carro...

                        Comentário


                          #13
                          Se fosse eu ia a fontes mais fidedignas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por apvfs Ver Post
                            Boa tarde,
                            venho aqui expôr uma situação que está a acontecer com os meus pais. Eles têm um Audi A4 de Dezembro 2001 com o motor 1.9 Tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades. Têm uma caravana que, quando viajavam, atrelavam a uma Toyota Hilux 2.4 td. Venderam a Toyota e dirigiram-se ao agente Audi que sempre assistiu o carro e pediram para aplicarem o sistema de engate da marca. Com imenso espanto nosso, a Audi disse que tinha que verificar se o carro poderia rebocar um atrelado! O facto, é que recebemos uma resposta oficial da Audi (importador) a dizer que este modelo que vem equipado com o 1.9 tdi de 130 cv e caixa de 5 velocidades não pode rebocar atrelados porque as caixas de velocidades ficam ao fim de muito pouco tempo irremediavelmente danificadas! Os meus pais sentem-se enganados visto o livro de instruções falar dessa capacidade (e que nunca nos passou pela cabeça não ser possível...) e estão completamente furiosos com a situação. Já aconteceu a alguém?
                            O melhor é trocarem o audi outra vez pela hilux pois esta de certeza que puxa tudo e mais alguma coisa

                            Comentário


                              #15
                              queriam que a Audi responde-se o quê ??....


                              é obvio que puxar um atrelado não dá saúde a nenhum carro, se eles dizem que sim vamos todos contentes meter o atrelado no carro e por azar acontece alguma coisa, parte o motor ou caixa, quem é a má da fita ?? de quem é a culpa ?? da Audi claro, porque disse que se podia utilizar reboque naquele carro. Então para evitar males maiores diz-se logo que não e pronto, mesmo que venham a utilizar reboque na mesma, se acontecer alguma coisa a Audi já fica de consciência tranquila porque referiu que não podia utilizar reboque.



                              A minha opinião é: utiliza reboque à vontade, MAS requer sempre cuidados por parte do condutor, não se conduz da mesma maneira como se não tivesse nada...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
                                Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
                                Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
                                Eu acho brilhante tu não veres relação entre as coisas.

                                Experimenta ligar o vag-com ao teu carro e mede a pressão do turbo nestas duas situações:

                                - a fundo em 6ª numa descida;
                                - a fundo em 6ª numa subida acentuada;

                                Vais verificar que a pressão do turbo é maior a subir, exactamente porque existe mais esforço. Não é a electrónica que pede mais.
                                Nota que em teoria seria exactamente a mesma coisa, pois vais com o pé a fundo.
                                Isto não são teorias, é uma prática que podes confirmar.

                                Mesmo se agarrarmos numa autocaravana, penso que poucas serão as pessoas que duvidam que o mesmo motor montado numa autocaravana vai ter um desgaste maior do que num veículo mais leve (como tantas vezes acontece nos veículos comerciais de onde derivam).

                                É fácil de entender que um carro andar a puxar uma caravana de largas centenas de kg é um esforço adicional para o motor/caixa (entre outras coisas).

                                É claro que existe uma enorme diferença entre "não poder" e "não ser muito aconselhável", e é isto que não está aqui bem esclarecido.
                                Acho muito estranho que o carro "não possa" rebocar uma caravana.
                                Certamente que a caixa de velocidades não vai partir ao fim de 5 km de rebocar uma caravana, terá é um desgaste superior ao normal.

                                Se eu tivesse de rebocar alguma coisa com a carrinha, rebocava.
                                Teria era a consciência de andar calmamente, ou seja, não pisar a fundo em nenhuma mudança (nem que fosse para subir 20 km/h mais depressa), ou seja, deixando alguma folga à mecânica.

                                Tu podes ser um bom ciclista, mas se fores a pedalar numa bicicleta de 2 lugares em que o pendura não vai a pedalar (vai só a fazer peso), vais ficar todo roto muito mais depressa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
                                  Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
                                  Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
                                  Acho que a questão é, o carro quando foi comprado novo, foi encomendado como sendo um carro que ía fazer serviço de reboque ?
                                  Eu andei a ler o manual do meu e lá refere preto no branco que não é só meter a bola do reboque e está a andar, há mais componentes que têm de ser alterados.
                                  Por outro lado o manual é tão vago que não fala do modelo A ou do modelo B em particular é para toda a gama . . .
                                  Logo não me surpreende a resposta que deram.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu apostava que se se dirigirem a vários concessionários diferentes, de diferentes marcas e fizerem essa mesma pergunta sobre vários veículos, vão obter a mesma resposta.

                                    Mas algum concessionário oficial vai dizer "assim do nada", que: "ó amigo, pode andar por aí a puxar 1 tonelada à vontade que isso nunca parte".

                                    Isso não significa que o veículo não o faça. A história da limitação do binário é boa. Quantos carros com bem menos binário andam por aí a rebocar atrelados. Acham que as respectivas marcas disseram aos clientes que o podiam fazer? NÃO.

                                    Tenho um carro desses, com caixa de 5v, reprogramado com 390nm há uns valentes milhares de kms e nem embraiagem ainda foi mudada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O tio da minha esposa tem um Lancer GLX 1.3 e passa a vida a rebocar um atrelado com um barco em cima e até hoje nunca se estragou nada...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me um enorme absurdo. Estamos a falar de um segmento D, de uma marca que dizem ser premium.

                                        Espantam-me mesmo alguns comentários...é aceitável que um carro deste preço, que pesa 1500kg, não consiga rebocar, pelo menos, até 750kg? (que é, afinal, o peso máximo permitido por reboque pelo código para a carta do tipo B).

                                        Para se ver até que ponto isso é ridículo, basta pensarmos nos carros que vemos a rebocarem caravanas. Pelo nosso código, qualquer carro do tipo B pode rebocar até o conjunto fazer 3500kg, desde que o condutor tenha a carta B+E. Por exemplo: http://www.unconditional.co.nz/brend...06/caravan.jpg

                                        Mais importante e grave que isso, é que o livro de instruções do carro fala dessa possibilidade.

                                        Seria importante saber o que se danifica ao certo, quando se puxa um reboque. Se for realmente a caixa, é preocupante e não recomendaria rebocar nada com ele. Se for problema da embraiagem, então talvez com uma condução saudável, sem utilizar o binário em baixas, por exemplo, se consiga rebocar. Num caso ou noutro, a Audi sai francamente mal da fotografia.
                                        Editado pela última vez por Movyk; 19 March 2010, 11:09.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho estranho este facto.

                                          Os meus pais têm uma caravana (700kg), na qual foi necessária rebocar 200km´s no carro deles (Rover 400 1.4 103cv), a subir o Marão e tudo e não achei que forçasse a caixa e a embraiagem (fui eu que o levei), a única diferença, foi o consumo alto de combustível, tal como já disseram, se fossem 4 marmanjos de 150kg cada um no carro, também força o mesmo, ia dar quase ela por ela (+-).

                                          Nota: Tenho ideia que para rebocar, tem de ter a homolgação no livrete "peso rebocável", neste caso o Rover tinha um peso rebocável de 900kg (acho!! que era este peso) ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Parece-me um enorme absurdo. Estamos a falar de um segmento D, de uma marca que dizem ser premium.

                                            Espantam-me mesmo alguns comentários...é aceitável que um carro deste preço, que pesa 1500kg, não consiga rebocar, pelo menos, até 750kg? (que é, afinal, o peso máximo permitido por reboque pelo código para a carta do tipo B).

                                            Para se ver até que ponto isso é ridículo, basta pensarmos nos carros que vemos a rebocarem caravanas. Pelo nosso código, qualquer carro do tipo B pode rebocar até o conjunto fazer 3500kg, desde que o condutor tenha a carta B+E. Por exemplo: http://www.unconditional.co.nz/brend...06/caravan.jpg

                                            Mais importante e grave que isso, é que o livro de instruções do carro fala dessa possibilidade.

                                            Seria importante saber o que se danifica ao certo, quando se puxa um reboque. Se for realmente a caixa, é preocupante e não recomendaria rebocar nada com ele. Se for problema da embraiagem, então talvez com uma condução saudável, sem utilizar o binário em baixas, por exemplo, se consiga rebocar. Num caso ou noutro, a Audi sai francamente mal da fotografia.
                                            É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

                                            Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
                                            E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisinha tão simples pode ser a resposta a muitas perguntas...


                                              Já pensaram em consultar o manual de instruções da viatura ???

                                              O Tuga nunca consulta este documento e na maior parte dos casos fazê-lo evitaria muita desinformação...

                                              O manual indica claramente as cargas e pesos que o veículo pode transportar e rebocar e se tal não fôr possível, também o indicará.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Essa história está mal contada.

                                                Mete lá o gancho no carro, e siga viagem. Não tenhas medo.
                                                Editado pela última vez por MGomes; 19 March 2010, 13:27.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E a Hilux? Que binário tinha?
                                                  Andei há duas semanas numa que não andava nada, que não tinha força nenhuma. De certeza que o 1.9 TDI tem mais binário e mais cavalos que o da Hilux.

                                                  Claro que são veículos com objectivos diferentes, um é de trabalho e outro de passageiros, mas que reine o bom senso.

                                                  Claro que esforça a embraiagem:
                                                  Um amigo meu foi de férias com uma caravana de 10 metros, quase 2 toneladas e lixou a embraiagem da sua Mitsubshi L300 4x4. Sorte é que tinha acabado de a comprar (em 2º mão a um stand) e cara de pau disse que vinha assim. Lá foi o stand pagar um kit novo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    O binário que ela tem que suportar é do motor, o limite dessa caixa é esse.
                                                    Acho brilhante dizerem que têm a ver com o binário.
                                                    Se a Audi diz isso, terá concerteza uma razão para o fazer, e parece-me que têm a ver com fadiga pelo o que o user diz. E assim sendo, é uma falha grave da marca, que uma vez identificada deveria ter sido imediatamente corrigida.
                                                    Nem mais!
                                                    O TDi tem binário suficiente para puxar o carro, o atrelado e se fôr preciso... outro atrelado! O problema não está aí. O problema poderá ser, como alguém já disse, a montagem de componentes adicionais ou... alguém no concessionário está a esfregar as mãos para vender um kit de reboque "d'orige" que é recomendado.

                                                    Edit: para os mais cépticos: já pensaram nos camiões TIR? Fazem 600, 700, 800 mil kilómetros com atrelados...
                                                    Editado pela última vez por patareco; 19 March 2010, 13:26.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                      E a Hilux? Que binário tinha?
                                                      Andei há duas semanas numa que não andava nada, que não tinha força nenhuma.

                                                      Não andava nada, até acredito, mas que não tinha força, isso já não acredito.
                                                      São coisas totalmente distintas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                        É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

                                                        Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
                                                        E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.
                                                        Ridículo é o dizerem que não pode rebocar, seja tdi seja outro qualquer.

                                                        Já quanto aos rótulos e à fama, é algo que se vai construíndo, conquistando e constatando ao longo do tempo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                          É claro que é ridículo. Mas constatar tal facto é levar um rótulo de anti TDi, anti premium, anti etc.

                                                          Estive a ver e o meu GPunto pode puxar 1.000kg com travão e 400kg sem travão.
                                                          E tem aquele motor de rega sem binário nenhum.
                                                          Dizer mal é mais fácil.

                                                          Ir pesquisar e ver a quantidade de A4 dessa altura com gancho de reboque de origem, é mais difícil.

                                                          E para que conste, peso rebocável deste veículo, 1600kg.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post
                                                            Ir pesquisar e ver a quantidade de A4 dessa altura com gancho de reboque de origem, é mais difícil.

                                                            E para que conste, peso rebocável deste veículo, 1600kg.
                                                            Conforme já disse, a solução é apenas instalar o gancho, e seguir viagem.

                                                            Quanto ao resto ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X